Como é voar na Passaredo

Leonardo Marques 12 · julho · 2010

A Passaredo é uma companhia sediada em Ribeirão Preto que vem crescendo bastante nos últimos anos. Sua frota de aviões Embraer EMB-120 Brasília está sendo reforçada com os modernos Embraer ERJ-145, que já são maioria.

Em 2010 a Passaredo ampliou bastante o número de destinos atendidos. A companhia já atende 19 destinos nas cinco regiões do Brasil. Isso é mais do que a Webjet e mais que a Avianca.

O foco da Passaredo é a aviação regional, por isso ela atende cidades menores e voa com aviões menores.

Abaixo está o relato do vôo feito no mês passado pelo leitor Fernando Oliveira, conhecido aqui no Melhores Destinos como Ferbrasilia. Esse voo foi realizado em um avião EMB-120, mas é importante lembrar que a maior parte da frota da Passaredo é de jatos ERJ-145.

Minha viagem estava prevista para 27/06 e a passagem estava comprada, entretanto, precisei mudar a data e optei por pedir o reembolso da primeira e comprar outra. Fiz tudo pelo site rapidamente e sem problemas. O único inconveniente é que o reembolso acontece entre 30 e 45 dias, segundo me informaram, mas, imagino que isso seja procedimento padrão em todas as cias.

Tudo certo com a passagem, me dirigi à cidade de Presidente Prudente-SP, que tem um modesto aeroporto.

Vôo 2350 – Presidente Prudente – Guarulhos
Data: 24/06/2010
Hora: 11:30
Poltrona: 7A
Duração do vôo: 1:15h
Avião : Embraer EMB-120 Brasília (capacidade para 30 lugares)

Check-in
Cheguei às 9h40 e não tinha ninguém no check-in, mas a funcionária de vendas realizou o procedimento rapidamente e com muita simpatia. Bagagem despachada, bilhete eletrônico, tudo igual às grandes cias.
Nota 10.

Avião
Gostaria de ter viajado em um dos novos jatos da Cia, mas nesse itinerário só está disponível o Brasília mesmo.
O embarque foi realizado às 11h15 e, embora já tivesse viajado com esse tipo de aeronave, não me lembrava como ela é pequena. Não consegui ficar totalmente de pé com meus 1,77 de altura. O espaço entre as poltronas é igual ao das grandes, aliás, o voo que peguei depois pra Brasília, pela Webjet estava muito mais apertado. Nota 6.

Atendimento
Houve um incidente no embarque. Ao procurar seus lugares, um casal notou que outro passageiro que embarcou em Marília, onde havia acontecido um problema com o sistema, ocupava um dos lugares e não quis sair. Ao ser chamada pra desfazer a confusão, a comissária, única a bordo, se mostrou irritada e despreparada para lidar com aquela situação.
Nota 6.

Depois disso, seguimos viagem. A decolagem e o pouso foram um tanto desconfortáveis pela turbulência, já que o avião é leve e parece não ter muita estabilidade.
Durante o voo, agora, sem turbulência, a comissária estava bem mais calma e simpática e serviu sanduíche frio de pão de batata com presunto de peru e queijo, e refrigerante, suco ou água. As embalagens eram todas personalizadas com o nova marca, assim como na pintura da aeronave. Muito agradável e moderna.
Chegamos no horário previsto em Guarulhos e depois de 5 minutos aguardando posição, desembarcamos normalmente (remotamente) e as bagagens chegaram rápido também.

De modo geral a companhia é boa. A sugestão é, claro, a renovação da frota e mais dedicação no treinamento da equipe de comissários.
É bom lembrar que a Passaredo é uma companhia aérea que tem crescido bastante e vem se mostrando uma das principais que atendem o Estado de São Paulo, além de atender também outros 7 estados.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Seria interessante comentar também sobre os preços praticados em relação à concorrência e dizer uma lista de cidades atendidas pela empresa.

    • Leonardo Melhores De

      Oi Marcello, sua idéia é boa, mas o foco desse "quadro" é deixar ele para consultas futuras. Por isso evitamos esse tipo de informação como preço e destinos, já que muda muito rápido isso.

      • Entendi, realmente tem sentido… Mas que tal um novo post com essas informações? Porque eu sequer conhecia a companhia e fiquei deveras interessado.

  • hilbert reis

    Sempre faço o trajeto RAO-PLU c/ a passaredo. Neste trecho, eles já usam os novos modelos de aeronave, e o voo é direto [vantagens frente a concorrencia]. passaredo é uma boa opção na aviação regional.

  • Leandro

    Já viajei de "Passamedo" e realmente o serviço apresentado é esse mesmo. O avião é apertado, não dá prá ficar em pé (meço 1,86) e o espaço entre poltronas é do mesmo padrão das grandes companhias. Creio que um check-in demorado em aeroportos péssimos e pequenos (como Ribeirão Preto, por exemplo) é inaceitável, já que o avião carrega uns 50 passageiros no máximo. Quanto às comissárias, as duas com quem voei pareciam meninas recém inseridas no meio, bastante despreparadas. Os pilotos também eram jovens.

    Acho isso até aceitável porque a companhia é pequena e a tendência é que esses comissários e pilotos queiram subir na carreira, mas também acredito que um pouco de treinamento não seria nada ruim…

    Quando eu viajar de ERJ (o que deve ocorrer agora no fim do ano) eu passo um relato para vocês aqui. Se alguém for antes, eu também agradeceria. ehehehehhe

    Abraços a todos!

    • Liânder

      Há 1 semana fiz o trajeto RAO-PLU com os novos aviões e foi muito tranquilo. A fila para check-in estava grande mas andou muito rápido. Não houve atrasos e nenhuma turbulência. O lanche também foi de bom grado, melhor que volta de Gol (CNF-CGH). A comissária de bordo foi bem prestativa. As poltronas têm espaços muito parecidos com as grandes cias e realmente somente a altura da aeronave atrapalharia uma pessoa mais alta (tenho 1,70m e não me incomodou). Quanto aos preços, poderiam ser melhores. Para uma empresa que há uns 10 anos atrás quase faliu, está de parabéns pela recuperação.

  • Eu viajei de Guarulhos a Goiânia pela Passaredo, com escala em Ribeirão Preto. Um caminho mais longo que os vôos diretos encontrados em outras companhias, mas com um custo menor.

    E eu acho que valeu a pena, o avião era confortável e eu fiquei em uma fileira de poltronas únicas, sem gente colada ao lado em espaço apertado. O lanchinho servido era bom. Na decolagem o avião tremeu um pouco mas menos do que eu pensei. O pouso foi tranquilo.

    Só houve dois pequenos contratempos. Por algum problema no sistema, os cartões de embarque foram preenchidos manualmente. E em Ribeirão Preto mesmo quem ia prosseguir rumo a Goiânia acabou tendo que descer na aeronave e embarcar em outra que estava ao lado, mantendo a numeração das poltronas.

    De maneira geral, foi uma experiência positiva e incluo a Passaredo nas minhas habituais consultas por passagens.

  • Aeronave bem pequena…

    Bem q eles podiam voar pra THE, viu… do jeito q o aeroporto daqui tem infra-estrutura precaria, esses avioes menores ajudariam e mto!

  • Luiz Victor Val Mysz

    Caro Leonardo, sou frequentador assíduo do seu site e é mesmo sensacional. Estou aposentado desde novembro/2009, mas me parece que a minha cidade Londrina/Pr., não existe nos mapas das empresas aéreas. qualquer promoção que exista, Londrina nunca está nela, que pena. Adoro viajar, mas pagando preços normais é muito difícil. Abração e parabéns.

  • Eu só não entendo os preços praticados pela Passaredo, Trip e algumas outras de trajetos menos praticados. Realmente são altos os custos. E não acredito que a culpa seja a quantidade menor de passageiros. Pois assim como carregam menos passageiros, as grandes companhias, necessitam de mais comissários, muito mais combustível, mais suporte nos aeroportos e etc… e tudo isso agrega muito mais custo ao processo. Acho caro de mais… por isso ainda não voei pela Passaredo, não foi falta de interesse, foi custo alto mesmo. Espero que eles acordem para esse fato.

    Ahh e ótimo post. hehe

  • Pingback: Tweets that mention Como é voar na Passaredo -- Topsy.com()

  • Ferbrasilia

    Pessoal, de modo geral a cia é boa. Para o trajeto que fiz, os preços estavam menores do que as concorrentes Pantanal e Gol, mas pode variar. E, como o Leo disse, a frota tá melhorando e com certeza é uma boa opção.

  • mery

    nao stress amigo, a minha tambem não existe, cidades dos esquecido, brazil é Rio, SP e Brasilia kkkk

  • Leonardo Melhores De

    Luiz Victor, é não tem muita promoção para Londrina mesmo, deve ser a baixa concorrência.

  • Osória

    Já viajei de “Passamedo” e realmente o serviço apresentado é esse mesmo,estou de acordo com o nosso amigo. O avião é bem apertado.Quanto às comissárias,bastante despreparadas.Também acredito que um pouco de treinamento não seria nada ruim…

  • Cristiano

    Viajei de passaredo de Palmas para Goiânia e gostei muito devido a praticidade de ser um voo direto… muito rápido e bem melhor do que os da GOL e TAM em matéria de praticidade. O ponto negativo foi apenas no check in onde foi necessário despachar a mala de mão que geralmente cabe em outras empresas. O atendimento foi bom, achamos as cadeiras mais confortáveis que o usual e o avião quase não tremeu. Havia apenas uma comissário que pareceu ser muito ágil e profissional. Gostamos tanto que faremos novos voos no final de semana. Deixamos de usar as outras empresas que temos programas de milhagens – o que é difícil – porque optamos pela praticidade e agilidade do voo direto da Passaredo Goiânia – Palmas e cont´rario e gostamos desta opção.

  • Núbia Loures

    Sempre viajo com a "Passaredo" trecho Cuiabá/Mt para Ji-Paraná/Ro e acho a viagem bem confortável e rápida. Se levarmos em conta que todas as companhias que fazem esse trecho usam aviões pequenos temos que concordar que em questão de qualidade e preço a Passaredo sai na frente. Quanto a serviços a bordo ela não perde para as companhias maiores, como a Avianca e a Gol. Estão de parabéns.

  • já tentei voar passaredo. eles oferecem certos trajetos com escala em RIberão, e quando o voôo deles não é direto dificilmente compensa.

  • guilherme

    Sempre viajo pela Passaredo no trecho Brasília-Ribeirão Preto e nada me espanta mais do que os altos preços da companhia. Principalmente porque o serviço é de razoável a ruim: lanche ruim, atrasos, cancelamentos de trechos e horários, precariedade tecnica. Já passei por tudo isso.

    Viajo sempre de Brasília para BH, SP, RJ, Campinas e a passagem para esses destinos em outras companhias é em média metade do preço dos da Passaredo. Vale observar que o trecho BSB-RAO é o menor dentre os citados.

    Infelizmente essa é a única maneira que me liga a minha família por ar no norte do estado de SP. Logo, tenho sempre que usar os serviços da empresa.

    Ah… teve uma vez que o avião de 29 lugares decolou de Ribeirão e teve que voltar na sequencia pois a manutenção não havia removido uma trava que impedia o recolhimento do trem de pouso. Passeimedo.

  • Eduardo

    Muita gente esquece que aviação regional no Brasil é diferente da aviação comercial convencional. Acredito que nunca vamos encontrar tarifas “competitivas” como as que Azul /Gol oferecem A primeira quer ser grande e a segunda não quer perder mercado, o mesmo vale pra TAM.

    Acredito que o custo de operar a aviação regional no Brasil é infinitivamente maior do que o custo de uma empresa nacional já que o mercado é mais limitado, a infra estrutura em muitos lugares que a empresa opera como Ji-Parana, Barreiras, Vitoria da Conquista são limitadas dependendo de muito investimento da própria empresa para lá operarem, alem do fato dos aviões não serem grandes.

    A passaredo acredito que está mudando, só acho infeliz esta matéria porque apresenta uma realidade que é a ultima da empresa ou seja EMB120 Brasilia que serão aposentado até o fim do ano. Sendo que a única rota que a empresa operará a partir do dia 19 de julho com brasilias será Marilia / Bauru / Prudente.

    Vale ressaltar que o público alvo da empresa não o publico que estão sendo introduzidos na aviação comercial agora, aprendendo a voar com tarifas mais baixas, voando com mega promoções das empresas, muito pelo contrário voar Passaredo / Trip sempre foi mais caro comparando com as ouras cias.

    O mercado que a passaredo atinge é o corporativo gente que precisa se deslocar com agilidade entre grandes e importantes cidades do interior do Brasil e que não contam com a devida atenção, ainda, das cias grandes.

    Para aqueles que não sabem a sede da empresa é Ribeirão Preto, o que faz com que a empresa faça seu HUB por aqui, para nos que somo daqui não há o que reclamar hoje temos a disposição um serviço bom e com preço compatível, com certeza se houvesse algumas promoções seria bem bacana. De fato já até ocorreu agora no inicio do mês, onde se podia comprar Ribeirão-GRU por 89 reais, RAO-SDU por 109.

    Hoje a empresa liga a Ribeirão a várias capitais do Brasil com avião a jato em trajetos diretos ou com uma escala, isto é fantástico para uma cidade com 700 mil habitantes do interior do Estado de SP, conta-se nos dedos cidades com estas comodidade no Brasil, inclusive algumas grandes capitais não contam com tal facilidade.

    Para ter uma idéia de valores comprando com 15 a 30 dias de antecedência consegue-se tarifas com preços compatíveis para o serviço prestado. Ribeirão – Rio R$ 169,00 Ribeirão- Goiânia R$ 169,00 Ribeirão –BH R$ 169,00, Ribeirão – Brasília R$ 209,00. Na minha opinião os preços são bons, não são como a azul ou gol ou outras oferecem pois a empresa tem que ser viável, do que adianta uma empresa como a passaredo vender passagem por 59, 69 reais e daqui 1 ano ela fechar as portas, já que como sabemos empresa regional é diferente de empresas como Azul, Gol, TAM que tem uma infinita quantidade de dinheiro para investir e infinitos subsídios governamentais.

    Eu sempre que tive que voar passaredo sempre fui muito bem atendido tanto agora que por aqui só operam os jatos quando da época que eram usados os brasilias.

    Outra coisa que era bem atrativa na empresa, mas que foi mudado agora recentemente em junho era um bônus de bagagem. Quem vinha de viagens internacionais e pegava um dos 5 vôos disponíveis GRU/RAO podia trazer despachar duas bagagens de 32 kg mais um volume de free shop, algo impensável para outras cias aéreas. Segundo me informaram parece que tal benefício deve voltar em breve.

  • vao ter passaporte a

    oi leo , to um tanto ansioso vai ter promoçao do passaporte azul em agosto ?amigo aguardo promoçao ,viajei em março nesta mesma promocao e aproveitei bastante, forte abraços.

  • Luan

    Viajei dia 30/06 com a Passaredo de Goiânia-Palmas. O voo estava marcado para as 10:30h, mas como houve um problema no aeroporto de guarulhos só saímos às 13:30h. Na momento do check-in, por volta das 10:00 eles informaram o atraso e ofereceram um voucher no valor de R$ 25,00 para o almoço. O avião é o erj-145, e apesar da minha altura (1,84 m) não achei tão apertado o assento, principalmente para uma viagem de 1 hora. Não precisei despachar a mochila que carregava, como outros acima. O voo foi muito tranquilo, as comissárias bem simpáticas, serviço de bordo também muito bom pelo tempo de viagem, enfim sem grandes reclamações.

  • rubem dourado

    moro em Palmas a 3 anos, e tive a oportunidade de ir duas veses de Palmas a São Paulo pela passaredo. A primeira vez, 5 dias após o inicio das operações que iniciou dia 24 de Maio. Os voos saíram todos no Horario, a aeronave é excelente, o espaço entre as poltronas é maior do que gol e tam e webjet, esta aeronave voa tão alto e tão rapido quanto aos grandes jatos, o serviço de bordo é melhor do que nas grandes, voce pode viajar em poltrona individual sem incomodar ninguem quando quer ir ao toalete, é a unica que faz goiania-palmas sem escalas ou conexão em Brasilia ( ja tive de esperar 3 horas de conexão em BSB vindo para Palmas) e aconteceu algo rarissimo nos dias de hoje na aviação comercial, fui autorizado pelo comandante a aterrissar na cabine , no jump-seat, em uberlandia e em Palmas. Resultado: os voos da Passaredo de Palmas para GRU com escalas em Goiania e Uberlandia são um sucesso aqui em Palmas, com indice de ocupação acima de 85% em media, nos dias de pique, a aeronave lota!!!, e já irá lançar o segundo voo para Palmas, saindo do Rio(sdu) para cá via Goiania….APROVADISSIMO…sempre que puder, irei priorizar a passaredo…

  • Menandro

    Relato novíssimo para vocês.

    Viajei 08/09/2010 no ERJ-145 da Passaredo.

    O trajeto foi Salvador (SSA) x Barreiras (BRA).

    O check-in demorou um pouco, mas nada insuportável. Também o aeroporto de SSA estava “fervendo” de gente.

    Decolou com cerca de 15 minutos de atraso, também tolerável, e chegou 07 minutos além do previsto em Barreiras, em um vôo com cerca de 1:05h de duração.

    As duas comissárias a bordo eram bastante simpáticas e gentis, realizando, portanto, um trabalho irretocável.

    A aeronave não apresentou qualquer desconforto que mereça ser relatado. Somente por ser uma aeronave pequena, os lugares destinados a bagagens de mão são pequenos, de maneira que tive que acomodar o case do meu laptop abaixo da poltrona da frente, e os meus ternos, que estavam acondicionados em capas, foram acomodados em outra poltrona, pela própria comissária.

    O lanche também foi bem bacana. Gostei.

    Resumo: ótima relação custo-benefício. Vôo bom, tranquilo, rápido e com uma boa tarifa.

    Aproveitem.

  • sebastiao

    Olha viajei dia 09/06/2011 de cuiaba x ji-parana ro. no erj-145, gostei muito, uma aeronave valente para situações dificeis como a que pegamos uma tempestade muito forte deu muito medo, mas a tripulação muito bem preparada. goste. Na volta de ji-parana já com o tempo bom foi delicioso o voo, uma decolagem e aterrissagem perfeita e digo mais, um voo rapido em relação aos grandes que já viajei, vale a pena. Com relação a lanche, é como os outros mas a gente por àbito comer em casa, não da tempo nem de ficar com fome. um abraço.

  • VOU passaredo no final do ano passado do RJ para Uberlandia.pontualmente partimos a viagem foi tranquila e na volta tambem partimos pontuamente.serviram um lanche suco e refrigerante,vi um senhor com uma latinha de cerveja "SKOL" ou seja a empresa ofereceu cerveja. Quero destacar a pontualidade afinal viajei no periodo de maior fluxo.dia 29 de dezembro viajo de passaredo de goiania para Uberlandia.espero que se repita a pontualidade pois dependerei desse voo para uma outra partida.

  • Aldenir

    fui e Votei de Rondonopolis MT a São Paulo Guarulhos, pelo erj 145 da Passaredo foi exelente, tudo certinho, adorei

    eu recomendo a Passaredo,

    muito bom mesmo

  • andrea schlemper

    A Passaredo em parceria com a Gol…começou a fazer o trajeto, Florianópolis/Chapecó,gostei muito,mais opções de horários,mais rapidez,bom atendimento,conforto praticamente igual ao das aeronaves de maior porte.Como é um avião menor(acomoda até 50 passageiros), percebi que não perdemos tanto tempo para entrar/sair…entre outras coisas.Espero que mesmo depois das reformas feitas no aeroporto de Chapecó, a Passaredo continue a atender àquela região!!!Que tenha vindo para ficar!!!Obrigada!

  • Samuel C Freitas

    Olha voar pela passaredo de Palmas-To a Belém-Pa,foi bom, quanto a aeronave pra mim tem espaço suficiente pra se acomodar, pois minha altura é 1,68 as comissárias de bordo foram bem prestativas pois viajei mais de uma vez para esse destino.

    A única reclamação é que sempre espero 30 a 40 minutos de atraso, uma vez que Palmas é uma escala.

    Mais no geral, estou satisfeito em voar pela Passaredo.

  • Stefanie

    Pessoal, as informações estão incorretas, a Passaredo não opera mais com o EMB – 120 desde ultimo semestre de 2012. A frota é toda de Jatos 145, e a partir de Abril chegara nova frota de ATR.

    • Stefanie

      corrigindo ultimo semestre de 2010

      • Denis Martins

        Não estão incorretas, estão desatualizadas! kkk

        • Stefanie

          kkkk isso DESATUALIZADAS…vou encaminhar uma avaliação de voo Passaredo pra atualizar um pouquinho!

  • Denis Martins

    Legal! Você tem fotos do voo?

  • luciano

    Passaredo é uma exelente empresa aérea, sou comissário formado e gostaria muito de trabalhar e voar passaredo.Minha sugestao e que a empresa contrate comissários homens, uma vez que apenas possui mulheres em seu quadro de comissários.Isso faz a diferença, inclusive para um atendimento diverssificado,estou sugerindo a contratação de comissários homens para que a empresa melhore ainda mais.E assim, é claro, teremos mais chances de trabalho melhorando ainda mais o serviço de bordo da empresa.

  • rubens

    Porque a Passaredo não possui voo de São Carlos para sp capital uma vez que sai de Riberão Preto diariamente para a capital e esta lionha já existiu no passado.

  • Vggfly

    Vai de Passaredo? Então tome um suco de maracujá porque seu voo vai atrasar bastante. O meu para o Rio demorou quase 24h. Passaredo nunca mais.

    • livia

      não vale a pena.

  • Milaine Roberta

    Alguem tem experiencia pra contar do voo UDI-BSB-UDI?

  • Natalia Melquie Monteiro Teles

    Eu sinto falta de algum tipo programa de fidelidade; uma vez li que a empresa tinha uma espécie de promoção, baseada no número de bilhetes comprados, mas depois não consegui ver novamente.