Banco do Brasil cria limite para transferência de pontos entre clientes

Denis Carvalho 01/02/2012 às 15:09h 144

Os clientes que usam cartões do Banco do Brasil contam com o programa de benefícios “Ponto pra Você”, que permite acumular bônus de acordo com os valores gastos e trocar por benefícios, entre eles milhas nos programas Smiles e TAM Fidelidade. Um dos diferenciais do programa é a permissão para a transferência de milhas entre contas de clientes que sejam parentes, o que facilita bastante o acúmulo de pontos.

Desde de dezembro, contudo, o BB decidiu criar limites para estas transferências, de acordo com o cartão de cada cliente. De acordo com a nova regra, definida na cláusula XIX do Regulamento do Programa, os participantes Private passaram a ter limite de transferência até 30 mil pontos por ano, os Estilo terão limite de transferência para outro cliente de até 15.000 pontos por ano  e os demais participantes terão limite de transferência para outro cliente de apenas 10 mil  pontos por ano.

“O Programa Ponto pra Você, por indicação de consultoria externa, foi reformulado recentemente. Com as mudanças, as condições para transferências de pontos entre participantes com vínculo de parentesco (pai, mãe, filho, irmão, cônjuge, companheiro (a), padrasto ou madrasta), devidamente vinculado aos cadastros dos clientes nos Sistemas BB, foram alteradas”, confirmou o Banco do Brasil ao Melhores Destinos, por meio de sua Assessoria de Imprensa.

A mudança deixou alguns leitores bastante insatisfeitos: “Horrível essa posição do Banco do Brasil. Não gostei nem um pouco.  Banco é para ajudar e não complicar”, lamentou o leitor Fabiano Avila, que sempre transferiu pontos do cartão de sua mãe para sua conta.

“Estou tentando há dias transferir alguns pontos dela para mim, como normalmente vinha fazendo, e o banco me explicou que as diretrizes quanto a isso foram mudadas. Agora para quem tem cartão Platinum o limite anual é de 10 mil entre associados. Convenhamos, isso por ano é muito pouco! Minha mãe não usa e nem sabe usar esses programas da TAM e da GOL, eu fazia a transferência para mim e se ela precisasse eu emitia no meu o bilhete aéreo para ela. Agora vou ter que fazer um Smiles e um TAM Fidelidade para ela e ficar emitindo bilhetes como se fosse ela”.

A assessoria do Banco do Brasil ressaltou ainda que “a transferência entre participantes é um diferencial oferecido apenas pelo BB”.

Confira o novo regulamento no site do Banco do Brasil

  • Vitor J. Nunes

    Que, dessa forma, deixa de ser diferencial…

  • Juliana

    Vou ter que fazer o mesmo que o Fabiano, também transferia da conta do meu pai, agora irei fazer um cartão pra ele e emitir quando eu precisar.

  • Viajante

    E viva o BB… O banquinho Ruim esse!!!!

  • leoh

    Por essas eu mudei minha conta no BB para Conta Digital. Sem mensalidade e doc ilimitado. Esse programa de ponto deles nunca me deu nada que prestasse.

    • Henrique

      Se todo mundo que é tratado como cachorro por esse banco (e acredito que sejam 90% dos clientes) tomassem essa atitude, com certeza eles mudariam a forma de te atender.

      Não agüento a "cara de paisagem" que o atendente desse banco faz quando você quer fazer alguma coisa que é boa pra você e não pro banco (exemplo: transformar a conta em Conta Digital).

      Já não uso nada do BB há anos e só mantenho a conta Digital lá pelo simples fato de que posso fazer isso sem gastar um centavo!

  • Filipe

    O BB cobra alguma taxa para fazer essa transferência de pontos?

    • Vitor J. Nunes

      Para mim, não cobra nada.

      • http://www.josecastelo.com José Castelo

        Pra mim cobraram para passar do BB para Smiles.

  • http://www.josecastelo.com José Castelo

    No penúltimo parágrafo no último período do texto "Agora vou ter que fazer um Amiles e um TAM Fidelidade para ela e ficar emitindo bilhetes como se fosse ela", tá escrito AMILES e não SMILES.

  • http://www.josecastelo.com José Castelo

    Fui pra Bonito, MS no final de 2010 usando os pontos. Deu tudo certo, mas cobraram uma taxa, acho que de R$20,00 para passar do BB para o Smiles.

    • Janaína

      Não cobram mais.

  • Denis Martins

    Opa já corrigi, obrigado!

  • Marco Antonio

    Realmente uma alteração ruim…

    Melhoraram a pontuação no ano passado e pioraram a parte de transferências.

  • Thiago

    Viajante, se o BB é ruim, o que são os outros que nem esse serviço oferecem?

    • Marcelo

      Se liga Thiago, se eu tenho 100 mil pontos e quero transferir para algum parente meu, por que não posso?? Você deve ser é algum funcinário do Banco que criou essa regra que mais uma vez só visa beneficiar ao próprio banco e não o cliente…

    • Viajante

      Caro Thiago,

      faz muito tempo que saí do BB por simplesmente ser FURTADO todo o mês. Com taxas e mais taxas… Fui para um banco privado (não cabe dizer o nome pra nao fazer propaganda) e estou mto realizado. Não tem comparação… único detalhe inferior é que no Brasil BB tem em qualquer canto. SÓ ISSO!!!

  • Pedro Jeancleber.

    Não cobra, mas dificulta muito mais que ajuda, em dezembro fui com minha mãe a uma agenciado BB e o gerente queria me convencer que teria que possuir saldo de 5.000 para receber os pontos que iriam vencer de minha mãe. Vê se pode? Eles desconhecem ou se fazem de malucos. O bom é que deu tudo certo e agora meu saldo é acrescido de mais 5.000 pontinho que minha mãe perderia.

  • Fernando

    Essa taxa já não é cobrada tem um tempinho…

  • Amâncio

    Quando realizo a transferência o BB cobra R$ 20,00 reais por cada transferência. Um absurdo.

    • Janaína

      Não cobra mais, foi proibido.

  • Charles

    Cobrava R$50,00. Mas, atualmente, não cobra nada.

  • Jeferson

    Tava demorando mesmo, que banco lixo viu, só tinha minha conta lá por causa disso, agora acho que já vou encerrar mesmo, pq o resto não presta!

  • Dudu

    No Brasil os bancos tem lucros exorbitantes e são péssimos com os clientes. Mas o BB é um dos melhores bancos do Brasil

  • Letícia

    Cobrava, mas foi proibido e agora não há mais taxas

  • Janaína

    O BB não cobra nada. E é o único banco/programa que conheço que pode transferir entre parentes, então já não dá pra reclamar. Mas claro se continuasse ilimitado era melhor… mas como aumentou o uso desses benefícios, todas as empresas estão se reformulando. Uma pena. Uso muito os pontos BB, espero nunca preisar transferir mais de 10 mil pts no ano…

  • nelson barenho

    SENHORES

    10.000 milhas somente dá um trecho em alguns momentos, nao podendo nem utilizar a volta. Deveria ser elevado para 40.000 milhas.

  • http://twitter.com/ju_marcondes Juliano MS

    No meu ponto de vista, bancos do governo (BB, CAIXA, Banrisul, etc.) são todos umas porcarias!

    Atendimento ruim, e sempre com desagradáveis "surpresas"!

  • ELIAS

    COBRA OU NÃO COBRA? E NÃO AVISA NADA? TÁ ME PARECENDO UM BANQUINHO DA DILMA.

    QUANDO 10 ANOS PASSADOS NENHUMA TAXA ERA COBRADA E DIZÍAMOS QUE NECESSITÁVAMOS DO LULLA PARA "DEMOCRATIZAR". O AERO LULLA ESTÁ EM CUBA HOJE VENDO MUITOS BILHÕES DO BNDES SENDO DADOS ÀQUELES GAFANHOTOS.

    • Vitor J. Nunes

      Cobrava e não cobra mais.

      O BC na gestão Lula estabeleceu um conjunto de regras pelas Resoluções CMN 3.516, de 2007, e 3.919, de 2010, para disciplinar a cobrança de tarifas, com foco nos serviços mais utilizados por pessoas físicas regulamentou e limitou as tarifas bancárias que podem ser cobradas e essa foi uma das que foram extintas.

  • Jaqueline Moletta

    Totalmente de acordo Vitor.

    Além disso, fui pega de surpresa quando na segunda-feira, ao tentar transferir pontos, aparecia a mensagem de valor ultrapassado.

    Primeiro eu nem sabia da existência de limites e segundo se há limites qual qual é o valor?

    O BB podia pelo menos informar isso aos clientes.

  • Vitor J. Nunes

    Particularmente não encontrei banco melhor que o BB até hoje e sou muito bem atendido. Claro que, por vezes, há situações a melhorar, porém, fico satisfeito diante das opções…

    • Marco Antônio

      Você deve ser funcionário do BB.

  • Mar

    Lamentável!

    Deve ser uma grande economia que o banco está fazendo,para não se importar em deixar os clientes insatisfeitos…

  • Duarte

    O Banco do Brasil piorou muito nesse aspecto. Agora mudaram também a regra para pagamento de boletos. Abri uma conta no Santander e estou pensando seriamente em usar somente ela.

    • Vitor J. Nunes

      O problema dessa alteração nas regras para pagamento de boletos é que, se você pagar antecipado, não acumula pontos no programa Ponto para Você. Diferente do Itaucard que me á milhares de pontos todo mês só pagando o IOF. Dica que aprendi com Leo…

  • Acto

    pessoal, recebi um e-mail supostamente da TAM, dizendo que ganhei 1.000 pontos milhas TAM fidelidade, destaquei um trecho do e-mail e colei abaixo:

    ————————————-

    TAM Fidelidade.

    Parabéns actolimacunha@yahoo.com.br você acaba de ser sorteado com 1.000 ( Um mil ) pontos milhas TAM Fidelidade.

    O seu código promocional é:

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Insira o código no link abaixo para confirmar o crédito de 1.000 milhas em sua conta fidelidade.

    —————

    Isso é verdade?, existe essa premiação da TAM?.

    Obrigado, acto.

    • Denis Martins

      Acto, Tam Fidelidade usa pontos e não "pontos milhas". Além disso, eles colocarem seu nome no e-mail. Com certeza é um golpe virtual!

  • Alexandre

    Cobrava, R$ 50,00 por transferencia, mas agora com as novas regras de tarifas de cartao de credito parou de cobrar!!!

  • ricardo terra

    Os outros Bancos deveria ver isto e também começar a participar deste programa,"livre concorrência",pois assim desbancaria o Banco o Brasil,só faz isso por que é único, lamentável.

    • Joaquim

      Os outros não fazem pq não estão nem aí pra isso.

  • Marcelo

    Muito ruim isso, imaginem que por conta desse LIMITE DE TRANSFERÊNCIA, não poderei viajar… preciso juntar a minha pontuação com a da minha esposa para emitir os bilhetes, mas como estamos limitados a um montante anual, vamos deixar de viajar… Ooo banquinho fuleiro!!

  • Carol

    Exatamente a primeira coisa que me passou pela cabeça!

  • Aline

    Não. Tá na cláusula IV do regulamento.

  • meire-RV

    Concordo com o Leoh, o BB não faz nada pra ajudar a gente, olha que sou correntista ha uns dez anos, e sempre se precisa ir lá e pedir, ficar na ficar na fila e sair isatisfeita, a mesma coisa aconteceu com meus pontos, colocam dificuldades em tudo ao invez de facilitar a transferencia, dificultam tudo.

  • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo R. Gontijo – G

    Amigos do MD, vejam que interessante essa reportagem que a folha soltou hoje: Gol cobra em seu site até o triplo de tarifa de parceira Webjet >> http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1042148-gol-

    Pensei que pudesse ser interessante comentar isso aqui no site para que os viajantes leitores do MD ficassem de olhos bem abertos! A reportagem é de fácil entendimento e bem detalhada.

    • Leonardo Marques

      Nós comentamos sobre isso no ano passado mas vamos fazer um novo post.

      • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo R. Gontijo – G

        Obrigado pela atenção Léo! Quase não mais estou comentando devido ao acúmulo de serviço e prazos, mas continuo seguindo e lendo tudo aqui no MD! Abraço.

  • Cibele Lunkes

    Tem promo na TAM, 4 mil milhas pra várias cidades como Buenos Aires em abril… E saindo de Curitiba…

  • Marco Antônio

    A verdade é uma só: o Banco do Brasil é um lixo! Os cartões do BB são apenas um reflexo disso.

  • http://www.tiptrip.com.br jr caimi

    é bem a postura do BB mesmo, falar que possui um diferencial aos demais bancos, mesmo que este seja um diferencial ruim, que todo mundo reclama enfim!!! "ter ou não ter…"

  • http://www.tiptrip.com.br jr caimi

    alguém esperava algo diferente disso?

    • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo R. Gontijo – G

      Para mim não foi nenhuma surpresa Jr Caimi. Só falta o tal do CADE aprovar a compra da TRIP pela TAM… aí danou-se tudo!

  • JONATAS

    O BB deve estar com raiva dos clientes. Estive esta semana na agência para comprar alguns dólares e fiquei sabendo que há agora uma taxa mínima de 75 reais, fora os impostos. Como não tenho conta no BB, sou somente cadastrado para compra de moeda estrangeira, só posso comprar Traveller Checks. BB,Boa Bosta.

    • Ivan Marcelo

      Conseguiste comprar no BRADESCO? OU QUAL?

  • Leonardo Marques

    Eu percebi que deu uma sumida aqui dos comentários.

  • Marco Antônio

    O Banco do Brasil é atualmente uma subsidiária do BANDO DO BRASIL (Lulla, Zé Dirceu, Delúbio, Dilma & cia). Só serve a estes. E com o nosso dinheiro! Essa é a verdadeira face do BB atual. Qualquer coisa diferente disso não passa de mera tentativa de se mascarar a triste realidade por que passa o banco e o país.

    • RABUGENTO

      Você não precisa usar o BB.

      Procure um que melhor lhe atenda.

  • Marco Antônio

    Isso tá com cara de vírus. Melhor não abrir o arquivo.

  • valquiria

    Acto, também recebi esse email. Me informei na TAM e não procede, é golpe virtual.

  • Ligia

    Bom… eu já achava besteira essa de transferência de pontos, pra mim não muda absolutamente nada. Na realidade acho que isso é meio português, pq vc espera para os pontos transferirem, depois espera pra passar pra fidelidade, pra que?

    É só criar um número fidelidade para o mesmo portador do cartão e emitir os bilhetes por lá no nome de quem quiser. Inclusive ele nem precisa encostar no telefone, eu mesma faço com a senha de resgate dele.

    Faço isso a anos com meu pai e nunca transferi um pontinho sequer para minha conta, nem tenho número fidelidade…

  • Ivan Marcelo

    Pobre Thiago. O VIAJANTE (anônimo), tambem não quer publicidade, hehehe. O BRADESCO é que é bom (pra tosse).

  • Acto

    Obrigado Denis, deletei o e-mail.

  • Ligia

    Marcelo…

    Antes de tudo, não trabalho nem pro Banco nem pra TAM, mas você pode emitir quantos bilhetes quiser pra parentes, amigos, conhecidos e até estranhos. A única coisa que mudou é que você vai emiti-los direto da sua "conta" do fidelidade.

  • Kleber

    Pelo visto vc só gosta de ficar olhando mensagens, ao invés de viajar. Achar que o BB é diferenciado…..é brincadeira !!

  • Denis Martins

    Já postamos duas vezes, Cibele, mas é sempre bom lembrar, né? Obrigado!

  • Nilson

    Os outros bancos nem oferecem este serviço. Se você tiver 100mil pontos no Bradesco, Itaú, Santander, ou qualquer outro, também não vai poder transferir.

  • Marcelo Rodrigues

    Pessoal, o BB eh o unico banco do mundo que eh aplaudido pelos clientes-refens, quando este eh assaltado! Eu mesmo presenciei isso uma vez,na agencia da R. Marechal Floriano c/ Av. Rio Branco (Centro da cidade do RJ). Quem tiver duvida, que va la conferir. Assim que os assaltantes sairam do banco, os clientes (ate entao refens)"comemoraram o assalto", pois nao aguentavam mais o pessimo servico e a humilhacao imposta diariamente a estes por esse banco de M….!

  • Nilson

    Os outros bancos nem oferecem este serviço. Se você tiver pontos no Bradesco, Itaú, Santander, ou qualquer outro, também não vai poder transferir.

    Então todos são fuleiros?

  • Kleber

    E tem mais um detalhe: isso tudo tá acontecendo porque os bancos estão proibidos de cobrar "aquela taxa" que cobrava antes. Como não tem lucro nessas operações, dane-se o cliente.

  • Kleber

    Não cobra agora. Por isso que mudou a regra. Não ganha nada com isso. Somente pelo consumo do cliente com uso do cartão. Muita gente vai mudar, até porque alguns bancos tem um prazo maior de validade dos pontos.

  • Fabíola

    Isso era o mínimo!!

    Com certeza, é vergonha…. eles sabem q ninguém, além do BB e da TAM, vai ficar satisfeito com a mudança.

  • fox

    Algum banco presta nesse país? Já tive conta em todos os 4 grandes, nenhum é voltado pra satisfação do cliente. Não sei pra onde correr…

  • JOAO ALEX

    OI VITOR. EU TAMBEM TENHO O ITAUCARD, MAS QUANDO IA PAGAR BOLETOS, ELES COBRAVAM 2 % MAIS IOF. AGORA NAO COBRAM MAIS OS 2 %. ME AJUDE POR FAVOR.

  • Ana Cristina

    Estranho, pois tentei transferir pontos pra minha irmã muito antes de dez/2011 e o site dizia que só podia para mim mesma.

  • JOAO ALEX

    PEDRO, ME TIRE UMA DUVIDA. ENTAO EU AGORA POSSO TRANSFERIR MENOS DE 5.000 PONTOS. ELES ME INFORMAVAM QUE NA PRIMEIRA TRANSFERENCIA, SO PODIA SER QUANDO ATINGISSE OS 5000 PONTOS, E AS DEMAIS, MULTIPLOS DE 1000.

    • luzia

      na 1.transferencia é obrigatório 5.000 ptos,vc não consegue por menos

  • Gio

    Mas o Santander permite transferência para outros associados?

  • JOAO ALEX

    LEOH. ME DE UMAS DICAS DE COMO FAZER PRA PASSAR A CONTA PARA DIGITAL. PRECISO ME LIVRAR DAQUELA FAMOSA MENSALIDADE QUE SO SERVE PRA ENRIQUECER AINDA MAIS O BB.

  • Gio

    Acho que essas limitacoes e mudancas em relacao a programas de milhagem nao eh decisao/vontade apenas dos bancos (o que os bancos ganham limitando essas transferencias?). As cias aereas eh que deixam de perder ao limitar. Mesma coisa com o pagamento de contas. A cias aereas ja se deram conta do "tiro no pe" que foi usuarios ganhando milhares de pontos/mes e fazendo um comercio paralelo de "vendas de milhagem"…

  • Alessandra capistran

    Um absurdo. O banco do brasil não é do Brasil e nem para os brasileiros. Voltar atras é sempre uma política burra

  • Renato

    Como é essa conta digital?

  • http://www.kravmagabukanrio.com.br Wagner

    Simples pessoal!

    Basta mudar de banco.

    Nao preciso fazer um outro smiles ou fidelidade, basta eu trocar o Banco e deixar claro que o motivo da saída é este. Com a estatística, eles podem rever as regras.

    Continuarei com o meu nr de fidelidade tam e vou migrar para outro estabelecimento bancário, Deixarei claro ao meu gerente q

    • Marco Antônio

      Exatamente,Wagner. Esse é um antídoto democrático e inteligente contra a patifaria desse bando,digo,banco.

  • Marcelo

    Todos gostam de criticar o BB só porque é estatal. O BB tem vantagens e desvantagens, como todos os outros bancos.

  • mary

    Não cobram mais? Desde qdo isso? Agradeço a informação…<

    • RABUGENTO

      Não cobram mais a tarifa de transferência há alguns meses ou será que já há um ano???

      Estão discutindo as transferências de pontos entre clientes do BB… os outros bancos permitem essa transferência?

      Aqui em casa temos o Infinite pai, mãe e filho. Os cartões debitam nas contas correntes de cada um mas no crédito e nos pontos se concentram em uma conta só.

      A partir daí tiramos as passagens para quem precisa.

  • Geziel

    No fim das contas não faz diferença, não está impedindo ninguém de emitir passagens para parentes, etc. Só muda o procedimento.

  • Luciana

    É por essas e outras que deixei de ser cliente do Banco do Brasil. Há outros bancos oferecendo uma melhor conversão de pontos, além de não expirarem. A concorrência está grande e o Banco do Brasil não se importa com isso!

  • João Rodolfo

    Impressionante como mudam as regras depois que o jogo começou.

    E sempre o mesmo blábláblá de proporcionar mais e mais vantagens aos clientes.

  • Adriano

    Se o BB é ruim, imagina os outros bancos que nem oferecem esse serviço. Neguim gosta de reclamar mesmo…

  • Kleber

    Pessoal, cabe lembrar que a limitação é somente para terceiros e não para o próprio.

  • RABUGENTO

    Nos cartões Platinum e Infinite os pontos não perdem mais a validade.

    No site do banco tem as explicações. Basta ter um pouco de paciência e ler.

    • Maria Regina

      Não sabia que não prescreviam( os do cartão platinum também)…

  • Thiago

    Claro que faz diferença.

    Se eu tenho 12 mil pontos no meu nome e meu pai tem 100 mil no nome dele, eu poderia pegar 13 mil pontos dele e juntar com meus 12 e emitir um trecho para a América do Norte. Agora com essa limitação não poderei mais fazer isso.

  • Diogo

    Entendi o que vc quis dizer Ligia, mas o que acontece é que quando transferimos pontos de terceiros para nossa conta somamos com os que já acumulamos normalmente, ficando com um montante maior para resgate de trechos que exigem mais milhas!

    • Maria Regina

      Mas tem uma vantaagem na transferência entre parentes: a da prescrição. Ás vezes não é interessante transferir para a cia aérea, porque não se sabe por onde se irá comprar passagem. E se não transfere, prescreve.Então a solução de transferir para o parente é a melhor:costumava fazer entre minha conta e de meu marido, já que ambos ganhamos pontos no BB.

  • Marcelo

    Nilson,

    Eu não me importo com os outros bancos mas sim com o banco que uso, esse é que tem que me atender… agora, se os outros também criaram esses limites "cachorros" de 10, 15 e 30 mil para transferir ao conjuge, irmão, mãe, filho, pai, etc; então, na minha opinião, também são fuleiros… A menos que você seja cliente Private ou Estilo (e tenha tanta grana que nem precise trocar pontos por passagem), o máximo que você vai conseguir é resgatar uma IDA, tendo que pagar a VOLTA (o que fica praticamente no mesmo valor de IDA+Volta). Hoje em dia, qualquer passagenzinha, por menor que seja o trecho, não custa menos que 10 mil pontos…

  • Hudson Jr

    o idiota ainda coloca "pontos milhas" ai que burro, da zero pra ele. ehehe

  • Marcelo

    Negativo… numa casa onde os gastos são rateados entre homem e mulher (POUCO COMUM ISSO), cada um com o seu respectivo Cartão de Crédito, cada conjuge só poderá transferir os pontos para o seu próprio fidelidade…

    A tática antes era trasferir os pontos de um Cartão de Crédito para outro, afim de que um único tivesse toda a pontuação e só então transferir para o fidelidade.

    Exemplo: Uma ida para Europa ou EUA custa 30 mil pontos, não adianta mais você ter 15 mil e seu marido os outros 15 porque agora está limitado a transferência em 10 mil, sendo assim, nem você, nem ele conseguem resgatar nada, pois ficariam com no máximo de 25 mil.. mesmo que você tenha mais 5 mil pra transferir. Sacou??

  • Marcelo

    Nilsão,

    De duas uma velhão, ou você não viaja ou você não resgata passagens com pontos…

    Impossível, não entender que quem perdeu com isso foi o cliente… afinal de contas, os bancos não fazem NADA para perder… certamente essa mundança não foi a toa… ;)

  • Janderson

    Claro que nao e so o IOF! E o IOF mais 3% ao mes pro rata… e se vc vacilar e pagar um dia depois de fechar a fatura vai pagar juros de quase 4% mais iOF! Pessimo!

    Cancelei meus 2 ITAU Platinum TAM!

    E acredite se quiser… ele nao fizeram o menhor esforco pra que eu desistisse do cancelamento!!!

  • patricia

    não me lembro de terem cobrado R$50,00.

  • bira

    ESSE BANCO DO BRASIL É UM BBB…..BANCO BEM BUROCRATICO

  • Psicopedagoga

    O BB não cobrama mais taxas para trasferir pontos,isso a alguns meses.

  • Diego Pujol Alvares

    Não quero discutir a qualidade do BB e sim o novo programa da de pontos.

    O MD pisou na bola ao anunciar somente a regra de transferência de pontos (que só vale para cartões platinum). Deveria ter colocado que em contrapartida os pontos passam a valer 24 e 36 meses onde antes valiam por 12 e 24 meses.

    É um programa de fidelidade para o cliente, não para o filho/filha/sobrinho etc… portanto "pegar" os pontos de um parente seu não vai fazer vocês gostarem do bb, apenas vão sair por se achando mais espertinhos que os outros.

    A transferência é para complementar os pontos e outros clientes ao tranferirem para o DOTZ ou SMILES e TAM.

    E a passagem pode ser emitida em nome de terceiros na TAM e no SMILES. Portanto essa nova regra é para evitar que uma pessoa fique pescando pontos da familia para fazer uma só transferencia para si.

    • Katia

      Diego, enquanto escrevia meu comentário, vc postou o seu e gostaria parabenizá-lo pela lucidez e poder de síntese.

  • Robamor

    Experimenta um Bradesco, Santander ou Itau que vc vai ver o que é atendimento "ruim" e "surpresas desgradaveis". Seu saldo nunca mais vai bater, só o dia que vc abrir a conta, nunca mais. Cobram até quando voce entra na agencia. Trabalho com o BB a 25 anos e nunca tive grandes problemas só "pequenos problemas" sem contar que tem caixa em todos os lugares que vc vai no Brasil.

  • Katia

    Caro Leonardo e demais seguidores do MD. Com o devido respeito, não consigo entender o porquê de tanto barulho! O BB, com a possibilidade de transferência de pontos, presta um serviço que nenhum outro banco presta, fato. Como qualquer banco, com a autorização do Banco Central, cobrava uma tarifa por este serviço (usava e pagava por ele quem queria), fato. A partir de determinação do BC, deixa de cobrar a tarifa, fato. Conforme manda o citado BC, informa em seu site, bem como em todas as suas agências, com a devida antecedência, toda e qualquer mudança nas regras, fato também. Acho que estão misturando a insatisfação geral com os grandes lucros dos bancos, enquanto nossos salários estão cada vez mais achatados. Misturar uma instituição bicentenária como o BB com uma equipe de governo de menos de 10 anos é, no mínimo, leviandade, para não dizer coisa pior. Chamar sua equipe de gerentes, funcionários ou diretores de "bando" é mais uma demonstração de visão estreita dos fatos. Resumindo: Bancos não são "casa de caridade", suas receitas provem de taxas por serviços prestados e juros por empréstimos concedidos. Nenhum banco existe para "facilitar" ou ajudar ninguém, e sim, para fazer negócios, para criar e vender produtos e linhas de crédito que acredita interessar a maior parte de seus clientes. Usa quem quer. A concorrência existe para isso. Ninguém, repito, NINGUÉM, é obrigado a manter conta no BB. Nem mesmo os funcionários públicos que recebem seus proventos nesta instituição, já que desde 01/01/2012 existe a LOB. O site da Fenaban disponibiliza informações sobre todos os bancos, no que se refere a tarifas, taxas de juros praticados, remuneração oferecida em aplicações e etc. É só se informar, pesando custos e benefícios, como qualquer consumidor consciente, e escolher seu banco. Antes que perguntem ou insinuem, sim! Sou funcionária do BB. Atendo público há 28 anos. Gente educada, gente estressada, gente grosseira, bem informada, carente de recursos…enfim, gente como o Brasil, de todo jeito. E mesmo em dias como hoje (dia primeiro do mês, agências lotadas e etc.) nunca destrato, desrespeito, ou dificulto a vida de nenhum deles.

    • Denis Martins

      Katia acho que faltou um "não" ou "nunca" na última frase, né?

      • Maria Regina

        Muito clara e oportuna a postagem da Karla.

      • Katia

        Faltou sim! Obrigada.

      • Katia

        Oi, Denis. Sou meio sem jeito com esse negócio de postar respostas aqui. Tem alguma maneira de vc editar ou corrigir meu texto? Colocar um "NUNCA" na frase?

    • Kennedy

      Katia, gostei… Sou cliente do BB há 25 anos e estou plenamente satisfeito. Acho que a maioria dos "reclamantes" deveriam se informar melhor antes de ficarem falando bobagem…

      Abraço, Katia!

  • Don Ramón

    Pessoal fala, fala, fala e deveria ler mais. Tem uma saída, gente — e muito simples!

    Basta você, titular do cartão de crédito, solicitar um cartão de crédito adicional (com limite, inclusive, diferente do seu, se desejar) para seu filho, sua esposa, sua mãe, seu pai…

    Como será um cartão de crédito adicional ao cartão de crédito do titular, é claro, os gastos do cartão adicional vem na fatura do titular. Mas, com isso, todos os pontos dos cartões titulares + adicionais virão só para o titular do cartão de crédito, de uma vez só.

    Minha esposa tem adicional do meu cartão de crédito, e não um cartão só para ela. Assim, os pontos vêm todos para mim.

    Leiam mais e usem mais a cabeça, antes de ficarem só xingando e criticando. Quem estuda, chega longe; quem só xinga, morre no meio da multidão ignorante.

  • Don Ramón

    E só para finalizar: você consegue ratear e controlar os gastos dos seus cartões adicionais. Por exemplo:

    Você é titular de um cartão com limite de crédito de R$ 10.000,00. Você pode solicitar um adicional para:

    a) Seu filho, com limite de R$ 700,00;

    b) Sua esposa, com limite de R$ 2.000,00;

    Você, titular, fica com o limite todo.

    Fecha o mês e as despesas ficam:

    a) Filho: gastou R$ 500

    b) Esposa: torrou o limite todo de R$ 2.000 (normal)

    c) Você: gastou R$ 3.000

    No total, utilizaram R$ 5.500,00 do limite e o valor total (supondo tudo à vista) virá numa única fatura.

    Quanto aos pontos?! Tudo para o titular!

    Simples!

  • Don Ramón

    E para finalizar (prometo que é o fim):

    Se o teu cartão de crédito BB também serve como cartão de débito da conta corrente, tem uma opção.

    Marido: tem o cartão graúdo com R$ 10.000 de limite, mas que também funciona como débito

    Esposa: tem uma conta corrente no BB também, diferente do marido.

    Você pode solicitar, com a esposa, um cartão de crédito adicional ao seu cartão de crédito (marido, com limite maior — ou seja, funcionará como adicional do cartão do marido e virá na fatura do marido) mas que na hora de operar na função débito, debita da conta da esposa, e não da conta do marido.

    Se informem mais, pessoal!

  • Alex

    Ainda bem que meu cartão é da caixa e emiti minhas passagens smiles sem nenhuma burocracia!!!

  • Maria Regina

    Não é verdade, inclusive no site da Tam estava aparecendo uma alerta sobre essa vantagem falsa.

  • Marcella Brito

    Enfim, discussões dos defensores ou críticos do BB à parte, a questão é que, a transferência de pontos entre parentes era algo muito útil e interessante, era uma vantagem aos clientes… entretanto, desde dezembro que essa transferência não pode ser feita, acho que agora decidiram um limite, pelo menos… Nas últimas semanas de dezembro eu tentei transferir 10.000 pontos da minha mãe pra mim, porém não consegui e ao ligar pra operadora do BB, fui informada que essa transferência só podia ser feita de CPF pro mesmo CPF… uma facilidade a menos.

  • Paulo

    Põe ruim nisso, o BB não deveria nem ser chamado de banco.

  • Ligia

    Entendi agora o motivo da reclamação de vocês…

    A melhor coisa a fazer mesmo é o que o Don Ramón disse, concentrar tudo em uma fatura usando o cartão adicional, e um positivo disso é que muitas vezes o adicional não tem anuidade ou a anuidade é reduzida.

    É fato que tanto as companhias aéreas quanto os bancos dão com uma mão e tiram com a outra e acho que o intuito é mesmo fazer a gente ficar com preguiça, se irritar e acabar comprando mesmo.

    Mas do mesmo jeito que sempre tem uma maneira deles atraplharem um pouquinho, sempre dá pra dar uma contornada.

  • Denis Martins

    Ok, já corrigi! :-)

  • Ricamar maia

    Mais uma atitude inadequada quando se fala de fidelização…e fica-se sabendo pelos melhores destinos.Ainda bem que temos vcs!

    Lamentável! Alô Defesa do Consumidor!

  • Nilson

    Você não entendeu. O Banco do Brasil permitia transferir pontos de uma PESSOA para OUTRA PESSOA. Esse serviço agora é limitado.

    Para transferir do Banco para programas de fidelidade, não há limite. Entendeu agora?

  • Raquel

    Mais uma razão para eu deixar de ter ourocard! Vejo que a minha decisão em cancelar foi acertada.

    • Paulo Mendes

      Também vou deixar de usar o Ourocard, após 11 anos e meio. Vou experimentar um Visa Infinite do Bradesco, sem anuidade

  • Melissa

    Isso também vale pra quem tem cartão de crédito com debito automático ?

  • Marcelo

    Isso de solicitar um Cartão de Crédito Adicional talvez funcione no caso de ser a esposa ou marido, mas você vai pedir um cartão adicional ao seu para o seu irmão, irmã, pai, mãe, padrasto ou madrasta, para os pontos virem só para você?? Lógico que não!! Nem eles aceitariam… A questão não é a forma de se acumular pontos e sim o fato de limitar em 10, 15 ou 30 mil pontos a transferência para um parente que quer viajar…

    Se liguem, vocês acham que o Banco fez isso para beneficiar a quem ??

    Banco não muda e nem entra em nada se não for pra ganhar alguma coisa…

  • Rebeca Oliveira

    Queridos,

    O BB divulgou a mudança, sim. Eu recebi comunicado do Banco. As informações foram enviadas por meio de mensagens no caixas eletrônicos (quand íamos fazer alguma transação no terminal), de mensagens enviadas à caixa postal privativa (aquela cuja cartinha fica piscando na página da conta, quando a gente acessa nossa conta com a senha pela internet). Não sou advogada do Banco, mas nisso tenho que defendê-lo

  • Acto

    Obrigado pela informação Valquiria, fiquei feliz só no primeiro minuto, no segundo já desconfiei. Cuidado muito é pouco nessas horas.

  • Iza Razera

    O BB esta pisando na bola, afinal os pontos são do cliente que os ganhou pelo uso do cartão. Assim sendo, o cliente pode fazer o que quiser com seus pontos. Isso pra mim, é coisa de quem é pago pra ficar pensando em como deixar clientes insatisfeitos. Sou um .

  • Thiago Castro

    Não estou entendendo todo esse drama com o BB. Primeiro: podem falar oq quiser, mas banco é TUDO IGUAL!! Se vcs gostam de um, permaneçam nele, mas não se iludam. Um dia um problema poderá surgir. E esse problema será o mesmo que surgem em todos os bancos.

    Segundo: esse serviço só é prestado pelo BB. Se vcs querem encerrar suas contas e irem para outro banco. Trocarão um que presta o serviço com várias limitações, para um que NÃO presta o serviço. Então, qual é a lógica???

  • CLIENTE INSATISFEITA

    BOM PESSOAL, O QUE PODEMOS FAZER EH USAR MENOS OS CARTOES DO BB OU MESMO DEIXAR DE USAR, USEMOS OUTROS PROGRAMAS DE FIDELIDADE QUE NOS RESPEITEM MAIS.

    LAMENTAVEL ESSA QUEBRA DE CONFIANZA DO BB COM OS CLIENTES.

  • Fabiano Avila

    Denis Martins, obrigado por ter postado a minha indignação a esta nova situação. Obrigado

  • Renan

    Na boa, mesmo com todas as criticas ao BB, algumas justas outras nem tanto, nao dah para comparar com a Caixa Economica. Tenho conta nos dois bancos faz anos. O BB eh muito melhor!

  • http://www.ranerio.info Ranerio Vieira

    Alguma conjectura de porque o banco cortou o serviço? Não entendi qual é o custo que o banco tem com esse serviço, já que o serviço já existia.

  • Airton

    Voce pode migrar 10 mil seus para ele e emitir a passagem pra vc com os pontos dele.

  • Henrique

    Estou tentando fazer uma transferência da conta do meu Pai para minha de 5.000 pontos e ocorre uma falha dizendo que só é possivel transferir 10 mil pontos anuais. No entanto, nenhuma transferência foi feita no periodo. BUG no sistema.

  • RENE

    Só para esclarecer.

    O banco do Brasil é uma sociedade de economia mista. O governo possui ações, porém qualquer um pode ser "dono" do BB, basta adquirir ações do BB na bolsa de valores. Se fosse estatal, não comercializaria ações na bolsa de valores.

    Os funcionários do BB são concursados e são admitidos sob o regime de CLT. Possuem FGTS, etc etc logo não são funcionários públicos, portanto o banco não é público.

    Só para constar e esclarecer

  • gilmar

    trabalha lá né hehee

  • gilmar

    DEPOIS DE LER…EU NÃO COMPRARIA ESTE PRODUTO

  • Danielle

    Pelo que vi ocorreu uma alteração unilateral do Banco. Entendo que para os novos clientes tal regra teria validade, mas para os clientes do BB antigos, isso poderia facilmente ser dicutido na justiça, com possibilidades fartas de ganho de causa! Direito do Consumidor pessoal…..

  • Marcos Teles

    Sim, acabo de passar raiva com uma situação parecida (com o SANTANDER). Durante anos, eu e minha esposa acumulamos pontos em um cartão de crédito que ela era a titular. Ao final de cada período, nós fazíamos a transferência para um cartão Smiles que eu era o adicional. Nunca tivemos problema. Hoje, ao tentar repetir o processo, fui barrado pelo banco e informado que eu não conseguiria mais transferir estes pontos para o cartão. Uma decisão 100% unilateral por parte do Santander, quem, desde que adquiriu o REAL, só vem pisando na bola com os correntistas.

    E tentar ajuda do gerente para resolver estas coisa é falar sozinho. Ele não está preocupado com você.

  • Marcos Teles

    Tenho conta nos dois, mas a principal é a do Santander. Sempre gostei do banco do brasil. Foi o primeiro a abrir as portas para mim quando criei minha conta. O internet banking é 10, um dos mais avançados. Porém, o que ele perde é o atendimento dele nas agencias.

    Mas vendo a situaçao que passei com o Santander com a minhas milhas, penso seriamente em voltar para o BB.