Clientes enfrentam dificuldades para emitir passagens em companhias parceiras com o Smiles GOL

Denis Carvalho 18 · abril · 2013

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Os clientes do programa Smiles da GOL estão há alguns dias enfrentando grandes dificuldades para emitir passagens aéreas com companhias parceiras. Segundo eles, o sistema não está possibilitando a emissão de voos pela Delta, Air France, KLM, Qatar ou Iberia. De acordo com a empresa, o problema foi causado por uma instabilidade. Nos testes que realizamos agora a noite, contudo, não conseguimos encontrar nenhuma passagem nas companhias parceiras.

“Sou cliente Smiles desde 2004, sempre emiti passagens pelo programa e nos últimos 5  ou 6 meses eu já tentei emitir passagens pelo Smiles para vários destinos da Europa ou Estados Unidos e nunca consigo ver nem sequer um trecho disponível. Queria deixar a dica para os leitores do Melhores Destinos, podem fazer o teste, qualquer data em baixa ou alta estação, você não vai encontrar opções. Nunca mais transfiro meus pontos para Smiles, pois é sem dúvida uma empresa sem seriedade”, lamentou o leitor Lamartiny Gomes, que enfrenta problemas mesmo sendo status ouro no programa.

“Faz algum tempo que estou estudando uma viagem com minha esposa para os Estados Unidos utilizando milhas aéreas. Transferidos os pontos do banco para o programa Smiles, iniciei as pesquisas no site para ver as disponibilidades de datas para Nova York (ida) e Orlando (volta). Encontrei várias opções, mas nada reservei, por conta de razões pessoais. Pois bem, quando consegui acertar meu planejamento para a data que eu já sabia haver disponibilidade de voos, fui ao site para efetuar as reservas. Para minha surpresa, porém, o link específico que permite fazer as reservas das cias aéreas parceiras estava indisponível e só retornou no fim do dia (isso ocorreu na última quinta ou sexta-feira). Entrei em contato com a Smiles pelo chat (duas vezes) e também pelo 0300. A informação prestada é que o sistema está indisponível (sem data de previsão). E isso até hoje”, comentou o leitor Dilamar Nunes.

A leitora Carol Oliveira chegou a emitir as passagens, mas não conseguiu viajar mesmo assim: “Entrei no site Smiles, tinha a disponibilidade do trecho com a parceira Delta, emiti duas passagens, foi gerado um bilhete eletrônico e ainda recebi do meu cartão de crédito a confirmação do pagamento da taxa de embarque. Perfeito. Corri e comprei a outra perna que faltava. Ai, começaram as surpresas. Entrei com o código da reserva no site da Delta e não consegui localizar. Conclusão: uma falha no sistema de comunicação entre a GOL e a Delta foi detectada e o bilhete não foi confirmado! Fiquei e continuo revoltada com o serviço, que simplesmente devolveu as milhas pra minha conta (como se tivessem fazendo um favor) e agora estou sem a passagem de ida para o meu destino”.

Estes são apenas alguns exemplos entre dezenas de reclamações que recebemos. Consultamos a GOL e eles atribuíram o problema a uma instabilidade do sistema, que já estaria superada. Vamos aguardar para ver se o site volta a funcionar e emitir as passagens internacionais nas companhias parceiras. Também está enfrentando o problema? Conseguiu emitir as passagens nas companhias parceiras? Deixe sua colaboração nos comentários abaixo!

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe