Comprar passagens aéreas com muita antecedência não é tão bom

Leonardo Marques 27 · setembro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nesses anos de Melhores Destinos, nós já fizemos vários posts com dicas de como comprar passagens aéreas baratas. E muitas vezes já mostramos que comprar passagens com muita antecedência pode ser ruim.

Mas, como muitos (ou todos) sites, revistas, jornais e até as companhias aéreas insistem em recomendar a compra de passagens aéreas com o máximo de antecedência, hoje vamos dedicar um post apenas a este tema. Queremos mostrar que existe um momento certo para comprar, uma antecedência razoável.

A primeira coisa que você precisa fazer é esquecer essa idéia de  que comprar passagens com antecedência é garantia de preços baixo!

Se você quer fazer uma viagem no Brasil na baixa temporada, a antecedência que recomendamos é de 25 a 40 dias. Mas de onde aparecem esses números? Fazendo mais de 100 posts sobre promoções de passagens aéreas todos os  meses, nós vamos entendendo a lógica das promoções e percebendo com que antecedência geralmente elas acontecem.

Se você comprar uma passagem nacional para a baixa temporada com 30 ou 90 dias de antecedência o preço fora da promoção geralmente será o mesmo. Se você comprar com mais de 180 dias, é possível que o preço seja ainda mais caro do que comprar com 30 dias de antecedência.

Quando você compra passagens aéreas nacionais com mais de 60 dias de antecedência você praticamente zera as chances de comprar passagens aéreas em promoção. Aí você já sabe o resultado… quando faltar 30 dias para sua viagem, você vai ver uma mega promoção mas já comprou as passagens.

Outras desvantagens? Quando você compra uma passagem com vários meses de antecedência, aumentam as chances de ter surpresa. Exemplos:

– a companhia deixar de operar o voo no horário que você comprou e alocar você em outro horário,
– a empresa deixar de oferecer um serviço de traslado que você pretendia utilizar,
– a empresa mudar o seu serviço de bordo,
– uma nova empresa passar a operar o trecho e derrubar os preços
– enfim… em 6 meses o quadro da empresa ou do trecho pode mudar bastante e o preço muitas vezes não será menor do que se você tivesse esperado mais alguns meses para comprar.

Veja, nós jamais estamos recomendando que você compre passagens de última hora! Isso também é péssimo. O que estamos recomendando é comprar com uma antecedência razoável para conseguir aproveitar as promoções. Qual seria o momento ideal para comprar passagens aéreas?

Quando comprar passagens aéreas nacionais:
Baixa temporada: de 25 a 40 dias
Alta temporada: de 60 a 90 dias

Quando comprar passagens aéreas internacionais:
Baixa temporada: de 30 a 60 dias
Alta temporada: de 60 a 120 dias

Não pense que essas datas são exatas, estamos apenas dando uma idéia. Nem mesmo as empresas aéreas teriam números precisos assim para dizer o momento exato. Isso vai variar em cada trecho e depende de oferta, procura, concorrência e das condições financeiras de cada empresa aérea. Nosso objetivo é conscientizar você que não precisa esse desespero de comprar passagens com 6 meses ou até um ano de antecedência. Isso é lenda, mito ou até má fé mesmo.

Só mais um aviso… se todos comprassem passagens aéreas com mais de 3 meses de antecedência, as promoções praticamente desapareceriam. Pense que você é dono de uma empresa aérea, se os aviões estão com boa ocupação, porque você fará promoção?

As companhias aérea buscam sempre o lucro máximo, exatamente igual à empresa onde você trabalha. Ela vai fazer promoções pensando em não ter prejuízo ou em aumentar seus lucros, jamais será por pena de alguém.

Pense sempre na passagem aérea como um produto perecível. Um feirante tem 150 abacates, chega um momento que ou o feirante vende os abacates ou eles apodrecem e ele irá jogá-los no lixo. Com a passagem aérea é exatamente assim, se o voo decolar com 70 poltronas desocupadas, são 70 abacates jogados no lixo. O feirante fará promoções se ele tiver poucos abacates perto de apodrecer? Certamente não. Ele fará promoção quando os abacates ainda estiverem verdes e bem longe de apodrecer? Provavelmente não. Passagem aérea funciona exatamente assim. No mundo das passagens chamam isso de yield management.

Agora você já sabe agora certa de comprar abacates…oops, passagens aéreas.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos