Europa exige passaporte com três meses de validade após data da viagem

Denis Carvalho 30 · julho · 2013

O Conselho da União Europeia alterou na última semana alguns requisitos para liberar o acesso de estrangeiros ao continente. A principal alteração é que agora é exigida a validade adicional de três meses no passaporte, a contar da data que o visitante deixará a União Europeia. A medida vale para todas as nações que são parte do Tratado de Schengen.

Até a semana passada, a validade do passaporte deveria cobrir pelo menos o último dia da viagem na Europa. Com a nova regra, os documentos deverão ter uma validade de no mínimo mais 90 dias a partir da data que seus portadores deixarem o solo europeu. 

A alteração se refere ao regulamento 562/2006, que trata do controle de fronteiras entre os países europeus e pode ser consultada na íntegra no site da União Europeia. No artigo quinto passou a constar que o passaporte deve “ser válido pelo menos para os três meses se­guintes à data prevista de partida do território dos Estados-Membros. Todavia, em caso de emergência devidamente justificada, esta obri­gação pode ser dispensada”. Além disso, o passaporte deve ter sido emitido há menos de 10 anos.

A mudança vale para todos os países membros do Tratado de Schengen: Áustria , Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Suíça. 

Estes países não exigem visto para a entrada de brasileiros, mas é necessário cumprir algumas exigências, como portar um seguro de saúde e comprovar, se solicitado, sua hospedagem e possuir recursos financeiros suficientes para se manter durante o tempo de permanência na Europa.

Os critérios variam de acordo com o país visitado, portanto é importante consultar com antecedência a embaixada ou consulado do país escolhido- veja os links no site da União Europeia.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • bia

    Qual o objetivo?

    • O objetivo é encherem a paciência! Sem nexo!

      • Felipe

        Realmente…
        Se o passaporte tem validade até uma data, por que diabos eles exigem que ele tem que ser valido por no minimo mais 90 dias? Eles simplesmente ignoram a validade do passaporte e criam as proprias regras….
        Nao sei como é isso aqui no Brasil (em relacao aos estrangeiros), mas que é uma bela duma sacanagem essa coisa de nao respeitar a validade do passaporte nao tenho duvidas…

        • Concordo com você Felipe !!

        • Marcia

          Primeiramente, porque muitos países no mundo já fazem o mesmo faz tempo. Segundo, imagine que seu passaporte é válido somente até o último dia de sua viagem. Agora imagine que ocorra (como já ocorreu não faz muito tempo na Europa) uma catástrofe ambiental que crie impedimentos a vôos por não sei quanto tempo. Ou até um problema de saúde do próprio passageiro. A dor de cabeça para o viajante e as autoridades deve ser mitigada. Como? Impondo um período de reserva.

          • Gabriel

            Muito bem Marcia, esse é o motivo certo! Além de catástrofes naturais podem ocorrer imprevistos que impossibilitem o retorno do passageiro ao país de origem, e o prazo de que cada país pede adicionalmente é o tempo legal que o mesmo tem para resolver isso. Ter que deportar alguém é muito mais difícil e custoso, por isso a exigência. Da mesma forma como o Brasil deporta inúmeros imigrantes ilegais, cada país tem a soberania de aceitar que você entre ou não. Não gostou? Vai Foz do Iguaçú que tá liberado!

          • gostei !!! eh isso ai ??? quem manda em casa é o dono da CASA !!!

        • Cesar Mendes

          Eles nao ignoram a validade, apenas calculam 90 dias a menos nela.

          • Felipe

            Bela ironia César…
            Se está escrito no meu passaporte (nao é necessario visto para entrar na Europa) que ele vale até dia 31/01/2014, e eu chegando lá no dia 02/12/2013 com final de viagem previsto para sei lá, 15 dias depois, portanto 17/12/2013, eles nao vao autorizar a minha entrada por causa dessa regra, logo a validade do passaporte foi sumariamente ignorada…

          • Marcia

            Sumariamente? kkkkkkk Um Estado tem soberania de não autorizar sua entrada mesmo com ANOS de validade ainda no passaporte, havendo ou não esta regra. Caso não tenha gostado, fique indo para o Uruguai.

          • Para Argentina e Paraguai também não precisa de passaporte! kkkkk

          • Você nem começaria a viagem, já que precisa ter um passaporte válido por pelo menos mais 6 meses do início da viagem! A mudança foi no "final"! E essa conferência é feita pela cia. aérea, que não te deixaria embarcar.

          • sabbathbh

            Essa regra de validade de 6 meses do início da viagem não é uma regra geral embora os sites e blogs de viagem sempre afirmem isso (um site copia do outro então acabou virando regra). Fui para Alemanha em 2011 para uma viagem de 3 semanas e faltavam 4 meses para meu passaporte vencer. Pesquisei antes no site do consulado da Alemanha e lá tinha a informação de 3 meses de validade como requisito. Viajei tranquilo e em nenhum momento fui questionado.

        • juli

          no Brasil é igual, e conheço pessoalmente o caso de um estrangeiro que teve seu embarque impedido e teve de comprar outra passagem para o dia seguinte, os policiais federais brasileiros fizeram isso de maldade, retiveram a pessoa, impediram o embarque e depois obrigaram a compra de outra passagem. Sem sentido isso: e o passaporte ainda tinha 3 meses de validade. afff…

        • Gilberto

          Olá, que tal nós procurarmos o problema no nosso querido Brasil?
          Eu até agora nao entendi, o porque o passaporte tem uma validade só de cinco anos e nao dez anos como por exemplo na Alemanha.

          • Thiago

            Essa é simples: Vivemos no país das taxas e impostos e é mais interessante faturar a cada cinco do que dez anos.

          • Leilane Souza

            Os novos passaportes valem por 10 anos!

        • XsDs

          Eu acho isso justo afinal as chances de ficar ilegal diminuem.

    • Pessoal ! Só para registrar as companias aéreas não estão mais permitindo o embarque com menos de 6 meses de validade após o retorno ! Eu fui viajar para espanha com essas informações e fui impedido de embarcar!

      • Vitor

        6 (meses) após o retorno? Não seriam 3 após o retorno ou 6 após a ida?

  • Laura

    O Brasil e os países de América Latina deveriam exigir que seja reciproco. No mínimo, igual trato para os europeios aqui.

    • Leilane Souza

      O Brasil adota reciprocidade no tangente à imigração!

  • Daniel Mansur

    Nem sabia que podia ir pra Europa com o passaporte quase vencendo. Sempre viajei com a ideia na cabeça que para sair do Brasil tinha que ter passaporte válido por 6 meses da data da volta.

    • Idem!

      Sempre achei que pra ir para qualquer país tinha que ter passaporte com validade minima de 6 meses.

    • Chuck

      Nunca encontrei por escrito essa exigência de ao menos seis meses de validade no momento da volta. É coisa que as pessoas falam sem embasamento.

      • Marcia

        Só porque você nunca encontrou, não quer dizer que nunca existiu. Diferentes países possuem prazos diversos, entretanto.

      • Gabriel

        Dá uma olhada no site da Polícia Federal, ta lá em bom e claro Português!

    • Edney

      Pois eu entrei em Lisboa no ano passado para ir até Barcelona com meu passaporte com apenas um mês para vencer. Passei e viajei normalmente sem maiores problemas. Isso é de cada um. Se for o seu dia de ficar retido,ficará, se não for, irá dar tudo certo.

  • Então, qual a finalidade da data de vencimento do passaporte?! Para nos indicar que quando faltar 6 meses teremos que tirar outro?? Sem noção!

  • Samuel

    antes precisava de 6 meses de validade , agora se for uma viagem de 15 , 20 ou 30 dias pela europa precisa deste periodo + os 90 dias o que na prática diminui o tempo de validade comparado aos 6 meses de antes . esta alteração só demandará mais tempo de validade do que os atuais 6 meses exigidos caso a pessoa vá fazer uma viagem muito longas , mas para as viagens de férias a mudança foi para melhor .

  • Andre Vitor

    Os caras estão na lama e ainda colocam empecilho? Parece aquele cara que já foi rico, ficou pobre sem moveis em casa e ainda comendo lagosta a fiado! Por isso eles estão em crise… O mundo global derrubou fronteiras. E a Europa não é mais aquela potência de antes. Os caras precisam de turismo e criam restricões! Quem me conhece sabe que sou anti nacionalista e odeio o Brasil mas isso não tem cabimento!!!

    • Marcia

      Tem todo o cabimento. Vou copiar e colar o que já respondi: Primeiramente, porque muitos países no mundo já fazem o mesmo faz tempo. Segundo, imagine que seu passaporte é válido somente até o último dia de sua viagem. Agora imagine que ocorra (como já ocorreu não faz muito tempo na Europa) uma catástrofe ambiental que crie impedimentos a vôos por não sei quanto tempo. Ou até um problema de saúde do próprio passageiro. A dor de cabeça para o viajante e para as autoridades deve ser mitigada. Como? Impondo um período de reserva.

    • Marcello

      Europa "na lama" ??! Quem pensa assim precisa mesmo viajar urgentemente para o Velho Continente, conhecer a realidade nos países da União Europeia, e depois compará-la com a nossa.

      • Lu Thomé

        Concordo com vc Marcello, moro aqui na europa e sinceramente está longe de ficar na lama. Pelo menos aqui na escandinavia nao vejo crise alguma, e tbm em outros paîses por exemplo a Alemnanha q acabei vir de lá e outros países q já tive a oportunidade de conhecer aqui.

    • Natália

      É exatamente essa impressão que eu tenho da Europa! Parece as dondocas falidas das novelas da rede Globo.

    • Malu Correa

      Que feio falar assim. Se você acha ruim o modelo europeu, não vá! Mas não critique dessa forma! Eles não precisam de "turismo"! Nós é que precisamos conhecer o berço da humanidade! Se fosse ruim ir ninguém iria!

    • Renata

      europa na lama? kkkkkkkk faça-me o favor. na lama estão mesmo portugal e espanha, fato, mas não tome a península ibérica pela europa. eles vendem serviços, não sobrevivem de turismo, embora esta renda seja farta para eles.

    • Gabriel

      Quanta ignorância em um mesmo texto…coitado…

  • Paulo jo´se

    No meu ponto de vista na Lama está o Brasil que está em crise muito PIOR a mais de 100 anos, um país que possui as maiores riquezas do mundo e deixa seu povo na miséria enquanto sustenta aqueles malandros do governo, pré-sal vai p bolso de vários exceto para o povo que precisa. Aqui é Terra de ninguém, e bandido manda e desmanda.

    • Christian

      Perfeito, Paulo…e o governo maquiando índices de inflação e sustentando 39 ministérios inchados de gente por causa dos acordos com os partidos….isso é viver na lama….a Europa pouco a pouco dá sinais de recuperação econômica enquanto o Brasil gradativamente se enterra na lama….

    • Christian

      Sem falar que o grande fluxo de turistas na Europa provém dos próprios países europeus e mais recentemente russos e chineses…brasileiros vão muito mais aos EUA fazer o chamado turismo supermercado…e apesar da dinheirama que brasileiros deixam na terra do Tio Sam, quem ganhou isenção do visto foram os chilenos e não os brasileiros.

      • Exato. Eu diria que o Tio Sam tem os seus "critérios", Christian.

  • Ansioso

    Denis, será que rola uma promoção de passagem para Europa, viajando setembro ou outubro???

  • Andre Vitor

    Concordo plenamente com voce Paulo. Mas estou falando da Europa… Só falta agora a Grécia impor condicões para entrada de turista. E posso te dizer: a Italia está pior que o Brasil sim! Inclusive porque nós vivemos com crise há 100 anos como você disse. e eles não estão acostumados com a dificuldade! O clima pra quem mora lá tá ruim…

    • A Itália não está pior que o Brasil, assim como a Espanha, mesmo passando por uma crise seríssima, não está pior que o Brasil. E os EUA não estão quebrados não..

      Nossa crise parece eterna, nunca vi tanto roubo, desonestidade, injustiça igual a que temos aqui…

    • G Mantovani

      não aguentei… europa na lama… olha pro seu país primeiro…
      agora: ” eles não estão acostumados com dificuldade…” foi a cereja do bolo!
      2000 anos de civilização, com uns 1700 anos de guerra, sem contar as 2 ultimas mundiais… dificuldade passa o brasileiro!

  • beto

    se um americano quiser tirar um visto para o Brasil, o seu passaporte tem que ter pelo menos 6 meses de validade.
    ou seja, não é nenhuma exigência absurda da Europa; como foi explicado acima, imprevistos podem ocorrer e os países querem uma margem de segurança para não acabar tendo que lidar com um visitante sem um passaporte válido.
    o que é chato é o passaporte brasileiro valer só por 5 anos (ou seja, 4 e meio na prática). não poderiam emitir com uma validade mais longa? nunca entendi porque só 5 anos.

    • Wagner

      Você não entende que com 5 anos o governo pode ganhar mais cedo a taxa de renovação… um absurdo mesmo…

  • Gente e como é que faz então, meu passaporte vence em janeiro e não vai estar válido , pois volto em outubro , menos de 90 dias da validade.
    O que faço pra resolver? Tento renovar o passaporte antes? E pode? Como faz?

    • Isa

      renova antes. nao tm problema nenhum. acabei de fazer isso – meu passaporte valia ate janeiro mas como trabalho p empresa americana e pra entrar la o passaporte precisa de validade minima de 6 meses, renovei o meu. super simples

      • Obrigada Isa, não sabia que era possível, achei que precisava vencer .. Vlw

      • sabbathbh

        Para entrar lá (EUA) não precisa de passaporte com 6 meses de validade. Para obter o visto é que precisa. Para entrar basta que o passaporte esteja válido até o dia da volta. Lá não têm essa regra que acabaram de criar para a Europa. Afirmo isso por experiência própria de quem viajou com o passaporte vencendo no dia seguinte ao dia da volta 🙂 Não recomendo isso, afinal em caso de imprevisto com seu voo de volta você fica em uma situação complicada.

    • marcio

      tatiane, o que entendi da regra é a seguinte: veja o meu caso:
      vou viajar para 5 países da UE e retorno ao Brasil em 11/10/2013; o meu passaporte vence em 30/10/2014; assim não serei enquadrado nesse artigo, pois os 90 dias vencem em 11/01/2013.
      acho que você tem que ir na embaixada de qualquer país que pertença a UE e buscar a validade adicional (90 dias) no seu passaporte. acho que não é um visto em si mas um "carimbo" concedendo mais 90 dias além do vencimento do seu passaporte.

      • Interessante essa opção. Obrigada Márcio!

      • Errado, ela vai ter que fazer novo passaporte, senão nem embarca.

      • Walisson

        "pois os 90 dias vencem em 11/01/2013." VENCEM EM 11/10/2014.
        .:.

      • Não existe um carimbo de prorrogação. Isso acabou junto com a entrada em vigor dos novos passaportes biométricos. Você teria que fazer um passaporte novo.

  • Dhy

    Vamos viajar pra America do Sul, Africa, Asia e Oceania que tem mais futuro

    • Se for pensar assim, muitos países da África, Ásia e Oceania tem exigências parecidas, isso quando também não exigem visto (vide Austrália, Japão, Índia, China, etc)

  • Essa regra vale para EUA?

    • beto

      direto da página do consulado americano, seção de perguntas frequentes, número 37:

      "O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?
      É sempre melhor viajar com um passaporte válido por seis meses além da data de sua partida dos Estados Unidos."
      http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/nivfaq….

      é interessante que agora a informação está assim, pois anteriormente eles colocavam que o passaporte teria que estar válido apenas até a data de deixar os EUA.

      ou seja, melhor não arriscar e trocar o passaporte antes dos tais seis meses.

  • Iuri

    Antes a validade era de 06 meses antes do vencimento do passaporte e agora seriam 3 meses antes do retorno?? Seria isto?

    • Essa história de seis meses era lenda

      • Iuri

        Consta no site de algumas embaixadas, inclusive a da Espanha. Vocês entraram em contato com alguma embaixada ou o itamaraty??

      • Denis, então quer dizer que o passaporte tem que estar vigente até a o retorno, não preciso estar com o passaporte valido no minimo seis meses? Meu passaporte vence em abril e vou viajar em Dez, posso ficar tranquilo? Abs

        • Thomaz, pela legislação você pode. No entanto, no seu lugar eu já renovaria logo o passaporte, já que terá que fazer isso mesmo em breve e ainda estreava um novo em grande estilo com um carimbo europeu! =)

    • Sim, era 6 meses de validade contando do ultimo dia de viagem, agora são 3 meses de validade contando do ultimo dia de viagem.

  • Cristiano

    Para evitar dissabores, em terras estrangeiras, renovemos o passaporte com 01 ano de antecedência… Creio que seja tempo suficiente, inclusive, para contornar eventuais atrasos, na emissão, por parte da PF.

    • ELIANE

      BOM PESSOAL, EU NUNCA VIAJEI E VAI SER A MINHA PRIMEIRA VEZ, PRETENDO IR PARA ESPANHA
      SERA QUE PODEREI FICAR UNS SEIS MESES NESTE LUGAR E EXPLORAR O QUE TEM DE BELO BILBAU. COM O PASSA PORTE QUE SOLICITEI.

  • Muitas dúvidas… Precisa de 6 meses de validade para embarcar e 90 dias para a volta?
    Vou viajar em setembro e retorno no início de outubro, meu passaporte vence em fevereiro… Que situação limite! Renovo agora ou deixo para depois?

  • No post ta dizendo que antes não precisava de 3 meses, bastava estar valido até o ultimo dia da viagem. Mas nos comentarios o pessoal ta falando que antes eram 6 meses, então houve uma melhora? Sera que não estão confundindo com os EUA que é meses?

  • Victor N

    Fiquem calmos… Não precisa reclamar tanto assim e jogar na cara a crise da Europa… Essa exigência nem é tão incomum e nem absurda. Maioria dos países já pedem isso e outras coisas, independente da situação econômica. Como imprevistos sempre acontecem, sempre é bom andar com passaporte com uma validade ok e com páginas suficientes para carimbarem o passaporte. Eles estão certos. Como vários países da Europa são hubs para todo o mundo, imagina um passageiro ter seu passaporte vencido no meio de uma viagem de volta a seu país e algum vôo é cancelado? O pax não poderá nem sair do aeroporto e nem embarcar em um próximo vôo. Aí terá que chamar sua embaixada e dormir altos dias no aeroporto e vai dar só dor de cabeça pra ambos países… Viagem com responsabilidade, galera!

  • fabio

    Aproveitando o ensejo… como andam os brasileiros em Barajas? Alguem foi por esses dias e sabe como os oficiais estao nos tratando? Mantendo o “tocagandismo” dos ultimos meses?

  • Flávio

    Pelo menos para os EUA eles pedem que o passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade. Imaginei que na Europa fosse assim tambem. Se você não for ficar mais de 3 meses no lugar, nenhum problema eles exigirem validade de 3 meses após a viagem. Eu só acho que a PF, sabendo dessa exigência de validade de 6 meses poderia emitir o passaporte com validade extendida em 6 meses, pois, na regra de hoje, seu passaporte só vale, de fato, por 4 anos e meio.

  • Flavio Mauro

    Pior é o que acontece nos Estados Unidos!!! Você tira passaporte, passa por 2 entrevistas para tirar o visto e ainda assim corre o risco de não entrar no país, pois o visto só te concede o direito de chegar até a imigração. E, ainda assim, tem muito brasileiro babando por americanos… Prefiro ir para a Europa!

  • Pedro

    Palhaçada mesmo é o passaporte brasileiro só durar 5 anos.

    • Lucas

      Concordo, isso sim que deveria ser alterado.

  • Arthur

    Desde esse mês o Tratado de Schengen também inclui a Croácia.

    • beto

      não está correto. a Croácia entrou na União Europeia agora, mas ainda não faz parte da zona Schengen. A meta é 2015.

  • Ana

    Pior para quem viaja com criança/ bebe… minha filha tem 3 anos e está no terceiro passaporte.
    .

  • Laura

    Olá boa noite,

    Viajo para Alemanha (com escala em Madri) dia 23/11 e volto dia 6/12… Porém entro e saio da Europa com meu passaporte português que só vence em 2017. Gostaria de saber se há necessidade de emitir um novo passaporte brasileiro visto q ele vence em março de 2014!
    Obrigada

  • solange

    boa tarde! eu estou a viajar hoje as 21 horas para frança dia 13 de dezembro e voto dia 10 de março,meu passaporte esta com validade a vencer dia 18 de maio, eu perguntei agencia onde comprei mas eles nao sabem informa entrei no site para meu desespero vejo que precisa 6 meses , o que devo fazer gostaria de sua juda alquem ja viajou no mesmo estado.

  • Fabio

    Vcs estão reclamando da Europa, mas se esquecem que neste país tupiniquim o passaporte vale somente 5 anos, enquanto lá vale 10 anos assim como nos USA. Mais um jeitinho do governo brasileiro extorquir dinheiro de seus cidadãos.

  • isto e uma merda!!!!

  • luana

    essa regra não vale para a america latina? viajar para argentina em março, meu passaporte vence em maio um mes depois, meu rg esta com data de expedição superior a 10 anos . vou ter problemas?

    • Se seu RG está em bom estado não tem problemas. Não existe essa regra de dez anos! =)

  • luiz

    Alguns sites dizem que o passaporte deve estar valido por 6 meses para Londres outros dizem 6 meses.
    Ja tentei ligar no Consulado e nada
    Como tenho certeza ?
    Desde já grato por qlq ajuda

    • Luiz, são três meses, essa história de 6 meses é lenda. Mas quer um conselho? Renove jpa seu passaporte e viaje tranquilo! Alguns meses a mais não farão diferença!

  • Giovanna

    Meu passaporte estava a 45 dias de vencer, fui embarcar pra Barcelona quinta passada…resultado??? já podem imaginar.
    Prejuízo de todo tipo.
    Não, eu não sabia. Achei que "vencido, era na data de vencimento".
    Planejei tudddoooo, mas negligenciei nisso. E o pior , me deixaram embarcar até o Rio , viram meu passaporte e poderiam ao menos ter dado um toque.."Você poderá ir até o Rio, mas de lá não passa".
    Nada…fui até o Rio, o que aumentou meu prejuízo , bastante.
    Agendei meu passaporte para 10 de julho, única data disponível.
    Viajo 25 de setembro.
    Estou em choque ainda. Triste e quebrada.
    Na PF me disseram que está direto acontecendo, que antes passava por fazerem vistas grossas, e…porque agora tem multa para a CIA aérea de 10.000 euros, pois é.
    A reciprocidade seria muito interessante. Não há, e o agente da PF a defendeu com todas a forças, dizendo entrar turista no Brasil com passaporte a 1 dia do vcto, e que deveria haver uma campanha da cias aéreas.
    A mim só resta lamentar, e aguardar setembro.

    • regina

      oi, onde vc mora??? entre o dia todo no agendamento do passaporte, vc vai encontrar um horario pro dia seguinte

  • José Augusto Júnior

    Fico impressionado como as pessoas podem ficar ofendidas, ofensivas, grossas e sentimentais numa postagem informativa como esta!

  • RAfael

    E o que acontece no caso de uma pessoa que tem dupla cidadania? Eles podem te impedir de embarcar por conta da validade do passaporte? Porque nesse caso, a pessoa vai usar o passaporte brasileiro somente para sair e entrar no Brasil.

  • Kamila

    Boa noite pessoal, sei que a notícia é pertinente para entrada na Europa, porém, acredito que alguém possa me ajudar. Viajo dia 10/08 para Miami com minha bebê de um ano. É sabido que a validade de passaporte de bebê é um ano, e o dela vence 20/11. li em alguns blog que O Eua tem um tratado com o Brasil em que podemos entrar com o passaporte vencendo até o último dia da viagem. essa informação procede? ou não vale a pena arriscar, melhor renovar o passaporte dela?

  • E no caso de Aruba e Curaçao? Qual regra que vale?

  • Pessoal ! Só para registrar as companias aéreas não estão mais permitindo o embarque com menos de 6 meses de validade após o retorno ! Eu fui viajar para espanha com essas informações e fui impedido de embarcar!!

    • mieko

      Consta no site da TAM , destino Espanha :
      Passaporte válido para os 03 (três) meses seguintes a data de saída da União Européia;

  • Paulo Neves

    estou querendo ir a portugal agora em 15/10/2014, mas o meu passaporte vence em 15/12/2014, como fazer?

  • Entre em contato com a Polícia Federal e tente um passaporte de emergência

  • Nil

    Gostaria de tirar uma duvida. Emiti meu passaporte hoje, teria algum problema ir viajar para Italia já o mês que vem?Existe algum prazo de emissão de 90 dias que tenho que aguardar para fazer minha primeira viagem internacional à Europa?