Comprou passagens da American Airlines? Tire suas dúvidas sobre cobrança, alterações, cancelamentos e emissão de e-ticket

Camille Panzera 27 · agosto · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Tem muita gente feliz da vida com as passagens que comprou na American Airlines a preços super reduzidos. Muitos leitores já receberam os e-tickets e estão já sonhando com a viagem.  A American Airlines informou que irá honrar as tarifas incorretas oferecidas na última quinta-feira, mas o assunto ainda está dando o que falar.

Nos posts no MD ainda há bastante gente comentando o tema e muitas dúvidas ainda têm surgido. Para esclarecer alguns pontos, entramos em contato com a Central de Atendimento da American Airlines. Se você tem alguma dúvida específica, o ideal é entrar em contato com a American Airlines pelos meios de contato indicados a seguir.

– Quando a AA espera finalizar a cobrança dos tickets?
As emissões foram finalizadas na madrugada de hoje. Para os clientes que não tiveram seus bilhetes emitidos devido cobrança não autorizada foi enviado e-mail notificando-os e dando prazo de três dias para entrar em contato com a American Airlines informando outro cartão de crédito. É importante que os clientes chequem suas caixas e e-mail, incluindo spam. As reservas serão canceladas após este prazo.

american_air_lines_0102201315

– Quando a AA espera finalizar o envio dos e-tickets aos que tentaram comprar suas passagens? 
Os e-mails já foram enviados. É importante que os clientes chequem suas caixas e e-mail, incluindo spam.

– Que medida tomar caso a cobrança tenha sido feita, mas não tenha havido o envio do e-ticket.
Caso a cobrança tenha sido feita e o bilhete ainda não tenha sido emitido é preciso que o cliente entre em contato com a American Airlines para verificação referente a cobrança, que acusou como não autorizada para a empresa. A este ponto o cliente já deve ter recebido e-mail informando que a cobrança foi negada. Se a pessoa tem certeza que o bilhete foi emitido, mas não recebeu o e-mail, basta entrar no site da American e imprimir o itinerário pelo site.

– O que fazer em caso de cobrança em duplicidade? 
Entrar em contato com a American, que irá encaminhar o caso para o departamento responsável. Cada caso precisa ser avaliado individualmente .

– Qual o procedimento caso o nome do passageiro tenha um erro de digitação?
Aqui houve uma incompatibilidade nas respostas nas ligações que fizemos. Na primeira ligação para a Central de Atendimento da AA, nos foi dito que nada poderia ser feito a respeito. Na segunda ligação, entretanto, nos disseram que caso ficasse comprovado que houve um erro de digitação no momento da compra da passagem pelo site, o caso seria analisado, e se aprovado pelo setor competente, poderia haver a mudança sem custo. Trocar o nome ou sobrenome do passageiro não é possível. 

– Qual a política caso o passageiro queira fazer uma mudança na data da passagem?
Geralmente é preciso pagar US$300 mais a diferença do valor pago para o valor da tarifa normal, que será calculada pelo atendente. Para aproveitar as passagens compradas durante o erro do site é preciso realmente embarcar na data reservada. Mesmo que tenha sido um erro absurdamente mais barato do que o preço normal, a American Airlines está honrando as passagens, mas se você fizer mudanças, provavelmente perderá esse valor. Nesse caso, especialmente, o atendente irá averiguar as regras da tarifa da passagem comprada e o valor a ser pago poderá ser diferente de US$300.

– Qual a política caso meu voo tenha sido alterado pela AA ou uma das companhias aéreas?
Caso a companhia tenha feito uma alteração no horário do seu voo, pode ser possível alterar a passagem sem custo, dependendo da diferença de tempo entre o voo original e o novo voo. Consulte a política da AA para alterações não voluntárias de voo.

– Qual a política em caso de desistência, arrependimento ou cancelamento da passagem?
Pedir o reembolso; a American devolve o valor pago em 3 meses. É possível fazer o cancelamento sem custo em até 7 dias e nesse caso conta-se o dia da emissão mais os 6 dias posteriores. Se o cancelamento for feito no mesmo dia da emissão você ainda pode pedir o estorno do valor cobrado.
Se a pessoa se arrepender após o sexto dia da emissão, geralmente é cobrada uma taxa de reembolso, que é de US$300. O restante do valor é devolvido em 3 meses no cartão, mas na maioria das vezes, pelo preço que foi cobrado, o cliente não terá direito a reembolso adicional.
Houve um desencontro de informações sobre esse assunto, mas em uma das ligações que fizemos para a Central de Atendimento da AA, nos foi dito que mesmo após os 7 dias em que não há custo para cancelamento, a AA irá aceitar cancelamentos de passagens gratuitamente, havendo a devolução total do valor pago.

– Os bilhetes comprados são válidos para o acúmulo de milhas?
Ainda não há um posicionamento oficial da empresa. O regulamento do AAdvantage permite que a American Airlines restrinja o acúmulo de milhas em circunstâncias especiais. No entanto, leitores que compraram as passagens com o erro de tarifa e já viajaram relataram que receberam o crédito dos pontos normalmente. Ou seja, aparentemente a empresa está honrando a classe tarifária que aparece no bilhete. Confira as regras de pontuação no AAdvantage e no Multiplus/TAM Fidelidade (já que a AA também faz parte da oneworld).

– Como entrar em contato com a AA?  
Os clientes que tiverem dúvidas sobre a emissão dos bilhetes e outros assuntos devem entrar em contato diretamente com o SAC da empresa por meio do site https://www.contactus-aa.com e pelos telefones (11) 4502-4000, (21) 4502-5005 ou 0300-789-7778.

Vale destacar que todas as respostas acima foram obtidas pelo Melhores Destinos hoje, por meio de contatos telefônicos junto ao atendimento da American Airlines. Em um caso atípico como esse, algumas regras estão sendo flexibilizadas, por isso é importante confirmar individualmente cada caso com a companhia. Caso tenha alguma dúvida ou questionamento adicional, entre em contato com a companhia pelos meios indicados acima!

Autor

Camille Panzera - Camille Editora de destinos