Passaredo planeja transferência para Goiânia

Denis Carvalho 23 · fevereiro · 2011

Moradores de Goiás e de toda a região Centro-Oeste devem ganhar uma importante reforço em sua malha aérea nos próximos anos. A Passaredo, segunda maior companhia regional do Brasil, deve transferir sua sede do interior de São Paulo para Goiânia.

De início, a chegada da companhia representará um investimento de R$ 12 milhões no Aeroporto Santa Genoveva para a construção de hangares e um centro de treinamento. A expectativa é que ela ocupe uma área de 18 mil metros quadrados em um prazo de 18 meses.

A grande mudança para os usuários, porém, deve ser a ampliação significativa no número de voos e destinos partindo de Goiás, que passará a ser o principal hub e foco do plano de expansão da empresa nos próximos anos.

Com sua atuação regional, podemos esperar a criação de rotas para cidades que ainda não são atendidas por nenhuma companhia aérea, além de mais horários e promoções.

Resta saber se vão finalmente fazer a obra de expansão do Santa Genoveva, por que da forma que ele está hoje, usá-lo como HUB é impossível.

Com informações do RAC e do Estadão.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Diego

    Será que o Aeroporto (ou melhor aeródromo) Santa Genoveva de Goiania suportaria ser a sede da Passaredo??

    Com certeza o Santa Genoveva é o pior aeroporto de capital do Brasil

    • Concordo 100% com o Diego! O aeroporto de Goiânia é vergonhoso! Sou de Goiânia, mas moro a oito anos no Rio. Vou à cidade duas ou três vezes por ano e é sempre um trasntorno ficar em pé ou num empurra empurra dentro da micro sala de embarque. Espero, sinceramente, que alguma coisa mude por lá, senão os investimentos vão se tornar cada mais menores.

  • LiMac

    Bom dia Léo ,

    Sou mega viciada no MD parabéns !!

    Será q entra alguma promoção de vôos internacionais para mes de julho ?

    Esta semana esta muito calma em relação

    á semana passada ..rsss

    Obrigadão

  • Luciana Rauber

    Goiás está crescendo muito no cenário comercial e industrial.

    Esta notícia é importante pois mostra que a Passaredo está valorizando o crescimento da região!

  • Eduardo

    Por enquanto é um projeto a Prefeitura de Ribeirão Preto, atual sede da empresa já está mobilizando o Governo Paulista para tentar evitar isto. A cidade de Ribeirão e o estado perderiam importantes empregos.

    Apesar da possível mudança a empresa garante que não vai "jogar fora" a estrutura em Ribeirão e que continuará o Hub em Ribeirão Preto que hoje são 19 voos partindo diariamente e que em breve serão 21. Mudar o hub é dar um tiro no pé apos anos para consolidar em Ribeirão. Muita gente ta falando que ela vai fechar as portas na cidade e ir embora. O que pode mudar é a sede e a ampliação do hub em Goiania que já é bem desenvolvido. O foco da Passaredo vai ser Norte e Nordeste e Goiania é geograficamente perfeito para isto. A empresa deve fechar 2011 com 25 jatos hoje são 12.

    Sucesso a Passaredo mas como paulista torço para que o estado acabe reaja e ofereça os mesmos incentivos fiscais que GO. Infelizmente SP perde muitas empresas para vários estados quando o assunto é guerra fiscal.

    O ICMS do combustível em SP é 25% em GO ofereceram por 3% é algo que não tem como não aceitar. Mas as forças políticas da cidade de Ribeirão e Paulista começaram a se mobilizar pra evitar isto. Mas independente se a sede ficar em Ribeirão a Passaredo vai investir pesado em GO.

  • Alisson

    2,5 milhões de passageiros em GYN em 2010, icms bem menor, financiamentos subsidiados e posição geográfica estratégica. O único porém é o aeroporto tímido.

  • Edson

    Com o Marconi no governo, articulações vem ocorrendo, a reforma do Sta Genoveva ja esta a caminho… em abril novidades vão acontecer em Gyn, tanto em relação ao aeroporto quanto a copa do mundo!!

  • Rogério

    "Resta saber se vão finalmente fazer a obra de expansão do Santa Genoveva, por que da forma que ele está hoje, usá-lo como HUB é impossível." [2]

    É isso mesmo! O atual aeroporto não está comportando mais ninguém. Caótico.

  • Essa é uma boa notícia p/ Goiânia, que mesmo sem a sede da Passaredo, já estava sendo contemplada com vários voos diretos p/ diversas cidades em todas as regiões do país! (mais voos do que na sua atual cidade sede, Rib. Preto).

    Espero que com esses acontecimentos, juntamente com a chegada da WebJet com voos solicitados a ANAC p/ Uberlandia, POA, SSA e RJ, forçe ainda mais o recomeço das obras do novo terminal do Santa Genoveva. Com isso, agora em GYN só falta a chegada da Avianca, dentre as grandes cias aéreas do país.

    Até as obras paliativas (enquanto não se retoma as obras do novo terminal) para ampliação com mais 400 vagas no estacionamento e da sala de embarque, estão demasiadamente proteladas (apesar de dizerem que os recursos já estão disponíveis).

    Há alguns dias foi publicada uma matéria denunciando que há mais de um ano encontram-se abandonados em um canto daquele aeroporto alguns ônibus e carros novinhos da INFRAERO para o transporte de passageiros entre a sala de embarque e as aeronaves mais distantes. A INFRAERO não conseguiu dar uma resposta convincente sobre o abandono daqueles ônibus novos.

    Isso é só mais um exemplo de incompetência, dentre tantos outros, que a INFRAERO tem mostrado por todo o nosso país, onde pagamos taxas de embarque que não retornam em benefícios para os passageiros! Com tamanha expansão de mercado e demanda por transporte aéreo, o Brasil já começa a pedir socorro em sua infraestrutura aeroportuária!

    Abaixo a INFRAERO! E espero que se repita a experiência bem sucedida da construção do novo aeroporto de Natal (que segue a todo vapor) pela iniciativa privada!

  • Ruber Paulo

    O Gov. já havia recebido verbas para melhoria do aeroporto, mas obras que é bom naaada.

    Havia até uma maquete das obras no saguão do aeroporto. Retiraram.

    De qualquer forma a notícia é ótima para os Goianos que moram fora de seu estado como eu.

    Um abraço ao pessoal do melhoresdestinos.com.br, estão prestando um belo serviço aos que dependem de voar frequentemente. Obrigado.

    • Ruber,

      A INFRAERO, que administra vários aeroportos do país, dentre eles o de Goiânia, é uma autarquia federal, ou seja, atualmente é subordinada ao ministério da defesa, uma das pastas do governo federal.

      Logo, todos os seus investimentos e demais receitas passam pelo crivo da União e nada tem a ver com o governo do estado, ou com o governador, como vc disse.

      O governador pode até pleitear verbas para obras federais, mas se consegui-las, o mesmo não bota a mão naqueles recursos, que vão direto para o gestor daquela obra ou serviço do governo federal (a liberação e execução depende exclusivamente do gov. federal e seus órgãos ou autarquias subordinados).

      O governo estadual ou municipal só se apodera de verbas federais quando os mesmo pleiteiam junto a União dinheiro para ajudar nas obras que são de sua alçada, quais sejam rodovias estaduais, estações de tratamento de esgoto e água, aeroportos estaduais ou municipais, etc.

      Espero poder ter esclarecido. Obrigado.

  • Cristiano

    Se oferecerem conexão para destinos legais.. apartir de GYN com certeza irei! Porém se os preços continuarem salgados em relação à AZUL e a WEBJET.. a empresa continuará no ostracismo.

  • Alexandre

    O aeroporto de Ribeirão Preto é melhor que o Santa Frustração.Se a mudança for pelo imposto menor ofertado pelo governo de goias não vai funcionar.

  • Ana Paula

    Nós goianos vamos ficar na torcida pra que esse projeto se concretize.

    • HELENA

      A torcida pra que esse projeto se concretize deve partir de cada goiano, Goiás está crescendo no cenário nacional e urge mudanças prósperas em seu aeroporto. Vai valer a pena!!!

  • Daniela Xavier

    Sou de BH, morei 18 anos em Goiania e a 7 anos moro em Barcelona. Vou a Goiania 1 vez ao ano e a impressao que tenho eh que o Santa Genoveva está cada vez pior.

    O fluxo de pessoas no aeroporto aumentou, o que é bom, mas a infraestrutura nao mudou em nada. É vergonhoso.

    A promessa de contrucao de um novo aeroporto já é de muito tempo. Que eu me lembre ainda morava lá. E tudo continua igual.

  • Elisio Gonzaga da Si

    De Goiânia-Go.ou Brasília-DF não existe nenhum vôuo direto para Corumbá-MT,apesar do interesse comercial pelo Turismo oferecido pelo Pantanal.È uma vergonha para as nossas mautoridades e os nossos Parlamentares.Seria uma nova rota para Passaredo.Vamos torcer…

  • Sérgio Soares

    Infelizmente nossa cidade é triste. Moro em Goiânia, trabalho em um hotel de luxo e confesso ficar envergonhado diante dos hóspedes quando começam a falar de nosso "campo de pouso". Acredito que vai melhorar. Mudanças há de acontecer em nossa cidade que é cartão postal para muitos em beleza e atrativos naturais. #aeroportoja

    • Sérgio Soares

      Reforçando meu post. Para quem não conhece, a rodoviária de Goiânia é uma das mais belas do Brasil. Funciona um Shopping Center nela.

    • Leonardo Marques

      Oi Sérgio, qual é o hotel, pode falar? Consegue uma tarifa especial ? 🙂 De vez em quando vou aí passar um fim de semana.

  • LEONARDO PAES

    GRANDE NOTICIA!!!!!!!!!!!!!

    NÓS GOIANOS MEREÇEMOS ESTE INVESTIMENTO DA PASSAREDO QUE COM CERTEZA CRESCERÁ MUITO AQUI NO NOSSO ESTADO.

    QTO AO AEROPORTO AGUARDEM QUE TEREMOS GRANDESS NOTICIAS EM BREVE !!!!!!!!!!!

    E NAÕ SE ESQUEÇAM QUE O "TREM PEQUI" DE MÉDIA VELOCIDADE VEM AI ATÉ 2014 LIGANDO GOIÂNIA-BRASILIA, QUE PASSARÁ COM CERTEZA PELOS 2 AEROPRTOS DAS DUAS CIDADES!!!!!!!!!

    É GOIÁS RUMO A COPA DE 2014!!!!!!!

    • Edson

      Copa de 2014 em gyn jé é fato, so nao pode ser divulgada ainda!!

  • Rogerio

    Concordo que o Santa Genoveva precisa melhorar e creio que a vinda da Passaredo irá proporcionar a renovação do mesmo e, consequentemente podera mudar a situação atual. Mas deveriam viajar um pouco mais e conhecer a vergonha de Vitoria!!!

  • Eduardo

    Nada contra Goiania e GO muito pelo contrário. Mas espero que a mudança de sede não ocorra o reflexo social em Ribeirão Preto seria muito grande. A empresa não vai desativar as operações em RAO caso mude e caso não mude vai investir no hub de GYN. Pra quem ta em GYN é ótimo levar empregos mas pense o contrário os quantos empregos seriam perdidos apos 15 anos da empresa na cidade. Sem contar as empresas que prestam serviços para a mesma em Ribeirão. Infelizmente nosso pais é assim guerra fiscal entre estados, guerra política. Torço para que GYN se desenvolva e que o novo hub da empresa cresça cada dia mais, mas deixando a sede na sua origem.

    Notícia de ontem.

    Representantes da empresa aérea atendem pedido de Dárcy Vera e vão aguardar encontro com Geraldo Alckmin para tomar uma decisão.

    A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, pediu nesta quarta-feira, dia 23, aos representantes das Linhas Aéreas Passaredo, que desistam da ideia de transferir a empresa, sediada há 16 anos no município, para Goiânia. O pedido foi feito em razão da possibilidade de mudança da Passaredo para Goiânia, já que o governo daquele estado ofereceu vantagens como redução de 25% para 3% no ICMS- Imposto sobre Circulação de Serviço, qualificação de mão de obra, área para instalação da empresa e financiamento para a fabricação de aeronaves.

    José Luiz Felício Filho vai encaminhar ao programa Invest São Paulo, do Governo Estadual, todas as propostas feitas pelo governo goiano. “O mais breve possível essa documentação estará em São Paulo. Nós também preferimos permanecer em Ribeirão Preto, pois toda a nossa história está aqui. Só tomaremos uma decisão após esse encontro”, garantiu ele.

  • Alex

    Espero que a Passaredo mude sua sede para Goiânia, será um ganho muito importante para Goiás. Como ela não vai fechar a sede de Ribeirão Preto, não acredito em maiores prejuízos, mas respeito a vontade da empresa de repensar, pois tem uma história lá.

  • Eduardo

    Independente da empresa mudar ou não pra GYN sua sede já é certo que o novo hub é GYN isto já é de fato e se tornará maior ainda pela localização. Com certeza grandes investimentos serão feitos na cidade de GYN. Nos de Ribeirão só não queremos o ônus de 600 desempregados…

  • Além de Brasília, Goiânia também tem voos diretos para Campo Grande, pela TAM. É o mais próximo do pantanal, eu creio…. mas é melhor que nada!

  • jorge panayotis

    Prezado Leo: Moro em Gurupi TO e trabalho em Vitoria ES,de Gurupi a GYN sao 600 km e só temos a Sete taxi aereo que cobra 600 reais por trecho (um absurdo)num unico voo diario,com a noticia da chegada da Passaredo a GYN criaria novas rotas e peço que pensen na rota GYN-Imperatriz passando em Gurupi,Araguaina,que sao as duas maiores cidades fora a capital Palmas,enquanto ao aeroporto Tsa. Genoveva,está pior que o de Vitoria,(eu nao tenho sorte de usar estes dois pessimos aeroportos) aguardo

  • leandro

    Realmente a infraetrutura aeroportuaria está uma vergonha….

    Com tantos desvios e incopetências tenho vergonha de ser brasileiro.