Entenda porque está cada vez mais difícil viajar com milhas

Leonardo Marques 24 · outubro · 2012

Nos últimos meses já tratamos algumas vezes aqui das dificuldades que as companhias aéreas vêm enfrentando no mundo todo e claro, no Brasil também. A alta histórica do querosene de aviação, aliada a fatores como a crise econômica europeia, têm motivado uma série de ajustes, corte de gastos e tentativas de aumentar as receitas. Em meio em tantas mudanças, os programas de fidelidade têm sido fortemente afetados e não é algo específico de uma empresa. Tanto Smiles quanto TAM Fidelidade promoveram mudanças que impactaram negativamente os seus clientes.

Também os bancos e empresas de cartões de crédito, que são grandes parceiras dos programas de fidelidade, fizeram mudanças desfavoráveis aos clientes. No caso destes, a pressão pela baixa nas taxas de juros e as limitações na quantidade e valor das tarifas reduziram consideravelmente a generosa margem de lucro das instituições, que para manter seus indicadores no azul e agradar os acionistas estão buscando cortar gastos onde for possível. Há quem afirme também que as companhias aéreas estão pressionando as administradoras de cartão para dificultar as transferências de pontos.

A somatória destes fatores tem produzido uma série de notícias ruins para quem busca conseguir passagens aéreas pelos programas de fidelidade. Os exemplos estão por toda parte e é difícil apontar algum programa que não tenha alterado as regras nos últimos tempos.

O banco Itaú, e sua operadora Itaucard, vem fazendo uma série de mudanças desde meados do ano passado, nunca em favor dos clientes: fechou as salas vip, aumentou a taxa para pagamento de contas e por fim aumentou o limite de transferência minima de milhas para  20 mil no seu programa Sempre Presente.

O Banco do Brasil também aumentou o limite para 10 mil milhas no programa “Ponto Pra Você”, reduziu a pontuação por pagamento de contas e criou um limite de transferência de pontos entre os clientes, dificultando acumular a quantia necessária para as trocas. E poderíamos seguir citando banco a banco com diversas mudanças prejudiciais.

Como dissemos, no entanto, as “malvadezas” não se restringem às instituições financeiras. Essa semana a GOL substituiu o número 4004 de atendimento do Smiles por um 0300 que é pago por minuto (dica do leitor Matheus Mendonça). As promoções de upgrade de categoria no Smiles que eram comuns até o ano passado sumiram e mesmo as promoções, com passagens por mil ou dois mil pontos, não ocorreram nesse ano –  o mínimo foi 3 mil.

Já o TAM Fidelidade tem sido uma causa constante de insatisfação pela dificuldade generalizada de emitir passagens desde que implantaram o novo sistema para verificação, incluindo a necessidade de enviar cópias de documentos para alterar seu cadastro – isso em pleno século XXI. Há quem garanta ainda que partiu da TAM o pedido para as mudanças no programa KM de Vantagem, dos postos Ipiranga –  de longe o caso que mais prejudicou e enfureceu os leitores nos últimos tempos.

Em resumo, de uma forma geral todos os programas estão piorando as condições a cada dia. Mas o objetivo desse post não é apenas criticar. Entendemos que em um período anterior,  os programas de fidelidade tinham afrouxado demasiadamente as suas regras e é natural que eles agora as tornem elas um pouco mais rígidas, em especial em face dos motivos que elencamos no início.

Nosso primeiro objetivo é dar uma visão geral aos leitores de que a mudança em seu cartão ou programa de fidelidade não é algo isolado, mas parte de um movimento geral de endurecimento nas regras dos programas e alerta-los de que, ao que tudo indica, ainda estamos no meio deste processo e podemos esperar mais notícias ruins no futuro. O segundo – e mais importante – é promover a discussão e a troca de ideias na comunidade de leitores do MD, com dicas de qual programa está compensando mais, quais os pontos fortes e fracos de cada um e qual a melhor saída para enfrentar este período de turbulência.

As críticas estão liberadas claro, mas queremos incentivar aqueles que estão satisfeitos com seus programas de milhas ou bancos que postem também suas experiências e ajudem os demais leitores. Dai surgem grandes oportunidades, como a famosa troca entre TAM Fidelidade e Iberia Plus, passando pelo Le Club, que fez a alegria de tantos leitores neste ano.

E então? Você trocou de banco ou cartão de crédito nos últimos meses? Está pensando em trocar ou está satisfeito? O que tem de melhor e pior no seu programa de milhas? Deixe sua opinião nos comentários e quem sabe juntos não encontramos uma luz no fim dessa tormenta toda?

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Igor – Poa

    Esse negócio de enviar cópias para o Fidelidade é um "INFERNO".

    Enviem meus documentos e comprovantes.

    Disseram que o comprovante de residência era ilícito pois não estava em meu nome e sim no nome do meu Pai. Foram 25 dias brigando com eles, por e-mail, telefone e Reclame Aqui.

    Até que aceitaram, como assim não aceitam de Pai e Mãe?

    • Thiago Castro

      Na minha opinião, o Fidelidade é irritante demais!!! O Multiplus dificultou muito minha vida e não poder emitir nos parceiros pela internet (como o Smiles faz) é um saco!!!!!

  • Fabio Chiachiri

    Eu notei completamente diferente… Meu programa é o SkyMiles (Delta), e antigamente quando fazia viagem com uma companhia parceira, demorava-se de 2 a 3 meses pra cair a milhagem na minha conta. Agora está muito rápido! Voltei da França semana passada, pela AriFrance+KLM, e as milhas cairam 3 dias depois da minha viagem na minha conta Delta. Perfeito! Espero que não mude!

  • Victor Rodrigues

    O HSBC, ao contrário dos bancos citados acima, diminuiu o limite mínimo para transferência de pontos para o Smiles e para o Tam Fidelidade, passando de 5000 para 1000 milhas.

  • Jose

    Por issu que eu trasnfiro todas minhas milhas para o Iberia,que tbm posso usar com a britsh airways

    • Pedro

      Dei muito mole… Na época da promoção da Rússia coloquei no LANPASS, poderia ter feito na Iberia! Viajei esse ano novamente com a Ibéria e até voei na europa com a Vueling que é da Ibéria… Como é o sistema de mudança de categoria da Ibéria?

    • Thiago Castro

      E como vc faria para ir pros EUA por exemplo? Dá pra usar na Oneworld?

    • mustafa

      issu?? pelamor…

  • Andre

    Sempre gostei muito do Diners, mas a mudança da transferência de pontos para AAdvantage foi praticamente um roubo. Perdemos 5.000 milhas numa transferência. Antes, 10.000 pts = 10.000 milhas. Hj, 15.000 pts = 10.000 milhas. Não vejo problema deles mudarem as regras, afinal, são eles que definem. Mas deveria, no mínimo, ter um aviso prévio. Assim as pessoas, como eu, que estavam acumulando para trocar no final do ano, teriam tempo para se adequar as novas regras.

  • Marcelo

    Eu parei de abastecer nos postos Ipiranga.

    • 2. Migrei pro Premmia. Não que sejam grandes coisas os vouchers da Azul, mas são melhores do que ficar tomando balão da Ipiranga… Não piso mais no posto deles…

    • Victor Dutra

      Também parei de abastecer no Ipiranga. A transferência de Km de Vantagens tornou-se uma grande "Desvantagem"! Não está compensando mais pagar para transferir … por enquanto o Premmia da Petrobras está valendo a pena, mas não se sabe até quando!

  • Wesley

    Concordo plenamente…estou com 30 mil no Smiles e só encontro "facadas" na hora de trocar. O jeito é aguardar uma oferta mais interessante, pois com 10 mil pro trecho, não dá mesmo.

    • 10 mil não é facada, é normal.

      3 mil é que é ótimo. Às vezes a gente se esquece disso…

  • Thiago Castro

    Eu estou bem satisfeito com o Smiles – onde apesar de não ter tanta variedade assim, pelo menos mantém a quantidade de milhas da tabela, ao invés de aumentar ao seu bel prazer como o Fidelidade faz.

    O caso em que a Tam me cobrou 20 mil milhas num trecho América do Norte/América do Norte, enquanto no Smiles saia por 12500 (mesmo valor que a United, parceira da Tam, cobra) me deixou realmente irritado.

    Sobre o cartão, depois de tanta mudança, resolvi concentrar tudo no BB Smiles Platinum que, apesar de cobrar anuidade, me dá uma ótima taxa de conversão em milhas, além de 10 mil milhas na aquisição e mais algumas nas renovações. Por enquanto, foi o único cartão do BB que escapou daquela mudança nos pontos em pagamento de contas (q eu uso), então é nele q eu vou!!

  • Paulo

    Outro ponto que a TAM achou para cortar gastos foi tirando a cerveja de vôos nacionais, maior vacilo isso!

  • EBS

    Eu tenho um Smiles Gold do BB e estou satisfeito. Tenho também um cartão da Caixa que, por enquanto, não tem mínimo para transferência. Creio que a melhor opção no momento é ter cartões com bandeira do Smiles ou Tam Fidelidade. Os pontos vão direto para um ou outro programa, mas pelo menos não há necessidade de juntar um número mínimo de pontos cada vez maior. Abs.

  • Fernando

    A mudança mais radical foi do km de vantagens que considero no mínimo desonesta, pois eles estão na verdade vendendo pontos os kms em si não servem para nada. Eu liguei no 0800 do km de vantagens e concederam a transferência normalmente na regra antiga;

  • Eu já utilizo os pague contas e os programas de fidelidade desde 2010. Acredito que a piora que se verifica também passa pelo aumento da base de clientes. É claro que mais pessoas querendo emitir bilhetes com milhas faz com que essas milhas sejam menos valorizadas.

    A LAN tinha um programa muito mais interessante anos atrás. Agora está impossível emitir trechos com o mínimo de milhas, assim como ocorre com a TAM. Estou esperando o dia em que o fidelidade deixará de garantir acesso a qualquer assento em vôos na Am. do Sul.

    Quanto aos cartões, acredito que chegamos num ponto em que até TODO mundo só pensa em emitir bilhetes com milhas. Isso obviamente aumenta a base, mas os lugares continuam restritos. Com o também incremento da renda dos brasileiros (e mais pessoas querendo viajar ao exterior pagando) temos uma equação que realmente não fecha.

    Por isso eu também acredito que haverá novas pioras. Por isso eu não faço poupança com milhas e nem acredito que elas sejam um bem. Eu junto e uso. Emitir em baixa temporada ainda não é tão impossível assim…

  • Andre

    Um outro comentário (talvez off-topic), mas referente a milhas tmb, é sobre o jogo que a American Airlines fez no facebook deles, o Fantasy Travelbr. Logo no início do jogo, eles postaram que teria um prêmio de 60.000 para o primeiro colocado. Depois de um tempo, isso sumiu do regulamento. A data de encerramento seria dia 2 de outubro. Nesta data eu estava na primeira colocação e entrei em contato com eles, pois o jogo não terminou. Daí eles mudaram a data para o final de novembro e disseram que não tem nenhum prêmio em milhas. Uma tremenda palhaçada com que estava participando. Depois eles respondem meus emails e comentários com respostas padrões e vagas…

    Uma falta de consideração.

    • Thiago Castro

      Tinha que ter dado print no regulamento e processado os caras!!

  • Pedro

    Lanpass tentando resgatar trechos TAM que o diga quão difícil está nossa vida… Seria Interessante um artigo com comparativos dos programas de milhagens Nacional/Internacional para poder ver qual está melhor atualmente =D #FikaDika

    • LanPass já foi bom, amigo. Quando a gente podia emitir EUA com conexão em Lima por 48.000 km funcionava. Hoje virou loteria, como o fidelidade. E cassino normalmente beneficia a banca.

  • Keila

    Tenho cartão do Santander platinum, que pontua 1,5 ponto a cada dólar gasto. Um benefício que acho muito legal no Santander é poder transferir cada ponto do cartão por 1,61 km do programa lanpass ( Lan). Portanto cada dólar gasto no cartão eu tenho 2,415 km do lanpass, caso opte por transferir para esse programa.

  • Rafael

    Eu estou tendo problemas (e pelo que pesquisei está acontecendo com muitas pessoas) no TAM Fidelidade.

    Não consigo emitir as passagens, da erro reclamando do cartão (para cobrança das taxas de embarque), mas todas as minhas tentativas foram debitadas dos meus cartões.

    Agora, continuo sem a passagem, e com umas 10 taxas de embarque cobradas em meus cartões.

  • Diego

    Opa, fale mais sobre isso

  • Nagela

    A nova sistemática de atualização dos dados cadastrais da TAM está terrível, pra não dizer coisa pior!!! A GOL cada vez mais caros os trechos e menos voos disponíveis!!

    • Carolina

      A Gol está ridícula nos últimos meses com essa prática de preços. E o CEO diz que querem ser a opção mais barata. Pfff. Acho que ele não compra passagens da Gol. =P

  • Daniel Falcão

    Também parei de abastecer nos Postos Ipiranga. O que eles fizeram (se foi a TAM ou a Ipiranga, não importa), foi uma tremenda sacanagem. Eles acham que nós somos imbecis. Nunca mais abasteço lá.

    • Gustavo

      Postos Ipiranga, nunca mais.

  • Camila

    Estou tendo outro problema, não encontro nenhuma passagem para alguns lugares fora do Brasil para o ano que vem. Tenho as milhas mas não tem opções de vôos para trocar as milhas.

  • Felipe

    Esta dificuldade criada pela TAM é benefica, conheço 2 pessoas que tiveram 60mil e outra 40 mil milhas ROUBADAS DO SMILES, e sabe oq a GOL disse, vc nao passou essa senha pra ninguem??? Aoi a Gol disse q ia averiguar e ate hj ja se passaram 6 meses e nada… Pelo menos com esse sistema de enviar para o celular um numero para evetivar a compra garante uma segurança para nos.

    E essa dificuldade para alterar o cadastro é para o bandido nao alterar nossos dados, como é feito com facilidade na gol.

    • Leonardo

      Descordo .. eles pedem documentos escaneados que qualquer pessoa conseguiria falsificar.

    • David Pitombeira

      Pode até ser seguro o envio do SMS para o cel, mas é complicado vc ter que enviar cópia de todos os documentos pq lá consta um número de telefone de 2007 quando me cadastrei no programa e depois disso já mudei de estado 4 vezes e, consequentemente, de número de cel tb 4 vezes.

      Para não ficar batendo boca com o atendimento, usei todas as minhas milhas do Fidelidade e hoje chego em GYN sempre um pouco mais tarde, nos voo da Gol e deixei de voar Tam.

  • Daniel Falcão

    O TAM Fidelidade ficou muito ruim. É dificílimo emitir passagens, o site sempre dá problema. Além disso, mudei de endereço… Enquanto no Smiles foi super fácil proceder à mudança, a TAM se negou a realizá-la. Disse que meus documentos estavam ilegíveis. Mandei os mesmos arquivos com os documentos para outras empresas, e todas aceitaram.

  • Diego Esteves

    Gracas a Deus minhas milhas acabaram, agora nao quero nem ouvir falar de TAM e FIDELIDADE, uma das piores cias aereas do ano.

  • Daniel Falcão

    Só mais um comentário… rsrsrsrsrs

    O Programa Amigo, da Avianca, é muito pobrezinho. O passageiro praticamente só consegue amealhar milhas voando. Bem que a Cia. poderia procurar mais parceiros… assim, mais gente conhecerá o bom serviço de bordo e alguns dos seus aviões novos!

    • O Amigo tudo indica que será unificado ao LifeMiles ( AviancaTAca). Hoje na minha opniao um dos melhore planos de milhas existentes. Sou nivel gold do plano. No ano pasado fui 19 vezes pra colombia pela Avianca.. Dessas 9 vezes fui transferido gratuitamente pra classe executiva, sendo que em uma das vezes junto com minha namorada ( trecho Bogota-NY ). Cada viagem que fazia pra colombia ( ida e volta ) acumulava 15 mil milhas normais + 17 mil de bonus ( 125% ) por ser Gold ( o nivel maximo é diamond ). Comprei passagens para a Isla de San Andres ( saindo de Medellin ) por 3 mil milhas cada trecho ( isso em distancia equivale a SP – FOrtaleza ) e minha namorada foi pra la por 26 mil milhas ida e volta ( trecho SP – Medllin com conexao em Bogota ). Se a Avianca trouxer pro Brasil todos os serviços que hoje presta na Colombia ( a Avianca daqui apesar de ser do mesmo dono não é a mesma empresa… so usa o mesmo nome ) teremos um ganho muito grande em qualidade. Sem falar que a Avianca é mebro do Star aliance e as milhas do Lifemiles podem comprar passagens de qualquer compania desse grupo pelo proprio site da lifemiles, alem de passagens da TACA e da Aerogal. Estou satisfeito!

      • Mauricio D

        Sem contar Leonardo na qualidade do seriço e espaço ja viajei esses trechos e gostei muito, mas ainda vou aprender alidar com os varios programas de milhas que agente acumula em varias cias, dava pra fazer um topico assim tbm.

    • roberto ribeiro

      ahahah, este deveria ser a base do programa de milhagem, voce voa e ganha milhas, agora por gasolina e ganhar milhas e' meio fora do escopo…

    • Leo

      Aguardo ansiosamente que o programa Amigo se junte ao Lifemiles! Só assim valeria a pena!

    • Rodrigoclt

      O Lifemiles é muito bom, mas só atende a Avianca Internacional e a Taca, espero que em breve incorpore a Avianca Brasil.

    • Roberto Pinheiro

      Gente, como ja foi comentado aqui o problema passa certamente pelo grande aumento de pessoas que querem viajar com milhas advindas dos cartões de crédito, pague contas, e mais uma infinidades de programas que proporcionam o acumulo de milhas. Cada dia que passa o numero de pessoas atras de emissão de bilhetes com milhas se multiplicam e a disponibilidade de assentos continuam os mesmos e o resultado sem duvida não poderia ser outro, ou seja, dificuldade na emissão. No meu entender o Smilles ainda continua sendo o melhor programa de fidelidade desde de que se respeite 3 condições primordiais. São elas, "ANTECEDENCIA, ANTECEDENCIA e por ultimo ANTECEDENCIA". Esse ano fiz duas viagem casadinhas entre caribe e Eua emitindo a ida com a gol (Punta Cana e Barbados) e a volta dos EUA com empresa parceira através do Smilles (Delta) e não tive a menor dificuldade na emissão dos bilhetes, pois emiti com aproximadamente 300 dias de atecedencia. Ou seja, gastei 15 mil milhas pra voar para o caribe e mais 25 mil pra voltar dos Eua. Paguei somente os bilhetes do caribe pros eua que é uma bagatela se comparada a passagens nacionais emitidas por aqui. E tem mais, ja tenho mais duas viagens emitidas da mesma forma, uma no carnaval pra Punta Cana e NY e outra em junho pra Aruba e Mami e ja to no gatilho esperando só abrir as datas pra setembro de 2013 pra emitir outra pra Barbados e a volta por Orlando da mesma forma e não vou encontrar a menor dificuldade em emita-las tenho certeza disso. Por isso, pessoal, programe-se com atecendencia q não terão dificuldades, temos que se adequar a nova realidade, é muita gente com milhas na conta e pouca disponibilidade de assentos

  • Pedro

    Ah! Um programa interessante para quem tem SMILES ou TAP VICTORIA é o DOTZ, alguns sites de compras e algumas lojas físicas de algumas cidades tem promoções ótimas que dão dotz, e depois vc convertte para o Smiles e/ou TAP VICTORIA… Alguém usa ou já ouviu falar? =D

  • Victor Nogueira

    TAM FIDELIDADE = não contem com suas milhas. Demorei dois meses para conseguir emitir minhas passagens para a Europa em Março. E nunca possuem vôos bons para voar com milhas. Sempre vôos com a TAP horrorosa e com mil conexoes. Os atendentes nunca sabem me dar a informação correta e cada vez que vc liga é uma informação diferente. Uma hora Turquia era considerado Ásia e a pontuação ia ser maior, na outra a Turquia era considerada Oriente Médio e no site estava escrito que era considerada Europa. Depois um atendente diz que não se pode fazer reserva de 24h com passagens prêmios e o outro diz que pode. Consegui garantir minha viagem, mas TAM nunca mais! Agora coloco minhas milhas no Scandinavian Eurobonus. Bem mais transparentes e vão continuar na StarAlliance, diferente da TAM que ninguém quer que ela fique na SA.

  • Rafael Menezes

    Caros

    Meu cartao eh American Express. Estou com 60 mil pontos e gostaria de conseguir milhas para os EUA na baixa temporadaem um futuro nao distante (10 meses). Alguma recomendacao de cia aerea para conversao para milhas?

    Abs!

    • Eu mandaria para o Lifemiles, dá para juntar os pontos com o 2×1 e o trecho Brasil x EUA mais em conta é 13.000 pontos. Vocë parte de onde? Vai ter que fazer escala em Lima ou Bogotá na viagem. Não me incomodou muito não e o serviço da cia Avianca é bom.

  • Jakov

    Essas constantes alterações das regras do programa Smiles causam muito mal estar. No meu caso, o Smiles conseguiu me "promover" de Ouro a Diamante e me "rebaixar" daí para Prata em apenas 4 meses!

    Explico. No começo do ano, eu era categoria Ouro e recebi um e-mail com o título "Ano Novo, Regra Nova", informando que, a partir daquele momento, com apenas 35 mil milhas voadas em 12 meses seria possível ir da categoria Ouro para a Diamante. Além disso, informava o comunicado:

    "Se você acumulou milhas pela GOL nos últimos 12 meses, fique tranqüilo pois a partir de 01/01/2012, aplicaremos a nova regra a todas as contas e você já poderá usufruir dos benefícios da sua nova categoria caso tenha alcançado as milhas necessárias de acordo com a nova regra."

    E, de fato, alguns dias depois verifiquei com satisfação no site que eu já estava na categoria Diamante! No entanto, sem nenhum comunicado e sem nenhum alarde, essa nova regra foi rapidamente abandonada, numa cara-de-pau espantosa, e, no mês seguinte, eu já era Ouro mais uma vez. Achei estranho, mas confesso que fiquei indignado mesmo quando, no mês seguinte (março, portanto), recebi um e-mail com orientações para eu "manter os benefícios da categoria Ouro". Para isso, eu precisaria transferir 50 mil pontos para o programa. Não tinha esses pontos e aí, para meu desgosto, em abril eu estava na categoria Prata, depois de dois anos na Ouro (e alguns dias na Diamante). Rebaixamento semelhante a esse, só o Santa Cruz saindo da Série A para a Série D em 3 anos (mas já está voltando!).

  • Gustavo

    Ultimamente está impossível a emissão de passagens pelo TAM Fidelidade, que além de nunca ter promoções, só se encontra quantias exorbitantes de milhas por trecho.

    Não sei se alguém poderia sanar a minha dúvida, mas é possível ter um programa de milhagem de uma companhia do exterior, como a British Airways, com cartão do BB?

    • Gustavo, acho que só transferindo para a)Smiles ou Multiplus e então a)emitir com parceira internacional da Gol ou b)transferir para LeClub e então para Iberia/BA e emitir a passagem.

  • mauricius

    O Infinity está normal.

    • Fernando

      O Infinity (Visa) e o Black (Mastercard) diminuiram a conversao de pontos para pagamento de contas no cartao de credito

      Agora eh 1 para 1 e nao mais 1 para 2.

      As compras continuam iguais. Ja o Smiles Platinum nao diminuiu, pgto de contas continuou 1 para 2.

  • Rodrigo

    O hsbc tinha um acelerador de pontos que dava meio ponto a mais por dólar por uma taxa de 40 reais a cada 6 meses. Valia muito a pena, mas cancelaram… então no meu ponto de vista piorou.

  • Carolina

    Gostei da dica do HSBC. Todo mundo que conheço e usa o banco fala bem. O aumento das milhas para transferência do Itaú a seus inacreditáveis 20.000 pontos é um ultrage!

    E como assim não há mais pontuação em upgrade de categoria no smiles? Desde quando é isso? Não há nada informado no site da Gol e, em julho deste ano, eu mudei de categoria e recebi meus bônus…

  • Filipe Caliman

    Isso aê Thiagão, de acordo!! O meu chegou essa semana.

  • Palhaçada o KM de vantagens…. agora não tem mais vantagem alguma…. tudo pago! E muito caro….

  • M@rcelo

    Keila,

    Cuidado com os números, por vezes o que parece vantagem não o é. 1,61km é igual a 1 milha. Não sei se na hora de você resgatar eles farão a conversão. Parece-me uma jogada para fisgar as pessoas. Também possuo o mesmo cartão e já tinha observado essa possibilidade. Mas não sei se estou falando besteira. Com a palavra os amigos do MD.

  • Mendonça J&ua

    Bem, a questão, como bem mesmo relata o post é bem mais complicada do que simplesmente o problema na emissão de bilhetes com milhas. O problema é que muitos – eu diria a grande maioria – apenas concentram sua meta em um programa de fidelização.

    Já vi diversos comentários por aqui. Muitos adorando o Smiles e outros odiando o TAM Fidelidade. Tem também quem que adora o TAM Fidelidade e odeia o Smiles. Mas nesses tempos de crise, onde há constantes mudanças nos programas de fidelização, temos que aprender – graças a Deus já aprendi – a aproveitar as melhores oportunidades do momento. Agindo assim, sempre vai ser bom ou, falando de forma menos alegre e positiva, nem sempre vai ser tão ruim assim.

    As próprias empresas agem assim, aproveitando-se do momento e nós temos que fazer o mesmo. Por exemplo: atualmente o KM de Vantagens está de fazer rir qualquer milheiro, uma verdadeira palhaçada. O que fazer? Simplesmente deixei de abastecer nos postos Ipiranga e estou agora nos postos Petrobrás, que me dão até R$100,00 de crédito na Azul e sem gastar nada a mais por isso.

    Aí poderiam vir aqueles que só reclamam ao invés de procurar solução e dizer: ah, mas a Azul é uma porcaria, nunca tem promoção, não tem vôo internacional. Eu responderia: pois é, mas agora não podemos mais ir com pontos da TAM para Fernando de Noronha, que operava em code share com a TRIP. Agora, temos que nos valor da GOL ou da Azul. Viu como tudo é questão de "oportunidade do momento". Quem estava apostando somente na TAM pode ter se decepcionado, quem vê e aproveita a oportunidade do momento, como eu, estou adorando pois vou resgatar meus vouchers da Petrobrás e poder voar para Fernando de Noronha sem gastar nada e ainda ficar com meus pontos da TAM para uma outra viagem.

    Em relação às companhias aéreas, se hoje TAM e GOL estão ruim, aproveitei a promoção da Accor e ano que vem foi de Ibéria para a Europa gastando apenas 10.000 pontos por trecho e ainda tenho mais de $ 1.000 em cheques-recompensa para pagar os hotéis.

    Já no que tange aos bancos, aprendi, igualmente, que todos são péssimos. SIM! Todos querem mesmo é lucro, lucro e mais lucro, e se valem do mercado, ou da fragilidade dele, para isso. No meu caso, então, brigo com as mesmas armas: tenho contas no BB, Caixa e Santander, e também tenho o cartão TAM do Itaú apesar de, ainda, não ser correntista do banco. Aí vocês podem perguntar, mas isso é demais: tarifa em três bancos? É aí que entra o "brigo com as mesmas armas". Em nenhum destes bancos pago qualquer tarifa do tipo "pacote de serviços", pois tudo vai do poder de negociação com o gerente a partir da fragilidade do mercado. E olha que minha renda deve passar é longe de muitas dos que por aqui comentam e só reclamam dos programas de fidelização, ao invés de também aprender a utilizar as armas em favor próprio.

    Vou explicar melhor.

    Quando, por exemplo, abri minha conta no Santander, já fui dizendo que tinha conta em outros bancos e que gostaria primeiro de começar um relacionamento com o Santander para ver se valeria à pena e blá, blá, blá, por isso não gostaria de pagar tarifa de pacote de serviços, já que nos outros bancos não pagava. A gerente garantiu isenção por três meses. Aí você pode perguntar: "Mais e aí? E depois disso?" Ora, vocês acham que um gerente de banco, com zilhões de metas a cumprir e com o mercado em crise mundial não isentaria do pacote de serviços alguém que estaria disposto a encerrar a conta somente por causa disso? Claro que isentaria, e isentou. Agora, minha conta está lá, sem necessidade de movimentação e sem cobrança de tarifa, mas ainda estou com a razão de ser da abertura da conta: meu cartão de crédito.

    Em relação às companhias aéreas, deve sempre estar antenado nas promoções que elas fazem, pois sempre vai ter uma fazendo promoção. A questão, DE NOVO, é: não se pode jogar todas as fichas em único programa de fidelização.

    Eu odeio a GOL – ela já me fez passar aperreios por várias vezes -, mas se houver promoção, seja com dinheiro ou mesmo com milhas, como houve esse ano, vou tratar de aproveitar. Se houver do TAM Fidelidade, também estou dentro. E até da Ibéria, que todos falam ser uma péssima companhia aérea, também vou aproveitar.

    Ah tá, os cartões estão dificultando a transferência de pontos, aumentando o valor dos lotes de transferência? Legal! Vou tratar de achar um jeito de pontuar mais e tudo vai ficar do mesmo jeito.

    Salvo engano, já foi citado aqui, em tópicos pretéritos, como ganhar até 5,5 pontos por dólar. Eu consigo ganhar até 6 e sei como ganhar até 6,5, mas para isso precisaria do Cartão Unlimited do Santander e como minha conta é recente ainda não deu para pegar.

    Então é isso! Resumindo tudo que escrevi, A QUESTÃO É NÃO APOSTAR TODAS AS FICHAS EM UM ÚNICO JOGO. NÃO HÁ UMA GALINHA DOS OVOS DE OURO. DEVE SER ANALISADA A OPORTUNIDADE DO MOMENTO QUE SEMPRE VAI DAR PARA APROVEITAR.

    • Flávio

      Gostei do ponto de vista. Indubitavelmente a melhor maneira de agir é usufruir das armas que nos disponibilizam. Veneno se cura com veneno. Flávio. flaviomartinezadv@gmail.com

  • Leonardo

    Gente, vocês sabem que o Ipiranga foi comprado pela Petrobrás, né? Não acredito que em um futuro próximo as políticas de benefícios serão tão diferentes.

  • M@rcelo

    Bom, este final de semana fiz uma viagem com a família para Maceió (GIG x MCZ x GIG) por 3.000 milhas por perna com a TAM. Obtive as passagens a partir da informação do MD. O processo de aquisição foi tranquilo, sem site travando e em um horário razoável na ida e excelente na volta. Como em um comentário feito acima, também não fico acumulando grandes somas de milhas no cartão. Apareceu uma promo e tenho o suficiente, clico e viajo. Abrçs

  • Rogério

    Também parei de abastecer no Ipiranga, não vale mais a pena, agora fiquei com um mico de pontos na mão que não servem pra nada, o programinha ruim…… A única coisa que prestava era a parceria com a Multiplus.

  • Hélio Rodrigu

    O Santander tem um ponto positivo nesse sentido. Você ligando para o SuperBonus, troca rapidamente seus pontos com o minimo de 3 mil.

  • Anderson Silva

    Adeus Km de Desvantagem! Bando de sem vergonha. Cobram 49,00 reais por 1 mil pontos transferidos.

  • Leonardo

    Bradesco Visa Platinum + Smiles:

    – Transferências de qualquer valor múltiplo de 500 milhas;

    – Não há tarifas para transferências;

    – Prazo apesar de ser 7 dias, demora só 2;

    – O Platinum rende 1,2 pontos para cada dólar;

    – 1 ponto Bradesco equivale a 1 ponto Smiles.

    – Pontos duram 2 anos (mais 2 anos no Smiles);

    – Você pode comprar passagem diretamente pelos pontos do Bradesco em qualquer companhia pela internet, ou pode usar a transferência pra companhia e usar o sistema deles, você escolhe.

    Só vejo vantagens o/

    Acho que vocês todos deveriam fazer essa combinação Bradesco + Smiles =D

  • Jé Silva

    É verdade…

    Neste ponto, o HSBC tá mandando muito bem. Sendo a transferência muito rápida e fácil. Tudo online pelo site do banco.

  • André L

    Usei o TAM Fidelidade e o MileagePlus da United esse ano duas vezes cada um. Em todos eles o serviço funcionou perfeitamente e encontrei as passagens com o mínimo de pontos possível praquele trecho nas datas exatas que eu precisava. Talvez o meu "segredo" foi ter pesquisado com muita antecedência. Ou talvez tenha sido sorte mesmo, pois constantemente vejo o pessoal reclamando muito aqui.

    A primeira foi um vôo de São Paulo pra Miami na Classe Executiva (emitido com 40mil pontos o trecho). Emiti pelo site da TAM sem nenhum problema, e na ocasião haviam várias datas disponíveis com essa pontuação mínima.

    Depois emiti um vôo pelo TAM Fidelidade em cia parceira (por isso tive que fazer por telefone). Era um vôo de Los Angeles para São Paulo, emitido por 20.000 pontos o trecho.

    No Mileage Plus emiti vôos de Orlando pra Los Angeles e de San Diego pro Alaska (12.500 pontos cada trecho).

    • Brum

      Em qual cia vc emitiu o trecho LAX-GRU?

  • Leo

    Pessoal, vamos falar também das coisas boas! Ninguém levantou o Programa AviancaTaca Lifemiles. As promoções recorrentes 2×1 estão sendo EXCELENTES para as pessoas que gostam de se programar. Vejam só o que consegui nos últimos meses:

    – CURAÇAO por 18000 milhas ida e volta (paguei US$270 pela passagem)

    – PERU (incluindo trechos internos para Lima, Cuzco e Arequipa) por 23000 milhas ida e volta (paguei US$345 pela passagem)

    – LOS ANGELES por 30000 milhas ida e volta (paguei US$450 pela passagem)

    – COSTA RICA por 37000 milhas ida e volta (paguei US$555 pela passagem)

    Os preços são incríveis, mas a disponibilidade também não é das melhores! Você consegue encontrar boa disponibilidade para Lima e Bogota que são cidades atendidas por voos diretos desde o Brasil. Para o resto, é preciso paciência para buscar e, geralmente, antecedência! Notei também que a disponibilidade piorou nos últimos meses e que alguns trechos como, por exemplo Caribe e Am. Central estào exigindo o dobro de milhas do passado!

    Outra história positiva (Acreditem se quiserem!!!) foi com o TAM Fidelidade. Consegui emitir por 8000 milhas ida e volta para SANTIAGO em pleno agosto (temporada de neve). Voar foi problemático, pois a cia aérea cancelou voo da ida e foi uma novela para embarcar, mas, no fim, tudo deu certo! Esse lance de 3 meses de antecedencia para passagens domésticas ou Am. do Sul e 6 meses para internacionais é realmente péssimo!

    Um outro detalhe que acho legal comentar é que o TAM Fidelidade (não me pergunte COMO!!!) ganhou o prêmio Best Redemption Ability (Melhor Disponilidade) das Américas nos Freddie Awards 2012 da revista Inside Flyer! Vai entender… Eu não entendo!!!

    Já que estamos falando de milhagens… O que a TAM ainda está fazendo na Star Alliance se ninguém que voa com as cias da *A pode acumular pontos no programa fidelidade???

  • Marcel

    Resgatei há cerca de 2 meses uma passagem pelo LANPASS por 48k ida e volta (24k o trecho) pra Nova York, em junho de 2013.

    O importante no Lanpass é a antecedencia. Hoje não encontro nas mesmas datas por menos de 66k.

    O ano passado fui pra San Francisco por 48k também…Lembrando que 48k de Lanpass é igual a 30k de TAM.

    • Sergio Melo

      Como faz a transferência para o Lanpass? Posso transferir do Multiplus?

  • Roberto

    Também uso o HSBC. Por enquanto estou satisfeito. Faço a transferência pelo internet banking e pelo PREMIER ainda acumulo 1,5 milhas por dólar. Ao contrário do Bradesco Platinum que acumula 1,2 e precisa ligar no 0800, sendo que a transferência mínima é 5 mil pontos.

  • Rodrigoclt

    O meu HSBC Premier nunca teve limite mínimo para transferência, inclusive transferindo números quebrados, tipo 3.423 milhas.

  • gisele

    Eu sou uma cliente enfurecida do BB.

    Com a mudança nas regras de transferência para os programas de milhagens (e só para eles, facilitando para a troca pra dotz) fiz uma busca para saber a melhor relação cartões/bancos x recompensa.

    Optei pelo cartão smiles q é oferecido pelo bb e pelo bradesco. Assim fujo do limite minimo de 10 mil pontos para transferência, já q os pontos acumulados caem direto no programa da gol. Outra vantagem é a bonificação melhor para cada dólar gasto. O internacional rende 1,3 pontos por dólar, o gold 1,5 e o platinun 2 pontos.

    A desvantagem é atrelar os pontos a um programa específico, mas o smiles é (até hj) o que mais uso.

    Ainda não paguei a primeira fatura pra saber se a transferência direta realmente funciona.

    Vamos ver no que dá…

    • Anthony

      Hi Gisele,

      Tenho esse mesmo cartao que tu e funciona direitinho.

      No problem.

      A.

    • Gisele, poucos dias depois que você paga a fatura os pontos caem na conta do Smiles, eu tenho esse cartão BB Smiles Platinum e gosto muito. Agora, a Gol não dá muito crédito ao status equivalente a Ouro ou Diamante (algo assim) que fala que você passa a ter no momento em que faz o cartão. O tal check-in exclusivo geralmente é a pessoa mais lenta de todo o turno e já reclamei mais de uma vez com a Gol sobre isso. Na hora do embarque também não chamam adiantado os preferenciais não.

  • Marcus

    Cancelei meu Itaucard Visa Platinum…

    Tentei negociar a anuidade. Mas a proposta do atendente foi de reduzir de R$ 300 para R$ 240 reais… Ou seja, desconto insignificante… Sobretudo para mim, que já tenho um Mastercard do Itau…

    Depois fiquei pensando: ter um Visa tem suas vantagens. Mas nada que um Mastercard nao possa suprir em termos de necessidade… É mais taxa, é mais risco e dor de cabeça (em caso de furto ou de fraude)e menos vantagem, já que o Sempre Presente está deixando a desejar…

  • Mateus

    bizarro. a lógica do capitalismo é brutal. as empresas nao estao tendo prejuizos, mas sim agradar aos acionistas com lucros exorbitantes e quem usa se dá mal…

  • Meus dois centavos. Possuo o cartão BB Smiles Platinum, tinha outros, como Amex Gold e tb Itaucard, mas ultimamente tenho usado basicamente o BB Smiles. O Amex Gold tem um deflator, 1 milha vira 0,8 pts para o Smiles ou algo assim e são difíceis com anuidade, além dos serviços que são bem fracos, das vezes que tentei usar sala VIP ou a sala estava fechada ou não aceitaram o Amex Gold (tinha que ser Amex Centurion, algo assim), sei que não renovei o Amex.

    Eu também tenho conta no HSBC, e embora não use o cartão de crédito deles, a sala VIP (única de Brasilia) e o fato de eu ter conta em outro país (EUA) sem pagar taxas extras, me deixa muito satisfeito. Infelizmente a parte de pontuar com milhas do cartão não tem benefícios e concentro mesmo no Smiles.

    No Smiles sempre compro os trechos de 3.000 pts (reservando acho que antes de 60 dias o default parece que é 3.000 pts).

    Eu comprei milhas na Lifemiles/TACA nas duas promoções 2×1 (setembro de 11 e março de 12, se não me engano), e fiz viagens ótimas com elas a excelente preço (Miami para 2 pessoas) e quero ainda usar um bocado com eles para America do Sul, os trechos são 9.000 milhas o mais barato, mas comprado pela metade é um valor bom em $$, dificil encontrar passagem para vender em USD com valor similar e tenho achado boa disponibilidade se vejo com antecedencia.

    Um ponto do Lifemiles usam o trecho Brasilia x Bogota e então para os outros destinos (America do Norte e America do Sul), o que é bem melhor do que passar por GRU.

    Eu já fui fidelidade TAM de várias cores e por volta de 2004, 2005 quando começaram a mudar tudo, não deu mais para permanecer acumulando no programa, não rendia, tudo complicado e difícil com o novo "Multiplus". Nem consigo entrar no Multiplus até hoje, só consigo ver os pts pelo site da TAM naquele login e é isso basicamente.

  • Leonardo BH

    Têm certeza que isso é vantagem ? Afinal a LAN usa KM ao invés de milhas e 1 milha =~ 1,6 km. Ou seja, dá no mesmo…

  • Marcus

    10 mil só é vantagem se você fizer uma viagem longa, por exemplo de Porto Alegre até Natal, ou de Florianopolis a Macapá…

    Já se você quiser viajar de Porto Alegre ou Rio, ou Floripa a São Paulo não vale a muita pena gastar 10 mil milhas, não…

    Eu sigo esse raciocínio sempre.

  • Frank

    Keila, na verdade 1 milha terrestre é aproximadamente igual a 1,61 km… se for 1 milha náutica (utilizada em aviação) temos 1,852 km… as anotações de milhas em voos não são tão precisas, mas na verdade sua pontuação está sendo equivalente a de outros programas.

  • Leonardo

    Caros, soube por fontes seguras de profissionais que trabalham nas instituições mencionadas que mais "malvadezas" vem por ai. A TAM vai mudar o resgate dos voos domésticos, como fez com os internacionais, acabando com as vagas ilimitadas. Além disso, o ITAU vai reduzir a equivalência de pontos do Sempre Presente para: 1 Sempre Presente = 0,8 milhas para quem não tiver o cartão Platinum. Espero que pare por ai.

  • Eduardo Dantas

    Eu tenho o Cartão da United MileagePlus do Itaú. Tem o problema de estar vinculado a um Banco, porém é certeiro na transferência 1 milha a cada dolar consumido e vai direto para sua conta da United. Tem tido passagens para os Estados Unidos, ida e volta com 30.000 milhas ( tem que ficar atento todos os dias ).

    Eu preferi este cartão pela praticidade. E também serve para as empresas do grupo Star Alliance.

    Abraço a todos

  • Tiago

    A TAMFIDELIDADE e MULTIPLUS ordenaram que mandassemos nossos documentos pessoais para alterar os dados cadastrais, a partir de agora necessários pra resgatar pontos pela internet.

    Só tem um detalhe, passaram endereços de e-mails que não completam o envio. Só dá erro o tempo todo.

    Daí, não tem como enviar os documentos e comprar passagens. Comprei uma por 10mil pts e perdi, pois agora já tá 15mil pts.

    Não existe PROCON, ANAC, etc nesse país! Somos reféns dos grandes grupos fornecedores de serviços e produtos que fazem o que quiser. A grande verdade

  • Leonardo

    Dicas para quem está tendo problemas para emitir passagens no fidelidade TAM, quando o motivo for a tela de erro que sugere que os dados não estão corretos: 1) o problema ocorre caso o endereço indicado na compra da passagem for diferente do cadastrado no site do Multiplus. Isso é culpa da TAM, pois ela pede o endereço da fatura do cartão de crédito. Mas, após a mudança do sistema, eles comparam o endereço indicado na compra com o cadastrado no Multiplus. Então, ignore o da fatura do cartão e coloque o endereço cadastrado no Multiplus do titular da conta (informação do Fale com o Presidente). 2) Caso o login do site do Multiplus fidelidade esteja fora do ar, não será possível emitir passagens no site da TAM. Isso ocorre porque o site vai tentar checar o endereço e não vai conseguir, dando, consequentemente, aquela famosa tela de erro. 3) Quem tem problemas com senha pode emitir sem ela pelo telefone, pagando R$ 40 da taxa adicional. Porém, viagens com menos de 48 horas de antecedência não podem mais serem emitidas pelo telefone, apenas no site ou aeroporto. Ou seja, só complicam a vida do cliente.

  • Também tou furioso com a regra do Ipiranga. Sempre abastecia no posto Ipiranga aqui perto para depois transferir milhagem. Depois que passou a cobrar não compensa, sai mais caro praticamente transferir as milhas do que o $$ para o trecho, tenho acho que 3.000 ou 4.000 pontos para transferir e o valor é altíssimo.

    Quero ir para o Premmia, me cadastrei, mas o posto que gosto aqui perto (da qualidade e do atendimento) é o Ipiranga. Tenho que ver os Petrobras da região.

  • Mauricio D

    E uma M.. mesmo, de tao chato e enviar pra la ,que to com 0 pontos kkkkkkk

  • Mauricio D

    E as salas vips do Diners, diz que em Curitiba e Rio tem sala vip, voltei esses dias dela e não tinha nada.

    Andaram fechando e não comunicando os clientes. Alguem sabe de algo

  • Também uso o Smiles Platinum do BB, desde que foi lançado, e não tenho do que reclamar. Esse cartão tem uma grande vantagem para a transferência de milhas, que é o fato de que não existe quantidade mínima: ao pagar a fatura o número de milhas correspondente é automaticamente transferido para a conta Smiles.

  • THIAGO

    Então atualmente estou usando o BB smiles platinum,não que seja o cartao ideal, mais depois de idas e vidas de mtos bancos como itaú, santander enfim estou no bb, não por satisfação, e sim pq no momento é oque melhor me atende.

    Cartao smiles platinum BB

    anuidade que paguei 6 x de 58,00

    ganhei 10 mil milhas smiles

    pedi cartoes add para os meus pais sem custo por um ano. Otimizando o acumulo de milhas deles direto pra mim.

    O cotação 1 dolar 2 milhas

    a única sala vip disponivel no momento é em Guarulhos,

    ainda tem mais 3.000 milhas na renovação do cartão.

    O pagamento de contas até onde eu sei só está disponivel para correntistas do banco.

    Sendo cobrada tarifa de R$1,50 independentemente do valor do título + juros pró rata e iof. Mais uma vez, não considero o cartão ideal mais dentre todos que passei foi o menos pior. Alguém sugere novos cartões?

  • Emiti passagens em março e em setembro pelo Tam Fidelidade e não tive problemas. O sistema é meio chatinho mas acho que faz parte. Sinceramente acho, com as parcerias com os cartões, todo mundo passou a acumular milhas com uma velocidade muito grande e as companhias aéreas perderam um pouco o controle.

  • Eu não tive dificuldades de emitir as minhas passagens pelo Tam Fidelidade, a dificuldade é juntar a milhas, como a matéria aqui do MD mesmo disse devemos esperar más noticias por esse motivo resolvi pagar 250 reais e transferir 5mil km de vantagens agora, pq td só tende a piorar.

  • Fabio

    Concordo plenamente!!! Os bilhetes continuam o "mesmo" preço, a pontuação caiu pela metade (Exemplo: a tarifa BASICO da TAM continua o mesmo preço da antiga FLEX, mas agora com 500 pontos) e para resgate alguns trechos estão impraticáveis. Eu costumo calcular para o fidelidade 10.000 pontos = R$ 300,00 que é como o mercado absorve, então a conta não fecha nunca, sempre é mais vantagem vender e comprar passagem (e você pontua nessa compra)… MD, show o post.

  • Dan

    Alguém lembra quanto era o valor da trasferência do km de vantagens???

    Com as novas regras terão que mudar para km desvangatens…

  • Marco Gomes

    Tá aí algo que não tive problema nenhum….enviei os documentos, meus dados foram atualizados e inclusive tirei 2 passagens para o reveillon sem dificuldades. O ponto negativo é a impossibilidade de marcar assento nos voos TAM, a não ser q se pague uma taxa de R$ 40,00 por assento marcado.

    De qq forma entendo que a medida visa dar maior segurança aos usuários e combater fraudes frequentes….td nesse sentido é válido.

  • Marco Gomes

    Consegui achar uma opção que ainda traz vantagens aos usuários….se vc juntar pontos no KM de Vantagens, enviar para o Multiplus pagando R$ 49,00 (U$ 24,00) e depois aproveitar as promoções entre Multiplus e Accor, onde algumas vezes vc troca ponto por ponto, poderá retirar um voucher de hospedagem na rede Accor de U$ 60,00.

    Resumindo vc paga ~ U$24,00 para receber um voucher de hospedagem de U$60,00…

    • Thiago SSA

      Como se os pontos não valessem nada não é mesmo?

  • Marco Gomes

    Vc está equivocado…em alguns trechos de grande procura e em alta temporada o Smiles muitas vezes deixa apenas a opção de 20mil milhas, enquanto que a TAM respeita a disponibilidade de assentos e cobra 10mil pontos até 7 dias antes…

    Enfim, só para deixar claro que não existe santo nessa história…os dois tem pontos positivos e negativos…ultimamente os negativos tem prevalecido…

    • Thiago Castro

      Eu so uso o Smiles em voos internacionais. Acho q milhas em voos domesticos so vale sd for promocao. Entao contintinua valendo oq eu falei: o Smiles mantem a pontuacao e o Fidelidade nao.

  • Renata

    O Itau não está mais emitindo o cartão Mileage Plus? Tentei procurar entre os cartões oferecidos pelo banco e não achei. Alguém sabe se ele foi descontinuado, ou se vai mudar para outra operadora?

    • Ygor

      Olha aí Renata:

      ITAU Brazil MileagePlus Card important information

      Effective DECEMBER 15, 2012, you will no longer continue to earn MileagePlus award miles with your ITAU card. MileagePlus miles accrued to date will remain in your MileagePlus account as long as you engage in any account activity eighteen (18) consecutive months from your last account activity, in accordance with the MileagePlus Program Rules.

      MileagePlus award miles are available for any of the award redemption options available to members in Brazil, including for travel or upgrades to over 1,356 Star Alliance destinations in 193 countries, on United, United Express® and other Star Alliance® airlines. You may continue earning miles through flights with any of the Star Alliance airlines by providing your MileagePlus member number at the time of travel and by purchasing products or services from a wide variety of partners worldwide.

      Star Alliance, the world’s largest airline network, now includes new member airlines COPA Airlines, Avianca and Taca Airlines, as well as TAM Airlines and TAP Portugal.

      http://www.united.com/web/en-US/apps/mileageplus/

  • Vanderlei PG

    Em Maio fui de AirFrance/Gol para Cwb/SP/Paris/Roma/Rio, e não consegui milhas smiles porque não tinha os cartões de embarque, achei muita sacanagem !!!! detalhe que tinha inserido o numero smile na compra…nao teve choro

    • Elvis

      em abril fui para nova iorque pela Delta, e tinha inserido meus dados do smiles e nao entrou e perdi meu cartao de embarque, descobri (que pelo menos a Delta tem esse procedimento) liguei pra delta mandei meus dados paguei 25 dolares e eles me mandaram uma declaracao de embarque, que esta declaracao de embarque serve justamente para pontuar no smiles e enviei para eles e com 3 dias entrou minhas milhas!

  • Igor – Poa

    Como se eles não aceitam nem os originais?

  • Igor – Poa

    Sim e o site do Fidelidade tem problemas de comunicação com site Multiplus. Que deveria ser o mesmo sistema e não é, segundo o atendente são 2 que migram informações e por isso falham demais.

  • Bruno

    Tipo… eu tb uso essa passagem do Santander pra LAN. 1000 Superbonus Santander equivalem a 1610 km do LAN Pass, ou 1000 milhas Smiles, ou 1000 pontos no TAM Fidelidade, entre outros. Basicamente é uma conversão de 1 pra 1,6. Eu acho que vale a pena.

  • andre gustavo

    Assinado embaixo.Essa é a estratégia básica.Antecedência!!

    • Henrique Bicalho

      Concordo!

      Estou indo em plena alta temporada (14 de dezembro) de GIG para Boa Vista por 3k o trecho!

  • Zi

    Nunca mas acho o programa Victoria otimo!

    Na realidade Smiles e TAP são otimos para quem não tem compromissos de trabalho e pode viajar a qq epoca,mas..o cartão Mastercard Victoria Tap do HSBC é caso de policia!! So depositam tuas milhas,que deveriam ser automaticas após vc implorar,brigar meses com o banco e ainda depositam pingado e ERRADO!!!

    Pior cartão para milhas não existe!

  • andre gustavo

    Li todo o seu comentário.Parabéns,vc já atingiu um patamar superior no estudo das milhas.Não se pode jogar todas as fichas num programa só.Nem ter uma conta em banco só,e muito menos um cartão de crédito apenas.A diversificação é um dos segredos do negócio.Junto milhas há dez anos e leio diariamente sobre o assunto.Só assim consigo usufruir do melhor que cada programa possa me dar.Já viajei a passeio tres vezes em 2012.Todas eu consegui o voo que queria,pra onde queria,com a menor quantidade de milhas possível.As oportunidades estão à nossa frente.Basta saber enxerga-las…

    • Henrique Bicalho

      Bem que vcs podiam ensinar como conseguir essas 6,5 milhas por dolar hein?

    • Mendonça J&ua

      André, não tenho tanto tempo de milheiro como você, mas diariamente também estou antenado no assunto e leio sempre a respeito e procuro sempre melhorar minha, digamos, "performance" (rsrsrs).

      Também sempre consigo viajar na época que quero, com a companhia que quero e da forma que quero. E o melhor: sem muitas dificuldades. Acho que as pessoas não aprenderam ainda como utilizar os programas de fidelização na hora da emissão das passagens-prêmio.

      Assim como você, estou sempre viajando. Na média viajo de três em três meses e nunca encontro dificuldades. O problema mesmo está sendo ter mais dinheiro e tempo, porque passagem aérea já está é sobrando (rsrsrsr).

      Grande abraço.

  • LOL Jr. Filho

    Isso sem contar que a cópia dos documentos do fidelidade/multiplus precisam ser AUTENTICADAS EM CARTORIO para que sejam aceitas. Os meus documentos foram recusados por não terem sido autenticados… é o fim do mundo.

  • andre gustavo

    Smiles são 36 meses.Fidelidade é que são 24…

  • andre gustavo

    Atualmente apenas o AMEX é vinculado ao LifeMiles.No momento que a Avianca Brasil acabar com o Amigo e adotar o LM e algum banco lançar um cartão que transfira para lá,os horizontes abrirão….

    • Leo

      Sim… O programa Amigo precisa ser incorporado! E realmente… pro Lifemiles, hoje só o AMEX, que na minha opinião não é lá grandes e ainda cobra um dólar caro!

      Cancelei meu AMEX mês passado, mas antes transferi os pontos para o Lifemiles!

  • andre gustavo

    Funciona sim,nunca tive problemas com isso.Basta saber reinvidicar seus direitos

  • andre gustavo

    Depende do uso que se faça.Reduzi de 300 pra 120 em dois minutos de conversa.

  • andre gustavo

    Não há programas de fidelização em companhias de paises socialistas….

  • Leonardo

    Como assim não estão tendo prejuízos? Tam e Gol anunciaram prejuízos bilionários esses dias.. a Azul como não tem ações em bolsa não divulga seus resultados. A Webjet foi vendida com dívidas… a Passaredo acabou de entrar em concordata… isso só no Brasil.

  • Carlos

    Dedestei a Fidelidade da TAM,eu voei pela TAM no começo de OCT.Mas até agora nada foi acumulado na minha conta.E sempre mostrou que já foi acumulado pelo outro passageiro.Tem outra pessoa com mesmo nome,mesmo número,e mesmo voo em mesmo dia comigo?Que ridiculo!

    • Sue

      vc não tem q entrar no site e creditar com o numero do vôo?

      comprei uma passagem pra uma pessoa com meu numero fidelidade e ñ creditou. mandei e-mail e eles me disseram que tinha que enviar pra eles a cópia do bilhete. Não enviei porque a pessoa perdeu!

  • Frederico

    Isso é verdade???

    ALGUÉM MAIS CONFIRMA??

  • Daniel

    Tam é piada. Nao credita Taca nem voo promocional da Lufthansa. Peguei os comprovantes desses mesmos voos e apresentei à Lufthansa e creditei ambos no miles&more, que tenho a uns 10 anos.

    Ja tive problemas com a Tam e foi simples resolver: botei no pau. Só assim para resolver. O Ministerio Publico precisa botar uma lupa nisso… Há uma série de irregularidades nesses programas, propagandas enganosas, etc…

  • Bernardo Cretton

    Denis, boa matéria! Bom, minhas contribuições são: quanto a bancos (trabalho com Brasil, Itaú e Santander), o melhor, em termos de transferência de pontos é o Santander, atualmente (a partir de 1.000 pontos); o AMEX (não vinculado a nenhum banco) permite transferências para a TAM a partir de 500 pontos, em múltiplos de 100, mas tem a taxa de conversão de 1 para 0,8, já para o SMILES, pode-se passar qualquer valor quebrado a partir de 500 sem taxa de conversão. Quanto às milhas, realmente, está muito complicado usá-las para voar, então, atualmente, tenho adotado outra estratégia (que muitos entendidos no assunto são contra), que é de vender as milhas e, com o dinheiro, financiar a viagem (aí é bom porque acumulo mais milhas voando e comprando tudo no $$). Os bancos, juntamente com as Empresas aéreas dificultando tudo só vão conseguir que no futuro todo mundo pare de comprar a crédito, aí, em vez de 3% na "máquina", eles vão ganhar 2% do débito, é o que vão conseguir se continuarem "ferrando" os consumidores. Quanto a cartões de crédito vinculados à companhia aérea, tenho o TAM ITAUCARD PLATINUM e funciona muito bem, após o pagamento da fatura, ele manda os pontos diretamente pra TAM, sejam eles em qualquer valor e pode-se parcelar passagem em 10x sem juros na TAM ou TAM Viagens.

    • Bernardo Cretton

      Esqueci de mencionar o Le Club (Accor), que, descobri, recentemente, que não é vantagem usar (com pontos), pois, quando vc passa os seus pontos multiplus pra conta Accor (a transferência é fácil de se fazer, pelo site multiplus), vc perde 50% do montante, isto é: 40.000 multiplus = 20.000 Accor. Para conseguir desconto: 2.000 Accor = voucher de 40 Euros = voucher de 60 Dólares.

      • Ygor

        Porém, Bernardo, há a tal transferência Accor-IberiaPlus.

        Alguém conhece os meandros da operação? Vale mesmo a pena???

  • Eduardo

    Comprou outros ativos. Acho que os postos foram para uma empresa de álcool, não sei se a cosan…

    • Marcos

      Quem comprou foi a holding ULTRAPAR !!

      As mudanças foram obrigatórias, exigências do programa múltiplus !!!

    • Marcio

      Os postos Ipiranga são do Grupo Ultra, também proprietário da Ultragaz.

  • Ana Luiza

    Também não abasteço mais na Ipiranga! Boiocote….não há vantagem em transferir os pontos para a Tam

  • Xavier

    Sabe aquela coisa de "a união faz a força". Porque o pessoal da administração do site MD utiliza esses comentários como forma de 'Reclame Aqui' e envia para os bancos, companhias aéreas e empresas que tem feito todas essas mudanças e enfurecendo os seus clientes. Ta na hora de ajudar mais, gosto muito do site, mas só pedir opinião e dicas sem fazer nada não adianta muita coisa.

    • Xavier

      Tenho que ser honesto e afirmar que quanto as dicas para o site, vocês sempre fazem um tópico explicando e ajudando bastante outras pessoas com o assunto.

      • Xavier, em primeiro lugar as companhias aéreas e cartões leem o Melhores Destinos, logo é válido a reclamação por aqui. Em segundo, quando pedimos as dicas são para que os leitores se ajudem mutuamente e um possa aproveitar a experiência dos demais e não dicas para o site. Espero que entenda que o foco principal do MD é divulgar promoções e oportunidades e isso não vai mudar nunca, jamais seremos um "Reclame Aqui", até porque já tem um, né? Quem quiser pode reclamar lá e buscar alternativas, oportunidades, promoções e dicas aqui! 😉

        • linda

          Boaaaaa!!!!!! kkkkkkkkkkk

  • WÓLNEI_DF

    Em 2012 eu ativei o cartão Smiles/Banco do Brasil, ao qual a cada U$1 vira 1,35 milhas e já cai direto na conta Smiles.. Achei melhor assim do que ficar juntando pontos no cartão comum pra depois transferir.. A anuidade é R$ 90,00 mas vale a pena!!

  • Cecília

    O sistema do Tam Fidelidade realmente é chato, mas emiti no mês passado 4 passagens ida e volta Fortaleza – Rio de Janeiro por 40000 milhas, cada trecho 10000. Só achei estranho só precisar levar o localizador e identidade. É isso mesmo?

    • Ze Binsk

      É isso mesmo. Emitindo passagens com milhas ou com dinheiro só precisa do localizador e do RG ou documento com foto para fazer o checkin.

  • Ze Binsk

    Espera aí, mas você quer voar ou tomar cerveja?

    • Caio Oliveira

      avião, em primeiro lugar, é meio de transporte, mas há quem goste de serviço também. portanto, a cerveja era sim um diferencial para muitos dos passageiros TAM.

  • Lisiane

    Olha pessoaç na segunda feira efetuei a compra de um trecho Porto Alegre-Maceió pelo plano fidelidade da TAM e deu tudo certo. Não tenho do que reclamar…

    Foi a minha primeira vez comprando com os pontos e adorei!!!

    Abçs,

  • Thiago Castro

    Isso ai eh caso isolado. No Smiles eu consigo fazer tudo na internet sem ter q perder um tempao falando com atendente!!

  • Mohammad Tayeh

    Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Algumas taxas foram estornadas, outras não e o que a TAM disse: "o Sr. tem que continuar tentando pelo site ou pagar R$ 40 para emitir pelo call center ou nas Lojas TAM". No site nunca deu! Desisti de emitir BSB-MVD-BSB por 4 mil milhas em janeiro 🙁

    Somos palhaços mesmo, pra eles.

  • Marise

    A sala vip do American Express em Guarulhos piorou muito. Antes a alimentação era muito boa, agora está sofrível!!! Tem apenas o básico.

    Não tenho nada a reclamar do Smiles. viajei este ano duas vezes para Buenos Aires e Montevidéu com eles e com ponãtos reduzidos.

    Estou acumulando meus pontos da Tam para viajar o ano que vem para a Europa mas já percebi que não será possível. Eles colocam que é necessário 30 mil pontos na baixa temporada mas pedem 100 ou 130 mil pontos para Milão por trecho!!! ABsurdo!!! Deste jeito compensa pagar a ida para a Europa e usar as milhas na América mesmo.

    • Thiago Castro

      Essa eh a "pegadinha" do Fidelidade q mais me irrita!! Pedir 130k num trecho pra europa e 100k pros EUA eh um absurdo!!!

  • leonardo mata

    boa noite a todos! Eu ja mandei 3 vezes e todad negadas, dizendo que nao aparece o brasao. Desisti, simplismente piada!

  • Tenho um cartão de crédito TAM Itaucard Platinum e estou até que satisfeito. Ganho 1,5 ponto por dólar e meus pontos já vão direto pro Multiplus Fidelidade, não ficam com o Itaucard. Acho isso muito vantajoso. Os cartões mais simples TAM Itaucard também têm este benefício, mas pontuam 1,33 por dólar!

    • Daniella Balbino

      Como vão direto para o Multiplus?

  • Ygor

    Não concordo com André. Sou associado do Diners há muitos anos e a diferença de transferência entre as cias nacionais, via Diners Club Rewards, e as estrangeiras, via Global Club Rewards, sempre foi essa, com uma diferença de 50%. É uma perda importante. Deveriam mudá-la.

  • Romero Alencar

    Também não tive qualquer problema. Mandei escaneado. E em um prazo inferior ao prometido minhas informações foram alteradas. Sem problema. Por tanta reclamação postada aqui no MD em momentos anteriores fiquei com um pé atrás, mas me surpreendi. Foi tudo nos conformes…

    • Alisson Jardim

      Bom, tive a péssima experiência de passar 03 horas no telefone de compra/resgate e não consegui nada. sempre senha de resgate bloqueada. Eu as troquei no site e continuou bloqueada, me enviaram uma nova por email e continuou bloqueada. E o tempo de espera foi humilhante.

  • Thiago Castro

    Otimo comentario. Consultoriazinha "de gratis". 🙂

    • Mendonça J&ua

      E olha que eu nem dei a dica de como acumular as 6 milhas por dólar], Thiago, hehehehe.

  • Thiago Castro

    Eu tenho o BB Smiles Platinum e sao 2 milhas por dolar e 3 anos de validade. Acho otimo!

  • Junior

    No infinity Caixa a conversão é um real gera 2,2 pontos, e cada ponto gera um milha, tanto na TAM, Smiles ou TAP. Não há limite para transferëncias, os pontos duram trës anos, e o atendimento é direto com pessoas, sem mensagem pré-gravadas

    • Junior

      correção, um dólar gera 2,2 pontos

  • Thiago

    Semana passada peguei passagens em dezembro pra Buenos Aires para duas pessoas com apenas 32 mil milhas, voando a partir de SP… Achei muito bom!!!

  • Ygor

    Rafael, até 31/10 você envia seus pontos Membership Rewards para o Victoria TAP com bônus de 50%. no seu caso, teria 90.000.

    Abs

  • Romero Alencar

    Tenta buscar no google. Às vezes fica gravado no google nas páginas de cache. Quem sabe você não recupera a informação? Se der sorte, consegue.

  • Marcelo

    Tambem sou cliente HSBC e ate o momento, o Banco não me deu fortes motivos para "odiar" sendo a transferência de milhas tranquilo !

    Contamos ainda com uma sala Premier em BSB (aberta recentemente) o que ajuda bastante nos momentos antes / pos voos.

  • Marcelo

    Nao tive problemas com isto não !

    Copias escaneadas enviadas para a TAM e para o Fidelidade.

    Atualizaram os dados e acho que por sorte, fiz a emissão de 2 bilhetes BSB – GRU – YYZ – YQB por 20 mil pontos cada; 2 bilhetes YYZ – MCO por 15 mil cada e mais 2 bilhetes MIA – BSB por 20 mil cada , mas foi agora na baixa temporada de setembro.

    Então, putz, nao tenho que reclamar… somente a pontuação dos voos nacionais que caiu de 1000 para 500 pontos por trecho.

  • Marcelo

    Mas os 40,00 reais somente sao pagos para marcação imediata dos assentos nao ? 3 dias antes voce marca pelo web check-in gratuitamente…

    Eu sei, as vezes ficar no não reclinavel ou na "rabeta" do aviao é dose…

  • Sue

    Eu consegui trocar pontos Smiles acumulados numa promoção de 3 mil o trecho e antes tinha tido de 5 mil e ñ troquei. foi em Maio e depois em Julho. Comprei para Manaus, e ainda troquei Manaus Porto Velho, pois iriam vencer em janeiro. Não tive nenhum problema. tenho pontos TAM pra trocar e estou esperando uma promoção para tentar trocar.

  • Marcos

    Qual a companhia que você usa de Aruba para Miami/Orlando, pois também pretendo fazer esse trajeto.

  • Leandro

    Qual regra antiga? A de cinco mil pontos a 49? Me posicione pois transferi 7000 pontos hoje gastando r$ 343,00, que, ao final, se transformam em 14.000, o comercio de pontos tem mercado informal com custo de, em media r$ 550,00 por lote de dez mil pontos, e acaba saindo mais em conta a transferencia, mas se você consegui na regra antiga os pontos não dobram, correto? Por favor repique a informação. Agradeço.

  • Nelson Martins

    Se preocupar com cerveja é pra lascar!!

    Tssstsstss

  • CARLOS S GUIMARAES

    O smiles é bom. Mas ultimamente não tem feito promoção nem de 6.000 para Brasil e América do Sul, como anos atrás! O Bradesco ta trabalhando muito bem: Pra cada 1 real, 1 milha. E vc transfere quanto quiser pelo telefone ou pelo site. O problema é que as passagens mais baratas encontradas pra a Argentina que encontrei,por ex., foi de 8.000 milhas/trecho (antes era 6000) e mesmo assim não em todos os meses do ano. Outubro foi bom, já novembro só tem mais opção de 10.000 milhas por trecho pra aquele país, o que é um exagero, na minha opinião.

  • Ismailon

    Rum já passei uma raiva, com o Smiles, tinha 8 mil pontos para mudar de categoria em Setembro, gastei uma 25 milhas com passagens no mês e pra minha surpresa em Novembro minhas milhas de upgrade, ao invés de aumentar, cairam pra 3 mil, ou seja, quando eles viram que conquistaria uma categoria melhor eles apagaram. SACANAGEM!!! Liguei reclamei, mas nada e o pior a atendente disse que as milhas expiravam e enrolou e enrolou. RESUMINDO UMA PUTA SACANAGEM, Não espero tao cedo mudar de categoria…

  • Paulo

    O Acelerador foi cancelado devido a regulação do Banco Central, e não por culpa do banco.

  • Bruno Willames

    Encontrei passagens no Smiles para todo o mes de janeiro com tarifas reduzidas (a partir de 7.000, talvez tenha por menos) mas parece que nao tem pra todos os trechos.

    • Bruno Willames

      Alias, a partir de 5.000 Exemplo SP – POA

  • Renata

    Também quero saber mais sobre isso…

  • A TAM até que anda me agradando nos últimos tempos porque consigo emitir passagens para América do Sul com apenas 4 mil pontos. Fui pra Caracas assim e vou pra Buenos Aires e Montevideo assim. Em menos de 6 meses também irei pro México com 20 mil o trecho. É olho diário nos 3 meses ou 6 meses seguintes…

    Ontem e hoje mesmo surgiram várias opções para viajar a Caracas em janeiro, ida e volta podendo ser emitidas de uma só vez. Algo que não tive chance quando fui agora em outubro. Eu emiti a ida sem volta. (rs) Outra novidade ótima é possível emitir Palmas – Caracas – Palmas, que dias atrás não era possível.

    Já GOL, atualmente, parece estar estagnada nas opções de milhas reduzidas. Alguém discorda e pode me enviar exemplos?

    • Paulo Marcos Pereira

      Sim, a Gol está estagnada. Costumo viajar mais de TAM por encontrar mais trechos promocionais. De repente, viajar de TAM é mais barato :p

  • João Rodrigue

    Eu tenho aquele cartão Santander Free, que é livre de taxas pra tudo (tudo mesmo, até pagamento de contas).

    O programa de milhagem deles é na proporção R$3 gastos = 1 milha. Não é o melhor dos mundos, mas considerando-se que você não paga nenhuma anuidade – e ainda pode transferir pra Tam, Gol, TAP ou Lan – me parece razoável.

    O mínimo para transferência é 1000 milhas, o que também não é nenhum sacrifício.

    • eduardo

      Qual e seu limite de credito em seu cartao?

  • Leonardo

    Confirmo! Também fiz minha troca no km de vantagens normalmente, sem alteração nenhuma, já caíram as milhar no fidelidade, tudo como antes.

  • Leonardo

    Realmente está ai o "x" da questão. Uso o smiles, fidelidade, Ibéria e avianca. Conta no bb, caixa, itau e Santander (todos com cartão de credito) porém no momento o unlimited do Santander tem sido o melho pra mim, dando 6,5 milhas por cada dólar gasto. A questão é realmente saber aproveitar. E digo mais, quando rola promoção de compras de milhas, compro pelo unlimited e ai além das milhas compradas "ganho" as milhas do cartão. Fiz exatamente 37 viagens dentro do país este ano e mais 7 internacionais (EUA e Europa) sem gastar 1 centavo, seja com passagens ou hospedagem (graças ao programa da Accor).

  • Renata

    Poxa, sacanagem, eu acho o Milleage Plus um dos melhores programas de milhagem! Alias, uma outra duvida, eu fui tentar emitir um Rio x Buenos Aires pelo Milleage Plus e não tinham vôos, seria por que a TAM saiu mesmo da Star Alliance? E agora, ficaremos orfãos de vôos Star Alliance para Buenos Aires, Montevideo e Santiago?

  • Roberto Pinheiro

    American Airlines, compre direto pelo site da empresa q sai mais barato

    • Marcos

      Pior que procurei para mim e minha esposa e ficou, para junho/2013, 1500 reais. Achei bem salgada. Como tenho milhas pensei em emitir o trecho com elas, mas parece ser impossível. Tentei até mesmo pela Iberia.

  • Danilo Fernando

    Dá sim, a American Airlines é da One World, e eu acho bem fácil emitir por parceiros!

  • Danilo Fernando

    Nunca tive qualquer dificuldade com o multiplus. E uso também os parceiros com Livraria Cultura, Editora Globo, Giuliana Flores, Luigi Bertolli e sempre os pontos foram corretamente. O cadastro foi suave e responderam rápido. Quando precisei recadastrar o celular também foi tranquilo. O único que trava a vida é o KM de Vantagens.

  • Danilo Fernando

    Pow Anderson Silva, até tu? Rs… Desce o braço nesse bandidos! 🙂

  • Desde quando a transferência mínima do Bradesco é mínima de 5mil?

    Transferi 3mil há cerca de 2 meses pra fazer uma intera no smiles.

    A única coisa que sempre me disseram é que a quantidade deve ser múltiplo de 500.

  • André L

    Brum, o trecho LAX-GRU foi emitido pelo TAM Fidelidade pra voar na United.

  • Gutesao

    Quem nao se preocupa com cerveja, é crente. Tem q se preocupar sim. Cerveja é importante pacas. Ridiculo a TAM que tinha esse diferencial sim. E quem nao se preocupa com isso, deve ser aqueles que viajam e ficam contando moedinhas. Que nao dividem a conta do restaurante igualmente, pq nao beberam. RIDICULO

  • Thiago

    Essa confusão Petrobras/Ipiranga/Ultra é compreensível, pq o negócio é confuso.

    Na maior parte do país, os postos Ipiranga são sim da Ultra.

    No nordeste, porém, a Ultra é "dona" dos postos Texaco, e a Petrobras é dona da marca Ipiranga.

  • Paulo Marcos Pereira

    Uso o TAM Itaú Card para acumular milhas no Multiplus. Ele transfere para sua conta Multiplus automaticamente, e é 1,5 milhas por dólar.

    Para o Smiles, o que eu acumulo nos meus cartões HSBC transfiro para lá.

    E, recentemente, emiti passagens do Rio de Janeiro a Assunção (Paraguai) por, apenas, 5 mil milhas!

    Ultimamente tenho dado sorte. Particularmente estou bem satisfeito com minhas experiências, tanto na Multiplus como no Smiles.

  • Vitor J. Nunes

    Não comumgo dessa idéia encontradada no trecho abaixo: "Há quem afirme também que as companhias aéreas estão pressionando as administradoras de cartão para dificultar as transferências de pontos".

    As companhias aéreas recebem um valor x em centavos de R$ por cada ponto transferido para elas. Se alguém está dificultando a transferência são as administradoras de cartão bem como as cias aéreas, depois de receberem os pontos, estão dificultando a emissão das passagens.

    Obs.: Perdoem-me se for redundante, pois costumo ler os comentários anteriores antes de postar, mas, dessa vez, com 176 comentários não dá, né?

  • André Marques

    Também tenho um pouco na LANPASS, realmente a algumas vantagens na LAN em comparação com outras em trechos internacionais, pois não há diferenciação de alta/baixa temporada, mas conseguir pelo mínimo é uma lenda, entro quase toda semana pra verificar, mas nunca tem pelo mínimos, salvo raras exceções….e promoção pior ainda…esquece

  • Rodolfo

    Marquei passagem Rio- Amsterdam – Rio para Novembro agora sem problemas pelo TAM fidelidade. 60.000 pts

    E o meu banco, Santander, acabou com a taxa de R$60 para transferencia dos pontos. Portanto, só elogios.

  • Sabrina

    Alguém poderia me falar como é o cartão Santander Free, é totalmente isento de tarifas mesmo? Até para pagamento de contas? Tenho 2 cartões o BB e Smilles BB porém para pagamento de contas é um absurdo o valor das tarifas totais, por exemplo uma conta no valor de 1.200,00 voce paga entre todas as taxas e juros o equivalente a 30 reais por titulo nesse valor. No Santander Free como é? E cartão da Caixa Economica Federal alguém pode me dizer quais as vantagens ou desvantagens para acúmulo de milhas, posso pagar contas com cartão da Caixa? Obrigada amigos.

  • Marcel

    A exemplo de todos os amigos acima! Ipiranga nunca mais! tinha 10 mil KM torrei tudo com lance ou outros cupons!

    • adriano

      Realmente, Km de Vantagens não serve mais para nada! A solução é procurar alternativas.

  • Vitor J. Nunes

    Tarifa de empresas aéreas deveria subir 10%, segundo a TAM.

    LUCAS VETTORAZZO

    Para manter a saúde financeira nos próximos anos, as empresas aéreas precisariam reajustar suas tarifas em, no mínimo, 10%.

    A avaliação foi feita ontem pela vice-presidente da unidade de Negócios Domésticos da TAM, Cláudia Sender.

    Segundo a executiva, o cálculo foi feito com base no percentual de perda de rentabilidade das empresas aéreas, estimada pelos analistas do setor em cerca de 10% até o terceiro trimestre. As empresas ainda não divulgaram os balanços do período.

    "Para ficar no zero a zero, tem que haver uma recuperação de pelo menos 10% na tarifa. Se não acontecer, não vamos ter uma indústria saudável no Brasil", disse na Abav, feira do setor de turismo que ocorre nesta semana no Rio.

    As tarifas das companhias caíram com o aumento da demanda e a concorrência entre as empresas. A chamada nova classe média, que passou incluir o turismo em sua cesta de consumo, vem sendo disputada agressivamente pelas companhias aéreas.

    À parte desse movimento, explicou Sender, os custos do setor têm subido. Altas na taxa de câmbio, preço de petróleo, tarifas pagas pelas empresas para a utilização dos aeroportos e custos de mão de obra foram, segundo a executiva, os principais responsáveis pela redução das margens de lucro das empresas.

    "Só o câmbio, que representa 60% dos nossos custos, subiu 25% nos últimos 12 meses", disse. "A compra, o aluguel e a manutenção das aeronaves são pagos em dólar e alta da moeda americana encarece os custos."

    Devido a esse cenário ruim, a TAM anunciou recentemente que irá reduzir em 7% sua capacidade de transporte de passageiros em 2012. A empresa pretende manter o número de clientes, com menos aviões. Na prática, significa voar com aviões mais cheios.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1174750-tari

  • André Marques

    Também tenho Santander e pelo Superbônus realmente 1000 pontos dão 1610 Km….fiz uma simulação pra Abril/2012 São Paulo-Lima= 28000 km ida e volta e pel FIDELIDADE 1000 pontos=1000 milhas, a mesma passagem sai por 30000 milhas na baixa temporada. Lembrando que a LAN só se consegue antecipadamente pelo mínimo.

  • Jean

    Acrescentem entre as "malvadezas" da TAM, o fim da reserva de poltrona no ato do resgate de passagens no fidelidade. Em maio resgatei CWB/SCL só podendo marcar a poltrona a partir de 72h antes do vôo pelo web check in ou no check in do aeroporto. Aparentemente para a TAM o cliente fidelidade (como o nome diz, é o cliente fiel, assiduo) é tratado pior que o cliente esporádico que compra a passagem. É por isso que eu digo que a TAM tornou-se outra empresa depois do Rolim.

    abraços

  • Raphael- slz

    Eu nunca tive problemas com o TAM fideliade, toda vez que preciso trocar pontos em passagens vou a Tam Viagens aqui na minha cidade e faço a compra do bilhete. Não gosto de voar de GOL. Por isso pra mim não é nem um SACRIFICIO emitir meu bilhetes no aeroporto, ou nas lojas TAM VIAGENS. Eu sei bem como é essa crise que as empresas passam, é muito forte vc tem que segurar de todos os cantos para não falir, a TAM teve que se juntar com outra companhia para não quebrar, nossos impostos são absurdos, os gastos com os voos são estupendos. com o programa fidelidade a empresa aerea não tem lucro nenhum. Só gasto por que ela deixa de vender o assento que o de pontos comprou.

    Não discordo dos bancos e nem das companhias aereas, hj em dia so voa quem pode, e precisa.

    Essa é a realidade do BRASIL.

  • Rosa Machado

    Eu não sabia dessa alteração. Isso é recente? Vou ver outro cartão para mudar. Está realmente um absurdo.

  • Leonardo

    Dizem que o Santa Cruz vai comemorar o centenário na primeira divisão em 2014.

  • Raphael- slz

    Esse cartão é com a bandeira do TAM FIDELIDADE, a taxa é bem alta, a anuidade tbm mas para quem usa bastante cartão de credito vala e apena. È um acordo do ITAUCARD com a TAM. Bem legal o cartão não tenho problemas coom ele tbm.

  • MARIA

    Engraçado, nunca entcontrei nenhuma dificuldade em emitir bilhetes no site da TAM. Ontem mesmo comprei tranquilamente, 10.000 pts o trecho, é verdade, mas so pago isso qdo realmente a passagem está mais cara, como em feriados ou de ultima hora, no caso da tam, a semana antes. Meu telefone cadastrado no Multiplus estava o fixo, então optei por receber o código por ligação e nao por sms. E alguns minutinhos depois, o telefone tocou e uma voz gravada lhe passa o tal código. Tudo muito simples!!

  • Michelle

    Também não tive problemas para enviar os documentos. O único ponto irritante, foi que quando tentei emitir minhas passagens de VCP (Campinas) x MIAMI, o site deu erro e tive de ligar na central, pagando 20 reais por trecho emitido. Fora isso, tudo ocorreu perfeito. Emiti em Julho para viajar em Outubro/2012. Duas pessoas pagando apenas 20mil milhas ida e 20 mil milhas volta, cada uma.

    Com relação ao envio de torpedo, achei ótimo pela segurança. Depois que você acostuma com todas as senhas solicitadas, parece bem mais simples.

    • Michelle

      Ah! Conseguir fazer a marcação de assentos, mesmo emitindo passagem por milhas, sem pagar nada por isso. Emiti no site, após obter meu localizador.

  • Alexandre

    Bom dia a todos! Tenho 70 mil milhas no HSBC PREMIER e ainda não sei pra qual Programa de milhagem trasferir. É melhor trasferir pra TAM no intuito de trocar por passagem pros EUA ou pro SMILES, pra usar em vários trechos domésticos? Qual delas costuma ter mais promoção? No momento, estou mais pro SMILES…

    Abraços.

  • Junior Ibagy

    Minha opinião é muito simples:

    Não existe ponto sem nó!

    Não existe almoço grátis!

    Banco nunca vai perder dinheiro com serviços!

    Sou totalmente contra e todo tipo de benevolência que irá tentar te criar um prejuízo no futuro, algo do tipo, primeiro acarecia e depois dá o tapa!

    Não estou contente com o Itaú nesse quesito de transferência de pontos.

    Não estou satisfeito com a TAM e GOL. Sempre querendo te prejudicar de alguma maneira ou criando artificios para te ganhar no cansaço.

    Incrivel que pareça gosto de viajar com a Avianca, simples e funcional. Não tem frescura com milhagem, é 10000 o trecho e cada voo voado ganha-se 1000. Pelo menos não te ilude. Era isso.

  • Eduardo SSA

    Não tive qualquer dificuldade com a atualização cadastral. Tirei uma foto dos documentos, enviei para os dois emails solicitados, informando os meus números de telefone atualizados e, no mesmo dia, tudo atualizado corretamente por eles.

  • Daniel Falcão

    Leonardo, tb gosto muito da Avianca Brasil. Tomara mesmo que unifiquem o Programa Amigo com o da Avianca Internacional. Minha crítica foi contra o fato de o Programa Amigo ter praticamente como única oportunidade de amealhar milhas voar pela Avianca. Não tem convênio com Bancos grandes ou com empresas de cartão de crédito, hotel, restaurante… Se fizerem isso será ótimo, porque hoje a Avianca é, na minha opinião, a Cia. que oferece a melhor relação custo/benefício do Brasil.

  • Thalita

    Estava prestes a enviar a documentação por e-mail para atualização de telefone do TAM fidelidade, quando decidi entrar com o meu numero TAM e ass. eletrônica para alterar o telefone… pronto!! deu certo! Esse telefone foi incluído entre os outros existentes na hora!! Apenas utilizando o login! Comprei a passagem na hora!

  • Maxwell

    Reduzi para 6 x 15 reais, mas ainda acho

    caro. Só paguei porque usarei o

    certificado de Schengen que emitem caso

    compre uma passagem para Europa.

  • Syomara Duarte

    Texto esclarecedor sobre as mudanças ocorridas ultimamente nas políticas de troca de pontos em cartões bancários. Além disso, as companhias como a TAM, por exemplo, estão cobrando cada vez mais taxas para emissão de passagens nas lojas e por telefone. Se o acesso à internet em nosso país fosse muito bom e a companhia tivesse também um acesso irrestrito e facilitado ao seu site, isso seria tranquilo. O fato é que anda cada vez mais difícil emitir bilhetes aéreos, tanto pagos diretamente às cias, quanto emitido com pontos.

  • adriano

    Amigo, explique melhor esse contato que você teve com o 0800 para transferir para o multiplus pelo modo antigo. temos até o final do mês para aproveitar a transferência em dobro!

  • Antonio

    E nem vai dar? hehe

  • Vagner

    Bom dia Pessoal.

    Eu tbm achei mt ruim a mudança do KM, e por isso vou trocar para os BR, mas quem ja tem milhas la como faz? Eu tenho umas 8000 milhas la, tem alguma coisa q eu possa fazer para tentar minimizar a perda? E melhor trocar por milhas mesmo assim isso q tenho ou então pegar um produto por exemplo? O q e menos pior?

    Abraços

  • Andre

    Oi Ygor, mudaram isso agora. Eu transferi em setembro via Global Club Rewards e não teve essa diferença. Mudaram agora em outubro. Ok que eles queiram mudar, mas deveriam avisar antes.

  • Luciane

    O programa de pontos do Santander tambem são cada 1000 milhas a transferencia…

  • Luciane

    Nossa..mas perai….se preocupar com a cerveja? se vc nao conta moedinhas pra viajar…e acha importante o estilo "varig" ( caviar e champanhe na primeira classe,rs )entao nao deveria estar num blog de promoçoes..mas enfim..pelo menos so foi a cerveja que cortaram né!

    • Caio Oliveira

      Esse não é um blog só de promoções. Vide os últimos posts sobre milhas, aeronaves mais modernas a serem em nosso país… E volto a repetir, há quem não queira apenas meo de transporte, mas também serviço.

  • Luciane

    Tambem tenho cartão Santander Platinum…e no cenario atual,a tranferencia ser possivel a cada 1000 milhas , me parece vantajoso…

  • Isabela

    Eu sou uma completa leiga nisso de transferência de pontos, tenho tam fidelidade e smiles, mas não tenho cartão de crédito que converta as compras em pontos. Queria saber se tem um que não pague anuidade e com uma renda mínima baixa que sirva para esse fim? Como funciona aquilo de léguas no cartão da submarino? E comprando na Cultura (com dinheiro), como faço para transferir os pontos para milhas?

  • Regis

    O cartão Santander Free realmente não cobra nada para pagamento de contas, nem sequer IOF. E você ainda ganha 1 ponto a cada 3 reais. Quanto aos cartões da Caixa, sei que não é possível o pagamento de contas por não correntistas, mas não sei como seria no caso de correntistas. Para mim, a vantagem é que costuma ter promoções de transferência de pontos Caixa para a TAP em dobro, que esse ano encerrou em 15 de outubro.

    • Sabrina

      Valeu a informação Regis. Obrigada, vou me informar melhor sobre os cartões da Caixa para pagamento de contas, mas valeu muito a informação sobre promoção de transferencia de pontos Caixa em dobro para a TAP. Obrigada.

  • Ernane

    Pagamento de contas no BB Smiles Platinum 1:2 serve para pagamento antecipado também, a fim de diminuir os juros pró-rata cobrados??

  • RayBandeira

    Ontem estava por 4 mil pontos para Caracas e Montevideo. Hoje está por 20 mil. Viu?! Oportunidades existem, mesmo em alta temporada. É só ficar de olho e ter um pouquinho de sorte.

    Pois é, já a a GOL nem com muita sorte. Eu já emiti ótimas passagens pro Nordeste em setembro, no início da promoção haviam diversos trechos incríveis por 3 mil pontos. Mas agora não existe quase nada para longas distâncias. Que tenha notícia só trechos bem curtos.

    Até acho vantajoso a emissão de bilhetes da TAM, pois sempre há expectativa de promoção nos três meses seguintes.

  • LS

    Alguém tentou ligar lá ?? Quais os argumentos que utilizou ?

  • Andre

    Esta informação tinha quando entrei no jogo. Obviamente, não fiz um print screen, pois achei que a AA era uma empresa séria e não mudaria as regras. Só fiz o print screen quando percebi que eles estavam alterando as regras durante o jogo, como fizeram com a data. Assim, na data que o jogo terminaria, eu estava em primeiro. Até então, achava que teria o prêmio. Depois fui buscar a informação e não tinha mais no aplicativo. E no dia seguinte, a data foi alterada.

  • Andre

    Tentei, mas é um aplicativo dentro do facebook, então acho que não fica armazenado… O ínicio foi em agosto.

  • Marcel

    isso ai meus amigos…

    hoje mesmo me cadastrei no clube de vantagens dos postos Petrobras(Premmia)… a tempos ja estava querendo me cadastrar! parece ser um pouco limitado, mais já parece ser melhor que KM de Vantagens.

  • Fernandes

    Sabrina, eu tenho o Santander Free e utilizo bastante. É zero de tarifas para pagamento de contas. Eu inclusive pago minha fatura no Ourocard nele, para ganhar mais uns pontinhos.

  • Igor – Poa

    No Smiles emiti 15 trechos em 2011 e 8 trechos em 2012.Sem nenhum problema, tudo pelo site.No meu caso foi 100%.

    Mas teve dias que o site estava fora do ar.

  • Por segmentos voados.

  • Ana Cassola

    Olá gente

    Voei pela Copa este mês e não computei milhas em nenhum programa. Alguém poderia me dizer se posso passa-las para o Tam Fidelidade (StarAlliance) ?

    Obrigada

  • Só através de uma futura promoção Multiplus>LeClub>Iberia>British

  • ô Se vale! Multiplicar 1 ponto Multiplus por 2,5 na Iberia ou British é uma beleza!

  • Bruno

    Já troquei muitas milhas por passagem. Mas, desanimei.

    2.500 milhas da minha conta do Smiles da Gol sumiram do nada. E eles nada fazem.

  • Rafael Soares

    Tenho conta no HSBC, tenho o equivalente a 1,5 pontos para cada dólar gasto e consigo transferir diretamente do internet banking para minha conta do smiles qualquer valor múltiplo de 1.000

    Inclusive consigo transferir apenas 1000 milhas.

  • Diego Araujo

    Eu tinha um Cartão Itaucard Platinum, onde nunca precisei pagar anuidade, neste ano, uma surpresa, R$350,00 de anuidade. Tudo encaixa no que foi dito acima. abraço

  • Fábio Silva

    PIOR PROGRAMA QUE JÁ VI. PÉSSIMO, PÉSSIMO!!! INVENTAM INÚMERAS DIFICULDADES SÓ PARA NÃO CONSEGUIRMOS RESGATAR.

  • Marisa

    Comprei passagem trecho Gru-Cuiabá para inicio de janeiro por 3 mil milhas na GOL.. uma beleza!

    O programa Fidelidade/Multiplus é horrível… 500 pontos por trecho é piada!! Atualizar cadastro no multiplus é uma saga!! Nota Zero para eles!

  • Tadeu Hyppolito

    Para mim o pior é caso da TAM onde as milhas expiram em 2 anos sem chances e o bilhete tem validade inferior ao do bilhete pago (3 meses nacional e 6 meses internacional). Outras cias, como Delta,United e AA, renovam as milhas a cada movimentação e o bilhete internacional vale por 1 ano ! No caso da Delta, as milhas não expiram nunca !

  • Juscelino

    Emiti dois bilhetes Guarulhos->Londres para maio/2013 usando os pontos do Iberia Plus mas voando British Airways. Recebi somente o bilhete eletrônico (e em espanhol!) por e-mail. É só isso mesmo? Só com esse e-mail faço o check-in em SP e boa viagem??? 🙂

  • Sérgio

    Tive problemas com o programa da Avianca. Meu e-mail mudou e não consegui uma confirmação de senha. Apesar de fornecer todos os dados, exigiram um documento escaneado. Neguei-me a fornecer. Esperei até passar por Guarulhos e mostrei o original ao atendente. Não entendo como ainda seja necessário enviar documentos escaneados. Um não-participante que deseje aderir ao programa não necessita apresentar documentos. Eles têm todo o nosso cadastro! Nada justifica essa desconfiança…

  • Gelson

    E quanto você paga de anuidade??

  • Ricardo

    O programa Accor da rede de hoteis Ibis, etc… alterou há 1 mês a regra para creditar pontos. Agora, se a reserva do hotel for feita por uma agência de viagens vc não receberá os pontos.

    Já estou pensando em voltar para o cartão FIAT onde 5% de sua fatura vira $$ para comprar um carro novo, podendo a acumular até R$ 20 mil durante um período de 4 anos. Está mais vantajoso ainda que vc fique limitado a compra de um carro. Pelo menos é melhor do que ficar a mercê das mudanças das regras do jogo de milhagem dos programas.

    🙂

  • Fernando

    ligar no 0800 053805 ( SAC do KM de vantagens ), reclamei que eles não avisaram e que demorei muito para juntar os 5000 pontos. Eles mandaram para analise e 1 semana depois me ligaram dizendo que iriam fazer excepcionalmente.

  • Erick Andrade

    Concordo com o "gutesao" Po.. odeio isso da conta! hahaha maior vacilo!!!

  • Luciano Stinchi

    Para emitir GIG-BUE usando suas milhas da United só por telefone. Ligue para a central de reservas da United que eles emitem.

  • Fernando

    5000 pontos por R$50,00

  • Saturno

    Ygor, é bem simples. É só criar os usuários no LeClub Accor (www.accorhotels.com) e no Iberia Plus (www.iberia.com). Aí, primeiro, do site da Multiplus você transfere pro LeClub. Recentemente teve uma promoção de 1 Multiplus = 1 LeClub mas o normal são 2 Multiplus = 1 LeClub. Caindo na conta do LeClub, você transfere pra Iberia Plus na proporção 2 LeClub = 5 Avios da Iberia Plus. Atenção que existe o programa Avios "normal". Tem que transferir para o programa Iberia Plus!!! Aí pelo Iberia Plus você consegue emitir bilhetes pela Iberia ou algum outro parceiro OneWorld. Na época do 1 multiplus = 1 accor valeu muuuuuuuuito a pena!!!

  • Luciano

    Leandro,

    R$550 por 10 mil milhas para você comprar ou para vender? Hotmilhas está comprando a R$240 10 mil milhas da TAM… Existem outras empresas comprando milhas a preços melhores? Gostaria de maiores informações, por favor.

  • Cristina Jacques

    Olá.A TAM, uma droga esta chatice de milhões de comprovações. Enviei os comprovantes dos meus pais e adivinha, NÃO FORAM ACEITOS porque foram fotografados e não escaneados. Resumo: Tive que fazer tudo de novo.Quanto ao Itaú, por uma destas e otras cositas más, deve estar perdendo clientes. O AMEX baixa milhagens a partir de 500 pontos, meu marido tinha 2 cartões do Itaú, cancelou um e pegou um AMEX para ela. Está negociando com o Itaú para baixar os 12.000 pontos que tem, se não conseguir SEM PROBLEMAS, mais um cartãozinho que vai para o lixo.

    Dica, vejam o AMEX, além de eu não pagar anuidade (tenho o cartão há 4 anos, não sei se os novos são assim)não tem que esperar juntar um monte de pontos (QUE SÃO NOSSOS) para baixá-los.

  • Cristina Jacques

    Dá uma olhada no AMEX, postei há pouco um comentário sobre ele.

  • Felipe

    O motivo das mudanças é simples. Custo. Quando vocÊ voa com milhas do cartão de crédito, TAM e GOL agradecem, mas isso custa aos bancos. Por isso Itau e BB restringiram lotes mínimos. O mesmo vale para o Km de Vantagens. A Ipiranga barateou os custos dela cobrando mais da gente. A TAM não gostou nada disso, mas não é ela quem manda.

  • Felipe

    OS postos Ipiranga são do grupo Ultra, não tem nada a ver com a Petrobras

  • Francisca

    Este ano emiti vários bilhetes nacionais pela GOL e TAM e não tive problema algum. Realmente o site da TAM é bem mais seguro. O que não podemos é perder a paciência com um pouco de burocracia. Não desistam, pesquisem. E boa sorte !!!

  • Renaldo

    A melhor forma de acumular pontos, no meu caso, é com os cartões de crédito, neste sentido não gostei do BB, houve um erro na conversão da fatura em pontos, converteram na base 1 USD = R$ 2,66, liguei e reclamei, poderia ser R$ 2,066 ou, muito pessimista, 1USD = R$ 2,2, mas 2,66 é mais que euro.

    Por esse e outros motivos prefiro trabalhar com cartões da caixa, a anuidade é bem mais baixa e melhor de negociar, a taxa de conversão para o dolar é a melhor do mercado, os pontos são creditados um ou dois dias após o fechamento da fatura, não precisa aguardar o pagamento.

    Além disso faz muitas promoções de transferência, 1 = 2 para TAP até recentemente, 5000 = 5500 para tam já por duas ou três vezes, enfim, considero a melhor possibilidade, ainda pode transferir para smiles, multiplus e victoria…

  • Jean

    boa tarde Raphael,

    só não concordo quando você diz que as empresas não tem lucro nenhum com o fidelidade. Quando se transfere pontos de cartão de crédito para qualquer programa de milhagem a administradora de cartão paga sim à cia detentora do programa um certo valor por cada ponto. E quando se pontua com vôos, você é recompensado por ser cliente da cia ou seja, gastar seu dinheiro naquela empresa áerea. abraço!

  • Márcia

    FIQUEM DE OLHO NO SITE DA MULTIPLUS E CUIDEM DOS SEUS PONTOS!!!

    Só nesse ano, meu chefe teve seus pontos roubados 3 vezes seguidas por uma "operadora de turismo" que entra e sai do ar com promoções fora do comum.O que acontece: eles compram a passagem com os pontos roubados e vendem a passagem baratinha p/ um cidadão que não faz a menor ideia do ocorrido…. Até ser barrado no aeroporto pelo pessoal da TAM questionando como comprou a passagem. Briguei muito na última vez, pois já havia passado mais de 1 mes qudo o ultimo "passageiro" fez uso da pontuaçao. Detalhe: Foi usada 1 dia após o ressarcimento dos pontos.!!!!

    Das 2 primeiras vezes. foram rápidos e insisti na reposição imediata, o que ocorreu sem problemas.

    Esse pessoal utiliza seu e,mail pessoal e de tão burros enviavam o e ticket p/ o e mail do verdadeiro dono dos pontos…foi assim que descobri a fraude…..Como foram pegos, prestaram mais atenção e não enviaram mais. Assim tive dor de cabeça no último ressarcimento.

    Abram um e mail só para compras de passagem. Foi o que fiz e não tive mais problemas. Além de abrir o site da Multiplus todo santo dia para saber que não há fraude.

    É brincadeira?????

  • Morgana Wagner

    Fiquei decepcionada com o Programa Victoria da TAP ao descobrir que as milhas dos trechos de ida de uma viagem que fiz não serão computadas pois o cadastro com o programa deveria ter sido feito até um mês depois da viagem. Só consegui computar os voos da volta, perdendo assim, 5.500 mil milhas.:(

  • José Mendes d

    Muito esclarecedora essa matéria…pouquíssimas pessoas sabem o que rola pro traz das situações.

    Lamentável as atitudes dos Bancos e Empresas Aéreas!!!

    Só agora fui entender porque a TAM solicitou copia dos meus documentose comprovante de endereço, para poder atualizar o meu cadastro.

    Valeu pela reportagem.

  • Ligia Prado Dias

    Eu também vou parar de abastecer no Ipiranga.Achei um absurdo a taxa que estão pedindo para transferência para o Multiplus. Vou entrar no site e reclamar, só prá eles saberem que não fica barato, não.

  • Gastao

    Bao tarde ! Já tive boas oportunidades em comprar pasagens com o Smiles , hoje realmente está dificil , ñ encontramos os destinos que queremos com milhas reduzidas . Uma dica: hoje o melhor banco para transferir pontos do cartão de credito é o Mercantil do Brasil.

    Ñ cobra nehuma taxa e pode transferir quaquer quantidade de pontos.

  • Katarina

    Nossa o K M está cobrando um absurdo pra trocar os pontos por milhas!!!

    Acho que só vou abastecer na Petrobras agora!kkkkk!

  • Cicero

    Nossa eu comprei ida e volta agora pra Florianópolis no Tam fidelidade e foi de boa nao precisei enviar documento algum pra la não? Só percebi que a TAM aumentou muito os pontos pra se conseguir passagem pra Miami por exemplo. Mas eu uso o Cartão American Express e consegui acumular os pontos memberships que troco cada ponto por 0.8 milhas, minha esposa usa mastercard internacional e o dela ela acumula um pouco mais pontos que eu, porém esta do BB ela foi pega de surpresa, pois ela tinha uns 3500 pontos la foi transferir e eles disseram que só com 10.000 pontos, eu achei um absurdo falei até pra ela encerrar a conta la no BB, pra eles aprenderem a respeitar o cliente. Enfim acho que no Brasil eles nunca vao fazer nada pra ajudar o cliente, mas vamos vivendo, pois a vida continua…

  • ALfalcao

    Dá-lhe Santinha !!!!!

  • Márcia B.

    Recebi e-mails do KM de vantagens dizendo que estou sumida. É mole? Lógico que deixei de abastecer no Ipiranga. Enviei vários e-mails reclamando. E eles sempre dizendo que fizeram esta alteração a pedido de clientes que desejavam trocas com menos milhas (a partir de 500, 1000). Eles estão achando que os brasileiros não sabem fazer conta, não é possível!

  • eider

    Sou cliente do Visa Bradesco Infinite. E aproveito essa oportunidade para rasgar elogios ao meu cartão em todos os aspectos. Tudo que vcs apontam de dificuldade, custos, atendimento, etc… Não existe no cartão Bradesco Infinite. Adianto que sou um simples cliente e não tenho segundas intenções nesses comentários a não ser dar subsídios de experiência pra alguém que esteja insatisfeito com seu Banco ou Cartão. O Bradesco transfere meus pontos pra qualquer programa em tempo recorde, sem nenhum custo e nenhuma burocracia (por telefone ou direto pela internet). Além disso meus pontos só expiram a cada 3 anos e uma taxa de pontuação de 2,2 (tem cartão que vence em 12 meses e taxa de 1,0). Em resumo, é fácil pontuar, longo prazo pra utilizar e sem custo nem burocracia para transferir.

    Das duas uma, ou o Bradesco está realmente estabelecendo um diferencial ou as mudanças que já chegaram nos outros estão pra chegar lá.

  • Joao

    Sou cliente MasterCard black, estou muito satisfeito com a conversão, para cada u$$ gasto 2.2 milhas, na semana passada pedi a trasf de 40.000 milhas para o amiles na quinta e na sexta já esta disponível. Emiti gyn x rec sem problemas

  • Lama Cuiabá

    Voar com o Tam fidelidde para trechos internacionais está difícil mesmo.Ano passado fui para Europa e EUA na baixa temporadda em classe executiva por 40000 e 50000 cada trecho.HJ se vc for procurar só raramente encontra trecho por 125000,pois a maioria é 200000.

    Obviamente a empresa está vetando voos na classe executiva com milhas!

  • eider

    Esse é o problema, normalmente cartões que não cobram anuidade, não possuem programas de pontuação. Sugiro que vc procure um cartão com anuidade barata ou que negocie no seu Banco. Numa boa negociação eles até isentam as anuidades em um bom cartão.

  • eider

    A dica correta é a seguinte:

    Compensa sim transferir em vez de deixar vencer, mas só utilize os pontos pra comprar passagem nas promoções, caso contrário seria trocar seis por meia dúzia. Tem uma "promoção" pra transferir os pontos, mas já está acabando.

  • Luna

    Victor, poderia falar mais sobre o Eurobonus? Eu fiz meu cartão com a SAS um tempo atrás, mas acabo sempre colocando o numero do Tam (IN)fidelidade. Eu tinha a impressão de que a pontuação mínima para emitir com milhas não era muito vantajosa… Como viajo muito para a Escandinávia, gostaria de saber mais da sua experiência… Obrigada! 🙂

    • Luna

      Opa, não ficou claro: Eu tinha a impressão de que a pontuação mínima para emitir com milhas COM O EUROBONUS não era muito vantajosa…

    • Victor Nogueira

      Ei, Luna!

      O Eurobonus é bem mais tranquilo que o INfidelidade e em breve a TAM sairá da StarAlliance, então quem viaja muito para a Europa (que é dominada pela StarAlliance) é melhor se prevenir. A pontuação do EuroBonus parece ser desvantajosa, mas ela é calculada em milhas e não pontos como a TAM. Então se vc voa muito, não ser[a problema. A pontuação para vöos internos na America do Sul são 18.000 EuroBonus. Voce pode pensar… nossa é muito caro para um vöo doméstico. Mas vc pode fazer um vöo Brasil-Costa Rica com a TACA ou qualquer lugar do Caribe e pagar o valor de um vöo interno. E além disso, pra quem viaja muito na Scandinavia, ele é ótimo. Vivem aparecendo promoções de vários vöos internos por pouquíssimos pontos!

  • Sayonara

    Tudo depende de que vc precisa… O smiles tem sempre as melhores promoções (menos pontos) para baixas temporadas. Porém, a TAM matém os preços medianos em alta temporada. Por exemplo, quando não tem promoção sempre ta 10.000 pontos, o que é razoavel, frente o Smile que em alta temporada, vc so encontra de 20.000. O Km de vantagem so vale a pena se vc ta precisando de um pouquinho de milhas e nao tem como pegar. Eu troquei 500Km (1000 milhas=26 reais) só para completar as dez mil da tam. E tive que pegar 1000 milhas (=75 reais) para completar os do Smile. Então, não acho mesmo que esta como antes, mas não ha o que fazer além de tentar pechinchar aqui e ali. Então, depende mesmo do que se quer na hora.

  • Antonio Carlos Marti

    Tenho milhas na Smiles e na America Airlines, na Smiles já consegui viajar no passado, mais na America nunca. Ou voce ligou muito antes, ou depois do prazo. Nunca consegui.

    Na Simles so consegui no passado, depois nunca mais. Ja resolvi desistir desses tais planos de fidelidade. Não valem mais nada, são puro engodo.

  • Luna

    Olha, sobre isso, tenho uma "novela"pra contar…

    Eu era Fidelidade Azul na Tam. Em abril, consultei meu extrato e lá constava que se eu acumulasse, até outubro deste ano, 23750 pontos em vôo, faria o upgrade para a categoria Vermelho. Como eu iria comprar uma passagem pra Europa, em classe executiva, viajando em agosto (voltando em setembro) e não faria mais nenhum vôo até lá, resolvi confirmar a informação na central de atendimento (pois decidi comprar um trecho na executiva e o outro, em primeira classe, o que daria 24000 pontos). Liguei três vezes, em dias diferentes, e os três atendentes confirmaram a informação.

    Pois bem, em maio comprei a bendita passagem, com ida na executiva e a volta na primeira classe.

    Para minha surpresa, o trecho de volta foi pontuado com 5750 pontos (ou seja, erro da Tam, que deveria ter pontuado 15 mil). Liguei para reclamar e novamente me confirmaram que o upgrade seria feito assim que a Tam atualizasse os pontos. Os pontos foram corrigidos, mas o upgrade não ocorreu.

    Fiz exatamente 8 ligações pro Fale com o Presidente e cada hora me davam uma informação diferente (incluindo dizer que o upgrade não poderia ser feito porque os pontos foram lançados depois da data limite para a minha avaliação anual para o upgrade: desconsideraram a data do vôo!). Fiquei furiosa com essa informação, pois só comprei o trecho em primeira classe com o objetivo de pagar pelo upgrade (porque, cá entre nós, a diferença de serviço entre a executiva e a primeira não justifica a diferença de preço, ao menos com a Tam – na minha opinião). Ainda me falaram que não poderiam se responsabilizar por informações erradas dadas pelo sistema e pelos 3 atendentes em abril e que, "afinal de contas, a senhora usufruiu os benefícios de voar em primeira classe".

    Enfim, após essas 8 ligações (cada uma com duração mínima de 45 minutos), finalmente tive a sorte de cair com uma atendente identificou o erro na hora e tocou meu processo pra frente… Conclusão: fizeram o upgrade (mais de 2 meses depois do vôo), mas tive MUITA dor de cabeça…

    Só para deixar claro, todos os atendentes sempre foram prestativos e educados, mas claramente não recebem o treinamento devido, pois as informações são desencontradas…

    Somando esse problema que eu tive ao fato de estar cada vez mais difícil conseguir bilhetes com milhas com a TAM, fico pensando se ainda vale a pena viajar com a companhia… Pretendo aguardar mais uma daquelas promoções da Accor, viu… Vou continuar voando com a Tam quando for vantajoso (e aproveitar os bônus do cartão Vermelho), mas aprendi que é bom ter uma carta na manga (ou seja, como já foi dito aqui, não concentrar pontos em uma única companhia/aliança).

  • Luna

    Para pontuação com companhias aéreas parceiras, é sempre bom confirmar antes quais categorias de tarifa pontuam e como pontuam (algumas, por exemplo, a SAS, pontuam só 25% em qualquer tarifa); tem essa tabela no site da Tam. O difícil é descobrir, no site das parceiras, qual é a categoria do seu bilhete ( se é X, Y, Z, U e todas aquelas outras letrinhas…), especialmente antes de comprar a passagem…

    • Luna

      Ah, e mais uma coisa: é preciso verificar se a passagem se enquadrou nas regras da Star Alliance! Vou dar um exemplo: em fevereiro viajei, com milhas, para Frankfurt (com a Tam). Meu vôo chegou lá dia 26/02 às 14h15. Daí fiz um vôo (comprado, ou seja, sem milhas) com a Lufthansa, techo Frankfurt-Cairo, que saiu às 12:30 do dia 27/02. Esse vôo para o Cairo não foi pontuado porque, pelas regras da Star Alliance (e não da TAM!), qualquer vôo que ocorra em menos de 24h depois da sua chegada ao primeiro destino é considerado conexão do primeiro vôo (como emiti o trecho Brasil-Frankfurt com milhas, não poderia pontuar). Então também é preciso ficar atento a isso!

  • Moisés Saliba

    A melhor forma de conseguir milhas é ser cliente do Tam Itaucard ou do Smiles Masterca, rd

  • Dagoberto

    Não se pode deixar de considerar que milhas valem dinheiro. Quando você compra uma passagem aérea implicitamente já estão sendo vendidas milhas para o comprador.Tanto é que, por exemplo, o programa Smiles da GOL já está vendendo lotes de milhas em valores previamente estabelecidos para cada lote de 1000 milhas.Quando voce vai emitir uma passagem pelo Smiles e faltarem milhas para completar o valor da passagem lhe é facultado comprar as milhas que faltam para integralizar o valor da passagem. Dessa forma, se milhas tem valor comercial, não estou vendo razão para a GOL impor dificuldades de emitir passagem através do programa Smiles. Dentro desses parâmetros, também não estou vendo razão para uma passagem que custa R§250,00 ser oferecida por 5000 milhas no programa Smiles.Ainda assim me parece ser o programa Smiles um dos mais justos dos programas de Fidelidade de que tenho noticias.Vamos ser positivos isso aí daqui ha pouco vai se transformar num direito do comsumidor, se é que já não é.

  • Luna

    Mas essa taxa de 1 ponto Multiplus para 2,5 Iberia só vale se a taxa Multiplus para o Le club for 1 pra 1, ou seja, só quando a Accor fizer uma nova promoção com a Multiplus…

  • Luna

    Isso mesmo! Já usei o Reclame Aqui 3 vezes e sempre funcionou. O blog é meramente informativo… Se o pessoal que o faz começar a correr atrás para reclamar, não terão tempo de correr atrás de promoções pra gente!

  • Simone campos

    Eu tenho cartão de credito da caixa, que tem limite mínimo de apenas 1000 milhas para transferencia inicial, e posso transferir pra tam, gol ou TAP, sem problemas… Além disso, ainda me da 2,2 milhas por dólar gasto! Acho perfeito… Mas pra usar, prefiro mil vezes a gol do que a tam! Essa ultima é um inferno…

  • Luna

    Dá pra negociar a anuidade com base em seu padrão de gastos (este ano liguei lá e consegui isenção). Concordo que é prático e tal, mas sempre verifiquem se a conversão dólar-pontos está correta. Já converteram menos pontos duas vezes comigo (mas corrigiram depois que eu reclamei).

  • Simone campos

    Isso mesmo… Tanto no black quanto no infinity o atendimento e as vantagens sao ótimas, pelo menos pela caixa!

  • Simone campos

    Fora a taxa pra conversão, que é ótima, e a validade dos pontos!

  • Leonardo

    É simplesmente impossivel emitir passagens com milhas pela TAM para os Estados Unidos.

  • Simone campos

    Gostaria de saber como vcs conseguem 6,5 milhas por dólar nesse cartão do santander, se no site do banco eles informam a pontuação de 2×1?! Algo especial so pra vocês?

  • Thaís

    O melhor é possuir um cartão Infinity do Bradesco onde a cada dólar gasto você acumula 2.2 e tem a vantagem de ter um site exclusivo da Bradesco fidelidade, onde você não tem mínimo de resgate e pode comprar a passagem aérea de qualquer companhia e novamente acumula pontos no programa da cia escolhida. Não tem nada igual….

  • Thiara

    Também sou cliente Black, mas a minha experiência com a Multiplus não foi boa. Achei passagens pro Rio a 3000 pontos, solicitei a transferencia de 12000 pontos e eles levaram 8 dias para serem creditados no multiplus. Como ja era de se esperar, a promoção já não existia mais e cada trecho custava 10000 pontos!

  • pita jr

    é um absurdo, o itau,simplesmente aumentar o valor mínimo de 10 mil para 20 mil sem avisar nada do dia para a noite!!!!

  • Dhiogo

    Por isso não fechei minha conta no Santander! De 1000 em 1000 é legal, mas eles aumentaram o valor para pagamento de contas com o cartão para R$ 16,00 por conta!!!! absurdo! Sempre pagava 2 a 3 contas pelo cartão!

  • GUILHERME

    Pois é, Fábio, com a TAM a coisa aconteceu um pouco diferente, justamente no dia deste post. Acabei de chegar de uma viagem a Praga, voando com uma CIA parceira (Lufthansa), com uma conexáo em Frankfurt. Dois dias depois da ida, os pontos já estavam na minha conta: 6000 pontos pelo trecho GRU-FRA e 1000 pontos no trecho FRA-PRG. A Tam sempre honrou milhas nas conexões de companhias parceiras da Star Alliance. Além dos pontos atuais, ainda recebo, por ser fidelidade azul, mais 25% de bonificação, ou seja, acumulo mais 25% de pontos. Para a minha surpresa, hoje, ao checar meu extrato, descobrí que, na volta, a conexão não foi considerada e, de Praga a Guarulhos, fui "premiado"com somente 6000 pontos, ou seja, omitiram o fato da conexão e deixaram de me presentear com mil pontos… Mas sou confiante que de grão em grão a galinha enche o papo. Só sei que vou procurar grãos mais justos e coerentes para ciscar…

  • Chaiane

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo

    Nunca tive problemas com a troca de pontos do meu cartão para TAM. Acabei de chegar de viagem do USA, onde troquei os meu pontos do Cartão Bradesco infinity pelas passagens e tambem pela estadia de 10 dias em hotel de Miami Beach.

  • Mauro

    Com relação ao KM de vantagens, fico triste quando eu vejo a atitude dos brasileiros, de nossa cultura mesmo! As pessoas davam um trocado para os bombeiros colocarem a pontuação máxima do dia, essa forma de acúmulo de pontos têm ficado com mais regras por causa dessas e outras! Nós não sabemos usar o que nos é ofertado, tentamos tirar mais vantagem sempre!

  • marcos A. G.

    O Banco do Brasil realmente passou pra 10 mil a transf. mínima, e com pagamentos no cartão diminuiu tbm os pontos ganhos,

    O kmdesvantagens nem se fala, desisti!

    Estou lendo e procurando novas alternativas em outras instituições fin. que sejam mais favoraveis.

  • Ronaldo

    Gostei Michelle, o jeito é antecipar, seja comprando a passagem com milhas ou no cartão. Quando compramos com antecedência diminuem os custos é o meu caso, de Porto Velho para Campinas paguei R$70.

  • Francisco

    Olá pessoal!

    Pratico esse "esporte" de acúmulo de milhas à algum tempo… Já tive Unicard, Itaucard genéricos, mas atualmente possuo um Tam Fidelidade Itaucard Visa e outro Master, além do meu querido Diners.

    Uso o pague contas, pois esse ainda é um dos poucos cartões que dão 1,5 pontos apor cada dólar gasto (inclusive no pague contas). Acho o pague contas interessante apenas para quem utiliza o cheque especial da conta, já que o juros de 2,99% é menor que a taxa de LIS. Além da sala VIP que possuo no SDU e GRU voando pela TAM e da embalagem de mala grátis no securebag de CGH.

    Utilizo bastante os parceiros da Multiplus como Walmart, Giuliana e Editora Glogo. Sei que se comprasse sem essa parceria gastaria um pouco menos, porém sempre faço a conta do quanto os pontos que ganho nas parcerias saem para mim, por exemplo:

    Na parceria da multiplus com o walmart, uma TV sai por $100 e ganho 100 pontos, se não fosse pela parceria ela seria $90, logo esses 100 pontos me custaram $10 ou $0,1 por ponto, e tenho a regra de que pago no máximo $0,3 por ponto.

    Uso o Diners por causa das salas vip's que utilizo bastante na ponte aérea, já que nem sempre voo de Tam e utilizo as salas vip's dela com o meu cartão Tam Fidelidade Itaucard.

    Além das salas vip's o Diners possui uma relação de restaurantes em várias cidades que tenho um desconto de 50% na entrada e prato principal para duas pessoas, e se você costuma ir um vez por mês em um restaurante bom, em um ano você já recuperou o dinheiro da anuidade.

    outra dica que dou é o mastercard surpreenda e seu surpreenda gourmet! Nesse o desconto é só no prato principal.

    A grande vantagem do Tam Itaucard é a transferência automática dos pontos de cada fatura, sem mínimo ou valor múltiplo de 10. Se sua fatura gerou 113 pontos, o seu multiplus recebe os 113 pontos após o pagamento.

    Lembrando sempre que ponto bom é ponto gasto.

  • Larissa

    Fiquei decepcionada com o cancelamento da transferencia de milhas da AMEX para o Mileage Plus… Já resgatei milhas diversas milhas pela united sempre muito fácil e msm em cima da hora… O problema agora eh q praticamente não tem como, para nos brasileiros, acumular milhas para o Mileage Plus, a não ser por viagens msm… Ou tem?

  • Ronaldo

    Penso que as companhias aéreas nem precisam adotar tantos meios de compras com milhas pontos etc.Cobrando um preço ponderável o brasileiro viajará sem reclamar, acontece que há trechos em que a passagem é um verdadeiro assalto, evito olhar o extrato do meu Fidelidade, e transferi do multi plus Ipiranga então, R$46 para transferir 1000 pontos, penso que é um assalto indireto, o pior que é o pró-pio cliente que se assalta repassando para a administradora.

  • DOTZ é furada, vai por mim…

  • Daniella

    Sim, Juscelino.

  • Luna

    Compre um biscoito na AmPm do "posto favorito", pague com dinheiro, registre o cpf na máquina do Km de vantagens e daí vc ganha 200 Km. Assim vc completa os 1000 km e pode transferir até dia 31/10 pro multiplus (vão virar 2000 multiplus, pela "promoção"), mas lembrando que pagará 49 reais por isso (ou seja, vc pagará R$ 0,025 por cada ponto multiplus…). Só vejo essa possibilidade (não sei como fica para trocar por desconto em combustível). Ou doe para uma instituição de caridade (tem a opção lá). Ou transforme em créditos de carbono (idem)…

  • bruno

    Wólnei estou pensando em fazer esse cartão. Quer dizer então queas milhas ja vão automático para a conta smiles? Pois vi bastante gente falando que o BB so deixa transferir no minimo 10 mil milhas agora. você não tem esse problema então?

  • Luna

    Cartão Santader free (não tem anuidade, mas não sei qual a renda mínima). Na Livraria Cultura, vc se inscreve do Mais Cultura (veja no site deles como é a pontuação); vc pontua independentemente se pagou com dinheiro ou cartão. No site deles tb tem a taxa de conversão para o Multiplus (não lembro agora, mas sei que não é 1 pra 1 e que tem uma pontuação mínima pra transferir, acho que 300 pontos). A conversão para o Multiplus é no próprio site da Cultura, após fazer login (tem uma área para isso).

  • Luna

    Todos os cartões BB agora usam a taxa de 1 pra 1 no pague-contas.

  • Luna

    Por enquanto, os vôos da Copa e Taca não pontuam no Tam Fidelidade (tem posts sobre isso aqui no MD, dá uma olhada na busca).

  • Giselle

    Nunca consegui emitir uma passagem pelo TAM fidelidade, uma droga, o site nunca funciona e é complicado. Já ao contrário, o SMILES sempre me atendeu de forma simples e rapida. Emiti várias passagens ano passado e esse ano por esse programa. SEmpre deu tudo certo, já viajei no brasil e pro exterior com Smiles. 100%.

  • marcio

    Eu NUNCA mais abasteci no Ipiranga depois que mudaram as regras…. boicote total… pago até mais caro…

  • marcio

    mas isso você depende dessa promoção Accor/Multiplus que pode não se repetir

  • Confesso que cansei a vista de ler tantos comentários e opiniões, e como grande admirador do MD, me sinto obrigado a dar meu testemunho para vocês de como em um único mês consegui acumular 19.521 pontos nos cartões:

    Para se ganhar mais pontos com a função de pagamento de contas com cartão de crédito sem ter muitas despesas com tarifas, juros e IOF, basta observar a lógica da cobrança dos juros, que ocorre por dia de uso do serviço, até a data de fechamento da fatura.

    Vamos a um exemplo prático:

    Tenho cartões Itaú, BB e Santander, com datas de vencimento 01, 10, 15 e 28

    Concentro todas as compras no Itáu Platinum (1,5 pontos por dolar) que vence dia 01, pago a fatura dele no cartão Santander Ferrari (1,2 pontos por dolar) que vence dia 10, que por sua vez será pago no cartão do BB (1 ponto por dolar) que vence dia 15, no qual pagarei apenas juros e IOF em cima de 5 dias no máximo, porque quando fecha a fatura do BB, já pago ele no Santander Free (1 ponto a cada R$3,00) e assim vou jogando de um cartão para o outro e acumulando milhares de pontos.

    De fato, ninguém esta livre do IOF, todos os bancos cobram, mas o Santander tem uma forma diferente de cobrar, unificando tudo em uma tarifa de R$ 16,00 por conta paga até o limite diário de R$ 3.000,00, (já foi bem melhor, antes a tarifa era R$ 15,00 e o limite para pagamento de contas era o limite disponível de seu cartão)

    Já o Santander Free tem uma peculiaridade, ele é totalmente Free como o próprio nome já diz, e não cobrar nada, nada mesmo, nem anuidade, nem tarifa, nem IOF, nem estouro de limite, NADA, bastando apenas que o cartão seja utilizado pelo menos uma vez ao mês em transações de qualquer valor . Porém, todavia, entretanto, (sempre tem um MAS, =D), a conversão é feita em Reais, a cada R$ 3,00 = 1 Bônus, e isso não é nada vantajoso.

    Pra finalizar vale o alerta, essa brincadeira de ganhar pontos e jogar a fatura de um cartão para o outro pode ser uma boa ideia, em um único mês já cheguei a ganhar quase 20.000 pontos , o equivalente a 5 trechos dentro do Brasil nas promoções em baixa estação… Mas essa brincadeira é pra gente grande, basta esquecer de pagar a fatura na data do vencimento que só de juros e multa, o valor cobrado faz perder toda a economia que você teria na emissão de bilhetes, e é aí que os bancos ganham, ou vocês acham que eles ainda não travaram essas transações ainda porque? Pelo contrário, o que se vê nas faturas é mais e mais comerciais incentivando o uso desta ferramenta que com certeza veio pra ficar.

  • Calil

    *Mãe Dinah modo detected*

    Gosto muito de caras que sabem, de "fontes seguras" o que vai acontecer. Fala aí, pergunta prás suas fontes sobre os resultados so Itaú, porque conforme for compro ou vendo as ações do banco. E acho que você deveria fazer o mesmo…

  • Geraldo

    De fato, tudo piorou. Fui passageiro diamante durante vários anos (agora sou Gold)e também cheguei a acumular muito no Fidelidade. Este já nem considero mais. Gastei o que tinha e evito Tam sempre que posso. Não que Gol e Smiles sejam uma maravlha. Pelo contrário, acho muito desrespeitoso o tratamento desta empresa até mesmo para clientes muito frequentes. Mas o que quero, mesmo é que a Avianca e Azul melhorem seus programas. Me mudo na hora.

  • Graça Lima

    Tenho Itaú Platinum bandeiras Master e Visa (anuidade grátis para sempre), 1,5 pontos Smiles por dólar. Tem grande prazo de validade dos pontos e só transfiro para o Smiles (com o qual nunca tive problemas), quando estou prestes a utilizar. Gostei de saber que este Caixa Infinity dá 2,2 pontos por dólar e pode optar pelo programa de fidelidade, Smiles, Tam ou TAP. Ele tem anuidade? Quanto?

  • Graça Lima

    Caramba! Mas é assim gente? Que perigo. Esse fato merecia uma denúncia nos órgão próprios. Quem não tem competência que não se estabeleça.

  • Graça Lima

    Na época q comprar em lojas virtuais parceiras do site Dotz era bom, comprei todos os eletrodomésticos do meu novo apto e outras coisas mais. Acumulei muitos Dotz e deu pra completar muitas milhas p viajar c a família para o Nordeste. Mas agora não fico presa a estas lojas. Prefiro lojas q ofereçam promoções e frete grátis. Fazendo as contas na ponta do lápis é mais vantagem.

  • Reginaldo

    Eu até entendo as dificuldades que as companhias aéreas vêm enfrentando no mundo todo, mas como sempre quem paga a conta somos nós consumidores. Tenho cerca de 40.000 milhas pela American Airlines, mas em julho deste ano o acordo que a mesma tinha com a GOl foi cancelado, com isto não consigo mais utilizar estas milhas e muito menos vender ou trocar. tenteialgumas vezes simular uma viagem para o exterior, mas nunca consigo pois não existem vôos. E agora????

  • Ricardo

    A conversão do Le Club Accor para Iberia Plus na base 2:5 = 1:2,5 não é promoção. É regra constante. Já o que depende de promoção é a estapa anterior, do Multiplus para o Le Club Accor. A conversão neste ano foi muito além do imaginável, mas infelizmente não se repetirá.

  • Monalisa

    Gostaria de dar os parabéns ao post do Mendonça Júnior mais acima, concordo com ele quando diz que não devemos nos fidelizar a nenhum programa de milhas, cartão de crédito ou banco, temos que aproveitar o que há de melhor no momento.

    Possuo contas no Itaú e Santander e qdo abri foi através das empresas em que trabalhei, como eram contas salário não pagava pacote de serviços mensal e que continuo não pagando até hoje. Cartão de crédito: utilizava o da Petrobrás que tinha sem pagar anuidade até ganhar o Santander Platinum Style (Visa/Master) que transforma cada 1 dolar gasto em 1,3 milhas, também sem pagar anuidade. Usava também o cartão da Porto Seguro Classic que fiz qdo renovei o seguro do carro pois ganhei desconto no seguro por fazer o cartão, fora que não precisa pagar anuidade e ainda acumula pontos para trocar por descontos na renovação do seguro ou serviços para o carro. No começo desse ano liguei lá para cancelar esse cartão pois estava usando mais o Santander Platinum devido a conversão de milhas ser maior, e também não tinha renovado mais meu seguro do carro com a Porto pois agora estava com o seguro do Itau; até o atendente do setor de cancelamento me convencer que não precisava cancelar o cartão e sim pedir um upgrade de categoria de Classic para Gold e depois para o Platinum para acumular mais milhas, pois o Porto Seguro Platinum troca cada dolar gasto por 1,5 milhas e continuava sem pagar anuidade. Para conseguir o upgrade de categoria para o Platinum precisava de um comprovante de renda com valor superior a R$7.000,00 como meu holerite não chega nem perto disso, perguntei se poderia ser considerado o valor do limite que tenho no meu outro cartão de crédito o Santander Platinum e disseram que sim, enviei a cópia da fatura do meu cartão para eles e fiz o upgrade do cartão, estou feliz até hoje com o meu Porto Seguro Platinum sem anuidade e multiplicando cada 1 dolar gasto por 1,5 milhas. Abraços a todos, espero ter ajudado.

  • Ygor

    Curioso. Me associei ao Diners justamente para transferir as milhas para a American. Ao tentar a primeira transferência, no entanto, me cobrariam 15000 milhas Diners por 10000 milhas American. Desisti e preferi creditá-las no ainda VARIG-Smiles. Isso aconteceu antes da falência, talvez 2004 ou 2005.

    Enfim…

    Mas concordo com você: qualquer alteração sem informação aos interessados trata-se de quebra de contrato.

  • Ygor

    Pois é, Renata. Concordo contigo quanto ao Mileage Plus. É o meu programa de preferência. No entanto, é quase impossível manter apenas um. Também sou associado ao Smiles, Fidelidade, AAdvantage, Tudo Azul, Amigo. É um estresse ter que administrá-los todos.

  • Ygor

    Valeu Saturno. Na realidade eu já conhecia o processo. apenas ainda não tive tempo para dedicar à contabilidade e saber se vale realmente a pena.

    Porém fui buscar agora: preciso de 65000 Avios para voar GIG-LHR, isso equivale a 26000 milhas Accor, portanto 52000 pontos Múltiplos.

    Na TAM, 40000 pontos somente a ida.

    Vale a pena!!!

  • Priscila

    Concordo com você que estes dados qualquer um pode falsificar, mas você acha que o fraudador irá perder o tempo dele em atualizar dados de um fidelidade que ele vai roubar, sendo que existe vários clientes com os dados atualizados e com várias pontuações. Gostando ou não isso e uma forma de diminuir os fraudes, pois o ladrão não consegue fraudar o número de telefone ou celular do titular do fidelidade. Fica a dica.

  • Luna

    Isso eu havia comentado em outro post, mas vou comentar aqui também: as regras da Star Alliance (e não da TAM) dizem que se vc passou menos de 24h no local de conexão, o trecho é considerado um só (no seu caso, ao invés de considerar os vôos Praga-FRA e FRA-GRU, consideraram como Praga-GRU). Aconteceu comigo no começo do ano e, de fato, a regra está no site da Star Alliance. Depois disso, passei a ter cuidado ao emitir meus trechos na Europa (sempre tentando escolher vôos que saiam 24h depois da chegada do meu vôo na Europa).

  • JAP

    Depois de tanda informação, tenho uma pergunta: Eu tenho como trocar de banco e cartão sem perder minhas milhas acumuladas?

  • Ana Karolina

    É Mauro, eu também via gente contando vantagem que tinha "brother" no posto, o que permitia acumular muito mais pontos.

    No fim, todos pagam pelas erros de alguns. Uma pena.

  • RENATO LOPES

    Acho que o que eu fiz esse ano nunca mais vou conseguir… Consegui arrecadar pouco mais de 200.000 milhas através dos cartões de crédito e emiti passagens para mim e minha esposa do brasil para europa, duas dentro da europa, da europa para os estados unidos e dos estados unidos para o brasil. Todas as passagens foram por parceiras TAM na Star Aliance. Hoje com as taxas, juros, dificuldade de encontrar passagens tornou inviável fazer isso novamente. Passei a nem usar mais cartão de crédito e desisti de focar em arrecadar milhas.

  • Marcos

    Eu tenho o cartão Santander Platinum Elite. Com ele, eu ganho 1,5 pontos por dólar, e a quantidade mínima de pontos para transferência é 1000 (3000 na primeira). A taxa de pagamento de boleto no cartão é fixa em R$ 15,00 por boleto. Estou muito satisfeito. Recomendo.

  • Rodrigo Bernardes

    Desde que tenho itaucard me cadastrei no programa Sempre Presente, era otimo juntar 500 pontos de fatura e mandar para o Tam Fidelidade, agora 20.000 é demais, levo quase 1 ano para juntar esse numerario. Entendo a necessidade da empresa em cortar gastos, mas dessa maneira me sinto enganado pela promesa do programa fidelidade, sou apenas eu que se sente assim?

  • Cristiano

    Acredito que essas ações vão ser um tiro no pé. As do km de vantagens por exemplo, todos meus amigos que usavam o programa nem sequer abastecem nos postos ipiranga mais. O mesmo pode acontecer com as aereas, as pessoas acabam encontrando melhor destino para o seu dinheiro como por exemplo, atualmente uso um cartão da Fiat que 5% de tudo que gasto vai me servir de crédito pra trocar de carro. Como troco de carro a cada 3 anos, sempre consigo juntar cerca de 7 mil reais de crédito nesse período e não preciso ficar apelando e torcendo pra promoções.

    É importante lembrar que até a própria TAM reduziu o número de pontos acumulados nos vôos pagos.

  • Thiago Castro

    Arruma alguém que queira fazer trechos nacionais nos EUA e vende. Se vc tivesse falado isso há um mês, eu até compraria, pois estava precisando, mas já resolvi. Lá a AA tem muitas opções!!

  • Thiago Castro

    Acho que são 300 pilas.

  • Natália

    Discordo também. A responsabilidade pela segurança das informações e senhas é de cada um.

    Dificultar a emissão de passagens não é uma solução, nem opção.

  • Maria Brito

    concordo com o Igor, SMILES esta de parabens, este ano o que elas me ajudaram foi otimo,que pena que de setembro pra ca esteja tao dificil comprar passagens com milhas, e so questao de tempo.Parabens.

  • Thiago Castro

    Bruno, esse cartão é específico e não segue as outras regras. Os pontos já caem lá mesmo. Mas se puder, pega o Platinum onde a taxa é de 2 milhas pra cada dolar.

  • Natália

    Bom, eu tenho mais o que fazer com meu tempo do que enviar cópias escaneadas.

    E ainda por cima acho que isso não evita as fraudes.

  • Diogo

    A cada U$ 1 = 2 milhas Smiles

    Na compra de passagens Varig ou Gol U$ 1 = 1 milhas Smiles

    A inscrição no programa é automatica e você já começa ganhando 10000 milhas na aquisição do cartão**.

    Esse é o PLATINUM,

    OLHA SUA ANUIDADE ABSURDA!

    Renda mínima

    R$ 6.000,00

    Primeira anuidade

    Titular: R$ 348,00 (4 x R$87,00)

    ISSO É BOM? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • GISLAINE

    Pessoal! estou com 120.000 milhas no fidelidade e desde ano passado tento ir para EUA com elas. Pura dificultade. Nunca achamos trechos com milhagem minima, sempre acima de 60.000. Mas o programa informa ter trechos por 20.000.

  • Marina

    Tenho o Smiles e o Tam Fidelide, e na minha opinião o mais complicado pra emissão de passagem é o Smiles. Eles sempre estão com tarifas muito alta, ao contrário da Tam.

    Teve a questão de atualizar os dados, mas não tive dificuldades. Mandei a primeira vez mas não aceitaram pela qualidade do escaner, mandei a segunda e tudo foi aceito e atualizado em pouco tempo.

    Emiti duas passagens, uma no meu fidelidade e outra no da minha mãe e foi super tranquilo. Eles mandaram um código via sms que chegou na mesma hora e a transação foi concluída.

    Não vi como um ponto negativo em atualizar o cadastro e receber o código via sms, pelo contrário, me senti mais segura. Tive amiga que teve 20 mil milhas "roubadas", e apesar da Tam ter devolvido todas, ela foi lesada e teve que correr atrás do prejuízo. Imagina o susto, você ter suas milhas quase zeradas?

    Sobre a questão do Itaú, me pegou de surpresa. Antes eram 5 mil, depois 10 mil, e agora 20 mil? Isso sim é uma palhaçada!

  • Anderson

    Uma pergunta: ao comprar uma passagem aérea utilizando um cartão de crédito que gera milhas, é possível acumulhar mais milhas no programa da empresa aérea que emitiu o bilhete, certo? Em que momento e onde eu devo cadastrar as informações para acumulhar as milhas/pontos vinculadas à empresa aérea?

  • ANDRESSA AZAMBUJA

    eu fui extremamente prejudicada a ponto de perder um evento porque não consegui resgatar meus pontos da TAM!!!

    Essa atualização do cadastro não funciona!

    E simplesmente não sei a quem recorrer!

  • @marcelohenrique

    Nossa Renato, você foi muito radical.

    Por pior que esteja não deixo de usar cartão de crédito.

  • Margareth d'

    Oi Marina, concordo . Junto milhas destas CIa e tem o Itau. Fui pega de surpresa 10 p/ 20 mil, estou pensando seriamente parar de usar este cartão e ficar só com Bradesco, que pela informação ainda não mudou as regras.

    No meio do ano, usei milhas , não foi difícil, e sim trabalhoso encaixar com os dias, que tinha, mas já dei uma olhada p/ fevereiro (não estou incluindo carnaval) 2013 e sim tá difícil até em abril.

  • Bruno

    Eu tb não gostei, mas precisei emitir uma passagem e meu telefone estava desatualizado.

    Enviei meus documentos e o comprovante de endereço, e 2 dias depois já estava atualizado e consegui emitir a passagem normalmente..

  • Ricardo

    Ao invés de tentar voar direto para os EUA, um trajeto muito usado com a TAM é ir via Bogotá: SP-Bogotá por 4 mil milhas TAM por perna (compra com 3 meses de antecedência), e dali a Miami pela Avianca (também com 3 meses de antecedência, em abril passado: US$ 187.00 ida e volta, sem promoção especial). Para este trânsito em Bogotá, as taxas aeroportuárias são estornadas a você. E ainda dá para fazer turismo na bela cidade de Bogotá.

  • Eu, por exemplo, estou satisfeito com meu programa de pontos. Uso o American Express Platinum, que não cobra anuidade, me dá pontos por cada dolar gasto, não cobra pela transferência de pontos e também oferece uma gama de operadoras para a troca, dentre elas, TAM, GOL, e diversas operadoras internacionais.

    Detalhe: até agora nada mudou. Aliás, este cartão tem um programa sólido e não muda há muitos anos. Recomendo.

  • Elton

    Pessal, tenho juntado milhas através do cartão de crédito, do km de vantagens e o que é possível, agora eles mudam o sistema e torna mais difícil, isso é desestimulante.

    affff

  • Alexandre

    Viajar ida/volta pra Europa de TAM só vale a pena se for para Frankfurt. Se comprada com antecedência há muitas datas disponíveis por 30.000 cada trecho. Paris, Milão e Londres é impossível, pois os trechos começam na faixa dos 100.000!

  • Rita borges

    Poxa eu ainda nem cheguei a trocar o Smile por passagem. O Banco do Brasil esta sendo sacana em passar os pontos do cartão. Só com o teto de 10.000. Só que não se consegue chegar nunca lá, porque os primeiros pontos começam a prescrever depois de um tempo . Aí vai somando e vai diminuindo. Conclusão se em um ano eu não conseguir o teto dos 10.000 eu vou perder muito. Vou trocar de cartão de pontuação de banco. Qual esta sendo melhor para transferir os pontos?

  • Cristine

    Boa tarde.

    Tenho milhas na Lufthansa e gostaria de saber se há como transferir para a Tam pois não sei quando vou viajar pela Lufthansa novamente e queria aproveitar que ela é membro da Star Aliance para usar estas milhas em vôo doméstico da Tam.

    Obrigada

  • Margareth d'

    Seu cartão é vinculado a Cia aérea? O valor dos pontos irá direto para a Cia e deverá no check-in informar o n. de associado (é bom). Mas se seu cartão não é vinculado a Cia aérea, somará pontos para vc transferir para a Cia que desejar, mas mesmo assim deve informar no check-in ou posteriormente (tem prazo e deve guarda a passagem/bilhete/xerox)no site da Cia.

    Faço assim, Não sei se tem outro jeito.

  • Crisbaiano

    Agradeço antes de mais nada aos senhores por nos elucidar esses fatos que para mim, há pouco, me pareciam únicos e exclusivamente para mim (que ficava chateado com o fato sem poder saber como agir)

    Com a deixa de vcs, por outro lado, sei da situação porque passamos todos nós.

    E da minha parte, o que irei fazer, será o de mudar de banco (o itaú, realmente não merece mais a minha confiança nem o meu aporte financeiro….tarifas caríssimas, e vantagens nulas!!!)

    Quanto aos meus programas de fidelidade, já vi que o meu objetivo inicial – que seriam as milhas – foi pro beleléu…

    Que vou fazer?

    Começar a não me preocupar mais com fidelidade na hora da compra de uma passagem aérea…buscar conforto, cumprimento de horário, preço e vantagens reais das Cias Aéreas – qualidades essas que a GOL e TAM nao estão mais me oferecendo.

    Ainda, procurarei gastar esses pontos "inúteis" que tenho em mãos em algo que AINDA valha a pena.

    Valeu, mais uma vez à equipe do "Melhores Destinos"!!!

    forte abraço a todos.

  • Ana Cassola

    Que pena!!!!

    Obrigada!

  • PabloCB

    Com cartao do BB acho que só assim mesmo. Mas santander e Itau, é só passar pro lanpass. estou indo pra europa em janeiro assim.

  • Ivana

    E nos hotéis vc paga a diária mais cara de balcão…estou em dúvida se vale a pena ou reservar nos booking e hoteis.com é mais vantajoso…??

  • Ivana

    Pode optar por tam, gol ou tap e tem anuidade, em torno de 350,00

  • jorlei jorge borges

    este desrespeito vai acabar, quando tivermos mais empresas aéreas operando entre nos, extrangeiras ou nao.

  • André

    Estou indo para Portugal por 60k ida e volta na semana que vem. Quando comprei, em junho, tinham vários trechos por esse valor. Já fazem alguns meses e de lá pra cá muita coisa mudou, mas… É como disseram, tem que ficar de olho!

    • André

      Só pra complementar, estou indo de TAM.

  • Ricardo

    Ygor,

    Será que você poderia indicar o link deste bônus de 50%, pois o site do Membership Rewards no Brasil não menciona qualquer bônus, e dá a conversão 1:1. Já em Portugal, o bônus é de 100%.

  • Quem acabou com essa taxa foi o Banco Central, e não o Santander.

    Bem que eles podiam acabar com a taxa absurda de transferência dos postos Ipiranga.

  • Gente, o melhor cartão que vi até agora é o Itaucard TIM

    R$ 1,00 = 2 Pontos!!!!
    http://www.itaucard.com.br/tim/

  • Ygor

    Cristine,

    você não pode transferir suas milhas Mile&More para o Fidelidade. Esse processo não existe em nenhum programa.

    No entanto, sendo a Lufthansa e a Tam membros da Star Alliance (por enquanto), você pode solicitar que o Miles&More emita um ticket TAM. Entre em contato com a Lufthansa para maiores informações. Um dado importante é que a LAN já está de mudança para o terminal 2 do Aeroporto Tom Jobim (RJ). Isso é sinal de que a provável fusão dos planos de milhagem pode estar bem próxima.

  • Ygor

    JAP,

    Se decidir simplesmente cancelar o cartão, mudar de banco, sim, perde todas as milhas. Você deve realizar a transferência delas para um outro programa e, somente aí, cancelar seu cartão.

  • Maria Santos

    Prezados,

    Aproveitando o que foi apurado sobre as dificuldades recentemente criadas para emissão de passagens com milhas, sendo sitado inclusive a exigência de cópias de documentos, gostaria de mencionar, solicitando ampla divulgação, que essa prática tem se generalizado, ao arrepio da Lei nº 5.553, de 1968, em vigor até hoje, mas totalmente ignorada de forma generalizada. Só falta exigirem cópias de documentos em compras nas padarias, enquanto a referida Lei tipifica como contravenção penal, punível com prisão e multa a quem, de empresa pública ou privada, reter cópias ou originais de documentos de qualquer pessoa. Não sei como o Ministério Público ainda não tomou conhecimento dessa prática criminosa, que expõe o cidadão a tantos malecícios como diversos tipos de fraudes (se tornar um laranja)etc., mas se houver alguma divulgação dessa lei, pode ser um início para que alguma autoridade tome as providências que há muito deveria ser tomada. Agradeço qualquer divulgação.

  • Luna

    Obrigada, Victor! Muito bom saber!

  • Eduardo

    Dudu, quanto paga pela anuidade deste cartão?

  • Gabriel

    Boa noite,

    Desde que a TAM parou de voar para BOG (agora éa LAN Colombia), não tenho mais conseguido emitir esse trecho com o programa TAM Fidelidade. Já tentei todas datas entre o dia em que estou (ou estava, pois foram várias tentativas) e os 3 meses para emissões na América do Sul, sem nenhum sucesso. Por telefone tampouco consegui.

    Em contato com o Fale com o Presidente, a TAM me disse "sobre a quantidade de assentos disponíveis para emissão com resgate de pontos, esclarecemos que as cotas por voo para cada uma das classes tarifárias são variáveis e controladas através do que chamamos de Yield Management. Esse gerenciamento de tarifas estabelece cotas de acordo com inúmeros fatores como voo, dia da semana, horário e época do ano. Essa é a razão pela qual não é possível precisar exatamente o número de assentos na tarifa para emissão com pontos."

    Quando comprei a passagem para o trecho GRU-BOG, os voos não tinham nem 15% dos assentos ocupados.

    Alguém mais tem tido problemas para emissão da TAM com companhias parceiras?

  • LS

    Alguém ligou recentemente ?

  • Caio Oliveira

    Sou cliente há anos assim como outras pessoas que conheço, e jamais ocorreu isençao da anuidade para os clientes, apenas desconto, em geral pode chegar até a 2/3da anuidade sugerida.

  • Caio Oliveira

    como não?? desde agosto choveu promoção de 3000 e 5000 pontos.

  • segundotorres

    tirou a cerveja?

    Viajei em outubro de tam e tinha a cerva

  • segundotorres

    e tem que pagar o mesmo na conta mesmo sem beber?

    Quem bebe gasta mais que o dobro, e o que n bebe vai custear o que bebe? Ta brincando, né?

  • canário

    Meu velho, eu simulei Salvador-Orlando, Orlando -Salvador na AA pra março 2013, e tinha vaga por 20 mil cada trecho. Eu bem que queria ter umas milhas na AA pra torrar… abraços..

  • andre medeiros

    O problema não é apenas este, muitas vezes qdo vc vai pagar a taxa de embarque no final da emissão, aparece a mensagem de não autorizado ( apesar do cartão ter saldo e está tudo ok). A grande verdade é que a TAM não acreditava que esse programa cresceria tanto e agora em vez de de assumir a criança, joga oproblema para os clientes, qto a fraude, sao os proprios funcionários da TAM que fazem e mais uma vez essa empresa nojenta em vez de resolver o verdadeiro problema, joga a bomba pra os clientes. nós somos apenas um Nª para essa empresa nefasta.

  • Andre

    Ouvi falar que os Km de Vantagens terminam no final de novembro, alguém sabe alguma coisa?

  • Nazareth

    Na verdade a TAM virou uma porcaria. Antes você podia emitir um bilhete restrito para os EUA na classe executiva com 50.000.

    hoje, se você liga 6 meses antes, que e o prazo minimo para emitir, voce solicita um bilhete para qualquer lugar do mundo, mas aparece irrestrito com aproximadamente 200000 por trecho!

  • Rodrigo

    Gente eu acho algumas questões muito simples. O dia que não conseguir trocar os pontos por incompetência da operadora eu simplesmente ingresso no judiciário. Sei que não é tão fácil para todos, mais sou adv. e tenho uma acesso mais fácil a justiça do que uma pessoa "comum"

    Ficar horas "esperando", "dar erro", não conceder, por isso ou aquilo, além de dar um Bom dano moral em juizado, ainda peço o $$ da passagem que paguei fora das milhas de volta, por dano material.

  • Winsley

    Usos os cartoes do HSBC e o Platinum me da 2,0 pontos por dolar, o Premier 1,5 ponto por dolar. Pagamento de contas R$ 15,00 por conta (apesar de nao usar). No mais transferencias a partir de 1000 pontos online pelo banco na internet, credito em 4 dias no maximo. Nao pago anuidade logo nao tenho o que reclamar, porem todos os meus gastos sao no cartao para juntos pontos. Quanto ao TAM Fidelidade atualizei dados da familia todos sem stress, e a emissao atualimente é que anda dificil em funcao da nao disponibiidade de assentos, mas recentemente emiti GRU-EWR e como era via United so tive de ligar umas 250 vezes ao longo de 30 dias, ja o trecho de volta (esse da confusao do Sandy) levei outros 30 dias ligando.

  • Marcos

    Mas isso não é apenas para coisas da Tim?

  • Eduardo Perez

    Eu usava o km de vantagens para trocar por milhas da tam mas com a mudança ficou inviavel fazer essa troca, tenho tb o Cartão Dotz por enquanto ta razoavel a troca por smiles, o itaucard aumentou o limite de troca de 10mil para 20mil… qual cartão destes ou outros é melhor para torca de milhas aereas?

  • Pingback: Itaucard deixará de pontuar pelo pagamento de boletos()

  • Michele Canal

    Pessoal,

    Alguém sabe se existe previsão para a promoção Accor / Multiplus 1=1?

    Sabem se existe uma frequencia para estas promoções acontecerem?

    Pergunto pois vou viajar para Nova York em Março e vou pagar o hotel com pontos e estou aguardando esta promoção da Accor, pois pelas minhas pesquisas são os hoteis com pontuação mais baixa. O Hilton e Starwood são muito mais caros.

    Alguém sabe de mais redes de hotéis com potuação baixa?

    Um abraço

  • Michele Canal

    Gostaria de saber se alguém indica algum bom hotel em Nova York (perto do Central Park) que utilize pontos como pagamento.

    Obrigada,

  • Rogério RF

    Hoje dia 14/02/2013 transferi pontos do cartão de crédito Caixa. O limite mínimo é 4000 e não tem essa de lote de 100 pontos, você pode passar valores quebrados sem problemas.

    Assim como o Itau a Caixa tem cartões de crédito para não correntistas com anuidade mais baixa que a do Itau (tenho os dois, e estou cancelando o Itau).

    Frente aos 20000 do Itau e 10000 do Banco do Brasil, é uma boa opção, por enquanto.

    Um abraço

  • Carlos Martinez

    Já que as opções de resgate de milhas pelo Banco Itau ficaram complicadas, quais as melhores neste momento? Por qual banco?

    O Itau agora também tem a Lan Chile, mas ainda não consegui me cadastrar nela como para saber quais as opções de voo. Vale a pena? Se o sistema é o mesmo da Argentina, imagino que não, porque lá é dificílimo trocar milhas, não acaba nunca de juntar.

  • Afi123

    Faço parte de 3 programas de fidelidade: Smiles, TAM Fidelidade e Lifemiles. Sem dúvidas o Lifemiles é o melhor programa com facilidades pra usar suas milhas. Já as milhas da TAM, não consigo usá-las, e o programa é muito rígido, eu consideraria o pior programa destes 3 citados. Estou tentando sair da TAM e ficando fiel ao Lifemiles. Enquanto que o Smiles, eu diria que seria o intermediário destes dois programas.

  • Etinha

    Todos os programas de milhagem estao apresentando dificuldades para o consumidor. Minha sugestão é a seguinte: abandonem estes programas e façam opçao pelo cash back.

  • João Alex

    Eu gostaria de saber de um assunto que não acredito mais uma pessoa quase de próximo de mim esta inventando que ganhou viagens em dois estados com hospedagens, café da manha, jantar e até mesmo táxi, e alem disso ganhou uma viagem para o USA, e ele ficaria apenas alguns dias, e me disse que pediu para ficar mais alguns dias, eu não acredito que a linha aérea que ele apresentou o passaporte dele deu de brinde e ainda mais três pessoas por favor, alguém entende o assunto ai poderia me responde sinceramente é mentira, não é? Por que não existe um negocio assim, me digam é mentira sim???? Me expliquem por favor.

  • Pseudonimo de Tudo

    O pior programa é o TAM. Porisso eu uso cartões de bancos que apenas pontuem em empresas aéreas internacionais. A TAM literalmente “rouba” os clientes, oferecendo passagens do Brasil para EUA por 80mil milhas cada perna na classe econômica. Sabe quanto fica se emitir a passagem pela British Airways com a American Airlines que é parceira? Você escolhe Desde 25000 milhas mais 5 dólares ou , pasmem, 7500 milhas mais 250 dólares. É triste.

  • felipe marcel

    viajei no dia 06 de outubro e me cadastrei em dezembro no programa SMILES, quando tentei utilizar o localizador de minha viagem, não consegui obter minhas milhas. Porém quando leio sobre o programa SMILES, há um prazo de 06 meses para reaver as milhas. Não sei o que fazer. Como poderiam me ajudar?

  • silvia

    Boa tarde. Gostaria de saber se as agencias de viagens tem alguma desvantagem do cliente usar as milhas para a emissão de passagens uma vez que as agencias sempre colocam dificuldades para o cliente usar suas milhas.

  • Henrique Rodrigues

    Entrei para o clube smiles no final do ano passado com o intuito de acumular mais milhas e fazer uma viagem para Europa. Mas foi um desapontamento, pois da noite para o dia cada trecho que estava em 30 mil milhas passou para 80 mil milhas. Resultado: nao vou conseguir fazer a viagem, apesar de ter acumulado as 60 mil milhas ida+volta. Em agosto vencem metade das milhas que suei para acumular. Lido para 0300 (pago) várias vezes e o que escuto é a musiquinha todas as vezes. Parece empresa de telefonia.
    Pergunto: eles podem ROUBAR as nossas milhas? para onde elas vão? para serem vendidas a outra pessoa? qual a melhor solução para o meu caso?
    Aceito respostas no meu mail: henrique-rodrigues@ig.com.br

  • Vinicios Oliveira

    Uma total falta de respeito, houve a inclusão do 9º dígito nos números de linhas móveis no RJ, em seguida, uma falha sistêmica da Multiplus alterou meu telefone incorretamente, tentei fazer um resgate e não consegui, entrei em contato com a empresa várias vezes, eles solicitavam a todo o momento que eu enviasse meus documentos, eu recusei, não solicitei alteração em meu número em momento algum, tentei explicar inúmeras vezes que isto havia sido resultado de um problema sistêmico, demorei uma vida para conseguir resolver isso.