Pesquisa internacional coloca Smiles da GOL em primeiro lugar entre programas de milhagem

Denis Carvalho 27 · maio · 2011

O programa de fidelidade Smiles da Gol acaba de receber um reconhecimento importante. Em uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana IdeaWorks com 24 companhias do mundo todo, a brasileira ficou em primeiro lugar, sendo a única a oferecer assentos para todos os pedidos realizados – no caso 280.

O estudo foi destaque no jornal americano The Wall Street Journal e aponta que a Gol foi seguida por outras duas empresas de baixo custo – a americana Southwest e a alemã Air Berlin. Em nono lugar aparece a chilena LAN, que está em processo de fusão com a TAM.

Entre as piores colocadas no ranking aparecem as americanas US Airways e Delta e a Emirates, dos Emirados Árabes. Segundo o jornal, o estudo de disponibilidade foi patrocinado pela ezRez Software Inc., que fornece ferramentas para vendas de viagens on-line a companhias aéreas, hotéis e agências de viagem.

Para realizar o estudo , a IdeaWorks fez 6.720 pedidos de resgate de passagens prêmio com milhas, em 20 das rotas mais concorridas de cada empresa, tanto internacionais quanto domésticas. Durante março e no início de abril, foram verificadas 14 datas de viagem entre junho e outubro para cada rota.

Apesar da pequena amostragem, o resultado é importante para demonstrar que nem tudo está perdido nos programas de fidelidade brasileiros – ou, na visão mais pessimista, que existe coisas ainda piores pelo mundo a fora.

No entanto, vale salientar que a comparação não teve nenhum outro programa de companhia nacional, como o Fidelidade, Tudo Azul ou Amigo, da TAM, Azul e Avianca, respectivamente.

Veja o resultado da pesquisa:

Fonte: The Wall Street Journal

 

Leia a matéria completa no The Wall Street Journal (em inglês). O Valor online (apenas para assinantes) e a revista Exame também publicaram a notícia.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Erick

    Que orgulho da GOL! é a unica que tenho pontos.. tenho 36 mil.. nao vjeo ahora de chegar aos 50 miL!!!!

    • Marcela

      O serviço da GOL não é tão bom como dizem.

      Resolvi ir pra Aruba, então comprei o trecho RJ-Caracas com milhas e o trecho Caracas-Aruba em dinheiro. O voo tinha escalas em SP e Caracas.

      No Rio NÃO FIZERAM meu check-in até Aruba, pois eu havia comprado dois trechos separados. Dizeram que é regra da cia, que eu teria q descer em Caracas e fazer novo check-in (em 40 min) e claro, não daria tempo.

      Porém era a mesma cia, o mesmo voo e a mesma aeronave!!!!!

      A atendente e o supervisor não se importaram com o fato de eu perder munhas reservas e minhas férias em Aruba.

      Resolvi arriscar e fui pra Caracas. Minha sorte foi que teve troca de aeronave em SP e l[á as atendentes foram atenciosas e resolveram o problema. Esta regra não tem sentido.

      Que regra é essa que prejudica o cliente???

      Na volta o supervisor de Aruba tb fez o check-in direto. Se dependesse das chefias nos aeroportos perderia meu passeio! Ao menos ela tem funcionários com bom senso!

      • Glaucio

        Essa é a regra da passagem, conhecida quando compramos, seja com milhas ou dinheiro.

        Se resolveram o problema foi um favor que os atendentes fizeram, mas nao podemos reclamar se resolvem cumprir uma regra pré-definida e informada.

  • Pena q aqui em São José do Rio Preto/SP não tem GOL.

    Fui obrigado a usar mais o TAM FIDELIDADE por causa disso… mas agora com o aumento dos pontos pra voar pra américa do sul, vou começar a colocar tudo no Smiles… nem q tenha q ir de Azul ou Trip até São Paulo pra conseguir minhas passagens-prêmio a partir de lá…

    • Em Rio Preto a Gol opera por meio de uma parceria com a Passaredo. Só nunca tentei utilizar minhas milhas a partir daí, pq prefiro comprar os trechos direto no site da Passaredo.

      Alguém sabe se é possível realizar o vôo com milhas, utilizando a parceira para escalas? Na TAM, já emiti viagens fazendo uma parte pela Pantanal…

      • Nunca soube disso…vou procurar saber melhor…

        De qualquer forma: OBRIGADO PELA DICA!

        Abç

  • yano

    Não acho que o programa de milhas da Gol seja tão bom assim como diz a pesquisa, ou então os programas de milhas das companhias do exterior são pessimos. Tenho 46 mil pontos do smiles esperando o momento certo de utilizar. Mas uma coisa é certa, o smiles é superior ao Tam fidelidade !!!

    • Arthur Glugoski

      O site da Smiles às vezes é um saco, mas no geral ainda é bem melhor que o Tam Fidelidade. As promoções são bem melhores e mais frequentes na Smiles do que na TAM

  • Taí uma surpresa. Até onde sei todo mundo que conheço reclama que não conseguem emitir no smiles… dou preferência a TAM por isso. Na TAM já fiz 2 vezes america do sul e já fiz EUA, mas dizem que hoje em dia está dificil tb marcar pra lá.

  • André

    O programa da TAM é tão ruim, mas tão ruim que nem aparece na lista.

  • Reginaldo Medeiros

    Parabéns à GOL! Nunca tive qualquer dúvida que a GOL é a melhor. Sempre sou bem atendido, sempre encontra passagens ou com mihas reduzidas ou com bons preços quando quero viajar (viajo todo mês),a GOL me deu a oportunidade de chegar a "smile ouro" de forma rápida, ela tem as melhores promoções (dia 5/06 viajo usando apenas 1.000 milhas por passagem), ganho muitas milhas utilizando os serviços de seus parceiros, alugo carro na unidas com 50% de desconto ao viajar na GOL e ainda ganho mais milhas e por aí vai. No meu modo de ver, a GOL privilegia os que são fiéis a ela. Tô com a GOL e não abro, fale mal quem quiser.

  • Luiz Henrique Rodrig

    Parabens para a GOL!!! Uma perguntinha pertinente: Em que lugar ficou a TAM???

    Quem dá valor devido aos seus clientes colhem frutos…FIDELIDADE é isso!!!

  • Wescley

    Desde 2008 uso exclusivamente o Smiles e nunca tive qualquer problema quando a disponibilidade de assentos. Já o Fidelidade é bem complicado, só não sabia que as companhias mundo a fora apresentassem problemas na emissão com milhas.

    • Helio

      Concordo com a pesquisa. Nunca tive problema com o Smiles, já com o TAM Fidelidade foram muitas dores de cabeça. Claro que o Smiles podia ser melhor, mas é verdade que está milhas e milhas (hehehe) na frente da TAM.

  • Mendonça J&ua

    Também concordo com o Gláucio. Foram comprados dois trechos separados. Assim, a companhia não é obrigada a fazer o despacho de bagagem diretamente, principalmente em razão das regras dos próprios aeroportos. Quer um exemplo. Já viajei de Fortaleza para Los Angeles e foram comprados dois trechos separados. O primeiro de Fortaleza para São Paulo e o Segundo de São Paulo para Los Angeles. Como comprei separadamente fiquei restrito a levar uma bagagem de apenas 23kg já que apesar de o vôo internacional permitir um peso maior, como havia um vôo doméstico, ficava restrito a ele.

    Até mesmo no vôo entre São Paulo e Los Angeles, que te conexão em Houston, lá tive que fazer novamente o procedimento de desembarque e embarque (novo check-in) pelo fato de estar chegande de um vôo internacional para entrar em um doméstico, razão pela qual deveria passar pela alfândega, etc.

  • Nilson

    O fato é que hoje em dia, muitas coisas no Brasil são bem melhores que no exterior e, no entanto, o pessoal continua reclamando das coisas por aqui.

    Passagens aéreas domésticas são muito mais caras no exterior… e não adianta falar de RyanAir na Europa, porque a passagem é 10 euros, mas sem as taxas de aeroporto, sem despachar nenhuma mala, etc. se for despachar uma mala já fica o mesmo preço daqui.

    Programas de fidelidade idem. Em nenhum outro país se consegue fazer uma viagem internacional com 10mil milhas (ou 4 mil milhas em promoções).

    E o mesmo vale pra diversas outras áreas…

  • Danillo

    E ainda a TAM vai aumentar o número de milhas para emissão de passagens na América do Sul para 15mil. É para rim mesmo. Se liga TAM!

  • Francisco Siqueira

    Essa pesquisa foi só para voos da propria cia aérea né? Pq já tentei várias trocar minhas milhas para voos de cias parceiras da gol (AirFrance e KLM) e não consegui. Mas o que está me deixando indignado com a Gol é não poder acessar o extrato do Smiles e solicitar passagem usando outro navegador q não o Internet Explorer. Uso Mac, tenho o Safari, o Chrome e o Firefox, mas não consigo acessar de jeito nenhum o extrato do Smiles e nem solicitar passagens… Isso é um absurdo!!

    • Leonardo Marques

      É… eu também tô p@#$ com isso. Não uso windows e fico impedido de ver meu extrato. Um absurdo! Isso é coisa dos anos 90, inícios dos anos 2000.

      • Christiane

        Concordo com vocês! Toda vez que acesso o Smiles ou vou comprar uma passagem pelo site da TAM tenho que usar o PC, pois com o Mac não consigo.

  • jose junior

    gol parabens alem o melhor programa de milhagens para os brasileiros e com esse reconhecimento internacional , acho q vai tr mais noviades para os clientes smiles ..enaquantro isso a tam aumenta a quantidade de pontos pra utilização de passagem premio …vou voar mais de gol e claro !!!

  • iza

    Gosto da GOL e do programa SMILES bem melhor que o da TAM – acho que nas condiçoes que oferecem e as regras sao claras – sempre deu certo para mim. Portanto, não tenho do que reclamar. Sempre dou preferencia ao SMILES ao invés de outros programas fidelidade.

  • Felipe

    O unico problema é que nao dá pra acessar o site do Smiles com um computador da Apple… aff

  • marta

    Eu estou muito descontente com o Smiles, porque eles exigem que vc use o Internet Explorer como browser, simplesmente não funcionam em nenhum outro dos mais comuns, como o Firefox. Eu tenho um Mac e o uso do IE para o Mac é totalmente desaconselhavel e, apesar de conseguir instatá-lo, o funcionamento ficou extremamente lento. Escrevi reclamando e eles não estão nem aí, e ainda ousam dizer que não são obrigados a ter o site pra diferentes plataformas. Um absurdo o descaso deles.

  • Silvio

    O programa Smiles é realmente muito bom. Precário é o site deles que só suporta Internet Explorer… Nos dias atuais, com tantas opções melhores, não dá pra aceitar essa limitação tão absurda.

    • Silvio

      Só pra complementar, texto extraído do site ao solicitar login usando Safari ou Chrome:

      This section of the website can only be accessed through Microsoft Internet Explorer. Please use that browser to access the section.

  • Alfredo Schechtman

    Sem dúvida, Smiles tem ótimas promos e pode não ser muito difícil emitir prêmios. Mas quando, apesar de informar o seu número do Smiles, você não recebe a pontuação, é DIFICÌLIMO recebê-las corretamente depois. Tenho vários exemplos. Um deles é minha filha que está desde outubro tentando receber a pontuação de um vôo feito pela AA, cumpriu todos os requisitos específicos para vôos realizados com parceiros e de nada adianta. Inúmeros contatos com o call center, cada ligação demora mais de meia hora em média para se conseguir falar com um atendente, e mais uma hora (literalmente) para ele entender do que se trata e não adiantar nada.

    Irritante, e não tem procon, ouvidoria, supervisão, fale com o presidente, nada a quem recorrer.

  • Tatiana

    Tenho Smiles, já emite diversas vezes e sem qualquer problema. Sem falar que sempre encontro várias promoções bem interessantes, como fortaleza/natal por 1000 pontos apenas.

  • Ricardo M. Lima

    A soberba subiu a cabeça da TAM, depois dessa digo, a TAM ficou tam,tam.

  • Marcelo

    Acho que sim, aqui no Sul a TAM tem parceria semelhante com a NHT, e é (ou era, já que parece que subiu a quantidade de milhas necessárias) possível emitir, por exemplo, Pelotas-Rio de Janeiro com 10000 milhas.

  • Ana

    Adoro os Smiles, usei minhas milhas no trecho Brasilia/ Nova Iorque / Brasília e fui muito bem atendida!!!

  • CLAUDIO HENRIQUE

    Realmente a gol esta de parabens. porem a tam…tam.tam.tam.tam.

  • Flavio Moraes

    Gosto muito do smiles, ainda mais o fato de voce usar smiles + money, quando nao se tem pontos suficientes para compra, esta pode ser uma boa alternativa.

  • Christiane

    Meus pontos estão todos no Smiles. Nunca tive problemas para emitir (exceto TER que usar I.E.).

    A promoção que usa milhas e dinheiro também vale a pena! Só lamento não ter conseguido emitir passagens pela promoção de 1.000 pontos! rsrsrs

    Parabéns Gol!

    • Christiane

      Foi só elogiar…

      Desde ontem o site do Smiles está indisponível para consulta ao "My Smiles" e emissão de passagens. Chato!

  • Francisca

    Realmente, assim é querer demais, esperar que as empresas aéreas se amoldem a seus desejos pura e simplesmente por você ter escolhido fazer esta "escala", não tem lógica. É prestar mais atenção e não repetir este seu erro.

  • Andre

    Quando funciona é bom. Ontem e hoje está assim, e não é o primeiro fim de semana que vejo acontecer.

    "Informamos que a área "My Smiles" está em manutenção. Tente mais tarde. Neste período não será possível efetuar nenhuma transação pelo site. Para continuar navegando e conferindo as novidades do Programa Smiles, clique aqui."

  • Gabriela

    Pois é…mas parece que depois que eles foram eleitos o melhor Programa de Milhagem relaxaram…estou desde sex-feira (27/05) tentando trocar minhas milhas e o site para a troca do smiles está em "manutenção" e "sem previsão de retorno" como me informaram dois atendentes pelo chat. E o pior de tudo é que a troca só pode ser realizada pelo site!

    Confesso que estou um pouco arrependida de ter enviado meus pontos para o smiles e não para a TAM…

    • Suellen

      Penso o mesmo!!

  • Fabrício

    não consigo acessar o site do smiles hoje… é só comigo ou é geral o problema?

    • Fabrício

      É só elogiar que a bagaça para de funcionar.

    • Braulio

      Tbm não consigo, acho q é geral, no fds tinha aviso q segunda ia tá normalizada as operações, mas, até agora nada…

      • Fabrício

        Poisé.. o jeito é esperar!

  • Priscila de Oliveira

    Estou tendo o mesmo problema em relação ao acesso com Mac. Além de não conseguir o acesso pelo Mac, estou tentando emitir um bilhete no Windows e aparece a seguinte mensagem: "The server you are trying to access is either busy or experiencing difficulties. Please close the Web browser, open a new browser window, and try logging in again." Mesmo depois de um tempo, a mensagem continua aparecendo. Tento falar com eles por telefone e nas duas tentativas que fiz não consigo. Aodigitar a opção para fale com o atendeste, fiquei 20 minutos cada ligação esperando apra ser atendida e não me atenderam. Desisti e continuo sem conseguir emitir meu bilhetes e sem ter contato com eles.

  • Braulio

    A TAM só tem a fama, e os fone de ouvidos….

    a fama é pq a gol quando foi criada, foi na intenção de ser de baixo-custo, sem fones, nem cerveja, nem lanche quente, só barra de cereal…

    o tempo passou as coisas evoluiram a gol passou da tam, mas a fama ficou,…. SMILES dá de mil no fidelidade, .. se não existisse smiles, nem sei se poderiamos dizer q existe um programa de fidelização no pais, pois o fidelidade tam estaria bem pior do que está…

  • Braulio

    viajo sem despachar mala, e nem por isso as cias me dão desconto, por "economizar" peso no avião…

  • Dony

    Tu podes estar certo, mas puxou muito saco. Hahaha! É sério. E temos que ver, até onde me recordo, a TAM Fidelidade não tem limite de assentos por voo, para passagens emitidas com milhas.

  • Dony

    O mais chato ainda foi que, comigo, já ocorreu duas vezes de tentar emitir bilhete de passagem e dar erro no IE justo depois de já terem sido debitadas as milhas. Daí eu tive sempre que ligar e consertar a m3rda por telefone.

    Eu não sei qual é o problema desse pessoal em criar suporte a outros brosers pro sistema deles. Ninguém vai sair perdendo, tenho certeza.

    Eu uso o Linux e toda vez tenho que entrar pelo Windows e pra fazer isso (e ainda dar errado?).

  • Mauro

    Uma verdadeira porcaria…tenho smiles desde que era Varig…agora tenho milhas, quando tento marcar pasagem, aparece que meu Smiles está "pendente". Clico no atendimento online do smiles, sempre aparece "todos os atendentes ocupados", e não tem nem opção de aguardar…ligo no atendimento por telefone…quase uma hora ouvindo música…entro no "reclameaqui.com.br" para reclamar e encontro mais de 600 reclamações pelos mesmos motivos, sem que a companhia tenha respondido nenhum…vou de TAM, mais pontos necessários, mas atendimento infinitamente melhor.

  • Roberto

    Não existe "o melhor dos mundos"… estamos no Brazil!!!

    A TAM JÁ TEVE um bom programa… aí migrou pra bomba do MULTIPLUS e ficam "engolindo" na surdina seus pontos. Agora cancelei meu cartão de crédito fidelidade tam, prefiro guardar no banco os pontos e só passar quando precisar…

    Já processei a TAM pra receber de volta o dinheiro de um bilhete Brasília-Milão que eles cancelaram, e foram 2 anos pra receber.

    A Gol é HOJE melhor. Semana passada perdi um voo das 3hs e consegui emitir outro bilhete smiles pra outro voo de 13hs pelos mesmos 4000 milhas. Na TAM eu pagaria 15.000 ao invés de 10.000, só porque o voo tem menos de 7 dias.

    Vejamos a quantas anda… Por outro lado, faz quase 1 semana que o site do smiles está em manutenção e todo mundo a ver navios…

  • Leonidas

    Viajei com minha esposa a semana passada para Recife por 4.000 milhas o trecho. Não houve problemas. Parabens a Gol.

  • sueli fernandes

    é um A-B-S-U-R-DO !! A Gol Não consegue enviar um simple e-mail com uma senha, imagine manter um avião no ar !!! Perdeu a Cliente !!! ODEIO A GOL !!

    E A SENHA DE RESGATE SO PODE SER FEITA VA E-MAL !!!

    Agora so vou de Tam

  • sueli fernandes

    Penso o mesmo II !! a tam vc pode resgatar os pontos na propra loja.

  • Beatriz R

    Acontece a mesma coisa comigo. Só consigo acessar o site Smiles com o Internet Explorer do Windows que tenho em um notebook velho. Tenho que encostar meu Mac novinho pra isso … ABSURDO!

  • Beatriz R

    Claro que tem PROCON! Tbm pode ir pros Juizados Especiais Cíveis. É um saco, mas vai ganhar. E ambos são grátis.

  • NILZA COSTA GODOY

    ADORO A GOL,PORÉM ESTOU UM POUCO CHOCADA,POIS FUI PARA MIAMI DIA 20 DE MARÇO 2011 EM UMA PARCEIRA A AMERICAN AIRLINES E ATÉ O MOMENTO OS PONTOS NÃO FORAM CREDITADOS,FOI ENVIADO TUDO OQUE PEDIRAM E NADA,PORÉM ANTES DE EMBARCAR FUI NA LOJA GOL E NOS DISSERAM QUE ESTAVA CREDITADO,E AÍ,,,,,,,,,,CONTINUO DE GOL,,,,,,,,

    • NILZA COSTA GODOY

      AGRADEÇO A CONSIDERAÇÃO DESTE PAINÉL E NO AGUARDO E MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO DEDICADA A NÓS.

  • Fabrício Reze

    Eu já comprei passagens que teriam 3 mudanças de aeronave na TAM e fiz conexão em GRU, mudando de TAM para Passaredo no mesmo bilhete e check in inicial.