Como preencher corretamente o nome do passageiro em uma passagem aérea

João Goldmeier 2 · agosto · 2017

A forma certa de preencher o nome e sobrenome na hora de comprar sua passagens aérea é um ponto que gera muitas dúvidas entre marinheiros de primeira viagem e mesmo viajantes experimentados. Um erro nesta hora pode custar bem caro, por isso é importante estar atento e fazer o preenchimento de forma correta.

Ao preencher os dados da reserva surgem as primeiras dúvidas: eu tenho um nome composto, como faço? Quais sobrenomes eu devo inserir? Perguntamos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se existe alguma norma que estabeleça a maneira correta do preenchimento e ficamos surpresos ao descobrir que não há!

Mas e aí, não tem jeito? Tem sim, existe uma maneira fácil de resolver a questão: olhar o passaporte!

Vejam no exemplo abaixo, divulgado pela companhia South African, o passaporte de José Rodrigues da Silva:

O preenchimento correto é RODRIGUES DA SILVA no campo sobrenome e não apenas “SILVA” ou “DA SILVA” e JOSÉ no campo nome. A reserva deve ser feita na mesma sequência apresentada no passaporte, com todos os sobrenomes e nomes.

Evite abreviações de nome ou sobrenome e informe o seguimento familiar, caso possua (Junior, Filho, Neto, entre outros). Então alguém que se chame José Rodrigues da Silva Neto, deve preencher RODRIGUES DA SILVA NETO no campo sobrenome e JOSÉ no campo nome.

É importante certificar-se de que o nome e o sobrenome do passageiro correspondam exatamente ao passaporte que será usado na viagem. Se o nome estiver prestes a mudar (por causa de casamento ou outro motivo), lembre-se de inserir o nome de acordo com o passaporte que será usado na viagem.

E quem ainda não tem passaporte? Via de regra, o ideal é colocar os nomes no primeiro espaço e os sobrenomes no seguinte, mas vale a pena consultar o site da companhia para ver se ela tem alguma instrução a respeito, especialmente em voos internacionais para a área do Mercosul, que não exigem passaporte e podem ser feitos com a Carteira de Identidade.

Correção de nome na passagem

A partir da vigência da Resolução 400 da Anac, pequenos erros de grafia como troca ou falta de letras podem ser corrigidos até o check-in sem custo. No caso de voo internacional que envolva operadores diferentes, os custos da correção podem ser repassados ao passageiro (imagina o transtorno!).

Vale lembrar que a correção do nome não altera o caráter pessoal e intransferível da passagem aérea, ou seja, não é possível alterar o nome para inserir o de outra pessoa para que ela viaje no seu lugar.

Alguém já teve problema com o nome inserido na reserva? Conte como foi nos comentários!

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Hugo Dostoievsk

    Faltou esclarecer como fazer com sobrenomes grandes. Algumas companhias limitam a quantidade de caracteres.

    • Antonio Silveira Junior

      Ótimo. Mesmo problema que enfrento. Minha esposa tem, no passaporte, o sobrenome “Trevisan Siqueira da Silveira”… é quase impossível escrever tudo isso. Tenho optado sempre apenas pelo “Silveira”, mas cada vez que vamos pegar um voo fico nervoso, com medo de ser negado o embarque em função do nome…
      Mesma coisa com o meu nome: tem um “da” no início do meu sobrenome: “da Silveira Junior”. Péssimo isso…

      • Diego Chiappetta

        O nome da sua esposa é mole. Olha o meu: Diego Chiappetta Mendes Barreto dos Santos

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          O meu tem 52 caracteres kkkkk

          • Carlos Silva

            E o meu, quase gera um transtorno. Sobrenome “SILVA”, dai pensam que sou parente do Lula, e o risco de ser barrado é grande!! KKKKKKK

          • El Jonhnny

            Não bara não, como disse o VinDiesel: “Aqui é o Brasil!”

          • El Jonhnny

            Dom Pedro 3º ?

        • RABUGENTO SFQNS

          É quase o meu problema. Resolvi da seguinte maneira usando o seu nome.
          Nome: Diego Chiappetta
          Sobrenome: Mendes Barreto dos Santos.
          Resultado: O nome sai completo na emissão da passagem.

        • Daniela Almeida

          @Diego você coloca “Santos” ou “dos Santos”? Eu sempre coloquei “Silva” ao invés de “da Silva” e nunca tive problemas.

          • Luiz Fernando ARRUDA

            Dani, procedia assim e não havia problemas. Porem hoje as regras estão alteradas e precisa inserir o DA / DE / DOS. Tem de ser conforme esta no passaporte.

        • Cristiano Rezende

          kkkkk Pior é o da minha tia…..
          Maria das Graças Melo Resende Feltran Portela

    • Christiano Andrade

      Sim. Sempre me orientaram a colocar o último sobrenome, a TAP faz isso, por exemplo, mas sempre tenho receio.

      • Dária Baísa

        Eles mesmo dão essa orientação? porque um colega teve problema no embarque da TAP porque constava o primeiro e ultimo nome, em Guarulhos. Vou Sair de lá semana que vem. Liguei pro SAC me disseram que tinha que tá igual o passaporte e mandaram ligar pro Setor de Vendas de Lisboa para resolver (que não atende). Aí liguei pra TAP daqui de Brasília e aí já disseram que era só primeiro e último. Ou seja: vou saber na hora do vôo pelo visto

        • Dária Baísa

          No caso, no meu bilhete consta só o primeiro e ultimo, embora eu tenha nome e sobrenome compostos. Como consta em todas as outras passagens aéreas da minha vida rs – só fiquei preocupada porque o problema com o colega foi justamente na TAP (ele embarcou, mas precisou chamar o juizado pra resolver)

          • Marcelo Oliveira

            Sempre usei apenas o primeiro e o último nomes nas reservas de voos domésticos e internacionais, deixando de lado o sobrenome do meio e o “de” antes do último sobrenome. Nunca tive problemas, inclusive fiz 2 voos com a TAP nas últimas duas semanas.

        • Christiano Andrade

          Sim, eles me orientaram pelo telefone.

        • RABUGENTO SFQNS

          Há alguns anos tive o problema.
          Liguei para Lisboa e além de pedirem o número do passaporte que ficou registrado, inseriram o nome completo.
          Agora, em qualquer passagem coloco o nome inteiro, ou seja duas palavras no nome e três no sobrenome.

    • Sulamita Hurtado

      Verdade Hugo, fiquei esperando essa explicação…

    • Almir Neto

      EXATAMENTE. Acho que esse sim é o problema mais recorrente.

  • Cris

    Existem várias companhias estrangeiras que pedem que se preencha apenas o último sobrenome. E aí como é que fica? Eu tenho sobrenome composto (Nome – Sobrenome da Mãe – Sobrenome do Pai). Eu só preencho o meu primeiro nome e o último sobrenome e nunca tive problema, apesar de no meu passaporte constar >>Sobrenomedamae>>Sobrenomedopai>>primeironome.

    • Oi Cris, como dissemos não há uma regra oficial, se a companhia orienta a colocar apenas o último nome, preencha dessa forma. Eu também já usei apenas Denis Carvalho e ignorei meu nome do meio inúmeras vezes e nunca tive problemas

    • Francisco

      Nunca tinha visto esta versãõ˜do preenchimento correto do bilhete aéŕéó. Já´viajei inclusive pela South African e sempre utilizei a regra internacional geral de primeiro nome e úĺtimo sobrenome.
      Pessoalmente, acho temeráŕíó´éśta forma descrita no artigo, pois os campos para nome/sobrenome têm tamanho limitado e se nãõ˜couber tudo (e for omitido primeiro nome/úĺtimo sobrenome) provavelmente haverá´ṕŕóblema no momento do check in/embarque.

      • Ronald

        A recomendação do artigo está certíssima. Depois de viajar mais de 20 vezes para africa com a South African usando somente o sobrenome/nome na passagem, na minha última viagem em março deste ano foi NEGADO o meu checkin porque a reserva não tinha o nome do meio. Isso foi em um sábado a tarde, e custou 3 horas de tratativas até que o embarque fosse autorizado. Depois disso coloco no nome como no passaporte e pronto.

  • Na Delta, que me lembro por ter sido uma das ultimas que voei, não se consegue fazer check-in no totem se o sobrenome não estiver IGUAL ao do Passaporte. Daí só no balcão mesmo. Mas é o único porém, nunca tive problema – e meu nome com sobrenome é imenso, então sempre acabam os caracteres. Opto pelo primeiro e último, portanto.

    • Felippe Uhlein

      A American também não permite fazer o check-in pelo totem nesse caso. Coloquei apenas o primeiro e último nome e nunca consegui. Mas também já viajei com eles colocando o nome completo FELIPPE MATHEUS no nome e BORGMANN UHLEIN no sobrenome e também não funcionou. Mas nas duas vezes consegui viajar. Vai entender.

      • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Isso explica pq nunca consigo fazer check-in no totem na AA, sempre falha, tenho 2 nomes e 3 sobrenomes, não cabe….

        • Felippe Uhlein

          Me explicaram que pra funcionar no totem tem que ser exatamente igual. Mas mesmo exatamente igual não funcionou. Então, não sei kkkkkk

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            no meu caso no passaporte tem acento no sobrenome, tem um “de” no meio… coisas que geralmente não tem na passagem

          • Alex

            Na AA eles orientam a escrever o nome do meio. Por isso a gente no Brasil nunca acerta.

          • Geraldo Rezende

            O campo nome do meio na AA é muito pequeno, não cabe nenhum nome do meio brasileiro…

          • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

            Não faz mto sentido isso, aonde te orientaram assim?

    • Jose Luiz Barbosa

      Tenho nome composto (José Luiz) e 2 sobrenomes. Minha esposa também tem nome composto (Ana Clara) e 3 sobrenomes. Em viagens pela Delta (EUA-Brasil) fui orientado a usar sempre 1 nome e 1 sobrenome (Jose UltimoSobrenome e Ana UltimoSobrenome), entretanto checkin é sempre no guichê. Já teve casos, inclusive no Brasil (tam), deles emendarem os nomes composto no bilhete: ULTIMOSOBRENOME, JOSELUIZ.

    • Ricardo neves

      Engraçado que sempre sempre usei o primeiro e o último e nunca tive problema. Mas voltando dos EUA pela Delta tive o mesmo problema no totem. A funcionária da cia. disse que eu deveria ter colocado o nome tal qual o passaporte, porém as outras 3 pessoas da minha família, que só estavam com primeiro e último nome, conseguiram fazer o check in sem problemas no totem.

  • Julian

    Sempre tive essa dúvida! Nunca tive problema preenchendo o campo de sobrenome com apenas o último, porém há um tempo venho preenchendo com todos os sobrenomes (conforme dito no artigo) desde quando, no check-in de um voo internacional, a atendente corrigiu meu nome justamente pra no bilhete ficar igual ao passaporte – e me orientou a fazê-lo desta forma nas próximas vezes.

    • LuisDias

      Pois é, meu nome também é grande, e para complicar nos países de língua espanhola, o nome de família é o penúltimo sobrenome. Meu programa de milhagem é da COPA e como tenho o mais alto status, ganho upgrades com 5 dias de antecedência ao vôo. Ocorre que toda as vezes que usei meu nome como descrito no texto houve conflito entre sobrenome de família e o nome no programa de milhagem e deixei de ganhar o upgrade antecipado. Hoje uso para qualquer reserva, mesmo para Estados Unidos, meu primeiro nome e meu último sobrenome.

  • Igor

    Putz. Uma vez emiti passagens pros meus sogros viajarem conosco. Comercial. Mas o documento de identidade da sogra não tinha o nome de casado. Não embarcamos. Não teve jeito.

  • Mariana Ganança

    Eu costumo colocar só o primeiro nome e o último sobrenome, mas sempre​ fico na dúvida por conta do meu sobrenome que tem “ç” .. nas últimas vezes coloquei só “c” mesmo e tem dado certo, mas sempre fico meio tensa na hora do check in.

  • Luiz Carlos Debiazio

    Temos dupla nacionalidade e no passaporte de minha mulher aparece o nome de solteira e na folha seguinte aparece “casada com DEBIAZIO”

    como preencher nesse caso?

    Obrigado

  • Diego Santos

    Dependendo tem limitação de tamanho no campo sobrenome.
    Eu acredito que o correto é o ultimo sobrenome, duvide que alguém tenha problemas se fizer isso.

  • McTrinity

    Comprei passagem para o Canadá pelo site da United apenas com o nome e o último sobrenome. Um dos trechos era pela Air Canada e na ida não houve problema. Na volta, o pessoal da Air Canadá exigiu que eu fosse resolver o problema (corrigir o nome conforme o passaporte) com a United, antes de me dar o cartão de embarque.
    Outro problema ocorreu com a Delta. Eles exigem que o nome esteja conforme o passaporte, mas ao pedir para creditarem as milhas no Flying Blue da Air France, o sistema não aceita pois o sobrenome no programa está só com o último sobrenome (eles cadastraram o sobrenome do meio junto com o nome).

  • Marcio Rebello

    Que eu saiba, o padrão internacional é primeiro nome / último sobrenome.

  • Samantha Zarth

    Acabou de acontecer comigo. Você teve algum problema? (meus sobrenomes saíram emendados no bilhete)

    • André Kraemer Góes

      Vou voar com a Norwegian semana que vem e o nome está Andre Kraemergoes. Vamos ver como fica…

      • Samantha Zarth

        Posta aqui hehe Comprei com a Meridiana voando Air Malta e saiu “BRAGAZARTH”. Só consigo acessar a reserva digitando junto (e demorei um bom tempo pra descobrir isso =/ )

        • Bruno Pinho

          Esse ano mesmo na delta o nome veio como o seu(tudo junto)… Relaxa não tive problema nenhum para embarcar

      • Marcos

        Cara, em algumas cias, isso realmente acontece. Recentemente fiz uma viagem pela Copa e todos os nomes estavam colados na reserva. E também haviam bilhetes com nome inteiro e somente primeiro/último sobrenome. Deu tudo certo. A única dificuldade foi pra acessar as reservas que continham todos os sobrenomes na internet. Dava erro sempre. Mas ao ligar pra Copa, tava tudo certo…

  • Samantha Zarth

    O mundo é mais difícil para quem tem nome grande (e pouco dinheiro rs). Acho bom colocarmos nomes menores nos nossos filhos e facilitar a vida deles 😉

  • Diego Henrique

    Já tive, e por conta disso não pude viajar. Tive que comprar uma nova passagem na hora, bem mais cara que a passagem original. Processei a companhia após a volta da viagem e ganhei. Foi bem complicado.

    • Antonio Silveira Junior

      Diego, você poderia dar mais detalhes? Como informou o nome, se tem algum sobrenome que foi omitido, e o que passou a fazer em relação ao nome após ter tido o problema… agradecemos…

    • Bruno Pinho

      Fala Diego… Como foi o seu caso? Até para me previnir no futuro..

  • Victor Fagundes

    Pessoal, comprei pela Air europa só o primeiro nome e o último sobrenome! É a primeira vez que viajo com essa empresa! Alguém já teve problema preenchendo desse modo?

    • Cristiane Pedroso Garcia

      Já voei pela air Europa somente nome é último sobrenome sem problemas

      • Victor Fagundes

        Muito obrigado Cristiane! Deu uma tranquilizada

        • Matheus

          A reportagem gerou um certo pânico desnecessário… Se tu colocou o primeiro nome e último sobrenome, não há motivo para ter problemas. A norma internacional exige justamente isso. Pode ficar tranquila.

          • Marcio Rebello

            Concordo plenamente, Matheus.

          • Dogilson Santos

            Eu sempre preenchi só primeiro nome e ultimo sobrenome justamente para evitar maiores erros e já viajei para uns 20 países, aí vem essa notícia que ao invés de esclarecer aumenta ainda mais as dúvidas.

          • Orem B. Hartuing

            “Pânico desnecessário”, esse foi o melhor comentário até agora. Primeiro e último nome, galera, não tem como errar.

      • Renan Tiezzi

        Também fiz a reserva assim, liguei na Air Europe e eles disseram que tem um custo para alterar os nomes, e inserir os nomes do meio. Estou em dúvida se devo pagar ou nao.

  • Victor Akl

    Quando eu fui para Colômbia a companhia aérea me aconselhou a colocar o nome completo, exemplo: Silva Alves (sobrenome) Carlos Henrique (nome)

  • Renata Linhares

    E quando o nome tem mais caracteres que o campo? Existe um consenso?

  • Fala pessoal, beleza?
    Fiz a compra na Air Europa e na correria de comprar com desconto acabei não colocando o último nome por completo.

    Foi para eu, meu irmão, minha esposa e minha mãe as passagens na reserva comprada.

    O nome da minha esposa e mãe terminam corretamente (BISCAIA) e inseri assim na hora da compra.
    Mas o meu nome e do meu irmão termina com BISCAIA DA SILVEIRA e na passagem coloquei apenas BISCAIA.

    Ficou assim: BISCAIA, DIEGO e BISCAIA, JUAN.

    Por se tratar de um nome composto, acredito que só deixei de colocar o nome composto completo.
    Entrei em contato com a Air Europa e a atendente deles (Daniel Oliveira Silva) pediu para eu enviar um email com fotos dos passaportes que eles fariam as alterações.

    Ele me retornou, falando que a gerência deles informou que não haveria problemas.
    Eles apenas colocaram uma observação na minha reserva, colocando o nome completo meu e do meu irmão.

    Será que posso confiar nele? Isso procede ou serei barrado na imigração ou embarque.
    Fiz essas perguntas e ele me garantiu que não terei problemas para embarque. ele mesmo me disse que para embarque no Brasil preciso do primeiro nome e de algum sobrenome que esteja no passaporte.

    O que acham?
    Como devo proceder? Quais os meus direitos?

    Quero apenas garantir que minha viagem seja tranquila e sem possíveis surpresas no aeroporto.
    Conto com a ajuda de quem puder me informar corretamente. Obrigado!

    • Amanda Rangel

      Oi Diego! Não sei como é a Air Europa, mas eu tive um problema com o nome do meu marido pela TAAG. Minha cunhada comprou as passagens e colocou o nome de casado do meu marido (ele também mudou o nome: tirou um sobrenome dele e colocou um meu), porém ele ainda não havia alterado no passaporte dele. Eu entrei em contato com a TAAG, expliquei a situação, e eles me pediram que enviasse cópia da nossa certidão de casamento e do passaporte dele. Eles aceitaram meu pedido e colocaram anotação no bilhete. Não tivemos problema algum. Fizemos o check in e o nome dele saiu apenas com o último sobrenome. Aconselho você a imprimir os emails e levar por garantia. E dá uma olhada na reserva para ver se houve modificacão também.

      • Oi @Amanada, tudo bem? Na minha reserva eu não consigo verificar as observações que eles colocam no sistema, pois é somente para visualização deles, perguntei isso também. Mas dai eu liguei lá para a Air Europa de Madrid, fiz as mesmas perguntas, me falaram que não tinha problemas nenhum e me confirmaram que estava anotado no sistema deles o meu nome e o do meu irmão completo. Já ta tudo impresso! Vamos ver, mas como vai ser só daqui 1 ano a viagem, acho que ainda vão mudar alguma coisa, e nessa aproveito para poder trocar os nomes corretamente, rs.

        Obrigado novamente!

        E quem tiver alguma opnião, que por favor informe!

  • Matheus

    Se existe um seguimento familiar, é preciso colocar o último sobrenome + o seguimento familiar… o procedimento foi correto.

  • Leticia

    E na epoca que comprei a passagem eles não tinham especificado a forma que deveria ser preenchido o nome, mudaram recentemente…

  • Nome e último sobrenome somente, mesmo quando composto. Isso deve ser seguido principalmente por quem possui mais que uma cidadania e cujo os nomes são diferentes nos passaportes. Em meu caso, um dos nomes é suprimido em um de meus passaportes e, se seguisse o descrito aqui, certamente teria problemas em alguns dos aeroportos.

    No exemplo acima, se usar Jose Silva, não terá problemas (exceto em meia dúzia de países loucos).

  • RABUGENTO SFQNS

    Sair colado como uma palavra só não é problema.

  • Victoria

    Quase tive. Fui pegar um voo interno de Toronto para Quebec pela Portland e ai que percebi que uma parte do meu nome estava no meu Passaporte como sobrenome. Já viajei muita vezes com este passaporte e nunca havia percebido. Havia uma Supervisora treinando a pessoa do guichê e me perguntou se EDE era nome ou sobrenome. Como achei estranha a pergunta deu uma olhada, com meu passaporte de cabeça para baixo para mim e virado para ela, percebi que estava como sobrenome. Na mesma hora disse que era sobrenome. Ainda bem que tive este insight pois caso contrário iria ser uma chateação, pois a Supervisora tinha que mostrar a aprendiz tudo em detalhes. Agora toda vez que preencho algo de viagem coloco o EDE como sobrenome.

  • Ruan

    Eu tenho nome duplo e dois sobrenomes. Às vezes preencho só o primeiro e último nome, às vezes os dois primeiros e o último sobrenome, às vezes o nome e os dois sobrenomes, às vezes completo, e nunca tive problemas

  • Eduardo Barros Leal

    Meu nome completo é Luiz Eduardo de Barros Leal Reis, as passagens só emitem com o nome REIS LUIZ, no meu trabalho e entre parentes, amigos e colegas sou conhecido por Eduardo Barros Leal, quando recebo passagens/voucher e vejo REIS LUIZ, acho estranho.
    Poderia ser Barros Leal Reis/Luiz Eduardo ?

  • Luiz Fernando ARRUDA

    Andre. Isso depende do sistema de reserva (GDS) que a empresa aérea usa. Sabre e Amadeus e sistemas on-line usam o espaço entre nome e sobrenome, porem o Galileo acaba usando sem espaço e emenda tudo, porem não há problemas.

  • Fabríccio Santos

    Meu nome e sobrenome sao muito grandes e quase sempre nao tem caracteres suficientes pra preencher. Faz o que

  • Tatiana Bertulino

    Aconteceu comigo tb nos EUA. Ainda levei uma bronca pq meu nome estava completo…

  • agent008

    Há uns 5 anos, quando voamos Azul pelas primeiras vezes, tínhamos (eu e minha namorada) problemas com a pontuação no TudoAzul. Sempre tinha que pedir o crédito nos guiches depois de voar. Fomos orientados a emitir bilhetes sem o nome do meio, o cadastro no programa também foi alterado para ficar sem os nomes do meio. Hoje acho que o sistema deles evoluiu pois no TudoAzul estamos com nome completo igual ao dos documentos e os bilhetes também emitimos com o nome completo. Os créditos funcionam perfeitamente…

  • Felippe Uhlein

    Consegue sim. Com o primeiro e último nome certo, não há problema. Eles arrumam na hora do check-in. O único “problema” é que você não consegue usar o check-in online nem nos totens. Mas não há nada de errado nisso tbm.

  • Beto Frassão

    Como alterar? No meu passaporte consta um sobrenome, e dois nomes. Na passagem está ao contrário, dois sobrenomes e um nome (isso pois tenho um nome/sobrenome no meio). Tenho voo internacional. Preciso mudar MD?

  • Eros Alexandre

    Na Emirates nem separando os nomes o da minha esposa cabe. Conforme orientação do atendimento telefênico da Emirates, deveria colocar o primeiro nome e o ultimo sobrenome.

  • Vinicius Maderi

    O ideal é o nome completo. Não sendo possível, deve estar o primeiro e último nome (não pode estar somente NETO/FILHO e afins).

  • Ola Vo

    Nomes juntos é padrão, não tem problema algum

  • Ola Vo

    Relamente só faltou comentar as duas coisas mais importantes:
    1) E se o nome for grande? Quais devem estar na passagem?
    2) Último sobrenome é o mais importante em língua portuguesa. No resto do mundo o primeiro sobrenome é mais importante.

  • Maiara

    Na volta da Australia não queriam deixar eu, minha mãe e minhas irmãs embarcar pois havíamos colocado somente o último sobrenome na passagem. Sempre fizemos isso em todos os voos internacionais e nunca deu problema, essa foi a única vez. Porém, a moça que estava no balcão conseguiu liberar pra gente e ainda nos colocou em assentos melhores pelo transtorno.

  • Maiara

    Tive esse problema na AUS,mas eles conseguirem liberar o embarque.

  • Vinicius Zaghetto

    Viajei pela Iberia e tinha ouvido falar de gente barrada por erro de preenchimento (espanhóis consideram nome e sobrenome de forma diferente dos brasileiros). Liguei pra companhia antes de comprar, e a atendente me orientou a preencher como no passaporte: só o primeiro nome “Vinicius” e o restante “de Assis Zaghetto” em sobrenome. O melhor é mesmo checar com a cia. antes de preencher.

  • Lorena Lagos

    Duvida… em voo nacional nunca deu problema coloco sempre o primeiro nome e o ultimo como Junior, mas e em voo para America do Sul alguem sabe?

  • Orem B. Hartuing

    Ser mal atendido pela American Airlines parece que é o pacote básico oferecido pela companhia. Tenho até medo dos upgrades.

  • El Jonhnny

    Na verdade a boa moral e os bons costumes fazem nós termos obrigação de sempre nos apresentar com o primeiro nome e o último sobrenome

  • Marcos Almeida

    Pessoal, bom dia!

    Sou agente de viagens há 7 anos e nunca houve problema de embarque com meus passageiros devido à colocação de apenas NOME e ÚLTIMO SOBRENOME, para todos os continentes.

    No entanto, algumas cias passaram a exigir para cumprir solicitações do departamento de segurança de alguns países. Portanto, se no momento da reserva a cia te instruir, nunca deixe de colocar.

    Quanto à questão das reservas para os EUA, o que ocorre é que existe um programa chamado SECURE FLIGHT desenvolvido pela TSA ( Administração de Segurança no Transporte), que pertence ao DHS ( Department of homeland security) e cuida de toda a fronteira/imigração dos EUA, que exige que o passageiro forneça NOME COMPLETO COMO CONSTA NO PASSAPORTE, DATA DE NASCIMENTO E SEXO. Isso faz parte de uma norma de segurança e toda vez que você for aos EUA, tem que fornecer estes dados, podendo ter problemas no embarque caso não forneça!

    Abraços!