Leitores enfrentam problemas para emitir passagens no site do TAM Fidelidade

Denis Carvalho 24 · agosto · 2012

Leitores do Melhores Destinos que são clientes do programa Fidelidade da TAM estão enfrentando dificuldades no processo de emissão de passagens com pontos. Na última semana recebemos diversos relatos sobre problemas que impedem a emissão dos bilhetes, geralmente no fim do processo. Além dos problemas técnicos e sucessivas mensagens de erro, o que tem frustrado ainda mais os leitores são as respostas variadas dadas pelo atendimento da TAM: a cada consulta os atendentes dão uma nova explicação ou justificativa mas o problema persiste sem solução.

“Passeis dois dias tentando emitir passagens e o resgate nunca finalizava, aparecendo uma mensagem de erro ao final dizendo que havia problemas com o cartão de crédito. Tentei com mais de quatro cartões, todos com limite, mas nada! Finalmente resolvi ligar para a central Fidelidade e o rapaz disse que não sabia qual era o erro e que se isso acontecia era porque o sistema bloqueava o resgate por algum motivo, sempre desconhecido pelos atendentes”, relatou a leitora Alexandra Alves.

Em novas tentativas para o call center e o “Fale com o Presidente”, a leitora conta que recebeu as mais variadas informações, como disparidade de dados, erro no procedimento de resgate, utilização de cartão de crédito de titular diferente do TAM Fidelidade e até a emissão de passagem em nome de terceiro. “Ora, se a própria TAM me dá essa opção na hora do preenchimento, porque o resgate seria bloqueado por esse motivo? Em resumo: um e-mail diferente, um telefone que não consta no Multiplus, um cartão diferente, emissão para terceiros, ou qualquer outra coisa – tudo pode dar erro na hora do resgate”.

A solução apresentada pela empresa também desagradou a leitora: um processo de “positivação” da  compra, em que teve de fornecer todos os dados para a atendente no call centar e esperar cinco dias para que só então a compra seja liberada. “Isso é um absurdo por vários motivos: afinal, quais são os critérios de bloqueio? Esperar cinco dias para poder efetuar um resgate que deu problema? Ligar toda vez para o Call Center, a cada compra problemática? Colocar mensagem de erro dizendo que é o cartão de crédito quando pode ser outros dados? A cada emissão será uma insegurança para saber se vai dar certo ou não. Realmente, tentei resgatar para outra pessoa e deu certo. Ou seja, às vezes dá e às vezes não. E quando não dá, não há como resolver o problema rapidamente. Detalhe: tal problema não existe por telefone nem na loja. Ou seja, pagando R$ 40 para o resgate através desses canais, dá tudo certo”.

A agente de viagens Learsi Miranda, de Goiânia, também entrou em contato com o MD após receber reclamações de muitos clientes com relação ao TAM Fidelidade: “Os clientes têm tentado emitir as passagens aqui comigo pelo site e só tem ocorrido erros. A compra nunca é concretizada e há cerca de duas semanas estão ocorrendo esses problemas. Entrei em contato com alguns colegas e também estão notando o  problema, que obriga o cliente a ir a uma loja da TAM ou ligar no call center, tende que pagar uma taxa de R$ 40 por bilhete”.

No caso de Homero Torres, a justificativa apresentada foi a segurança: “No momento do pagamento da taxa de embarque o sistema orienta a conferir os dados e bloqueia a emissão. Entrei em contato com a administradora do cartão e fui informado que não havia nenhum bloqueio e que as transações foram autorizadas. Mandei e-mail para o suporte ao site da TAM e nem obtive retorno. Entrei em contato com o “Fale com o Presidente” e abri um protocolo, após dois dias me informaram que era por questão de segurança. Questionei se o sistema barrava aleatoriamente, sem critério, e informaram a mesma coisa: o sistema barra por questão de segurança. Então perdi o bilhete com a pontuação de 10 mil. Isso aconteceu com vários amigos”.

Novo sistema

Neste mês o TAM Fidelidade adotou um novo sistema de emissão de bilhetes com a tecnologia similar a do SMS Token. A partir de então, para trocar pontos por passagens-prêmio no TAM Fidelidade, o cliente passou a receber um código de autorização (por SMS ou ligação) no telefone do titular cadastrado na Multiplus. As demais senhas (Assinatura Eletrônica e Senha de Resgate), continuam as mesmas e devem ser usadas durante o processo, porém a emissão do bilhete só será concluída mediante a inserção do código enviado.

Ainda segundo a companhia, caso o cliente precise atualizar seus dados, inclusive o telefone, será necessário o envio de uma cópia digital (escaneada ou fotografada) de documentos originais (RG, CPF e comprovante de residência dos últimos três meses) para alteracaocadastral@multiplusfidelidade.com.br e para cadastramento.fidelidade@tam.com.br, assim como o número TAM Fidelidade, o número Multiplus e quais itens devem ser modificados. A solicitação será atendida em até quatro dias úteis. Não sabemos se o novo sistema tem dificultado a emissão ou enfrentado problemas técnicos, mas é bem possível que as dificuldades tenham relação com ele.

Entramos em contato com a TAM, por meio de sua assessoria de Imprensa, e estamos aguardando uma posição da empresa sobre as falhas, bem como uma orientação aos clientes. Atualizaremos este post com estas informações assim que as recebermos.

E você? Tem enfrentado problemas na emissão de passagens pelo TAM Fidelidade? Conseguiu emitir bilhetes recentemente sem dificuldades? Deixe seu relato nos comentários.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Tapajos

    Também tive problema. Relato: http://goo.gl/2GvXe

  • Ontem eu emiti bilhetes de ida e volta pleo programa de fidelidade sem encontrar dificuldades nenhuma. Foi minha primeira vez e, do começo ao fim do processo, achei bastante fácil se sem muita burocracia. Ainda fiquei feliz por conseguir a viagem de São José do Rio Preto para Buenos Aires por 8mil pontos ida e volta.

  • Ayrton

    Tive o mesmo problema quando tentei emitir um bilhete pra santiago alguns meses atrás. Tentei de tudo que é maneira comprar pelo site, mas nada. Tive que comprar pelo telefone e fui obrigado a pagar os 30 reais a mais. Engraçado que pelo telefone não deu problema algum com o cartão.

  • Lara Viana

    Tô com dificuldade tanto em emitir passagens pelo Tam Fidelidade quanto em creditar pontos de uma viagem que fiz pela Tam semana passada. Só consegui creditar esses pontos depois de reclamar no Twitter

  • mariana

    E não é só a emissão de bilhetes que está dando problemas. A quase um mês atras fiz uma viagem internacional, ao fazer o check in o atendente cadastrou as milhas mas até agora nada! mandei e-mail para a TAM fidelidade e também não obtive resposta. O programa Smiles também, mesmo problema! Tentei fazer o cadastro, eles não me mandam a senha de confirmação, já mandei inumeros e-mails, já liguei várias vezes e até agora nada.

  • Estamos tendo problemas mas nao sei se é com a TAM ou com a parceira lufthansa. Meu marido viajou em maio (4 trechos)e até agora os pontos nao caíram no sistema. Para completar descobri que por ser estrangeiro ele tem 2 cadastros no multiplus: um com o número fidelidade e outro com o número do CPF dele.

    Outro absurdo foi que, para cadastrar o Telefone dele tivemos que mandar alguns documentos scaneados por email. Uma trabalheira.

    Abraços

    Dani Bispo

  • Rafael

    TAM Fidelidade está deixando a desejar faz muito tempo. Quase não há promoções com milhas, e o resgate de passagens exige muitas milhas na maioria das vezes. Passei a concentrar minhas milhas no Smiles e não me arrependo, sistema muito mais agil, rapido atendimento e grandes promoções!

  • Valdinho Pellin

    Eu estou planejando gastar minhas milhas para viajar a Bogotá no final do ano. Por isso estou monitorando a cada mês a quantidade de milhas necessárias ( apenas para ter uma idéia de quantas preciso já que para dezembro só posso comprar a partir de setembro). No entanto nas últimas semanas quando seleciono os destinos e as datas, aparece mensagem de que não existem vôos disponiveis para estas datas. Muito estranho isso já que antes apareciam os voos e as milhas sem problemas.

    • Evandro

      TAM não vai mais voar para Bogotá. Voos serão operados pela LAN. Semana passada recebi SMS da TAM e meu voo GRU-BOG, que comprei com milhas há algumas semanas, foi alterado.

  • Cristiano

    Eu tive um problema semelhante, porem consegui emitir em Julho/2012 …Um Abusrdo…a TAM mais uma vez mostrando as caras para o povo brasileiro..

  • Marcus Vinicius

    Eu tambem tive problemas em comprar bilhete no site da TAM neste Domingo,não erá através de pontos mas tambem dava erro no final do processo,através de uma reclamação com a gerente do banco descobri que o problema está no administrador do cartão que está bloqueando compras em alguns sites ,inclusive o da TAM.Avisei a administradora do cartão que efetuaria a compra no site,efetuei novamente a compra e não tive problemas. Não sei se é o mesmo problemas dos demais !!!!!

  • diego_euro

    eu passei mais de uma semana em maio2012 para emitir passagens para Buenos Aires, liguei várias vezes, com problemas no cartao de crédito, todos com limites liberados, mas nao conseguia pagar, só consegui com um cartão da american express do meu pai, que é limite free, nao sei o motivo, nem eles da tam sabem!

  • Rodrigo Pinto

    No ultimo mes já abri pelo menos umas 5 reclamações no fale com o presidente, e simplesmente ninguém resolve o problema de emissão…. Está uma vergonha….

    • Daniele

      Problema com a TAM?? Nem me fala… só tentei pontuar as viagens dos meus pais e… NADA!! A quem interessar possa, dei nota zero no site do reclameaqui.com.br, pois me deixaram completamente de mãos atadas e sem respostas depois que, após muita persistência, fui conseguindo avançar no que precisava… se pra pontuar – e acreditem, não deu certo até agora e NINGUÉM mais da empresa se manifestou de modo algum! – imagino o que está sendo pra este outro problemaço que está rolando… boa sorte a todos nós!! E TAM: acorda!!!!!!!! O meu caso é só a ponta do iceberg… vcs da empresa, com esta indiferença, estão formando a avalanche!!

      E nem tentem justificar qqr coisa, pois mais do que tentei e NÃO houve resposta pra FINALIZAR o caso, impossível!!! Lastimável!!!!!!!!!!!

  • Fernanda

    Também tivemos problemas diversas vezes quanto fomos resgatar os pontos. Acontece que o valor da taxa de embarque foi creditada no cartão várias vezes seguidas, até que o atendente do cartão de crédito ligou para verificar se estava correto 20 compras no site da tam seguidas vezes. Agora vamos esperar para ver se foi cobrado mesmo ou não na proxima fatura.

    A tam tem perdido sua qualidade como outras companhias aereas também.

  • Adriana

    Também tive problemas recentemente para resgatar milhas por passagens na TAM. Fiquei alguns dias tentando, dava erro no login do Fidelidade, tive que cadastrar uma senha no site da Multiplus que nunca abria, liguei para o SAC e o atendente configurou uma senha que se mostrou depois bloqueada…um certo dia, por milagre de Deus, consegui efetuar a compra, mas foi uma luta. Parece até que a ideia é te fazer pagar os R$ 40.

  • Luiz Carlos Candido

    Quero reportar aqui que também não estou conseguindo comprar por cartão de credito no site da TAM, já tive um problema igual em setembro do ano passado, já usei cartões ( um cartão tinha 10 mil reais livre ) diferentes e navegadores mas não adiantou, da outra vês tive que ir ao aeroporto pra comprar a passagem. Deveriam concertar isso o mais rápido possível.

  • Tuane

    O sistema de milhas da Tam está cada vez pior! Além da dificuldade ao emitir passagens, para qualquer alteração mínima no seu cadastro, você precisa enviar cópia de vários documentos e a alteração leva dias para ser realizada…O Smiles está bem melhor nesse quesito…

  • Ana Luiza Lima

    Pessoal, tive um problema similar, mas não foi usando pontos, foi para comprar mesmo,uma hora travou, depois passou a dar problema com o cartão, quando o mesmo tinha limite, precisava comprar um trecho na trip e deu certinho, mas na TAM não conseguia por nada!! Fiquei uma semana tentando, somente essa semana consegui. Acho que eles tão com problema no sistema.

  • Mandi Q.

    Também tentei resgatar uma passagem Recife-POA no início desse mês. Ao final do processo, aparecia a página com o CÓDIGO DA RESERVA, normal, e em seguida uma mensagem de erro afirmando que o resgate estava cancelado e que eventuais gastos com a taxa de embarque seriam estornados no cartão de crédito. Entretanto, liguei para a TAM e consegui confirmar que a minha reserva tinha, sim, sido completada. Ou pelo menos, eles tinham o registro dela no sistema. Agora é esperar o dia do embarque e que na hora H não me venham com novelinha, afirmando que a minha passagem não existe. ¬¬

  • Marina

    Consegui emitir a passagem no sábado passado tranquilamente, mas não passei pelo processo do sms. Até tinha atualizado os meus dados no programa, achando que isso poderia acontecer.

  • Bruno

    Também estou tendo problemas hoje. Não está sendo gerado o número de bilhete. Liguei lá e eles mandam esperar.

  • Tatiana

    Eu também tive problema ao emitir uma passagem Curitiba – Porto Alegre. Acabei preferindo fazer a compra sem utilizar os pontos fidelidade, pois a opçao era pagar os R$40,00 para emissao por telefone.

  • Sabrina

    fiz a troca dos meus ontem pela internet e não tive problemas, na primeira tentativa.

  • Daniele

    Fiz uma troca de milhas por passagens dia 22/08 através do site da Tam, foi a primeira vez que troquei milhas e não tive nenhum problema. Na hora de finalizar o pedido recebi uma senha via telefone. A única coisa que ainda não foi feita foi a cobrança das taxas de embarque no cartão de credito que informei na hora da troca.

  • Ana Carolina

    Eu estou tentando transferir meus pontos há horas e sempre que ligo, "o sistema está fora do ar" e vai voltar "em 20 minutos". Um absurdo!

  • Leo

    Tb tive problemas ao final do processo, quando da tentativa de debitar a tarifa de embarque. Segunda a TAM, problemas tecnológicos.

  • MARIA

    Comprei semana passada SSA/Congonhas para setembro usando 7.000 pontos., sem nenhum problema. O site "avisou" sobre uma provavel confirmação por mensagem celular, mas nao precisou. Entendi que pode ter sido por q nao houve grandes "mudanças" , pois sempre compro para os mesmos passageiros, já deve ter no "historico" deles no Sistema.

  • Nilton

    Pessoal, tive o problema na semana passada na terça-feira. Após queda do site no processo final da emissão tive que ligar para o Call Center e emitir a passagem, mas tive que pagar a taxa de R$40 por passageiro. SUGESTÂO: Quando for emitir, faça o print de cada tela de todo o processo. Se der erro, entre em contato no twitter informando o fato e registre no Fale com o Presidente, solicitando que o Call Center efetue a emissão e isente a cobrança da taxa. Se um volume grande de gente fizer isso, quem sabe eles percebam que o erro é realmente da empresa. No meu caso, como não havia enviado os print´s de tela (como eu ia saber que o site cairia no meio do processo, right?) não consegui resposta positiva da TAM até o momento.

    • Leonardo

      é isso mesmo, Nilton!! Enfreitei problemas por duas vezes. Na primeira, o trecho com pontos estava promocional, então não podia esperar! Comprei normalmente por telefone e paguei a taxa. Depois printei as telas, liguei para o Fale com o Presidente e enviei os anexos. Eles me estornaram a cobrança da tarifa de emissão. Na segunda fez que enfrentei problemas, não era promocional então eu printei as telas antes e envie para o Fale com o Presidente, eles me deram o "crédito" de comprar sem taxa de emissão através de uma "nota no sistema" para emitir por telefone ou na própria loja do aeroporto. Enfim, se você forçar a barra com o Fale Com o Presidente, VAI DAR CERTO! O importante é não ficar parado e sempre se munir de recursos (printando as telas de erro para reportar). Abraços.

  • Virginia Markelene

    Semana passada tentei comprar uma passagem com pontos e não consegui. Liguei pra Tam e eles disseram que teria que comprar pelo site. Como poderia comprar pelo site e não funcionava?!

  • Ricardo

    Se você chorar MUITO a tam oferece uma "brilhante" solução para não pagar os 40 reais: ela te dá uma autorização especial para fazer, mas SÓ na loja aeroporto. No telefone não funciona. Então o cara economiza 40, mas gasta outros 40 de gasolina pra lá

  • Lívia

    Passei pelo mesmo problema!!! Tentei emitir passagens no mês passado e no final aparecia uma mensagem que dava a entender que o problema era com o cartão de crédito… Balela!!! Qndo liguei na central da TAM, conssegui efetuar a compra (COM O MESMO CARTÃO), só que agora com uma taxa de R$40,00 por passageiro!! A TAM quer é ganhar dinheiro em cima das pessoas que viajam com milhas!! REVOLTANTE!!

  • arthur riani

    Eu já desisti de transferir os pontos do cartao de credito para o TAM Fidelidade. Certa vez, emiti um trecho com 10.000 pontos e precisei cancela-lo. O estorno demorou tanto que acabou sendo realizado quando estes pontos prescreveriam. Resultado: perdi o total.

    Nem adianta falar com presidente, papa, tudo conversa fiada.

  • Edjunio

    Foi se o tempo em que estes programas eram de fidelidade, agora com esse tipo de coisa que acontece já fazem meses e eles tratam com pouco caso ocorre que os clientes criam certo receio pela empresa pois muitos voam e ate pagam mais caro para ter vantagem em milhas e na hora que precisa dá nessa falta de respeito,pois erros ocorrem com todo sistema mas desse jeito e sem solucao ha tanto tempo eh falta de preocupacao com os clientes. Eu tive problemas e alguns amigos tbm.

  • Pedro

    Pior que isso é tentar emitir bilhetes da TAM no site da LAN, desde que anunciaram a fusão fizeram questão de colocar que poderia emitir para os voos tanto da LAN quanto da TAM, mas nunca consegui achar se quer informação de voos (tento procurar por RIO e BHZ)… =/

  • Rodrigo Pinto

    Leonardo,

    Pelo grande volume e renome que seu site já tem, talvez não seria interessante um contato com a TAM para um pronunciamento sobre tal situação?

    Rodrigo

    • Oi Rodrigo, já fizemos isso. Estamos só esperando a resposta pra colocar no post.

  • Gilberto P Filho

    Isso está me cheirando a roubalheira!!Tenho 48000 milhas que vão expirar em outubro… tenho certeza que se não me apressar e comprar os trechos… o sistema não vai dar erro nenhum e minhas milhas vão sumir do sistema no dia programado sem qq problema!! Ladrões!

    • Raphael

      Essas empresas aéreas são um bando de miseráveis e mercenários…se eu fosse você guardava todas as provas de que tentou trocar e não conseguiu e tascava um processo na lomba da TAM.

  • Fernando

    Tá mais fácil voar pela Tam (com pontos) fazendo a compra pelo site da Lan, com o Lanpass!

  • socorro pinto

    A TAM tem disto tb.RECEBÍ DE UMA AMIGA ESTA FRASE E CONCORDO PLENAMENTE. "Para a TAM Airlinesl você só é cliente até a hora que paga,depois vira mala e muitas vezes perdida". TAM Airlines Elite TAM Viagens.Amigos vamos colar isso em nossos perfis

    Campanha queremos a Mala de Volta, Senhora TAM brincou com a tia errada!!!!

    AMIGOS,A PROPOSTA DA TAM AirlinesPOR TER EXTRAVIADO MINHA MALA QUE PESAVA 32KG QUE COMPREI EM DÓLAR, FOI ESTA QUE COLAREI AQUI.É ATÉ RIDÍCULO DIANTE TODAS AS NOTAS FISCAIS QUE ENTREGUEI NA TAM VirtualBASE RECIFE!EIS o email;

    Prezada Sra. Maria,

    Agradecemos por ter escolhido a TAM para sua viagem de Miami a Recife/PE em 25 de julho de 2012. Compreendemos e respeitamos seu desagrado, e mais uma vez desculpamo-nos pelo ocorrido.

    Sendo assim, em resposta ao processo de número RECJJ36117/12 e de acordo com os critérios estabelecidos pela Convenção de Montreal, que prevê as regras aplicáveis para vôos internacionais, estamos disponibilizando o valor de R$1.594,00 (Hum Mil, Quinhentos e Noventa e Quatro Reais).

  • Eduardo

    Tive esse mesmo problema 3 meses atrás. Pra não perder a promo de 4.000 pontos pra Santiago, resolvi emitir por telefone e pagar R$40 de taxa.

    Depois fui no reclameaqui.com.br e a TAM me ofereceu uma espécie de voucher para recuperar essa taxa na próxima compra, mas só indo na loja da TAM no aeroporto. Solução ridícula que vai me custar tempo e dinheiro, mas vou atrás disso e não vai sair de graça pra eles!

    Acredito que o problema seja na comunicação entre o site da TAM e o sistema de cartão de crédito. Deve ser bichado. Eles não fazem um tratamento de erro decente e ficam mostrando mensagens genéricas pros clientes… E continuam cobrando +R$1.500 numa ponte aérea Rio-SP. Lamentável!!!

  • Laís

    Comprei passagens de brasilia para fortaleza esses dias por 3 mil pontos o trecho. no inicio eles queriam me mandar o codigo pra concluir a compra e eu fiquei preocupada pois meu telefone ja n era o mesmo. n sei o que aconteceu que finalizei a compra sem o tal do sms e deu td certo. 12 mil ptos pra eu e meu marido curtir Jericoacoara :)))

  • Fernando Mattos

    Nossa, passei tanta raiva com isso.

    Emiti duas passagens, uma em meu nome outra em nome da minha mãe, cada um com seus respectivos pontos. O meu telefone que estava errado funcionou, o dela que estava correto, não. Liguei na TAM e levei um "ema-ema, cada um com os seus pobrema". E ainda ouvi que o telefone estava errado… e não estava.

    Em suma. No que depender de mim, nunca mais viajo de TAM. Vou de jegue, mas não vou de TAM.

  • Debora

    Eu também passei por problemas para emitir passagens, atualizei meus dados nos dois sites mas no MULTIPLUS incluiram telefones que nao eram os meus entao nao conseguia receber o tal codigo para finalizar a compra. Depois de muitos telefonemas para a TAM e para o MULTIPLUS que empurravam a responsabilidade um para o outro consegui arrumar os contatos no site do multiplus e mesmo assim na hora de comprar não apareciam os telefones corretos….. Como ninguem conseguia resolver fui obrigada a ir a uma loja PG A TX para emitir o bilhete.

    Isso aconteceu tem uns 10 dias.

  • LH

    Semana passada também enfrentei problemas para emitir a passagem, Após seguir todos os passos e pagar a taxa de embarque, apareceu na tela o localizador e uma mensagem de erro dizendo que não foi possivel emitir o e-ticket.

    Liguei para o SAC e a atendente Monica Souza, me informou que o site passava por atualizações e que era para eu tentar novamente até conseguir realizar a compra.

    Desconfiando da resposta, já que eu tinha o localizador, resolvi entrar no site da TAM e procurei minha reserva pelo menu (Serviços / Minhas Viagens / Consulta de Reservas) e lá estava ela, cliquei no botão confirmar (ou algo semelhante) e depois de poucos instantes recebi o e-ticket pelo email e os pontos foram corretamente debitados do meu extrato.

  • Marcella Garcia

    Eu NUNCA consegui emitir passagens por milhas no site da TAM. NUNCA. Sempre precisei recorrer ao telefone para assegurar os tickets. "Coincidentemente", ao emitir passagens pelo telefone, precisamos pagar uma taxa de emissão. Pra mim, fica óbvio o motivo do site sempre dar algum tipo de problema.

  • Mauricio

    Esses dias fui emitir 2 passagens de POA para GIG e emiti a minha sem problemas com pontos no site. E na conta de minha esposa nao teve jeito, tentei em 2 navegadores e 3 computadores.

    Na central eles emitiram, mas enrabaram em 40 reais pelo serviço.

    Muito feio isso TAM. Se o problema no site existe, há de ser reconhecido e não cobrar a tal taxa de emissão na central.

    barbaridade…….

  • André Nery

    Não tive problema algum. Emiti uma passagem GIG x BSB tranquilamente. Aliás, ultimamente, não tenho nada a reclamar da TAM, ao contrário da péssima GOL.

  • natalia

    A TAM tenta de todas as formas dificultar o resgate de milhas:

    1 processo complexos de ter que decorar 4 numeros : 1 numero fidelidade, senha fidelidade, numero multiplos, senha resgate.

    2- Pede até o endereço para qual a fatura do cartao é enviada, em plena era da informatica em que muitos optam por não receber fautura pelo correio. E aí, faz oq???

    2- Certa vez tentei também com 4 cartões diferentes todos com limite, e nada!

    Quando entro em contato dizem que é pra aumentar a segurança no resgate dos pontos. Realmente, tá tão seguro que ninguém consegue resgatar os pontos.

  • Fábio Silva

    Tb tive problemas, tanto nos créditos de vigens executadas, quanto no resgate para viagem de minha irmã. Pior ainda é a atualização de cadastro na multiplus…. um terror de atendimento e desinformação!! Atualizar um simples nº de telefone requer uma infinidade de e-mails e incômodos. Acho péssimo esse programa. No Smiles nunc ative probelamas. Se eu tenho uma senha, posso alterar meus dados, como tel., a hora em que eu precisar. A multiplus faz de tudo para dificultar o resgate dos pontos.

    • Erika

      Concordo com o Fabio Silva!

      Estou tentando alterar os números de telefones do Programa Multiplus e não consigo devido a burocracia exigida. Já falei no Programa Multiplus, fale com o Presidente Tam e nada!!

      Eles pedem cópia colorida e autenticada de todos os documentos, o que é um absurdo!!

      Na minha opinião tudo isso para dificultar o resgate dos pontos! Uma dica: não coloquem os pontos do banco nesse programa, pois é impossível fazer o resgate!

  • Fábio Silva

    Tb tive problemas, tanto nos créditos de vigens executadas, quanto no resgate para viagem de minha irmã. Pior ainda é a atualização de cadastro na multiplus…. um terror de atendimento e desinformação!! Atualizar um simples nº de telefone requer uma infinidade de e-mails e incômodos. Acho péssimo esse programa multiplus. No Smiles nunca tive problemas. Se eu tenho uma senha, posso alterar meus dados, como tel., a hora em que eu precisar. A multiplus faz de tudo para dificultar o resgate dos pontos.

  • Orlando

    Tentei comprar uma passagem ida e volta com os pontos, hora recebo problema no cartão, hora recebo erro no telefone. Quando eu ligo para TAM eles dizem que a reserva pode ser concluída pagando quarenta reais. Como a TAM deve ser uma empresa correta, acho que eles deviam se desculpar, porque é uma atitude totalmente deselegante. Temos que pagar por um erro no site da TAM.

  • Valdinho Pellin

    Putz ainda isso? Certamente então para voar com a Lan vamos precisar de mais milhas…. aff

  • Paulo

    É pior que isso. A Lan comprou a Aires que é basicamente a Webjet da Colômbia e isso passou a ser a Lan Colombia. O voo para Bogotá que vai ser então por meio dessa Aires/Lan Colombia. Não vai ser a mesma qualidade da Lan Chile.

    • Evandro

      Te falo da qualidade no final de setembro. Voo pra lá no dia 22/9. Abs. 🙂

  • Thomas H

    Fidelidade Tam é um LIXO!!!

    Mudei pro Mileage Plus da United e to mto mais feliz!

  • Luiz Dias

    Cade o PROCON?! Será nenhuma entidade de defesa ao consumidor vê esse tipo de coisa?

    • vc acha que adianta companheiro? vc já viu que a Tam esta pouco se linchando?ou ainda eu falarei o que meu pai fala e eu falo aos demais meu pai sempre fala assim ''-Aqui é Brasil meu filho"esquece aqui o governo não liga não só pra arrecadar dinheiro em processo de multa como no caso dos celulares nada é o que parece companheiro!!!

  • carlos

    pessoal no brasil as coisas só funcionam com processo. Vamos juntar todas as pessoas e entrar contra a tam que rapidinho eles resolvem

  • Leandro SSA

    Eu também tive problema em março para emitir passagens SSA-SCL-SSA por 4.000 milhas o trecho para voar em junho, pois dava erro após informar o cartão. Tive que ligar para a central e emitir pagando a taxa de emissão que ainda custava R$ 30,00. Esse problema não é novo e eles não fazem nada. A atendente na época disse que não poderia apenas continuar com o pagamento (já que eu tinha o número da reserva que tinha sido gerada), pq ela disse que era uma outra base e que a taxa de emissão era devida…

  • Charlene

    Tive problema também pra resgatar um trecho na semana passada. Fiz o resgate do trecho de ida no meu fidelidade sem problemas, porém o da volta no fidelidade de outra pessoa, no momento da compra deu tudo certo, mas não recebi o e-mail com o numero do bilhete e dois dias depois, notei que os pontos não foram debitados. Entrei em contato com o call center e fui informada que a reserva havia sido cancelada, mas não sabiam informar o motivo. A atendente me sugeriu fazer nova reserva via telefone, porém eu preferi tentar pela internet de novo e consegui

  • Breno campina grande

    Em juLho emite 4 bilhetes para meus amigos, na hora de embarcar eles foram barrados, e os meus pontos nao foram devolvidos.

    • Eu

      PROCESSA!!!

    • André Macedo

      Mas foram barrados porque? Houve algum problema com o bilhetes? Nos conte!

  • Rodrigo Pinto

    A pontuação é a mesma? Como funciona isso?

  • Daniel Falcão

    Já passei por esse problema duas vezes recentemente. Ao ligar para o atendimento da TAM, tratam o cliente como se estivessem fazendo um favor para mim. Aúltima viagem que fiz já foi há duas semanas, e até agora não creditaram a pontuação. Tomara que a LAN melhore o atendimento.

  • Daniel Falcão

    Vi que outros leitores do Melhores Destinos também estão reclamando do atendimento do Multiplus para mudança de telefone, de endereço, etc. Também já passei por isso. Mandei os mesmos documentos scaneados para a Gol, TAM e outras empresas para mudar meu endereço e telefone. Somente a TAM não aceitou. Obviamente, desisti de mudar: se todas as empresas aceitaram os documentos e a TAM/Multiplus não, é mais que óbvio que eles estão de má vontade. Aquele sloganzinho "Conheça o jeito TAM de voar" é uma verdadeira falácia…

  • ismael

    Tive o mesmo problema com eles na hora de pagar a taxa de embarque aparecia a mensagem problema no cartao , tentei varios apresentava mesma mensagem , entrei em contato com a central de atendmento e paguei 40,00 de taxas para concretizar o engracado e que pela central deles o cartao passa normalmente isso e golpe no dia seguinte 03.08.12 fui ate o procon e abri uma reclamacao numero 854/12 estou aguardando o retorno se na devolvem o valor levo ate as ultimas conseguencias, faca vc que esta sendo enganado o mesmo, faca valer se direito.

  • olá MD,

    eu tinha até um tempo o fidelidade Tam agora eu quero esquecer essa porcaria nunca mais consegui entrar e abrir pelo motivo de senha,o multiplos e o fidelidade Tam são pura enganação quem fez cadastro agora é mil maravilhas depois um tempo começa a encrenca!!! eles estão fazendo de tudo para não darem nada aos clientes agora com a fusão piorou e vai piorar mais ainda!!! tem um blog dos aviadores da Tam chamado http://www.aviadoranonimotam.wordpress.com que relata varias falcatruas dessa empresa safada que é a Tam!!!!!!!!!!

  • Erika

    Estou tentando atualizar os meus dados e nao consigo, mandei email escaneado com todos os meus documentos e já se passaram mais de uma semana e nada. Já reclamei na Tam, eles falaram para reenviar. Pois fiz novamente o mesmo processo e nao recebi resposta. Está difícil desse jeito.

  • Thiago

    Poxa escrevi um comentário aqui e nem foi postado, que estranho. Sou um leitor assíduo dessa site e me surpreendi em não publicar meu comentário, uma pena!!

    • Thiago, não tem nenhum comentário seu para moderar no site, deve ter tido algum problema na hora de postar. Manda de novo!

  • Pedro Daniel

    E o pior é ter que pagar uma taxa de R$ 40,00 pra ter que emitir no aeroporto!!!! Absurdo isso!!!!

  • Valdinho Pellin

    Alguém sabe como é possivel usar os pontos multiplus no site da LAN? Já unificaram os programas? estava monitorando na TAM para usar minhas milhas no final do ano para Bogotá, mas parece que esse trecho agora só a LAN faz….

  • Maria Claudia

    Alem dos problemas para emissao de bilhete, tambem acontece o mesmo quando você precisa fazer qualquer alteração cadastral, esses emails informados para o envio dos documentos digitalizados estão com algum problema, pois sempre que tento enviar recebo uma mensagem de falha no envio e com isso não consegui alterar meus dados para voltar a acessar minha conta no programa multiplus fidelidade. A impressão que tenho é que eles criam toda dificuldade do mundo pra que vc não consiga rsgatar seus pontos e acabe desistindo, me sinto lesada como consumidora, propaganda enganosa onde um serviço não funciona para conveniência da empresa.

    Estou indignada!

  • Marlos Sousa

    É incrível como cada vez mais a TAM parece desagradar a todos. Uma verdadeira lástima para um país que já teve uma das melhores companhias aéreas do mundo. Saudades da Varig !

  • Rodrigo

    Também tive o mesmo problema. Utilizei 3 cartões diferentes, tendo em um deles recebido mais de 10 autorizações pela operadora e a solução apresentada, após 3 ligações para o call center e já um dia depois da primeira tentativa, foi PAGAR R$ 40,00 por bilhete emitido.

    Penso que isso é MALANDRAGEM da TAM e talvez seja o caso de investição por parte do Ministério Público e dos Órgãos de Defesa do Consumidor.

  • Marília

    Enfrentei todos os problemas descritos acima e tinha certeza que não era a única, pois tenho quase certeza que o problema está na nova "política de segurança" do site, que está impedindo os clientes de utilizarem suas milhas… Tive que emitir minhas passagens no aeroporto e estou com vários débitos indevidos em meu cartão de crédito, das tentativas frustradas… A TAM ainda está analisando o caso… É lamentável e revoltante!

  • Sander

    Domingo passado consegui emitir 4 bilhetes NAT-BSB sem problemas. Falaram que seria enviado um código por sms, mas fiz toda a compra usando só a senha de resgate mesmo. Acho que é por conta da transição entre os sistemas. Felizmente nunca tive problemas com o TAM Fidelidade; todas as 4 vezes que emiti foi bem tranquilo.

  • André Macedo

    Discordo de vc quanto as promoções de passagens com milhas reduzidas. Em um ano consegui passagens para o exterior por duas vezes tranquilamente. Mas você tem que monitorar sempre o site, de manhã, a tarde ou a noite e até de madrugada. Foi de madrugada que consegui uma passagem para os EUA (NY) por 20 mil milhas quando o normal é 100 mil milhas. Então se quer mesmo tem que monitorar o site sempre. Agora se vc quer passagens para meses de alta temporada como janeiro e fevereiro com certeza não vai conseguir achar promoçoes. As promoções geralmente são para os meses de baixa temporada. Mas o conselho é monitorar sempre.Abraços

  • Rodrigo M.

    Coincidentemente ontem também tive este problema.

    Acabei escrevendo para o presidente da TAM (qual a chance dee realmente ler isso?)reclamando do novo sistema de emissões.

    O telefone que tenho registrado no cadastro é de quando o fiz,em 2005, sete anos depois, como era de se esperar, já o mudei.Assim tentei emitir uma passagem com urgência ontem e não houve como.Liguei no call-center e a outra opção, além de mandar meus docs e esperar 4 dias úteis (lembrando que ontem era sexta-feira)a opção que me foi dada era de ir a uma loja TAM,porém, estou no interior de Goiás e aqui não há nenhuma.Resumindo, apesar da atendente ter confirmado todos meus dados – inclusive o telefone antigo – e eu ter exatamente 269.300 pontos fidelidade, não consegui emitir uma passagem de 10.000.Genial esta atitude.

    A mim só parece que eles querem fazer as pessoas desistirem de emitir as chamadas passagens-prêmio.

  • mauro guedes

    bem meu problema co a TAM e o seguite ela me forneseu seu cartão fidelidade mas provisorio e ate hoje não coseguir o cartão o cartão original ja fiz de tudo mas não cosegui nem trasferir para meu cartão de credito .

    ja fiz de tudo e eu que estou sempre viajando pela TAM até porque eu faço parte da familha PETROBRAS e viajo muito para faser trabalho em varios estado do brasil mas nunca teve um gosto de viaja com minha minhas milhas q tão esperava pela TAM…

    MAS QUEM SABE UM DIA EU CONSIGA …

    MAURO GUEDES ……….

  • Roseli

    A TAM, não so dificulta o resgate dos pontos como também não facilita a pontuação. A quantidade de pontos por trecho é menor que a da GOL. Estou tentanto há mais de 1 anos receber uns pontos de uma viagem a Portugal e eles nem se dignam a responder minhas socilitações que3 ja foram realizadas pelo site, pelo call center e até falando com o Presidente.

  • Josi

    Dá impressão que o lema dessa empresa é: Se podemos complicar, para que facilitar. No SMILES só existe uma senha com ela se faz tudo, mas no fidelidade é: Senha para acesso, senha de multiplus, senha do fidelidade, senha de resgate,CPF etc é uma confusão só, isso quando eles não mudam o sistema.

  • MÔNICA F.FREIR

    Faz um ano que não consigo comprar passagens com milhas pelo site , sendo obrigada a ir até uma loja ou comprar pelo telefone.

    Um absurdo!acho que é proposital! já tentei escrever para os responsáveis mas nunca recebi nenhuma resposta nem mesmo da presidência rss

    Mônica

  • Rubens

    Tive dificuldades em emitir bilhetes há cerca de 3 semanas, sempre aparecendo a mesma mensagem de erro. Após contato com o Fale com o Presidente, fui orientado que havia um erro nõ especificado, e que deveria comparecer a uma das lojas TAM para emitir os bilhetes,sendo emitidos sem cobrança da taxa, já que a moça do "Fale" falou que a TAM reconheceu que a falha era do sistema deles.

  • Raoni Fonseca Duarte

    TAM Fidelidades é o pior programa para se fazer resgates das passagens! Uma dor de cabeça desnecessária para os passageiros!

  • Realmente também tive o mesmo problema, ocorreu desde o dia 01/08 e depois de 5 protocolos resolveram, no dia 22/08/2012 consegui emitir uma passagem, aleluia, mas no dia seguinte….DE NOVO!! o problema! depois liguei e expliquei a mesma merda e passei novamentos todos os protocolos, e na qual depois de 20 minutos me pediram pra efetuar, e funcionou, ou seja o problema é o sistema deles, pois como relatam os colegas ai tambem no inicio do meu problema usei 4 cartões de créditos diferentes em meu nome, e mesmo assim acusava algum erro de cadastro etc…só que o erro que acontecia antes não chegava a debitar do meu cartão, ou como eles dizem "Aprovisionamento" mas ontem todos os erros executavam a transação, só não tinha a autorização da TAM. Resumindo tudo, o Problema é com o sistema deles.

  • Pedro

    Como vc está conseguindo? Estou tentando emitir RIO para BHZ no site da LANPASS e nada!!!

  • Rafael R

    Tive o problema com emissão, tentei com alguns cartões de crédito, liguei nas centrais dos cartões e todos me disseram que as tentativas haviam sido aprovadas, mas na central da Tam, me disseram que o banco demorou para dar a resposta e por isso da não autorização, mas quando tentei pela central (pagando os R$ 40) deu certo.

    Com relação ao código sms, questionei sobre clientes que queiram emitir passagem com pontos enquanto estão no exterior e o celular não estiver funcionando, não obtive resposta, o atendente só repetia que receberia um sms.

  • Beatriz

    Mesmos problemas!

    Sem contar a falta de respeito desse tal parceiro da TAM Multiplus Fidelidade, que nunca te dá uma resposta direta e objetiva! As respostas via email são padrão, para todos! E o mínimo que poderiam ter era um 0800, já que gastamos horassss de telefone pra resolver um só problema!

  • Christina Mendonca

    Meu marido também teve o mesmo problema e, após uma reclamação formal, teve o valor da taxa reembolsado. Um absurdo com os cliente, pois qdo ligamos para o atendimento eles tratam como se o problema fosse com o nosso cartao e nao um problema do sistema da TAM.

  • Marcio Nobre

    Minha amiga tentou resgatar pelo site e deu um erro. Então ela ligou para call center não resolveram e ainda cobraram 40 reais dela por que o serviço era por telefone, um absurdo!

  • Yara Rossi

    Tentei tb tirar 02 paasagens internationals e não consegui, aconteceu exatamente como relatado acima. É um desrespeito ao cliente. Por telefone vc consegue fácil, fácil.não dá para entender.

  • Pablo

    Meu problema tem sido com a porcaria desse SMS no final da operação. Mandei meus documentos para atualizarem meus telefones umas 5 vezes e depois de uns 30 dias disseram que tinham atualizado. Aí quando vou finalizar a emissão só mostram números antidos e nenhum dos meus atuais contatos para que eu finalize a compra. Liguei no TAM Fidelidade e disseram que estava tudo certo e o problema era da Multiplus. A Multiplus disse que o problema era da TAM Fidelidade e ficaram nesse jogo de empurra. Estou pensando em ir no PROCON reclamar. Esse novo sistema de segurança só está dando dor de cabeça pra gente, a proteção é tanta que não o usuário consegue comprar! kkkkkkkkkkk

  • Tive os mesmos problemas relatados, a mensagem de erro era algo referente a cartão de crédito, tentei em todos os navegadores, tentei em mais de 8 cartões, e em todos eles recebi SMS confirmando a compra, ou seja, o problema não era no cartão e sim no site.

    Não teve jeito, pra não perder o voo tive de ligar e pagar R$ 40,00 a mais.

    Já na quinta passada, acho que o problema foi resolvido, meu amigo conseguiu resgata normalmente, com código SMS chegando 5 minutos depois, mas aí acho que o problema da demora é da TIM Nordeste.

  • RAFAELMF

    Depois de passar por essa situação por aprox. um mês, entrei com uma ação contra a TAM, a fim de que se abstenha de "negativar" meus dados e impedir a emissão de passagens no site, sob pena de pagamento de multa. Pedi também a devolução de todos os valores pagos a título de taxas para emissão pelo call center!!!

    No momento estou vendo somente essa solução para minimizar o prejuízo.

  • Adriana Cristine Luc

    Me surpreendi com a reportagem sobre a dificuldade de realizar a emissão de passagens pelo site da TAM Fideldade. Dia 23/08 realizei a reserva com resgate, finalizei e sem problemas!!! Levei sorte, espero que mantenham…

  • Priscyla

    Assim que li a reportagem fui imadiatamente tentar emitir uma passagem pelo Multiplus e nem mesmo consigo acessar meus dados pis o site desconhece meu login e/ou minha senha. Apesar de solicitá-los por email e receber exatamente os mesmos números que tinha colocado anteriormente, ele continua a desconhecer meus dados! Como assim?! Palhaçada isso, gente!

  • Rodrigo Meira Marton

    Quanto mais uma empresa adquire poder no mercado, mais vulnerável fica o consumidor. Considero que a TAM me roubou, uma vez que transferi os pontos do meu cartão de crédito para o seu programa de milhagem e, passados mais de 30 dias, os pontos não foram computados. Pontos obtidos no cartão de crédito é dinheiro, pois com eles podemos adquirir produtos e serviços diversos. Como é possivel uma empresa reter meu dinheiro sem dar qualquer explicação plausível? Isso é caso de polícia!!! Para os que pretendem transferir pontos obtidos em cartão de credito para um programa de milhagem, fujam do TAM Fidelidade.

  • Felipe

    Palhaçada dessa TAM para ganhar meus R$40, também tive problemas na semana passada!!!

  • fernando henrique

    Eu emito passagens com minhas milhas quase todos os dias. Desde o dia 20 de julho de 2012 eu tenho tido problemas com a TAM, sempre aparece a mensagem com erro no cartão de crédito, eu ligo na operadora do cartão e me dizem que não há nenhum problema. Já conversei com várias atendentes da TAM para solucionar o problema, no até 10 de agosto eles assumiam que existia um problema no site, creio que a partir dali foram orientados a negar, eles até se fazem de loucos dizendo que está tudo normal, em perfeita funcionalidade. Seja por motivos de segurança ou não, a TAM precisa assumir e resolver o problema. Sem dúvida é importante mecanismos de segurança, mas eles precisam ser sensatos, o que não estão sendo, especialmente se considerarmos que o mesmo cartão de crédito que o site diz haver problema dá certinho quando usado no call center mas ai pagando a taxa de 40,00 reais por bilhete emitido, frise-se que não é por ligação, a taxa deles é cobrada por bilhete, é cabível processo sim, é ofertar vantagens não oferecidas, eles precisam de punição pelo descaso, falta de transparência e falta de bom senso ao tratar com o problema, poderiam muito bem enquanto regularizam o problema sistêmico isentar a taxa.

  • sarah caroline

    A TAM está usando de má fé sob a alegação de motivos de segurança. É incoerente toda vez que for emitir e dar erro precisar fazer um print screen e gastar 40 minutos para então ganhar a isenção. Eles sabem que o problema existe, fazem-se de loucos dizendo que está tudo normal, como se você fosse o primeiro a enfrentar o problema no site, as vezes até me sinto um tapado que não sabe digitar dados de cartão de crédito num site. É CASO DE PROCON E JUSTIÇA SIM, VAMOS NOS UNIR POIS O QUE FAZEM É PROPAGANDA ENGANOSA E LESÃO A BOA FÉ DO CONSUMIDOR, AINDA QUE SEJA UM PROGRAMA DE RECOMPENSAS DEVEM EXISTIR DIREITOS E DEVERES.

  • DAVID VIEIRA

    estou indignado com eles, toda vez que tenho que emitir um bilhete usando meus pontos passo raiva, tenho que gastar 30 minutos no telefone, e ainda gastar 40,00 reais para uma coisa que é erro deles, passo o ano juntando pontos com expectativa de poder ganhar passagens prêmios e na hora da emissão sou maltratado, isto é falta de respeito, a TAM precisa mudar, trabalhei na Varig e foi por atitudes dessas que ocorreu a decadência da empresa, consumidores maltratados.

  • Mara

    TAmbém tive problemas para usar as milhas. Na minha cidade não tem loja da Tam. Por pura coincidência na semana q tive problemas tive que ir ao aeroporto que fica há uns 60 km da minha cidade e lá fiz a operação, tendo que desenbolsar um valor maior. A alegação era que os meus telefones não estavam atualizados. O mais engraçado é que uns 15 dias antes eu comprei uma passagem da tam pela internet e recebi um sms deles confirmando a compra. Comentei isso com a funcionária da Tam e ela me disse que são sistemas diferentes. No final das contas creio mesmo que é para cobrar mais. Depois disso enviei por e-mail os documentos solicitados e agora está oficialmente tudo atualizado. Mesmo assim o mecanismo de atualização é estranho há meu ver, por que ele não te enviem um e-mail confirmando que os dados foram atualizados. Eu até queria isso pra ter oficialmente um comprovante, caso haja algum problemas quando for utilizar minhas milhas. Fora a demora , pois 4 dias é muito tempo pra essa atualização, vc só recebe um aviso dizendo que posteriormente deverá acessar o site. Essa coisa de milhagem tá ficando cada vez mais difícil. Ainda não engoli a historia do Km de vantagens e o multiplus. Diga-se de passagem fiz uma reclamaçao no reclame aqui e a km de vantagens nem se dignou a responder.

  • Marcos

    Faz anos que a TAM faz a mesma coisa, coloca todas as dificuldades na emissào de passagens com pontos/

    Eu desisti da TAM depois de passar muita raiva. TAM, nunca mais.

  • diego_euro

    Juizado Especial Cível neles!!!

  • Sônia Pina

    Eu tb estou com dificuldade de marcar o assento na executiva. Tentei tb por tel e a operadora disse q o sistema não esta aceitando, p/ eu tentar + tarde… já foram várias tentativas pelo site e nada…

  • leonardo

    Boa tarde a todos! Estou passando pelas mesmas dificuldades de todos os amigos e amigas. Gostaria de saber se a tam já se pronunciou sobe o ocorrido com o moderador do site.

  • Maria

    Eu também estou enfrentando dificuldades para entender tudo isso. Ainda bem que entrei neste site, que minha filha me indicou e estou lendo e me informando. Acho que terei problemas com meu endereco e telefone no exterior. E ainda terei de pagar em Euros…Vamos ver…obrigada

  • Alvaro Abrao

    Recentemente mudei o numero do meu telefone celular. Essa empresa que administra agora nossa milhagem, a Multiplus Fidelidade, exige que enviemos via email copia do RG, CPF e comprovante de residencia. Conversei com eles e me informaram que brevemente a troca dos pontos somente sera possivel apos o envio de um codigo de resgate para os telefones cadastrados. Assim se voce for trocar seus pontos por uma passagem aerea e voce estiver fora de casa, obrigatoriamente voce deve possuir um celular para receber tal codigo… ABSURDO nao eh ?? Exliquei que nao me sinto seguro enviando copia de meus documentos via email pois os mesmos poderao parar nas maos de qualquer individuo e solicitei um local fisico no qual eu pudesse apresentar meus doc originais e mudar meu celular cadastrado. Me informaram que o procedimento so eh possivel via email.. ABSURDO !!! Nao possuem uma loja ???!!! E agora o que fazer ? Se nao enviar o email nao cadastro meu novo meu celular. Como recorrer de um tratamento desse tipo ? Os pontos pertencem a mim e estao dificultando ao maximo os resgates…

  • CARLOS

    Mesma situação comigo. Não consigo nem pelo site, nem pela central telefônica. Um absurdo!

  • Patricio

    Nome:

    Bom dia, muitas vezes tentei emitir bilhete pelo seu site e sempre da o mesmo erro no final, depois de ter perdido tempo nele: """Estamos com dificuldades com as informac?es fornecidas sobre o cart?o de credito. Confirme as informac?es sobre o cart?o de credito no seu perfil e volte a tentar. (4613)"""

    Esse erro, evidentemente, e do seu site. Estou surpreso que depois de varios anos com o mesmo erro afectando innumeros clientes, com paginas de reclamacao em twitter, facebook, reclameaqui, etc… voces nao tenham recebido o recado e corrigido.

    Nos clientes ficariamos confiados de que seja um problema de simples incompetencia, mais o que realmente faz pensar em que se trata mais de uma movida deshonesta, e que voces fazem pagar 30R aos clientes por dever fazer o pedido nas lojas ou via call center.

    O unico site no qual nao consigo, faz 3 anos, realizar uma compra, e no SEU SITE DA TAM. Infelizmente, nao se importam pelas reclamacoes.

    (Para info, sou experiente em informatica e comercio eletronico desde pelo menos o ano 2000, entao provavlemente nao e um erro meu).

    PS: tentei postar a mensagem desde o navegador Chrome da Google, um dos mais usados no mundo inteiro, e nao funcionou. Acho tambem realmente triste essa situacao do site.

    • Patricio

      e a resposta generica do "presidente":

      Prezado Sr. XXX,

      Informamos que a mensagem não trata-se de um erro mas de uma alerta quanto a digitação errada de alguma informação do cartão de crédito ou então a transação não foi autorizada pela administradora e/ou instituição financeira do cartão de crédito utilizado. Visando manter sua privacidade e segurança, os motivos não foram informados.

      Sugerimos que contate a administradora de seu cartão e efetue nova tentativa.

      Para que não ocorra a restrição quanto aos dados informados favor seguir o segundo padrão:

      – Efetuar emissão “logado” através do cartão Fidelidade e assinatura eletrônica

      – Para efetuar emissão com o seu cartão de crédito, pedimos a gentileza de inserir o numero completo de seu cartão de crédito, não omitir nenhum número.

      – Para inserir dados do titular, favor preencher o nome completo sem abreviações, conforme consta em seu CPF

      Caso o erro se repita favor nos enviar copias das telas inteiras da transação, a tela superior com o erro, e a tela mais abaixo com dados digitados.

      Agradecemos seu interesse em melhorar os nossos serviços informamos que trabalhamos para melhor funcionamento do Site.

      Pedimos a gentileza de acessar o site TAM, na área “Contato” e “Suporte a Compra pelo Site”, para envio da sua solicitação.

      Agradecemos a compreensão.

      Atenciosamente,

  • Théa M. Macha

    Também pensei em concentrar meus pontos no Smiles e reclamar no Procon do mal atendimento do TAM Fidelidade / Multiplus.

    À atendente Multiplus, eu disse ao telefone que eles criam obstáculos onde não existe para dificultar o uso dos pontos.

  • Jorge

    Tive problemas com o Multiplus ao atualizar os meus dados cadastrais para obtenção da senha de resgate. Eles deixaram a resposta ao meu pedido de atualização para a ultima hora, impossibilitando uma pré-reserva feita no dia anterior. No final das contas, corri à uma loja da TAM, onde a atendente confirmou a perda da pré-reserva. Menos mal que consegui fechar outra reserva usando os pontos acumulados.

    Como agora zerei o saldo do Multiplus, espero nunca mais acumular pontos nele.

  • Jorge

    Uma sugestão (é menos pior do que o atendimento eletrônico): façam a solicitação de resgate e reserva dos vôos por telefone e vão pessoalmente à uma loja TAM pra confirmar a reserva.

  • Djeison

    Também tive o mesmo problema duas vezes.
    http://www.reclameaqui.com.br/3404754/tam-linhas-

  • Thais Cos

    No dia 27-07 fiz duas reservas de BSB – NAT, NAT-BSB, ocorre que depois de finalizada as reservas, observei que uma delas não havia liberado o recibo eletronico, e apenas hoje 28-08 analisando o extrato, reparei que os pontos não haviam sido resgatados pelo Multiplus. Em contato com o call center da TAM, fui informada que a reserva havia caído, não me explicitaram o motivo e ainda não sei se foi devolvida a taxa de embarque. Informaram ainda que para resgate dos mesmos trechos precisarei de 10 mil pontos cada, sendo que tinha conseguido por 8 mil os dois. É brincadeira viu!!!

  • Andrea

    Acho umn total despreparo com os seus clientes o que a TAM esta fazendo, jogando nos para uma central de Multiplus, onde eu ja enviei meus documentos como eles pedem 3 vezes e eles ficam respondendo com respstas inuteis, sendo que os pontos sao mus porque ireia deixar de apresentar meus documentos que eles fazem exigencia, mas estou de saco cheio desta falta de respeito, INVES DE AGILIZAR ESTAO RETARDANDO O PROCESSO DE COMPRA< QUE SERA QUE SAI FELIZ COM ISSO<.

  • ricardo gonsales

    Estou tambem tendo dificuldades para emissão tanto com pontos quanto pagando no cartao de credito. Estou ha tres dias tentando. Consegui emitir uma passagem pois gerou um boleto e pageui no internet banking. Porem estou tentando emitir uma pra NY e apos lancar os dados do cartao de credito, aparece uma mensagem de errro como se fosse o cartao de credito, tentei no call center e mesma resposta "NAO AUTORIZADO", o curioso é que recebo de minha administrado do cartao de credito SMS para cada compra aprovada e recebo esse da TAM,ligo no cartao de credito e chegam a me passar até o codigo de autorização. Mas na TAM nao aparece nada. O pior que no caso do MULTIPLUS cheguei até a receber um emai confirmando o débito,mas nada nenhum codigo é gerado de reserva. Por ultimo acabei emitindo um bilhete para pagar via boleto, um absurdo!!

    Realmente esta ocorrendo um problema na emissao/finalização da compra e a TAM não esta nem ai.

    Meu codigo fidelidade 0036928244

  • DANIEL

    Desde ontem tento comprar e só dar erro codigo 9102 liguei pro Call Center e eles só informam que o sistema está fora do AR,e se eu quiser optar pelo telefone vou pagar uma taxa AEROPORTUÁRIA DE 120REAIS + OS PONTOS,isso é um Absurdo estou com as mãos atadas,vou tentar até amanhã se caso não consiga tomarei minhas providências Legais.

  • Olha, a taxa de embarque você vai ter que pagar de qualquer jeito!

  • Renato

    Quem vai enviar documento escaneado por e-mail? Onde ficam os direitos do consumidor? Bastaria a senha, como faz o Smiles, sem problema nenhum…

  • SIDNEI TIEPPO

    E quem mora em cidade que não tem aeroporto com voo da TAM?

  • leonardo mata

    Bom dia, é uma grande pena a tam e a multiplusfidelidade tratar seus clientes dessa maneira e não receberem a defida punição. Mandei meus dados para acrescentar fone celular e e-mail. Realizei o scaner de documentos como pedido e já recebi três respostas negativas. Sendo uma – esta preto e branco tem que ser colorida, segunda – tem que aparecer o brasão. Imagina o que é isso, ter que mandar os seus documentos para provar que vc é dono e depois receber uma solicitação dessa. Além disso o site tam esta com um sistema que na maioria dos casos impossibilita a emissão por esse canal. Levando milhares de clientes para lojas e call center com taxas abusivas de R$ 40 por pessoa. Já presenciei casos da positivação no fale com o presidente do cartão do dono do fidelidade 4x. Imaginem só uma coisa dessas. Só não gostaria que esse post fique no esquecimento por não estar mais na primeira página. Moderador do site busque uma resposta para o que esta havendo. Por gentileza. Tenho certeza que milhares de pessoas vão lhe agradecer muito.

  • Paulo Noviello

    Eu tive um problema mais sério com o TAM Fidelidade,em maio comprei passagens de ida e volta para a Colômbia para mim e minha namorada, mas um dos trechos não foi emitido e na hora não percebi, pois recebi os emails de reserva e do bilhete de duas idas e uma volta. Só fui saber que minha passagem de volta não foi emitida quando fui fazer o check in no aeroporto de Bogotá. os atendentes lá nos trataram muito mal e não souberam explicar porque não tinha sido emitida a minha passagem e falaram que não podiam fazer nada. Acabei tendo que pagar uma passagem de preço cheio pra voltar ao Brasil, pela Avianca, um belo prejuízo. Já mandei uma carta ao "Fale com o Presidente" há duas semanas e ainda não tive retorno. Vou mandar para o Reclame Aqui e outros canais competentes e pretendo entrar com processo contra a TAM por Danos Morais. Eu admito que errei ao não verificar direitinho na hora da emissão da passagem, mas aprendi que com o TAM Fidelidade o cliente tem que ter atenção triplicada pois o sistema é muito ruim.

  • Estamos acompanhando e se recebermos mais reclamações faremos novos posts!

  • Alê

    NÃO é problema algum com a Administradora!! A TAM alega isso, mas se vc tentar com 20 cartões, todos vão dar o mesmo erro! A ouvidoria confessou ser procedimento de segurança, mas em nenhum momento afirmou ser devido a limite, saldo, etc. Eles estão fazendo isso para dificultar a emissão de passagens prêmio.

  • Ana Luiza Lima

    Priscyla, tive o mesmo problema que você.

    Abri um processo no fale com o presidente, e parece que eles estão tentando resolver,conseguiram reservar o trecho para que eu não perca. Como ficou o seu caso?

  • Cida

    Também não consegui emitir passagem com resgate de pontos. Estou a dois dias tentando. Liguei para a Central de Vendas. Lá dá certo emitir por pontos, mas eu tenho que pagar R$ 40,00 por pessoa e eu tenho que emitir passagens para 6 pessoas. Inviável pagar tudo isso de taxa para fazer um trabalho que eu mesma posso fazê-lo.

  • Cida

    Acabei resolver pelo "Fale com o Presidente". Na verdade o código 9102 é porque estamos querendo emitir a passagem por pontos com bebê de colo. Tem que emitir para os adultos, sem o bebê, e depois ligar para a TAM e pedir que envie a autorização para a loja no aeroporto emitir bilhete para o bebê. Funcionou.

  • Adriana

    Tenho tentado resgatar a semanas. Não consigo. Tentei diversas formas inclusive por telefone. A TAM diz que está td normal. E pior, cobraram a taxa de embarque em tds as tentativas de resgate. Cuidado…. Tenho milhas e n consigo de forma alguma regatar.

  • adriano

    estou o dia todo tentando comprar

    uma passagem pra maceio de curitiba

    com 20 000 pontos e so da mensagem de erro

    ISSO 'E BRASIL UMA ROUBALHEIRA ABSURDA….

  • Gleisson

    Tambem acabei de resolver pelo “Fale com o Presidente”. Fiz o mesmo procedimento que a Cida, meu erro também era o 9102 (erro por causa de emissão de bilhete com bebê de colo). Emiti a passagem do adulto e solicitei a autorização para amitir o bilhete do bebê na loja TAM do aeroporto.

  • Tiago

    Pessoal.. eu sempre emito passagens e tenho que dizer que a TAM esta um DESGRAÇA….. e nao se preocupe q nao é seu cartao de credito nao… sao eles mesmo… tentei emitir hoje em 7 contas diferentes de irmao, primo, pai , mae e todos dao o mesmo erro de pagamento de taxa. O pior de tudo é q voce liga pra la e eles tratam como voce fosse a primeira pessoa que tem esse problema…. fazem que desconhecem o problema totalmente… e ainda ficam querendo insistir que foram dados errados na hora de emitir…

    Eu sempre gostei da marca TAM.. mas de uns 6 meses pra cá quando isso começou.. eu passei a ODIAR a porcaria da TAM ! eles NAO admitem de forma nenhuma o problema… e ainda voce tem que pagar os 40 pelo telefone… E o melhor de tudo é que quando voce liga pra emitir tem um aviso " para economizar 40 reais, emita pelo nosso site "…. é pra deixar qualquer um louco de raiva. Pelo menos deveriam emitir GRATIS pelo telefone quando der problema.

    Minha teoria ? tanto a TAM como a GOL estao tendo grande prejuizos financeiros nos balancetes e acredito que isso é uma forma que a tam arrumou de tirar um lucro extra, diminuindo o peso na aeronave com passageiros q nao pagaram e ganhando os 40 reais quando a pessoa emitir por telefone. Somente no brasil uma situaçao dessa fica meses e meses e ninguem faz nada.

  • Fernando Gama

    Perfeito, Tiago.

  • Fernando

    Rodrigo, nem sempre a pontuação é a mesma, ainda mais porque a unidade de medida utilizada pela Lan são kilômetros e não pontos, como ocorre na Tam.

    Pra quem tem Lanpass, os voos da Tam aparecem automaticamente, então, basta escolher um deles e emitir a passagem.

  • Fernando

    Pedro, fiz o procedimento normal, conforme comentei acima com o Rodrigo. Porém, há dias em que o sistema fica lento ou não funciona bem, então, tem que ter paciência…

  • Jorge

    Também tive vários problemas de emissão de bilhetes no site da TAM, e não com milhas, mas também pagando pela passagem (sem utilizar milhas). Utilizei 3 cartões diferentes, inclusive o TAM Fidelidade do Itaú, sendo que eu já havia efetuado pagamentos com os mesmos cartões anteriormente. Ou seja, a TAM mudou seu site e mudou para pior. Dá para suspeitar que estão querendo aumentar a receita, forçando os clientes a pagarem pelo serviço. Liguei no Fale com o Presidente e me disseram que iram "positivar" os meus cartões. Queria entender porque, pois nunca tive problemas com eles.

  • FRANCISCO ALVES

    Li todos os comentários e tenho algumas coisas a falar:O problema no site da tam nao é de hoje..ja está caminhando para 1 ano que ele nao PRESTA!No inicio ainda conseguia fazer por telefone,agora NEM POR TELEFONE CONSEGUE MAIS…Fui no aeroporto 2 vezes e consegui emitir la,na terceira me deparei com uma placa:CARTAO FIDELIDADE INOPERANTE PARA CONSULTA,EMISSAO,CANCELAMENTO E REEMBOLSO! Mandei e-mail para o fale com o presidente e eles responderam que tinham tomado providencias e que o problema nao iria mais acontecer..papo furado!!! Entao so me restou procurar a justica..ESTOU PROCESSANDO A TAM!! E peco a todos:NAO DEIXEM QUE ESTA EMPRESA CONTINUEM NOS FAZENDO DE PALHACOS!!! Afinal nao ganhamos os pontos de graca!!pago fatura de cartao de credito de ate R$ 27 mil pra ganhar apenas 17 mil milhas e quando vou emitir ainda é essa humilhacao???? Nao tenho nariz de palhaco!! Agradeco ao moderador do site pela iniciativa de postar isso e pedir que informe a tam que seus clientes NAO SAO PALHACOS! Grato

  • ROSEANE QUEIROGA!

    Essa Tam, esta cada vez pior, ja tentei de todas as formas fazer emissões tanto pagante ou com pontos e nada.Liguei para o fale com o presidente, registrei varios protocolos e nada.

    Afinal todos nos deveriamos meter um processo na tam, ai sim, ela vai começar a nos respeitar.

  • Alê

    Pela milésima vez o mesmo problema. Questionei com o Fale com o Presidente a falta de transparência que a TAM está tratando o caso. A atendente mesmo disso que o sistema não informa os motivos de bloqueio. Me mandou ligar pra Central. Ou seja, pagando 40 reais, é fácil fácil! Eu entendo que o site deve prevenir fraudes, mas deve ser transparente e ajudar o consumidor a entender o erro que está supostamente cometendo. Tudo o que pessoal falou acima é verdade e todos estão sofrendo os mesmos problemas. Por quê a TAM não se posiciona?? Um desrespeito ao cliente. Pessoal do blog, vcs já obtiveram a resposta?!

  • Dry

    Estou tentando emitir uma passagem com milhas no site da TAM, e simplesmente o site nao responde. Nao da erro nem nada, simplesmente depois que voce escolhe o voo, clica no botao continuar e nao acontece nada. Se voce escolher pagar com dinheiro ao inves de milhas, tudo corre normalmente. O QUE ESTA ACONTECENDO? A Tam esta se recusando a emitir passagem com milhas??

  • Dry

    A TAM precisa de um bom hacker para aprender uma lição de respeito e honestidade!

  • Breno

    Isso é caso de Justiça meus amigos. Se unissemos, proporia uma açao contra a referida empresa que barra frontalmente nossas emissoes. Alguem anima?

  • Breno

    Meu amigo, vc esta fazendo o que eu queria fazer. Assim como eu acredito que temos centenas(milhares)de usuarios revoltados com essa palhaçada da TAM. O que vc acharia de levantarmos todos os lesados e mover uma açao coletiva contra a TAM?

    De agora em diante vou denunciar a TAM na ANAC pra ver se eles podem fazer algo a respeito. Recomendo que façam o mesmo.

  • Breno

    Tiago, faço das suas, minhas palavras. É isso aih, eles fingem que nunca ouviram falar disso, é de matar de raiva mesmo. Vamos entrar todo juntos contra ela na Justiça. Imagina quantos passaram, estao passando e passarão raiva com essa TAM. Eles querem é desanimar o sujeito de emitir pra vencer. E arrancar R$40,00 de nosso bolso. Uma atitude no minimo desonesta da referida CIA.

  • RAFAELMF

    Já fiz isso, e agora estou esperando a audiência no Juizado Especial.

  • RAFAELMF

    A última resposta que obtive da TAM foi interessante, após reclamar no Twitter. Sugeriu que utilizasse o Internet Explorer, pois o problema poderia ser do browser. Faltou somente ela observar que a recusa do cartão se deu na Internet E NO CALLCENTER! Entrei em contato com a operadora do cartão, e eles me deram todos os código de autorização, ou seja, houve a autorização, mas ainda assim a TAM não aceitou.

  • Felipe Foppa

    Caros,

    tambem estou com o mesmo problema.

    Vejam a reclamação que abri http://www.reclameaqui.com.br/3588156/tam-linhas-

    Depois que fazemos a tal positivação dos dados, conseguimos uma única emissão e depois o problema volta e temos que fazer todo o processo no fale com o presidente.

    Em casos que o voo for com 7 dias (10 mil pontos) a TAM simplesmente da de ombros e não honra a emissão por esta quantidade caso perca o prazo dos 7 dias independente de o problema ter sido causado por eles.

    Um desrespeito total.

  • Hoje o problema persiste. Tentei utilizar 4 diferentes cartões de crédito e nada. Um lixo esse sistema da TAM. Tomem vergonha na cara e vendam o tapete vermelho (se é que ele existe).

  • kelly

    Estou com o mesmo problema!

    Tento emitir as passagens pelo site e não consigo. Esse código de autorização não é enviado, mesmo com o telefone correto!

    Isso com 2 fidelidades diferentes. Acontece a mesma coisa e a compra não é finalizada. Só espero que não debitem o valor pago no meu cartão ou minhas milhas!!!

    É um absurdoooo.

  • kelly

    Após quase 3 horas tentando e muitas tentativas, consegui emitir.

    Agora só vou transferir pro Smiles!!!

  • Cristiano Coradassi

    Aconteceu comigo também, é uma luta p emitir um bilhete, e o cartão da minhã mãe tem um limite alto, aprovou uma passagem e outra não, o sistema de segurança trava a hora que ele bem quer.. Deixando a gente impossibilitado de emitir o bilhete. Tentei falar com o presidente, outro papo furado, não recebi resposta nenhuma até agora! A tam estar uma porcaria!

  • Cristiano Coradassi

    Eu gostaria muito de defender a causa.

  • Alê

    Vc disse tudo. A positivação uma vez não garante em nada que vc consiga emitir outras vezes. Já tenho mais de 5 reclamações no Fale com o Presidente e a TAM continua com meias palavras, sem explicar o que realmente acontece no sistema.

  • ROBSON ADRIANO

    Estou há mais de um mês com o mesmo problema. Aliás, eu, meu irmão e meu irmão estão com o mesmo problema. Essa empresa mostra total desrespeito com o cliente!

  • Robson

    Impressionante. Já se vão 2 meses desde o primeiro post sobre esse problema no resgate de bilhetes pelo Fidelidade TAM e problema persiste. Tenho tentado resgatar viagens pelo site e o sistema me dá uma resposta automática dizendo que a operadora do cartão (na verdade dos cartões, pois já tentei comprar com 4 diferentes, de limites altos) rejeitou o processo po medida de segurança. É uma piada. Eu viajo com bastante frequencia e costumava optar pela TAM, pois até pouco tempo eu conseguia usufruir das boas promoções, além do bom serviço a bordo. Mas desde o começo deste problema eu venho voando de GOL, que tem um programa excelente de milhagens, além de ter também ótimas promoções. Não voo mais TAM até que se resolva esse modo seletor aleatório de aprovação dos cartões.

  • Robson

    Ahhh detalhe: para meu maior descontentamento, o sistema mesmo informando que houve problemas com a operadora do cartão, me debitou a taxa de embarque! Agora estou eu correndo atrás do estorno junto à TAM, acreditam??? Não tenho bilhete, meus pontos não foram debitados, mas ganhei uma taxa de embarque no meu cartão de crédito.

  • Thiago

    Amigos responsáveis pelo site MD (Dênis e Leonardo),

    Por gentileza nos ajude, o problema ainda persiste em todas as minhas tentativas de emissão de passagem por meio do site.

    A TAM já se posicionou sobre o fato?

  • Nada por enquanto

  • Emerson

    Fui surpreendido quando fui resgatar minhas milhas hoje, ao tentar comprar um bilhete para Buenos Aires. Tenho 5125 milhas a vencer hoje e o meu cadastro tem os meus telefones antigos e portanto nao posso receber a ligacao ou SMS de confirmacao. Vou ter que ligar para a central de reservas e pagar a mais. Essa historia de enviar um e-mail para alteracao de cadastro com copias autenticadas do RG e CPF mais comprovante atualizado ja me deixou na mao anteriormente quando minha data de nascimento estava em branco no cadastro. Fiz diversas tentativas de atualizacao e, efim, a atualizacao aconteceu 1 mes depois. Agora sao os telefones… brincadeira. Vou abandonar o programa fidelidade assim que tiver oportunidade. Muito insatisfeito com tudo isso.

  • Cristiano Coradassi

    O pior de tudo pessoal, é que ninguém toma uma providência em relação a isso! a Tam não se manifesta para dar satisfação aos seus clientes. Isso que me deixa indignado.

  • Daniel

    Venho tendo o mesmo problema, tanto para o resgate de milhas com o pagamento de taxas de embarque no cartão, quanto na comprar de passagens no cartão. Nem a desculpa de que é por segurança cola, pois o CPF do cartão é o mesmo da conta Fidelidade, os endereços são os mesmos e a passagem comprada no cartão estava no meu nome. Como qualauer lojinha meia boca consegue implementar uma plataforma de vendas na Internet, não sobra muita opção além da má-fé mesmo…

    O único jeito é deixar de comprar na TAM. Quando eles sentirem no bolso o peso do próprio desrespeito, talvez passem a agir com seriedade…

  • Felipe Fossi

    Pessoal, façam denúncias ao Procon e ao Ministério Público. Enquanto não nos movimentarmos, a TAM nada vai fazer.

  • O infidelidade consegue piorar a cada dia. Havia encontrado POA-CWB-POA por 5k cada perna, ótimo! Passei por toda a via-crucis para emissão, fornecendo todos os dados pedidos, dessa vez conferi 10 vezes os dados do cartão de crédito para não dar problema no processamento da taxa de embarque no cartão. Passou dessa fase!

    Agora veio a famigerada telinha pedindo o código de confirmação, que seria enviado por SMS. Pra nos torturar mais, agora eles colocaram um timer regressivo que te dá uns 120 segundos para inserir o código. Se chegar depois disso… perdeu. Pois bem, a primeira mensagem chegou atrasada, perdi a janela (parece até um jogo…). Pedi para reenviar, e descobri que só pode reenviar até 4 vezes, depois disso eles cancelam a emissão (como não…).

    Da segunda vez o código chegou, inseri faltando 80 segundos para expirar, e, para minha surpresa, recebo uma mensagem de erro dizendo que apesar de todas as informações conferirem (código SMS, cartão para pgto da taxa de embarque…) o processo não pode ser concretizado, para eu tentar novamente mais tarde.

    É uma PALHAÇADA… o infelidade pra mim morreu. Nunca mais carrego pontos do cartão lá e agora como nunca vou evitar Tam sempre. Vou é pegar os pontos que restam no Multiplus e jogar para o A-Club, isto é, enquanto ainda der pra fazer isso…

  • O mais legal é que mesmo que o código chegue também não funciona! É um claro esforço pra impedir os usuários de emitir bilhetes prêmio…

  • Gerson Lima Neto

    O sistema da TAM de resgate so funciona no internet explorer, infelizmente… se voce tiver um computador windows com o IE instalado o processo vai normalmente. Nos outros da um erro.

  • RAFAELMF

    Uma semana antes da audiência no Juizado Especial o sistema de emissão começa a funcionar (e a aceitar meus cartões) normalmente. A audiência ocorreu hoje e a TAM continua alegando suspeita de fraude no cartão de crédito, tendo até sugerido que fizesse pedido de reemissão do cartão.

    Não houve acordo pois a TAM se limitou a propor a devolução dos valores cobrados a título de "taxa de emissão", não se comprometendo quando à reincidência da "negativação". Assim o pedido foi submetido à julgamento…veremos!

  • marcus simoes castil

    ridicula esta companhia. está deliberadamente levando nosso dinheiro de forma ilegal..

    o site nao consegue emitir o tal codigo de autorizacao (nova ideia brilhante). aí o atendente é orientado a te oferecer o serviço de emissao por telefone…

    custa somente 40 reais (este servico, nao estou falando da taxa de embarque).

    lamentavel o que o governo deixa fazerem com a gente..

  • Marília

    Pessoal,

    Sofri bastante com esta nova política de segurança do multiplus/TAM fidelidade… Até já postei aqui também… Dava erro na hora do pagamento, as taxas eram lançadas em meu cartão e eu não conseguia emitir as passagens com milhas…

    No último "martírio", já estava prestes a me dirigir novamente ao aeroporto para emitir os bilhetes na loja da TAM, quando meu marido resolveu fazer uma última tentativa… E confirmamos que o problema nunca foi com a autorização do cartão de crédito e nem com a tal "positivação" de dados, que a TAM tem usado como argumento para justificar todo o caos instalado… Ele constatou que, na hora de digitar o endereço da fatura do cartão de crédito, como eu colocava "Av." em lugar de "Av", estava dando erro… Sabemos disso porque logo após mais uma tentativa frustrada, colocamos o endereço EXATAMENTE igual ao da fatura do cartão e passou sem nenhum problema… Não há justificativa para isto, o sistema deveria ser capaz de aceitar coisas do tipo, mas, pelo visto, não é… Então minha dica é, além de sempre usar o navegador Internte Explorer, digitar os dados do endereço EXATAMENTE como constam no cadastro do cartão de crédito… Espero, sinceramente, que esta dica ajude ouras pessoas! Quando me dei conta que me aborreci tanto por causa de um sinal de pontuação, fiquei revoltada com mais estes absurdo da TAM mas também feliz em conseguir emitir a passagem…

  • Echo Mike

    1. Recentemente, tive problemas em emitir um bilhete nacional. Liguei para o call center e eles não souberam informar o problema. Tive de ir à loja TAM para bilhetar. Paguei R$ 40 e, de sobra, ganhei um chá-de-cadeira de 1 hora.

    2. Viajar ao exterior de classe executiva com pontos padronizados (irrestrita) é igual a cabeça de bacalhau, ninguém vê.

    3. Neste ano troquei o Itaucard TAM pelo FIAT, pelo menos é muito mais fácil utilizar os pontos…

  • Wagner Campos

    Marilia, muitissimo obrigado pela dica.

    Tava com meu sofrimento já há uma semana e fiz oque vc sugeriu e consegui finalmente!!!!

    Que sistema de merda esse da tam.

    Lamentavel.

    Mas agora só uso o endereço como no cartao de credito.

    Éisso ai galera

  • Ana katarina gurgel

    Comigo aconteceu que cada vez q dava erro, eu tentava novamente comprando o bilhete… Rssultado, cinco tentativas, e 6.000,00 reais no cartão de crédito.. Estourou meu limite, o cartão botava culpa na TAM E TAM NO CARTÃO… Fiquei com cartão bloqueado, sem limite, tive de comprar a vista pois foi de urgência por problema de saúde, viajei com cartão sem limite… Processei e ganhei… Chego na segunda pra conversarcom minha advogada a respeito da minha indenização pelo dano do bloqueio do cartão, comprar passagem a vista, e viajar sem limite no cartão…

  • Ana katarina gurgel

    Eu processei messsmooo e ganhei!!!!

  • samuel

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. rir p nao chorar..

  • Stael Laboissiere Ul

    DESRESPEITO!!!! Já reclamei, já xinguei, só dá para comprar passagem com milhas pelo telefone, pagando a taxa de 40 reais por cada bilhete. Não consigo finalizar a compra, mesmo depois de lançar a cobrança no meu cartão de crédito porque o site diz que vai enviar um código para o meu celular e não envia nunca, apesar do numero do celular estar correto. Aliás, a incompetência da Multiplus é ainda maior que a da TAM porque fazem exigências absurdas apenas para atualizar o cadastro e, mesmo depois de atendidas, recusam-se a fazer a atualização. Tem 1810 reclamações contra a Multiplus no site do Reclame Aqui!!!! É CASO DE PROCON!!!!.

  • Heloisa Helena

    onde eu busco a resposta pra saber se a compra da minha passagem foi feita com sucesso?posso ligar para algum numero da TAM?

  • Maíra Mendon&

    Olá, pessoal. Gostaria de falar especialmente aos que estão com ação judicial contra a TAM em razão de problemas com compra no site (RAFAELMF e BRENO). Se houver mais alguém que tenha ingressado ou queira ingressar com ação judicial por esse motivo, peço que leiam este tópico.

    Estou com o mesmo problema quando tento realizar compras no site, mas, no meu caso, tento comprar passagens NORMALMENTE, não é nem por milhas. Ou seja, não é algo que eles estão "me dando". Estou tentando comprar normalmente as passagens e há meses não consigo.

    No entanto, todo o restante do quadro no meu caso é idêntico ao apresentado no post. Como hoje eu recebi a milésima resposta da TAM se escusando de sua responsabilidade, pretendo preparar ainda hoje a ação judicial para dar entrada o quanto antes.

    Gostaria de pedir a ajuda de vocês no sentido de saber a argumentação jurídica que realizaram (bem como os pedidos feitos), além de detalhes sobre as respostas judiciais (se os pedidos foram aceitos ou não), e, se possível, o número dos processos, para eu colocar como referência no meu como sendo este um caso reiterado.

    Peço que os colegas que comentaram acima, bem como outros que tenham ação desse teor, me ajudem para que eu redija minha ação da forma mais estratégica possível.

    Aguardo respostas.

    Obrigada.

  • Tatiana

    Já no novo sistema da TAM, atualizei meu dados no multiplus scaneando conta, rg e etc. Fui realizar o regaste na compra de uma passagem e ao final da compra que solicitam o código de liberação via sms aparece uma mensagem de erro 017. Não consigo concluir a compra mesmo já tendo pago a taxa de embarque. Péssimo serviço!!!

  • Jose Mello

    Também gastei uma manhã toda tentando comprar pelo site da TAM e na hora de finalizar a compra apareceu uma mensagem de erro dizendo em inglês: "We are having difficulty with the credit card details provided. Please validate the credit card information in your profile and try again. (4620)".

    Estão pedindo para eu validar as informações do cartão de crédito, mas sequer informam onde e como posso fazer isto. Liguei para a TAM duas vezes e ninguém tinha ciência do que se tratava. Sem solução. Decidi comprar em outra companhia.

  • Jose Mello

    Também gastei uma manhã toda tentando comprar pelo site da TAM e na hora de finalizar a compra apareceu uma mensagem de erro dizendo em inglês: “We are having difficulty with the credit card details provided. Please validate the credit card information in your profile and try again. (4620)”.

    Estão pedindo para eu validar as informações do cartão de crédito, mas sequer informam onde e como posso fazer isto. Liguei para a TAM duas vezes e ninguém tinha ciência do que se tratava. Sem solução. Decidi comprar em outra companhia.

  • tatiana

    estou com o mesmo problema. a operadora do cartao ja informou que nao chegou nenhuma compra para ser autorizada ou houve recusa na autorização.

    depois de muito insistir disseram que era o sistema anti fraude da tam. agora que sistema e esse que bloqueia c omora por uma pessoa usando o seu proprio cartao, que e o mesmo nome do passageiro e do cliente fidelidade? vou pagar na loja da tam, mas acionari judicilmente a tam!

  • tatiana

    seria possivel disponibilizar sua sentenca? meu email tatica@gmail.com

  • tatiana

    ia perder tempo ligano pra operador. depois de perder 3hs somadas as ligacoes falaram que era o sistema anti fraud d tam que bloqueava. emiti como boleto pra ganhar tempo, vou amanha na loja da tam, pagarei a taxa, se preciso, e acionrei kudicialmente a empresa para cobrar o pgamento do indebito. so de honorarios de advogado, vao gastar mais que isso.

  • Gerson

    Oi Ana, vc poderia me enviar (gepr61@gmail.com)a sua sentença, pois entrei com a ação, mas na primeira instância perdi e vou recorrer. Grato.

  • Carlos

    Hoje, 14 de nov, os mesmos problemas continuam a ocorrer. Precisei de mais de uma hora e diversas ligações p concluir a emissão de uma passagem por milhas…. A tam esta ridícula… Já se foram os tempos do comandante Rolim.

  • Pierre Bitencourt

    Isso não é verdade, a emissão, quando funciona, pode ser feita com qualquer navegador. Quando apresenta erro não adianta mudar o navegador.

  • Pierre Bitencourt

    Isso é ridículo, está ocorrendo novamente comigo, certamente é deliberado pra obrigar o cliente a pagar a taxa de emissão de R$40,00, faz 3 dias que tento emitir o bilhete e apresenta o mesmo erro:

    Error: Prezado Cliente,

    Não foi possível concluir esta transação. Confira abaixo os possíveis problemas:

    1. Verifique se todos os dados do cartão de crédito foram digitados corretamente e tente novamente;

    2. Entre em contato com o banco emissor deste cartão de crédito e verifique se existe alguma restrição para finalizar esta compra;

    3. Escolha meios de pagamento alternativos (se disponíveis) como débito em conta-corrente, boleto bancário ou Lotérica; (4620)

  • Marcia Silva

    Tem acontecido comigo esse problema de emissao de passagens da TAM com frequencia, tanto com milhas como pagando as compras nao se completam. Já perdi muitas horas e tive prejuizo financeiro efetivo tendo de comprar passagens no aeroporto pagando a taxa de 40,00 para emissao. Hoje mesmo nao consegui novamente emitir o bilhete nem pagando, nem com milhas. E já liguei e mandei e-mail para o fale com o presidente, mas nao adiantou nada.

  • GilbertoAlmeida

    Estou desde o dia 07 de novembro de 2012 tentando realizar a atualização cadastral para o recebimento SMS que libera a emissão do bilhete e até hoje não obtive sucesso. Chego até receber o email confirmando o recebimento dos documentos mas o processo não se concretiza.

    Com isso, toda vez que preciso emitir um bilhete, tenho que pagar R$ 40,00 por cada. Lamentável essa prestação de serviço da TAM.

    Foram-se os bons tempos do comandante Rolim.

  • Marcelo

    Passei a ter esse problema com a TAM no ano passado. Em virtude da impossibilidade, acabei optando pela Gol diversas vezes. Noutras, o preço era baixo e a promoção era boa, paguei por boleto.

    Mas agora acho que aprendi como fazer. Caso vc não tenha alternativa, ou seja, se a logística e/ou preço da TAM for melhor, vá assim:

    1) Tente pela via habitual — aquela mesma que vc não consegue. Apenas para constar que vc tentou.

    2) Ligue para o SAC, relate o problema e peça para que eles escrevam ao setor de passagens da TAM — este setor lhe retornará por telefone rapidamente e fechará a compra no valor que vc está tentando no site.

    [sugiro não perder tempo relatando que isso acontece há tempos com vc e com várias outras pessoas — a TAM sabe disso há meses e nada faz]

    É inacreditável que tenha de ser assim numa empresa do porte da TAM, mas é a forma que encontrei.

  • João Eduardo

    Sou um viajante frequente a trabalho e sempre procurei usar a Tam, o que não vou mais fazer!

    Se eu soubesse antes da dificuldade que é usar os pontos Multiplus, que reputo como verdadeira fraude, eu nunca usaria a Tam.

    Tentei usar meus pontos para adquir passagens Tam e passei por todos os problemas no site da Tam e fiquei sem as passagens.

    Tentei usar meus pontos para adquirir pacote Sky e fiquei sem os pontos e sem o pacote. Vou ao Procon!

  • Felipe Machado

    Pessoal, fiz denúncia ano passado ao MPRS e ontem um escritório de advocacia que representa a TAM entrou em contato comigo. Quem quiser acompanhar, Processo Administrativo nº 728/12, do MPRS.

  • Aline

    Gostaria de informar minha indignação com o programa TAM Fidelidade!! FUI ENGANADA!!!! Após emitir uma passagem por milhas, no dia 22/11, recebi um e-mail com a confirmação do pedido efetuado, com número e todos os detalhes do voo (SEM NENHUMA INSTRUÇÃO DO QUE DEVERIA SER FEITO A SEGUIR!!!). Eis que, dias depois, recebo e-mail com o extrato dos meus pontos e percebo que nada foi debitado da minha conta fidelidade. Entrei em contato com a central e me informaram que meu pedido não havia sido concluído, pois faltaram os últimos passos da compra. Ocorre que no momento da compra, o site não me informou mais nada, não abriu mais nenhuma janela, apenas concluiu a compra. Agora, a atendente me informou que se eu quiser a passagem, tenho que fazer o procedimento novamente. Mas é obvio que não vou conseguir pela mesma quantidade de pontos disponível naquela data. Eu já reservei hotel e comprei passagens domésticas nos EUA. A TAM me enganou e agora diz que a responsabilidade, e o prejuízo, é apenas meu e, nem sequer, se dispôs a tentar resolver meu problema. ISTO É UM ABSURDO!!!! Vou ter que procurar os tribunais, pois, com certeza, não vou arcar com o prejuízo causado pela TAM.

  • dorovaldo r jr

    lamentável, absurdo, quase enfartei…. não vou mais tentar, viajo toda semana e tenho tanto stress comprando pelo site que não tem mais jeito.

  • dorovaldo r jr

    bilhete TAM depois de muito esforço descobri q pagamento cartão debito passa, mas espaço + não tem como, após inúmeras tentativas frustrantes, vem mensagem que não pode ser feito on line, etc,etc e para tentar debito ou boleto, ridículo, pois não se tem esta opção para este objetivo.
    não entendo porque a TAM não testa seu site….
    a atendente virtual Julia então e uma brincadeira, não ajuda em nada, péssimo exemplo pra TAM.

  • PahDutra

    Hoje estou presenciando esse momento que irrita a todos! O passageiro por não concluir a compra, o atendente que não consegue resolver o problema!!

  • Hraraujo

    Já alguns meses tenho tentado e não estou conseguindo mais emitir bilhetes com certão de crédito, pois consta no site no final da operação erro 46230. Sempre emiti sem problemas, já tema mais de mês que não consigo mais emitir as passagens.

  • Sebastian Caraballo Scagni

    Eu tenho o mesmo problema… E eu pergunto: a TAM da a possibiidade de formar parte do PROGRAMA FIDELIDADE ao estrangeiros; apos isso, o sistema nao reconhece o telefone. Apos isso, como vou poder resgatar pontos se o sistema nao reconhece meu telefone nem meu usuario????

  • Estou com esse problema. um absurdo

  • Roni von de Oliveira

    Sim sempre esse —> Error: Não foi possível processar seu pedido devido à utilização dos botões VOLTAR e AVANÇAR. Pedimos a gentileza de retornar à página inicial e reiniciar o processo. [3010]

    ainda consegui.