Pousadas em Arraial do Cabo: dicas para escolher a pousada perfeita

Monique Renne 23 · agosto · 2017

Arraial do Cabo cada dia conquista mais o coração dos turistas com praias espetaculares e fotografias de causar inveja. Difícil ver um amigo que volte de lá sem ao menos um belo registro do mergulho que deu naquele mar de águas tão transparentes. Está na hora de você pensar seriamente em também aproveitar aquele paraíso na Região dos Lagos do Rio de Janeiro e se estirar na areia branquinha das praias de Arraial do Cabo. E como nós sabemos que tirar férias é coisa séria, preparamos um post com várias dicas de pousadas em Arraial do Cabo. Assim você já começa com o pé direito e pode descansar tranquilamente entre uma praia e outra.

A cidade de Arraial do Cabo não é muito grande e por isso será difícil estar mal localizado ou distante de tudo. Ao todo são oito praias em Arraial do Cabo e você poderá escolher algumas delas como base para buscar uma hospedagem. Vale dizer que nem todas as praias têm opções de pousadas próximas. É o caso da Praia do Farol, que está localizada em uma área de reserva e não tem hotel. As pousadas em Arraial do Cabo não estão concentradas em apenas uma região ou à beira-mar. Na verdade, são poucas opções localizadas, de fato, de frente para a praia. Mas como várias praias de Arraial do Cabo são facilmente acessíveis, não se apegue a isso. Uma pousada no Centro significa estar a 10 minutos de caminhada de ao menos uma das praias de Arraial do Cabo.

Praia do Farol

A boa notícia é que os preços das pousadas em Arraial do Cabo cabem em todos os bolsos. Há excelentes opções de hostels com diária a partir de R$ 50 até quartos em pousadas charmosas por R$ 300. É possível também alugar um apartamento ou flat e curtir com os amigos e a família com mais privacidade e espaço. Ou, se você pretende apenas fazer uma passagem rápida pela cidade, pense em se hospedar na vizinha Cabo Frio ou mesmo na badalada cidade de Búzios, a apenas 36 km de Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo é mesmo pequenina, mas alguns lugares facilitam a vida dos viajantes e merecem atenção. Para quem está de carro, a localização talvez faça menos diferença, já que a locomoção entre as praias será muito fácil. Já os turistas que chegam à cidade sem carro podem se preocupar um pouco mais com o local escolhido para hospedagem. Veja as vantagens de cara praia e região de Arraial do Cabo e algumas sugestões de hospedagem.

Praia Brava

Pousadas na Praia dos Anjos – acesso à Praia do Forno – em Arraial do Cabo

A Praia dos Anjos é uma das mais movimentadas de Arraial do Cabo, porém o motivo não é bem a praia. É do porto localizado na região que partem os passeio de barco que levam os turista à Praia do Farol, Praia do Forno e Prainhas do Pontal do Atalaia. Além de sediar o principal porto da cidade, é nas proximidades da Praia dos Anjos que começa a trilha para quem deseja ir a pé até a Praia do Forno. Serão cerca de 15 minutos de trilha e não há pousadas nessa praia. Nos arredores da Praia dos Anjos também há vários restaurantes e bares, o que facilita a vida de quem está sem carro. A partir da Praia dos Anjos é possível chegar andando à Praia Grande em apenas 15 minutos e à Prainha em vinte minutos. É uma excelente localização para quem deseja fácil deslocamento.

Para quem deseja ficar na Praia dos Anjos, as opções são muitas! A região é uma das mais populares entre os turistas e tem opções para todos os bolsos. Os destaques, para quem busca pousada na Praia dos Anjos, são: a Pousada do Capitão; a Pousada Pilar; a Pousada Casa da Praia; a Costa Dourada Pousada, a Pousada Toca dos Coelhos; a Pousada Porto Praia; e a Pousada Rayer Land, uma das mais procuradas na cidade. Como opções mais baratas e descoladas vale conferir o Hostel A Coroa e o Acquarela Hostel.

Pousadas na Praia Grande – acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia Brava – em Arraial do Cabo

A Praia Grande, assim com a Praia dos Anjos, também é bastante movimentada e tem boa oferta de bares, restaurante e conta ainda com uma linda orla. O ponto positivo é que a Praia Grande tem uma imensa faixa de areia, o que permite curtir a praia sem muita gente. É uma boa localização não só para uma pousada, mas também para quem busca apartamentos de aluguel, já que há vários edifícios a beira-mar.

A caminhada a partir da Praia Grande até a Prainha leva apenas vinte minutos e para a Praia dos Anjos serão quinze minutos. A vantagem da Praia Grande é estar mais próxima à via de acesso para o Pontal do Atalaia, que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia e à Praia Brava. A partir da ponta direita da Praia Grande será apenas um quilômetro até o mirante do Pontal do Atalaia, 4,5 km até as Prainhas e 2km até a Praia Brava. Infelizmente quase não há opções de hospedagem no alto do Pontal do Atalaia, sendo assim é bem difícil ficar pertinho das Prainhas ou da Praia Brava.

A região da Praia Grande tem grande oferta de boas pousadas e elas estão pertinho de uma das mais lindas praias da cidade. Vale conferir: a Pousada Caminho do Sol; a Varandas ao Mar Pousada, bem de frente para o mar; a Pousada do Timoneiro; a Pousada Recanto do Atalaia; a Pousada Bicho do Mar; a Pousada Caravelas; e a Pousada Tanto Mar, com linda vista no alto do Pontal do Atalaia. Para quem procura hostels, as melhores opções são: o Hostel Praia Brava; o Nusa Brasil Surf Republic; e o Hope Hostel Suites,

Praia Grande

Pousadas na Prainha em Arraial do Cabo

A Prainha está localizada no início da área urbana de Arraial do Cabo e é uma das mais movimentadas da cidade. Ela está entre as favoritas dos moradores e nos finais de semana e feriados costuma ser bem cheia. Na região há oferta de restaurantes, quiosques e bares. A praia é o cartão de boas-vindas de Arraial do Cabo, com um mar incrivelmente azul. A desvantagem da Prainha é estar mais distante das melhores praias de Arraial, como Praia do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia Brava. A partir da Prainha será 1,5 km de caminhada até a Praia dos Anjos a também até a Praia Grande. Já o trajeto até as Prainhas do Pontal do Atalaia será de 6km.

A oferta de hotéis e pousadas na região da Prainha é um pouco menor, mas há boas opções para quem deseja ficar por lá. Quem optar por se hospedar na região da Prainha encontrará como melhores opções a Pousada da Prainha (uma das mais bem avaliadas da cidade), o Mediterranee Hotel, a Pousada dos Atobás, a Pousada Estalagem dos Corais e o Ocean View Hotel, este bem de frente para o mar.

Prainha

Pousadas no Centro de Arraial do Cabo

A cidade de Arraial do Cabo é tão pequena que qualquer pousada distante três ruas da praia já estará localizada no Centro, ou seja, dificilmente uma pousada estará a mais de um quilômetro de distância do mar. Parece brincadeira, mas não é. Vamos considerar então como “Centro” as pousadas que estão no miolo da cidade.

A vantagem de se hospedar no meio de Arraial do Cabo é estar próximo a várias praias, por mais que não se esteja de frente para o mar. Entre as localidades do Centro, prefira a região mais perto da entrada do Pontal do Atalaia. Lá você estará perto da Praia Grande, Praia dos Anjos, Praia do Forno, Praia Brava e Prainhas do Pontal do Atalaia. É a localização mais eficiente para quem está sem carro.

Entre as opções de pousadas localizadas mais no Centro de Arraial do Cabo, vale conferir: a Pousada Paraíso do Atlântico; a Pousada Paraíso dos Corais; a Pousada Gênesis; e a Pousada Fernandes. Para quem procura por um hostel, um dos melhores da cidade é o Books Rehab.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Para quem pretende viajar até Arraial do Cabo em períodos de alta temporada é importante fazer reservas com antecedência. A cidade não oferece hospedagem suficiente para todos os turistas que chegam em feriados prolongados e férias escolares. Especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é preciso ficar atento para não passar aperto ou pagar muito caro. Organize-se com antecedência.

Está pensando em conhecer Arraial do Cabo? Veja mais sobre a cidade no nosso Guia de Arraial do Cabo. Lá você encontrará dicas sobre as praias de Arraial do Caboo que fazer na cidade, tudo sobre como chegar e muito mais. Não deixe de conhecer esse paraíso! O mar de Arraial do Cabo também vai te conquistar. E dessa vez será você a mostrar os lindos cliques aos amigos!

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos
  • Com crianças, qual a melhor região?

    • luiz paulo alencar

      Prainha é a melhor opção pois ela é pequena e nao tem ondas.

    • Monique Renne

      Victor, tanto faz. O legal de Arraial do Cabo é visitar várias praias. Não se prenda a uma só. A Praia do Forno, as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Prainha são ótimas opções para crianças. Tudo é muito perto e você não terá dificuldade para se locomover.

  • Julyanna Kaminski

    Olá! Vamos no feriado do dia 12 de outubro e queremos muito conhecer arraial do cabo! Como não conseguimos pousada, vamos ficar no Rio de Janeiro e ir passar o dia lá! Qual o melhor dia pra ir será? Quinta, sexta, sábado ou domingo? Considerando o trânsito que vamos pegar na ida… queremos pegar o barco das 9 pra garantir que vamos poder descer nas praias 😊

    • Ricardo

      Pessoalmente acho meio roubada ir e voltar no mesmo dia, em pleno feriado. Eu aproveitaria o Rio com mais tranquilidade, ou pelo menos dormiria uma noite em Cabo Frio.

  • Raquel

    Boa tarde! Estou sempre em Arraial do Cabo e fico hospedada no Summer Hotel, excelente hotel, localizado no centro da cidade, pertinho da rodoviária, que vocês não citaram no link. Além de ser um ótimo hotel, possui em anexo o Restaurante Água na Boca, referência em frutos do mar da região.
    Vale a pena conferir!

  • Luciana Cebola

    algum lugar que aceite cachorros?

  • Cristiano

    Salvo engano, a orla na Praia Grande foi rebatizada para Orla Flávia Alessandra. Em homenagem à atriz, que nasceu em Arraial do Cabo.