Qual é a melhor companhia aérea brasileira? Participe de nossa pesquisa!

Denis Carvalho 17 · setembro · 2015

Há tempos o Melhores Destinos oferece o Ranking de Companhias Aéreas, feito exclusivamente por leitores após suas viagens. Após cada viagem, o participante pode dar notas nos quesitos pontualidade, serviço de bordo, check-in, conforto do avião, entretenimento, cuidado com bagagem, atendimento dentro do avião e custo-benefício.

Pesquisa encerrada – veja aqui o resultado!

O ranking já mostra qual são as melhores companhias na avaliação dos leitores, mas ainda resta algumas dúvidas que ele não responde. Uma delas é qual a companhia mais querida ou que têm a melhor imagem junto aos leitores? Qual parece se preocupar mais em oferecer conforto? Qual parece oferecer passagens mais baratas.

Para responder a estas questões e traçar um perfil sobre a imagem de cada companhia aérea segundo nossos leitores, lançamos essa pesquisa inédita. Nela você poderá opinar sobre a visão que tem sobre cada companhia, mesmo que nunca tenha viajado com ela, pois o que queremos saber é sobre a imagem que cada uma tem junto à nossa comunidade.

Participar é rápido e fácil! Basta selecionar as opções de acordo com sua preferência! Na semana que vem divulgaremos os resultados! Participe:

Pesquisa encerrada – veja aqui o resultado!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Fabio Vilela

    Dificil …

  • Jonathan

    Feito!

  • Ivan Aguiar

    A pior eu tenho quase certeza… A GOL… vai lanternar de Goleada… pior atendimento, pior serviço de bordo, um dos piores programas de milhagem atualmente, a minha última opção na hora de comprar passagens para dentro do Brasil.

  • Leandro

    Infelizmente a GOOL deixou de ser o que era antes.

    Tenho me surpreendido positivamente com a AVIANCA.

  • catvampiro

    Vamos ser coerentes, afinal espero que a pesquisa sirva pra alguma coisa!

  • catvampiro

    Faltou a pergunta: Qual pior programa de milhagem das principais cias aéreas brasileira na atualidade? Resp: SMILES

    • Diego

      hahahahaha olha o frustrado ai novamente

    • Isso é tema para uma outra pesquisa! Em breve… 😉

      • catvampiro

        Quando eu fiz essa pergunta, sabia que você ia responder isso Denis. Transmissão de pensamentos!

      • Márcio Sampaio

        Denis, acho que vocês poderiam dar destaque, nesta pesquisa, que as respostas devem se basear na atividade-fim das empresas: transporte aéreo. A questão do programa de milhagem é importante, e até pode ser o indicativo principal da escolha de qual empresa voar, mas ela não afeta diretamente a questão da qualidade do serviço em voo, atendimento, malha, etc., oferecidos por cada uma.

        • Hermes Hs

          Mas se ele quer saber o que leva o cliente a escolher a cia a pergunta vale sim. Uns escolhem pelo preço e outros não deixam pela fidelilade ou pelo programa de milhas!

    • Gustavo Alcântara

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • catvampiro

    Faltou a pergunta: Qual pior programa de milhagem das principais cias aéreas brasileira na atualidade? Resp: SMILES

  • Renato ADM

    Pior de todas com certeza é a GOL e seu lixo de programa de fidelidade SMILES.

  • Renato ADM

    Pior é a GOL

  • Paulo Fillipe

    O que falta no Brasil é uma regulamentação da ANAC para termos empresas low-coast. A ANAC exige que as companhias ofereçam muitas coisas que são desnecessárias ou que poderiam ser compartilhadas entre elas ou que o aeroporto deveria oferecer. Também não limita preços abusivos e exorbitantes. Com uma regulamentação, caso a companhia atendesse a critérios e obrigações pré-definidos, ela poderia operar como low-coast.

    Enquanto não temos uma low-coas, para mim, a melhor é a Avianca: possui maior espaço entre poltronas que as concorrentes (para quem tem mais de 1,80m, é algo excelente); serviço de bordo bom; atendimento muito bom; programa de relacionamento com bons valores para resgate. Mas possui dois pontos negativos: pouco número de voos e poucos cartões parceiros no programa de relacionamento.

    A Azul também é muito boa (possui o melhor serviço de bordo, na minha opinião), mas, dependendo do seu destino final, você faz muito pinga-pinga.

    A Tam fica no meio termo: tem muitos aspectos positivos, alguns negativos, mas o preço quase nunca é justo, o que a coloca para baixo.

    A Gol quer operar de “low-coast”, mas os preços não condizem com o que oferecem. E, o pior ponto dela, tem um programa de relacionamento que deveria mudar o nome para programa de término de relacionamento.

    • catvampiro

      Confesso que fico p… da vida quando as pessoas questionam sobre essa agência… O que nós sabemos é o seguinte: Quem sustenta a ANAC são as cias aéreas, logo, você acha que a ANAC vai fazer alguma coisa em benefício do cliente? Eles tão lá preocupado com o que a cia tal vai fazer com o cliente? Claro que não! É tudo uma máfia e quem paga a conta somos nós.

      • Paulo Fillipe

        Sim,
        claro! Concordo contigo (não quis entrar no mérito, pois é uma discussão muito complexa e inócua). Assim como em diversos outros seguimentos no nosso país. Temos espaço e condições para ter malha ferroviária por todo o país. Geraria empregos a curto prazo (na construção dessas ferrovias) e desenvolveria os
        interiores do nosso país com turismo e acesso a educação, saúde etc. O cursos de transporte de alimentos cairia e o desperdício no deslocamento desses também diminuiria, o que também acabaria com diversos problemas sociais. Trens elevariam muito nosso país economicamente. E por que não o fazem? As diversas montadoras (todas de origem estrangeiras, de países “maravilhosos”) nunca permitiriam isso. Nós ainda somos uma colônia, porém, de diversos países.

        Triste realidade.

        • catvampiro

          Paulo, meu comentário não foi nada pejorativo a você viu? Mas confesso que tenho um certo repúdio por esse nome… ANAC… Porque eu sei muito bem como funcionam as coisas por lá… E quando vejo as pessoas falando, a ANAC não faz isso, ou vou reclamar na ANAC, fico p da vida… Infelizmente eles são “patrocinados” pelas cias aéreas (principalmente as maiores) que mandam e desmandam… Enquanto a ANAC só obedece e finge que trabalha!

          • Henry

            Eu até concordo que as aéreas são quem realmente mandam lá na ANAC… mas não deveria ser assim… como não deveria ser na ANATEL (que é mandada pelas telefônicas) na ANEEL (que é mandada pelas empresas do setor elétrico). ANS, … etc..
            Estas agências reguladoras, na verdade, só fazem é criar PORTARIAS (que para nós soam mais como porcarias) que tentam limitar os direitos do consumidor.. com multas e penalidades ridículas para as empresas reguladas e que, mesmo assim, não pagam multa nenhuma porque ficam recorrendo “n” vezes…
            Nem perco tempo com estas agências reguladoras.. vou logo para a Justiça e resolvo tudo por lá… quase sempre dá certo…
            Estas agências são verdadeiros balcões de negócios das empresas, são cabides de emprego de políticos e suas turmas… e custam caro ao contribuinte..
            O Brasil seria muito melhor se TODAS fossem fechadas…

          • catvampiro

            Fechadas? Como? E os “bancos de empregos”… Digo, “cabides”… Quem trabalha nelas? Alguém que você conhece? Pode até ser num cargo menor… Mais quero ver quem são os “grandões”… Por isso não vão acabar jamais… Assim como os ministérios, vão acabar? Infelizmente estamos num país onde só Deus será por nós e o resto que se dane.

      • Kassio

        Você está muito enganado, a ANAC pode ganhar dinheiro somente com multas, e digo com toda certeza que ela não alisa as CIAS não. É logico que a muita falta de fiscalização por parte dele, eles só fazem atuação por visitas periodicas, denuncias ou alguma coisa grave que chama a atenção. Falo porque conheço o sistema interno!

    • Kassio Barbosa

      Concordo com suas palavras!

  • Gabriela Rezende

    Só tenho uma certeza: a Gol é a pior disparada.

  • Delleon Fernando

    A GOL é a pior em todos os sentidos. O programa de milhagem, que geralmente é usado para fidelizar clientes, tem sido usado para fazer o contrário – espantá-los.
    Em minhas últimas pesquisas, para minha surpresa, encontrei trechos domésticos para o ano que vem por APENAS 36 mil milhas, por trecho.

    O serviço de bordo, praticamente inexistente, é justificado pela Gol como forma usada para oferecer preços baixos aos clientes, o que na verdade é uma mentira – basta comparar os preços entre as 4 empresas (em voos diretos) para ver que os valores praticados pela Gol são iguais ou maiores que nas demais empresas.

    Outros fatores contribuem para que a Gol, com merecimento, ocupe a última posição no ranking das empresas aéreas. As filas para despachar bagagens, pelo menos aqui no DF, são quase que quilométricas (hipérbole), isso porque o chek-in já fora feito on-line ou nos totens.

    A Avianca, por sua vez, tem sido uma grata surpresa. Aeronaves confortáveis, com entretenimento (nos A-319 e A-320), serviço de bordo satisfatório, tripulação cordial, e o principal, preço justo.

    • Renato ADM

      As duas melhores são mesmo a AZUL e AVIANCA pena que nem sempre os preços delas sejam os melhores.

      • catvampiro

        Mesmo os preços não sendo os melhores sempre, compensa as vezes fazer as continhas e ver o que saí melhor… Sinceramente eu viajo de GOL se ela estiver no minimo 100 reais menos que qualquer outra e se o horário/rota for a melhor dentro da minha necessidade… Caso contrário não!

        • Renato ADM

          Concordo.

  • Bruno

    Finalmente pude me vingar desse lixo de Companhia aérea chamada GOL

    • Renato ADM

      GOL E SMILES puro lix0.

  • Edson Netto

    A Azul pra mim é a melhor em serviço de bordo e aeronave, mas em preço…
    Minha namorada mora em Salvador e eu em Vitoria, VIX – SSA tem uns dos trechos mais caros que já vi dentro do Brasil. Em 2012 eu conseguia voos por 250 ida e volta, hoje em dia conseguir um voo por menos de 600 reais é soltar foguetorio, já que só tenho condição de viajar em finais de semana ou feriados. A Azul cortou todos os voos que eu usava. Conclusão, na sua maioria uso a GOL por causa dos horarios dos voos e algumas vezes o preço, mas dizer que alguma cia no Brasil é low-coast, é sacanagem. Só pra terminar meu desabafo, pq diabos uma passagem pra SSA custa 5x mais do que uma pro RJ? por causa de 20 minutos a mais dentro do avião? Sinceramente, VIX – RJ custa em media 120 reais, pra salvador só pq é no nordeste custa 600. Não entendo o calculo desse povo, mas tenho certeza que combustivel não é uma variavel pra eles uhauhauhahuuha

    • catvampiro

      Custa mais caro porque a rota é menos procurada, ou seja baixa demanda preço mais alto simples assim. Enquanto Vitória x Rio tem inúmeros vôos o trecho Vitória x Salvador tem menos opções, ou seja o que tende encarecer o serviço. Mas te asseguro, só pelo fato de namorar uma baiana já compensa todo investimento fica a dica!

  • Wescley Lima

    Feito! Azul e Avianca são as únicas que oferecem um pouco mais de conforto e bom atendimento aos passageiros 🙂

  • Victor Akl

    Eu particularmente nunca viajei de AZUL, sempre que vou pesquisar preços caiu da cadeira com os preços! Haha

    • catvampiro

      Só caí da cadeira por que ainda não “experimentou”…

      • Victor Akl

        Haha!

        Prefiro pagar mais barato e viajar do mesmo jeito! 🙂

    • Wescley Lima

      Quando voar com eles vai perceber que é uma das melhores no quesito conforto e atendimento. Ah e no entretenimento também. 🙂

      • Victor Akl

        Mais os preços……….

        • catvampiro

          Pesquisa direito, as vezes tem uns preços bons…

          • Victor Akl

            Bons preços só se for de grandes cidades! De Goiânia NÃO 🙂

        • Wescley Lima

          Realmente nem sempre são os melhores. Mas aqui em BSB nos trechos q voo sempre tem boas ofertas. Mas é como o @cat@catvampiro:disqus falou, procura direito. As vezes em dias de semana consigo boas ofertas e sem ter nenhum promoção anunciada. Sem falar que quase sempre vc consegue voucher de pelo menos 50 reais pela internet. 🙂

          • Victor Akl

            @we@wescleylima:disqus vou pesquisar! Ou melhor tentar 🙂

          • catvampiro

            As vezes o trecho Goiânia / Brasília tá de 39, 49, 59… Daí tu pode tentar combinar uma saída de Brasília por exemplo… As vezes rola uns vouchers de 50 de desconto… Já dá uma reduzida legal… O importante é viajar!

          • Wescley Lima

            Pois é! Vai que dá sorte. Tenho um amigo que vai fazer os trechos GYN-CNF e GYN-GIG e foi mais barato comprar pela azul. Comprou ontem e vai voar em outubro.

          • Victor Akl

            Quero ir em Belém! 🙂

          • catvampiro

            Rpz esse fim de semana que passou tinha SP-BELEM-SP por 198,00 + taxas…

          • Victor Akl

            SP qual aeroporto?

          • catvampiro

            Guarulhos

          • Wescley Lima

            @vic@victorakl:disqus como GYN-BEL não tem voo direto; poderia ser uma boa ideia comprar separado GYN-SAO ou GYN-BSB e depois dessas duas cidades vc compra separado o voo pra Belém. Lógico que com um tempo razóavel pra dar tempo fazer outro check in, e considerando eventuais atrasos. Meus amigos que moram ai em Goiânia quase sempre voam pelo aeroporto de Brasília pois sai mais barato.

          • Kassio

            Voos saindo de GYN para o NORTE e NORDESTE são muito caro, as vezes compensa mais vc ir para BSB que a 150 km de GYN e de lá ir para o NORTE e NORDESTE.

            Ou até mesmo para SAO!

          • Victor Akl

            @wes@wescleylima:disqus vou pesquisar aqui! para o RJ 🙂

    • Everardo Menezes

      Eu também Victor! tenho um sonho é viajar pela azul! Sou professor universitário não tenho dinheiro para viajar pela azul.

  • catvampiro

    Acho que o frustrado aqui é você, que não deve saber do assunto e vem aqui falar merd… nos comentários dos outros. Se manca!

    • Gilberto Martins Dos Santos

      Bom , já fiz 3 viagens internacionais com ela pagando 4k e 5k por trecho .

    • Franchesca Cardinalli Restrepe

      vc vai deixar ele te humilhar assim ? em publico ? na frente de todo mundo? que vergonhaaaaaaaaaaa

  • Fabiana

    A Pior: GOL
    Mediana: AVIANCA
    A Melhor: AZUL
    A mais cara: TAM e deixa a desejar !

    • catvampiro

      O chekin doméstico da TAM no aeroporto de Guarulhos é um lixo. Só pra ter uma idéia parece uma feira livre, alguns funcionários gritando, uma bagunça só.

      • Renato

        Ha funcionario ficar na frente da fila,cara dela fala assim,nao me pergunta nada,nao estou em emoção pra trabalhar hoje.KKKKK…

  • Frank

    Eu devo ser o único no Brasil que prefere a Gol a TAM, não é possível.

    Espero que esse ranking mostre que a TAM é a pior companhia aérea do Brasil. Quem se preocupa com segurança de voo, jamais escolheria a TAM. Como pra mim o que mais importa é que eu chegue com segurança no meu destino, a que mais me apetece, nesse ponto, é a Gol, sem sombra de dúvidas.

    Querem serviço de bordo? Paguem por isso. Fico de cara com esse povo que acha que companhia aérea tem obrigação de alimentá-lo. Não. A obrigação da companhia aérea é te levar em segurança e pontualidade de um ponto A ao B.

    O melhor e menos burocrático programa de milhagem é o Smiles: tem excelentes companhias áreas como parceiras, tem menos categorias, mais facilidade de conseguir upgrade, você resolve tudo pela internet ou aplicativo. Além disso, com relação ao acúmulo de pontos, a Gol, diferentemente da TAM, te permite acumular pontos pelo que você paga na passagem. Por exemplo: se eu comprar uma passagem no valor de 700 reais na tarifa flexível da Gol, ganharei 2.100 pontos; ao contrário, se eu comprar a mesma passagem na TAM, na tarifa TOP, ganho apenas 1.500 pontos.

    Odeio burocracia. E hoje, ninguém vence a TAM nesse ponto. Tudo você tem que ligar. Até pra simular pontos com parceiras aéreas. Acho uma perda de tempo e dinheiro.

    Enfim, espero que esse ranking acabe com esse endeusamento da TAM no Brasil.

    • Magnus

      Concordo em parte com a sua opinião,Frank. Acho que o serviço, realmente, deixa a desejar pelo preço pago, tendo em vista que a diferença entre os preços praticados pelas outras companhias, geralmente, não é tão grande. Porém, em relação ao programa smiles, concordo com você, uma vez que tenho conseguido gratas surpresas, levando em consideração que moro em Natal e aqui não é um local muito privilegiado em relação a preços de voos. Já consegui ir e voltar de Buenos Aires por 10.000, Rio de janeiro por 14.000 (também ida e volta), Salvador-12.000- além de coseguir algumas ofertas de compra de milhas com até 70% de desconto.

  • Jonathan

    A melhor é a GOLLLL!!!!!!!

    • Renato ADM

      SQN

  • André Xori

    Vejo muita gente falar mal da GOL aqui, porém, acho que isso depende muito do perfil. Eu viajo toda semana e a única CIA que me atende 100% em horários de voos e preços atrativos é a GOL.

    A TAM tem horários péssimos para o ES e o preços das passagens são muito mais caros. A AZUL cancela voo mais que tudo. A Avianca infelizmente não voa pra cá (mas já voei em outras oportunidades e é excelente. Porém não tenho um perfil bem delimitado sobre eles em relação a preços e horários).

    Entrar no mérito de programa de milhagem acho que não vem muito ao caso.

    • Henry

      Pessoal da Gool fazendo hora extra ki no MD….rsrs

      • André Xori

        Sou não, cara. hehehe Sou apenas justo 🙂 Juro! hehe

        • Renato ADM

          Me engana que eu gosto equipe GOL/SMILES.

    • André Santos

      Sou usuário do trecho Rio x Vix com frequência e só a GOL me atende razoavelmente bem.

    • philip

      O que eu acho muito bom da Gol é a praticidade para mudar voo de ponte aérea SP-RIO pelo aplicativo. Hoje em dia se estiver mesmo preço vou com ela por isso pq com o trânsito de SP vc é obrigado a chegar muito antes no aeroporto. Mas em voos mais longos que dão mais milhagem, tento optar pela TAM, pelo programa de fidelidade ser infinitamente melhor.

  • Alberth Amorim

    Voei GRU-MAO-GRU por R$ 120 pela Gol, um amigo comprou SSA-GIG-SSA por R$ 75 pela Gol, nas rotas que eu procuro e viajo , a Gol é a que tem geralmente o menor preço, acho que o que importa é o avião decolar e pousar em segurança.

    • Victor Akl

      (2)

    • Victor Akl

      Eu quero saber de viajar! Haha

    • Henry

      Plantão Marketing One Seven One – Presente!!!!!!!!!!!!!!

    • Renato ADM

      Em que ano foi isso? Se nem BSB X SAO é esse valor?

    • luis

      Esse foi bug da cia,não é preço normal

  • Henry

    Poucas vezes vi duas unanimidades tão grandes no Brasil:
    – Pior Cia. aérea: Gool….
    – Pior presidenta: Ela…

    • euler

      Pra quem tem memoria.
      Pior cia WebJet
      Pior presidente: Sociologo de Higienopolis.
      Ta com saudades do FMI?

    • Da Silva

      Pior Companhia = Fly linhas aéreas
      pior Presidente = O principe das astúrias que vendeu tudo a troco de banana.
      imagine o cenário caótico; Fly, webjet, BRA , FHC e FMI

  • Ozeias Souza

    Olha, só viajei pela TAM uma única vez, mas a GOL só me decepciona no programa smiles, mas já fui a Cordoba, Buenos Aires pagando 20 mil milhas em 2013. Hoje não compensa mais. Pórem nunca um voo que eu pegasse GOl atrasou, uma vez em uma tempestade no RJ. ( Julho de 2012) eles pagaram hotel para todos os passageiros, alimentação. Tudo muito bem organizado. As cias aéreas deitam nas nossas costas pelas falta de concorrência.

  • Mariah Rafaela Silva

    É tão frustrante voar pela Gol… Atendimento muito ruim (descortês, mal-educado, relapso), funcionários rudes com os passageiros (já presenciei no aeroporto de Natal funcionários zombando de uma cliente obesa sem se importar com outros passageiros que presenciavam o desrespeito), um linguajar inapropriado com o cliente em bordo (por incrível que pareça, o excesso de informalidade é prejudicial a qualidade do serviço prestado), preços surreais (recentemente pesquisei voos de Manaus para o Rio e não encontrei nenhum voo por um período de 25 dias de pesquisa que custasse menos de 800 reais ao passo que em outras cias como Azul e TAM as passagens estavam em torno de 350-450 reais o trecho), falta de zelo e cuidado com o passageiro que desembarca pela cia e busca informações (em Salvador, ano passado, ao pedir informações sobre meio transporte mais em conta a uma funcionária a mesma se limitou a dizer: “não sei, pega um táxi” sem ao menos olhar para meu rosto ou me cumprimentar – um “bom dia, senhora!” faria muita diferença. Numa outra ocasião, em conexão em Brasília, fui me informar sobre meu voo para Manaus e fui sumariamente desprezada pela equipe em terra), uma amiga transexual me contou que ao se identificar para o check-in o funcionário riu quando ela deu a identidade e gritou em voz alta seu nome de batismo expondo-a ao tipo de constrangimento desnecessário em Congonhas, e para concluir essa longa postagem, me perdoem, há o fato do programa de milhagem recompensar muito mal aos passageiros que optam ao voar pela Gol ou cias parceiras (realizei 4 voos pela Air France KLM entre Brasil e Europa no início deste ano e, pasmem, foram creditados inacreditáveis 7.486 pontos pelos 4 voos!). Enfim, por essa e outras que decidi não voar mais pela Gol. Espero não soar arrogante mas se pagamos, o mínimo que devemos receber em trocar, além do deslocamento aéreo, é respeito e cordialidade!

    • catvampiro

      Triste, mais uma realidade… A empresa remunera mal os funcionários, logo não se pode exigir muita coisa… O problema vem de cima essa é a verdade. Quem trabalha nesta cia vive desmotivado por inúmeros fatores desde dos baixos salários até o descaso com o cliente que acaba chegando no funcionário também. Infelizmente a Gool queimou o nome da Varig…

      • Mariah Rafaela Silva

        Eu realmente lamento. Não me considero expert em assuntos aéreos , mas preciso voar com frequência. Meu primeiro voo na vida foi pela Gol entre SDU- CGH, isso em 2007. Guardo boas lembranças daquela manhã ensolarada no Rio e todo visual extravagante o qual só quem já decolou ou pousou em SDU sabe dizer. Infelizmente com o passar dos anos, os serviços, a qualidade do atendimento, a dinâmica da empresa foram piorando e frustrando os passageiros que gostavam da Gol. Meu suado dinheiro essa empresa não terá mais!

      • Cristiano

        Se todo prestador de serviço, mal remunerado, resolver praticar um atendimento de 2a. categoria, onde vamos parar? Baixo salário, não é desculpa para um atendimento de má qualidade.

        Respeito sua opinião. E a minha é a seguinte: Não pago para ser mal atendido, quiçá aceito ser mal atendido. Quem estiver insatisfeito, que peça demissão e vá fazer outra coisa.

        • catvampiro

          Não falei isso… Eu falei que o problema é de cima e não de baixo… Porém como o problema vem de cima acaba atingindo em baixo… A empresa por sí só é de 3a categoria…

    • Hermes Hs

      Estou completamente abismado com isso. Mas não concordo com o que nosso amigo @catvampiro:disqus disse, que isso é por conta dos baixos salários (MINHA OPNIÃO). Acredito que a empresa não seleciona muito bem seus colaboradores, de modo que, se a pessoa aceitou trabalhar já estava ciente da remuneração, e que esta será corrigida pela inflação como em 95% das empresas.

      Posso até estar descontente, mas atender um cliente é muito mais que isso, é questão de educação e perfil para trabalhar com o público. Minha irmã por exemplo estava com minha sobrinha de colo (1 ano e 1/2 de idade) no GIG, passou na frente para ter atendimento preferencial, e a funcionária insistiu para que ela retornasse ao fim da fila, mesmo argumentando o direito ao atendimento preferencial. Somente após argumentos dela e manifestação de indignação das pessoas na fila, a “atendente” a deixou passar. Enfim…. é uma falta de educação tremenda, antes de qualquer insatisfação com o salários e etc.

      Aí eu leio um relato como o seu e me dou conta que não é raro algo absurdo assim, acontecer na cia.

      • Mariah Rafaela Silva

        Infelizmente, Hermes! A precariedade dos serviços aliada à má formação e falta de cordialidade faz com que coisas absurdas sejam cometidas! E mais grave é que “estamos” tão acostumados a ser mal tratados (em todos os setores de serviço) que tal prática está naturalizada, banalizada. Muitas vezes nem notamos que o atendimento é ruim porque ser ruim é tornou-se padrão, paradigma!

  • kleber silva

    A GOL VAI LEVAR UMA PAULADA,E QUANDO PESQUIZAR PROGRAMA DE FIDELIDADE O SMILES VAI SER HUMILHADO.

  • Clarice

    São todas tão ruins que é difícil avaliar. A Azul, de longe a mais cara, é a “menos pior”, ao meu ver. Porém não tem uma grande malha de aeroportos servidos.

    • catvampiro

      Não tem uma grande malha aérea? Como assim? A Azul chega em tudo quanto é canto, até em Porto Trombetas…Ji-Paraná…em Patos de Minas… Daqui a pouco chegará até aí em Cubatão…. hahahaha

      • Clarice

        Não frequento essas mesmas “quebradas” que você. Muito menos Cubatão.

        • catvampiro

          Clarice, eu não falei que vc frequentava nenhuma “quebrada”… Apenas comentei que a Azul chega onde muitas empresas não.

          • Clarice

            Ela chega mesmo. Mas falta frequência para grandes capitais, por exemplo. Eu não vou ao Ji-Paraná. A companhia é ótima para quem viaja pelos interiores, principalmente de São Paulo.

          • paluzoid

            “Porém não tem uma grande malha de aeroportos servidos”.

            Então conserte sua frase

          • philip

            Isso é verdade, ela chega em muitos lugares, mas principalmente de Viracopos e Belo Horizonte. De resto, a malha dela é fraca. Mas de fato, vc consegue ir a quase qualquer lugar aguardando um monte de horas de conexão.

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      Clarice, a azul está presente em todos os aeroportos que a Avianca, a Tam e a Gol, com raríssimas exceções. Além disso, cobre mais outro tanto de cidades menores que as outras nem passam perto. Um abraço.

    • Fabio

      Ela tem apenas a maior malha de aeroportos servidos do país.

  • Messias Bicca

    Acho que uma pergunta pertinente nesta pesquisa é: “Com que frequência você utiliza o transporte aéreo?”. Se voa pouco, uma experiência ruim com uma das companhias, detonaria o conceito da mesma na pesquisa, sem ser absolutamente verdadeiro. Enfim apenas opinião.

    • catvampiro

      Utilizo o transporte aéreo a cada 11 dias do mês… Ou seja se o mês tivesse 33 dias seriam 3 vezes por mês… Ida e volta seriam 6 vezes por mês… Isso se todos os vôos fossem diretos o que na maioria não é!

  • MARCUS SIMÕES from BRAZIL

    Meu resumo: Andei muito de GOL pelos preços e por seu programa de milhagens. Mas, as passagens estão ficando caras… Na TAM, o serviço e o atendimento são melhores, mas as passagens são caras. Tem melhorado ultimamente! Finalmente, agora em 2015, consegui andar de Azul por ter encontrado um preço bom. Nela, o atendimento, o entretenimento a bordo e a pontualidade são excelentes. Na Avianca, ando pouco, pois seus horários não são dos melhores pra mim. Mas, quando andei gostei das aeronaves, preço e atendimento.

  • Renato ADM

    Agora a G0L infiltra uma equipe de marketing para falar bem dela nos comentários muito sem noçã0 mesmo. Não adianta quem realmente viaja com vcs já sabe como são as coisas.

  • Fefê

    Gol é a melhor na minha opinião. É a que me serve. Viajo semanalmente ao Rio, e se tratando de preço e horários não tem comparações.

  • catvampiro

    somente com multas? kkkk não vou te falar onde e nem como trabalho pra não comprometer… Mas te asseguro com 100% de certeza do que estou falando.

  • Paulo Santos

    Com certeza a GOL será a pior.

  • Gabriel Almeida

    Essa pesquisa vai dar ruim pra Gol…

    • Vinicius

      Português de favela.

  • Maurício Martins

    Eu não tenho nem dúvidas que a pior, disparado, é a TAM. Muito, muito, muito, ruim!!! Apesar das críticas à Gol, nunca tive problemas com a companhia, apesar de saber que ela precisa de melhoras. Agora com a TAM… PÉSSIMA. É boa apenas de marketing.

  • André Meluzzi Dos Reis

    Já cheguei a voar muito de gol (principalmente devido aos preços mais acessíveis, às promoções de passagens compradas e pelo smiles), mas desde o início deste ano, só tenho voado TAM. Os preços da Gol subiram muito e o smiles virou uma piada de mal gosto. A pior companhia, disparada!

  • Luis

    A GOL vai brilhar deste vez!Tudo de ruim,ela nunca vai escapar!

  • Luis

    Nem quero ver a cara da GOL,tudo de ruim que pode imaginar!Agora ela distribui os super mini-snack pra chamar atenção,infelizmente não vai dar!

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Boa noite a todos. Azul é a melhor, disparado.

    Havia alguns meses que não voava com a Tam e me assustei recentemente. Piorou muito a qualidade do serviço, a ponto de achar que a Gol, neste momento, está menos pior que ela.

    Muita sujeira a bordo, atrasos, check-inn correndo a ponto de nem olhar documento. Uma pena.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Denis,

    Boa tarde.

    Permita-me uma observação: a Passaredo poderia ser incluída nesta pesquisa, mesmo com a pequena malha. Na minha opinião, está melhor que Tam e Gol e possui uma frota bem nova.

    Um abraço.

  • Fabio

    Tem gente aqui que continua confundindo low cost com low fare. São coisas diferentes.

    Respondendo à pergunta, depende. Se o passageiro tem nível elite em determinada cia, vai ter privilégios e, portanto, uma experiência melhor.

    No meu caso tenho nível elite na Avianca, Azul e Gol, logo a pior experiência para mim é na TAM.

    Já entre as que tenho nível elite, a melhor experiência é com a Azul, principalmente pela configuração 2-2.

    Agora se a pergunta for feita levando em consideração a experiência em todas sem nível elite, nem preciso pensar duas vezes para dizer que a pior, por larga margem, é a Gol.

    • euler

      Nivel elite em fidelidad para voos nacionais é balela, Ninguem respeita os guichês preferenciais e os idosos fazem cara de bravo por desconhecer a regra por culpa das cias.

      • Fabio

        Felizmente minha realidade tem sido outra.

        • euler

          Parabéns entao.

    • Mariah Rafaela Silva

      Mas a própria Gol e intitula low cost/low fare basta olhar o site da empresa http://www.voegol.com.br/pt-br/a-gol/quem-somos/perfil/paginas/default.aspx. Essa foi uma proposta que no início democratizou as operações aéreas no país. Nível diamante para voos nacionais não faz tanta diferença. Contudo, seria bom mesmo que o respeito e empatia ao próximo fossem regra/padrão para as cias prestadoras de serviços!

      • Fabio

        Ela pode se chamar do que quiser. Mas é fato que ela não é low fare.

  • Henrique

    Eu não acho que a GOL seja tão ruim, acho a TAM pior, com poltronas mais apertadas. Mas Avianca e Azul estão muito à frente de ambas!

  • Elmo Correa

    Cada uma tem sua vantagem peculiar. Não vejo desvantagens em nenhuma, talvez porque não ligo em ser paparicado. Desvantagem é quando a gente precisa e não tem ninguém voando. Acho muito injusto colocar a Gol no último lugar, já que é a que mais utilizo. Na maioria das vezes, quando necessito de uma passagem urgente, é pela Gol que eu vou. E ela faz o serviço direitinho. Em relação ao questionário, faltou questionar várias outras coisas para se construir um ranking que não vai servir pra nada. Mas, por curiosidade e por brincadeira respondi as questões direitinho.

  • Renato

    Qual cia possui atendente pior na terra?A GOL vai ganhar esse premio!A atendente chamada SELMA em GRU,nunca vou esquecer a cara dela!Mal educada,sem profissao,desejo que ela ainda mante o trabalho pra destruir a fama da GOL!

  • Franchesca Cardinalli Restrepe

    Voces deveriam ir presos por odiar a GOL e amar a avianca , copa, taca , lan , a maioria de vcs nao entendem que essas companias aereas nao tem a mesmo custo tupiniquim que tem a gol, todas querem enterrar a gol e depois aumentar o preço, os indios latinos nao gostam de voce brasileiro, nunca gostaram, eu sei o que falo, vendo para muitos deles em muitas cidades diferentes, conheço eles melhor que os brasileiros , eles so pagam porue precisam de mais produtos mas eles odeiam pagar, sao falsos, perigosos e 1000 vezes mais nacionalistas que vc brasileiro

  • Filipe

    Unica coisa de Avianca que nao gosto é ELA NÃO OPERA EM CNF!

  • Caio Martins

    Respeito sua opinião mas tenta resgatar passagens com o Smiles pra sentir a pressão… rs

    • Frank

      Já resgatei e não tive problema algum.

      Consegui passagem de Brasília para Copenhague, para o dia 20/11/2015, pela Alitalia, por 35 mil milhas. Mas, como mudei meu roteiro, cancelei a passagem.

      Consegui comprar passagem pela Alitalia, de Roma para Moscou, em voo direto, por 12.500 milhas para o dia 22/11/2015. Comprei meus voos internos nos EUA ano passado todos pela Delta com a mesma pontuação: de Miami para Las Vegas e de São Francisco para Miami.

      Comprei passagem de São Paulo para Buenos Aires pela Qatar por 10 mil milhas.

      Enfim, como não uso milhas para viagens nacionais, a não ser quando há promoção (por exemplo, consegui comprar passagem de ida e volta de Brasília para Belém, em outubro, por 8 mil milhas), acho que minha experiência com o programa difere das pessoas nesse ponto. Realmente o Smiles cobra absurdos para voos nacionais, mas como não uso o programa para essa finalidade, não é isso que vai me fazer avaliá-lo mal.

      • Caio Martins

        Tentando achar pra Argentina saindo de Fortaleza… Não queira imaginar meu sufoco. rs

  • Gustavo Machado Sousa

    Feito… Muito a reclamar mesmo da GOL…. E, pelo jeito, da Azul que, segundo o site http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/09/azul-cancela-voos-para-parnaiba.html
    irá deixar de operar na minha cidade por “necessidade de readequar a malha”… Estamos sem compreender, pois os voos estavam com boa ocupação.

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      O problema, as vezes, é na continuação da rota. por exemplo, o voo de Parnaíba vai a Fortaleza e de lá prossegue para outro local. Como os tripulantes só podem fazer 6 trechos por jornada, cancela-se o trecho com menor rentabilidade. As vezes a ocupação é razoável, mas é a menor da rota daquele trecho, por isso é cancelado. Um abraço.

  • Bernardo Amorim

    Sou de Salvador e viajo pelo menos duas vezes por semana. Seguem comentários.

    Para mim a melhor companhia do país é a AVIANCA hoje, aviões mais modernos, sistema a bordo, excelente programa de relacionamento (dá para comprar trechos em cima da hora por dez mil pontos), staff atencioso. DESVANTAGEM: Malha aérea ainda pequena.

    A Avianca tem taxa de ocupação em voos de Salvador ou para de Salvador superior a 90%. É impressionante.

    AZUL: Ainda é cara, mas o serviço é muito bom. Tem poucos voos de/para Salvador.

    GOL: Para mim, surpreendeu muito positivamente nos últimos dois anos. As poltronas melhoraram (FINALMENTE), já vejo aeronaves mais modernas e não precisa desligar o leptop na hora de decolar/pousar! Isso é muito bom. Hoje é a que tem a melhor malha aérea de/para Salvador.

    TAM: A GRANDE decepção:
    – preços altos
    – aeronaves velhas
    -PÉSSIMAS POLTRONAS TENHO 1,90 E SOFRO BASTANTE NEM SEMPRE TEM POLTRONAS CONFORT PARA COMPRAR
    – A malha de/para Salvador foi reduzida bastante, provavelmente por conta da abertura do novo hub no nordeste.

    Abs a todos!

  • Alinne Moraes

    Gosto da azul, embora tenha preços mais caros. As promoções da Gol já foram boas, hoje em dia não vale a pena transferir os pontos do cartão pro smiles. Tô segurando meus pontos aguardando até o fim do ano alguma promoção de transferência em dobro. À espera de um milagre! 🙂

  • Vinicius

    Viajo muito hehehehe, teve mês que fui para 3 estados em menos de 15 dias.
    Para mim a melhor é a Avianca pois é a que melhor equilibra a questão de segurança, aeronaves novas, atendimento, serviço de bordo e preço. Mas eu recentemente tive péssimas experiências com ela.
    A Azul poderia ser boa, mas está a cada dia impossível viajar com ela devido aos valores. Mas não acho nenhuma excelência, ela é OK, como a Avianca. Colocam a A Azul como se fosse a TOP das TOP’s, não acho nada demais.

    A GOL é péssima, mas a TAM consegue ser pior. O problema que todo mundo tem ódio do programa Smiles que é um LIXO, bem pior que o Multiplus.
    Mas a TAM é um LIXO no quesito atendimento ao público e aeronaves. PQP, aeronaves sujas, parecendo ônibus velho de interior. Tem uns aviões que vc não acredita que vai conseguir voar.
    No quesito segurança a GOL está bem a frente.

  • euler

    Quando a Azul permitir embarque de animais domesticos na cabine e não ratos ate sete quilos, será um forte candidato ao melhor do Brasil.

  • euler

    Quando a Azul permitir embarque de animais domesticos e não ratos ou miniaturas de ate 5 quilos na cabine, talvez assim poderá ser melhor do Brasil.

    • Henry

      Com todo respeito, mas avaliar uma Cia. aérea em função de sua política em relação ao transporte de animais é dose…
      Acho muito engraçado o ser humano… vejo clínicas Pet, com um luxo, custo e acabamento que muito hospital particular não tem…
      Os animais são muito mais bem tratados nestes locais que os seres humanos nos hospitais particulares e públicos….
      Isto é uma coisa indigna em relação ao nosso semelhante…
      Nós defendermos tanto as políticas de proteção aos animais (que não merecem ser mal tratados, mas tb não precisa a coisa chegar ao exagero que é hoje em dia) e simplesmente as pessoas cagarem e andarem para as pessoas que estão à sua volta….
      Vejo pessoas com uma dedicação/apego à animais e tantas crianças abandonadas nas ruas…
      Simplesmente não querem ter responsabilidades e adotar uma criança…
      Um animal, por mais que se tenha apego, jamais dará um retorno afetivo que um filho, mesmo que adotado….
      Espero que a Azul e qq Cia. aérea tome atitudes e medidas, sempre para beneficiar seus passageiros, pertencentes ao grupo dos animais racionais…
      Quanto à levar cachorrinhos, gatos, etc… é uma coisa secundária…
      Até porque quando as pessoas viajam, podem deixar seus animais nos luxuosos e caros pet´s que têm hoje em dia…
      Cada uma que se tem que ler…fala sério…

  • Henry

    G.o.o.l. = G.e.n.i. A.i.r…..

  • Henry

    Concordo que a TAM é um tanto relapsa em relação à limpeza das aeronaves em voos nacionais… mas, já voei várias vezes na Gool, e muitas vezes a aeronave estava suja e sem arrumação… nem tiveram o trabalho de arrumar as revistas e sacos para enjoo… tinham coisas no chão.. e não foi uma vez só… várias vezes…
    Já em voos internacionais, já voei pela TAM 3 x e achei tudo muito bom…atendimento, limpeza, comida, espaço do assento (A330)…
    A melhor, para mim, é a Avianca e a pior é a G.e.n.i. A.i.r.w.a.y.s., quer dizer, a G.o.o.l…
    E segurança da G.o.o.l é uma piada… mesmo tendo centro de manutenção próprio, as aeronaves tem problemas sérios na hora em que freiam… ou aceleram… treme tudo… chega a dar medo…

    • Gustavo Cardoso Süsstrunk

      Por que vc diz Geni airways?

  • Cassia s

    Respondam como queiram, mas infelizmente, nenhuma delas oferecem preços tipo “low-cost” para vôos domésticos.

  • euler

    Se pessoas, alimentos, bacterias, entre outros são transportados de forma regulamentada e por vezes não. Fazer uma critica social da sociedade em função do que tu acha é desconhecer que o mundo é maior. Felizmente a Azul não conhecera meu suado dinheiro ate abrandar a política de embarque de animais domésticos, mas cada um com sua crença e forma de gastar oq ue recebe de forma licita ou ilícita.

  • Matheus Ruiz

    Ultimamente a Avianca tem me agradado muito, uma experiência incrível num voo a Florianopolis, o piloto fez questão de voar devagar para exaltar alguns pontos a observar na ilha com visão aérea, isso trouxe um clima muito bom para a viagem

  • A azul é a mais cara de todas, fato!

  • Josimar

    E o resultado da pesquisa pessoal??? 😀