Santander reduz de R$ 10 mil para R$ 3 mil limite de pagamento de contas no cartão

Por Denis Carvalho

Os clientes do Santander que usam o serviço de pagamento de contas no cartão de crédito – o ContaPaga Santander – foram surpreendidos com uma redução no valor limite das operações nas agências. Agora, em vez de R$ 10 mil é possível fazer o pagamento de até R$ 3 mil por dia nos caixas. Os limites do Internet Banking e Caixas eletrônicos continua R$ 3 mil enquanto na Central de Atendimento é possível fazer o pagamentos de até R$ 1 mil pelos cartões Santander.

A alteração prejudicou os clientes, especialmente pela cobrança da tarifa de R$ 16 por pagamento. Na regra anterior, era possível pagar boletos no valor de R$ 10 mil de uma só vez. Agora são necessários quatro operações, o que resultam em R$ 64 em taxas

“Hoje ao tentar pagar uma fatura debitando no cartão Santander fui informado pelo caixa que o limite diário mudou de R$ 10 mil para apenas R$ 3 mil. Desta forma, meu boleto de R$ 9 mil não pode ser pago em sua totalidade e tive que desaplicar dinheiro na conta de outro banco para quitar a fatura. Entrei no site do Santander e confirmei essa informação. Relato que nós clientes não fomos avisados de tal mudança e que irá prejudicar muita gente”, lamentou o leitor Francis Villaça, que pretende levar o caso à ouvidoria do banco.

Vale lembrar que até  fevereiro não havia nenhum limite para as operações, ou seja, em menos de um ano o banco resolveu alterar as regras do serviço – novamente sem avisar seus clientes com antecedência.

A maior vantagem de fazer o pagamento de contas no cartão de crédito e acumular pontos no programa Super Bônus, como o próprio Santander alardeia na página do ContaPaga: “Você acumula bônus e pode trocá-los por milhas ou prêmios. Este benefício é válido para cartões que participam do programa de recompensas”. O problema é que cada vez mais os bancos têm cerceado as operações, por meio de limites e taxas, muitas vezes tornando inviável ou pelo menos pouco atraente o serviço.

Por meio de assessoria da Imprensa, o Santander confirmou a redução do limite, mas não forneceu mais informações sobre o motivo da mudança. “O Santander informa que conforme previsto nos contratos de cartões, o banco pode estipular o valor máximo diário de contas e/ou quantidade máxima de contas que poderão ser pagas com o cartão. No momento da contratação desse serviço, o cliente é comunicado tanto no internet banking como pelo atendimento do caixa nas agências”, afirmou. O banco afirmou ainda que as operações nos caixa eletrônicos e net banking não foram afetadas.

Mais informações na página do Santander ou no regulamento do ContaPaga.