Com prejuízo, GOL reduz comissários em voos e planeja redução de frota

Denis Carvalho 7 · maio · 2012

A partir de hoje, a GOL reduzirá a tripulação em 30% de sua frota – em vez de quatro, passarão a ser três comissários por voo. A mudança afetará as rotas operadas com Boeings 737-700, que são 37 dos 121 aviões da empresa. Ao mesmo tempo, a companhia planeja a redução de 14 aviões em sua frota até o fim do ano. A GOL encerrou 2011 com 150 aviões no total, incluindo os da Webjet, mas planeja ter 138 ao final deste ano. Em 2013, a companhia prevê frota total de 136 aeronaves. E, se tudo der certo, em 2014 a GOL começa a retomar o crescimento, com 140 unidades.

Estes são apenas mais dois capítulos da movimentada história da GOL em 2012. A eles se somam o fim do serviço de bordo gratuito na maior parte de seus voos; afastamento ou demissão de funcionários, gerentes e diretores; o acordo com venda de ações para a Delta; o fechamento de salas de embarque e mudanças no programa Smiles – todos parte de um planejamento para corte de custos a fim de sanear a empresa e reverter os recentes prejuízos – foram R$ 41,4 milhões desde o início do ano.

Ainda é cedo para dizer se as mudanças são suficientes ou se a GOL terá de tomar novas medidas, mas é certo que a companhia está determinada a se tornar de fato uma low cost, reduzindo ao máximo seus custos operacionais. Na visão dos investidores, a GOL está correta em suas decisões – tanto que as ações da companhia  registraram a maior alta do Ibovespa na sexta-feira, com 5,18%.

Na visão dos sindicatos do setor, as medidas punem os funcionários e são inaceitáveis – o Sindicato Nacional dos Aeronautas, por exemplo, articula uma greve nacional de comissários de bordo contra a redução no número de comissários, que colocaria em risco a segurança dos voos.

E quanto a nós, passageiros? Muitas dessas mudanças afetam diretamente o conforto de quem usa a companhia, e em um primeiro momento é normal que sejam vista com maus olhos. Observando o passado recente da aviação nacional (e mesmo mundial), porém, temos que reconhecer que é melhor a GOL ser dura no corte a custos e responsável em sua gestão do que seguir o mesmo caminho da Varig, Vasp, Transbrasil e tantas outras.

Pode-se questionar, isso sim, se são estas as medidas mais adequadas ou se a GOL poderia seguir por outros caminhos, buscando novas rotas inexploradas e lucrativas, por exemplo. Ainda assim, por piores que sejam, os cortes de custo são melhores do que o aumento nas tarifas e fim das promoções de passagens. Esperamos que as medidas tenham de fato sucesso e a GOL volte a exibir números positivos o quanto antes, oferecendo sempre bilhetes com preços acessíveis e forçando as concorrentes a baixar também suas tarifas.

Com informações dos jornais Valor Econômico, Folha de S. Paulo e portal G1

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Flavio

    Engraçado é ver diretores e presidentes de empresas que tem prejuízo de dezenas de milhões todo ano ganharem bônus e salários cada vez mais gordos…

  • Anderson Brito

    A Gol comprou a Webjet para copiar o modelo de gestão…

    Minha opinião!

  • hudson Guidoth

    Concordo, Ruim com ela Pior sem ela…Pode tirar, modificar, Mas mesmo assim eu gosto dela.

  • Esse corte de pessoal me incomoda. Preferia uma redução mais agressiva na frota, repassando todos os 737-700 e 737-300 da Webjet e renovando com uns poucos 737-800 (menos do que os repassados, o que signficaria absurda queda de custos com combustível e manutenção.

    um comissário a menos em um voo normal não é problema, mas e em caso de alguma ocorrência na aeronave?

    escrevi umas parcas linhas sobre isso aqui http://ftvieira.wordpress.com/2012/04/13/cortes-d… Do corte de tripulação, eu tenho medo.

  • Leandro Mendes

    Sem dúvida alguma, a Gol caminha a passos largos para se tornar uma companhia low cost. Agora, com todos os cortes, os preços continuam o mesmo para o consumidor final, na tentativa de que nós, consumidores, paguemos o prejuízo da gol?

    Ou ela se tornará uma companhia low fare??

  • Italo Thomas

    Diria que no mínimo responsável a Diretoria da GOL está sendo. Apesar de só voar GOL e sentir um pouco tudo isso que a Compania está passando, acho que não tem outro jeito para evitar que o pior aconteça (falência da Compania). Já diz o ditado que "situações extremas exigem medidas extremas" e olha que o corte de 1 comissário nos vôos em aviões 737-7x x nem é uma ação tão radical assim.

    Ao meu ver, está de parabéns, digo por ora, os Administradores da GOL. Funcionários irão sofrer um pouquinho, mas é um mal necessário.

  • Ruan

    Sempre que leio algo sobre a Gol ou sobre Low Cost(High Fares) eu lembro do Danilo Gentili: "Quando eu escolhi a classe econômica a ideia era que EU economizasse, não eles"

  • Jean Martins

    Será o fim da GOL? fico com medo disso

  • Igor – Poa

    Só não entendo uma coisa, se não estavam indo bem desde 2011, porque diabos compraram WebJet? Para se afundar mais?

  • Lara

    Não entendo porque a GOL ainda não pediu ajuda do governo para recuperar a empresa….vai preferir a falência do que a recuperação judicial????? ….tem que tentar recuperar antes de quebrar….

  • miguel

    Bem, prejuízo acho muito difícil estar ocorrendo com a Gol…ela pode é estar deixando de ter o lucro que desejava.

    Todavia, minha dúvida fica qto as vendas antecipadas (promocionais)!!! Não corremos um grande risco de comprar essas passagens e lá na frente, não ser possível voar? Algum tipo de cancelamento etc…em viturde da dificuldade financeira!!??

    • Margareth

      Também tenho está duvida, qto as passagens compradas com antecedência.

      Mas vamos pensar positivo. O que não queremos é ficar sem está grande empresa. O negativo é as demissões necessarias para se adequar ao mercado.

    • Alessandro Paschoal

      Nessa sexta estava em Recife ; chequei p o chekin atrazado 2 min . Tive que comprar outra passagem pq a minha de volta p SP era promocional de 39 reais .Me atrazei pq nao conhecia Recife . Voo saiu 40 min atrazado ; mas mesmo assim por 2 min nao quizeram me embarcar e para nao ficar em Recife tive que comprar outra passagem custando o dobro so na volta do que tinha pagado na ida e na volta .Outrs 4 pessoas chegaram min depois e tiveram que remarcar neste caso pagando tarifa que de acordo com um passageiro a um mes era de 70 reias para 110 reias . Nao deem mole chequem no horario pq nao tem perdao . recife sp e sp recife sem servico de bordo gratiz tb .So por 5 min faturaram de nos todos mais 1200 com essa politica de tolerancia zero de atrazo . Estao apertando o cinto de todos os lados .Meses atraz comprei uma passagem para uma amiga com o cartao de credito de meu irmao ; coloquei meu numero de smiles ; mas nao aceitaram pq a passagem esstava no nome dela e o cartao no nome de meu irmao . Tao economizando de todo jeito . Tomem cuidado ! Como se diz no interior nao deixe nada de rabo para traz se nao eles pisam . Voo atrazado ja e normal .

  • Jonatas

    Parabéns pela sensatez dos comentários no artigo. As leis que regem o mercado são, apesar de tudo, a melhor maneira de se manter uma empresa sadia. Esta mesma lei nos dá o direito de escolher em que companhia queremos voar, ainda temos opções.Pior seria optar pela ajuda estatal como muitos setores tem feito onde acabam todos pagando para a felicidade de poucos. Sempre voei na Gol não pela qualidade dos serviços mas pelo custo benefício, sabia o que estava pagando e o que estaria levando; nunca fiquei decepcionado. Até recentemente havia um boom na contração de tripulantes e as expectativas eram muito otimistas, todavia, parece que o mercado, devido a vários fatores, está dando sinais de saturação. No último ano, acho que já comentei isso aqui no MD, pequei alguns voos bem vazios; pôr um avião no céu no Brasil deve ser muito mais caro que em outros países por isso para continuar voando é necessário tomar algumas medidas entre elas até a demissão.

    • Leonardo

      Sabe o que é triste, o governo não se importa em ajudar as empresas aéreas pelo simples fato de que os aeroportos estão lotados, e isso seria uma forma de ganhar mais tempo para melhorar a infraestrutura. As montadoras, as fabricantes da linha branca, TODAS estavam no lucro e ganharam ajuda do governo, as empresas aéreas no prejuízo, com histórico de falência de diversas empresas grandes, e mesmo assim, o governo não ajuda, aliás, atrapalha, dobrando tarifas aeroportuárias, deixando a Petrobrás aumentar o preço do querosene de aviação a bem querer (não é igual gasolina que aumenta de tempos em tempos), fora outras coisas =( é uma pena… as empresas aéreas deveriam aprender a fazer Lobby como outras empresas =( .. afinal, os políticos dependem dela para voltar para casa toda semana.

  • Pamella Prado

    E como ficará a questão da Gol ter solicitado inicio de viagens internacionais para os EUA? Isso mudou?

    • Denis Martins

      Não, não mudou

  • Eduardo Favila

    Torço pela Gol.

    Espero que consigam se reeguer.

    A quebra dela pode ser pior para nós, pois a TAM ficaria quase que com o monopólio do mercado.

    E é isso mesmo. Prestando o serviço a contento, a sociedade tem que lucrar mesmo.

  • Christianne Alc&acir

    Alternativas existem, como por exemplo, ao invés do preço exorbitante que eles vem cobrando pelo serviço de bordo (ou a simples inexistência ou ineficiência dele), angariar parcerias com empresas de menor porte para que possam fazer a divulgação dos produtos em seus voos, ofertando aos passageiros gratuitamente os produtos para que possam conhecê-los. Ganha a Gol que não precisaria gastar comprando os produtos do serviço de bordo e ganha a empresa que os oferta por ter um público com alcance maior e efetivo provando o que produz. Investimento em mercado consumidor. É uma dica. Também não acredito que a GOL esteja tendo prejuízo, talvez não esteja alcançando o lucro que imaginava, mas o corte de funcionários é um absurdo, a primeira consideração deveria ser a redução nos bônus e salários altíssimos para os executivos da empresa e não diminuir a segurança dos voos em razão da diminuição do lucro.

  • Emerson

    Já estava ruin antes da compra da webjet, então pq a comprou? Tai o resultado.

  • Luiz

    A redução no número de comissários, com certeza afetará a segurança de voo, segundo as leis, deve existir 01 comissário para cada porta ao nível do chão, as aeronaves possuem 04 portas. Deveriam ter cortado despesas de outro modo, mas quanto a segurança, é imprescindível mantê-la!

    • William Boscardini

      Fala isso para a Passaredo que tem um só comissário de bordo por vôo…

  • Emerson

    Foi isso que postei lá em baixo.

    Eles nao tem lucro, será que tem dívida com o governo?

    • Igor – Poa

      Pois é, fica esta lacuna no planejamento.

  • Junior

    A Gol passa por um momento delicado e as medidas tomadas mostram que a gestão da empresa não está alheia aos prejuizos sofridos e isto é importante para o seu futuro. Mas acredito que a exemplo do que aconteceu com a TAM no passado que se perdeu diante do crescimento da Gol, agora é vez da Gol estar perdida com o crescimento principalmente da Azul, além da concorrência já estabelecida com a TAM.

    A Gol precisa urgentemente definir qual será o seu perfil, se for uma "low cost low fare" que seja de fato e que então passe a adotar as estratégias mais adequadas, pois na tentativa de diminuir custos sem um perfil claro a empresa esta literalmente atirando para todos os lados e corre o risco de acertar o próprio pé afastanto clientes ao diminuir a qualidade de seus serviços e manter tarifas semelhantes as da concorrência que possui serviços de qualidade superior.

    Espero que a Gol se recupere rapidamente, e acredito que isto acontecerá porém acho que teremos uma Gol diferente, com o modelo de operação da Webjet se tornando as duas uma coisa só mas não com a Webjet virando uma Gol mas com a Gol virando uma Webjet.

  • Marcia

    Nossa!otimas mudancas na Gol.mas eu tenho algumas sugestoes:cortar Todos os comissarios de voo-pra que?bobagem,alem do mais nao tem nada para servir…e cortar tambem o copiloto em voos mais curtos-pra que?o piloto que se vire sozinho…e o programa de milhagens nao precisa mudar,assim esta otimo,afinal vc nao consegue trocar suas milhas mesmo.

    • Wesley Carvalho

      O piloto ficar sozinho, e se ele passar mal, vai todo mundo pro espaço, alias para a terra.

  • Flávio Silva

    SHOW!!!

  • Igor Kardush

    Concordo. E pelo jeito fez o certo, pois os investidores estão confiando.

  • Feliciano Martins

    Vamos esperar. Mas devemos ficar com uma pulga atrás da orelha. Muito boas as informações.

    Valeu MD!

  • taina

    Poxa…estava aguardando o feirao de maio para viajar para buenos aires com a promoção aniversario da cidade!acho que desse jeito com a gol me crise nao vai dar!!!

  • Junior

    Pessoal, não vamos confundir um prejuizo operacional localizado em um período com "falência", "recuperação judicial" e coisas do tipo.

    É preciso deixar bastante claro que no momento, a curto e médio prazo, não existe qualquer receio da Gol encerrar suas atividades, parar de honrar seus compromissos ou coisas do tipo. Ninguém precisa ter medo de comprar uma passagem da Gol seja ela promocional ou não.

    A Gol é uma empresa sólida e tem um histórico lucrativo, porém os números finais de 2011 e inicias de 2012 não são positivos e isto fez com que a diretoria da empresa adote medidas para reverter estes valores o que é absolutamente normal e adequado.

    Ter prejuizo operacional em um determinado período é algo comum a qualquer empresa, principalmente para empresas de aviação e os cálculos são bastante complexos e muitas vezes só podem ser identificados no papel. O acúmulo de prejuízos históricos e sucessívos por períodos prolongados é o que leva empresas ao processo de concordata e falência, e este não é o caso atual da Gol.

    • Igor – Poa

      "A Gol é uma empresa sólida e tem um histórico lucrativo, porém os números finais de 2011 e inicias de 2012 não são positivos"

      E ainda comprou WebJet pra ficar mais na lama.

  • Cristiano

    Eu não imagino o cenário doméstico de voos sem a GOL!! Afinal de contas.. ela foi a empresa que revolucionou o jeito que o brasileiro voa! Nesses 10 anos.. eu voei muito mas GOL do que com as outras companhias juntas!! TEnho feito a minha parte.. comprado passagens da GOL e da WEBJET nas minhas procuras.. e quando há promoções.. sempre voando GOL! Espero que esta má fase passe e logo!!! Todos precisamos dela com uma saúde financeira boa!!! Pra podermos a continuar a SONHAR com promoções. Sem ela… Acabou esta história.

  • Marcelo

    Se não tem competência, então que deixe o mercado! A GOL quebrar seria prejudicial? Prejudicial para quem? Só se for para o proprietário da companhia que deixaria de rechear sua conta bancária… Aposto na existencia de companhias internacionais que prestariam melhores serviços nos trechos hoje operados pela GOL. É injusto e abusivo o que estão fazendo com os consumidores. Eu parei de voar pela GOL!

  • Ricardo Santos

    Sabias Palavras de um homem que dizia:

    Quem muito Quer pouco Tem..

    Ah Gol vai para o Caminho da falência, infelizmente, assim abrindo caminho para a Latam e Futuramente a Grande Azul que não necessita comprar nenhuma outra empresa, pois seu "fundo"ja eh bastante recheado.

    Aguardando futuras noticias sobre o assunto, mas que causa grandes medos nos consumidores não é mentira.

    Quem vai querer comprar um voo pra uns 4 meses com a Gol, se hoje esta ruim, amanha concerteza estará pior, isto não mudará enquanto a empresa nao mudar literalmente sua focalização no mercado, pena, parece que só a gente vê isso..

    • cosme gil

      estou vendo que ao viajar terei que fazer que nem o pessoal que sai da roça e vem pra cidade grande preparar meu farnel com uma galinha assada no fogao a lenha e com farora e uma garrafinha com k-suco pq se depender do lanche da gol agora vai ser fogo,acabei de chegar de fortaleza e nao tinha lanche a bordo a nao ser que voce compre e com um preço absurdo.

  • Yves Cabral

    Eu acho tudo isto muito estranho. Fica parecendo que estava tudo uma maravilha, compraram a webjet, e de repente no informe anual, descobriram que estavam de mal a pior. Como se não soubessem destas informações antes.

    Mas o pior de tudo é que desde a compra da webjet, as tarifas já subiram um monte, sem falar no corte de alguns voos.

    Tudo isso me parece apenas uma mega jogada para aumentar os lucros.

    Perdemos nós passageiros…

  • Diogo Rocha

    Gol pra mim, só com promoção… Cansei dessa empresinha falida, serviço de webjet a preço de tam… Em condições normais, pago até 100 reais a mais pra ser atendido igual a gente pela tam

    • William Boscardini

      Com 100 reais de diferença dá para comer nas churrascarias rodízio mais tops do Rio…! Não pagaria isso por um sanduiche safado da TAM! Tirando o lanche, não vejo diferença entre as cias.

  • Max

    Acho que 3 comis~´arios por voo seriam mais q suficientes para uma compania sem serviço de bordo…

  • Igor – Poa

    Siceramente e sendo sensato torço para Gol não falir.Tem bons preços, programa Smiles, não é das piores.

  • Wólnei

    Eu prefiro a Gol, com ou sem serviço de bordo!

  • Carol

    Concordo… Moro em Boa Vista (RR), onde um dos vôos foi cortado: eram 2, agora só temos 1! Com 2 vôos, nos melhores horários e melhor serviço de bordo, a TAM ainda consegue nos oferecer as melhores tarifas! Pra dezembro, no mesmo dia, encontro BVB-GIG por 133 reais na TAM! Já na Gol, a bagatela de seus 700 e alguns reais!

  • Carol

    Ah, mas devo fazer uma menção honrosa:

    Semana retrasada, dia 26/04 fiz os vôo Boa Vista-Vitória, com escala em Manaus e Conexão no Galeão. Nos 3 vôos, foi oferecido o serviço de bordo (aquele de sempre, mas não foi cortado!). Na volta, Vitória-Boa Vista no dia 01/05, conexões em Confins e BSB, a mesma coisa, o serviço de bordo foi ofertado 🙂

  • Raphael Calles

    Os cortes são um mal necessário, principalmente quando o mercado passa por turbulências. A Gol quer, sim, emplacar o conceito low fare, mas tem pecado em detalhes que os consumidores percebem. As tarifas da empresa são cerca de R$ 25 por trecho mais em conta do que a TAM em voos domésticos. Vale realmente a pena nos sujeitarmos a aeronaves antigas (não que outras empresas não tenham), remanejadas, serviço de bordo pago (Cerca de R$ 20 o lanche) e mau atendimento de funcionários (peguei cinco voos nos últimos dias, fui mal atendido em quatro deles; um deles a tripulação estava ATRASADA)?

    Será que é isso mesmo que o consumidor espera? É ótimo economizar, mas queremos economizar com o mínimo de segurança. Não sou ótimo entendedor deste mercado, mas acho três comissários um número bastante reduzido para aeronaves que comportam cerca de 200 pessoas.

  • Fernando

    Esta hsitória de redução de tripulação é mesmo arriscada. As cias aéreas estão recebendo um novo público não acostumado a viajar de avião.

    Quanto ao smiles, estou tentando solicitar um crédito de milhas em voo da parceira Air France e a tarefa se tornou praticamente impossível. Eles estão dificultando ao máximo a operação e se você tentar pelo atendimento telefonico, dizem que o serviço só é possível pela internet. Se você vai viajar em empresas parceiras, não se esqueça de levar seu códido smiles e pedir o crédito na hora do check-in porque depois, vai ser dor de cabeça e chateaçao na certa.

  • Dan

    Medo de a GOL não assumir o passivo que vem com o Smiles, isso sim custa caro e pode acabar do dia pra noite!

  • Juliana Alves

    Gostaria de parabenizar o "Melhores Destinos" pela forma como a matéria foi escrita. Em momento algum falou mal da empresa e ainda finalizou a matéria com muito otimismo! Qualidade rara de se ver hoje em dia!

  • Daniela

    Minha preocupação é que se a Gol falir como ficaremos. "Monopólio à vista" prefiro nem pensar.

  • Daniel Santos. Itu/S

    Eu torço pela GOL. Afinal, com seus preços e suas ofertas, ela provocou a redução das tarifa em todas as CIAS AEREAS. Sou cliente GOL, e mesmo com todo esse medo, seus comissarios e comandantes continuam nos tratando com a mesma educacao de sempre (claro que sempre havera UM ou OUTRO funcionario descontente como em qualquer empresa).

  • Débora Gaspar

    É lamentável a insuficiência dos transportes nesse país. A carência de aeroportos e companhias aéreas é muito séria. Um país continental desse fica a mercê de poucas empresas aéreas. Aeronaves como as da GOl, velhas, sujas e ainda com um péssimo serviço de bordo. A cobrança pelo serviço é mal planejada e incomoda aos passageiros. Hoje mesmo em um vôo que vinha de Brasília para Fortaleza, os comissários não tinham troco para repassar pela compra dos produtos que só pode ser em cash. É ridícula essa impressão de low-cost que querem passar, pois os preços das passagens em trechos maiores não baixaram e o serviço continua caindo a qualidade.

  • Alexandre

    A GOL utilizou-se da WEBJET para diminuir funcionarios justificando prejuizos, levar o nome de "low-cost", ganhar valor de mercado para venda de parte a DELTA e melhorar a relação com acionistas.Acho que o sindicato dos aeronautas reclamam na hora errada.Não seria melhor lutar contra a compra total de uma companhia por outra antes?Ja estavam demitidos desde quando a WEBJET bateu o martelo.

  • Eduardo

    É uma pena, tomara que não aconteça, lembro que a Gol foi a empresa que mudou a maneira de voar pelo nosso Brasil abrindo oportunidade para tantas famílias viajarem, estimulando a concorrência. Já fui de Tam de Gol e ambas precisam melhorar algumas coisas, mas não gostaria que a Gol saísse do mercado.

  • David Pitombeira

    Cara, não vejo problema em 3 comissários trabalhando num 737-700. Voei hoje de manhã com esse quantitativo e não vi nada de diferente, e nem senti falta do quarto.

    O que eu acho complicado nessa história é a companhia ter uma gestão duvidosa (talvez por resquícios da Varig) e descontar os problemas do seu insucesso financeiro no corte e demissão de funcionários.

    • Comissaria1

      desculpe os leigos no assunto, serviço de bordo não é a função principal de um comissario de bordo,e sim a segurança do voo, o custo é tão irrisório para a falta que fará em uma necessidade que não esperamos…aconselho que leiam mesmo o comentário no blog do Fernando Vieira, muito importante…

      • Alessandro Paschoal

        Nao sei o que esta acontecendo na Gol ; mas estao trabalhando contra seus funcionarios e clientes . Qdo acontece algum problema fica clara o desconforto dos funcionarios .No meu caso que tive que comprar outra passagem por chegar atrazado ao chekin por 2 min ; uma funcionaria que chama Rita de Cassia ficou tao sem graca que senti que a culpa nao era dela . Essa politica de fazer dinheiro a todo custo vai custar caro para empresa .

  • DanielSR

    Farei um comentário sem me basear em nenhuma teoria com fundamentos econômicos, estratégicos ou sei lá o que, apenas baseado no que uma pessoa leiga vê (meu caso).

    Pra mim isso de crise é papo furado. Tirando as super promoções que eles fazem e que, na minha opinião, não influenciam tão fortemente o faturamento, já que é difícil lotar um avião todos os dias com preços altos, normalmente vejo preço das passagens com preços comuns e os aviões sempre lotados. Ultimamente tenho feito viagens com relativa frequência e SEMPRE vejo os aviões da GOL lotados e não é "cheio", é LOTADO mesmo, no máximo com umas 5 poltronas vazias (na pior das hipóteses). Vi notícias recentes de estimativas sobre o público que faz viagens no brasil e lembro que a grande maioria (quase certeza que era mais de 80%) das pessoas que viajam, viajam a trabalho. Esse tipo de público não viaja pq está barato, mas sim pq precisa. Pra mim quem sustenta o transporte aéreo não são os consumidores que viajam para passear, que são aqueles que pagam passagem barata. Esse é o cenário q vejo ao viajar sexta, domingo ou segunda. Essa minha visão pode estar limitada mas não consigo ver essa situação tão crítica da GOL. Se for assim as outras empresas estão todas mal das pernas. Os preços praticados pela GOL são equivalentes e as vezes até mais caros do que das outras empresas, sendo que a GOL não tem nenhum gasto extra em relação às outras empresas, pelo contrário, aparentemente gasta menos com os passageiros. Pra mim isso é algum tipo de operação que a GOL fez e que impactou temporariamente no saldo da empresa, algo como se estivesse dando um passo pra trás agora para dar três pra frente depois.

  • Muita gente tem a visão errônea de que a função dos comissários é só servir lanches e bebidas. Felizmente para elas os voos foram tranquilos a ponto de tudo o que os comissários fizeram foi essa atividade.

    Contudo, mesmo ocorrências simples podem se tornar problemas sérios com a falta de comissários, como uma pessoa que por algum motivo perca o controle emocional dentro da aeronave. Isso sem considerar as situações de emergência. Acho que essa medida ameaça sim a segurança dos voos.

    • Kew

      Não vejo tamanha importância no pessoal que trabalha nos voos. Se der pau no avião morre todo mundo, com 3,4 ou 10 pessoas da empresa a bordo. Se não der pau, o numero também é indiferente. É mais para orientar pesooal de primeira viajem, e que não são tantos assim.

  • Bruno Holtz

    Os 737-700 voam com um máximo de 144 lugares. A empresa se baseia em resolução internacional (ja usada em muitas empresas na Europa e por aqui também na AZUL) da relção de 1 comissário para 50 lugares.

    Quem voa Azul, repare na quantidade de comissários que verão o que digo.

  • Alessandro Paschoal

    Tambem acho isso . Estao e fazendo dinheiro nesse periodo de qualquer maneira . Sera que estao tirando muito dinheiro por que na frente os donos vao vender ? Ou querem pagar a Web Jet so nesses esquemas de tolerancia zero de economia ? Ta estranha essa estoria .

  • titobosco

    Eu prefiro a AZUL. Tem as comissarias de bordo mais linda do velho sudeste!

  • Vanessa Braga

    Pelo amor de Deus, Alessandro, GRÁTIS é com S, ATRASADO também é com S, e não é chekin, e sim CHECK IN.

    Além disso, desde sempre o crédito Smiles por vôo feito foi assim. Você não pode creditar no seu cartão os vôos que outras pessoas fazem, apenas os vôos realizados pelo titular do cartão. Se fosse possível o que vc tentou fazer, eu poderia fazer um único cartão e creditar vôos de uma família inteira, para facilitar o acúmulo de milhas. Isso nunca foi possível, e por motivos óbvios. Aprende a reclamar do que realmente é motivo de reclamação, e não por ignorância sua.

  • Daniel Santos. Itu/S

    Exato… monopolio a vista ai ja viu ne… Passagens com pre;os abusivos e etc etc etc

  • Daniel Santos. Itu/S

    Hummmm, eu nao havia pensado nisso.

  • Dani

    hauhauahu…eu cheguei 30m, fui super mal atendida e ainda não me deixaram embarcar. Detalhe bem básico: eu estava com meu bebe de 8 meses. Voar de Gol, nunca mais.

  • Dani

    30m antes de encerrar o embarque.

  • Fernanda

    Não entendo a justificativa de se tornar "low-cost". Com as tarifas ao custo que estão, não vejo motivo algum para voar GOL. Das últimas 5 viagens particulares que fiz, nenhuma a GOL ganhou nos preços. Se estou viajando pela empresa, que não preciso necessariamente optar pela menor tarifa, também não vou optar pela GOL, que não me oferece muita coisa em troca. Vou continuar voando TAM e TRIP, que oferecem ótimo serviço e vários mimos, sem contar na segurança que muitos aqui já comentaram.

    A GOL está sofrendo uma crise de identidade. Quer oferecer serviços de "low-cost" e tarifa de companhia comum. Basta comparar com Ryan Air o Germanwings para entender o que verdadeiramente é low cost.

    Infelizmente, a GOL está se tornando uma decepção.

  • rodrigo

    pessoal, a Gol nao compro a web jet?? pois é ao inves de melhorarem as coisas, estao piorando as coisas pq isso? alguem sabe responder? pq compraram a companhia eles teriam que ampliar seus serviços e nao diminuir o quadro de funcionarios. triste isso

  • Rafael

    Se acontecer alguma coisa, morre todo mundo mesmo!

  • Diego Faria

    Já eu descordo, a GOL tá voltando a me conquistar mesmo com esses escorregões, as passagens saindo de Viracopos estão com preços muito bons, melhores até que o da Azul, que tinha oferecia taxas mais em conta, a TAM também tem tarifas mais baixas em Viracopos, ótimo para quem é de Campinas ou usa o aeroporto.

  • Rafael

    Falou tudíssimo.

  • André

    O setor do governo que prima em garantir a livre concorrência no Brasil, deve investigar essa história. A gol comprou a Webjet. Somou aeronaves. Agora está diminuindo a quantidade de aeronaves. Ou seja, diminuiu uma empresa da concorrência e ainda está diminuindo a quantidade de voos. Cheiro de sacanagem.

  • Murillo

    Concordo que a função do comissário esteja muito além de servir lanches e bebidas, já fiz curso teórico para piloto e sei o que os comissários estudam para chegar até lá. Também concordo que o ideal é que todos permaneçam com seus empregos, mas por outro lado também queremos continuar pagando preços menores em passagens e daí parte a dúvida que só quem conhece do assunto poderia responder: É mesmo um risco retirar 1 comissário de cada voo?

  • marcos padilha

    concordo

  • marcos padilha

    até proponho que nós façamos a nossa parte e que demos preferência as passagens da Gol(desde que sejam mais baratas que as concorrentes por trecho)para evitar uma futura falência e volta de monopólio.

  • Kew

    A cidade não é foco da empresa, só isso. Pra minha cidade também tem umas dessas.

  • Kew

    Sim, é 2012 esqueceu? Vai ser o fim do mundo mesmo…

  • marcos padilha

    Eu também. Prefiro pagar menos e chegar ao meu destino. Pagar R$ 50 a mais por Barrinhas de cereal e batatinhas não me seduzem.

  • Carlos

    Que tadinho!Não é boa idéia que trabalha para GOL.Não entendi Gol não pode ganhar mais dinheiro,por causa da culpa de commisário?Eu acho todos são erros de presidente quem faz política errado.Para mim,o commisário da Gol é melhor da TAM.Agora,Gol não oferece snacks,e as tarifas não são baratos,quem vai escolher Gol?

  • Kew

    Está escrito para chegar UMA HORA antes do voo. Se perder, perdeu (sim, já aconteceu comigo)!

  • marcos padilha

    Se me permite faço minha as suas palavras.

  • Kew

    Quem voou foi sua amiga ou vc? Só pontua se o cadastrado Smiles voar…

  • Kew

    Muito bom, lei de mercado, isso é ciência! Excelente!

  • marcos padilha

    pois é. Eu também já andei de tudo e em 90% das pesquisas é a Gol que tem os melhores preços para compras antecipadas. Mesmo fazendo um bom lanche antes de embarcar ainda é mais em conta que outras empresas.

  • Kew

    Com certeza deveriam haver outras companhia tb. Ajudaria a tirar o oligópólio das duas grandes. (não Azul e demais "pequenas"…).

  • Kew

    Teoria da disgraça é pouca…

  • Kew

    Vejo aqui quase uma disputa de futebol: quem gosta da Gol, diz que não é nada, quem não gosta diz que vai falir. Poucos são lógicos e analizam como uma situação de mercado. Isso é o decisório do consumidor brasileiro…

  • Alexandre

    kkkkkkkkkk

  • Alexandre

    corretíssimo

  • Alexandre

    e vai acabar o MD também?

    • Leonardo Marques

      Antes de 2020 é pouco provável 🙂

  • Alexandre

    vou voar agora em junho, cuiabá -POA ida e volta. Vou levar lanches de casa.

  • Alexandre

    se falir vamos de busão.

  • Ricardo

    chegou 30 min antes e esta reclamando de que? ainda mais com um nenem de colo? todos estao cansados de saber que se deve chegar com uma hora de antecedencia…a culpa nao eh da Gol e sim sua…em qualquer outra cia vc nao viajaria…salvo se houvesse algum atraso e eles pudessem te atender…

  • Alexandre

    Isso é uma pergunta que o constantino júnior devia responder.

  • Jaaziel Machado

    Assim como existe no futebol a denominação ex-jogador em atividade, a Gol está aos poucos caminhando prá se parecer uma companhia aérea falida em atividade.

    • Kew

      Falei…

  • Alexandre

    Será que algum figurão da empresa ou o Júnior podem falar sobre o que está acontecendo na Gol?

    • RABUGENTO

      Será que não estão gastando dinheiro demais com advogados para defendê-los de todas ações cíveis e criminais que estão na justiça?

  • André

    Não tem muito o que comentar… chegar atrasado e querer usar milhas do outros esta fora da lei, é só ler os regulamentos, básico.

  • André

    É complicado rir da situação, mas se cair todo mundo vai pro buraco mesmo, quem estuda aviação sabe disto, segurança de vôo é para os fracos na GOL

  • Luciana

    Alessandro, isso não é "Gol". TODAS empresas sao assim!!! TODAS!!! São mais de 100 pessoas por voo, nao dá pra esperar um ou dois ou cinco atrasados. E milhas, mesma coisa. Vc viaja, vc ganha. Simples assim. Outro viajou, a milha é dele. Vc deveria se informar melhor… Preste mais atenção da próxima vez, pois por qualquer empresa seu prejuízo pode ser maior!!! Tem que cuidar mesmo… Boa sorte na próxima.

  • Luciana

    Willian, voo muito por todas empresas, a aeronave da Passaredo não é Boeing, não é Airbus! É diferente…

  • Carine

    Primeiramente meus parabéns ao site,sempre com informações em primeira mão e com textos dignos de grandes críticos,aliás parabéns a quem escreveu pois conseguiu mostrar o problema na qual a gol vem passando e ainda conseguiu claramente e inteligentemente passar seu ponto de vista de maneira que não venha degradar a empresa.Mas voltando ao assunto do artigo,eu torço muito para que a Gol não venha a falir,pois seria horrível para nós consumidores viver a merce do monopólio empresarial basicamente pela Tam,onde a concorrentes á preços atrativos,e onde existem preços atrativos,quem sai ganhando somos nós.

    Eu nunca viajei pela Gol,minha primeira experiência será próxima semana por tanto não posso falar do atendimento da mesma,vou deixar para me expressar logo após a viagem.

  • Luciana

    Falou tudo (2)

  • Fabio R.

    Desculpa mas… desde quando o governo tem obrigação de "ajudar" empresas privadas? Se é assim, melhor estatizar então…

  • luciano

    comisario de bordo não traz nem uma segurança para ninguem com estes preços absurdo de lanche eles irão somente dar as instruções 1 só ta ótimo.

  • Fabio R.

    Imagina se começarem a dar tolerância de 2 min, 5 min… daqui a pouco vai ter aeronave embarcada esperando os atrasadinhos!

  • Fabio R.

    Me refiro a ajudas específicas a companhias. Agora ajudar com diminuições de impostos, taxas e preços de combustíveis, medidas que beneficiem todo o setor, essas sim são bem-vindas.

  • Anderson Fláv

    Caro Wesley… acho que você não entendeu as ironias da Márcia.

    • RABUGENTO

      Apoio a Márcia!

      Outra coisa: Como serão as viagens para a América do Norte? Utilizar-se-ão dos 737-800 com 3 comissários?

  • Emerson

    Se pedir recuperação não vai sobrar nenhum investidor, acredite…

  • Carlos Andrade

    Engraçado como as pessoas enxergam o trabalho dos comissários de voo. O serviço de bordo é apenas uma “CORTESIA” oferecida pela empresa. Peguem qualquer contrato de transporte de qualquer empresa aérea e verão o que ele rege. Quanto a segurança, o quesito do quarto comissário é extremamente importante. Qualquer situação de pânico a bordo, já é dificil conter 144 passageiros no caso do boeing 700 com 4 pessoas, 3 então… Outra questão, qualquer voo agora pára onde estiver no adoecimento de algum comissário, ok?! Só pra vcs saberem do procedimento correto! Outra questão, em fogo, pouso em água, pouso em terra com grande avarias na estrutura, a BOEING certificou este avião para voar com 4 comissários, 01 para cada porta a nível de piso, porque, a BOEING diz que em 90 segundos a aeronave PRECISA estar completamente desocupada, quando um avião é projetado, este é o quesito para ele sair da prancheta do engenheiro e voar. A ANAC muito eficiente “para os empresários” pediu para as empresas fazerem este teste, a princípio a liberação era para acontecer isso apenas no caso de adoecimento de um tripulante e agora liberou para todas as operações.

    Preparem-se usuários do transporte aéreo, o Brasil que era referência na aviação mundial, se tornará um lixo, esperem que sempre seus voos sejam tranquilos, sem nenhum contratempo, pois, caso o contrário ocorra, a probabilidade de voltarem para a cada foi reduzida em 25%.

    • Italo Thomas

      Eu entendo que trabalho do comissário não é somente servir e etc e sim promover a segurança durante todo o vôo e em situações adversas também.. porém, acredito que 3 comissários são suficientes para lidar com situações adversas num boeing 737-700. Com relação as 4 saídas que a aeronave possui e que o engenheiro projetou assim e blablabla.. não tiro o mérito do entendimento, mas, duas das 4 saídas estão uma do lado da outra.. o que impede um comissário somente evacuar os passageiros através dessas duas saídas? Nada… (saída sobre as asas) que por sinal, além de ter orientação dos comissários, somente quem for apto a abrir as saídas de emergência poderá sentar naquelas poltronas… o que não faz o comissário ter que abrir as saídas de emergência… (em tese). Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, a ANAC já vinha estudando a possibilidade de que a quantidade de comissários necessários para um vôo fosse definido pela quantidade de passageiros no vôo e não por quantidade de saídas do avião, o que faz por tanto, nem tão culpadas assim com relação ao resultado final. Essa redução dos comissários foi dada para aviões com até 150 passageiros. Acredito que a ANAC desde 2010 teve tempo de realizar testes e estudos a cerca disso e acho também que pela lei da ANAC ser baseada na lei americana, uma mudança dessas não tenha sido tão simples assim. Bom, deixo claro que esse é meu parecer da situação e não digo que o do colega acima é errado, e sim, diverge com o "meu pensar". É isso, um abraço a todos e ao colega acima, meu respeito.

  • Fabio R.

    Na minha opinião, o brasileiro só vai entender o conceito de "low cost, low fare", quando parar de pensar que voo de cia aérea é restaurante.

  • Anderson Fláv

    É óbvio que a direção da companhia sabia que ao final de 2011 seria registrado um prejuízo astronômico. E acredito que esse diagnóstico contribuiu para a compra da WebJet. Empresa essa que estava puxando as tarifas aéreas para baixo. Com a redução da concorrência de baixa tarifa, a GOL poderia iniciar um processo de escalada de preços. Portanto temos agora um cenário muito ruim para os consumidores. Acompanho as tarifas do trecho São Paulo – Uberlândia semanalmente. No começo do ano, comprando-se com antecedência a tarifa era de R$ 112,00 (preço normal PROGRAMADA). Agora a mesma classe tarifária é de R$ 132,90 (em horários ingratos para quem trabalha). Se quiser viajar na sexta-feira à tarde ou noite ou no sábado de manhã, com retorno na segunda-feira pela manhã a tarifa é de R$ 173,90. Ou seja, para viajar agora, somente com as promoções. Trocando em miúdos, perderam um cliente potencial para viagens mensais até, e ficaram com um cliente que só emitirá bilhete em ocasiões favoráveis. Acredito que isso deva acontecer com outras pessoas também.

  • Anderson Fláv

    Compraram a concorrente que era uma pedra no sapato para eles. A WebJet puxava as tarifas para baixo. Sem essa concorrência, apertem os cintos consumidores.

  • Anderson Fláv

    Sim. Realmente o órgão do governo responsável por avaliar fusões e aquisições para evitar redução da concorrência (CADE) é uma decepção.

  • arlindo

    Sou aqui de Patrocínio e conheço bem os Constantino.Sempre que sobrava um parafuso dizia para guardar,o que os tornaram uma potencia tanto em terra com sua frota de ônibus quanto no ar.

    Nosso ditado aqui em Minas…"eles não dão no sem ponta".Nao se preocupem.Eles não quebram.

  • beto

    Muita gente esquece o fator principal desses prejuízos: os preços do combustível para aviação continua no espaço (no Brasil e no exterior).

    E combustível é a MAIOR despesa de qualquer companhia aérea.

    O momento é bem ruim para a aviação mundial. As cias americanas, a Lufthansa, a AirFrance/KLM, todas tiveram grandes prejuízos no início de 2012 por causa disso. As que ficaram melhor foram as que viram o lucro despencar, mas sem entrar no vermelho. É só esperar outras anunciarem os seus resultados para ver que isso é generalizado.

    Como há um limite para seguir aumentando preço das passagens (pois aí a gente reduz nossas viagens), as cias tem que cortar custos do jeito que podem. A Lufthansa anunciou há pouco que vai demitir 3500 funcionários administrativos, por exemplo.

    Sobre a redução de comissários por voo em alguns aviões, se a Gol vai fazer, é porque a ANAC, seguindo padrões internacionais, permite essa mudança, pois julga que não afeta a segurança. Como comentaram antes, a regra (aqui e em muitos países) passou a ser um comissário para 50 passageiros. Antes era um comissário por porta de emergência, o que obrigava a ter 4 nesse aviões.

  • Ricardo

    Companheiro, a sua avaliação é parcialmente correta, realmente a gol gasta menos pois possui frota moderna e padronizada, centro de manutenção próprio e várias outras coisas, o que pesa muito na conta da Gol e o combustível de aviação que sobe com muito mais frequencia do que o nosso combustivel, além disso 70% da dívida de Gol com leasing de aeronaves, peça de reposição, entre outras está feita em U$ e o dolar não para de subir, o resultado é que a conta não fecha, a despesa continua mas os valores quando convertidos pra reais não são suficientes pra pagar as dívidas, as taxas aeroportuárias quase triplicaram num país onde não existem uma estrutura que permita pagar isso, pra se ter uma idéia nos estados unidos onde os aeroportos são de respeito diga-se de passagem, como o de Atlanta, um dos maiores em movimento do mundo a taxa de embarque é de menos de U$4 doláres, no Brasil pagamos mais de R$20,00 por uma porcaria de aeroporto sem infraestrutura onde a maioria dos aviões param em posições remotas e o passageiro vai de ônibus para o terminal faça chuva ou faça sol…a Gol está certa em restruturar mas tem que analisar que alguns cortes a curto prazo são benéficos mas a longo prazo tendem a atrapalhar a cia. como um todo…

  • Ricardo

    voce procura uma cia aerea pra viajar ou pra fazer lanche?/? pra fazer lanche tem que ir numa lanchonete ou restaurante…

  • Felipe

    Mas ela tem serviço de bordo, só que pago! E é pior, pois agora a comissária é vendedora e balconista, pois além de anotar pedidos também precisa servir e tomar conta dos problemas no voo! Nunca mais viajo de webjet, detestei! Agora só AZUL TRIP ou AVIANCA!

  • Rodrigo

    A Gol há muito tempo deixou de ser uma Low Fare! Agora low cost ela pode ter sido ou talvez ainda seja! A mentira das tarifas baixas dela parece que ainda não foi percebida pelos passageiros! Eu, por exemplo, só viajo na Gol quando não encontro preços parecidos nas outras companhias! Acho a diferença de preços muito pequena em relação as outras e com uma qualidade muito pior. Outra coisa… pior que ela só mesmo a Azul que cara de paumente diz ser low fare! Acho a mais cara de todas as cias!!!! Abre os olhos pessoal!!!

  • RABUGENTO

    Pois é Flávio!

    Somente os "peões" e utilizadores dos serviços pagarão a conta.

  • RABUGENTO

    Pessoal do Estado do Rio tem a opção que é muito comum nas estradas: Pão com linguiça.

    Abrir um pão com queijo e linguiça durante o voo fará com que todos os outros passageiros tenham inveja. 😉

  • Norn Chaves

    Eu como comerciante não vejo mal algum no saneamento que a Gol está fazendo, eu tomaria decisões parecidas porém não deixaria a empresa quebrar pois seria pior, como diz o ditado " Que se vá os anéis porém fiquem os dedos".

  • Norn Chaves

    corretíssimo !!!!

  • Thiago SSA

    E todos conhecem profundamente a contabilidade da empresa.

    Vai que é tudo desculpa para reduzir custos e alavancar os lucros. Prejuízo que nada.

  • Flavio Azevedo

    Realmente muito estranho. O fato é: Se a Gol por um acaso deixar de operar, outras companhias melhores a substituirá.

    Tanto a Gol como a TAM se descontinuassem seus trabalhos, seria um ganho contra o monopólio existente na aviação brasileira!

  • Danilo Fernando

    Concordo! Eu quero é chegar no destino! Tem gente aqui em São Paulo que fica 2horas no onibus em pé sem comer nada! Agora fulano fica 40 minutos na ponte-aérea (sentado) e reclama que não serviram nada!

  • Danilo Fernando

    Certeza!

  • Danilo Fernando

    Vamu comprar os avioes da VASP… rápido! 🙂

  • Danilo Fernando

    Acredito ser estratégico! Tipo: 'Antes nós do que a TAM'. Todos sabem que assim a Gol preserva o direito de quantidade de linhas/voôs que são da WebJet.

    Concordo com os colegas acima, e vejo que eles estão dando um passo para trás para depois dar três para frente.

    É como aquele carro que você colocou kit-gás! Você gasta R$2000,00 no primeiro mês, mas depois de 10 meses, você paga o investimento com a economia de combustível e começa a ter lucro.

    Eu gostaria mesmo é de ver mais Cias aéraes, com a Avianca, Trip, Passaredo crescendo!

  • Ruan

    O brasileiro só vai entender o conceito de low cost/low fare quando tivermos uma empresa low cost/low fare. Ontem pesquisei 2 trechos na tam e gol. Tam estava 40 reais mais caro em um e 1 real mais caro no outro e não é 'low cost'.

  • Otávio

    As pessoas tem um conceito muito errado sobre o comissário de vôo, acham que eles são somente bandejeiros, mas não culpo os passageiros e sim as empresas que hoje em dia utilizam mais os comissários como garçons do ar que um técnico em segurança.

    Fiz curso de mecânico de vôo e na época vi o quanto é complicado ser comissário também, a rapaziada estuda muito e é 1 profissão muito importante para a aviação civil.

    as pessoas dizem que se um avião cair, pode ter 4,5 tripulantes técnicos que vai morrer todo mundo mesmo mas a cada vôo que você faz e chega em casa bem é graças aos comissários,pilotos e co-pilotos.

    Os Comissários tem o dever de inspecionar todas as áreas do avião, evitar que uns babacas (há muitos) que acendam esqueiros,fósforos dentro do avião, aparelhos eletrônicos que alteram os equipamentos de navegação e em caso de despressurização, turbulência, pouso de emergência caso ocorra (ou vocês acham que em um eventual pouso de emergência sem os comissários todo mundo ia sobreviver?)

    Mas não culpo nós passageiros por esse conceito, como repito, culpa das CIA AÉREAS como a SRA AZUL que transformaram os comissários em um bando de garota MIMADA com rosto de modelo para atender os passageiros, caso ocorra qualquer problema, duvido que elas segurem a onda la encima, diferente dos comissários da antiga varig que ja salvaram muita gente como o caso do avião que caiu no meio da floresta e graças ao aprendizado dos comissários sobreviveram algumas pessoas os dias na mata ou da US AIRWAY que caiu no rio e os 155 passageiros se salvaram por causa da tripulação altamente qualificada.

    a gol está fazendo com esse corte de funcionários um tiro no próprio pé, quando a coisa feder não tem comandante e chefe de cabine que segure.

  • DanielSR

    Mas se o problema da GOL está na hora de fechar a conta ao pagar os custos operacionais, de manutenção, por que as outras empresas não sofrem desse mal? Imagino que a TAM também tenha de fazer manutenção, comprar peças, pagar leasing e tudo mais baseado no valor do dólar, que tem a mesma cotação que a GOL paga. O que não consigo entender é o que acontece de diferente com a GOL em relação às outras empresas… Pra mim a única diferença está em usar aviões da Boeing. Agora se vc me disser que os custos de manter um avião da Boeing são maiores do que aviões Airbus, aí pode começar a fazer sentido essa teoria.

  • DanielSR

    Isso pra mim é um dos motivos do "prejuízo" da Gol.. Esse prejuízo pode ter sido herdado da Webjet, mas certamente o preço pago pela Webjet considerou esse prejuízo para jogar pra baixo o valor da empresa. Se a Gol comprou a Webjet, certamente o fez sabendo q era vantajoso. A não ser q seja um administrador muito ruim. Mais uma vez, PRA MIM essa história toda é balela e não representa o cenário como um todo, mas simplesmente um cenário pontual, isolado de outros fatores. A Gol não estava planejando vôos para Miami? Eles devem estar entregando aviões para pegar aviões maiores ^^

  • Alessandro Paschoal

    Eu sei que o correto e chegar pelo menos uma hora antes ; e que geralmente o chekin se encera meia hora antes ; por agora ate menos que isso pelo que ouvi dizer . Nunca tinha atrazado ;mas sempre vi pessoas chegando atrazadas e mesmo assim dando tempo serem embarcadas . Nao chequei atrazado pq quiz ;nao conheco Recife e me perdi ; e tinha que devolver o carro que aluquei . Voo era as 17;20 ; atrazou 30 min ;ou seja decolou as 18 . Eu chequei 16; 52 e nao consequi embarcar ; minha passagem era promocional de 39 e fui obrigado a comprar outra que antes deu dar peti e ameacar chamar a policia chegaram a me cobrar 1200 .Acabou que paquei 450 ;deu tempo de qdo estava no restaurante panoramico depois de tudo isso ver o voo que parti decolar . Na hora de arriscar outra companhia . Gol nunca mais .

  • Alessandro Paschoal

    Obrigado pelas correcoes ortograficas . Mas eu escrevo errado do jeito que quizer . Para sua informacao tenho 3 grau completo completo e pos graduacao ; e falo ingles pq morei nos EUA um ano .Tb falo espanhol . Entao nao me considero um ignorante . Quiz expor minha idea ;nao sabia que era prova de portuques . Qto ao smiles obrigado por me expliacarem ; realmente nao sabia ;ate mandei um email perguntando mas nunca responderam . Qto a chegar uma hora antes eu sei ; nao chequei atrzado porque quiz ; nao conhecia Recife e me perdi ; e ainda tinha que devolver o carro que aluquei . Disse que chequei atrazado 2 min ;pq um passageiro na fila me falou ; acabou de fazer a ultima chamada ; era 16 50 em ponto pq olhei no relogio ; era o proximo da fila e estava la qdo foi feita a ultima chamada no mesmo lugar . E comprei outra passagem simplesmente pq moro em sp e tinha que voltar . Voo atrazou meia hora ;podiam sim ter me embarcado sem atrazar nada . Pq sei ? Pq tinha um amigo no mesmo voo que perdi ; ele nao .

  • Alessandro Paschoal

    Qto ao meu comentario nao quero ter nem acho que deva ter previlegios ( nao me atrazei de proposito ) . Por 2 min depois do chek in encerrado se quizesem ;havia possibilidade de me embarcarem sim sem atrapalhar nada ( e no fim das contas paquei outra passagem pq a minha era promocional e sabia disso ) . Antes percebia que a Gol fazia de tudo para agradar seu cliente . Hoje a Gol faz de tudo para entrar mais dinheiro e conter despesas; e evidente . Nao pensem que os funcionarios de bordo ganhando a mesma coisa ; tendo que fazer o trabalho de um colega dispensado e com mais tarefas de vender lanchinho ; esquentar lanchinho ; pegar em dinheiro e dar troco ; repito tudo isso ganhando a mesma coisa e ainda por cima escutando muito mais reclamacaes que aparecem de todo lado estao felizes tambem .

  • Alessandro Paschoal

    Ta escrito para chegar uma hora sim ; nao chequei de proposito atrazado ;to falando que chequei 2 min depois que o chek in se encerrou . O voo saiu atrazado poderiam sim ter me embarcado . Nao embarcaram ja paquei outra passagem e he meu direito comentar aqui e escolher qual empresa viajar novamente e nao sera a Gol .

  • Alessandro Paschoal

    Vc e porfessora de protuques ? Nossa que previlegio ter minha reclamacao comentada por alquem tao culta e modesta . Qto ao smiles ; nao ; Eu nao sabia ;ate ja mandei email pedindo exolicacao mas nunca retornaram . Obrigado por me explicar .

  • Alessandro Paschoal

    Nao quiz usar milhas de ninquem ;eu paquei a passagem p outra pessoa que nao tinha smiles viajar .tentei passar p mim; foi so isso. Comentei que tentei fazer e nao deu certo ; agora entendi que nao pode . Ja tinha mando email pedindo explicacao e nunca me responderam ; se tivesem respondido saberia ate mesmo pq nunca liquei para isso pq viajo pouco .

  • Alessandro Paschoal

    Chequei 2 min depois que o chek in se encerrou. A Gol podia sim ter me embarcado se quizessem . Ja paquei outra passagem . Antes percebia que a Gol fazia de tudo para agradar ao cliente . Agora faz de tudo para vender passagem e ao mesmo tempo economizar ; incluindo aumentar o trabalho dos funcionarios . Nao dependo da Gol para nada ; e meu direito comentar minha opiniao aqui .Quem esta perdendo prestigio e a Gol ; que sera escolhida pelo preco e so ; nao mais por outras vantagens que Ela nao tem mais .

  • Alessandro Paschoal

    Foi ela ; mas foi eu que paquei e ela nao tinha smiles nem quiz fazer . Por isso a tentativa ; se soubesse que nao podia fazer nao iria tentar . Obrigado agora sei .

  • Igor – Poa

    Fiz 14 vôos da GOL em 2 meses, e apenas 1 estava lotado e era horário de “rush” nos mais todos vazios.Tanto que fiz o trecho GRU – MCZ na ida e na volta deitado em 3 poltronas.

    E sobre os preços, quando compramos antecipado é sim a mais em conta, logo comprado perto da data de voar é a mais cara.Por isso sempre uso os buscadores para comparar antes de comprar qualquer coisa.

    (aceitar este comentário corrigido)

  • Marcelo

    Existe uma coisa chamada "Tripulação mínima". Sem esta, o avião não tem autorização de sair do chão. Fim de conversa.

  • Danilo Fernando

    Opa! Agora fiquei mais tranquilo! 😉

  • LUIZ P.

    Não ajuda empresas específicas? E os bancos, o que são? Ahhhh, eles são diferentes, é a turma do dinheiro do alheio…

  • LUIZ P.

    Agora sim, ajudar um setor da economia vale, assim todos ganham, Cias e usuários.

  • LUIZ P.

    Apenas temporário; quando verificarem que o sacrifício não foi em vão, voltarão a jato, literalmente…

  • Dani

    É, Ricardo, a culpa é da Gol sim. Primeiro porque me atenderam mal, e eles enceram o embarque 15 minutos antes do voo, portanto eu estava dentro da timeline. Segundo, porque os babacas adiantaram o voo e mesmo eu NÃO aceitando a modificação, não me deram outra opção.

  • DECIO DE OLIVEIRA

    a anac autorizou diminuir os numeros de comissarios;mas alguem ganhou por traz;é só investigar.