Os riscos de comprar pacotes turísticos

Leonardo Marques 30 · dezembro · 2008

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nos últimas dias surgiram muitos casos de pessoas que compraram pacotes turísticos e tiveram sérios problemas, para ajudar evitar estes problemas vamos dar novamente algumas dicas.

O primeiro ponto a levantar é que pacote turísticos é o tipo de coisa que é muito difícil uma pequena empresa ter uma oferta melhor que uma grande agência de turismo.

As grandes operadoras conseguem tarifas mais baratas já que fazem grandes reservas com maior antecedência. Esse já é um bom motivo para você não ir atrás de pequenas agências.

De qualquer forma, se por algum motivo você quer ir até uma agência pequena, eu  recomendo que depois de ir você ligue ou visite o site de uma grande agência como CVC, Tam Viagens, Stella Barros, Bancorbrás e Submarino Viagens e verifique se os preços das grandes agências não é melhor e inclusive oferece melhores condições de pagamento.

Eu não estou aqui para defender as grandes empresas, mas pacotes turísticos é o tipo da coisa que não dá pra confiar em empresas pequenas ou amadoras, é claro que existem empresas pequenas muito sérias e comprometidas mas eu sinceramente não compraria um pacote de uma empresa pequena para depois chegar o hotel e ficar tendo problemas.

O número de casos de pessoas que comprar esses pacotes anunciados em jornais e têm problemas é muito grande e o que mais me intriga é que muitas vezes as tarifas não são boas e grande parte dos pacotes a viagem é de ônibus.

Da próxima vez que for comprar um pacote, observe bem de quem você está comprando e se tiver alguma dúvida, ligue no hotel onde ficará hospedado e confirme se está tudo certo mesmo.

Atualização em 31/12/2008 às 08:51 – Nos comentários apareceram algumas pessoas defendendo as pequenas agências e criticando o meu post, eu publiquei esses comentários e agora faço algumas atualizações no texto.

Algumas agências pequenas vendem pacotes das grandes operadoras e, neste caso, não teria muita diferença entre você comprar um pacote em uma agência de sua preferência ou nas próprias lojas da CVC.

Outro ponto que faltou deixar claro é a diferença entre operadora e agência, as operadoras organizam os pacotes e as agências vendem, mas geralmente as operadoras também tem suas lojas que vendem seus pacotes, podemos dar como maior exemplo a própria CVC que além de organizar os pacotes também tem dezenas de lojas onde vende seus pacotes. Já as agências também criam seus próprios pacotes além de vender os das operadoras.

Termino o texto agora dizendo: evite comprar pacotes de operadoras desconhecidas, eu não arriscaria minhas férias. Sei que tem pessoas que gostam de ir em uma agência pequena próxima a sua casa, mas eu não compro, em hipótese alguma, uma pacote de uma operadora que não seja grande e reconhecida, não tenho um só motivo para fazer isso, e você tem? Deixe seu comentário então.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos