Parceria entre Ryanair e Air Europa: muito barulho por nada?

João Goldmeier 25 · maio · 2017

Essa semana foi divulgada a parceria entre a Ryanair e a Air Europa e recebemos diversos e-mails de leitores pedindo um post sobre o assunto, já que a notícia foi divulgada por diversos meios de comunicação como sendo a vinda da Ryanair para o Brasil. Como vocês vão ver a seguir, não é bem assim.

A parceria anunciada prevê, num primeiro momento, que a Ryanair venda em seu website os voos da Air Europa para 20 destinos internacionais (incluindo Salvador e São Paulo, que já existem). Apenas isso. Ainda não é possível, por exemplo, comprar uma passagem originando em uma cidade atendida pela Ryanair e conectando com o voo internacional da Air Europa.

Numa segunda fase, prevista para ocorrer ainda este ano, haverá a integração dos sistemas e os passageiros de 53 cidades europeias que tem voos da Ryanair para Madri poderão comprar um único bilhete integrado até o destino internacional final. Da mesma forma será possível que os brasileiros comprem no site da Air Europa estes mesmos destinos.

Questões como franquia de bagagem sequer foram abordadas nesse primeiro momento, já que as operações de ambas cias continuam independentes.

O movimento de Michael O’Leary, CEO da Ryanair, parece ser muito mais para atacar a recém criada cia low cost Level, que também foca em voos transatlânticos, mas a partir de Barcelona.

Se a parceria for de fato implementada, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu podem ter motivos para comemorar, já que a Air Europa está analisando iniciar voos para estas duas cidades.

E aí, muito barulho por nada?

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Leandro SSA

    Nós de Salvador seremos muito beneficiados com essa parceria, já que a Ryanair voa para diversas cidades na Europa. Para irmos para Dublin, por exemplo, precisamos fazer 2 conexões, no mínimo. Com essa parceria, poderemos fazer Salvador-Madri-Dublin. Excelente! Estou torcendo para que iniciem logo as vendas de voos integrados e com ótimos preços.

    • João

      Oi Leandro, acho cedo pra comemorar. A depender das tarifas e regras dos bilhetes…será que a Ryanair vai honrar a franquia de bagagem da Air Europa?

      • Nelio Castro

        Mas a franquia de bagagem não é algo definido em tratado internacional?

        • João

          Não, Nélio. Cada país define as suas regras.

      • Leandro SSA

        Mas se eu comprar uma passagem de Salvador para Dublin com conexão em Madri, existe a possibilidade da Ryanair não cumprir a franquia da Air Europa? Pelo que sei vale a franquia mais ampla em casos como este.

        • João

          Não sabemos ainda Leandro. Hoje, com a nova resolução da Anac está liberado até pra fazer voos sem franquia de bagagem despachada. Abraço!

          • Leandro SSA

            Eu sei, João. Mas se a Air Europa tiver franquia de bagagem, a Ryanair vai ter que que honrar com a franquia, pq não poderia chegar em Madri e ter que pagar pela mala despachada para Dublin, por exemplo, se o bilhete tivesse sido comprado todo junto. É dessa hipótese que eu estava falando.

          • Tarcísio Medeiros

            Nada é de graça, logo eles provavelmente iriam pôr um valor a mais do que comprando separado sem a franquia de bagagem. Até provavelmente a bagagem é um dos pontos de maior lucratividade na empresa, já que acho difícil as pessoas que pagam sei lá, 10 euros numa passagem e só isso já ser lucrativo pra ela….

  • Guilherme Appolinario

    Bom notar que as passagens já estão a venda no site da Ryanair entre GRU e MAD com franquia de bagagem de 23 kg. Não fosse a nova regulamentação, eles não teriam anunciado os destinos brasileiros nessa parceria.

    • João

      Oi Guilherme, essa sempre foi a franquia da Air Europa em voos originando na Europa. Nada de novo aí. Abraço!

      • Guilherme Appolinario

        Luis, a pesquisa que eu fiz foi GRU para MAD. Franquia 23kg agora, antes 2×32 kg como de praxe.

        • ana

          Guilherme vc lembra quanto estava a passagem?

          • Guilherme Appolinario

            Tava bem absurdo. Uns 1050 euros cada trecho.

  • Valner Junior

    Também acho!

  • Paulo Afonso

    Dá prá consultar a Ryanair?
    Sao Paulo Guarulhos para Madrid
    Ida e Volta 1 Adult Nova pesquisa
    Custo total
    1 348,19 €