Qual foi o melhor programa de milhas nacional de 2016? Responda a nossa pesquisa!

Denis Carvalho 2 · dezembro · 2016

Está no ar uma das pesquisas mais aguardadas do ano aqui no Melhores Destinos: a dos melhores – e piores – programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras em 2016! Estão todos convidados a participar com suas opiniões para elegermos qual o programa mais agradou – ou menos irritou –  os seus clientes nesse ano!

Para esta edição, mantivemos a mesma estrutura da pesquisa dos anos anteriores, a fim de facilitar a comparação dos resultados. Adicionamos apenas uma pergunta para saber o que vocês esperam dos programas no ano que vem!

Para participar da pesquisa é rápido e fácil: basta responder algumas perguntas de múltipla escolha. No caso de programas dos quais você não participa pode deixar a resposta em branco, sem problemas. Clique aqui e responda! É bem rápido!

Para quem não se lembra, no ano passado o Multiplus / Latam Fidelidade foi eleito o melhor programa, seguido pelo TudoAzul. Será que neste ano eles repetem a façanha, ou teremos reações de Amigo e Smiles, que amargou a última colocação? Tudo depende do seu voto: Clique aqui e responda!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Augusto César Pires

    Respondido. Não sei se a Multiplus segura esse ano o primeiro lugar. Percebi com a fusão com a Lan que aumentaram consideravelmente os pontos ou, quando não, você só consegue uma pontuação menor em trechos cheios de conexões.

    • Pedro

      Exato. Eles fazem o absurdo de te obrigar a fazer, por exemplo, Rio para Miami por 35k, mas tendo que fazer conexão em GRU. Se você quiser o voo Rio para Miami direto, eles pedem 50k.
      Aí, o cara faz a pesquisa do voo GRU para Miami, e aparece por 35K, mas você tem que fazer conexão no Rio de Janeiro. Se você quiser o voo direto, eles cobram 50k.
      Só que, este voo de GRU para Miami por 35k, com conexão em GIG, é no mesmo dia que você pesquisa GIG para MIA e eles cobram 50k.
      Ou seja, eles cobram a mais pela comodidade de você fazer o voo direto e não por distância ou coisa que o valha.

      • Augusto César Pires

        Pois é. Depois da fusão sigo observando e até trechos domésticos simples só possuem pontuação mais baixa com conexões, o que antes não ocorria. Ia esvaziar meus pontos dos Smiles e deixar de continuar no Club, mas, por incrível que pareça, esta realidade encontrada na Multiplus me fez desistir.

      • Todas companhias aéreas cobram por demanda, pode chorar o quanto quiser que isso não vai mudar. É por isso que muita gente se aproveita da técnica do skip lag pra pagar mais barato em passagens.

        • O que é skip lag Paulo?

          • É você comprar um bilhete para determinado destino e “pular” a última perna da viagem, descendo nas conexões.
            Exemplo: O bilhete de Curitiba para Brasília custa R$300 com conexão em São Paulo. O bilhete de Curitiba para São Paulo custa R$500. Você quer ir para São Paulo com saída de Curitiba pagando o menor valor possível e, desta forma, compra o bilhete para Brasília por R$300. Na conexão em São Paulo desembarca e perde o último trecho.
            É importante lembrar que para fazer isso você não pode despachar bagagem de porão, pois ela só poderá ser retirada ao chegar em Brasília. Também é importante ressaltar que as companhias aéreas não veem essas atitudes com bons olhos, inclusive aplicando penalidades como suspensão permanente de seus programas de fidelidade. Apesar disso, nunca conheci ninguém que sofreu estas penalidades fazendo isso.

          • Blz obrigado, não deixa de ser uma opção para não pagar preços exorbitantes

          • Sim, se for tentar, não esqueça de olhar para bilhetes emitidos com milhas também..

          • Claudio Meyer

            Sem saber que esse era o nome, eu fiz uma vez… Mas quase me ferrei pois o voo original por pouco não foi cancelado… Aí a companhia (no caso a gol) disse que era para eu ficar tanquilo que eu pegaria um voo direto, sem conexões… Claro que não informei da minha intenção que era parar no meio da conexão mas a companhia, no caso de cancelamento de voo, não tem a obrigatoriedade de te colocar na mesma conexão, ou seja, é um risco fazer isso.

          • É interessante fazer isso quando você quer parar em algum hub, por exemplo, Brasília voando Latam. Isso porque várias rotas que passam pelos hubs não podem ser modificadas pois não há outras opções de voo. Por exemplo, se você pega um voo de Araxá, com a Azul, com certeza vai ter a parada em Belo Horizonte (hub), pois é o único aeroporto de destino com saída de lá.
            Outra opção, é através de trechos longos.. por exemplo, se você compra Florianópolis para Salvador, com conexão em Guarulhos, voando Gol.. com certeza você não irá ser surpreendido com um voo direto, sempre haverá uma conexão, pois além de ser um trecho longo, tem a questão da demanda entre FLN a GRU que é muito superior do que os que fazem FLN a SSA.. o que pode acontecer é te realocarem em um voo com conexão no Rio de Janeiro, caso ocorra algum imprevisto.. mas melhor isso do que descer lá em Salvador, que é bem mais distante de SP.
            Eu particularmente acho que só vale a pena fazer isso quando você já exauriu todas as possibilidades de viagem e os trechos de interesse tenham menor risco de sofrerem alterações (como disse anteriormente). Não podemos esquecer que você não pode despachar bagagem de porão, que não deixa de ser mais um limitador dependendo da viagem.

          • Claudio Meyer

            Interessante, nunca tinha pensado por esse lado… Já que as companhias só pensam em prejudicar os clientes, temos que nos defender!!! Valeu!!!

    • LuRodamilans

      Sem contar que os voos principalmente da antiga “TAM” estão cada vez pio res!

      • Augusto César Pires

        Verdade.

      • Regis Cristovão

        Verdade, fiz um voo na semana passada de CNF-CGH e notei a mesma coisa.

      • Emmanuel Kalispera

        Eu tenho reparado que está muito apertado. A distância entre as poltronas diminuiu? Passei um aperto daqueles num voo para Londres pela TAM mês passado que Deus me livre hein!

  • Pedro

    Denis.
    Bom dia.
    Por favor, libera o comentário que eu fiz. Não usei nenhum termo inadequado e mesmo assim caiu na moderação.

  • Pedro

    Acho justo que, este ano, o Smiles leve o troféu.
    Eles melhoraram as promoções e o Multiplus piorou muito.
    Azul e Avianca não evoluíram nada.

    • LuRodamilans

      Ainda assim acho o amigo da Avianca mais justo, sempre se encontra passagens a 10.000 milhas, ou seja já comprei a passagem pra voar na mesma hora por essa pontuação, se fosse nas demais eu seria extremamente extorquido!

    • Ricardo

      Também concordo!

      A Multiplus “ACABOU, MORREU”!! O Sócio majoritário chileno optou pelo
      programa próprio (antiga LAN), por isto “destruiu a Multipus”… A
      antiga TAM está sendo sucateada… Majorou trechos longos nacionais para
      o 15km (minimo), 20, ou até 35 k (quando antes eram no máximo 10).
      .

      Podem
      criticar da forma que quiserem, mas Promoção agressiva, com bilhetes
      este ano (para quem é do clube) na qual consegui emitir (por incríveis 2
      K (trechos longos, Manaus – BH), ou por 4300 pontos (Manaus –
      Guarulhos) somente a SMILES…
      .
      Além disto, promoções agressivas
      do Club, com muitas milhas Bônus, bem como bônus de 15 mil e um ano de
      anuidade no cartão de credito do programa, somente a Smiles.. Entendo
      que mereça uma nova chance, está se reinventando…..
      .

      A
      Azul melhorou um pouco quanto a bonus de 100 % em algumas ocasiões, mas
      as milhas por trechos são mais altas, e não há promoções tão agressivas
      quanto a Smiles..

  • Leandro Alves

    A briga achou que vai ser azul, a multiplus perdeu muito com as mudancas, digamos que a Azul ta menos ruim, o smiles nao se fala pois depende da conjuncao dos astros pra emitir passagem, ja encontrei pr 65k trecho nacional 🙂 Avianca falta malha, eu hoje estou deixando pontos no cartao e esperando promocao, so so fiel ao cartao 🙂

  • Renan Oliveira

    A azul disparado… Só esse ano comprei Vix x SP por 3k cada trecho na promo… Vix x POA por 4k o trecho… E pro nordeste por meros 8k cada trecho… Muito bom… Sem contar as promos pra entrar no clube azul com bonus em dobro e upgrade na categoria.

    • Pedro

      Realmente, para quem mora na Capital do Mundo: Campinas.
      Maioria dos voos têm que fazer conexão/escala por lá.

  • Bruno Pinho

    Esse ano Smiles leva.. teve algumas ofertas bem agressivas…. consegui tirar rio – nova york por 45.000 ida e volta… 22.500 cada perna. excelente…. fora que a multiplus que elevou os pontos pra efetuar resgate.

    • Fabinho Rocha

      Só voo internacional não é parâmetro… Nos nacionais majoraram a quantidade de pontos de forma até abusiva no último ano. Se alguém achar normal Curitiba-Natal por 50.000 milhas, aí tudo bem. Tô saindo fora do smiles e indo pro Tudo azul, achei bem mais honesto e com promoções melhores.

      • Pedro

        Sim… para voos nacionais, como só podem mesmo ser emitidos pelo Smiles/Gool, é ruim.. concordo contigo.. neste caso, a melhor é Avianca…. disparado… MAS… se na cidade onde a pessoa mora tiver voo saindo pela Avianca, porque ela é muito menos capilarizada que a Azul…
        Mas, quem mora nos grandes centros urbanos, a Avianca é disparada a melhor em voos nacionais…

  • Pedro

    Vamos esperar que a Multiplus resolva reagir, embora eu não acredite nisso.

  • Alberto Kiess

    Na minha opinião, o Multiplus continua sendo o melhor. E o Amigo da Avianca continua sendo o pior, inclusive em rotas como GRU-PFB, a Avianca passou a bloquear os assentos para voos futuros, e passou a cobrar 20000 milhas para um voo nacional que dura aproximadamente 1h20min. Nunca mais pretendo voar pela Avianca, só pela atitude leviana.

    • LuRodamilans

      Quantos voos existem nessa rota? Simples assim!

  • Ricardo

    A Multiplus “ACABOU, MORREU”!! O Sócio majoritário chileno optou pelo programa próprio (antiga LAN), por isto “destruiu a Multipus”… A antiga TAM está sendo sucateada… Majorou trechos longos nacionais para o 15km (minimo), 20, ou até 35 k (quando antes eram no máximo 10).
    .

    Podem criticar da forma que quiserem, mas Promoção agressiva, com bilhetes este ano (para quem é do clube) na qual consegui emitir (por incríveis 2 K (trechos longos, Manaus – BH), ou por 4300 pontos (Manaus – Guarulhos) somente a SMILES…
    .
    Além disto, promoções agressivas do Club, com muitas milhas Bônus, bem como bônus de 15 mil e um ano de anuidade no cartão de credito do programa, somente a Smiles.. Entendo que mereça uma nova chance, está se reinventando…..
    .

    A Azul melhorou um pouco quanto a bonus de 100 % em algumas ocasiões, mas as milhas por trechos são mais altas, e não há promoções tão agressivas quanto a Smiles..

    .

    • Ricardo Silva

      Concordo

  • Dionísio Alencar

    Multiplus o PIOR do ano acho que é consenso.

    • Fabinho Rocha

      Menos pro sarcástico Alberto Kiess…

      • Alberto Kiess

        Tá muito interessado na minha personalidade, me citando em tudo que comentário! Tome seu rumo, não gostou da minha resposta que nem foi direcionada à ti, ignore.

        • Fabinho Rocha

          Xiu!

    • Fabio

      Acho que depende do perfil. Em 2016 emiti duas vezes CDG por 48k, sendo que a segunda ainda com milhas bonificadas em 40% das promocoes de transferencia, ou seja um custo efetivo de 35k.
      Tinha ainda FRA por 44k. Nao foram as maiores pechinchas do mundo, mas nao tenho do que reclamar.
      O Smiles faz promocoes mais agressivas, eh verdade, mas ele oscila demais o valor pedido nos trechos internacionais. Assim como a esposa infiel que jura que vai mudar, vai ser dificil recuperar confianca.

  • Fabinho Rocha

    Smiles? Tá falando sério? Eles aumentaram e muito a quantidade de milhas por trecho nacional e quando bonificam pedem muito mais que outros nos resgates. Estou concentrando no tudo azul, está bem mais honesto. Minha, opinião.

  • Fertonan

    Troféu de ouro pro Smiles só pelo sistema de emissão sem milhas, te dando um prazo de até 60 dias antes do voo pra acumular as milhas suficientes.

  • Pedro

    Sim… mas, ter que fazer conexão em VCP para ir do Rio de Janeiro para Recife ou maioria das capitais do Nordeste ?? Só mesmo para a Azul lotar os voos…Até Avianca tem voo direto…
    Campinas não é capital do Brasil… nem economicamente falando…
    Só por isso a Azul perde feio…

    • André

      Ou seja, exatamente o que eu falei. Se você mora num hub ou está indo para um hub o que você falou vale. Mas para muitos brasileiros (talvez até a maioria) isso não é verdade.

  • Pedro

    Este ano o Smiles vai levar.
    Quem quer apostar ??

  • Pedro

    Pessoal, olhem os padrões das perguntas. O resultado é previsível. Pensem por favor.

  • Pedro

    Será que dá tempo de votar em outra cia. aérea ??
    Eu tinha votado no Smiles, mas acabei de receber um e-mail com promoção deles e PARA VARIAR, eles aumentaram a tabela de resgate.
    Uma executiva na Air France, para Paris, está por 130.000 milhas.
    E preço de promoção em econômica, mantiveram por 37.500.
    Programa realmente que não se pode confiar.

  • Bruno Pinho

    no quesito de pesquisa de passagens acho o multiplus bem melhor do que o smiles.. consigo ver qual o menor valor de cada dia dentro do mês inteiro.. enquanto que no smiles.. tenho que pesquisar dia após dia pra saber os valores..

  • Pedro

    Do jeito que os programas nacionais estão, é capaz do programa de fidelidade da Lamia ganhar a disputa…
    O vencedor vai ganhar o troféu LaMeerrdaaa

  • Augusto César Pires

    O Multiplus me enviou email hoje pedindo para votar nele como melhor programa na pesquisa do MD. Sabem de nada, inocentes! ????

    • Claudio Meyer

      Recebi o mesmo email, só que da azul… Sinceramente, o programa que ao menos ainda dá pra dar algum crédito é o amigo… não estou falando da malha da avianca que, infelizmente, é a menor, estou falando do programa… Este ainda podemos ter aguma previsibilidade de quanto vamos pagar em milhas/pontos… Os outros, só mãe Diná pra prever!!!

  • Ronie

    Eu discordo da maioria destes post. Estamos no Brasil com péssimas companhias aéreas no quesito programas de fidelidade. Todas fazem muitas promoções para troca de pontos de cartões e clubes mas na hora de usar estes pontos com passagens aéreas ou e um absurdo de pontos ou não existe disponibilidade de datas. Geralmente consegue usar e quem não tem qualquer data fixa e viagem, Isto sem falar nos pontos abusivos exidos. Para nos darmos conta de quão ruim são basta olhar os programas, facilidades e clareza das cia internacionais. Como quase tudo no Brasil os prejudicados são os usuários.

  • Ernesto Antunes

    Gosto muito do Programa Amigo da Avianca. Inclusive já usufruí do mesmo.

    • LuRodamilans

      idem