Qatar libera visto de trânsito gratuito de até quatro dias

Thayana Alvarenga 1 · novembro · 2016

Tem vontade de conhecer o Qatar? Agora ficou um pouco mais fácil aproveitar esta oportunidade. Isso porque o passageiro que tiver conexão para fazer no Aeroporto Internacional de Hamad, que fica em Doha, capital do país, pode passear pela cidade por até 96 horas apenas com o visto de trânsito gratuito.

A medida entra em vigor a partir de hoje, dia 1 de novembro, e vale para passageiros que tenham conexões de cinco horas ou mais em Doha. É necessário solicitar previamente um visto de trânsito, que é concedido a critério do governo do país. Mas pode ficar tranquilo! Sabemos que a palavra “governo” pode assustar um pouco, mas todos os vistos de trânsito devem ser aprovados sem muita burocracia! Isso porque a proposta do visto de trânsito é justamente atrair mais visitantes.

Como solicitar o visto de trânsito para o Qatar?

O passageiro pode solicitar em casa, apenas acessando o site da Qatar Airways. Para fazer o pedido, é necessário ter passagem confirmada para o Qatar, com uma conexão para fora do país, voando pela própria companhia aérea. Além disso, o passageiro deve ter um passaporte válido por um período mínimo de seis meses. O solicitante deve dar entrada no pedido no mínimo sete dias úteis e no máximo 90 dias antes de chegar ao Qatar. No mesmo site há um regulamento disponível. O procedimento é completamente gratuito, ou seja, não há nenhuma taxa a ser paga pelo visto de trânsito.

Após aprovado, o visto de trânsito será válido por 90 dias a partir da data de emissão. Mas atenção: ele só vale para uma única entrada no Qatar. Os passageiros precisam de uma cópia do visto de trânsito pré-aprovado no momento do embarque no aeroporto de origem, bem como ao chegar.

O novo visto de trânsito surge em um momento em que o turismo está diminuindo no Qatar. Uma pesquisa apontou recuo de 3% no número de visitantes neste ano, o que prejudicou o setor de hotelaria, contribuindo para a queda das receitas. Pode ser um impulso para o crescimento do setor.

O que achou da novidade? Conte sua opinião nos comentários e participe!

Agradecemos a dica da leitora Larissa Richert!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • LuRodamilans

    Se só vale para uma única entrada, não pode-se ficar 96 horas na ida e mais 96 horas na volta por exemplo.

  • A notícias sobre visto hoje estão com tudo!!!! Queria essa notícia para Dubai. Mas Doha tá valendo também.

    • LuRodamilans

      Só falta os EUA liberar geral!

  • Pedro

    Crise as vezes tem um lado bom….

  • Fabio

    Se eu emitir a passagem por milhas tb tenho direito a este visto?

  • Fernando Vilela

    que boa notícia!
    alguém sabe me informar por favor se é seguro e se vale a pena conhecer o Souq Waquif e o Corniche no fim da noite? não tinha cogitado a ideia de um stopover no Qatar, mas com a gratuidade do visto de trânsito, e aproveitando minha conexão em Doha entre 10:40pm a 08:40am, estou pensando em pegar um taxi e conhecer o local. alguém já fez isso e tem uma ideia se vale a pena?
    obrigado!

    • Pedro

      Tambem estou querendo saber, tenho conexões no mesmo horário!!

    • Rogerio Aguirres

      Vale muito a pena sim. Uma das áreas mais bonitas da cidade.
      Segurança no Qatar, não precisa se preocupar. Criminalidade quase inexistente, isso não acontece comumente por aqui.
      Jantar no Souq, vários restaurantes muito bons, O Damasca (com A mesmo) babe muito a pena, final de semana então, tem até mini shows de danças e tradições arabes

      • Fernando Vilela

        obrigado, @rogerioaguirres:disqus ! havia lido que até mesmo as boates e pubs fecham as 2 da manhã. será que chegando na região do mercado +- 00h eu consigo restaurante aberto? que boa notícia! vou olhar o Damasca aqui no tripadvisor! valeu!

  • Maykel

    So vale voos pela Qatar Airways ou qualquer outra companhia area?

    • A Qatar Airways é a única companhiua que faz conexão em Doha

      • Maykel

        Sim, mas eu nao moro no Brasil (Porem tenho somente passporte Brasileiro), Qatar Airways eh a unica empresa que faz conexao em Qatar? Nao existe outra?

  • Rafael Oliveira Goebel

    Liguei pra Qatar hj e essa informação não procede. Eles informaram que só emitem visto de trânsito pra quando não existe nenhuma opção de conexão com menos de 8h e quando comprado passagens não promocionais.

  • E ai, blz?

  • Patricia DE BIERRE

    Que coisa! Acabei de pagar uma fortuna para os vistos para o Qatar. Há mais ou menos 1 semana , eu andei reclamando disso.

  • Flavio

    Mateus, falta mais de 90 dias para sua viagem?
    Há uma regra que o visto deve ser solicitado no máximo 90 dias antes.