Após reforma, Guarulhos terá hotel, shopping e poderá receber A380

Denis Carvalho 5 · setembro · 2012

A concessionária que venceu o leilão para administrar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, apresentou hoje o projeto de ampliação e reforma previstas até a Copa de 2014. A principal obra será a construção do Terminal 3, possibilitará o fluxo de aviões de classe F, de maior porte, como o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. O novo terminal terá ainda um hotel cinco estrelas para passageiros em conexão e um shopping.

Segundo a concessionária, o aeroporto receberá investimento de R$ 2,6 bilhões até 2014. No valor já está a adequação da pista 9, que passará de 45 metros para 60 metros de largura para receber aviões de classe F. As aeronaves, segundo Marques, não operam no Brasil devido a restrições aeroportuárias.

Para passageiros em conexão, o Terminal 3 terá um hotel cinco estrelas na área de imigração com 50 quartos para quem precisar esperar por voos no dia seguinte. Também até a Copa, um outro hotel cinco estrelas com mais de 200 quartos deverá ser construído próximo ao aeroporto, ligado ao empreendimento por uma passarela.

Gráfico do portal G1 sobre as obras no aeroporto

O Terminal 3 terá capacidade de 12 milhões de passageiros por ano. As obras, que envolvem reforma nas pistas e dos terminais 1 e 2, deverão afetar a operação em Cumbica. Por isso, a previsão é que as obras sejam executadas, principalmente, na madrugada, período de menor fluxo de passageiros.

Até o fim da concessão, em 2031, a concessionária responsável pela reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60 milhões. Nos 20 anos de concessão também serão ampliadas as vagas de estacionamento de carros e as posições de parada de aeronaves.

Conceito asiático

A concessionária dividiu o projeto em três etapas. A primeira diz respeito às obras até a Copa. Já a segunda vai da Copa à Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. A terceira e última vai de 2016 até o fim da concessão, que dura 20 anos.

O novo terminal terá 192 mil metros quadrados. De acordo com o projeto haverá um grande investimento em uma estrutura de shopping center, com lojas, restaurantes, salas vip e áreas de descanso. A reforma prevê também um novo processador de bagagens para agilizar o serviço e a modernização dos sistemas de iluminação e de segurança nos terminais 1 e 2 do aeroporto.

O gigante A380 em sua última visita promocional ao aeroporto

O novo edifício-garagem, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2013, terá 85 mil metros quadrados e cerca de 2,4 mil vagas. Com ele e a reordenação do atual estacionamento, são previstas 10 mil vagas de estacionamento até a Copa de 2014. Para 2016, o aeroporto deve completar 20 mil vagas, com a construção de outros dois edifícios-garagem.

Para facilitar o fluxo de passageiros e a chegada ao aeroporto, a concessionária projeta também um terminal rodoviário com capacidade para 22 ônibus. Também são esperadas as conclusões de obras do Rodoanel e da Linha 13-Jade, da CPTM, que terá uma estação no próprio aeroporto para receber trens vindos do Brás. Com isso, será possível chegar a qualquer lugar de São Paulo e cidades próximas por meio da integração trem e metrô.

Entre os planos também está um monotrilho entre o terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM.
O Aeroporto de Guarulhos tem atualmente 54 posições para o estacionamento de aeronaves. Até o fim da concessão deverão ser 130 posições, sendo 34 só até a Copa do Mundo. Nas pistas, outras alterações previstas são a reforma de pistas de rolamento, a construção de saídas rápidas para as aeronaves e a instalação, segundo a concessionária, de equipamentos de segurança e áreas de escape nas cabeceiras das pistas.

Mesmo com as obras já iniciadas, os responsáveis afirmam que o prazo para entrega das obras antes da Copa é apertado. Para agilizar as obras, o projeto tem estruturas pré-moldadas, vãos e medidas padronizados e paredes retas. As obras no aeroporto começaram há uma semana e cerca de 500 operários trabalham no local.

Com a conclusão de todas as obras, o Aeroporto de Guarulhos terá quatro terminais. Os de número 1 e 4 serão destinados apenas a voos domésticos. O terminal 2 receberá voos mistos e o 3 terá voos internacionais, de maior duração e com aviões de maior porte.

Mais informações nos portais G1, Terra e Folha

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Thiago Castro

    Ótimas notícias!!! Espero que dê tudo certo, principalmente a ligação do aeroporto com os trens e metrôs. Já passou da hora desse aeroporto ter esse tipo de conexão.

  • Jaqueline

    Parabéns! Isso é para fechar a boca dos que são contra as privatizações….

  • Renata

    Até 2014?? Ah tá… papai Noel existe…impossível uma adequação desse porte em tão curto espaço de tempo. Ainda mais num lugar com restrições de movimentação e turnos de trabalho como esse… Nem com um milagre!

  • Denis, sou mais que fã do aeroporto.

    Pelo nome do meu blog dá para perceber.

    É fato que demorou para fazerem algo. Só nos resta torcer. Este ano estive na África do Sul e vi o aeroporto de Johanesburgo, administrado pela mesma empresa que venceu a licitação em GRU. Infelizmente não vi nada de mais… Espero que aqui façam melhor.

    • Guilherme Ortale

      Depois que a gente passa pelo aeroporto de Frankfurt, fica sabendo o que é um aeroporto de verdade. Nunca veremos isso em GRU, que é o mais importante do país. Quem sabe, nos próximos privatizados veremos uma administradora de peso como a FRAPORT, se Dilma não inventar moda.

  • Daniel

    Essa eu pago e pago caro para ver ! Essa Rodoviária Internacional é uma piada. Uso essa porcaria faz muitos anos e esse pardieiro nunca foi do tamanho que o governo acreditava ser. Viajo pelo mundo todo e a cada país que vou (em sua maioria), o aeroporto quase sempre é igual ou melhor do que essa porcaria que é Guarulhos. Não importa se o país é de 1o ou 3o Mundo. O aeroporto aqui é um lixo, e devo dizer que GRU é melhor do que GIG, que é uma vergonha só comparável ao aeroporto Silvio Petirrossi: não tem lugar para se sentar, banheiros sujos e fedorentos, Internet falha, restaurantes caríssimos (para quem não sabe, em Guarulhos, no saguao de embarque, uma água custa R$ 5 e um café R$ 7)… uma máfia sem tamanho para um serviço igual ao do Terminal do Tietê por um custo igual ou maior que Dubai ou Cingapura. Acho que está na hora de fazer ao invés de se falar que vai se fazer…

    • EDSON SIEG

      Realmente o Galeão é uma vergonha mesmo, e imaginar q é porta uma das portas de entrada do nosso país. Não foi à toa q foi considerado o mais ineficiente do País. Acho q aeroporto internacional pior não tem, Guarulhos não é tão ruim quanto o Galeão. O Rio é complicado, imagina um lugar em que O aeroporto é péssimo mesmo, tem muito taxista q cobra tarifa fechada(sem taxímetro), no Carnaval e no Ano Novo principalmente. Alguns taxistas fazem isso em outros Lugares, mas não com tanta frequência como já vi. Pago um título da Montreal turismo e p ficar no carnaval no Rio, além da taxa que pago normalmente ainda preciso pagar taxas caras se quiser me hospedar, +- 200 de taxa por dia, ou seja, além do título q pago mensalmente se for ficar no Rio ainda tem isso. E esse episódio que vimos de o Governo ter q "dar bronca" na rede de hotelaria, p baixar preços p o Brasil +20, já q algumas delegações de países se recusaram a vir devido aos preços exorbitantes, isso foi péssimo. Imagino q num país onde muita gente quer passar a perna nos outros – e parece q no Rio isso acontece mais- vai ser complicada essa Copa e Imagino a Olimpíada. Mas q é difícil acreditar em Guarulhos e no Rio, ha isso é. Se tiver solução, deve ser só nas mãos da iniciativa privada mesmo. Mesmo assim vou torcer p dar certo, afinal não foi pq foi em Londres q tudo saiu perfeito, não é??

      • Marcos

        Mas o que esperar de uma cidade como o Rio, onde a característica viverem da benesse de terem nascido num lugar de beleza NATURAL única, pq a cidade é um lixo, as pessoas aproveitadoras e talvez mais desonestas do que a média dos outros estados.

  • ARTHUR MENDONCA

    Tem um erro de digitação no texto. esta escrito o MAIO e seria o MAIOR.

  • Concordo com você, Renata… Pura ilusão.

    Alem do mais, pra quê um Hotel 5 Estrelas?! Espero que lembrem de reservar vagas mais "simples", acessíveis(e BARATAS), pra outros seres humanos com a mesma capacidade de se cansar e necessidade de descançar que os "podres de rico" têm!!!

  • Thiago SSA

    Só faltaram as adaptações para receberem as renas do papai noel.

  • Lester

    Ainda quero ver, além das obras, os preços que cobrarão pelos servicos no aeroporto. Acho que esse hotel 5* deve sair pelo preço de duas diarias do melhor hotel em Paris. Eles precisam rever a extorsao dos preços cobrados no comercio dentro dos aeroportos aqui, em detrimento à baixa qualidade oferecida, principalmente na area de alimentacao.

  • Dou maior força .. fico muito feliz por Sao Paulo … gostaria de saber .. e o nosso querido Rio de Janeiro…. Sede oficial da Copa do Mundo e Olimpíadas … Qd irão acontecer as refforma?

  • Fabio H

    Concessão !!! Não é o governo de São Paulo que esta negociando, se fosse sim seria Privatização!!

  • Jenner

    E a integração com o metrô???

  • Eduardo

    E o Aeroporto de Brasília? Alguém tem notícia do que se está planejando para este aeroporto, ou se pelo menos estão planejando algo? Que Guarulhos e Viracopos já anunciaram. Brasília ainda não vi. Ou os hermanos querem administrar com padrão e ritmo INFRAERO? Acham que está bom o aeroporto do jeito que tá?

  • Ricardo

    Fábio, politicagem à parte, ceder para terceiros, em concessão ou privatização, é assumir que o Estado não tem condições de investir na infra-estrutura. Então, isso serve pra fechar a boca do atual governo, que sempre quis a estatização de tudo pra aparelhar o Estado com os companheiros. O que importa é que termos um aeroporto em melhores condições. E os órgãos reguladores deverão fazer seu papel fiscalizador.

  • Paulo

    Digo mais…

    o lifestyle carioca acaba com a imagem dos brasileiros no mundo afora…

    e olha que já rodei mais de 50 países…

    • Daniel Matos

      Bairrismos babacas e ofensivos à parte, o aeroporto do Galeão de fato é um lixo sem tamanho. O Rio de Janeiro já foi a principal porta de entrada do país. Hoje não chega nem perto do fluxo de passageiros e numeros de voos internacionais diários de Guaraulhos (q ja é outro lixo). Pelo que tenho visto de investimentos aeroportuários do país pra essa Copa, o do Rio não vai chegar nem aos pés. Não vi nada sobre construção de um novo terminal. Querem ampliar e muito a capacidade de passageiros por ano mas só vão fazer melhorias nos dois terminais existentes (sendo que um é muito pequeno). Praticamente um gato na infraestrutura atual. E tudo isso com valores altíssimos. Espero estar enganado, só estou esperando sair logo o post aqui no MD sobre as obras pro Rio, mas pelo que eu tenho lido, vai ser um dos piores aeroportos das sedes de Copa. Sendo q o Rio é o principal destino turístico do país e ainda terá outro mega-evento só aqui em 2016.

    • EDSON SIEG

      Verdade Daniel, parece q a coisa lá tá complicada.

  • Eduardo

    Hehehhe… Vi a resposta ao meu comentário com o novo artigo sobre o Aeroporto de Brasília.

    Obrigado.

  • Só resta uma dúvida. Vão ampliar a 09L ou a 09R?

  • Lucas

    O povo adora uma rodovia bem pavimentada e sinalizada, mas odeia o pedágio.

    Agora está todo mundo adorando os projetos de melhoria. E achando que isso vai sair de graça, só porque é o PT quem está "concedendo". Hahaha!

  • Guilherme Andrade

    Edson,Marcos,Paulo, vcs disseram tudo!!Concordo em gênero,grau e número!!Vivo no Brasil e me sinto assaltado todos os dias com esses preços absurdos…KKKKK,queria só ter visto a cara dos donos de hotéis com as delegações se recusando a se hospedar,kkkkk…Brasileiro parece que já nasce malandro,eu hein!!!Fico indignado com essas coisas…

  • Guilherme Andrade

    Um absurdo isso,não é?Acho que estão achando pouco pagar R$7,00 por um café,aí tiveram a brilhante idéia de construir um hotel 5 estrelas,que é pra poder extorquir ainda mais as pessoas,principalmente os turistas estrangeiros…Ninguém merece…

  • A ideia do trem, muito me agrada.

  • Caio Alex

    Se não me falha a memória, irão ampliar a 9L para receber aviões de grande porte como o A380 e o B747-800

  • Maxiliano Man&ccedil

    Concordo! Em pais pobre como Brasil a privatização é única forma de otimizar os custos ao usuário e melhorar a qualidade do mesmos!

    Exceto empresas de mineração, tudo no Brasil deveria ser privatizado, com uma regulamentação e fiscalização mais apropriada para que não haja abusos!

    As melhorias do Aeroporto de Guarulhos será monstros! Quem ganha é nos usuários!

    Esses CABECINHA DE ESTATISTAS do PT,PSTU, PCO, PCdoB, PSol esses partidos de Vermelho Comunista!

    TUDO TUDO é uma IDEOLOGIA Marxista do Socialismo/Comunismo!

    Gostam tanto de Estatais vão morar em Cuba ou na Coreia do Norte né!