Brasileiros não precisam mais de visto para entrar no Qatar

João Goldmeier 10 · agosto · 2017

Atualmente o Qatar está no meio de uma crise diplomática com seus vizinhos árabes. Por conta disso diversos voos de/para Doha, a capital do Qatar, foram cancelados e é claro que o turismo local sentiu o golpe.

Para amenizar a situação o país facilitou a entrada de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, que passaram a retirar o visto na chegada, no próprio aeroporto de Doha.

Isso facilitou bastante, mas ainda exigia o pagamento de uma taxa de aproximadamente R$ 94 além de diversas outras condições obrigatórias como passaporte com validade mínima de 6 meses, bilhete aéreo de ida e volta, reserva de hotel, e dinheiro equivalente a 1.500 dólares (aproximadamente R$ 5.000) ou cartão de crédito internacional.

Pois agora o Qatar resolveu abrir suas portas de vez: 80 nacionalidades já contam, a partir de ontem, com a isenção do visto (visa waiver). E a lista inclui os brasileiros, que agora podem visitar o país sem visto por até 30 dias, numa única visita ou em múltiplas entradas. E, se preciso, é possível estender a isenção por mais 30 dias.

O visto do Qatar era um dos principais entraves para o desenvolvimento do turismo local, já que diante da burocracia e custos muita gente acabava desistindo. Com a nova regra muita gente vai aproveitar o fato de estar voando com a Qatar Airways para conhecer mais um destino.

E aí, gostaram da mudança? Pretendem fazer uso da isenção e visitar o Qatar?

Dica do leitor Ledo Gomes

Autor

João Goldmeier - Editor
  • LuRodamilans

    Só precisam agora fazer novas promoções atrativas com preços verdadeiramente interessante para que nós, brasileiros possamos aproveitar e viajar não só a Doha como ao resto mundo.

  • Paulo Magalhaes

    E a isenção de visto para Dubai tão comentada há alguns meses por que não entrou em vigor?

    • Fernanda

      Também queria saber sobre o visto para Dubai pois isso está me emperrando de visitar a cidade, pois das duas uma: ou vou paga uma paulada em passagem aérea com a Emirates ou você paga uma paulada pra tirar o visto através de agências/sponsors. Fica difícil viu??? :S

      • João

        Essa, por se tratar de um acordo bilateral depende de aprovação pelo Senado, o que ainda não ocorreu.

    • R.F.

      Se acontecer igual o acordo com a Moldávia, na qual o tratado foi assinado no final de 2013 e até hoje não foi aprovado, esse aí ainda vai levar alguns anos…

    • mario silva

      Também estou aguardando mais notícia sobre a isenção de vistos para Dubai, assunto sem atualização desde Março.
      Ajuda aí MD.

      • João

        Não tem nenhuma novidade, o Congresso não aprovou ainda a homologação.

        • mario silva

          Obrigado, João.

  • Paulo Brito

    Ótima notícia! Visitei Doha em março 2017, mas a burocracia para tirar o visto do Qatar foi uma chatice, uma canseira. Com certeza muitos turistas aproveitarão esta facilidade para visitar Doha, que é uma cidade maravilhosa e que faz jus ao título “pérola do Oriente”.

  • Dete Araujo

    nooossa pretendo sim! indo pra Tailandia novembro agora vou ver como vou fazer!

  • Kristo Vatef

    Muito bom! Eh uma burocracia pra tirar esse visto. Tinha que ser via hotel. Eu tive problema de autorizacao da compra pelo cartao. Foi uma lenda!!!! Agora tem que ver como esta a condicao do Qatar porque dizem que há escassez de alimentos e tal…

    • Leila Dienne Martinez

      Ola Kristo, tudo bem ? Moro em Doha há 5 anos e trabalho como guia de turismo. Te digo como moradora…não está faltando alimentos, a vida está fluindo normalmente e esse bloqueio só serviu para fortalecer o país que como resposta está abrindo as fronteiras. Para nós que trabalhamos com turismo facilitou muito !!! 😉

  • Vinicius

    Otima noticia! Nunca entendi essa política tiro no pé que eles tinham. Estive 2 vezes no Catar fazendo conexão e optei por não sair do aeroporto já que seria inviável pagar hotel e visto só pra dar uma voltinha pela cidade.

  • Fabio Calderon

    Alguém sabe dizer se o Qatar continua restringindo a entrada de pessoas com mais de 60 anos? De nada adiante desburocratizar por um lado, mas continuar com uma restrição absurda baseada no fator idade.

    • Diógenes

      Sério que há essa restrição em relação à idade? Doha tá brilhando nos olhos como um stopover numa viagem ao Sudeste Asiático e se pessoas acima dos 60 são vetadas, aí melou tudo. Não por mim, mas pelos meus pais.

    • João

      Oficialmente essa restrição nunca vigorou, pelo menos não há menção dela no Portal Consular do Itamaraty. E no anúncio do fim da exigência nenhuma observação a este respeito. Mas a prudência manda que se consulte a Embaixada antes de fazer os planos de viagem!

  • Frederico Alves

    Eu achei muito bom. Ano passado foi um martírio para conseguir esse visto.