Alitalia recebe 32 manifestações de interesse e anuncia novos destinos e voos adicionais para o Brasil

Leonardo Cassol 8 · junho · 2017

A Alitalia recebeu 32 manifestações de interesse de investidores após a divulgação de um edital como parte do processo de reestruturação financeira da empresa. A companhia, que está em regime de administração compartilhada, recebeu um empréstimo de 600 milhões de euros (aproximadamente 2 bilhões de reais), montante suficiente para manter suas operações por pelo menos seis meses, enquanto as propostas são avaliadas.

A Ryanair foi uma das empresas que manifestou interesse e propôs parceria em voos regionais que alimentam as rotas de longo alcance da Alitalia. “Falamos com o governo e dissemos que estamos prontos a colocar à disposição 20 aviões se a Alitalia tiver de cortar rotas”, disse John Alborante, porta-voz do grupo irlandês.

Durante o mês de junho as propostas serão analisadas pelos administradores. Até o fim de julho as propostas que forem adiante deverão ser detalhadas. E a proposta vencedora deve ser conhecida até outubro.

Portanto, se você vai ou pretende voar com a Alitalia, não há muito com o que se preocupar no curto prazo. Já o futuro da companhia, pensando nos próximos anos, vai depender das negociações que estão em andamento.

Novos voos para o Brasil

A companhia italiana também anunciou novidades para os brasileiros. O voo entre Roma e o Rio de Janeiro voltará a ser diário a partir de 29 de outubro. A Alitalia também pretende ampliar a frequência dos voos entre São Paulo e Roma, que hoje são diários. A ideia também é passar de 7 para 10 voos semanais saindo da capital paulista, durante a alta temporada.

Os novos voos já estão disponíveis para compra no site da Alitalia e para resgate com milhas na Smiles. Um voo entre o Brasil e a Europa custa 40 mil milhas por trecho ou 80 mil milhas ida e volta.

Novos destinos internacionais

A Alitalia lançou dois novos destinos internacionais: Nova Deli e Maldivas. São o quinto e o sexto destinos de longo curso lançados pela companhia desde 2016 – depois de Santiago do Chile, Cidade do México, Pequim e Havana. Os voos iniciam no fim de outubro e os bilhetes já estão à venda no site da Alitalia e também na Smiles (para compra com milhas).

Maldivas

O voo para as Maldivas terá início no dia  31 de outubro. O novo serviço, com três frequências semanais de Roma a Malé, funcionará durante todo o inverno até 24 de março de 2018. Os voos serão operados em aeronaves Airbus 330, com 250 lugares, em três classes de serviço: Executiva, Econômica Premium e Econômica.

O novo voo partirá de Roma Fiumicino todas as terças, sextas e sábados às 21h45 e chegará às 11h05 (horário local) no dia seguinte. O voo de regresso da capital das Maldivas partirá todas as quartas-feiras, sábados e domingos às 13h10 (horário local) e desembarcará em Roma Fiumicino às 19h30.

Os voos já estão disponíveis para compra no site da Alitalia e na Smiles, por 50 mil milhas cada trecho ou 100 mil milhas a viagem de ida e de volta saindo do Brasil. Tem ainda a opção de resgatar com milhas e dinheiro.

Além disso, a Alitalia voa para as Maldivas graças ao seu acordo de codeshare nos voos da Etihad Airways para Malé, via Abu Dhabi.

Nova Deli

O voo direto entre Nova Deli e Roma começa a operar a partir de 30 de outubro. O serviço será diário durante toda a temporada de inverno, até 24 de março de 2018, operado com aeronaves Airbus A330, com 250 lugares em três classes de serviço: Executiva, Econômica Premium e Econômica.

As partidas de Nova Deli ocorrem todos os dias às 4h40 e chegam a Roma às 9h00, horário local. As partidas de Roma Fiumicino ocorrem todos os dias às 14h40, horário local, e chegam a Nova Deli às 2h40 da manhã, horário local, no dia seguinte.

Os voos já estão disponíveis para compra no site da Alitalia e na Smiles, por 50 mil milhas cada trecho ou 100 mil milhas a viagem de ida e de volta. Tem ainda a opção de resgatar com milhas e dinheiro.


Veja também como é voar na classe executiva da Alitalia, em nossa avaliação exclusiva.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Fernando Sirota

    Po Léo, pq eu nunca consigo achar opcoes da Alitalia quando procuro esses destinos – só aparece Emirates ou as vezes até que nao tem voos na data!! Algum segredo ai? Obg

    • Olá @fernando_sirota:disqus! Não é bem segredo, mas tenho algumas dicas: a disponibilidade é maior fora da alta temporada e com mais de três meses de antecedência. Achei mais trechos em outubro, novembro (quando a Alitalia aumenta a capacidade dos voos para o Brasil) e início de dezembro, ou em 2018. Se estiver buscando voos para Tokyo, Seoul, Maldivas ou Deli, você pode primeiro tentar São Paulo/Rio de Janeiro – Roma e, nas datas que encontrar, tentar um desses destinos. É mais difícil encontrar pois tem que ter disponibilidade nas duas pernas.

      • Fernando Sirota

        Para mim não aparece nada de Alitalia, mesmo tentando Roma em Novembro!!! Não estou com nenhum filtro, nada… saida de São Paulo! Essa procura no site da Smiles é sempre um desafio… obrigado de qqr forma! Abs

        • Fernando, outra dica, voos durante a semana. Olha aí as datas que eu achei, só como exemplo, mas achei tb em outras datas: GRU-MLE (23 nov) e GRU-DEL (27nov) Tem que garimpar mesmo…

          • Fernando Sirota

            Boa, agora pelo menos vi que existe!!! Podiam criar uma ferramente onde você coloca onde quer ir, até quantas milhas estaria disposto a gastar, e dai ele te daria uma data! Seria bom…. tlvz via algoritmo daria pra fazer! Vlw

  • Carlos Neto

    Otima noticia! Quem sabe no futuro pegaremos boas promos para maldivas e nova delhi com stopover em roma

  • Gustavo

    Por que não há nunca disponível voos em executiva da Alitalia no Smiles?

    • Segundo a Smiles é a Alitalia quem disponibiliza os trechos. Pela minha experiência a disponibilidade é sazonal. Aparece e some de tempos em tempos. Vamos torcer pra voltar logo, pois tem um tempinho que desapareceu!

      • Joao Otoni Matos

        Eu ja emiti a executiva da Alitalia pelo smiles. E aproveitando promoção “essa eh pra voar” por 55.000 milhas o trecho, pra mim e minha esposa. Fomos em setembro, excelente experiencia.

  • Humberto

    Por favor, como encontrar a tela acima que informa as milhas mais reais, para Roma? Obrigado

    • Humberto, só pesquisar normal no site da Smiles que aparece em todas as pesquisas essa tela de resultado com as duas opções.

    • Leandro Godinho

      Direto na busca normal do Smiles. Abs.

  • Gustavo

    Obrigado Leonardo! O Smiles depende muito da Alitalia pra ser bom! Não vejo a hora de voltar também

  • Cecilia de Paula

    Tô passada. Voos para a India com 100.000 pontos? Super rápidos e ainda param em ROMA? Só que eu vou em outubro e eles só começarão em novembro. Passou raspando.

  • Renato Matos

    Não é a melhor cia mas é a melhor opção internacional do smiles, boa noticia que volta a ser diario GIG mas será que volta o 330 ou continua o 772?

  • Bruno Villas-Bôas

    Leonardo Cassol, eu e minha noiva estamos planejando passar nossa lua de mel na Europa, saindo do Rio de Janeiro até Roma e voltando de Amsterdam para o Rio. Estou me coçando pra comprar a passagem pela Alitalia devido ao relativo bom preço mas estou preocupado com o processo de falência e no dia de ir pra Europa ou voltar passarmos por graves problemas… será que é seguro comprar a passagem nesse momento???

    • Quando seria, Bruno? Se for neste ano eu acho bem seguro. Se for no ano que vem, está cedo. Ainda assim, se tiver uma boa promoção, apesar do risco (que existe), ela recebeu 32 propostas de interesse. É muita coisa. Estou começando a acreditar que, no pior dos cenários, a Alitalia vai ser comprada por um “preço barato” e alguma outra empresa vai assumir.

  • Robson Muniz

    Sera que março de 2018 ainda é garantido?. É a mais barata pra Amsterda, mas estou com medo

  • Marcos Elias

    Fiz uma 2 voos com eles em executiva, no de ida EZE/FCO a tripulação foi extremamente rude ao ponto de recusar servir mais que 3 copos de bebida alcoólica e não atendiam as chamadas.
    No de volta FCO/GIG dia 7 passado, a tripulação era muito atenciosa e o serviço bom, Porém… Só havia 2 tipos de suco disponíveis, uns 4 vinhos e não havia cerveja nem destilados.
    Só valeu pela qualidade da poltrona mesmo, até nos lounges em FCO as coisas estão mais simples.

  • Michael Lima

    Olá, Leonardo Cassol! Encontrei passagens BHZ – Paris ida e volta por 2600 pela Alitalia, ida 28/11/2017 e volta 13/12/2017. Como esse ano está muito difícil encontrar passagens para a Europa com preços razoáveis, fiquei bastante tentando, mas estou preocupado com o processo de falência da Empresa. Será que é seguro comprar a passagem? Desde já agradeço.