Azul e Singapore Airlines dominam ranking MD de companhias aéreas no primeiro mês

Denis Carvalho 17 · dezembro · 2012

A Azul Linhas Aéreas e a Singapore Airlines foram as duas companhias melhor avaliadas no primeiro mês do Ranking Melhores Destinos de Companhias Aéreas. A Singapore foi a companhia com melhor avaliação entre as 36 do ranking, com média 9,7. Já a Azul conquistou a melhor nota entre as companhias domésticas com nota 8,8. Ao todo foram quase 800 avaliações recebidas nos primeiros 30 dias do ranking, que é o único do gênero no Brasil. Confira os resultados aqui.

O ranking de companhias nacionais recebeu 351 avaliações de leitores. A Azul obteve a melhor nota e 100% de recomendações com base na opinião de 96 passageiros. Em seguida aparece a Avianca Brasil, com nota 8,4 e 96% de aprovação. Passaredo (média 7,5), TAM (média 7,0) e GOL (média 6,2) completam a lista.

A disputa entre as companhias estrangeiras que operam no Brasil teve 448 avaliações e levou a Singapore à primeira colocação com vantagem de apenas 0,1 ponto sobre as concorrentes Emirates e Qatar Airways – ambas tiveram nota 9,6. As três companhias, que prometem uma disputa acirrada nos próximos meses, tiveram 100% de aprovação entre seus passageiros.

Singapore Airlines teve a melhor média entre todas

A Turkish aparece como melhor companhia europeia, com nota 9,4 e quarta colocação em geral, seguida da Korean Air (9,3), KLM (9,2), Swiss Air (9,1) Lufthansa (8,8) e Avianca (8,8), que foi a melhor companhia da América do Sul. Entre as companhias aéreas da América do Norte, a melhor média ficou com a Air Canada (8,3), seguida por Delta (8,0) e United (7,8).

Dentre todas as companhias, a GOL foi a mais avaliada, com 113 opiniões sobre voos domésticos e 21 sobre internacionais. No ranking internacional, a American Airlines foi a que recebeu mais avaliações, com 39, seguida da TAM, com 38.

O Guia MD de companhias aéreas permite aos passageiros avaliarem as companhias aéreas atribuindo notas de zero a dez nos quesitos pontualidade, serviço de bordo, check-in, conforto do avião, entretenimento, cuidado com bagagem, atendimento durante o voo e custo-benefício. A nota final da avaliação é calculada automaticamente com base nas notas atribuídas a cada quesito e o ranking é atualizado online com base nas avaliações recebidas. Os participantes também podem postar comentários sobre os pontos positivos e negativos e fotos sobre seus voos.

Azul Linhas Aéreas: a melhor brasileira

Para participar basta se cadastrar no site preenchendo um cadastro rápido ou por sua conta no Facebook. Com base nas notas do guia, em conjunto com as avaliações das empresas postadas aqui no Melhores Destinos, fica muito mais fácil escolher a melhor companhia para seu voo quando a diferença de preço é pequena entre elas.

Ficamos muito satisfeitos com a qualidade das avaliações e com a grande participação em apenas 30 dias. Temos certeza que este ranking será muito importante, já que os sites internacionais não refletem as opiniões dos brasileiros, com nossos gostos e opiniões.

E você? Concorda que a Azul e a Singapore são as melhores? Clique aqui para ver os resultados, dar sua opinião no guia e participar!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Anderson Sára

    Cabe agora somente a empresa GOL uma manifestação sobre estar na última posição das empresas nacionais…

  • Ronaldo Ribeiro Ferr

    Será? Acho que responder aos clientes nas redes sociais também deve elevar o custo operacional, que o duopólio gol/tam tanto reclamam

    #Ironic

  • Ana Miclas

    Acho natural, já que os preços da Azul são normalmente mais altos. Algumas vezes MUITO mais altos. Quem prefere conforto, viaje de azul, quem prefere preço baixo, viaje de gol, pois agora nem a WEB JET temos mais. Se a pessoa for como eu, que viaja sentada até em um caixote de feira para pagar menos, vai optar pela gol, que ainda é um pouco mais confortável que os caixotes…

    A verdade é que temos muito poucas opções.

  • Diego Saraiva

    Eu particularmente ainda acho a TAM disparado a pior empresa no Brasil. E por uma série de fatores. Acho que uma empresa que se mostra como de ''elite'' como a TAM tentou mostrar nos últimos anos (com preços altos, salvo em promos… colocando tapete vermelho, o que já não colocam mais tb), deveria no MÍNIMO oferecer um atendimento satisfatório pros seus clientes.

    O atendimento é sempre péssimo, funcionários mal educados e que parecem não ter o mínimo de motivação para estarem ali desempenhando seu papel.

    Isso sem falar dos inúmeros casos de problemas em aeronaves, manutenção preocupante, etc. Problemas técnicos, mecânicos, etc… infelizmente acontecem mesmo com todas as ações preventivas… mas ver uma parte da turbina se soltar por não haver serviço de manutenção correto, é no mínimo bizarro e assustador.

    • Karl Kafka

      Concordo. Em 2012 voei várias vezes com todas as companhias nacionais. A TAM foi de longe a pior. Sem dúvida, a Azul foi a melhor, com eficiência, conforto e ótimo atendimento. Na Avianca e Gol, tive experiências boas e ruins. As tarifas nem sempre refletem a qualidade: já consegui preços baixos em todas elas.

  • Fernando

    Eu não tenho elementos pra dizer que a Azul é a melhor, pois viajei apenas uma vez por ela, em função dos preços, embora estivesse disposto a vijar nela, caso a diferença" fosse pequena.

    Coincidência ou não, eu só consigo viajar pela Gol, que sempre tem apresentado preços abaixo da concorrência. Imagino que o "custo" para ambas as cias esteja refletindo a posição das duas no ranking, ou seja, "preços maiores, mais benefícios; preços menores, menos benefícios.

  • Márcio Sampai

    Eu acho a avaliação da Gol injusta! Vemos diariamente nos posts várias pessoas reclamando que "só serve água" e tal. Ora, a companhia se propõe a isso! Dentro do que ela se propõe, eu considero que entrega seus serviços com eficiência! Como o Diego Saraiva escreveu em um comentário acima, relativamente a Tam é a pior, pois passa uma imagem que não é correspondida na realidade. Meus últimos 5 vôos da Tam tiveram reprogramação por parte dela, seja por cancelamento ou mudança de horários. Na boa, nunca passei por isso na Gol!

    É aquela história: muitas pessoas que reclamam aqui querem pagar preço de EasyJet com serviço de Emirates (talvez até de primeira classe). Por isso, por mais que esse ranking seja extremamente válido, acho que deve ser avaliado com cautela. Quer exemplo? Todo mundo aqui adora reclamar das cias americanas, mas 2 delas (Delta e United), mesmo voando muitas vezes com "seus velhos 767 e 757 sem conforto algum" e "com comissários mal-educados" (como muitas vezes li nos comentários aqui no MD) ficaram na frente da Tam nos vôos internacionais! Ora, não é essa a maior companhia brasileira, dos "incríveis" aviões 777 e A330 "Magic Red Carpet" com Sky Super Advanced Master Plus Interior e tal? Uma incoerência só!

    Enfim, acho que não devemos nos basear somente na nota que a companhia tem, mas também (e principalmente) na QUALIDADE dos comentários.

  • Juarez Ramos

    É muito fácil criticar a GOL, sendo que a falta de conforto nos vôos delas se deve à GOL fazer as melhores promoções, então pra se ter preços baratos, tem que se diminuir a qualidade do conforto das viagens. O problema aqui é que tem gente que quer ter um vôo de qualidade de primeira classe pagando muito barato, só que mágica não se dá pra fazer.

    • Tito Bosco

      Nao eh para tanto amigo Juarez. Que nao tenha o mesmo serviço de bordo da azul que eh a cara mas eh a top, agora pq a avianca consegue fazer isso e com muito menos malha e aeronaves? so pq ela tem apoio da mae-poderosa la do exterior? Acho que se vc consegue aliar qualidade com preço, vc ganha na quantidade.

      • Márcio Sampai

        Tito, eu concordo com o Juarez. Não existe mágica para isso. No caso da Avianca, que realmente tem um bom serviço, um ponto que você mencionou é favorável: a pequena malha. Tanto a Gol como a Tam, por questões estratégicas, pegam rotas pouco lucrativas e até mesmo deficitárias. Estas são compensadas pelas rotas "top", digamos assim: Ponte Aérea, CGH-BSB, CGH-CWB, etc. A Avianca, salvo engano, seleciona a dedo suas rotas. Ou seja, dificilmente terá uma rota deficitária, até porque isso significaria um impacto muito maior em suas operações (lembre-se, malha e frota pequenas) do que a mesma rota na Tam.

        Ultimamente vejo bons preços na Avianca, mas a tarifa cheia é mais alta.

  • Herbert

    Salvo engano, há um equívoco no 4º parágrafo da notícia. Não é a Avianca a melhor companhia da América do Sul, com a nota 8,8, e sim a Azul!

    • A gente estava se referindo às companhias que fazem voos internacionais na América do Sul.

  • Diones Reis

    Nunca viajei pela Azul, mas a Singapore Airlines é digna de elogios, até mesmo na classe de pobre. 😀

    Seria ótimo se a Singapore Airlines tivesse Vôos para os EUA, além da Europa.

    Com a privatização de Guarulhos, quem sabe daqui a alguns anos poderemos sonhar com algum A380 pousando diariamente.

  • ROMULO AUGUSTO DA SI

    Cara Ana Miclas;

    Eu também sou um dos que não penso em conforto para viajar. Mas, atualmente, a TAM está com preços melhores que a GOL.