Grupo empresarial brasileiro e GOL estão na briga pela TAP, revela embaixador

Denis Carvalho 16 · julho · 2012

O processo de privatização da TAP pode ter algumas surpresas do lado brasileiro, como a participação da GOL ou mesmo de um grande grupo econômico que ainda não possui participação no setor de transporte. A revelação é do embaixador brasileiro em Portugal, Mário Vilalva, que em entrevista ao jornal português Expresso avaliou a participação brasileira nos processos de privatização em curso naquele país.

“A Gol poderia entrar na privatização da TAP? Sozinha ou com outros grupos? É uma possibilidade. No fundo, há um grupo brasileiro que não tem nada que ver com o setor, existe a Gol, que tem a ver, e que pode fazer uma associação com outro grupo. Já pensaram na GOL e na Avianca, cujo controlador é um brasileiro?”, destacou Vilalva.

Segundo ele, a Latam – grupo formado pela fusão da brasileira TAM com a Chilena LAN – também não pode ser descartada do processo, mesmo com a quase certa saída da Star Alliance. O importante, contudo, é que haja participação brasileira, de preferência majoritária: “Queremos que esse hub continue a falar português. Claro que a África que fala português está na mesma linha de interesse estratégico. Queremos a reafirmação da nossa língua no mundo, temos a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), porque não ter eixos aéreos?”

Além do interesse do misterioso grupo financeiro brasileiro, chama a atenção na matéria a afirmação – atribuída ao diplomata brasileiro – de que a GOL faria parte da Star Alliance. Como se sabe, a companhia brasileira se mantém independente, apesar de a SkyTeam já ter manifestado publicamente o interesse em sua adesão. ” Há um grupo financeiramente poderoso interessado. Não é um consórcio, mas pode vir a sê-lo no Brasil, ou mesmo com outras empresas de fora, da região, europeias ou mesmo portuguesas. O interesse é para comprar toda a TAP ou pelo menos deter o controle”.

privatização da TAP já tem data marcada para a entrega das propostas: 7 de novembro de 2012. Até o momento, grupos como Lufthansa, IAG (Iberia e British), Qatar e Avianca demonstraram interesse na compra da companhia portuguesa, mas uma posição definitiva, segundo eles, depende da divulgação de informações detalhadas sobre a empresa pelo governo, prevista para o dia 30 deste mês.

“Vamos avaliar o negócio. Mas temos primeiro que esperar a divulgação dos números para podermos dimensionar o passivo da empresa. Só aí poderemos ver se o negócio faz sentido”, afirmou o empresário José Efromovich, dono do grupo Avianca Taca e da Avianca Brasil.

Com a falência da Pluna, a TAP voltou a ser a companhia aérea estrangeira com mais voos saindo do Brasil, com 74 frequências semanais.

Leia a matéria completa no site do Expresso. Com informações dos sites Económico e Agência Financeira

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Marcos Reis

    Só espero que não coloquem barrinhas de cereais nos voos Brasil x Portugal kkkk.

    • Marconi

      barrinha de 1kg 😀

  • geiza zahnd

    Bem lembrado Marcos, e aquelas torradas da Balducco, olha se a participação de alguma empresa aerea brasileira acontecer sera ótimo, mas tem que melhorar muito o serviço de tripulação, não aguento mais tanta grosseria dos portugueses,parecem que estão prestando favor quando nos atendem.

  • Thiago Castro

    Não sou entendido no assunto, mas acho mais fácil a GOL entrar na Skyteam por conta da Delta do que na Star Alliance por conta da TAP. Se bem que eu prefiro a Star Alliance. Mas o importante é ela entrar logo em alguma aliança!!!

  • Sergio

    A Gol não tava em crise?

    • Jose Carlos

      Não penso que seja uma crise, mas sim um ajuste de contas, afinal a operação no último balanço divulgado estava no negativo. Não esqueça da aquisição da webjet, provavelmente teve um impacto nas contas.

  • kennedy carter

    Acho incrivel a gol suspender lanches em alguns intinerarios, apresentar alguns dados que mostram queda de mais de 700 milhoes em lucros e agora esta na briga pela TAP

    Espero que ela de fato entre na Star Aliance, mas melhores seus serviços afim de mostrar dignidade a tal grupo

    • Gilberto P Filho

      Afinal para que serve as taxas e impostos pagos pelo contribuinte!!!

    • JORGE KRUG

      Concordo plenamente. Minha avó já dizia:"OLHO GRANDE,CRIA REMELA."

  • Yves

    Isto tudo é muito suspeito para mim… Em um momento a Gol compra a Webjet, no seguinte "estamos quebrando, demitindo funcionários e tudo mais" , e agora na briga pela TAP… Muito estranho…

  • Rafael

    Amigos, não esqueçam que apesar da Gol estar em aparente crise e ter feito a compra da Webjet pouco tempo atrás, SEMPRE haverá o BNDES com uma "mãozona amiga" pra aportar capital e ajudar todos as grandes empresários.

    • Brum

      …se o Brasil é um "país de todos", o BNDES é a mãe solidária, sempre disposta a financiar todo e qualquer empresário 'necessitado'! 😉

  • JOAO GUILHERME

    Piadinha sem graça hein..

  • Paulao Sabino

    Com a falência da Pluna, a Gol não repensa em manter a rota GRU – Santiago?

  • Felipe Rossi

    Tomara que não dê certo… A Gol iria acabar com a TAP… as outras cias cada vez mais aprimoram o serviço e respeitam o cliente, a Gol só se preocupa em lucrar mais e piorar a qualidade de seus serviços…