Pesquisa da Anac revela: OceanAir é a melhor e Gol a pior, você concorda?

Leonardo Marques 10 · setembro · 2009

Há pouco mais de 2 meses a Anac colocou no site dela uma pesquisa sobre as companhias aéreas brasileiras. Qualquer pessoa pode entrar no site e votar. Até o momento entre as 6 maiores companhias aéreas brasileiras a OceanAir tem a melhor nota e a Gol tem a pior.

Esse resultado não foi divulgado antes no Melhores Destinos para esperar acumular um número maior de votos e evitar distorções. Hoje estamos publicando o resultado até o momento e pedimos para que você entre no site de responda à pesquisa, é muito importante. Basta entrar no endereço http://www.anac.gov.br/passageiro/ e dar nota para as companhias aéreas que você já voou.

Atualmente o ranking está assim:

1ª – OCEANAIR 7,60
2ª – TRIP 7,15
3ª – AZUL 7,02
4ª – WEBJET 6,71
5ª – TAM 6,07
6ª – GOL/VARIG 5,58

Análise do Melhores Destinos: Aparentemente ainda há distorções na pesquisa e isso só será corrigido com um maior número de avaliações, mesmo assim podemos obter algumas informações. Apesar de a Gol vir ganhando mercado, os usuários tem optado por ela devido ao preço e a maior variedade de horários de vôos, mas a insatisfação dos usuários é clara em relação ao conforto das aeronaves e principalmente ao serviço de bordo. Os aviões da OceanAir são mais velhos que os da Gol, mas onde você se sente melhor, em um avião “velho” bem conservado com ótimo espaço entre as poltronas e um serviço de bordo bom, ou nos modernos aviões da Gol com poltronas super apertadas e um serviço de bordo bem simples? Nesse ponto a pesquisa parece coerente mas em outros onde a Gol seria boa ela também está pior avaliada que outras companhias.

Na hora de escolher a companhia que você vai voar geralmente o que conta mais é o preço e os horários então as maiores companhias vão continuar lotadas mas pelo menos agora  elas sabem o que os usuários querem que mudem.

Agora que você já leu essa avaliação vai lá no endereço http://www.anac.gov.br/passageiro/ e avalia as companhias aéreas que você já voou. Quem sabe o ranking não muda totalmente depois do voto de nossos mais de 50.000 leitores.

No próximo mês vou publicar novamente o ranking, espero ter novidades.

http://www.anac.gov.br/passageiro/

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • sinceramente: nao conheco a oceanair, as unicas que utilizei ate hoje foram a gol e a azul (justamente por causa do low fair)

    assumo mesmo: se nao fosse por iniciativas, inicialmente com a gol (bom frisar, ou quem se lembra dos preços de passagens da tam, varig e das antigas vasp, transbrasil), e agora com a azul e com as alternativas ao duopolio gol-tam (oceanair, trip, e outras) eu nao poderia voar mesmo!

    agora, eu concordo que as opcoes do servico de bordo poderiam ser mais incrementadas (e a gol propos a opcao paga: nao eh o melhor dos mundos, mas pra passagens baratas e voos rapidos – eu normalmente faço bh-sp ou bh-campinas, e nao me sinto prejudicado – seria diferente se fosse um voo mais longo, como bh-porto alegre por exemplo)

    mas concordo com vc que ha um exagero: nao conheco a oceanair, mas sempre fui bem tratado na gol sim… ate hoje nao tive maiores problemas com a emissao de passagens, com o checkin (muito pelo contrario) e com o atendimento. sempre foram muito educados e prestativos, e viajo pela gol ha mais de um ano

    eh claro que eu prefiro uma aeronave nova e com espaço (unindo as melhores opcoes das duas) – conforto e segurança sao os pilares do bom atendimento no servico aereo. mas acho que apos o caos aereo, algumas coisas tem comecado a melhorar (ainda nao sao o ideal, mas acredito que o serviço ficara mais eficiente sim, principalmente pela copa e – quem sabe, pelas olimpiadas no rio)

    e defendo a gol sim, eu pelo menos so tenho motivos para elogia-la, e espero continuar assim.

    • Wallace, muito legal seu relato. Se puder não deixa de fazer a avaliação da Azul e da Gol no site da Anac.

  • É importante salientar que a ANAC não se propôs a fazer uma pesquisa de avaliação com metodo estatistico. Ela esta apenas dando espaço para quem quiser atribuir uma nota em um numero de quesitos do site aos serviços das companhias aereas.

    Vejam os numeros: 534 pessoas avaliaram a GOL no Espaço do Passageiro desde sua abertura. Apenas no primeiro semestre deste ano já transportamos 11,6 milhões de passageiros.

    • GOLcomunicacao, muito bom vocês comentarem aqui no blog. É ótimo saber que vocês estão acompanhando o Melhores Destinos. O blog está sempre aberto para receber os comentários de vocês.

      Como escrevi no post, os dados em alguns casos não refletem a realidade e por isso estou incentivando os usuários a irem até o site e postarem suas notas.

      O espaço que a Anac criou é muito importante mas para ser útil precisa de um maior volume de dados. No que depender do Melhores Destinos vamos divulgar bastante a pesquisa aqui e incentivar que os usuários participem.

  • Eduardo

    Quatro empresas que não possuem voos em todos os estados do Brasil estão liderando? hahahaha. isso só pode ser brincadeira. TAM e GOL na liderança com certeza. Aqui mesmo em Roraima, só temos a opção de voar com tam e gol, portanto as outras já estão com pontos negativos por este quisito. Nada a reclamar das duas empresas. Obrigado

  • Pingback: Tweets that mention Pesquisa da Anac revela: OceanAir é a melhor e Gol a pior, você concorda? | Melhores Destinos -- Topsy.com()

  • Acabo de responder ao questionário da ANAC.

    Apesar de ter total conhecimento que não há metodologia estatística, acho válida a iniciativa justamente por dar voz a nós passageiros que queremos mostrar a agência onde nos sentimos bem/mal tratados/respeitados como consumidores.

    Mesmo não havendo método estatístico, duas coisas me espantaram aqui. A Gol querendo se defender dizendo que 500 pessoas não representam os 10mi de passageiros que ela transportou e numa tentativa de desmoralizar o resultado parcial da pesquisa soa patético. Se seu serviço fosse realmente bom, ela estaria em melhor posição no ranking, já que ela foi a mais avaliada, e se fosse a mais prestigiada, seria natural estar lá em cima. Se está embaixo, é porque o serviço está insatisfatório para a maioria dos clientes sim e ela deveria se preocupar em melhorar isso do que ficar na defensiva e tentar desmoralizar a pesquisa.

    A outra coisa que me espantou, é a "torcida" por uma virada de mesa no ranking tanto no texto do post quanto em alguns comentários. Não é porque uma pessoa tem uma marca como preferida que as outras também devem ter a mesma como preferida. Cada um tem um gosto e um critério para avaliar. Dentre as que voei recentemente (e faço muitos vôos) minha ordem de preferência são 1)OceanAir, 2)TAM e 3)Gol/Varig, o que não difere da ordem que já estão posicionadas por lá.

    A OceanAir, Trip e Azul podem não ter tantas opções de horários/destinos, mas isso não está sendo avaliado nessa pesquisa da ANAC, que está focada principalmente em atendimento. E o atendimento nessas de fato é melhor do que na Gol/Varig e TAM (ainda que essas duas sejam líderes de mercado), por isso acho que o resultado da pesquisa ainda que parcial está coerente com a realidade.

  • Carol

    Quem ja viajou pela Ocean Air pode notar que o servico e muito melhor que o da Gol… Na Gol, por mais que o staff seja atencioso, o servico da Ocean Air e bem melhor.
    A ultima vez que viajei pela GOL, era um voo SAO – POA e, segundo eles, devido a neblina, o voo estava impossibilitado de sair, porem, a TAM continuava operando da mesma forma. Quando houve o embarque, quase tres horas depois, o aviao estava lotado…logo, o que eles queriam era otimizar a ocupacao e nao um problema meteorologico…
    Isso tira a credibilidade de qualquer empresa..

  • Paty RJ

    Eu sempre gostei da Gol, mas nesta ultima terça me decepcionei com o atendimento dela no aeroporto (Guarulhos). Meu voo era de Guarulhos para o Rio. Acabei perdendo meu voo e dinheiro. Com tantos problemas, em vez de estar no Rio as 6h30 como era o previsto, so consegui voltar a noite e de ônibus. Concordo que depois foi por problemas metereológicos, mas se não tivesse tido problema no meu voo da Gol, eu ja estaria no Rio antes de cair aquele dilúvio em SP! De Rio pra SP, fui de Web Jet e gostei muito do serviço de bordo, as aeromoças te atendem com uma grande simpatia (pelo menos nesse meu voo…hehe). Já viajei de Ocean air uma vez e não tive problemas. Mas nem vou elogiar muito até "testar" mais vezes essas companhias.

  • Tiago

    A GOl pra mim é a melhor, foi ela que vem permitindo que eu viaje de Floripa até Cuiabá ao menos 2 vezes por ano, graças a seu preço inferior (não barato, mas inferior) ao da TAM, unica concorrente que faz este trecho completo.
    Muita gente reclama dos lanchinhos dentro do avião, que reclamam que não são "de graça" igual a outra, porém quem pensa isso não é inteligente de saber que nenhum lanche desses sai de graça, o que ocorre nas outras é que todo mundo paga, mesmo que não for comer (sim, nem todo mundo come). Ja na GOL só paga quem quiser comer (novo sistema), não obrigando os outros passageiros a pagar pelo que NÃO vai comer. Baixando o custo, o que é melhor pra mim 😀
    Quanto ao espaço, prefiro voar apertado pagando 250 reais do que voar confortável pagando 400, mas logico, isso vai de cada um. Por isso acho que q tem q ter as duas opções.

  • iolanda moreira

    ESTES DOIS ULTIMOS DOIS ANOS SÓ VIAJEI TELA ( TAM E A GOL ) INDO DE POA A FORTALEZA NÃO TENHO NADA A DIZER DAS DUAS COMPANHIAS . ACHO QUE PARA QUEM QUER MAIS COMFORTO É BOM VIAJAR DE PRIMEIRA CLASSE. QUEREM PAGAR 300 OU 400 REAIS POR UMA VIAGEM DESTE TIPO ? COMER BEM? ESPERO LOGO PODER ENCONTRAR OUTRAS PROMOÇÕES DESTE VALOR PARA PODER VIAJAR NOVAMENTE. QUE TAL LEVAR COM VOCE UM LANCHINHO ? RSRSRSRS

  • Xande

    A Gol merece a nota que tem sim. Tem o pior conforto entre todas as companhias pontuadas, o pior serviço de bordo e um atendimento, que muitas vezes, deixa a desejar. Porém tem seus pontos positivos como os horários e numeros de destinos. Porém isso não se develevar em consideração, pois as demais companhias são novas no mercado e estão se espandindo agora. Em analise de atendimento / serviço executado, aquele ranking está sim bem realista, pois a Ocean Air, Webjet e Azul apresentam serviços muito superiores a Gol e Tam, em especial a GOL que tem disparado o pior serviço. Não devemos claro tirar os méritos da GOL, que deve ser uma empresa motivo de orgulho para o país, mas sejamos realistas que em comparações de serviço e atendimento, deixa muito a desejar.

  • Flavio RJ

    Com certeza está bem distorcida esta informação, como a Gol e a TAM transportam mais passageiros, vai ter mais votos contra. Então não concordo

  • Edel

    Quem paga barato nao pode escolher muito. Gosto da gol, sempre fui muito bem atendido. Conforto fica pra depois. O atendimento é ótimo e não podemos esquecer que quem tomou a iniciativa de baixar os preços foi ela.

  • Joao

    Não sei como a ANAC chegou a esse resultado, porém uma coisa eu concordo, a Gol, infelizmente, deve ocupar essa posição, porque a maioria dos usuários da Gol, reclamam do serviço, primeiro, porque a gol não cumpre seus horários, porém cobra que os passageiros cheguem no horário programado.
    A Gol tem uma aeronave de péssima qualidade, com poutronas super desconfortáveis, e não disponibiliza travesseiros para seus clientes.
    A Gol, assim como a Webjet, ilude o cliente com promoções falsas, inclusive denunciadas aqui nesse belíssimo Site do qual sabemos tudo o que acontece de promoções.
    A Gol, ainda tem um site muito problemático, onde o passageiro não consegue simplesmente fazer um check-in on line, sem que tente pelo menos 3 vezes.

    É isso que eu penso a respeito dessa empresa, que ao meu ver, deveria ser uma ótima empresa, por estar concorrendo com a TAM, que tem uma gama muito grande de mercado, porém, deixa a desejar em coisas simples.

    E ainda para acabar, a Gol ainda quer cobrar por bebidas dentro do Avião, coisa nunca vista em qualquer outro país.

    Acorda Gol, se transforme em uma companhia de RESPEITO, uma empresa só consegue a qualidade, quando seus clientes são tratados com qualidade.

  • Cristiane

    Eu concordo! Já voei pela OceanAir e tive ]o melhor serviço de bordo até hoje, todos muitos atenciosos, organizados… me surpreendeu e os preços, mesmo que na alta temporada não são absurdamente caros como na Gol e na Tam.
    Falando um pouco da Tam agora… da última vez que viajei, foi péssimo… não gostei não!
    Na Gol, eu viajei no 2 de agosto, pra terem uma idéia, foi uma desorganização, comissários quase corriam dentro daquele avião, pareciam que não sabiam o que fazer… Logo que embarquei pedi um remédio pra dor de cabeça, minha viajem terminou e nem vi a cor do remédio… Agora imagine se alguém passa mal lá dentro… acha que iriam dar grande importância? Me decepcionei muito com a Gol…
    Por fim, consegui o remédio! 😀 Mas… de uma passageira que estava do meu lado!….
    Por isso, a OceanAir realmente merece estar no topo!
    🙂

  • Larissa

    Não concordo, não gosto da Ocean Air por terem os Fokker 100. É o que eu menos me sinto segura por voar.
    Acho a Gol razoável, mas não a pior.
    Como nunca voei com a TRIP, não tenho como opinar sobre ela, então desconsiderando-a, minhas prioridades são:
    1 – AZUL: Companhia nova, aviões novinhos em folha da Embraer, serviço de bordo é ok, nada demais nem de menos, os comissarios são muito atenciosos e na entrada do avião ainda te dão um copinho d'agua e um lenço umidecido. As cadeiras são muito confortaveis e espaçadas. Só os lanchinhos deixam a desejar um pouco, que são bolachinhas salgadas e doces, já outras companhias aereas dão sanduiches. Mas nada muito relevante, continua sendo a melhor por segurança, conforto e praticidade.
    2 – TAM: Aviões não tão novos assim, assentos normais e não tão espaçados, mas o serviço de bordo é excelente. (Vôos Nacionais)
    3 – WEBJET: Eu gosto muito dessa companhia, apesar dos aviões serem mais antigos o serviço de bordo também é excelente, os funcionários atenciosos e no quesito "comer bem" num vôo nacional é a melhor companhia. Sempre com comidas elaboradas e até sobremesa. Os assentos são mais folgadinhos que os da Gol e TAM. É uma ótima opção pra voar.
    4 – GOL: Aviões modernos, eu vôo pela Gol mais pela segurança e preços baratos, porque de conforto a nota seria um 3. Os assentos você não consegue esticar as pernas, e para quem tem pernas longas fica encostando no assento a frente. Serviço de bordo não é nada excepcional, existem funcionários simpáticos e outros bem mal-humorados, pra comer lá não dá. É só uma barrinha de cereal ou uma bolachinha salgada. Agora com a implantação da venda de sanduiches dentro do avião, talvez cole, mas parece que os preços são caros.
    5 – OCEAN AIR: Como disse acima, a Ocean Air é a companhia que eu menos me sinto segura para voar pela escolha da frota deles. É o unico motivo por eu não voar mais com a companhia, pois o serviço de bordo é bom também, é muito confortável o assento, espaçoso, os comissários são muito simpáticos e atenciosos. Só está no fim da minha lista de prioridades por motivos de segurança, que comparado as outras companhias que têm Airbus, Embraers, etc, fica bem abaixo. Mas vale a pena tentar, os preços também são excelentes 🙂

  • Capitão publi

    Léo parabéns pelo posto já conhecia a pesquisa, não devemos nos iludir com o contato da GOL, que nada mais faz aqui do que um papel de polícia. Os leitores que criticam esta companhia têm razao e chegou a hora de desmascarar o ENGOLDO. Espero que este blog nao se venda e, caso acontecer, quero saber antes. É o fim.

    E MAIS: MP recebera em breve maior dossiê da aviação aérea no país.

    Capitão!

  • Capitão publi

    Pra falar a verdade é de se duvidar que seja mesmo a area de comunicação da GOL que tenha postado tudo isso. Um post vazio, incompleto e parcial. Embora nao represente os termos relativos do universo dos passageiros, tem efetivamente a pior nota entre os presentes, em praticamente todos os aspectos da pesquisa. O SITE RECLAME AQUI APRESENTA A GOL COM QUASE 1.000 RECLAMAÇÕES NOS ULTIMOS ANOS, COMPANHIA LÍDER EM RECLAMAÇÕES NO SITE, SUPERANDO A TAM DE LONGE. TEMPO DE RESPOSTA MÉDIO DA EMPRESA É DE 88 DIAS. A estatistica estratifica bem o universo de 0,1% a 1% de passageiros que reclamam dos problemas da companhia, o que dá para ter uma idéia da quantidade de problemas.

  • Marta

    Voo Gol todas as semanas. Ultimamente não tenho tido problemas, mas já não marco mais compromissos com horários apertados, pois se tem uma coisa que não estavam cumprindo é horário. O Comandante até explica, uma hora é o tráfego aéreo, outras vezes, as conexões tardias…. Sempre tem um motivo, que para quem tem compromissos, são irrelevantes, afinal, chegamos no aeroporto com uma hora de antecedência. Outro dia já havia feito o check-in pela internet e meu voo foi simplesmente cancelado. Eu, que estava no aeroporto, por acaso, quase duas horas do embarque, só fiquei sabendo do cancelamento ao me dirigir ao balcão, pois no portão previsto tiraram o nome da Gol e colocaram TAM. Estava desatenta?? Pode ser. Mas eles tem meu celular, porque não comunicaram? A Varig comunicava por torpedos. Tirando a parte de logística da gol, gosto muito da companhia e pretendo viajar com ela muitas outras vezes, pois dou prioridade ao preço. Também gosto da Ocean Air, que atualmente já está ficando mais profissional. Antigamente os funcionários eram muito amadores. Mas o sistema de reembolso deles, no caso de cancelamento, é muito ruim. O consumidor fica desassistido. Neste ponto, o sistema da Gol é excelente, pois voce remarca a viagem pelo site, sem nenhum aborrecimento, e dentro da tarifa escolhida. Quanto à TAM, fico devendo, pois meu salário não dá para encarar. Só quando tem super mega promoção TAM-CVC, com hotel incluído, of course. Serviço de bordo para trechos pequenos, realmente, é dispensável. Exceto naqueles horários que não dá nem pra lanchar no aeroporto, nem jantar no destino. Aí, fica complicado. Visitarei o site da ANAC para saber quais os critérios que estão levando em conta na avaliação. Espero que ao menos sirva para melhorar o serviço. Até+

  • Alessandra

    Capitão publicitário vc anda preocupado demais com a GOL, com as suas estatísticas…. Deslizes acontecem em todas as cias aéreas e com ela não seria diferente! Que tal vc passar a utilizar com mais freqüência a WEBJET, a Oceanair, a Azul para sim dar uma opinião mais coerente e não tão crítica?

  • Tiago

    Cara, a GOL só tem Boing 737… Mto segura essa aeronave… Eu diria que eh uma das melhores, se não a melhor. Na minha ultima viagem, peguei um 737 que tinha 1 mes de uso… Imagina, cheiro de carro novo, só que era avião novo 😀

  • Douglas

    Seguindo os meus critérios, sou totalmente a favor da companhia aéra GOL e de todas as que ajudarem a classe de baixa renda a terem a oportunidade de voar, a preços tão competitivos quanto a viagens de ônibus. Meu percurso na grande maioria das vezes é São Paulo X Recife, vamos lá…quanto mais barato, mas estaremos voando.

    1° Lugar – PREÇO
    2° Lugar – ATENDIMENTO
    3° Lugar – CONFORTO

  • Leonardo
    obrigado pela resposta, esta eh uma das razoes pelas quais o Melhores Destinos virou um dos meus blogues favoritos
    (alem das razoes economicas rsrsrs… mas vejo vc sempre atencioso, parabens mesmo!)
    sobre sua sugestao, fiz a avaliacao da gol e da azul, as duas companhias com as quais viajei. ate o fim do ano, faço meu comentario sobre a tam, e espero futuramente poder utilizar a ocean (que tb tem bons comentarios) e a trip (que sai da pampulha, aeroporto q ainda n conheco)

    GOLcomunicacao
    muito boa essa atitude de acompanhar os sites e participar com comentarios.
    ainda assim, concordo com a opiniao do eduardo: estatisticamente 500 pessoas nao sao nada perto de mais de 11 mi de passageiros. mas ha de se levar em consideracao alguns fatos: nem todos os passageiros tem conhecimento da pesquisa anac, nem todos tem acesso a internet, e poucos, sinceramente, dedicam uma pouca parte do tempo (somada a inscricao e a pesquisa, no maximo 10 min em uma conexao mediana) para comentarios.
    entao, cada comentario, ao meu ver, precisa ser levado em conta sim. nada impede que algum descontente zere a nota, mas ha de se perguntar pq a media entre a 1a e a gol eh distante.
    reforço minha opiniao: sempre tive um bom atendimento junto a gol, do checkin ao embarque, desde qdo viajo nela (ha 1 ano) ate hoje
    (infelizmente verifiquei atrasos em todas as companhias pelas quais viajei, desde o clima ate a "fila" para pouso, nao é algo especifico da gol como disse a marta – embora eu concorde com a questao do sms, ainda nao o testei na gol p ex),

    mas aproveito o post e digo:
    GOLcomunicacao, ficaria bacana se tivesse onibus viracopos-sao paulo (ou aeroporto de congonhas, ou terminal tiete, ou terminal barra funda), como faz a Azul. atualmente tenho preferido comprar com a Azul por causa disso, e creio que para quem more em Sao Paulo e precise pagar menos (ou seja, evitar Congonhas e Guarulhos) faz TODA A DIFERENCA

    no mais, faço meus elogios

    Joao
    "E ainda para acabar, a Gol ainda quer cobrar por bebidas dentro do Avião, coisa nunca vista em qualquer outro país."
    nao defendendo a gol (alias, nao faco isso com nenhuma empresa: aponto os pontos que acho favoraveis, mas quando preciso fazer criticas as faço), mas esta pratica existe sim em rotas nos estados unidos e europa, segundo noticia da folha

    "Apesar de ser uma novidade no Brasil, especialistas dizem que a venda de alimentos durante o voo já é feita em rotas domésticas nos EUA e na Europa há alguns anos. É uma forma de reduzir o custo de operação das companhias aéreas e gerar receita extra.

    "O serviço de bordo não tem o custo apenas daquilo que é servido. Existe o custo de armazenagem, que não pode ser por muito tempo. O que sobra a bordo precisa ser jogado fora. É como assento de avião. Quando não é usado, é mercadoria perdida", diz Paulo Bittencourt Sampaio, diretor da Multiplan Consultores Aeronáuticos."
    [http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u575846.shtml]

    concordo com o thiago, iolanda moreira e edel: em trechos curtos, nao acho essencial o servico de bordo mais refinado (claro que se eu tivesse mais a pagar, ou viajasse toda semana "for fun", nao pra trabalho/estudo, preferiria o maximo de conforto)… quem faz ponte por exemplo, ao meu ver, pode se planejar para jantar na cidade de destino

    so me assustei com a christiane: se eu ficar doente, fico preocupado da gol n me atender (isso ainda n me aconteceu, vou levar um comprimido depois do q ela falou)

    e capitao publicitario:
    nisso eu concordo tambem: nao eh pq nao tenho do q reclamar da gol que estou totalmente satisfeito. e nem por isso podemos achar este contato da GOLcomunicacao (se ele for oficial msm, temos que pensar nisso tambem) como a solucao definitiva.
    depois do caos aereo chega a ser um dever do consumidor de passagens aereas verificar e dar sua opiniao para melhorar sim

    "E MAIS: MP recebera em breve maior dossiê da aviação aérea no país."

    eu espero algo ate maior: a anatel nem sempre eh ativa, mas a questao da punicao das teles que descumpriram normas de atendimento pode ser um marco. as agencias e os orgaos competentes devem ficar de olho, e o mp atuar como um parceiro das reguladoras (afinal, existe tanta coisa pra se fazer no pais q quanto menos cair nas maos do mp melhor)

    lembrando: 2014 esta ai, e quem tem q se beneficiar principalmente, alem dos turistas, somos nos consumidores, com aeroportos mais modernos, voos melhores, facil acesso aos aeroportos (com onibus, trens VLP…) e maior competitividade das companhias

    e que seja feita a democracia

    • Wallace Lima, seu comentários são sempre muito úteis e coerentes.
      Tenho e evitado comentar neste post para deixar os usuários colocarem suas opiniões sem que haja nenhuma interferência da minha parte. Depois que a poeira baixar posso até comentar.

  • Bruno

    Eu concordo em partes com essa pesquisa.

    No dia 8/11/09 tinha que realizar uma viagem Brasília – Rio (Galeão) e como tinha, ainda, que me deslocar para o interior do estado e chegar no destino antes das 22h, comprei a passagem para as 13:20 o que daria tempo mais que suficiente!

    Mas, para o meu espanto, o vôo da Gol demorou exatas 2:30 para sair do aeroporto. A justificativa era de tempo ruim em São Paulo e o avião viria de lá. Demorou muito!

    No final, acabei por chegar no Galeão às 17:30, em vez de chegar às 15:10. E, por conseqüência, cheguei no meu destino às 21:58, com dois minutos "de sobra".

    Vôo pela Gol, pois é a empresa que oferece uma malha viária maior, além de ter promoções muito boas. Mas o atendimento em solo e no ar é péssimo, com informações sempre desencontradas e falta de profissionalismo.

    Utilizei a Webjet e fiquei impressionado. O serviço de bordo é muito superior ao da Gol, tanto no modo de tratar os clientes como na organização e conforto.

    Tam já utilizei com freqüência, mas acho o serviço inferior ao da Webjet, ainda mais se comparadas as tarifas.

  • caramba bruno
    complicado isso, ainda mais sendo brasilia-rio!
    por sorte nunca tive isso, mas ia me sentir muito desconfortavel
    (ja fiquei assim de esperar 20 min pra retirar minha mala, imagina esperar 2h pra um voo)

    valeu leonardo!
    conte comigo sempre q precisar… os comentarios sao consequencia da qualidade do blogue
    que continue assim ^^
    abs

  • Capitão publi

    Olá Alessandra, infelizmente ainda nao tive oportunidade de utilizar webjet, Azul e Oceanair pelos seguintes motivos:
    1-De Confins Ocenair voa para Congonhas somente à noite com bons preços, o que é chover no molhado;
    2-Webjet nao faz CNF-CGH
    3-Azul faz CNF-CPQ desde mês passado e ainda nao achei preços (incrivelmente!) mais baixos comparando com a GOL, que por sua vez só abaixou os preços com a crise, gripe suína e com a entrada da AZUL.
    4-Todas estas companhias infelizmente tem poucas opções de horarios.
    4-Para outros destinos tenho voado com milhas TAM/SMILES ou estas companhias nao voam pra lá, pelo menos com bom preço.

    ESTE É O DUOPÓLIO DA DOBRADINHA

    CHAVE DE OURO NESTE POST:
    Ps.: a verdade sobre a GOL ainda virá à tona. Nao desejo que a companhia quebre ou suma como aconteceu com a VARIG. E nao se iludam com estas promoções, todo carnaval tem sua quaresma (que dura muito mais diga-se de passagem).

  • Tulio

    Nada importa além do preço.
    O que for mais barato é o melhor. Quem quer conforto vá de primeira classe. E quem vai de econômica agradeca a Deus por não ir de ônibus ou a pé.

    Fazer melhorias na aeronave ou diminuir o numero de poltronas só aumentariam os custos para o usuario.

  • Concordo em grau, gênero e número. A Gol sem dúvida é a pior empresa aárea do país. Nós que somos passageiros frequentes da GOL por imposição do mercado, sabemos que infelizmente esse resultado da enquete da ANAC, apesar de não ter valor científico, tem total procedência. Aviões desconfortáveis, recurso humano completamente despreparado, serviço de bordo pífio e preços extremamente caros para uma empresa com filosofia Low Cost, Low Fare. A cobrança pelo serviço de bordo desencadeou uma antipatia generalizada pela GOL, que gerou até em manchetes nos jornais. Cobrar pelo serviço de bordo é justo, mas desde que haja ampla divulgação, o que não houve. Nos EEUU, onde as empresas cobram pelo serviço, o valor da passagem é tão baixo, que justifica a cobrança. Mas com esses valores estratosféricos cobrados, a GOL quer repassar o custo operacional ao consumidor. Não considero mais a GOL como uma empresa Low Fare, mas apenas Low Cost. E em relação a justificativa da GOL de ter transportado 11 milhões de passageiros, contra poucos mais de 500 pessoas que responderam o questionário, pode ter certeza: as pessoas que responderam e acessaram o site da ANAC foram pessoas providas de senso crítico e formadoras de opinião. Na empresa que trabalho, as reclamações pelos serviços da GOL na agência de viagens que presta serviço foram tantas, que as viagens por ela são em última opção.

    GOL, acorde. Trate os passageiros como clientes, porque o tempo do duopólio está chegando ao fim.

  • Mateus Correale

    Eu viajei pela OceanAir e estou muito satisfeito com o atendimento, e também gosto muito de ouvir o som inconfundível dos fokker 100 e fiquei muito triste em saber que a Ocean Air ira substitui-los.