Quanto vou gastar para viajar? Enfim a resposta certa!

Denis Carvalho 13 · março · 2014

Ernesto Lippmann, o Pato Econômico*

Uma das dúvidas recorrentes de todos os viajantes é esta: “Quanto vou gastar para ir para _______? Quanto tempo posso ficar na Europa com 1.000 Euros? A Argentina é mais cara ou mais barata que o Brasil?”. Afinal, quando se parte, o preço da passagem é conhecido, mas o custo de vida local pode tanto ser uma boa surpresa, como gerar o velho “quem converte não se diverte!”

Claro que a resposta de quanto você vai gastar, além do local escolhido, depende sobretudo do seu perfil de viajante e das suas expectativas de viagem. Pelo que se gasta em uma diária num hotel 5 estrelas dá para ficar uma semana num albergue. Pelo preço de uma refeição num restaurante médio dá para sobrevier por uma semana de comidas compradas no supermercado. O importante, neste caso, não é se você é mão de vaca ou curte os melhores lugares, mas se você sabe se planejar para fazer um orçamento que caiba dentro do seu bolso. E agora ficou mais fácil saber quanto você vai gastar lá fora, seja onde for. Do Uzbequistão a Miami. 

Como? É só consultar um site inteiramente dedicado a comparar o custo de vida e os preços em diversos países, e que pode até mesmo ser detalhado cidade por cidade do seu roteiro. É só procurar o numbeo.com. Com alguns cliques, você conhecerá o preço de tudo o que vai utilizar numa viagem: preço médio de hotéis, refeições, ônibus, táxi, comidas e bebidas.

peruanas

Não resta dúvida de que uma semana em Londres é mais cara do que no Peru. Aliás, três vezes mais cara. Com alguns cliques você verá que uma refeição num bom restaurante para duas pessoas custa R$ 72 em Lima e R$ 197 em Londres! E, acredite, um Ceviche Limenho é muito mais saboroso do que um fish and chips! Mesmo entre cidades do mesmo país, você rapidamente descobre que São Francisco, Califórnia, é uma cidade 20% mais cara do que Austin no Texas.

Como um bônus adicional, o site ainda traz informações sobre como anda a segurança do país visitado e uma avaliação sobre a qualidade dos serviços de saúde prestados no local.

Fiz o teste e aprovei! Os preços relatados em São Paulo são muito semelhantes àqueles que eu pago. Achei apenas a parte de segurança um pouco “gringa” e exagerada, pois é feita com base em uma amostragem entre residentes e turistas estrangeiros. Dentre eles, apenas 10% se sentem seguros ao andar a pé a noite em São Paulo. Mas, principalmente para quem vai pela primeira vez num local desconhecido é um bom alerta para conhecer um pouco dos perigos e ter uma ideia dos crimes mais comuns. A propósito, a  cidade mais segura do mundo, segundo o site, é Abu Dhabi, e a mais perigosas, dentre as que têm algum apelo turístico são Joanesburgo, Caracas, Santo Domingo (República Dominicana) e Recife.

Abu_Dhabi
Abu Dhabi

O site é todo gratuito, há a opção de que os preços sejam mostrados em Dólares, Euros, ou Reais, dentre outras moedas. Para algumas funções você precisa fazer um curto cadastro, que não toma mais do que dois minutos, e vai ser convidado, mas não obrigado, a colaborar com informações sobre a cidade em que você vive. O único “porém” é que o site é em inglês, mas é bastante simples de entender, e sempre se pode usar o Google translator.

A propósito, vamos testar seus conhecimentos de viajante! Quais são os países mais caros do mundo, atualmente? Resposta: Noruega, Suíça, Austrália e Inglaterra.

E, vamos ao que interessa? Quais são algumas cidades mais baratas que São Paulo, atualmente? Bangkok (20% no custo de vida, e 55% na comida); Quito, no Equador (25% no custo de vida e cerveja pela metade do preço!) e a campeã da economia na América Latina: La Paz!

Outras boas sugestões de roteiros com custos um pouco abaixo do Brasil são: na América Latina, México e Colômbia; na Europa, a Polônia e a Turquia; na Ásia, o Vietnã, bem como a África do Sul e a Namíbia no continente africano.

Quanto à Argentina, vale lembrar que a situação está instável, e o site considera os preços pela cotação oficial, e não pelo paralelo, que tem seus riscos, mas pode oferecer até 50% a mais pelos seus dólares.

Buenos Aires
Buenos Aires

Quer sugestões de bons destinos com preços semelhantes aos do Brasil? Planeje uma viagem para Portugal, Croácia ou Costa Rica.

Quem é a campeã dos preços baixos? A Índia, onde o custo de vida corresponde a 1/3 do de São Paulo e onde estão 10 entre 10 das cidades mais baratas do mundo!

Se você gostou do site, há outros, mas que são mais limitados, como o expatistan.com e o humuch.com, onde você pode perguntar online por um item especifico no país da sua escolha.

Está dada a dica de um site muito útil para quem quer fazer um bom planejamento de sua viagem, nestes tempos de Dólares e Euros cada vez mais caros!

*Ernesto Lippmann, conhecido como o Pato Econômico, é advogado e autor de vários livros na área do Direito, mas também é especialista em dicas fantásticas para economizar nas viagens mundo a fora. Quer colaborar com uma dica de viagem? Envie para dicas@melhoresdestinos.com.br  

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Victor Dalvi

    Muito boa a dica desse site! Agora vai ficar bem tranquilo planejar a viagem! Esse post veio em boa hora!!!! Parabéns MD!

  • Victor Machado

    Interessante. Agora só falta o $$$.

  • Luana Santos

    Não gosto quando vejo que Recife é uma das mais perigosas….. Venha a Pernambuco, já dizia Reginaldo Rossi " Recife tem tantos mil, é um pedacinho do Brasil, é um paraíso tropical, tem um acervo cultural…." Vem ver o meu Recife, ele é divino.

    • Jorge

      Também não vejo essa criminalidade toda por cá. Vai ver moramos em locais privilegiados, né?

      • André

        Vai ver você já acostumou com a realidade em que vive…
        Minha tia foi ai duas vezes e nas duas foi assaltada, não vai voltar nunca mais.

        • Felipe

          Cara, isso deve ser uma exceção. Sou de Recife, e só fui assaltado uma vez, pois estava trabalhando numa farmácia que foi assaltada.

          E quantas pessoas já foram a Recife várias vezes e não foram assaltadas?

          A gente se acostumou com a realidade ou você está pegando um caso particular e aplicando uma regra?

          • Eduardo

            Com, concordo Felipe, sou uma dessas pessoas que foram a Recife e saio daí apenas reclamando do transito, o resto, não tenho o que falar, a parte cultural da cidade achei fantastica, caminhei todos os dias pela praia e nunca aconteceu nada, e num algo suspeito… adorei Recife e indico a qquer um…

    • Sigma7

      Estive em Recife algumas vezes nos últimos dois anos. Fui tanto para passear (Porto de Galinhas) quanto para tirar o visto americano e viajar pela Copa para Miami. Fiquei no hotel F1 e outra vez fiquei no Dês Arts, que é na mesma região/bairro. Também já me hospedei em uma pousada baratinha na rua principal de Porto de Galinhas. Considerei a cidade tranquila e inclusive transitei a noite pela região do Marco Zero e inclusive me hospedei em um albergue ali perto, após atravessar a ponte.

    • Marcos Sobral

      Pode sonhar o quanto quiser. Estatísticas não mentem. Recife é uma cidade perigosa. E muito. Todos os dias ocorrem centenas de latrocínios, roubos e assassinatos. Se um turista sair desavisado dos eixos onde existe policiamento certamente correrá riscos.

      Fazem dois dias que assaltaram uma pessoa na frente de meu prédio. Bandidos de moto roubam pessoas que estão andando na rua falando ao celular. O problema é que, para o estrangeiro, andar a pé falando ao celular não é algo tão arriscado. Para nós sim.

      Dizer que Recife é seguro é de uma insanidade sem tamanho. Aos que não são de Recife eu repito: cuidado. Do aeroporto até o hotel. Palavra de quem mora há 30 anos aqui.

      Tenho certeza que se uma pessoa viajar à Ucrânia ou Venezuela e ficar restrita a algumas regiões vai voltar dizendo que está tudo tranquilo por lá. O problema é que a principal característica do turista é se movimentar. E no Recife, quanto mais se movimenta, mais risco o turista corre.

      • Leandro

        Recife eh a Veneza fedida do Brasil. Cidade perigosa e onde tudo eh resolvido na bala.
        Parece mais a Roma antiga.
        Nao gosto de recife e nao aconselho ninguém a ir. Além disso tudo o povo eh enjoada e se acham os melhores e maiores em tudo

        • Marcos Sobral

          É verdade amigão.

          • Bruno Carneiro

            Agora eu gostei da sinceridade!

          • Francisco

            É do aeroporto para Porto de Galinhas e pronto!!

          • Everton Basilio

            Fui também a porto e me senti mais inseguro que na própria capital. Uma amiga sofreu uma tentativa de estrupo quando voltava para a pousada por volta das 17hs.

          • jose marques

            Cidade do Recife e Olinda….Imunda ,cheio de esgoto a ceu aberto!
            Segurança zero.
            Lamentavel!

        • Everton Basilio

          No quesito “enjoação”, não existe maior que os cariocas. Eu gosto muito do Recife, não sou de lá, mas também concordo com a falta de segurança.

        • Paulo Almeida

          Fui a Porto e não tive problema nenhum.

      • Everton Basilio

        Em recife foi um dos aeroportos que mais me senti inseguro no saguão. Vários pedintes a qualquer hora do dia. Muito chato…

        • Insegurança no aeroporto de Recife? Moro aqui vou pelo menos a cada 15 dias no aero, seja pra viajar ou pra pegar meus pais (indo ou chegando de viagem), ja tive todas as horas lá, agora vamos falar de insegurança na rodoviaria internacional de Guarulhos? que podemos colecionar a quantidade de casos que teve la de furto de malas, que por sinal já presenciei um furto de mala de uma juiza em plena luz do dia diga-se em plena 10 horas da manha. Mas enfim cada um tem sua opnião, uma coisa é certa, sempre que vou na rodoviaria internacional de Guarulhos, despacho o mais rapido possivel minhas malas e logo entro na sala de embarque.

          • Thiago

            Rodoviaria? ai não dá neh…

        • Pedinte no saguão do Aeroporto? trabalho lá e nunca vi isso,..já vi uns loucos que rondam por lá, mas pedintes..primeira vez q escuto isso.

      • Arthur

        Centenas de latrocinio?????? Nao assim nao, menos batista!!

        • Marcos Sobral

          Leia novamente que você entenderá. Em momento algum falei de centenas de "latrocínio" (eu falei latrocínios…).

          Somei três crimes: roubos, latrocínios e assassinatos.

          Analfabetismo funcional é uma coisa grave.

      • Concordo. Um amigo teve o IPAD roubado em plena luz do dia na praia da Boa Viagem…conseguiu "conversar" c o ladrao por mensagem (alguma função do aparelho, nao sei) e disse ao ladrão: "eu sei que vc está com meu ipad. Estou vendo no mapa onde vc está localizado.". O ladrão respondeu: "Pode vim buscar". kkkk…tive que rir…kkkk….o local era tão perigoso que falaram c ele que nem a policia vai….triste…

    • Leonardo

      Reginaldo Rossi disse isso há mais de 25 anos.

      • Ernesto, o pato

        Recife é muito bonita, e Olinda é um dos pontos mais fotogênicos do Brasil. O povo pernambucano é muito simpático e sempre me tratou muito bem. Os muesus Brenand, então tem nível internacional. É pena que a segurnça esteja mal cuidada, quando estive em Olinda o ano passado, vi uma cena que nunca tinha visto em canto algum do mundo. Um assalto, a mão armada, com correria e tudo, num lugar movimentado as 3 horaas da tarde. A segurança tem que melhorar, tanto para o morador, quanto para o turista.

    • Fernanda

      Acredito que esse problema de falta de segurança não é um problema característico apenas do Recife, mas sim da maioria das cidades brasileiras. Já fui duas vezes à cidade e todos os pontos negativos (falta de segurança, lixos em algumas partes da cidade), que repito, problemas que não são exclusivos do Recife, foram compensados por um povo que me recebeu muito bem, por uma riqueza cultural sem igual e uma bela de uma gastronomia. Pelo visto, a experiência turística de alguns que aqui postaram não foram tão boa quanto a minha, porém acredito que vocês deveriam dar uma segunda chance à cidade e terem a mesma oportunidade que eu tive de olhar Recife com outros olhos.

      • Leandro

        Pra que? Para ser assaltado, estuprado ou morto!!! Vou passar longe do recife
        Ainda ter que aturar esse povo que se acha grande em tudo. Maior shopping do mundo, melhor aeroporto do mundo e lá vai…
        São nordestinos com a sensação de serem europeus.
        Recife to fora e nao aconselho ninguém a ir.

    • Genilson

      Moro em recife desde 2006 e até hoje não fui assaltado, o máximo que aconteceu comigo foi uma quadrilha de flanelinhas terem arrombado meu carro e roubado o som enquanto eu estava em uma festa, e por eu ter "perdido" o celular neste carnaval de 2014. Do resto vê-se os problemas que a maioria das capitais brasileiras tem: Flanelinhas enchendo o saco, muitos grupinhos de bandidos rodando a cidade, arrastão, mau cheiro, transito complicado, pessoas mau educadas nas ruas. Aconselho conhecerem recife para visitar, mas jamais para morar. Assim que possível irei embora desta cidade. Nasci aqui mas morei em fortaleza, joão pessoa e recife foi a cidade que mais me estressou. Nunca fui assaltado na minha vida mas em todas essas cidades que morei, conheço pessoas que já foram assaltadas e até sequestradas.
      Sempre ando com muiito cuidado mas acho q tenho um bom anjo da guarda rss.
      No mais a cultura e a comida daqui são maravilhosas quando se vai aos lugares certos.
      E conheçam tb porto de galinhas pois é uma das melhores praias do brasil.

  • EDUARDOPGALVAO

    O site é excelente e muito completo, totalmente aprovado!

    Conferi os preços com alguns locais onde costumo viajar, e está muito perto da realidade.

    Mas, infelizmente, serve também para mostrar como que o Brasil está na rabeira de quase tudo…

    • Wagner

      Isso é o q acredito ser o melhor de ver meus irmãos brasileiros viajando . Aprendem a comparar e ver o que fazem com nossos impostos pagos.
      Obrigado MD por proporcionar direta ou indiretamente a melhora da consciência do povo brasileiro.

  • Luiz Cunha

    A resposta sobre os paises mais caros do mundo entre os citados é a Noruega. Otima dica enviada pelo MD, prá variar o melhor trabalho elaborado para nós amantes do turismo. Parabens para a equipe!

    • patoeconomico

      Obrigado Luiz, fico contente que tenha gostado do texto e do trabalho!

  • Sabe de um site que mostra quando é baixa temporada? ou um que mostra o histórico anual do preço de um determinado hotel?

    Obrigado.

    • Flávia

      noossa, histórico anual de hoteis seria show!!

      • patoeconomico

        Não conheço. O mais próximo disto é o "ibismomotro" do viaje na viajenaviagem do Ricardo Freire, que lista os hoteis da rede ibis mês a mês;. Mesmo, assim, acho o trabalho falho pois ele considera o preço sem descontos. Por exemplo, ele lista o IBIS de Amsterdam a 174 Dólares. Eu consegui um Hotel bem melhor, agora em Abril, no Priceline por 70 dolares, com taxas.

        • Sheila Sbruzzi Oliveira

          Parabéns Ernesto e MD.
          Obrigado por compartilhar !

          Sucesso Ernesto!
          Abraços
          Sheila e Vitor.

          • patoeconomico

            Sheila e Vitor, obrigado! Compartilhem nosso artigo no face!

  • Depois que ele colocou isso para Florianópolis
    Volkswagen Golf 1.4 90 KW Trendline (Or Equivalent New Car) 50,260.00 R$

    ….

    Ai perde a credibilidade

  • guih

    louco para ir ao peru, mas as passagens não ajudam

    • Adhjr

      Veja passagens pela taca estava 253 dólares ida e volta para Lima saindo de Sao Paulo

  • Alexandre

    Surpreende-me, isso sim, que 10% das pessoas considerem seguro andar à noite em SP.

    Esses 10% não devem andar de verdade em SP, pois não conheço ninguém que ache realmente seguro andar de noite na cidade.

    E isso que SP é uma das capitais com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes do Brasil.

    Mais surpreendente é ter gente vindo aqui defender uma das capitais mais violentas do Brasil…

    Só gringo insano vem do primeiro mundo pra fazer turismo no Brasil.

    • Camila

      Devem andar na Vila Madalena. Eu andava e achava tranquilão! 🙂

    • patoeconomico

      Eu sou de Sâo Paulo, e com um pouco de atenção da para andar traquilo nos bairros de classe média em geral. Não que seja uma maravilha, mas não acho tão ruim assim, e fazem pelo menos 10 anos que não fui assaltado ou furtado. O unico problema que tive foi um carro furtado, estacionado na rua, há 8 anos.

    • fnd1

      Saia um pouco de casa, pare de assistir sensacionalismo. Saio frequentemante a noite na regiao central/oeste. Nunca tive problemas.

  • marcia matos

    Se vinherem a Fortaleza, venham somente com a roupa do corpo! Aqui voce sera assaltado ou roubado ou morto com certeza! A cidade esta péssima, no que disrespeito a segurança publica e outras coisas mais…

    • Percebam que o problema da violência não exclusividade de um ou dois estados. Curitiba é tão violenta e perigosa como qualquer lugar do país hj em dia….depois reclamam do "olho por olho, dente por dente…" Essa é a tendencia, já que não existe uma politica de segurança pública que se prese! esta na hora de mudar minha gente…

    • INGRÊZ eu não manjo, mas PORTUGUÊIZ eu sou mestre!

  • batata

    tem que ser muito trouxa pra pagar 197 reais num fish and chips em Londres…

    • Bernrdo

      Matéria foi mal escrita, vc não paga 197,00 reais num prato fish and chips, no máximo 6 libras.

      "Com alguns cliques você verá que uma refeição num bom restaurante para duas pessoas custa R$ 72 em Lima e R$ 197 em Londres! E, acredite, um Ceviche Limenho é muito mais saboroso do que um fish and chips! "

      O que ele deve ter tentado escrever é que no geral um restaurante em Londres é mais caro que em Lima e usou exemplo tosco de comida local.

      • Gente, o lance do fish and chips foi só uma piada! =)

        • patoeconomico

          Claro que foi, mas é certo que um restaurante em Londres é mais caro do que em Lima, e em geral bem pior…

  • Bruno Carneiro

    Segundo o Indice BIG MAC que pelo preço dos Big Mac de todo o mundo compara o custo de vida nos países, o país mais barato é a Índia, como informado no post. Só que lá não tem Big Mac, pois a vaca é sagrada na Índia e eles usam como comparação um sanduiche de frango semelhante. Tirando a Índia o país mais barato disparado é a África do Sul.
    Estive lá no ano passado e comprovei. Tudo é muito barato. Até mesmo itens de grife de luxo das melhores marcas de roupas e bolsas europeias são tão ou mais baratas que nos USA. Alimentação, nem se fala. Lá você encontra frutos do mar deliciosos em restaurantes renomados e uma conta de 2 pessoas com 1 garrafa de vinho da África do Sul (que é delicioso) saia por R$ 80,00. Inacreditável!
    Da próxima vez que forem viajar para passear e comprar…. Deixem de lado Miami e NY e optem pela Cidade do Cabo… tenho certeza que não vão se arrepender.

    • EDUARDOPGALVAO

      O lugar mais barato que já estive é o Vietnã.. mas muito barato mesmo, inclusive os excelentes passeios.

      Lá, com US$ 100 você faz a festa.

      Ah, e com muita comida de qualidade.

      • patoeconomico

        Eduardo, porque voce não passa as dicas do Veitnam para os leitores do MD? ACho que muitos gostariam de conhecer, e as promos estão tornando a Asia cada vez mais acessível.

  • Flávia

    Que ótimo site!! Obrigada MD!! Amei!!

    Achei que bateu na minha cidade, a maioria das coisas, estou pesquisando lugares em que já fui e acho que está bem coerente. Mais uma ferramenta para as minhas viagens!! Valeu!!

    • patoeconomico

      Obrigado por ter apreciado, fico contente!

  • Marcelo

    O problema do numbeo é oferecer custos médios, não leva em consideração vários fatores(região, temporada), o priceoftravel.com não tem tudo indexado como o numbeo mas pega muito mais exemplos e oferece uma visão muito mais ‘mão na massa’ dos custos que vale a pena ver.

  • izabella

    Adorei as dicas!! Muito bom mesmo!!! MD vocês são demais =)

  • Gustavo Sousa

    Já tinha visto esse site, mas é mais voltado pro custo para viver nesses lugares que é bem diferente do custo que temos quando estamos viajando. Mas de qualquer forma pode ser utilizado como uma fonte de informação.

  • Muito boa dica do site!

    A verdade é que podemos fazer uma viagem pro mesmo lugar gastando valores bem diferentes. Em 2012 passei 32 dias na europa, visitamos 10 cidades, 5 países e gastamos 19 incluindo passagens, hoteis e alimentação (para 2 pessoas). e ja passei 20 dias nos estados unidos e gastei 31mil. Depende muito de como você vai fazer sua viagem.

    • Ernesto, o Pato

      Claro, o que voce vai gastar na viagem, depende do seu padrão de hoteis, de comida, se vai usar taxi, onibus, ou guia. Mas, que há diferenças entre os paises, há!

  • Fernando

    Tem muitas informações erradas no site, não da pra se basear muito por ele. Coloquei a comparação entre Floripa e Fort Lauderdale na na florida ( eu moro nessas 2 cidades) e não bate em quase nada os preços, a comparação entre os carros mesmo foi absurda, o modelo novo golf 1.4 que eles utilizaram como exemplo custa a partir de 46.000 reais aqui em Fort lauderdale, já em floripa, ele não sai por menos de 73.000 reais da concessionária, e no site, indica que o carro custa 50.000 reais nas 2 regiões!

  • Fabíola M

    Olá Denis Carvalho, queria muito uma ajuda sua. Estou planejando minha viagem de lua-de-mel para o CARIBE para junho de 2015, só que, pesquisando as promoções postadas aqui em 2013 e as de 2014, vi que o mês de junho nunca foi contemplado com tais promoções, SOMENTE OS MESES DE MARÇO/ABRIL/MAIO. Pela sua experiência, é isso mesmo? Junho não é um mês propício para promoções para o CARIBE? Vc acha que devo considerar mudar o plano de viagens para MARÇO/ABRIL ou MAIO?? POr favor, me ajudeeeee.

    • Leila BMDC

      Não só por causa do preço, mas da temporada de furacões e chuvas, acho melhor ir para o Caribe em março/abril, se possível.

    • Pedro Garcia

      Junho começa a ficar proximo da alta temporada (verão) no hemisferio norte e as promoções ficam mais escassas, no entanto é possivel encontrar. Em 2013 fui de São Paulo para Miami por 900 reais ida e volta em junho, meu primo comprou na mesma data por 600 reais aproximadamente. Você pode procurar uma passagem para um destino próximo e comprar outra para o destino final, as vezes fica com um preço melhor.

    • Fabiola, acabei de voltar de Cancun e março/ abril são meses ótimos. Vai na fé e boa viagem!

  • Bruno Lima

    Caramba, como Roma é cara viu! Tô lascado, hahahaahaha!

    • Ludyni Sampaio

      Bruno!

      Somos dois!

      Vou para Roma, Paris e Madri esse ano …
      No total 21 dias!

      Valores altissimos!

    • Leila

      Somos três! Meu sonho de consumo é ir à Roma…e eu vou…rs

      • Carla

        Somos quatro!! Sonho de uma vida que vou realizar esse ano com fé em Deus,

  • Iris Sunshine

    Adorei o post.
    Muito interessante todas as informações nele listada.
    Obrigada.

    • patoeconomico

      Obrigado a voce, por compartilhar !

  • Discordo sobre o México ser o mesmo preço do Brasil. Vai pra Cancun pra ver… rs
    Mas, claro, comentando apenas por comentar, já que o preço depende da cidade mesmo.

    • Ariane, você foi apenas pra Cancun ou foi pra Cidade do México também?

  • Letícia

    Fui à Noruega ano passado e realmente quase infartei com os preços!
    Resultado: foi a primeira viagem que perdi peso (comia as vezes)!
    O bom é que depois dessa viagem tudo parece barato comparativamente!

  • Ernesto, o pato

    Iris, obrigado!

  • Rodrigo

    Sensacional! Valeu por esta garimpagem na net.

  • josival

    Coisas que nós não estamos preocupados mas que é a mais cruel das realidades no nosso país:
    Publicado no jornal El Tiempo de Bogotá em 27/01/2014: Las ciudades más violentas del MUNDO:
    1º – San Pedro Sula (Honduras) – 187,1 / 100.000 ha.
    2º- Caracas (Venezuela) – 134,3 / 100.000 ha.
    3º- Acapulco (México) – 112,8 / 100.000 ha.
    4º – Cali (Colombia) – 83,2 / 100.000 ha.
    5º – Maceió (República das Alagoas, Brasil) – 79,7 / 100.000 ha.

    Ainda tem muitos brasileiros que come carne de pescoço e arrota caviar.

  • silvio sandro

    MD….cada vez vocês se superam….Parabens por tantas dicas. Ja virou uma “”terapia”” ler as notícias sobre viagem antes de dormir…Viajo junto com vocês! ! Silvio RJ.

    • patoeconomico

      Silvio, obrigado!

  • Excelente dica! Como sempre o Melhores Destinos surpreendendo e auxiliando a tornar nossas viagens mais bem planejadas e econômicas! Muito obrigada, acompanho há bastante tempo e indico sempre para os amigos. 😉

  • AMEI esta dica. Ainda não conhecia! Mês que vem embarcamos para Ásia com aquela promo da Delta! Os preparativos estão a mil, dica certeira! o/

    • patoeconomico

      Aproveite bem, se voce quiser algo sobre Singapura Tailandia, posso ajudar.

  • Vacma

    kkkkkkk…há tanta gente enciumada nesse Brasil! Àqueles que "detestam" Recife: farão um enorme favor em não mais visitá-la. A insegurança e imundície são um reflexo de vocês. Tão longe estejam, mais segura e limpa Recife estará. Não há complexo de "grandeza", mas um respeito à cultura local que poucos têm (digam de onde são e relatem o que têm de cultural em suas cidades), afinal são poucas as cidades e estados brasileiros que podem ter tanto orgulho de tudo que conquistaram até então. Agora, se ciúme, inveja, inconformismo e achismo é para os pequenos, eu tenho mania de grandeza. Recifense e pernambucano com muito orgulho!

  • Mafiosa1

    Prezado autor,

    No primeiro parágrafo, o que vc quis dizer com: " ..o custo de vida local pode tanto ser uma boa surpresa, como GERAR O VELHO… "

  • patoeconomico

    Que, as vezes voce se sente mal ao converter os valores em um destino caro, quando ve o que conseguiria fazer com o mesmo dinheiro no Brasil. Este é o signficado de "quem converte, não se diverte"

  • Como sempre, mais uma dica imperdivel! Estao de parabens!!

  • Os valores apresentados em Vitoria (ES) estao bem proximos a realidade! Otimo site!

    • patoeconomico

      Obrigado, fico contente que tenha gostado da nossa matéira!

  • Sione

    Parabéns pela matéria, gostei, vou aproveitar e usufruir das informações dadas!!

  • patoeconomico

    Obrigado!

  • José Eduardo

    Olha com relação a Europa o custo é alto! não fui para o Reino Unido,más Paris é bem cara!
    Amsterdam foi uma boa surpresa! Numa das rua principais de Leidenplatz,que é uma bairro turístico,cheio de restaurantes,comi uma costela ao molho barbecue por 9,90 euros e á vontade quanto vc agentasse comer RS RS!! Nunca vi isso no Brasil!! Só que a qualidade da costela não era uma Apple Bee ,más estava boa!!

  • Helena

    Não concordo que a Croacia seja mais barato. Estive em Pula, Zadar e Split, em Junho deste ano, e achei o preço de hotéis e da comida iguais aos da Itália, só que com qualidade inferior.

  • Joaquina Santana

    Boas as dicas. Quanto ao perder a conexão por atraso na alfandega pela quantidade de pessoas na fila e poucos agentes para atender. Como fica? tem indenização?