PRÊMIO MELHORES DESTINOS 2017: CONHEÇA OS VENCEDORES

02 · fevereiro · 2017

O grande dia chegou! É hora de revelarmos os vencedores da primeira edição do Prêmio Melhores Destinos! Foram mais de 36 mil participantes, que superaram todas as nossas expectativas, deram seus votos e ajudaram a eleger os melhores em cada categoria, os favoritos do turismo no Brasil.

Mas antes, com muito orgulho apresentamos a vocês o troféu Melhores Destinos, que será entregue a cada um dos escolhidos na votação.

A estatueta traz os símbolos que representam o MD: a lupa sempre em busca das melhores oportunidades e promoções, o avião e o marcador de destinos. No centro, porém, há um novo e mais importante elemento: um viajante! Ele representa cada um de vocês, leitores que compõem a grande comunidade do Melhores Destinos, em especial os mais de 36 mil participantes desta pesquisa.

A importância desse prêmio é imensa, porque ele não representa a opinião da nossa equipe ou algum grupo de “especialistas”. Representa exclusivamente a opinião dessa imensa comunidade de viajantes, que todos os dias acessa, comenta, participa, opina, compartilha e são a razão de existir do Melhores Destinos! Nada mais justo que vocês ocupem o posto de maior destaque nesse troféu! (E cá entre nós, ficaram uma belezinha, não é?).

Mas vamos ao que interessa! Ladies and gentlemen, temos a honra de apresentar os grandes vencedores do I Prêmio Melhores Destinos:

Melhor companhia aérea nacional

A primeira categoria do Prêmio MD não trouxe surpresas: a Azul lidera o Ranking de Melhores Companhias Aéreas desde a sua criação. Os modernos aviões Embraer, o serviço de bordo e o sistema de entretenimento com TV ao Vivo são alguns diferenciais da companhia. O segundo lugar da Latam foi mais inesperado, já que a Avianca Brasil é a segunda em nosso ranking. É provável que a grande malha da Latam tenha pesado a seu favor.

VENCEDOR
35,87%
30,85%
16,55%

Melhor companhia aérea internacional

A Emirates foi eleita melhor do mundo no último ranking Skytrax e repetiu a façanha no Prêmio MD, com quase 15% dos votos. A companhia com sede em Dubai tem tudo para agradar ainda mais os fãs nesse ano, quando passará a voar para São Paulo com o Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo. Em segundo lugar, a American Airlines surpreendeu, mostrando que sua revitalização anos atrás surtiu efeito. Destaque ainda para a TAP, que ficou com a medalha de bronze.

VENCEDOR
14,90%
11,20%
10,42%

Melhor programa de milhas internacional

Primeira surpresa do ano: o Latampass é o melhor programa de milhas internacional na opinião dos nossos leitores! Os chilenos tiveram uma disputa ferrenha com o Victoria da TAP, que liderou a votação em muitos momentos, mas ao final saíram vencedores com quase 2 pontos percentuais de vantagem. Vale lembrar que na pesquisa do ano passado o Lanpass ficou em quinto colocado, enquanto o Victoria foi o segundo. Campeão absoluto nas edições de 2015 e 2016, o AAdvantage da American Airlines perdeu o posto pela primeira vez. Culpa das profundas (e péssimas) mudanças adotadas por ele, a exemplo dos concorrentes americanos Dela SkyMiles e United MileagePlus.

VENCEDOR
15,27%
13,40%
12,98%

Melhor programa de milhas nacional

A escolha do melhor programa de milhas do Brasil foi a única realizada em pesquisa separada, com mais de 25 mil participantes. Nela, os leitores eram convidados a avaliar seus programas de milhas em vários quesitos e o programa da Azul consegui a façanha de ser o melhor em todos, algo inédito nas pesquisas realizadas pelo MD. Segundo as notas dadas pelos nossos leitores, o TudoAzul teve média 3,59 pontos, de um total de 5 possíveis. O segundo lugar ficou a Multiplus / Latam Fidelidade, com 3,31 pontos. Na terceira colocação, o Amigo da Avianca, com 3,27 pontos, e, na quarta colocação, a Smiles, com 3,21 pontos. Veja detalhes aqui

VENCEDOR
3,59
3,31
3,27

Melhor empresa de seguro de viagens

Os seguros de viagem foram a categoria mais acirrada do Prêmio MD! Menos de 100 votos decidiram a disputa em favor da Allianz Global Assistance, eleita com 0,29 ponto percentual à frente da Assist Card! Melhor para a seguradora alemã, que é uma das maiores do mundo e conquistou a confiança dos leitores. Destaque também ao seguro oferecido pelos cartões Visa, que ocuparam a terceira colocação, à frente dos rivais Mastercard (4º) e American Express (8º).

VENCEDOR
10,79%
10,50%
10,17%

Melhor locadora de veículos

Locação de veículos não é um assunto corriqueiro no MD, por isso estávamos curiosos sobre o resultado dessa categoria. A Localiza venceu com ampla facilidade as concorrentes Hertz e Movida. Um justo reconhecimento à empresa fundada em Belo Horizonte e considerada uma das maiores locadoras do mundo, com mais de 560 lojas e 136 mil veículos no Brasil e outros 6 países da América do Sul.

VENCEDOR
36,09%
19,81%
16,54%

Melhor rede de hotéis

Mais uma vitória fácil, mas esta mais do que esperada. Não é segredo que os hotéis do Grupo Accor são os favoritos dos nossos leitores. Redes como Ibis, Mercure, Novotel, Adagio, Pullman, MGallery e Sofitel, entre outras, estão entre as favoritas nos quase 100 países em que o grupo francês opera. Isso sem falar no Le Club, único programa de pontos de hotéis com grande participação dos leitores! As medalhas de prata e bronze ficaram com Blue Tree e Hilton, respectivamente.

VENCEDOR
34,44%
6,00%
5,68%

Melhor destino de viagem (país)

A alta do dólar teve pelo menos um lado positivo: fez com que mais brasileiros optassem por passar suas férias no Brasil. Como reflexo disso, nosso país foi eleito como melhor destino de viagem de 2016. As Olimpíadas do Rio de Janeiro também pesaram na escolha, já que muitos se programaram para torcer pelos atletas brasileiros e acompanhar de perto a elite do esporte mundial em nosso país.

VENCEDOR

Brasil

20,42%

Estados Unidos

12,32%

Portugal

6,75%

Melhor destino de viagem no Brasil

O Rio de Janeiro continua lindo! Destino mais famoso do Brasil e um dos mais conhecidos cartões postais do mundo, o Rio dispensa explicações para ser eleito o melhor destino brasileiro. Mas 2016 foi especial por conta dos Jogos Olímpicos, que levaram ao Rio milhares de turistas do Brasil e do mundo! Na segunda colocação, Gramado mostra a importância de receber bem o turista, quesito em que a Serra Gaúcha se destaca!

VENCEDOR

Rio de Janeiro

15,81%

Gramado

7,38%

Florianópolis

5,87%

Melhor site de reserva de hotéis ou acomodações

Mais uma vitória bem tranquila e também esperada! Não é de hoje que o Booking ocupa o primeiro lugar quando o assunto é reserva de hotéis! Uma ampla e variada seleção de opções, ótimos preços, opiniões confiáveis de clientes e ótimo atendimento pós-venda são alguns dos diferenciais do site com sede na Holanda. Na segunda colocação, o AirBNB tem revolucionado a forma de viajar de milhões de pessoas mundo a fora, oferecendo apartamentos e acomodações alternativas com ótimos preços!

VENCEDOR
43,49%
12,68%
10,46%

Melhor agência de viagens online

A rivalidade entre brasileiros e argentinos no futebol não impede que a maior e mais querida agência de viagens online do Brasil tenha sede na terra dos hermanos. O Decolar.com, eleito o favorito da ampla maioria dos leitores, é a filial brasileira do grupo argentino Despegar, mas responde por 40% das vendas. No segundo lugar aparece a CVC, que hoje é também dona do Submarino Viagens, e em terceiro o Viajanet, agência de viagens online que mais cresceu no ano passado.

VENCEDOR
33,67%
12,68%
11,24%

Melhor aeroporto nacional

Desde que passou a ser administrado por um consórcio privado, o Aeroporto de Guarulhos – ou GRU Airport, como vem sendo chamado – coleciona ótimos resultados. O moderno Terminal 3 e as mudanças nos demais terminais deram a ele com facilidade o título de melhor aeroporto do Brasil. Ainda há muito a ser melhorado para chegar ao padrão dos melhores aeroportos internacionais, mas os avanços são inegáveis. Na segunda colocação, mais um aeroporto com administração privada: Brasília. Parece claro que é este o caminho a ser seguido!

VENCEDOR
32,80%
14,03%
8,76%

Melhor banco ou emissor de cartão de crédito

Por fim, na categoria de melhor banco ou emissor de cartão de crédito para acumular milhas, o Banco do Brasil foi o preferido da maioria, seguido de perto pelo Itaú. A medalha de bronze ficou com o Santander. O BB sempre teve boa reputação entre os milheiros e ultimamente muitos têm aderido aos cartões ELO, bandeira criada pelo banco em conjunto com Bradesco e Caixa. Além disso, a Livelo, programa conjunto do Banco do Brasil com o Bradesco, tem feito promoções interessantes.

VENCEDOR
27,76%
24,12%
15,64%

Conclusão

Queremos agradecer a todos os milhares de leitores que dedicaram seu tempo para participar dessa pesquisa e eleger os seus favoritos. Parabenizamos também os vencedores, já que não é fácil alcançar o reconhecimento em uma votação com tantos participantes e com o perfil dos leitores do MD: pessoas acostumadas a aproveitar as melhores oportunidades em suas viagens.

E então? Gostou dos resultados? Discorda de alguma categoria? Deixe sua opinião nos comentários e participe!