Comprar passagens aéreas com muita antecedência não é tão bom

Leonardo Marques 27/09/2010 às 13:44h 330 Comentários

Nesses anos de Melhores Destinos, nós já fizemos vários posts com dicas de como comprar passagens aéreas baratas. E muitas vezes já mostramos que comprar passagens com muita antecedência pode ser ruim.

Mas, como muitos (ou todos) sites, revistas, jornais e até as companhias aéreas insistem em recomendar a compra de passagens aéreas com o máximo de antecedência, hoje vamos dedicar um post apenas a este tema. Queremos mostrar que existe um momento certo para comprar, uma antecedência razoável.

A primeira coisa que você precisa fazer é esquecer essa idéia de  que comprar passagens com antecedência é garantia de preços baixo!

Se você quer fazer uma viagem no Brasil na baixa temporada, a antecedência que recomendamos é de 25 a 40 dias. Mas de onde aparecem esses números? Fazendo mais de 100 posts sobre promoções de passagens aéreas todos os  meses, nós vamos entendendo a lógica das promoções e percebendo com que antecedência geralmente elas acontecem.

Se você comprar uma passagem nacional para a baixa temporada com 30 ou 90 dias de antecedência o preço fora da promoção geralmente será o mesmo. Se você comprar com mais de 180 dias, é possível que o preço seja ainda mais caro do que comprar com 30 dias de antecedência.

Quando você compra passagens aéreas nacionais com mais de 60 dias de antecedência você praticamente zera as chances de comprar passagens aéreas em promoção. Aí você já sabe o resultado… quando faltar 30 dias para sua viagem, você vai ver uma mega promoção mas já comprou as passagens.

Outras desvantagens? Quando você compra uma passagem com vários meses de antecedência, aumentam as chances de ter surpresa. Exemplos:

- a companhia deixar de operar o voo no horário que você comprou e alocar você em outro horário,
- a empresa deixar de oferecer um serviço de traslado que você pretendia utilizar,
- a empresa mudar o seu serviço de bordo,
- uma nova empresa passar a operar o trecho e derrubar os preços
- enfim… em 6 meses o quadro da empresa ou do trecho pode mudar bastante e o preço muitas vezes não será menor do que se você tivesse esperado mais alguns meses para comprar.

Veja, nós jamais estamos recomendando que você compre passagens de última hora! Isso também é péssimo. O que estamos recomendando é comprar com uma antecedência razoável para conseguir aproveitar as promoções. Qual seria o momento ideal para comprar passagens aéreas?

Quando comprar passagens aéreas nacionais:
Baixa temporada: de 25 a 40 dias
Alta temporada: de 60 a 90 dias

Quando comprar passagens aéreas internacionais:
Baixa temporada: de 30 a 60 dias
Alta temporada: de 60 a 120 dias

Não pense que essas datas são exatas, estamos apenas dando uma idéia. Nem mesmo as empresas aéreas teriam números precisos assim para dizer o momento exato. Isso vai variar em cada trecho e depende de oferta, procura, concorrência e das condições financeiras de cada empresa aérea. Nosso objetivo é conscientizar você que não precisa esse desespero de comprar passagens com 6 meses ou até um ano de antecedência. Isso é lenda, mito ou até má fé mesmo.

Só mais um aviso… se todos comprassem passagens aéreas com mais de 3 meses de antecedência, as promoções praticamente desapareceriam. Pense que você é dono de uma empresa aérea, se os aviões estão com boa ocupação, porque você fará promoção?

As companhias aérea buscam sempre o lucro máximo, exatamente igual à empresa onde você trabalha. Ela vai fazer promoções pensando em não ter prejuízo ou em aumentar seus lucros, jamais será por pena de alguém.

Pense sempre na passagem aérea como um produto perecível. Um feirante tem 150 abacates, chega um momento que ou o feirante vende os abacates ou eles apodrecem e ele irá jogá-los no lixo. Com a passagem aérea é exatamente assim, se o voo decolar com 70 poltronas desocupadas, são 70 abacates jogados no lixo. O feirante fará promoções se ele tiver poucos abacates perto de apodrecer? Certamente não. Ele fará promoção quando os abacates ainda estiverem verdes e bem longe de apodrecer? Provavelmente não. Passagem aérea funciona exatamente assim. No mundo das passagens chamam isso de yield management.

Agora você já sabe agora certa de comprar abacates…oops, passagens aéreas.

330 comentários para “Comprar passagens aéreas com muita antecedência não é tão bom

  1. Fernando

    Webjet cancela 54% dos voos nesta segunda-feira

    Em nota, companhia esclarece que foi obrigada reduzir vôos para cumprir lei.

    Medidas estão sendo tomadas para atender passageiros, segundo Webjet.

    Responder
  2. Pâm

    Leo, achei bom o post

    Me de sua opinião, preciso de GYN-Fortaleza para Janeiro de 2011, melhor comprar por agora?

    to com medo de ficar mais caro to que já esta, vamos em 8 pessoas adultas será que consiguo algum desconto??

    Responder
  3. Paulo

    Quanto aos voos internacionais, há que se considerar uma variável importante: a taxa de câmbio do dólar norte-americano, pois é nesta moeda que todas as passagens são cotadas. Em períodos em que o valor do dólar está muito baixo, como agora, vale a pena comprar com qualquer antecedência…

    Quanto à antecedência proposta para baixa temporada no internacional, de 30 a 60 dias, depende da empresa aérea. A TAP, por exemplo, tem sempre uma ocupação superior a 80% em quase todos os voos entre Brasil e Portugal. Devido a isto, a TAP raramente tem promoções. Deixar para comprar com 30 dias de antecedência na TAP é certeza de não conseguir um assento bom na aeronave…

    No começo de Janeiro deste ano, eu comprei na TAP bilhetes POA-GIG-OPO e LIS-GIG-POA, para ida na metade de Maio e volta no começo de Junho. Quando comprei as passagens, os voos da TAP já estavam com mais de 50% de ocupação. Depois da data da compra, o valor das passagens só subiu…

    Responder
  4. Rafael

    Muito bom o site, parabéns! Somente contando uma experiência minha com passagens antecipadas: precisava comprar o trecho Campinas-Curitiba e acabei comprando com um mês de antecedência. Paguei 109 reais. Acontece que dois dias antes da minha viagem o mesmo trecho por outra companhia estava 69 reais em um horário melhor do que eu tinha conseguido. Ou seja: apesar da precaução é sempre bom contar com um pouco de sorte!

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D Autor do post

      Isso Rafael, talvez 2 dias antes os preços estivessem em alguma promoção. E, de fato, é preciso ter um pouco de sorte mesmo! Eu só quis dar uma idéia para as pessoas não ficarem com essa paranória de comprar 6 meses antes.

      Responder
  5. Rafael Stacheti

    Já aconteceu isso comigo, mas com milhas. Emiti uma passagem com milhas Smiles com 2 meses de antecedência e depois de uns 15 dias, entrou uma promoção de milhas reduzidas… Até liguei lá pra saber, mas não tinha como.

    Realmente é um desafio saber a hora certa de comprar…

    Responder
  6. José Bauer

    Preciso comprar 2 passagens pra janeiro/11, tenho milhas para 1 passagem, seria melhor comprar agora a que pagarei com milhas e deixar a outra pra mais tarde?

    Responder
  7. André Augusto

    Realmente Leonardo, depois que conheci o Melhores Destinos já vi vários sites/revistas recomendando para comprar com o máximo de antecedência e sempre lembro das dicas de vocês.

    Será que esses outros blogs estão fazendo isso por má fé?

    Responder
  8. Roberto

    Estou vendo pra onde vou em minha lua de mel, to pensando em 2 opções:

    1 – internacional (punta cana)(copa);

    2- nacional(trancoso via porto seguro)(tam ou gol)

    isso saindo de Manaus

    as datas seriam pra final de março de 2011 dia 27 mais ou menos a viagem seria so de 1 semana.

    se for pra comprar hoje tá muito caro então não adianta, tenho que esperar mesmo e não acredito que os preços ficarão mais caros do que estão hoje.

    geralmente tem promoções essa época de final de março mas lembrando que o carnaval em 2011 é no começo de março será que consigo alguma promoção nessa época você que ja tem mais experiência nisso??

    desde já agradeço pela atenção

    Responder
  9. Rodrigo Souza, a.k.a

    Comprei há exatos 24 dias as passagens de ida e volta RIO-BH-RIO pela WebJet para o dia 9/10. Duas semanas depois, a mesma companhia lança a promoção pro mesmo trecho com cerca de 30 reais de diferença somando os dois voos. Ou seja: mesmo dentro do prazo sugerido, ainda deixei de economizar um pouco mais.

    De agora em diante vou comprar só com 10-15 dias antes e ficar ligado no twitter da Melhores Destinos o dia todo!

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D Autor do post

      Rodrigo, esse prazo que coloquei foi uma média, apenas para dar uma idéia, mas de uma companhia pra outra sempre muda. Eu mesmo costumo comprar quando falta de 8 a 15 dias ;)

      Responder
  10. Marcelo

    Olá, sou de Porto Alegre. Tenho planejado minha viagem para o Espírito Santo em janeiro, entre os dias 05 e 08. Gostaria de saber com quantos dias de antecedência, mais ou menos tenho que comprar minha passagem?

    Obrigado!

    Responder
  11. Sergio

    Então pessoal. Com relação aos destinos internacionais, concordo em termos com este post de vocês. Em uma viagem internacional, se comprar com 90/120 dias é igual a comprar com 180 dias, obrigatoriamente, prefiro comprar com mais de 180 dias, pois existe as seguintes vantagens:

    1 – Você pode começar a pagar bem antecipadamente, e na data de sua viagem, toda a viagem pode estar totalmente paga.

    2 – Você pode se beneficiar com uma melhor taxa do dolar, no caso, de você acompanhar as tendências dos mesmos.

    3 – Você não corre o risco de fazer igual meu primo. Comprou uma passagem com 150 dias de sua viagem e pagou USd 200,00 a mais.

    Responder
  12. Bruno Feliciano

    Eu comprei em março uma passagem para Miami na Avianca que vou voar apenas no fim de janeiro e digo que valeu MUITO a pena.

    Com a cotação do dolar que eu comprei a passagem saiu pouco mais de 1300,00 reais.

    Desde então eu venho acompanhando os preços do mesmo trajeto para auxiliar alguns conhecidos a comprar e desde então o valor mais baixo do mesmo trecho foi 1500,00 na TACA e com 2 escalas (isso a aproximadamente 1 mês e meio atrás).

    Obvio que não é regra, mas no meu caso ter comprado com 10 meses de antecedencia valeu muito a pena.

    Para efeito de comparação a taxa mais barata hoje para esse trecho na época que eu vou está 2180,00.

    Responder
  13. Dácio

    Na verdade se nós nos mobilizasse em conjunto conseguiríamos fazer as passagens cairem bastante se todos deixassem para comprar entre 10 a 15 dias as companhias aéreas iriam ficar desesperadas pois seriam obrigadas a baixar para preencher as vagas.

    Temos que aprender a "jogar" assim como as companhias o fazem!!

    Valeu Leonardo pelas dicas!

    abraço

    Responder
  14. Alexandre

    Realmente as pessoas tem esta mentalidade de comprar com antecedencia muito grande tipo 4 meses ou até mais e perdem grandes oportunidades.Na minha opiniao é interessante saber as datas que vc pretende viajar e ver se ha possibilidade de comprar com promoção com 30 a 60 dias de antecedencia(Geralmente em datas proximas a feriados)ou pagar o valor que esta agora para uma viagem, tipo para o carnaval.Não faz sentido gente!Pense bem!

    Responder
  15. carla bonatto

    oi leo, aonde foram parar as promoções de assinaturas que davam milhas.Será que não vai ter a promoção igual ao ano passado com 2000 milhas smiles .As promoções estão cada vez mais distantes.

    Responder
  16. Ramon

    Discordo em partes!!!!

    Comprei uma passagem em Abril para Buenos Aires para o feriado do dia 15 de Novembro.

    Acreditem!! eu paguei 178,50 por trecho!

    com taxas ficou aproximadamente R$ 500,00.

    Muuuuuuuuuito barato!

    Mas tive problemas de acomodação… mas na verdade ficou bem melhor.. pois quando a gol altera o seu voo você pode escolher até 3 dias antes ou depois do seu voo.

    Meu amigo tinha comprado em outro horario, ai por causa dessa mudança vamos em melhores horários e vamos juntos no mesmo voo!

    Mas é bem relativo né???

    Responder
  17. Bigsmaiou

    Mto legal as dicas, Leo.

    Mas muito mais do que antecedência a gente precisa ter mto o fator SORTE.

    Comprei uma passagem pela AZUL rota VCP-CWB pro dia 04/11 por R$50,00 já com tudo. Olhei agora no site da AZUL e não tem mais o valor que eu tinha pago.(e por esse valor eu duvido q eles voltam a fazer, nao sei, o fator SORTE é quem vai dizer)

    Em contra partida, pela msm cia uma passagem BSB-VCP no dia 01/10 sai por R$128,62(já com taxas) sendo eu paguei na GOL R$228,62 por causa da "amada" antecedência.

    Ou seja, economia de R$100,00! Já posso chorar?

    Responder
  18. Fernanda

    Estou querendo passar as férias de Dezembro em Brasília, saindo de Maceió. As passagens de ida para lá até que encontro em preços razoáveis e surgem promoções, mas para o retorno de BSB para MCZ está tudo caríssimo, pois é alta temporada e estou voltando para a praia. Qual o melhor momento para comprar essa passagem de volta para Maceió no final ed dezembro. Será que posso ter esperanças de que surja alguma promoção?!

    Responder
  19. MARCIO ANDRE LIMA

    Eu concordo e muito com essa reportagem.

    Viajo na peóxima quinta, dia 30 de setembro para Natal, RN e comprei as passagens de ida e volta com cerca de 60 por cento da tarifa convencional, uma semana antes da viagem. E olha que a companhia aérea nem estava em promoção. Mas acredito que houve um pouco de sorte também. Sugiro que pesquisem SEMPRE, mas quando um preço bom aparecer, agarrem-no! Dificilmente ele ficará à disposição por muitas horas.

    Responder
  20. Yeda Lins

    Concordo com o post, mas também com a opinião do Bruno. As vezes é bom comprar com antecedencia, e as vezes não. NO ano passado, comprei passagens para los angeles pela delta por 650 doalres, com 4 meses de antecendia. Hoje, tá tudo muito mais caro. Mesmo pra julho do ano que vem, não tem nada por menos de 1200 dolares. Acho que a politica de descontos com antecedencia varia de cia. para cia. Algumas, como a TAM, sempre cobram mais caro na alta temporada. Acho isso uma injutiça. E quem precisa planejar férias com antecedência de dez meses? O correto seria comprar mais barato, mas nem todas fazem assim….e só nos resta ficar noites pesquisando, como eu faço sempre….

    Responder
  21. thais

    concordo 100%! ja comprei minha passagem para N.Y para o carnaval. ano passado fui comprar em NOV-DEZ ( 3 meses antes igual vocês disseram) e ja estavam esgotadas.

    o mesmo vale para rveiilon.

    esses periodos MUITO PROCURADOS nao vale a pena deixar passar, O QUANTO ANTES ACHO MELHOR!!!

    Responder
  22. Rodrigo

    Teoria da Cospiração, deve ser isso. Gostaria de saber o que um blog ganha mandando as pessoas comprarem mais caro uma passagem.

    Comprar com antecedencia é bom sim, e sempre será no ramo da aviaçao, pois a venda de passagens trabalha com faixas de preço, conforme vão sendo vendidos os assentos os valores vão aumentando, isso é o beabá.

    Mas claro que vc tem que ter o mínimo de noção, se vc cotar e o preço estiver normal, não vale a pena comprar e sim deixar para os prazo que o Leonardo indicou, mas como exemplo uma passagem para Santiago no Chile, saindo do Rio em março esta por 179,00 reais cada trecho, vale a pena comprar agora?

    Ora se vc não acha que o preço esta bom, nesse caso vc tem que ir a pé, pois vc não quer uma passagem barata vc quer de graça.

    Já as promoções, são difrentes, pode ocorrer de vc comprar uma passagem e depois em uma promoção ela ficar mas barata, mas isso pode acontecer com uma camisa que vc compre em uma loja também.

    Responder
  23. sonia

    Estou com muita duvida se compro passagem agora ou deixo para comprar mais adiante.

    Vamos de Vitoria (VIX),para Campinas (SP),vamos em 6 adultos,2 crianças e um bebe,será que consigo algo melhor?

    Responder
  24. samuelle

    Olá Leo ….to precisando de uma dica, vou passar 10 dias no periodo do carnaval em Salvador,como tenho familia lá vou comprar só passagens de ida e volta para mim e mais 3 pessoas. O que você me indicaria fazer ?? comprar agora ou esperar ?? tenho medo de ficar muito mais caro. Muito obrigada desde já.

    Responder
  25. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Bruno, há casos que vale mesmo! A Avianca ja fez promoção desse trecho por menos de R$1.000, nessas horas não se pode deixar passar a oportunidade.

    Responder
  26. Carolnl

    Concordo com o post, Leo. Principalmente pela informação mais importante – ainda que nas entrelinhas. A questão do bom senso. Se você sabe quanto custa mais ou menos uma passagem pra determinado destino, em certa época, e 6 meses antes vê pela metade do preço, claro que vai comprar! Do contrário, o interessante é ir acompanhando a flutuação.

    Esse ano eu vou pra SFO. Decidi usar o vôo direto novo da AA, BSB-MIA. Quando comprei, eles estavam anunciando promoção. E o preço foi bom mesmo, cerca de 1.800 reais ida e volta. Comprei com uns 4 meses de antecedência, e vou na alta temporada.

    Meu namorado e os pais dele compraram o mesmo vôo, praticamente nas mesmas datas, há exatas 2 semanas (ou seja, cerca de 2 meses antes do vôo) por 1.400 reais ida e volta. 400 a menos do que eu, que comprei na promoção.

    Não reclamei, porque o preço que eu paguei ainda foi muito bom. Nem sei como eles conseguiram esse preço, já que, pesquisando, tenho achado quase o dobro. Minha impressão é que alguém que comprou antes deixou a reserva cair e sobraram as vagas pra eles. No meu caso, se eu tivesse esperado uns meses teria economizado. Mas por pouco. Poderia ter pago o dobro, também.

    Por isso, o importante mesmo é o bom senso. Pesquisar. Todos os dias, de preferência. Acompanhar a flutuação. Quando chegar num preço que vc considere justo/possa pagar, aí sim, compre.

    Responder
  27. Igor

    Depende…

    em novembro de 2009 comprei passagens para abril de 2010 para páscoa e consegui o melhor preço da época ida e volta 398,00 pela AZUL até o dia da viagem os preços só subiram.

    Depois disso quando a AZUL lançou vôos diretos POA- BHZ já consegui voar por 180,00 ida e volta normal.

    Responder
  28. ana

    OLÁ LÉO,MUITO INTERESSANTE SEU POST MAS DEIXA EU TE FALAR SEMPRE VIAJO EM JANEIRO E COSTUMO COMPRAR MINHAS PASSAGENS PRA DEPOIS DO CARNAVAL.ESSE ANO COMPREI BRASILIA-FORTALEZA POR 134,00 REAIS O TRECHO VOANDO TAM,MUITO BARATO.SEMPRE TIVE SORTE E NUNCA ME ACONTECEU IMPREVISTOS.PARTICULARMENTE PREFIRO COMPRAR COM ANTECEDENCIA PRA VIAJAR NA ALTA TEMPORADA.

    Responder
  29. sheila

    Quero viajar para sao paulo em janeiro de 2011 sera que esta em uma epoca boa para comprar passagem?e o leilao da gol funciona mesmo?

    sheila nascimento.

    Responder
  30. alessandra fran&cced

    Léo

    Gostaria de orientação sobre melhor época pra comprar passagens para Orlando,irei em fevereiro…mas não tô conseguindo achar com o valorque comprei no ano passado.obrigada.

    Responder
  31. adriana madureira

    tenho uma viagem marcada para Buenos Aires em dezembro, e ai? compro ou nao a passagem agora, vou precisar dividir no cartao, e entao me ajude com sua opiniao

    Responder
  32. Fabricio

    Mto bom o post (como sempre!!!). Eu tenho uma particularidade: por ser professor, sempre tenho férias na alta temporada (não que eu esteja reclamando, já que acabo tendo duas férias por ano hehe).

    Tenho percebido que essa questão varia. Já consegui boas e más tarifas internacionais com 6 meses de antecedência. Ano passado, por exemplo, comprei GIG-JFK-GIG por R$ 1200 para dia 26 de dezembro comprando em maio!

    Responder
  33. Camila

    Além disso, dá pra começar a comprar as passagens de trem para os trechos internos, que têm ótimos preços se compradas com antecedência de até 4 meses.

    Responder
  34. Edson

    Muita calma nessa hora! Planejamento de férias é algo muito sério e não da para arriscar.

    Eu compro com antecedência de 6 a 4 meses e fico de olho em eventual promoção para o mesmo período, se acontecer eu cancelo as passagens que são convertidas em crédito 100% e recompro as da promoção, o troco são crédito que vale por um ano ou eu saco com desconto de 20%, o único problema é que eu fico amarrado na mesma compania.

    Responder
  35. Gizelli

    Olá Leo!

    Adorei o post.

    Estou querendo comprar 5 passagens para Natal-Rn para o carnaval 2011 (05/03 a 09/03). Qual o melhor periodo para fazer a compra.

    Na minha cidade (Vitória-ES) quase não tem promoção.

    Responder
  36. CEIÇA

    Estou precisando comprar passagens de ida e volta de Teresina / São Paulo para o periodo de 03 a 29 de janeiro 2011 (fazer um curso)… devo comprar com qanto tempo de antecedencia… e qual sai mais barata para congonhas ou guarulhos???

    Responder
  37. Valdecir

    Cara, esse blog é tudo de bom, mais vai uma pergunta.

    Qual seria o melhor momento de se comprar passagens de Fotaleza a São Paulo,pretendo utiliza-las após os feriados de NOVEMBRO

    Responder
  38. luciano

    ola leonardo, vou viajar para BSB – NAT dia 24/12/2010 e volto dia 29/12/2010, a passagem de ida voando TAM ja comprei por R$ 198,00 eu acho que fiz certo, pois é dificil encontrar um preço desses, fiz certo? a passagem de volta a mais barata foi de R$ 357,00 sera tenho sorte de comprar a de volta por menos do que esse preço? me ajude por favor.

    Responder
  39. Federico

    Muito bom o post, mas ficou uma dúvida, pretendo viajar com minha esposa para Orlando em abril do ano que vem e a idéia é comprar uma passagem e conseguir a outra com milhagem, qual seria a melhor época para fazer a compra uma vez que acredito que a passagem com milhagem tenha que ser comprada com certa antecedência?

    Responder
  40. Karina

    Oi Leonardo!

    Pela sua experiência, o que você acha sobre a antecedência de passagem de estudante?!

    Viajo em maio do ano q vem e estava pensando em comprar agora, mas depois desse post fiquei em dúvida.

    Obrigada :-)

    Responder
  41. Ivonete

    Bom dia

    Tenho um compromisso em Rondonia, no começo de Dezembro, pretendo viajar dia 02 e voltar dia 08/12. Essa data já e considerada alta temporada, Vou sair do Rio de Janeiro.

    Ivonete

    Responder
  42. angela

    Leonardo,realmente fica difícil. Quero comprar 6 passagens para Goiana para passar o Natal e Ano Novo. Estou sempre acompanhando os peços pra ver se não "pinta"alguma boa oportunidade, fico com receio de comprar e derrepente tenha uma promoção.

    Será que pra esta época no fim do ano tem promoções, ou por ser uma data muito concorida isso não deve acontecer?

    Parabéns, o Melhores Destinos está sempre alerta, é um "aliado" de nós viajantes!

    Abraço

    Angela

    Responder
  43. Arnaldo V. Carvalho

    EXCELENTE POST!!! Puxa, foi mesmo muito útil. Já me dei muito mal por comprar com muita antecedência. Certa vez comprei tam Rio-Porto e quando cheguei de outra cidade no aeroporto portuguÊs descobri (não me avisaram) que aquele vôo simplesmente não existia mais, e que teria de fazer conexão por Lisboa (comprei um vÔo original direto), e mais ainda, só no dia seguinte. Ninguém merece!

    Responder
  44. Marcos Fonseca

    Comprei a um mês atrás minhas passagens para o carnaval tendo em vista o preço bom que estava na época, a ansiedade de logo garantir um preço bom, me fez perder outros preços melhores que surgiram mais para frente, o fato de comprar a passagem com uma antecedência, faz com que pague um bom preço, mas lhe tira a oportunidade de consiguir um preço melhor em alguma promoção. O que vale nesses casos é a sorte de comprar bem antecipado ou esperar que sai uma promoção boa.

    Responder
  45. Walter santos

    Parabén Leonardo, esse post disse tudo. Eucomprei ha 1 mês atras os trecho Confins x Congonhas para voar 30/10 e voltar 02/11 e paguei mais de 350,00 (comprei com antecedencia para garantir o preço) Uma semana depois precisei comprar o mesmo trecho de novo, para os mesmos dias e mesmo voo, na mesma Gol para incluir uma outra pessoa e cada trecho me custou R$ 89,00, ou seja ida + volta me custou agora pouco mais R$200,00 já considerando as taxas de embarque.

    Abraços e parabéns pelo post.

    Responder
  46. WagnãoSPMG

    Leonardo, bom dia!!

    Sou leitor assíduo do seu site. Sobre essa matérias eu estarei de férias no início de Janeiro e gostaria de saber se você se pelas contas que você sugeriu sobre os prazos se Outubro seria a melhor época pra compra? Desde já obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
  47. Mariana

    Muito bom o post Léo!

    Tinha mandado um email pra vc justamente perguntando isso.

    Moro em Natal e Vou pra Buenos Aires em Janeiro num grupo de 7 pessoas.

    Obrigada pelas dicas!!

    Mas apesar de td, ainda tô na dúvida! kkkkkkk

    Não acho o preço que está agora bom, são R$1000 por pessoa né… mas não posso deixar pra muito em cima, principalmente pela data da minha viagem!

    Responder
  48. Cesar

    Eu é que sei sobre comprar com antecedência…em março desse ano comprei minhas passagens para as minhas férias de agosto, paguei R$748,00 nas 2…quando faltava 7 dias para minha viagem, encontrei o mesmo trecho por 399,00…quase infartei.

    Responder
  49. Emil

    Isso vale muito dependendo do destino. Eu, por exemplo, uso muito o trecho CWB-MGF que quase nunca tem promoções. Acontece, mas é um pouco raro pegar, pois, uso mais em fins de semana. E, se comprar com menos de 30 dias, os trechos passam a custar de 119 para 259….e assim vai.

    Então tem muitos trechos que tem menos concorrência que é arriscado comprar com pouca antecedência.

    Abraços e parabéns pelo ótimo site. Acompanho sempre.

    Responder
  50. Rodrigo

    Leonardo, perguntei "o que um blog ganha mandando comprar passagem mais cara" em relação ao texto do Andre augusto que diz que alguns sites mandam comprar com antecedencia por razão de má fé, não foi em relação ao seu post.

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D Autor do post

      Hehe… foi mal Rodrigo ;) é porque na interface que leio os comentários eu não vejo essa cronologia ;) Agora entendi.

      []'s

      Responder
  51. Andrea

    Adoro o Melhores Destinos. Estou sempre de olho em suas dicas. Parabéns! Esse post sobre antecedência nas passagens veio a calhar. Eu e mais três pessoas vamos para a Europa, em abril do ano que vem. Duas pessoas querem comprar as passagens agora (ou, njo máximo, até o fim de outubro). Será que já é necessário? Qual seria o melhor mês?

    Responder
  52. Cesar

    Léo,

    Vou viajar no carnaval de Campinas à Navegantes, indo 05/03 voltando 09/03.

    A Azul ainda não colocou à venda nesse período, to receoso que vão aumentar os preços.

    Estou pensando que seria melhor comprar as passagens já que colocarem à venda, estou certo? Obrigado. Gde abraço.

    Responder
  53. Isabel

    Oi Leonardo, e no caso de usar uma parte em milhas para o exterior, a Tam por exemplo, só emite milhas dentro de 6 meses da data da viagem. Tem que correr pra garantir a passagem assim que abre o prazo? Ou dá pra esperar e comprar com 3 – 4 meses de antecedência?Vou para PAris e abril e queria saber como conseguir a menor tarifa, usando milhas para um dos trechos.

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D Autor do post

      Isabel, você tocou na ferida! Há vários casos de gente que tentou nas primeiras horas dos 6 meses e nem assim conseguiu! Eu sinceramente não sei te responder.

      Responder
      1. Isabella

        Por experiência própria,com milhas, compra assim que abrir, de preferência no primeiro dia. Pode ser que vc pague mais caro no trecho em que não usará milhas, mas pelo menos economizará no trecho que usará. Ou seja, mesmo pagando mais caro num trecho, o outro compensa.

        Faça isso ou correrá o grande risco de não conseguir usar as milhas.

        Responder
  54. Luis Alberto Friedri

    Leonardo!

    Pretendo fazer uma viagem pela Europa (Alemanha etc) entre março e junho 2011, em que época posso ter os melhores preços, não tem importancia o aeroporto. Espanha, Italia etc.

    Responder
  55. Gizelli

    Ei Leo.

    Estou querendo comprar passagens para o periodo de 05/03 a 09/03/11 (carnaval 2011) de Porto Seguro para Natal o preço hoje ida e volta está a R$557,00.

    Será que vai ter promoção para este periodo?

    Parabéns pelo ótimo site.

    Acompanho sempre!

    Responder
  56. Roberto L Salomao

    Realmente vcs. têm razão. Recentemente fui "Pego" no conta-pé e entrei com R 420,00 entre multa e troca de horário. Marquei com bastante antecedência Rio x Fpolis x Rio , ida 13/9 volta 20/9, e, tendo que retornar antes, dia 16/9, paguei a diferença acima. Sempre tive o habito de comprar com muita antecedência e o exemplo que deram é certíssimo. Daqui em diante …………..

    Responder
  57. tai

    e em relação a ser baixa ou alta temporada, é em relação a verão/inverno?

    por exemplo, pra buenos aires, quando seria a baixa temporada?

    obrigada!

    Responder
  58. Arthur (Tun)

    Preciso comprar uma 2 passagens ida e vola. Uma de Vitória pra Londrina e outra de Vitória pra Florianópolis (ambas em dezembro). O melhor momento pra comprar é agora então né? =

    O problema é que tudo é tão caro…eu sou estudante T_T e preciso fazer uma prova… *chora*

    Responder
  59. Andrea

    Oi Paulo!

    Vc tirou a dúvida que eu tinha em relação a compra de passagens para a Europa nessa época do ano. Pretendo vijar no final de maio e voltar na metade de junho. Tu consideras que vale a pena comprar agora as passagens?

    Responder
  60. Andrea

    Leonardo

    Encontrei passagens ida e volta São Paulo – Milan (TAM) por R$2100,00 para maio. Será que eu consigo por menos? Na verdade meu destino é o sul da França, mas esse foi o voo para Europa mais barato que eu encontrei.

    Desde já obrigada

    Responder
  61. vinicius

    Oii estou planejando minha viagem para Barcelona ano que vem em março

    Já emiti uma passagem com milhas e agora tenho que comprar a outra, a iberia atualmente esta com uma promoção otima com voo por ate 1300 reais, mas no ano que vem ainda nao tem nada, esta por 1800 reais mais ou menos na data que quero

    Acha que vale a pena esperar??

    Abs

    Responder
  62. Dany

    Gostei da dica. Mas isso nem sempre é válido para todos os casos. Comprei uma passagem da airfrance, pq queria uma classe economica com um pouco de conforto,com 6 meses de antecedencia para a europa e uma amiga queria ir junto 1 mes antes da viagem e a passagem estava simplesmente o dobro do valor (voo lotado). Acho a dica valida qdo vc tem horarios muito flexiveis e sem compromisso importante para arriscar a ultima hora.

    Responder
  63. Aninha

    Eu não comprei passagens de salvador para o rio (10-12-2010) ontem 27-09 e hj 28-09 elas aumentaram.A volta será dia 12-12-2010. Leo, vc acha que perto do feriado de 12-12-10 pode haver alguma promoção? Estou preocupadíssima, pq geramlmente a gol coloca promoções nos fds e não sei se espero ou se compro logo. Amei esse site.

    Responder
  64. Leovaldo Lopes Perei

    Pretendo viajar para o nordeste em setembro, segunda quinzena. Primeira opção Recife, segunda Maceió. Como esse é um período de baixa temporada, acredito, não há necessidade de comprar com muita antecedência? Ano passado comprei os bilhetes em janeiro com destino ao Recife, no mês de janeiro e consegui um ótimo preço!

    Responder
  65. Diego Paiva

    A baixa temporada em Buenos Aires é a mesma do Brasil, entre Março – Junho e Agosto – Novembro. Só é preciso ficar atento para os feriados locais e também nos feriados brasileiros o preço das passagens aumentam consideravelmente.

    Ano passado consegui ótimos preços em Setembro em 8 trechos na GOL para uma viagem entra Brasília – BH – RJ – Buenos Aires e Santiago do Chile. No total ida e volta saiu por R$1.400 aproximadamente. Em Outubro já estava quase o dobro…

    Responder
  66. Diego Paiva

    Acho bom comprar, Antonio. Experiência própria ano passado.

    Dá uma olhada também na GOL entre Buenos Aires e Santiago do Chile (caso tenha interesse)… consegui ano passado por R$79 cada trecho =)

    Responder
  67. Diego Paiva

    Luciano, a TAM está com uns preços bons para compra de ida e volta nessa época…

    O problema de comprar um trecho só para essa época é justamente isso de os preços serem mais altos. Se você achar que é um bom preço para você, seria bom comprar. Se não, espere no máximo até meio de outubro.

    Olhou nas outras empresas também?

    Responder
  68. Diego Paiva

    Luciana, depende da data que você deseja.

    A TAM está com bons preços em alguns trechos com intervalos de 10 dias ou mais entre a ida e a volta.

    Responder
  69. Diego Paiva

    Olá Carla,

    Está tendo uma para viagens até o fim de outubro pela GOL, mas por 4.000 milhas cada trecho. Não deixa de ser uma ótima oportunidade… no caso de voos internacionais está por 6.000 cada trecho dentro da América do Sul.

    Responder
  70. Camille Panzera

    Ótimo post!

    Realmente essa ideia de comprar com muita antecedência é prejudicial, muita gente nunca tinha reparado nisso, né…

    Abraços.

    Responder
  71. luciano

    olhei e estão muito altos os preços de outras companhias, bom encontrei a de volta por R$ 329,00 pela gol em 29/12/2010, o que acha? será que os preços vao cair nesses proximos dias?

    Responder
  72. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Dany, mas nós não recomendamos comprar passagens internacionais com 30 dias. Inclusive alertamos que comprar de ultima hora não é uma boa idéia.

    Responder
  73. Libério

    Tenho pensando muito sobre isso. Quero uma passagem GRU-MIA ou GRU-NYC para mais ou menos 20 de janeiro…

    O preço agora não está absurdo, mas não está barato (em voo com escala), estou com medo de comprar a passagem e entrar alguma promoção sem escala.

    Não sei o que faço…

    Responder
  74. Libério

    Bruno, quero o mesmo trecho… Agora está uns 1800, minha dúvida é se não vai ter nenhuma promoção antes, não começou as promoções de férias.

    Ano passado em outubro começou promoções muito boas, desde 11 de setembro fazem promoção no fim do ano para não correrem o risco de acontecer algo e não venderem nada.

    Tou na torcida e o preço que vc pagou é muito bom!

    Responder
  75. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Federico, é difícil de dar a data. Se demorar pode ser que depois não consiga emitir uma delas com milhas. Talvez seja melhor não esperar.

    Responder
  76. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Gizelli, é quase impossível ter promoção para esse período. Eu compraria agora, mesmo estando longe. Tem poucos voos para Porto Seguro.

    Responder
  77. Diego Paiva

    Oi Karina,

    Nesse caso, eu indicaria que você buscasse uma agência de intercâmbio, pois, somente eles vendem esse tipo de tarifa diferenciada e podem ficar acompanhando para te avisar quando tiver um bom valor.

    Também acredito que esteja cedo, mas de qualquer forma procure uma agência de sua confiança e faça um orçamento.

    P.s.: tem uma que oferece a opção de pesquisar on-line, se não me engano é a CI.

    Responder
    1. Diego Paiva

      Lembrando que isso é válido somente para viagens para o exterior e não são todas as empresas que oferecem esse tipo de tarifa, além de haver várias restrições.

      Responder
  78. Carolnl

    Ano passado o mundo estava ainda num cenário de crise econômica, e as cias aéreas sofreram muito. Por isso houve tantas promoções. Acho difícil vc achar neste ano o mesmo preço do ano passado.

    Responder
  79. Pedro

    Acho que tem outros fatores. Comprando com antecedência dá para pegar um preço especial na hospedagem com promoções etc, porque você já está "garantido" que irá naquela data.

    Mas se hospedagem for farta ou não for problema como ficar em casa de amigos e parentes por exemplo, dá para comprar com menos prazo.

    Mas tem outra questão que para mim é importante: a impaciência em resolver logo.

    Gosto de comprar com antecedência. Já me dei bem e mal, mas prefiro garantir que correr o risco de não ir ou pagar ainda mais cara no conjunto da viagem.

    Responder
  80. Karina

    Poxa!!! eu sempre achei que tinha que comprar com antecedencia, não de 6 meses, mais de uns dois meses!!! obrigada adorei a dica.

    Quero comprar para São Paulo em jan/2011.

    Agora em tese seria um período bom(pois é alta temporada), mas vi vários comentários que o pessoal ainda deixa para mais perto. e agora??

    Comprando com 30 dias, ou seja, final de novembro ficaria bom? que vc acha?

    Adoro o site, apesar de comentar pouco!!!

    abs

    karina.

    Responder
  81. Crisana

    Adorei o site e as dicas dele! Estou programando uma viagem para Buenos Aires em um feriadão que teremos em Abril. A Gol, nesse fds tá com o último queimão e as passagens de ida e volta com as taxas saem em torno de 779,00. Me arrisco e compro agora, ou deixo pra comprar mais tarde?

    Grata, Crisana.

    Responder
  82. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Oi Andrea, não tenho acompanhado muito esse trecho. Mas… você pesquisou no nosso comparador de preços? Viu os preços da Alitalia? Se for esse valor já com as taxas está na média. Podem aparecer promoções, mas só no começo do próximo ano.

    Responder
  83. Leonardo (Melhores D Autor do post

    sheila, em alta temporada a GOL costuma suspender o leilão. Dependendo de onde você esteja é até possível conseguir bons preços para SP em janeiro.

    Responder
  84. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Juliana, isso depende do trecho… a grosso modo.. alta temporada são as férias e os feriados. ou seja…. de 20 de junho a 1 de agosto e de 15 de dezembro até 1 de fevereiro, além do carnaval e demais feriados e datas comemorativas.

    Responder
  85. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Samuelle, seu medo tem sentido. Para o carnaval de Salvador e o Rio é bom comprar bem antes mesmo Comprar agora não é uma má idéia.

    Responder
  86. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Roberto, sim, final de março é época de promoção. Acho que vale a pena esperar para comprar em fevereiro. É um risco, mas eu tentaria.

    Responder
  87. Marcelo Castro

    Oi Leo,

    Muito bom o texto!

    Queria tirar uma dúvida contigo…

    hoje mesmo fiz uma pesquisa para Toronto para viajar no começo de janeiro e voltar em março e encontrei de 2200 a 6000 reais.

    Muita diferença né?

    É uma boa hora para comprar?

    Eu queria utilizar os pontos do cartao de credito para pelo menos um trecho.

    Você acha que vale a pena esperar uns 10 dias para que os pontos sejam creditados na Cia Aerea ou é melhor já comprar e pagar com $$ ??

    Valeu

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D Autor do post

      Oi Marcelo, eu esperaria esses 10 dias. Mas, antes de decidir esperar… simule a compra apenas da ida, muitas vezes o preço de apenas ida é praticamente o mesmo de ida+volta.

      Responder
  88. Hélio Matos

    Fala galera,

    É o seguinte sou de São Paulo, e to querendo ir para Floripa no Feriado de Finados, e ficaria do dia 29/10 à 02/11, as passagenes estão um pouco caras, ainda não comprei. Vocês acham q eu ainda consigo encontrar alguma promoção de passagens para o Feriado de Finados? Ou será q eu tenho q comprar logo, se não vão aumetar mais ainda os preços??

    Valeu.

    Responder
  89. Andre

    Eu pretendo viajar pra Europa em jul/2011, na alta temporada mesmo. Queria saber se a melhor época pra comprar é mesmo em março (120 dias antes) ou em janeiro (6 meses antes).

    Obrigado!

    Responder
  90. Junior

    Oi. Estou querendo ir do rio ou de Bh pra salvador dia 07 ou 08/12, porem as passagens pra salvador aumentaram consideravelmente. e vou voltar pra joinville no dia de natal, pois a passagem pela tam esta com preço bom, sera que havera um feirao de natal? sera q nao vai abaixar o preço das passagens pra salvador? Devo comprar agora nesse mes as passagens ou esperar ate novembro?

    Responder
  91. Jorge Felipe Santos

    Se, comprassemos passagens com antecedência, poderiamos ser beneficiados pagando um valor bem mais baixo, e, se a lotação da aeronave estiver completa, com 1, 2 ou + meses, a CIA. poderia fazer um remanejo de passageiros e ao invés de fazerem escalas em 2,3 aeroportos, fariam voos diretos, o que além de economizarem, ainda venderiam assentos para o dia da viagem com valores mais caros. (Fui de Porto Alegre a Fortaleza com escala em BH e só 17 passageiros na ida e 22 na volta fizeram o mesmo percurso.)Quem não gosta de receber antes e prestar o serviço depois? Será que vendendo passagens antecipadas a preços baixos, as CIAs. não lotariam 1 aeronave em 2, 3 meses? TUDO QUE É BOM DA CERTO. Vejam quantos seguidores tem o MELHORES DESTINOS em + de 02 anos? Abraço a todos.

    Responder
  92. Rosana

    OI, pretendo ir para Salvador no final de dezembro, mas as passagens estão mto caras, será que consigo promoções boas para essa época, apesar de ser alta temporada? Afinal a webjet tem feito ótimas promoções.

    Responder
  93. Valesca

    Estou programando uma viagem de 15 noites em NYC em Outubro de 2011 (Eu, marido, filha de 2 anos). Acompanhei as cotações dos pacotes durante todo o ano e por incrível que pareça quanto mais antecedência o pacote sai mais caro, a variação é imensa. A dica é ter toda documentação da viagem em mãos e acompanhar a cotações … acho que comprar com uns 3 mêses de antecedência é bacana … pelo menos eu vou "pagar pra ver". Pra quem vai ficar em hostels aí acho que é um pouco diferente … pq é super concorrido!!!

    Leonardo, me corrija caso a minha impressão esteja errada !!!

    Responder
  94. PRISCILA

    Leo, pretendo viajar ao Chile em 2011 e quero marcar as minhas férias para o período em que tiver com as melhores promoções de milhas reduzidas. Pela sua experiência, você pode me dizer em quais meses isso costuma acontecer? e qual seria o melhor período p/ comprar as passagens (com as milhas).

    Responder
  95. Fernando Jaques

    Olá.

    Estou programando minha viagem POA – NYC, entre os dias 28/02 e 10/03.

    Possuo 20.000 milhas Smiles. Pretendia usá-las no trecho POA – GRU, mas ontem vi seu post sobre comprar Brasil – Bogotá, utilizando as milhas e achei uma ótima opção. Pois pagaria apenas pelo trecho BOG – NYC.

    Fiquei apenas receoso ocm relação a atrasos, além de uma possível dificuldade de entrar nos EUA, vindo da COL :-).

    Caso eu decida por comprar mesmo GRU – NYC, qual data você recomenda para compra? Estou acompanhando os preços há cerca de um mês e vi que já subiram cerca de 10%.

    Para finalizar, estou achando os tempos de conexão e horários de chegada muito ruins das cias TAM, Avianca, Copa.. acho que vou mesmo de Continental.

    Abraços e parabéns pelo trabalho.

    Responder
  96. Heloisa

    Olá,

    pretendo viajar para Guadalajara no carnaval. fui a uma agencia de viagens e a pessoa da propria agencia me aconselhou a comprar a passagem em janeiro pois nao vale a pena nesta época pois se trata de um destino pouco comum nesta época. O que devo fazer? ja fui inclusive em várias agencias que dizem nao ter voos em classe economica para este destino. Preciso de ajuda!!

    Responder
  97. assis

    tenho uma duvida vou viajar no começo de agosto pra espanha só encontro passagens pela tap

    sou d recife gostaria de saber qual a hora certa de comprar as passagens com antecedencia de uns 4 meses tá bom ?

    Responder
  98. priscila

    oi leoooo, quero viajar pra belo horizonte, para passar as ferais de julho, exatamente um mes la, qual a melhor epoca para eu comprar a passagens, meses de antecedencia? pode me da uma epoca mais ou menos.bju

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      Wille, eu esperaria mais uns meses para ver se os preços baixam ou aparece promoção. Claro que se o preço tiver muito bom não há porque esperar.

      Responder
  99. jonas

    ola gostaria de tirar uma dúvida, tenho que comprar 04 passagens aereas ida e volta dia 07 de maio gru x vix. encontrei a 99,00 acredita que devo comprar mesmo com 80 dias de antecedencia

    Responder
  100. RENATA

    Olá! Irei para Paris em 10 setembro/2011. Estou acompanhando o preço das passagens desde janeiro/2011, mais pela TAM, mas tb olho em outras. O que tenho notado é que a passagem tem subido de preço e que o horário e dia que quero também subiram um pouco e que as tarifas ACESS da TAM tem aumentado. Terei que ir em um sábado pois não tenho flexibilidade e há poucos horários com tarifa menor. O total da passagem é 2021,00 (ida e volta sem taxas). Vc acha que já devo comprar ou que posso esperar?

    Obrigada

    Responder
  101. Carlao

    Bom dia! Estamos indo com a familia toda 04 adultos e 02 crianças de 4/7 anos de Boston, MA USA para Joao Pessoa no dia 22 Dezembro 2011 e volta dia 07 Janeiro 2012. Quando seria a melhor data para passagens mais em conta? Agradecemos desde já. Carlos e familia

    Responder
  102. Fábio Gomes

    Olá, gostaria de saber, com a sua experiência, que período do ano começa a procura por passagens aéreas para os EUA na alta temporada (entre dezembro e janeiro). Venho cotando semanalmente através dos sites da Decolar e Submarino e as passagens de ida e volta Curitiba/Boston/Curitiba para 2 adultos e um bebê de colo com menos de 1 ano sai entre R$ 6.200 e R$ 6.500…totais com seguros de viagem…

    Esses valores tendem a aumentar muito até setembro/2011? (desconsiderando a variação do dólar)

    penso muito em comprar passagens adiantado, porém conforme suas informações tenho receio de comprá-las agora…

    desde já agradeço… abs

    Responder
  103. Alexandra

    Olá,

    Estou numa dúvida cruel, vou para o nordeste a partir de SP em julho e ainda não comprei passagens. Estou esperando melhores preços. Será que devo continuar nessa expectativa ou comprar por valores medianos em horários da madruga?

    Responder
  104. Alisson

    Vou pra australia em setembro! Fiz simulaçōes e com 30 e 25 dias antes ficaram mais barato! Aprendi direito? Ou já devia ter comprado e tô marcando bobeira? Será q setembro é alta temporada em sydney?

    Responder
  105. Fernanda Oliveira

    Olá! Parabenizo o melhores destinos pela matéria, bastante esclarecedora. Aproveito a oportunidade para pedir-lhes uma ajudinha: pretendo viajar até Cuzco a partir do Recife (ida 05/11/2011 e volta 16/11/2011), agora, creio que os valores ainda estão altos (pela TAM R$ 1.725,00 e no submarino viagens R$ 1.400) mas receio que o valor só venha a aumentar com a aproximação da data do vôo. O que você me aconselharia? Melhor comprar agora mesmo achando os valores ainda altos ou me arriscar e esperar por uma promoção? Tou na maior dúvida! Agradeço desde já a atenção!

    Responder
  106. sinezia

    Olá leo estou indo em dezembro para maceió e as opções mais perto de aeroportos pra mim é presidente prudente e maringá e esses trechos sempre são muito caros, devo comprar logo ou esperar?

    desde já obrigado!

    Responder
  107. Pingback: Saiba quando comprar passagens para viajar nos próximos 6 meses

  108. Karolinne

    No caso em que ocorra algum evento, como um congresso, em baixa temporada, em que várias pessoas do país se desloquem para tal região, essa regra do comprar com 30 dias de antecedência continua valendo?

    Obrigada.

    Responder
  109. Glauber

    Bom dia pessoal,

    Foi de muita utilidade esse post, porém estou precisando de uma opinião de vocês, vou viajar mais ou menos no dia 06 de março de 2012 para Salvador, o carnaval em 2012 será em fevereiro e em março não teremos feriados, sendo assim, vocês acham que eu posso conseguir uma passagem em promoção e devo mesmo esperar trinta dias antes para comprar?

    Obrigado pela força.

    Responder
  110. Luciene

    comprei um passagem pra mim viaja no dia 16 de dezembro e a volta dia 11 de fevereiro de 2012.

    sera que vei a melhor escolha.mas sendo que a ida era com antencendia de 180 dias e volta antencendia de 14 dias..

    Responder
  111. Rafaela

    Olá, Leo! Ótimo site!

    Gostaria de saber se essa "não tão boa" antecedência funciona também para conseguir vôos com milhas/ pontos de fidelidade. Eu venho tentando (agora em Agosto) vôo com milhas para o Canadá no final de Dezembro. Diz a Tam (onde tenho pontos) que não há mais assentos disponíveis para milhas nesses voos de Dezembro, nem direto pro Canadá, nem com parada nos EUA. Isso me intriga… O povo está reservando com tanta antecedencia assim ou a companhia aerea libera esses assentos numa data mais próxima ao vôo? OBRIGADÍSSIMA!

    Responder
  112. Raquel Pedroso

    Leonardo,

    Vou de lua-de-mel para as Bahamas, via Copa, em março 2012. Na volta fico 3 noites no Panamá e dps retorno ao Brasil.

    Gostaria de saber se compro as passagens agora, com o dolar baixo, ou deixo p/ comprar com 90 dias de antecedência.

    Obrigada.

    Responder
  113. Viviam

    Glauber, passagens para Salvador costumam ser mais baratas do que para Porto-Seguro, por exemplo… de Sampa, como é o meu caso, geralmente rolam promos da Webjet com 21 dias de antecedência!Mas acredito que não compensa comprar passagem agora, no seu caso!

    Responder
  114. Dayanne

    Olá! Estou planejando viagem para europa para 20/05/12. Quando é recomendável comprar as passagens aéreas? E a reserva de hotel? Abs e parabéns pelo site!

    Responder
  115. Ana

    Olá, gostei muito do texto em questão. Estou programando uma ida a Milão em Janeiro, mas só tenho encontrado passagens caras. Para se ter uma ideia, viajei a Paris em março e paguei 2.100 reais; e agora, só acho passagens (para Milão) por ,no mínimo, 2800 reais. Será que ainda espero para conseguir um preço melhor?

    Obrigada!

    Responder
  116. Ana

    A minha dúvida é um tanto quanto básica… sobre o conceito de alta temporada e baixa temporada. Por exemplo, sei que carnaval, fim de ano, feriados, etc, tudo alta temporada. E que isso depende do destino. Julho é alta temporada para o Sul, por exemplo, (por causa do "frio turístico", chalés, etc) e para Europa pelo verão europeu, mas é baixa temporada para outros destinos mais praianos do Brasil. Certo? E as estações intermediárias? exemplo prático, estou procurando passagem para Santiago para o final de março, começo de abril (uma semana antes do feriado da páscoa). É alta ou baixa temporada? Qual o melhor período para comprar? No seu post anterior sobre a promoção da LAN, não achei a promoção tão boa assim, pois para os dias que pesquisei (indo 5ª feira e voltando 2ª) achei a U$407,00 sem taxas (Rio-Santiago-Rio). Melhor esperar mais?

    Responder
  117. Rosa Machado

    Para feriados prolongados, tem que ser com muita antecedência mesmo. Eu comprei para Buenos Aires com 8 meses de antecedência e paguei 1300 para duas pessoas. Com 4 meses de antecedência, a mesma passagem estava quase 3 mil reais. Com 1 mês de antecedência, não tem mais passagem alguma para sexta e sábado de carnaval.

    Responder
  118. Adele

    Olá, sou de Fortaleza e vou viajar final de junho /2012. Dei uma pesquisada e as passagens estão salgadas. Por volta de R$2.500. Espero mais ou é melhor garantir?

    Responder
  119. Fernando

    Leonardo, encontrei este post sem querer no Google e é excelente, parabéns por publicar este post tão útil!

    Eu e minha noiva queremos viajar do Rio para Roma em lua de mel em Setembro, partindo entre os dias 10 e 30, e ficarmos 7 noites lá. Andei pesquisando e realmente os preços agora não são bons.

    Na Alitalia cheguei a ver por 2900 reais cada bilhete no mês passado e agora já tô encontrando por 2000. De TAP já estou encontrando por 1840 e na Iberia por 1640, mas as opiniões são tão péssimas que não quero arriscar.

    Minhas dúvidas são se Setembro ainda é alta temporada lá e se vale a pena esperarmos mais tempo para conseguirmos uma tarifa legal. Se levarmos em conta a janela de 120 a 60 dias, a melhor época seria entre Maio e Julho.

    Valeu!!!

    Responder
  120. Henry

    Preciso comprar 4 passagens de FLN-RIO (SDU de preferencia). Não tenho muita flexibilidade de data, pois vivo no exterior e tenho pouco tempo para visitar familiares em 3 lugares diferentes.

    Pensei não Avianca, pois eles tem um vôo direto FLN-SDU e também oferecem desconto para crianças. Minhas datas sao 11/06/2012 preferencialmente, porém o dia 12 tem precos muito melhores.

    Devo esperar mais um pouco, para ver se os precos do dia 12 diminuem?

    Outro motivo pelo qual pensei na avianca, e porque eu preciso alugar carro no rio e eles tem uma promoção de 50% de desconto com a locaralpha.

    Obrigado pela a ajuda,

    Henry

    Responder
  121. Adriano

    Sei queeste post já foi criado amuito tempo, mas passo pelas mesmas dúvidas, estou já me organizando para passar carnaval 2013 em Orlando,qual seria a melhor faixa de antecedencia para começar a procurar preços realmente bons, levando em conta o período…

    Gosto muito de trabalho que vcs fazem, merecem aplausos, indico sempre que estamos em uma "roda de amigos" conversando sobre viagens……

    Grato.

    Adriano

    Responder
  122. Marco

    Fernando,

    Estou em uma situação bem parecida com a tua: minha noiva e eu vamos viajar para Paris dia 02/09 para passar 7 dias em lua de mel. Entro todos os dias no submarinoviagens, decolar, etc e nos sites das companhias (também não quero ir de Ibéria) para verificar os preços, mas a variação é mínima. Vou aguardar alguma promoção, mas vou colocar junho como mês limite.

    Sugestões e comentários são bem vindos.

    Abraço

    Responder
  123. Nice

    Acabei de comprar 2 passagens aéreas TAM saindo do Nordeste para Madri e de Paris para o Nordeste no Carnaval de 2013 por cerca de R$ 4200,00, incluindo taxas. Achei uma pechincha, considerando que é a TAM, por isso não pensei 2 vezes. Este ano viajei no mesmo período e pela TAP só o trecho internacional ficou mais caro, isso sem falar no doméstico. Acho que a TAM está oferecendo tarifas mais competitivas, pq com a TAP, da Star Alliance, com preços mais amigos, se não for fazendo promoção, a TAM fica mal das pernas. Denis, obrigada pelas dicas de sempre.

    Responder
  124. Marco Aurélio

    Prezada Equipe Melhores Destinos, Primeiramente parabéns pelo site, ele é show! Segundo, sugiro a atualização dessa matéria, pois como muitos leitores, estou naquele famoso dilema, de qual a melhor época para compra das passagens aéreas.

    No meu caso, o destino está definido (Las Vegas, Miami e Orlando), a data está marcada (2ª quinzena de agosto), os hotéis reservados, mas as passagens aéreas…, resolvemos esperar um pouco mais para comprá-las, pois conforme publicado na matéria, o ideal seria de 30 a 60 dias antes da viagem para os casos de baixa temporada.

    Se possível, gostaria que respondessem uma simples pergunta: Em virtude da data da publicação da matéria (Set/10), poderia eu continuar confiando nesse prazo ou a situação mudou?

    Meus parabéns e muito obrigado.

    Marco Aurélio

    Responder
    1. Denis Martins

      Marco, as passagens aéreas não seguem normas 100% confiáveis e sempre há uma dose de imponderável. Mas de uma maneira geral os conceitos são os mesmos!

      Responder
    2. Leonardo Marques Autor do post

      Marco, a materia continua válida, porém não esqueça dessa frase: Não pense que essas datas são exatas, estamos apenas dando uma idéia.

      Responder
  125. Cristiane

    Post maravilhoso, como todos que li aqui. Vou viajar para Recife no período entre 16 1 24 de outubro e, em fevereiro, já queria comprar a passagem. De lá para cá, vi muitas variações de preço e hoje a passagem está 50% mais barata do que em fevereiro. Mesmo assim vou aguardar até setembro para ver se aparece alguma promoção. Estou usando essa lógica também para hospedagem. Andei lendo alguns blogs e eles recomendam a mesma coisa para os hotéis.

    Responder
  126. Jorge

    Ola! Gostei das dicas de seu site! Pretendo viajar para Bangkok em Marco de 2013.. E gostaria de uma dica para o melhor periodo para a compra da passagem, pois como observei, cada caso tem sua particularidade.. O meu por exemplo sao de ida e volta praticamente preenchendo todo o mes de Marco.. ou seja prox do dia 02 ao dia 28.. Grato!!!

    Responder
  127. Bárbara Figeu

    Gostei bastante da matéria, estou com viajem programada para Londres, no final de novembro de 2011, é possível que hajam grandes alterações nos preços das passagens até lá?

    Mlehor aguardar um pouco do que comprar com toda essa antecedência, como diz a matéria?

    Vou ficar por lá por mais de um mês !

    Obrigada!

    Responder
  128. Angelo

    Excelente materia. Alem dos prazos, acrescentaria outros ingredientes: o preço médio histórico da passagem e o grau de flexibilidade do viajante. Por exemmplo, passagens para a Europa, com preços promocionais giram em torno de US$ 700,00. Assim, se eu encontrasse passagem com antecedência com esse preço, compraria, principalmente se estiver indo na sexta ou sábado e retornando nesses dias. É que é mais difícil encontrar promoções para esses dias. No entanto, se tenho flexibilidadade de data, prefiro esperar mais um pouco.

    Responder
  129. José Rodolfo

    Olá, Parabéns pela matéria.

    Vou para Buenos Aires dia 28/10/2012 e retorno 04/11/2012 de lua de mel já tenho hospedagem mais gostaria de saber se compro agora ou espero um pouco para comprar as passagens, tenho medo de aumentar muito o preço.

    O que acha?

    Responder
  130. Alessandra

    Parabéns pelo site e pelo excelente post!

    Tenho uma dúvida ao adquirir passagens internacionais. Irei adquirir uma passagem com múltiplos destinos (chegada por Santiago e saída pela Argentina, com outro trecho aéreo no Chile). Para múltiplos destinos como consigo passagem mais barata? O valor para todos esses trechos que eu encontro hoje para uma viagem em fev/13 pode ainda diminuir daqui a alguns meses?

    Obrigada pela atenção e parabéns pelo site!

    Responder
  131. Paulo Renato Frauzin

    Olá, excelente site para pesquisas e informações sobre passagens aéreas.

    Minha dúvida é a seguinte, estou com uma viagem programada para Maceió na virada do ano de 28/12 a 04/01, e gostaria de saber se já compro as passagens ou espero…

    Abraços,

    Paulo Renato

    Responder
  132. Guilherme - Viajando

    Como sempre a melhor dica é seguir os blogs de viagem para saber com antecedência as melhores ofertas e pormoções.

    Acho q a melhor hora de comprar passagens internacionais, é quando o dólar está em baixa, e ainda dar a sorte de a taxa de câmbio ser favorável no dia do fechamento do cartão de crédito!!!

    Abraços, Até + !!!

    Responder
  133. Marcos

    Estou com férias marcada para o período do carnaval de 2013 com minha família (2adultos+2crainças) 05fev-20fev/13, estamos programando uma viagem a Miami/orlando. Gostaria de saber qual seria o período indicado para adquirir passagens por bons preços, qual seria? Fiquei confuso pois os preços estão em torno de 3000 ida/volta para este período. Se levar em consideração os valores para outubro/novembro/12 seria o dobro. É isso mesmo? ou devo esperar para ver se pinta alguma promoção?

    Responder
  134. Marcos

    Estes valores que fiz referencia acima em torno R$ 3000,00 seria para voo direto pela TAM ida/volta MIAMI (comprando hj para o período de carnaval).

    Alguém saberia informar se existe um valor base (promoção)para ter como referencia em voo direto para Miami? uns R$ 2.000,00 ida/volta seria um parametro? E pts fidelidade TAM para este período, vcs acham que tenho chance de usar, ou seria praticamente impossivel?

    Responder
  135. Cristiane

    Adorei a analogia com a venda dos abacates. No Rio de Janeiro, a gente chama isso de 'hora da xepa", isto é, entender qual o momento certo para ir à feira e encontrar produtos bons com preços baixos. Pelo que entendi, com as passagens aéreas é a mesma coisa. é só observar como funciona e já dá para ter uma ideia de qual o período melhor. Antes de ler esse post, já tinha percebido esse padrão aqui mesmo no MD. Lendo esse post só confirmei o que já estava desconfiando. AMO O MD!!!

    Responder
  136. Heloise

    Primeiramente, parabéns pelo Blog! Li a matéria mas ainda fiquei na dúvida. Alguém pode me ajudar?

    Preciso de uma opinião: Pretendo viajar para Europa em Novembro e ainda não comprei as passagens. O preço mais barato que encontrei para o meu destino até agora foi: 2.200 reias. Compro a passagem agora por este valor ou espero mais um pouco?

    Se for melhor esperar até quando? O valor pode ficar mais alto?

    Nas outras cias que pesquiso o preço passa de 3 mil. Tenho medo desta passagem de 2.200 aumentar também!!

    Responder
    1. Denis Martins

      Heloise, a primeira coisa que você precisa saber é que ninguém voa do "Brasil" para a "Europa". Voa-se de Guarulhos, do Rio de Janeiro, de Brasília, etc. Para Madri, Barcelona, Paris, Londres, etc. Em outras palavras, esse preço pode ser caro para um voo São Paulo – Madri, mas é ótimo para um voo Rio Branco – Moscou, por exemplo. Os preços variam de acordo com cada cidade! Com relação ao período, nossa opinião é esta do post, não tem como ser mais claro:

      Passagens aéreas internacionais:
      Baixa temporada: de 30 a 60 dias

      Quantos dias faltam ainda para novembro? Mas entendo perfeitamente, nessa hora dá uma vontade imensa de fechar e garantir tudo, não é? :-) Se quiser apostar e esperar mais há uma possibilidade boa de aparecer promoção, ma nunca é garantido e sim, há uma possibilidade – pequena, mas há – dos preços até aumentarem. Ai vai de cada um!

      Responder
      1. Heloise

        Valeu pela dica Denis! Como Novembro é baixa temporada vou tentar esperar mais um pouco! Tenho pouco mais de 3 meses ainda.

        O voo seria para Londres. Guarulhos-Londres. Mas se uma prmoção aparecer para os outros destinos do meu mochilão (Amsterdã, Paris, Roma)posso mudar a cidade de entrada e mexer no roteiro. Estou pesquisando em todos os sites e leio o blog diariamente. Por enquanto a British está sendo a melhor opção e a diferença é grande em comparação com outras cias. Se achar algo aviso a vocês!

        Obrigada!

        Responder
  137. Renato

    Boa tarde Denis Martins!

    Parabéns pelo post!

    gostaria saber se me raciocínio está certo, baseado nas suas informações.

    Sou de Recife esterei viajando pra São Paulo dia 20 de novembro…então provavelmente encontrarei preços melhores em outubro, correto? obg

    Responder
  138. Heloise

    Oi Dênis, como funciona este esquema de parada grátis? É só colocar na opção multiplos destinos?

    A pesquisa que fiz pela British deu por volta de 2.200 com voo SP-Londres-Amsterdã + Roma-SP. Ficou mais barato do que SP-Londres-SP!! Mesmo assim ainda tá salgado!

    Na KLM e Air France o preço continua quase 3 mil! Vamos torcer por uma promoção mais pra frente!

    Muito obrigada pelas dicas! Leio o blog diariamente e nunca tinha comentado! Valeu a pena mesmo! ;)

    Responder
  139. Paolo Xavier

    Olá, parabéns pelo blog.

    Gostaria de acrecentar que para vôos internacionais, a taxa de câmbio na epoca da compra também influencia muito. Comprei uma passagem de BH para Londres pela Tap, com conexão em Lisboa. Minha viagem está marcada para janeiro de 2013, sendo que comprei a passagem em maio deste ano (sete meses de antecedência). Pois bem, na época, o dolar turismo estava a R$1,92. Hoje, a moeda americana está a R$ 2,10. Seu eu comprasse o mesmo bilhete hoje, pagaria quase R$800 a mais, sendo que o câmbio teve grande influência nessa diferença. Agora, se o dolar cair daqui a dois ou três meses (e seguindo a sugestão de blog), posso até correr o risco de perder dinheiro, depedendo também das promoções que a companhia possa fazer.

    Obrigado.

    Responder
  140. Paolo Xavier

    Considerando uma desvantagem que vocês citaram sobre comprar passagem com muita antecedencia, comprei no dia 7 de maio um bilhete da Tap para o voo BH-Lisboa para janeiro de 2013, com saída de Confins às 23h55 (Voo 052). Porém desde o dia 29/05 a Tap passou a operar vôos diários, partindo de Confins às 16h45 (voo 054) e não oferece mais o voo anterior. O horário ficou melhor, mas agora que já comprei a passagem para o voo 52, como devo proceder? Devo entrar em contato com a cia aerea desde já e esclarecer isso?

    Obrigado.

    Responder
  141. Elisabete Cristina

    Olá, então preciso de um help!! Vou viajar ano que vêm em julho para Orlando com meu irmão, e é claro já estou pesquisando passagens aéreas. No Viajanet estou encontrando passagens com os preços bem acessíveis! Saindo do Rio de Janeiro no dia 16 de julho e com retorno para o dia 28 de julho de 2013, cada pessoa sai por 971 dólares!! Será que devo comprar?? A companhia aérea é a Copa Airlines!! Merci Beaucoup…^^

    Responder
  142. Elisabete Cristina

    Eu moro em Curitiba, mas promoção para Orlando saindo daqui, acho meio IMPOSSÍVEL!! xD o JEITO É IR PARA OUTROS ESTADOS,pelo menos é o que eu penso!! ACEITO SUGESTÕES!!! ^^

    Responder
  143. Edméia

    olá vou viajar para joão pesssoa na segunda quinzena de janeiro .quero saber se já é hora de comprar passagem com um bom preço ou devo esperrar mais um pouco.obrigada.estou em campinas,interior de sp/

    Responder
  144. Rodrigo H.

    Viajarei para a Europa com minha esposa no dia 15 de dezembro de 2012, com voo Recife-Veneza (escala em Lisboa). Tenho pesquisado diariamente o preço das passagens no site da TAP e noto que de um dia pra outro o preço varia algumas dezenas de reais, para mais ou para menos, possivelmente devido à oscilação do euro. Existe a possibilidade de alteração do preço depois da compra ser fechada? Outra dúvida, fora as taxas, sobretaxas e encargos que incidem sobre a passagem e que aparece no site, terei algum outro gasto na hora do embarque? Grato pela atenção.

    Responder
  145. Denis Martins

    Rodrigo, se você comprar pelo cartão de crédito vai variar até você pagar a fatura – ou enquanto pagar as parcelas. Fora essas taxas o único gasto que você pode ter é para usar os carrinhos de bagagem no aeroporto de Veneza – tem que colocar uma moeda para liberar! :-)

    Responder
  146. Rodrigo H.

    Obrigado, parceiro! Hoje faltam exatamente 4 dias pra minha viagem, vou seguir suas dicas e me preparar para comprar as passagens dentro de no máximo 20 dias. Abraço!

    Responder
  147. Dayane

    Olá. É a primeira vez que organizo uma viagem. Gostaria de viajar no carnaval de 2013. Muitos dizem que na temporada o preço vai estar altíssimo e outros dizem que pode a ver promoções. Estou bem insegura, e gostaria de comprar o quanto antes. Qual o seu conselho?

    Responder
  148. Pér

    eu sei que fugi um pouco do assunto… mas após achar uma promoção legal, se eu quiser comprar as passagens no site da companhia, como posso saber se a empresa tem escritório aqui no brasil pra não pagar a iof?!

    a condor fez uma promoção esse mês com passagens de recife-frankfurt por U$600, uma ótima promo. seguindo a lógica, teremos em breve uma promoção pra esse trecho… ao longo do que vcs já acompanharam, há alguma possibilidade de que a condor volte a praticar esses valores nas passagens aéreas?

    na real, meu destino seria copenhague, descendo em frankfurt e seguindo pra lá em algum low cost da vida ou terrestre, mas quase NUNCA rola promoção pros países nórdicos.

    quero promoção recife-copenhague JÁ! hehehe.

    se possível, aguardo respostas de todas as minhas perguntas.

    tak for hjælpe!

    Responder
  149. Denis Martins

    A única forma segura de saber é perguntando à companhia aérea – ou a alguém que tenha comprado por ela, já que mesmo que haja um escritório no Brasil, a venda pode ser feita pelo site internacional. Quanto ao trecho, já tivemos sim muitas promoções para Copenhague. A questão é que estamos tendo poucas promoções para a Europa mesmo.

    Responder
  150. vanessa Fernandes

    Percebi isso na ultima vez que comprei passagens internacionais pois viajei repentinamente mas é otimo ter a confirmaçao!

    Obrigado a todos do site!!

    Volto 25 de novembro :)

    Responder
  151. Veronica Montezuma

    Olá! Pretendo viajar Rio – Paris por volta de 18 de dezembro, com retorno em março de 2013. Tenho visto o preço das passagens há mais ou menos um mês, e praticamente não há variação. Por ser no fim do ano, devo comprar logo ou espero mais um mês, por exemplo?

    Obrigada!

    Responder
  152. Mariana

    To visualizando umas passagens pra RioxOrl, e vi R$ 1531, s/taxas. Acho que não deve dá mais barato que isso né? O voo é pra semana da Black Friday. 22 Novembro! Será que esse valor permanece até Domingo? Ou irá alterar, vi no submarino que ainda tem uns 5 voos no mesmo dia! Obrigada!!

    Responder
  153. vitor mello

    Olá, to querendo ir do Rio a Salvador na primeira semana de Março de 2013, só que estou achando uns preços bons, fiquei na dúvida se compro agora ou espero mais um pouco, tem como me dar uma dica?

    Abração!

    Responder
  154. Cilene

    Boa tarde!!

    Viajarei à Espanha em 02/01/2013… Tendo em vista a alta temporada por aqui, seria agora a melhor hora pra comprar as passagens??

    Agradeço.

    Responder
  155. Pingback: 10 dicas para economizar na passagem de avião

  156. Andreia

    Olá, preciso de um ótimo conselho pra encontrar um bom preço de passagem. To querendo ir de Fortaleza para Campinas, no dia 6 de dezembro.

    A azul, há alguns dias fez uma promoção com esse trecho por 462, porém não tive a chance de comprar. Gostaria de saber se é provável rolar uma nova promoção daqui pro final de outubro, porque os preços estão voando alto, bem alto.

    Responder
  157. Cibele

    Olá, estou procurando passagens para março/2013 com destino Cancun, como são 3 passagens,(a mais barata foi R$ 6.800,00 saindo de Navegantes – Cancun) estou tentando achar "aquela promoção", só que está ocilando muito, e cada vez estou achando mais cara, quanto seria mais ou menos um "valor ideal" para Cancun numa promoção para comprar as passagens? Vale a pena eu esperar mais um pouco para ver se abaixa esse valor, como vc falou? Este preço que eu achei é saindo de Navegantes que ficaria o mesmo saindo de Florianópolis, estou fazendo a cotação das 2 cidades, pq moro em Balneário Camboriú, então se conseguir ir por Navegantes ficaria melhor…

    outra dúvida, no site da submarino, quando eu faço a simulação as vezes tem o valor dos encargos deles e as vezes não tem, é normal isso? gostaria de saber também se o site é confiável para passagens aéreas, já que a maioria das vezes acabo comprando no site da própria companhia!! obrigada

    Cibele

    Responder
  158. Denis Martins

    Cibele, acho que é cedo ainda para comprar suas passagens. Dê uma lida neste post: http://www.melhoresdestinos.com.br/passagens-aere… Nós costumamos postar promoções para Cancún com valores de R$ 1.500 a R$ 1.000 ida e volta, mas saindo dos grandes centros. De Florianópolis ou Navegantes deve ser mais caro. Quanto ao Submarino Viagens, ele é sim muito confiável. Nós usamos ele para fazer as simulações e links aqui no MD justamente porque entre todos os sites é o melhor avaliado no Reclame Aqui e sites similares. Quanto aos encargos, dependem de acordos com as companhias aéreas e muitas vezes eles não cobram mesmo. Além disso é bastante frequente eles (e outros sites do setor) terem preços bem melhores que o próprio site das companhias.

    Responder
  159. Carolina Meneses

    Olá! Há um tempo acompanho este site e adoro! Agora estou morando em St. Louis – EUA e vou passar o Natal no Brasil, mais precisamente em Teresina – PI. As duas cidades não são grandes centros e por isso acaba saindo um pouco mais caro, mas andei pesquisando e só acho passagem de 3 mil reais (ida e volta). Eu acho que já está muito próximo da viagem e que esse é o momento de comprar, mas falaram pra minha sogra que a partir do dia 20 de novembro as passagens caem de preço, vocês acham que essa informação procede? Eu sou medrosa e prefiro comprar logo, mas queria saber a opinião de vocês, obrigada. :)

    Responder
  160. Cirilo Gimenez

    Boa noite, estou fechando o hotel para um desses 3 lugares, Cancun, Aruba ou Curaçao, mas estou apavorado com o vôo e é minha lua de mel, como devo proceder, terá promoção para um desses lugares no período de ida e volta de 12 a 19/12/2012?

    Responder
  161. Fabio

    Olá! Estou programando uma viagem para a Europa no fim de fevereiro, por duas semanas. Vi no site que já perdi algumas promoções. Sendo ainda baixa temporada, há previsão de novas promoções? Podes me dar alguma dica?

    Obrigado!

    Responder
  162. Felipe Sena de Freit

    Pretendo ir pra Orlando ou Miami em março/13, nesse ano verifiquei passagens por 579 dólares ida e volta nesse período, mas nao lembro quanto tempo antes que eu vi esses preços. Alguém me aconselha sobre a data que surgem promoções para viajar em Março/13?

    Responder
  163. Rafaela Pascoalini

    Acompanhei o blog esse ano inteiro e vi que em fevereiro/março tem muitas promoções, porém esqueci de pesquisar o valor normal das passagens

    Vou de São Paulo para Los Angeles em abril/2013. Por 1.500,00 sem taxas seria um preço bom ou é o valor normal de baixa temporada?

    Responder
  164. Igor Bessa

    exceção a essa regra se faz a promoções como aquela da TAM de ida-e-volta pra Santiago por 199 dólares

    além disso, cabe pensar nos riscos, por exemplo, pessoalmente prefiro comprar logo as passagens no momento que sei que vou viajar e pagar um valor razoável, a esperar megapromos

    esse ano comprei FOR>POA ida e volta por 484 no ano passado… um amigo esperou e pagou 373 numa megapromo da GOL

    ao mesmo tempo meus amigos ficaram esperando pro promoção pra ir pro lollapalooza em SP (FOR>GRU) e muitos não podiam ir nos dias em que as megapromos disponibilizavam (o festival foi durante a pascoa, nesses dias as promos não valiam), acabaram morrendo numa grana, enquanto quem comprou bem antes pagou por menos de 500 reais

    Responder
  165. Rafael S

    Bem legal o novo site hein? MELHOR é poder receber atualização do post comentado por email… Parabéns

    To lendo uns posts sobre Caribe…

    Passagem pro Caribe tá bem caro hein?

    To tentando SP-MIAMI-PUNTA CANA. Ficando dois dias em Miami e não acho nada menos do que 2800 reais. Caríssimo. Será que é pq a data é muito longe? Abril 2013. Alguem tem alguma dica. Obrigado

    Responder
  166. Rebeca Dantas

    Ola, sera que a regra vale pro mês de Julho pra voos internacionais ? Acho de 30 a 60 dias tão em cima. Vocês, da MD, que estão acostumados a divulgar as promoções, poderiam me confirmar se a regra vale pro mês de Julho também ? Estou querendo comprar Recife – Paris ( Tap / Condor / Outras ), mas esta tudo tão caro agora, mas ao mesmo tempo 30 / 60 dias antes da viagem acho tão arriscado. O que vocês me sugerem ?

    Obrigada :)

    Responder
  167. Juliana Guimaraes

    Ola, parabens pela pagina !

    Pretendo viajar dia 14/02/2014 voltando 26/02/2013. Encontrei passagens por 546,00 sem tacas. Sera que devo esperar um pouco mais? É uma dta logo apos o carnaval! Obrigada!!!

    Responder
  168. Eliseu Monar

    Olá. Farei um mochilão pelo Peru, Bolívia e Chile de 1 a 20 julho. Encontrei as passagens de SP a Lima por $524 com taxas. Daí vamos de lá até Santiago de ônibus, e então voltar de Santiago.

    O problema é que as passagens de Santiago a SP estão quase $1000! Qual seria a melhor data para eu comprá-las?

    Obrigado e parabéns!

    Responder
  169. joel

    Olá, vou viajar para Miami em novembro/13, estou olhando passagens agora e realmente estão caras, acha que devo esperar mais um pouco? seria interessante começar a olhar a partir de setembro? Outra dúvida, tenho 70 mil de milhas queria usar somente para ir e voltar pagando mas o preço de só a volta fica quase o mesmo que indo e voltando pagando, tem como driblar isso? Abraços

    Responder
  170. Sara

    Olá!! primeiramente eu gostaria de falar que adorei seu site,tem tudo e mais um pouco do que preciso..porém ainda tenho uma pequena dúvida: estou procurando passagens de são Paulo(Gru) para Recife para viajar em julho aproximadamente do dia 02/07 ao dia 28/07.. encontrei Ida e volta por 600,00, mais Não comprei,porém quando entrei de novo já tinha aumentado para 1.300,pesquisei em outra companhia e está em torno de 780,00.. será que até julho esses valores pode abaixar? você tem alguma dica pra mim,devo mesmo esperar de 60 a 90 dias?? todos os dias eu entro e percebo que os preços só aumenta,estou começando a fik com medo de fik mais cara.

    Obrigada!!!!

    Responder
  171. Adriano Sanches Past

    Por que aparecem tantas promoções para os EUA e para a Europa e nada para o Canadá? É a Empresa aérea que não faz promoção ou não é divulgado mesmo?

    Responder
  172. Laura Salles Nimeros

    olá!

    vou passar um ano na espanha, com ida aproximadamente em 20 de agosto de 2013, e volta antes do dia 1 de julho de 2014.

    estou aflita para comprar logo as passagens de ida e volta, já que os preços estão só aumentando (no caso, compraria a volta em uma data aleatória, para futuramente trocar, pois o mes de junho de 2014 ainda nao está disponível no sistema, para compras)

    Pesquisei muito em agencias, com tarifas de estudantes e consegui ida e volta por um bom valor, queria comprar logo para garantir o valor. mas um agente de viagens me aconselhou a esperar até o final de junho para comprar ida e volta, e nao precisar remarcar e arcar com as taxas (cerca de 400 reais, mais eventuais mudanças tarifárias).

    nao sei o que fazer… pois pra mim parece muito mais comodo comprar agora. até por que quero ir com uma amiga, e se comprar daqui a um mes, nao sei se consigo chegar junto com ela

    será muita besteira comprar agora? será que as taxas de remarcação estarão muito altas por conta da copa????

    Responder
  173. Lidianne Akerley

    Vou para Miami e novembro e quero aproveitar para ir para New York também devo esperar para comprar as passagens para NY, pois a cada dia que vejo a passagem Miami – NY está subindo. O que vocês acham?

    Responder
  174. Lize

    Primeiramente parabéns pelo Site e post. Gostaria de uma opinião: estamos pretendendo ir para EUA em maio/14 – Rio-NYC – Orlando-Rio. Este período lá é alta ou baixa temporada? Com quanto tempo recomenda compra das passagens (1-2meses antes estaria bom?). Já estou acompanhando os valores das passagens e estão bemmm carinhas! Obrigada, Lize

    Responder
  175. Joselito Viana

    Eu diria que existem boas excessões! Esse ano fui para Santiago em agosto com passagem comprada em novembro/12 por 650 reais em 10x pela TAM.

    Em nenhum momento até a data da viagem houve uma promoção melhor que essa.

    Só agora que apareceram essas de 100 e poucos reais que eu vi algo melhor e até tentei comprar para agosto de 2014, mas como diz esse post a promoção não abrange esse periodo.

    Eu incluiria uma ultima regra – se vc sabe que o trecho custa x e você ve uma promo que abrange seu periodo, compre e esqueça as outras promocoes, ficar acompanhando depois é puro sofrimento.

    Paguei 650 em 10x para ir para Santiago, se eu fico acompanhando toda hora e encontro por 450 ja ia ficar pensando que gastei dinheiro a toa, mas também poderia ser como foram os amigos que tiveram que fechar depois e pagaram 1200.

    Responder
  176. Maryane

    Vou para a Europa em junho/2014. Mas não pretendo ir e voltar pelo mesmo país, já que vou fazer um circuito. Vale a pena esperar por promoção? Porque geralmente as promoções são para ida e volta pela mesma cidade não é? Ou não? Hoje Natal-Paris e Roma-Natal está 787,00 euros. Estou muito tentada! Poderia me dar uma dica?

    Responder
    1. Denis Carvalho

      Maryane, esse preço está bom mesmo, por qual companhia é? Ainda faltam seis meses e a chance de aparecer alguma promoção até lá é grande, mas não garantida, nem nas datas que procura. Pela antecedência de sua busca, você parece gostar de definir as coisas com calma e planejar bem. Se for o caso, melhor não ficar sofrendo com o sobe e desce dos preços e garantir logo as passagens – mas não vá ficar se torturando comparando com promoções futuras se elas existirem!

      Responder
      1. Maryane

        Denis é pela TAP. Outra coisa que me faz não querer esperar é que não tenho flexibilidade para viajar, só posso ir realmente no mês de junho por causa do trabalho. E outra coisa, sempre acompanho as promoções e é difícil promoções saindo da minha cidade, Natal. Então se o preço está bom, talvez até próximo de valores promocionais, acho que vou preferir comprar logo…o pior é que tenho o hábito de ficar comparando com promoções futuras…kkkkkk…odeio pagar mais quando poderia pagar menos!

        Responder
  177. Luane

    Comprei 7 passagens em 15.01.14 para voar dia 22/07/2014 pela TAP, cada passagem saiu a 2.861,00. ocorre que nesta data 08/04/2014 a passagem está 2.150,00 por pessoa, ou seja, aproximadamente 5.000,00 de diferença. Vc pode me informar se há alguma possibilidade da empresa aérea reembolsar a diferença?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>