Passageiro relata em detalhes sua experiência com a Azul

Leonardo Marques 4 · fevereiro · 2009

Dando continuidade à divulgação de relatos de vôo, hoje vamos divulgar a experiência de Raphael Riedtmann, ele fez um relato muito detalhado de como foi seu primeiro contato com a Azul.

A minha experiência com em voar com a Azul ocorreu nos dias 26 e 28/01. Precisava ir para São Paulo com a minha esposa para solicitar o visto no consulado americano e buscava uma opção aérea barata. Pesquisei nos sites da Gol e TAM e todas as tarifas eram superiores a R$ 300,00 por trecho. Lembrei que a Azul estava iniciando suas atividades e resolvi pesquisar no website da companhia: www.voeazul.com.br. Fiz uma rápida pesquisa e consegui alguns vôos com tarifa promocional de R$ 50,00. O processo de pesquisa no site foi tranquilo, este possui um design limpo e de fácil navegação.

Porém, na hora da compra tive algumas dificuldades. Primeiro, o website da Azul mostrou-se incompatível com o navegador Safari do meu Mac, tive de apelar para o Internet Explorer num PC Windows. Depois, durante a etapa final da compra, quando ocorre o processo de autenticação do cartão de crédito e a confirmação da reserva, o website travou e fiquei sem resposta. Fui obrigado a fechar a página e acessei ao chat online oferecido no site. Fiquei surpreso ao ser atendido em menos de um minuto, algo que geralmente demora muito mais em sites de outras companhias. A atendente solicitou alguns dados para pesquisa (data da viagem, nome dos passageiros), confirmou a minha reserva e me enviou um e-mail desta confirmação, que recebi uns 10 minutos após finalizado o contato. Após alguns dias, recebi um email da Azul informando que a Azul oferecia translado entre Viracopos e o Shopping Villa-Lobos em São Paulo gratuito por um período limitado, dentro do prazo da minha viagem. Agora era só esperar e ver se dava tudo certo.

No dia da viagem, chegamos ao aeroporto Afonso Pena com cerca de 40 minutos de antecedência. O Check-in transcorreu tranquilamente, sem qualquer fila ou atraso. O horário de decolagem previsto era às 15:30, com embarque iniciando-se às 15 horas. Fomos para a sala de embarque e aguardamos até as 15:20 para a primeira chamada de embarque. A esta altura pensei que a partida seria atrasada, mas o procedimento de embarque foi ágil e o avião deixou o finger à 15:35! Quanto ao avião, o Embraer ERJ 190/195 é um avião novo e moderno, muito semelhante internamente aos Airbus e Boeings da vida. As cores utilizadas são sóbrias e o ambiente é agradável e limpo, sendo que a configuração de assentos é de dois em cada do corredor central da aeronave, sem aquela posição central espremida que todo mundo foge e permitindo que as poltronas aparentemente sejam um pouco mais largas. A distância entre as poltronas também é um pouco maior que a utilizada pela concorrência, o que proporciona um maior conforto, mas também não é nenhum milagre. As comissárias de bordo foram extremamente simpáticas, demonstrando a vontade da companhia em ganhar clientes. O serviço de bordo foi feito sem o uso daqueles tradicionais carrinhos, com pedido de bebidas feio antecipadamente pelas comissárias. Batatas chips e biscoitos tipo waffers também foram servidos.

O Vôo transcorreu sem qualquer imprevisto e chegamos em Viracopos em torno das 16:40. Como prometido, havia um ônibus disponível para o translado até São Paulo bastando apresentar o R.G. para efetuar o embarque. O ônibus era limpo e novo, com DVD mas sem o acesso WiFi prometido no email. O translado durou cerca de uma hora e meia onde desembarcamos no Shopping Villa Lobos.

No dia seguinte, com o visto obtido (eba!), voltamos ao Shopping Villa Lobos em embarcamos para Campinas num ônibus da Azul, bastando apresentar as reservas. Passamos a noite num hotel próximo ao aeroporto e embarcamos no primeiro vôo da Azul para Curitiba, às 06:50. Tudo correu tranquilamente novamente, com o vôo partindo e chegando rigorosamente no horário e sem qualquer problema.

Considero que a experiência de voar pela Azul foi extremamente positiva e fiquei surpreso com o grau de organização que a companhia já apresenta. Espero que continue assim!
Um abraço
Raphael

Agradeço muito ao Rafael por ter feito este relato tão detalhado da sua experiência com a Azul, agradeço também à Bia Kunze que foi quem me indicou o Rafael.
Aproveito ainda para convidar todos leitores do Melhores Destinos à enviarem suas experiências de vôo em qualquer  companhia aérea, que certamente será divulgado. Basta enviar um e-mail para contato@melhoresdestinos.com.br

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Mauricio Moura

    Sem dúvidas a Azul, pelo pouco tempo de mercado, oferece serviços bem melhores de que outras companhias. A cada vez que viajo com a Azul parece que as coisas estão cada vez melhores. Os profissionais estão muito bem qualificados para prestar o melhor atendimento ao cliente, e com certeza, esse é o maior potencial da empresa. Com o atendimento maravilhoso que recebo, cada vez tenho mais vontade de voar com a Azul, mesmo que as vezes os preços fiquem um pouco acima das outras aéreas. Como o colega relatou na sua experiência, a organização da empresa, seja no atendimento, seja das aeronaves, de tudo, é feito visando sempre o melhor para o cliente. Eu voo e recomendo a Azul. Se você ainda não voou pela Azul, faça um teste, tenho certeza que irá se tornar um cliente fixo.

  • Leonardo Bastos

    Acabo de voltar de uma viagem a Orlando pela Azul. Primeira vez viajando pela Azul, tive uma experiência extremamente negativa com essa companhia aérea. Viagem de ida, voo diurno. Fui mal atendido pelo serviço de ônibus, do Terminal Barra Funda a Viracopos. Inexistência de check-in pelo aplicativo. Voo atrasado. Avião Airbus muito antigo, horroroso por dentro, muito mal conservado, poltronas quebradas, sujo e fedorento. Sem entretenimento de bordo, mas nos deram tablets, no qual recusei (eu levei o meu iPad graças a Deus). O comandante não informou o motivo do atraso, tempo de viagem, horário do destino, condições metereológicas, simples informações! Serviço de bordo ineficiente, confuso e demorado. Estava sentado nas últimas poltronas, o almoço demorou quase 40 minutos para ser servido desde seu início, pelo menos a comida estava excelente. As comissárias não se dispuseram nem a fazer um café durante a parte final do voo. Voo de ida traumático! Viagem de volta, voo noturno. No check-in solicitei lugar nas ultimas poltronas, me disseram que não tinha, mas dentro da aeronave tinha lugar de sobra. Reclamei com a comissária e troquei de poltrona. Fui informado que o avião era novo. Mentira, avião é reformado, sofreu retrofit. Avião novo é novo, avião reformado não é novo, é reformado. A Azul faz propaganda enganosa. Desta vez o comandante deu todas as informações. Serviço de bordo muito rápidoe eficiente, comida excelente. Aeronave: havia entretenimento de bordo decente, porém o acabamento em couro sintético faziam você escorregar da poltrona, confirmado pela equipe de bordo. Tive que afivelar o sinto para dormir e não cair da poltrona, um absurdo! Outro ponto negativo, a aeronave teve seu interior remodelado, entretanto a vibração do plástico dos acabamentos fazia um barulho insuportável! Voo chegou no horário. Serviço de ônibus até terminal Barra Funda sem problemas. De maneira geral, essa companhia aérea tem que melhorar muito seus serviços. Sempre ouvi falarem bem da Azul, então não entendo minha péssima experiência. Sempre viajei para o exterior em boas companhias aéreas, acho que fiquei mal acostumado… Nunca mais volto e não recomendo a Azul para voos internacionais!

  • Rafael Ramponi

    Fizemos um voo com a Azul de Campinas (Viracopos) a Orlando com saída dia 14/05 e retorno no dia 20/05 (voo direto).

    Utilizamos também o estacionamento da Azul, o Virapark. O translado estacionamento-aeroporto foi tranquilo e rápido.

    No aeroporto o check-in também foi tranquilo. Poucas filas, rápido e a atendente foi bastante educada e prestativa. Tiramos algumas dúvidas e ela nos respondeu prontamente.

    Fizemos todos os procedimentos para voo interacional e aguardamos o embarque.

    Nosso voo saiu no horário. Não houve atraso.

    Durante o voo, o qual na ida foi diurno, serviram uma excelente refeição, a qual possuía prato principal, salada, sobremesa e bebida. O prato principal estava quente e saboroso.

    Após o almoço liberaram snacks e bebidas a vontade durante toda a tarde, e quase próximo de pousar serviram o café da tarde. A tripulação foi bastante educada o tempo todo.

    Com relação a aeronave, estava tudo limpo, organizado e nada estava quebrado. Achei o espaço da poltrona na categoria Econômica da Azul melhor do que a da United (eu tenho 1,86m de altura). Para mim o espaço da Azul, por ser categoria econômica, estava ok. Achei interessante o fato do encosto da cabeça dobrar ficando como um “U”, o que facilita bastante para dormir.

    Já o voo de retorno foi noturno. Saiu no horário também e não houve qualquer incidente. O jantar seguiu o mesmo padrão do almoço. Ou seja, refeição saborosa, quente e variada. Pouco antes de chegar à Campinas, serviram o café da manhã que também estava ótimo.

    Tanto no voo de ida quanto no de volta nos entregaram fones de ouvidos, travesseiro e cobertor. A aeronave também dispunha de diversas opções de entretenimento como, por exemplo, jogos, filmes novos, filmes infantis, músicas etc.

    Enfim, gostei muito da Azul e voltaria a viajar com essa Cia sem dúvidas.

    Uma única crítica, que no caso não seria à cia aérea, mas a algumas pessoas. No voo de ida havia duas crianças que ficaram quase que o trajeto todo gritando e falando alto. Diversas pessoas se sentiram incomodadas com isso e as mães não se preocuparam em amenizar a situação.