TAM, Avianca e GOL estão interessadas no leilão da TAP, aponta Fiesp

Denis Carvalho 11/09/2012 às 12:40h 62 Comentários

À medida que  o processo de privatização da TAP avança, as companhias aéreas do mundo todo se mobilizam para ver quem vai ficar com a companhia portuguesa, que detêm um corredor estratégico entre a América do Sul e a Europa, mas traz consigo uma estrutura deficitária e dívidas gigantescas, com prejuízo de 100 milhões de euros apenas no ano passado. Por enquanto, apenas a IAG – grupo da British Airways e Ibéria – confirmou que vai participar da disputa, mas muitas outras companhias, inclusive as brasileiras, poderão disputar a compra da TAP.

A última confirmação nesse sentido veio da Fiesp. De acordo com a federação das indústrias paulistas, TAM, Avianca e GOL querem estudar a situação da TAP para ver a viabilidade de arrematar a companhia portuguesa. “As companhias manifestaram interesse em olhar com atenção o caderno de encargos da TAP”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da Fiesp, Roberto Gianetti da Fonseca. O diretor realçou que a TAP pode ser estratégica para uma empresa brasileira por conta de seus mais de 50 voos mensais entre o Brasil e Portugal e da sua conexão com a África.

José Efromovich, presidente da Avianca Brasil e membro do grupo Synergy (que controla a AviancaTaca), confirmou que sua organização tem interesse na compra da TAP e pode fazer lances no leilão da aérea portuguesa. Ao mesmo tempo, deixou claro que seu apetite pela aérea europeia tem limites.

“A empresa que teve prejuízo de mais de 100 milhões de euros no ano passado nos interessa”, disse ele, referindo-se à TAP. “É negócio. O grupo Synergy olha negócios onde atua. Vamos analisar para ver se existe uma maneira real de reverter este prejuízo.” No entanto, ele observou também que a AviancaTaca já voa para a Europa e que não fará nenhuma oferta pela TAP que ponha em risco o equilíbrio de seu caixa.

O executivo recordou que, no passado, tanto a Varig quanto a Pluna estiveram no radar de aquisições da Avianca, mas ambas foram descartadas quando se percebeu que “não eram negócio” – atitude que pode ou não se repetir no caso da TAP, a depender dos números da aérea portuguesa.

Negócio milionário

As últimas estimativas dão conta que o comprador da TAP terá que investir pelo menos 500 milhões de euros para recuperar a companhia portuguesa. Até ao momento, 17 potenciais interessados na TAP já receberam um primeiro documento com informações sobre a companhia aérea.

Alémn do grupo IAGe da Avianca, aparecem na lista empresas como Lufthansa, Delta, Virgin e as portuguesas EuroAtlantic, próxima da Avianca, e Sata, além de Qatar Airways e Turkish Airways. O governo português quer encontrar os investidores da TAP até ao final do ano.

Com informações dos portais Jornal de Negócios, Panorama Brasil /DCI e Informação online

 

62 comentários para “TAM, Avianca e GOL estão interessadas no leilão da TAP, aponta Fiesp

  1. THIAGO SSA

    Nem pra GOL comprar já que pretende expandir para o exterior.

    Mais anda tão mixuruca ultimamente, engasgando com esse voo para MIA.

    rsrsrsrs.

    Responder
  2. Thiago Castro

    Como acumulo milhas no Smiles, seria uma boa se a GOL adquirisse a TAP (mas acho isso bem improvável). Mas do ponto de vista do serviço, o melhor seria a Avianca…

    Responder
    1. Danilo Fernando

      Será que o povo da TRIPAZUL tem bala na agulha?

      Responder
  3. nilce

    gostaria de viajar de goiania para são luis so que com passagem do tipo promoções relampagos

    ate o dia 26 de setembro.

    obrigada

    Responder
    1. Paulo

      Eu me divito com isso!

      Ehhehehehe…

      Responder
  4. gabriel

    Que pena que ela será vendida… A TAP era a melhor opção saindo de Belo Horizonte para a Europa.

    Responder
  5. Amanda

    Tomara que seja a Tam, Gol tá muito podre ultimamente…

    Responder
  6. Fabiana Bortoleto

    Pela expansão dos negócios aposto na Latam para esse leilão.

    Seria interessante a Latam entrar nessa jogada já que hoje a Lan já possui uma rotina de voos para as Américas em Geral e assim poderia expandir sua malha para a Europa e África.

    Responder
  7. Vitor J. Nunes

    Não sei se os amigos do MD já noticiaram isso:

    Folha de São Paulo

    05/09/2012 – 12h41

    Empresa aérea da Costa Rica fará voos regulares ao Brasil

    DO VALOR

    A Lacsa, empresa aérea de Costa Rica controlada pela companhia de El Salvador Taca, vai passar a operar de forma regular três voos por semana entre Brasília, Bogotá e Costa Rica.

    A companhia vinha operando esta rota, mas com voos não regulares.

    A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu hoje autorização para a companhia operar de forma regular no Brasil. Ela tinha autorização jurídica para funcionamento, mas dependia desta permissão da Anac para operar voos regulares no país.

    A partir de meados de 1999, a Lacsa mais quatro companhias aéreas da América Central passaram a integrar o grupo Taca, que conta, atualmente, com frota de 46 aeronaves e voos para 50 destinos, em 22 países.

    Em outubro de 2009, a colombiana Avianca, controlada pelo grupo Synergy, do empresário German Efromovich, promoveu uma fusão com a Taca, criando a holding Avianca Taca.

    O plano da companhia é integrar totalmente as duas empresas, que passarão a usar apenas a marca Avianca, até o fim de 2015.

    Responder
  8. Romeu

    Espero que não seja a LATAM. Se eles venceram vão utilizar a política de milhagem deles para a TAP. A TAM diz que com 40 mil pontos você consegue passagem para OS Estados Unidos, mas na prática essas passagens não existem, você entra no site e só vê passagens com muito mais pontos que isso. Outro dia, aqui mesmo, foi anunciada uma promoção em que a TAM vendia passagens aos Estados Unidos por 40 mil pontos. Isso é promoção?

    A TAP tem uma política de milhas honesta, você consegue achar as passagens com três ou quatro meses de antecedências. A diferença é que custa 70 mil para a Europa e na TAM, quando você acha, custa 60 mil. Para mim isso não importa, a TAP tem regras claras e cumpre as regras, desde o início eu sei que preciso de 70 mil milhas para viajar para a Europa, e quando quero ir acho por esse valor. O que eu não gosto na TAM é que quase nunca você acha passagens com milhas no preço básico.

    Responder
  9. Thiago Castro

    Se o BNDES financiar, talvez, mas acho muito difícil.

    Responder
    1. Fabio

      A AZUL SÓ DEU PREJUÍZO ATÉ AGORA…o dinheiro vem da jet blue

      Responder
  10. Thiago Castro

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA, só rindo mesmo!!!!

    Responder
  11. Thiago Castro

    Talvez mantenham a rota. Tenha esperança… ;)

    Responder
  12. diego

    É muito dificil a Tam comprar pois a Lan adquiriu em forma de fusão e ela não anda lá bem das pernas,a Gol esta fazendo reestruturação e é muito dificil a Avianca sim que poderiam adquirir ela eu torço pela Avianca, o prejuizo da Tam é até maior que o Tap é quase improvavel e a Gol toda hora nega que quer fundir com Tap, então pra mim isso é noticia velha só pra encher linguiça!!

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Esse é um assunto que interessa a muitos leitores, por isso achamos importante postar, especialmente pela confirmação de uma entidade respeitada como a Fiesp e pelas declarações da Avianca. Não estamos aqui para "encher linguiça". Se o assunto não te interessa, basta não clicar no título e não ler.

      Responder
      1. Danilo Fernando

        Da série: 'Podia dormir sem essa'!

        Responder
      2. victor

        Desnecessária a resposta ríspida de Denis para o Diego. Não parece ter havido crítica ao MD, mas sim à Fiesp, ou fonte da informação. E tão somente expressou a opinião dele assim como faz vários jornais. Miriam Leitao por exemplo está sempre a comentar sobre tudo e mais um pouco, qualquer que seja o assunto..

        Responder
    2. Thiago Castro

      Quem "encheu linguiça" foi vc com seu comentário desnecessário…

      Responder
  13. Marcos Reis

    Cadê as promoções de hoje???

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Estamos escondendo para postar tudinho num montão no fim do ano! :-)

      Responder
      1. Brum

        #ChavesFeelings

        Responder
      2. Danilo Fernando

        Da série: 'Fala o que quer, ouve o que não quer'!

        Responder
      3. Wendel Avelar

        Será que aparece alguma coisa para Miami ou Toronto esta semana ?

        Responder
  14. Daniela

    Na verdade eu queria mesmo é que melhorasse a concorrência dentro do Brasil. Tem cidade que somente uma empresa aérea atende.

    Responder
  15. Brum

    e o quico?

    Responder
  16. roseane melo

    gostaria de uma passagem por dia 16 de setembro pra uma pessoa so de recife pra sp guarulhos ou congonhas

    Responder
    1. Brum

      Quer com amendoim ou sem amendoim?

      Responder
      1. Wendel Avelar

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Responder
      2. Fabio

        A gol está cobrando pelo amendoim…só água que é 0800, e na webjeq nem isso. kkkkkkkkk

        Responder
  17. Michael

    Vai ae então, ahauhaua

    Responder
  18. Guilherme Diniz

    Deixe o numero do seu cartão credito aqui e endereço que iremos pedir pra nosso motorista lhe buscar em casa e lhe deixar no aeroporto.

    Responder
  19. Claudio

    Dona Nilce

    Por favor informar seu CEP, para envio da sua passagem via Correio assim que surgir uma promoção do tipo relampago.

    Obrigado

    MD Linhas Aereas

    Responder
  20. Danilo Fernando

    Hum… desculpe… as passagens do tipo promoções relampagos acabaram! kkkkkk

    Responder
    1. Fabio

      se vc comprar no peixe urbano…eles dão um voucher de 50 reais na azul, espero ter ajudado.

      Responder
  21. Aline

    hahahaha, só eu que estou rindo com os comentários e as respostas dos comentários?! hahahaha

    Responder
  22. Aline

    Que tal MD Linhas Aereas fazer essa compra da TAP? Assim atendia-se melhor os pedidos aqui deixados, hahahahhahahahaha

    Responder
    1. Wendel Avelar

      Boa sugestão Aline!!!

      Responder
  23. Alisson

    Se eu tivesse dinheiro, comprava a Pluna.

    Se eu tivesse muito dinheiro, comprava a Tap.

    São poucas as oportunidades como estas.

    Responder
    1. Thiago Castro

      Se eu tivesse muito dinheiro comprava era um jato particular e largava essas cias aéreas pra lá. :)

      Responder
  24. Franco

    Tomara que sejam os gringos a comprá-la. Se TAM comprar, mata todos os voos para superlotar (ainda mais!) os seus voos para a Europa.

    Responder
  25. Cely

    Acompanho sempre os debates por aqui, tenho aproveitado muitas dicas de vocês. Agora preciso mesmo de suas opiniões. O caso é que estamos naquele mês de promoção de transferir milhas em dobro para o tapvictoria. Eu tenho milhas para transferir, mas agora fiquei com medo: será que o comprador vai manter o programa? Vale a pena arriscar?

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Transfira sem medo, não deve haver problemas com isso!

      Responder
  26. Viviane Lima

    E ainda caba com o programa de milhagem! Tensa, acho que vou esgotar logo minhas milhas…

    Responder
  27. Otavio Augusto

    Se a Avianca/Taca ganhasse seria ótimo visto que poderiamos acumular LIFE MILES usando cartão CAIXA inclusive eu enviei uma mensagem para a CAIXA fazer um convênio de milhas com Life Miles que é o melhor programa de milhagem do mundo…promoção 2 x 1 não vivo sem vc!!!

    Responder
  28. Rafaeel

    Kkkkkkkkkk é cada uma que aparece por aqui

    Responder
  29. Jacqueline

    Adeus vôo direto de Porto Alegre para Lisboa. Estava bom demais mesmo. X

    Responder
  30. Diego

    Bom pessoal primeiramente eu vejo a cada dia como andam algumas empresas de aviação tem coisas que não dá para postar aqui como exemplo teve um problema na Aerosur não só lá o responsavel da Aerosur só faltou jurar que estava tudo bem não deu 1 mes a empresa faliu deixou todo mundo na mão e 2 mil desempregados!!!mas mudando de assunto sobre a Tap o Panrotas,Veja,época,etc., já falav tudo isso então humildade é muito bom,só o futuro dirá na imprensa é assim vc não tem nada pra passar exemplo amanhã na Folha de Sp, passe alguma coisa que aconteceu semana passada ou 2 dias atrás e pronto não deixou em branco assim funciona a imprensa mundial não só brasileira e claro o MD também faria o mesmo não é? o futuro dirá sobre essa fusão e outra Tam e Gol não estão com essa bola toda!!!para comprar empresa Europeia e estando no vermelho!!!

    Responder
    1. Diego

      em momento algum critiquei o MD!!

      Responder
  31. Diego

    gostei de sua resposta

    Responder
  32. Diego

    olha amiga vai ser meio dificil a cias grandes como Tam e Gol não se interessam as unicas são Azul e Trip vai saber porque a Azul comprou a Trip

    Responder
  33. Brum

    Nossa, como vc escreve mal.

    Texto sem sentido, sem nexo, sem vírgula…enfim Telecurso 2000 de Português já!! ;)

    Responder
  34. Ranerio

    Acabo de fazer esse voo LACSA BSB X BOG, como escala de uma viagem para Miami. Eu estranhei quando entrei no site da Infraero para ver se estava no horário e o voo não constava, agora está dizendo na notícia que ele não é regular, mas eu indo no site do Lifemiles ele aparece em praticamente todas as pesquisas que faço partindo de Brasilia e indo para EUA ou America do Sul e Central.

    O voo foi ok, o avião é um A-319 mas a configuração é boa, não é apertado, mas falta sistema de entretenimento individual. E são 5 hs BSB x BOG, chega uma hora que fica chato ficar parado sem sistema de entretenimento. Em BOG peguei um voo Avianca (tambem é do grupo da TACA, reservei com Lifemiles que comprei nas famosas 2×1) e o aviao A-320 mas com sistema de entretenimento, mas bem mais apertado, porem passou bem mais rapido o tempo de voo, 3 hs de BOG para MIA.

    Nao foi uma experiencia ruim a vinda, mas o fato de ficar 1 hora e pouco na imigracao em MIA acabou com o meu bom humor.

    O voo saiu por 26 mil milhas x 15 dolares por 1000 milhas = 390 dolares + taxas. Excelente negocio. Agora a TACA deveria trocar esses avioes da LACSA por algo com entretenimento.

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Ranerio, você não fez fotos desse voo, né? Daria uma boa avaliação para o site!

      Responder
  35. Vitor J. Nunes

    É. Eu também não consegui entender.

    Responder
  36. segundotorres

    Ihhh, vc demorou, foi tão relampago que já veio, já foi embora a promo.

    Mas me passa celular, telefone fixo, cpf, RG, comprovante de renda, que te passo todas as infos quando aparecer a próxima.

    AHahhahahahA

    Brincadeira, né? É cada um que aparece.

    Responder
  37. Paulo

    Oi! nessa função toda, como fica quem já comprou passagens para Dezembro????

    Responder
  38. Vitor J. Nunes

    Avianca Brasil pode levar TAP com desinteresse de europeias

    http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/aquis

    Analistas dizem que o negócio pode atrair cerca de 500 milhões de euros. Leilão da TAP é evitado pelas maiores companhias da Europa.

    Henrique Almeida e Alex Webb, da Bloomberg.

    Lisboa/Frankfurt – O leilão do governo português para vender a estatal TAP SGPS SA tem sido evitado pela três maiores companhias aéreas europeias, aumentando as chances de que a empresa seja levada por uma concorrente da América Latina. Analistas dizem que o negócio pode atrair cerca de 500 milhões de euros.

    Air France-KLM Group, Deutsche Lufthansa SA e a IAG, da British Airways, não fizeram oferta até o prazo final na semana passada, disseram as companhias à Bloomberg. Entre as ofertas não vinculativas há uma da empresa brasileira Synergy Group, proprietária da marca Avianca, segundo três pessoas com conhecimento do processo de venda.

    A TAP ofereceria para a unidade brasileira da Avianca muitas conexões a partir de Lisboa. Empresas europeias que poderiam se interessar pelas rotas da TAP na América do Sul estão ocupadas em absorver aquisições anteriores e a Lufthansa também poderá ficar de lado porque a Star Alliance, que atualmente inclui a TAP, conta com o braço colombiano da Synergy.

    “O único valor da TAP está em sua rede na América Latina”, disse Yan Derocles, analista de aviação do Oddo & Cie, em Paris. “A Star é mais fraca lá, mas a Avianca Taca é membro, portanto isso poderá ser contrabalançado através deles. E é um bom ponto de entrada para Avianca na Europa, ainda que não seja no centro.”

    O proprietário da Synergy, German Efromovich, procura rotas mais longas para a Avianca Brasil, fruto da empresa anterior, a OceanAir, disse uma das pessoas, que pediu para não ser identificada porque as conversas sobre a venda da companhia são privadas. Uma porta-voz da Synergy em São Paulo se negou a comentar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>