Overbooking, atrasos e cancelamentos de voos: o que fazer e quais seus direitos!

Leonardo Cassol 7 · novembro · 2017

Iniciamos há algum tempo a publicação de vídeos com dicas de viagem no canal do Melhores Destinos no Youtube. Toda a semana temos um vídeo novo, com conteúdo relevante para que você viaje mais e melhor, pagando menos!

O vídeo da semana é sobre overbooking, atrasos e cancelamentos de voos. Dicas do que fazer e quais os seus direitos! Um conteúdo bem atual e de utilidade pública, que pode te ajudar muito na sua próxima viagem (esperamos que ninguém precise, mas… problemas acontecem!) Confira:

Dicas sobre Porto Alegre ao vivo

Também iniciamos transmissões ao vivo de dicas dos destinos e assuntos mais procurados pelos nossos leitores, com editores que realmente conhecem os temas a fundo. Hoje, 7 de novembro, às 20h, estaremos ao vivo falando de dicas de Porto Alegre, com nossa editora Bruna Scirea, que mora na capital gaúcha. Inscreva-se para a Live clicando aqui.

Próximos vídeos

E, nas próximas semanas, teremos vídeos falando sobre o visto e a imigração americana, como reservar os melhores lugares no avião, milhas, e também com mais dicas para você economizar e não passar perrengue em suas viagens!

Se você é ligado em vídeos, se inscreva no canal do Melhores Destinos no Youtube, ative o alerta e acompanhe nossas postagens! Será mais um meio de interação com você, leitor! Se não curte, veja nosso post em texto sobre overbooking e cancelamento de voos.

E você continua normalmente podendo acompanhar tudo aqui no site, no e-mail e nas demais redes sociais do Melhores Destinos!

E você, já teve problemas com overbooking, cancelamento ou atraso grande no seu voo? Como foi? Conseguiu resolver ou teve compensação? Comente e participe.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Rhayanne de Souza

    Comprei uma passagem de Zurich para Belo Horizonte com escara de 8 horas em Paris. Sendo assim podemos ter um Overbooking apenas em Zurich ou em Paris também?

    • Nos dois casos pode acontecer. Mas é raro acontecer no meio da conexão.

  • Rhayanne Souza

    Comprei uma passagem aérea de Zurich para São Paulo com escala de 8 horas em Paris, overbooking pode ocorrer apenas em Zurich ou pode ocorrer em Paris também? Verificando a disponibilidade das poltronas, uma vez que no ato da compra não marcamos as poltronas, constatei que o voo de Zuich para Paris está vazio, porém de Paris pra São Paulo está lotado, tanto que no site não esta mais vendendo passagem para esse voo, sendo assim tem grande possibilidade de overbooking?

  • Ana Claudia Lopes

    Boa noite!

    Gostaria de saber se ha alguma recomendacao especifica para cancelamento de voos antes da data do embarque?
    Fiz uma compra em uma companhia aerea e o voo foi cancelado, porem eu precisava chegar ao destino em um determinado horario e tinha deixado de comprar a passagem em uma companhia concorrente. No momento do cancelamento do voo, o da outra companhia estava muito mais cara.
    Tem alguma recomendacao ou direito expresso pela ANAC nesta situacao?

    Obrigada

    • Felipe Souza

      Peça para companhia resolver o problema ou terá que fazer reclamação na ANAC e, posterior processo judicial. Ocorreu comigo uma vez. Comprei com uns 7 meses de antecedência uma viagem para um feriado prolongado RIO-Florianópolis. O meu vôo de volta foi cancelado, pela TAM. Eles me ofereceram um voo de volta no mesmo dia que eu estava indo para FLN, como se fosse algo aceitável ou me devolveriam o dinheiro da passagem para eu comprar a passagem que, nessa data do cancelamento, já custava mais de mil reais. Eu não aceitei nenhum dos dois. Um ou dois dias antes da primeira perna, eles ligaram me oferecendo um vôo para o dia posterior, não pagaram qualquer auxílio de hotel, comida ou transfer. Então, entrei com um processo e ganhei.

      • Eduardo Santana

        Felipe Souza, boa noite!

        Vivi uma situação com a Latam idêntica à que você descreveu.

        Pretendo ingressar com uma ação por danos materiais e morais.

        Por gentileza, seria possível informar o número do processo e a vara onde tramitou?

        Desde já, obrigado por sua atenção.

      • Ana Claudia Lopes

        Obrigada pela dica! Acho que vou fazer isso sim!

    • Infelizmente, nesses casos, não há. É bem injusto pro passageiro. Tem que ver se alguma outra alternativa da cia te atende. Se não atender, só entrando com uma ação pra tentar recuperar depois a diferença.

  • Oi Maria Clara, teve já. Aqui oh: https://www.youtube.com/watch?v=JiE8YB6iCOM e https://www.youtube.com/watch?v=fvBqGlXC8XY&t=133s
    Qualquer dúvida só falar. Costuma ter promoção sim! Fica ligada.

  • Bruno, reune os documentos e procura o Juizado Especial. Ou um advogado e a justiça comum mesmo.