Qatar libera visto de trânsito gratuito de até quatro dias

Thayana Alvarenga 1 · novembro · 2016

Tem vontade de conhecer o Qatar? Agora ficou um pouco mais fácil aproveitar esta oportunidade. Isso porque o passageiro que tiver conexão para fazer no Aeroporto Internacional de Hamad, que fica em Doha, capital do país, pode passear pela cidade por até 96 horas apenas com o visto de trânsito gratuito.

A medida entra em vigor a partir de hoje, dia 1 de novembro, e vale para passageiros que tenham conexões de cinco horas ou mais em Doha. É necessário solicitar previamente um visto de trânsito, que é concedido a critério do governo do país. Mas pode ficar tranquilo! Sabemos que a palavra “governo” pode assustar um pouco, mas todos os vistos de trânsito devem ser aprovados sem muita burocracia! Isso porque a proposta do visto de trânsito é justamente atrair mais visitantes.

Como solicitar o visto de trânsito para o Qatar?

O passageiro pode solicitar em casa, apenas acessando o site da Qatar Airways. Para fazer o pedido, é necessário ter passagem confirmada para o Qatar, com uma conexão para fora do país, voando pela própria companhia aérea. Além disso, o passageiro deve ter um passaporte válido por um período mínimo de seis meses. O solicitante deve dar entrada no pedido no mínimo sete dias úteis e no máximo 90 dias antes de chegar ao Qatar. No mesmo site há um regulamento disponível. O procedimento é completamente gratuito, ou seja, não há nenhuma taxa a ser paga pelo visto de trânsito.

Após aprovado, o visto de trânsito será válido por 90 dias a partir da data de emissão. Mas atenção: ele só vale para uma única entrada no Qatar. Os passageiros precisam de uma cópia do visto de trânsito pré-aprovado no momento do embarque no aeroporto de origem, bem como ao chegar.

O novo visto de trânsito surge em um momento em que o turismo está diminuindo no Qatar. Uma pesquisa apontou recuo de 3% no número de visitantes neste ano, o que prejudicou o setor de hotelaria, contribuindo para a queda das receitas. Pode ser um impulso para o crescimento do setor.

O que achou da novidade? Conte sua opinião nos comentários e participe!

Agradecemos a dica da leitora Larissa Richert!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter
  • LuRodamilans

    Se só vale para uma única entrada, não pode-se ficar 96 horas na ida e mais 96 horas na volta por exemplo.

  • A notícias sobre visto hoje estão com tudo!!!! Queria essa notícia para Dubai. Mas Doha tá valendo também.

    • LuRodamilans

      Só falta os EUA liberar geral!

  • Pedro

    Crise as vezes tem um lado bom….

  • Fabio

    Se eu emitir a passagem por milhas tb tenho direito a este visto?

  • Fernando Vilela

    que boa notícia!
    alguém sabe me informar por favor se é seguro e se vale a pena conhecer o Souq Waquif e o Corniche no fim da noite? não tinha cogitado a ideia de um stopover no Qatar, mas com a gratuidade do visto de trânsito, e aproveitando minha conexão em Doha entre 10:40pm a 08:40am, estou pensando em pegar um taxi e conhecer o local. alguém já fez isso e tem uma ideia se vale a pena?
    obrigado!

    • Pedro

      Tambem estou querendo saber, tenho conexões no mesmo horário!!

    • Rogerio Aguirres

      Vale muito a pena sim. Uma das áreas mais bonitas da cidade.
      Segurança no Qatar, não precisa se preocupar. Criminalidade quase inexistente, isso não acontece comumente por aqui.
      Jantar no Souq, vários restaurantes muito bons, O Damasca (com A mesmo) babe muito a pena, final de semana então, tem até mini shows de danças e tradições arabes

      • Fernando Vilela

        obrigado, @rogerioaguirres:disqus ! havia lido que até mesmo as boates e pubs fecham as 2 da manhã. será que chegando na região do mercado +- 00h eu consigo restaurante aberto? que boa notícia! vou olhar o Damasca aqui no tripadvisor! valeu!

    • Carlos Funchal

      Olá Fernando. Estive em Doha em novembro de 2016 (minha filha mora lá) Posso afirmar que é uma cidade HIPER segura. Fiquei por 17 dias com celular na mão, filmando e fotografando, e nunca me senti inseguro. Meu lugar favorito é o Souq que deve ser visitado a noite, tem muito lugar bonito para visitar tipo MIA Park (museu de artes islamicas) e não deixe de ir até o Pérola (o bairro mais nobre da cidade) Melhor época para visitar o Qatar é em novembro pois a temperatura fica na casa dos 27 graus. Em novembro estou voltando, agora para ficar por 30 dias.

  • Maykel

    So vale voos pela Qatar Airways ou qualquer outra companhia area?

    • A Qatar Airways é a única companhiua que faz conexão em Doha

      • Maykel

        Sim, mas eu nao moro no Brasil (Porem tenho somente passporte Brasileiro), Qatar Airways eh a unica empresa que faz conexao em Qatar? Nao existe outra?

  • Rafael Oliveira Goebel

    Liguei pra Qatar hj e essa informação não procede. Eles informaram que só emitem visto de trânsito pra quando não existe nenhuma opção de conexão com menos de 8h e quando comprado passagens não promocionais.

  • E ai, blz?

  • Patricia DE BIERRE

    Que coisa! Acabei de pagar uma fortuna para os vistos para o Qatar. Há mais ou menos 1 semana , eu andei reclamando disso.

  • Flavio

    Mateus, falta mais de 90 dias para sua viagem?
    Há uma regra que o visto deve ser solicitado no máximo 90 dias antes.

  • Lucélia

    Estou na mesma situação… minha viagem é em menos de 30 dias e não consigo emitir o visto pela Qatar Airways. Aparece a mesma mensagem dizendo que meu intinerário não é elegível. Você conseguiu emitir o seu?

  • Mateus

    Olá Renan! Estou na mesma situação.
    Veja o comentário que fiz agora pouco para a Lucélia. (Acima)

  • Lucélia

    Tentei… tive resposta hoje, não muito animadora. Eles disseram que, como o meu stopover é apenas na volta, em 29 de março, eu tenho que solicitar o visto 30 dias antes desta data. Disseram que o sistema está lendo apenas a reserva de ida, que é uma conexão de menos de 5h e por isso não elegível ao visto. Acontece que 30 dias antes da volta estarei já na Tailândia sem muito acesso à internet ( e tb sem querer ter essa preocupação na cabeca). Enfim… vou tentar emitir o visto por algum hotel pra garantir. Nao me senti muito segura com a resposta deles.

    • Mateus

      Entendi. Confesso que já havia pensado que o problema poderia ser esse. O sistema só liberar a solicitação do visto 30 dias antes da conexão maior que 5 horas. Mas como a Qatar não respondeu meu último e-mail, não tive como confirmar.
      Mas enfim, deixar para fazer isso quando já se estará lá realmente não é a melhor alternativa. Mas… pelo jeito não há outra alternativa né. Espero que dê tudo certo! Depois, se possível, poste aqui quando conseguir fazer a solicitação.

  • Mário Santos

    Olá.. tenho uma dúvida. Tenho um voo da Tailândia pra Londres, com um stopover de 18 horas no Qatar. Meu voo Phuket-doha é com a Qatar, mas a continuaçao é pela British.. sou elegível ou não?? Pelo que entendi só são elegíveis os passageiros de voos puros da Qatar… obrigado

  • Mário Santos

    Olá MD, tenho uma duvida… pelo que entendi, essa norma vale somente para voos da Qatar airways puros. Tenho um voo para londres, de phuket, via doha (com a qatar – tenho um stopvoer de 18 horas). Mas minha continuação doha-londres é com a British… não sou elegível né?? Obrigado pela ajuda

  • Paulo Brito

    A informação de que o stopover até 96 horas em Doha seria gratuito não é verdade, não procede.Viajo dia 17/03/2017 para Thailândia e ficarei 4 dias em Doha. Somente através do Hotel é possível solicitar o visto para o Qatar. Já solicitei o visto, preenchi todos os formulários e estou aguardando a confirmação do visto emitido pela Qatar Immigration, a apenas 7 dias do meu voo. Estou um pouco apreensivo quanto a demora da emissão do visto

    • Maria Lúcia Almeida

      Deu tudo certo com sua viajem? O visto gratuito da Qatar foi emitido? Como solicito visto pelo hotel? Não tenho indicação de hotel para apenas um pernoite, pois minha estada em Doha será de 22 horas na ida. Aceito sugestões. Grata.

  • Beatriz De Andrade Santos

    Ótimas informações na matéria!
    Seria bom comentarem também dos serviços que a Qatar Airways oferece pros clientes com longa conexão no período da noite. Não sei se é realmente praticado, mas ouvi comentários e li vagamente no site deles a respeito do serviço de transporte e hotelaria, incluso nos valores e taxas das passgens. Pra mim pelo menos não ficou muito claro, considero uma boa sugestão de assunto pra vcs abordarem.
    Abraço!

  • Flavio Ferraz

    Meu voo é São Paulo – Bangkok com 30 horas de stop over na ida e 24 horas na volta. Solicitei o visto dentro dos 30 dias antes da viagem e em 2 dias a confirmação de que foi aceito. Imprimi e entrei em Doha sem problemas. Tudo juito simples e prático. Só lamento não poder entrar novamente na volta. A regra permite uma entrada apenas apesar do visto ser válido por 30 dias.

    • Maria Lúcia Almeida

      Que bom ter uma postagem com sucesso! No meu voo de ida fico 22 horas em Doha, mas chego a noite. Você sugere hotel ou alguma acomodação do aeroporto para o pernoite?

  • Almeida&Almeida Advogados

    Ótimas dicas! Mas estou com uma duvida…Desembarco em Doha atraves da Ethiopian Airlines e após cerca de 5h tenho um vôo da Qatar que sai de Doha.
    Não sairei do aeroporto, mas são companhias e localizadores diferentes… Será que preciso de visto para este período? Help!!

  • Rodrigo Codarin

    Comprei minha passagem da qatar mas via smiles para novembro. Será que consigo o visto ?