Os problemas dos atrasos na GOL

Leonardo Marques 5 · agosto · 2010

Nos últimos 5 dias os passageiros da GOL vivenciaram grandes atrasos em boa parte do voos da companhia. Nesse período alguns leitores nos procuraram, mas como as informações estavam muito desencontradas preferimos não propagar os boatos. Hoje, com a situação próxima da normalidade, vamos aos esclarecimentos.

O que de fato ocorreu?
Segundo informações da GOL e da Anac, a GOL fez uma atualização no software que controla as escalas das suas tripulações e essa atualização fez o software ignorar as limitações de horas/mês que os tripulantes brasileiros estão submetidos. Com isso, no final de agosto, faltaram tripulantes.

Essa justificativa faz sentido, porém o curioso é como ninguém percebeu que iria acontecer esse problema. Mais curioso ainda é que nas férias anteriores a TAM teve problema semelhantes e a justificativa foi a semelhante. Nessa época a TAM estava implantando um novo sistema de check-in e muitos voos sofreram atrasos.

Quer um fato ainda mais curioso? A Webjet teve os mesmos problemas que a GOL, no mesmo período, e também foi multada pela Anac.

Punições à GOL
A Anac criou um plano de ação com GOL cujo objetivo era trazer de volta a normalidade. Ontem foi aplicada uma multa de 2 milhões e a GOL foi proibida de fazer novos fretamentos e hoje a Anac multou a Webjet em R$ 600.000.

Situação atual dos voos da GOL
A empresa divulgou nota hoje cedo informando que seus voos estão operando dentro da normalidade.

A greve do dia 13 de agosto
Apesar de a GOL ainda não ter confirmado, tudo indica que no dia 13 de agosto haverá mesmo uma greve dos seus funcionários. O Sindicato Nacional do Aeroviários inclusive divulgou nota apoiando a greve. Segundo o sindicato, os funcionários da empresa querem melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral. É um direito deles fazerem a greve, mas é preciso que alguém venha a público confirmar essa greve e dar opções aos passageiros.

O que os passageiros devem fazer?
Infelizmente, nada é capaz de compensar os problemas que os passageiros passam quando ocorrem esses atrasos generalizados. Só quem já passou por esses problemas, sabe como é.
Nós recomendamos que você não deixe de registrar seu problema na Anac através do site da agência. Se você estiver em uma das cidades onde tem Juizados especiais no aeroporto, não deixe de ir até esse juizado. Os aeroportos que tem esse juizado são: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

Em relação ao dia 13 de agosto, ainda não temos uma recomendação a dar, mas se essa greve for mesmo se concretizar, ela será noticiada pelas televisões e jornais.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Nayara

    Ai meu deus, será que até setembro normaliza??

  • Lucas

    O que os passageiros devem fazer? TAM, Azul, Avianca…

  • Juliana Neiva

    E o que acontece com os passageiros prejudicados pela greve?

    A greve vai ser geral?

    Eles tem algum prazo para se posicionar sobre isso?

  • Lucas

    As reclamações inseridas na ANAC não resolvem em nada… já participei de atrasos no aeroporto de congonhas, check in indisponíveis devido a empresa(TAM) venderem número de bilhetes em excesso, enfim, das 2 arquivadas, nenhuma resposta. Infelizmente é lidar com os atrasos e o descaso a nós consumidores, precisamos deles!

  • Tatiane

    Lucas, esqueceu da Webjet 😀

  • Desde 15 de junho desse ano a ANAC aprovou novos direitos que protege o Passageiro em caso de atrasos, cancelamentos, etc. No meu blog há um resumo!
    http://migre.me/11UXg

  • Bruno Mello

    Agora eu quero ver…

    Viajo, assim espero, dia 13/08.

    Agora, vamos ver o que a GOL vai fazer…

    Linhas Aereas Inteligentes?? Acho que tá na hora de mudar esse slogan…

    • Mariana

      Eu também tenho viagem marcada pro dia 13 próximo. E ainda tenho passagem de ônibus comprada em Porto Alegre para irmos até outra cidade…

      Quero só ver…

  • Pingback: Tweets that mention Os problemas dos atrasos na GOL -- Topsy.com()

  • João Ximenes

    E ainda insinuaram jogar a culpa no "tráfego aéreo", como se problemas como esse pudessem afetar uma só companhia. Ainda bem que ngm engoliu. A solução para isso é concorrência, o problema é que novas empresas tem uma séries dificuldades para iniciar operações. Não lembram da briga da Azul e o Sergio Cabral? Seria interessante investigar pq ele tinha tanto interesse em atrapalhar a Azul naquele momento.

  • rodrigo..

    bom…eh minha 6ª vez que viajo de aviao,,,a gol eh a empresa que sempre tem promoçoes quye pelo menos eu vi e adquiri…nao tenho pq de reclamar…a gol eh uma empresa seria..nao faria isso para seus passageiros sem contar que gol e varig sao mesma empresa e isso nao ficara sem rsposta…obrigado

  • Juliana Neiva

    Genteeeeeeeee

    Desistiram da greve!! Ufa =)
    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/08/05/a

  • Fábio Peres

    Viajei no último fim de semama pela Gol e no domingo à noite em Campinas em meio ao caos, por duas horas e meia ninguém de laranja e azul das linhas aéreas "inteligentes" esteve autorizado a apresentar uma explicação para o que estava acontecendo que não subestimasse minha inteligência.

    Sorrisos amarelos e um desrespeito acintoso ditaram o clima e os discursos decorados: "foi só isto Senhor que nos passaram… o seu vôo está atrasado…"

    Cheguei em BH já na madrugada de segunda e até o momento, nem um emailzinho com pedido de desculpas, que qualquer empresa séria constuma endereçar quando imprevistos ocorrem com seus clientes foi postado.

    Considero que empresas aéreas têm tanto poder de manipulação sobre os usuários, e há tanta conivência das autoridades e órgãos governamentais para com estas burlas da lei, que não precisam se preocupar ou agir com seriedade no campo da fidelização dos clientes: afinal somos presas tão fáceis de seus esquemas!

  • Pedro Afonso

    No corpo da mensagem, junto com a multa, esconde-se o verdadeiro fato dos atrasos: excesso de fretamento! No que se refere a problemas de software é conversa para boi dormir. "Diga a verdade, persista na verdade e a verdade vos libertará". Não se preocupem, mesmo dizendo a verdade vocês ainda vão continuar ganhando passagenszinhas "free".. 🙂

    • Leonardo Melhores De

      Hehe, como seria bom se a gol me desse "passagenszinhas “free”", já pensou? Eu ia querer ir pro nordeste e pra Buenos Aires todo final de semana. Não tentamos omitir nada, é tanto que colocamos em dúvida essa versão do software e falamos até os motivos das reivindicações do funcionários.
      Não falei que o motivo foram os fretamentos porque realmente acho que não foi. No mesmo período, no ano passado a GOL fez mais fretamentos e não teve esse problema. Pra mim o erro foi das pessoas que gerenciam as tripulações, mas isso é algo pessoal, por isso também não está no post, até porque não é meu papel encontrar os culpados. Certamente a GOL sabe que cometeu um erro grande e que isso está custando muito pra eles.

  • Deus nos proteja!

  • Jonathan

    Alguem ja sabe de mais alguma coisa sobre a greve???? Se vai ter mesmo???

    • Leonardo Melhores De

      Jonathan, a greve foi cancelada hoje a noite.

  • Joás Oliveira

    Leo será que é verdade isso sobre a greve? Estou em Buenos Aires volto para o Brasil Dia 13 de agosto!!! Se tiver mais alguma informação agradeço!

    • Leonardo Melhores De

      Joás, a greve foi cancelada.

  • Marcos Mucillo

    Ufaaaaa, pensei que ia ficar criando raizes no aeroporto.

  • Eu tb! Tenho viagem marcada pro dia 14 cedinho, às 04:36 da matina, agora fiquei preocupado com essa notícia.

  • Poxa q notícia ótima!

  • Marcos Fonseca

    Tomara que normalize logo esta situação, e não prejudique mais nínguem… torcemos por isso !!!

    Peguei vôos da Gol agora em Julho em minhas férias, ainda bem que não houve atrasos…

  • Marcos Fonseca

    Muito bom !!!

  • maria

    Parabéns pelo trabalho e pela clareza com que nos prestam informações. Para quem "realmente" usa os serviços aéreos e não quer só "especular" e "criar caso" vocês são 10!

    Obrigada!

  • Patricia

    Estou muito preocupada, viajo no dia 12/08 para Buenos Aires com retorno marcado para dia 16/08, caso não consiga embarcar, principalmente na volta como devo proceder? Por favor heeelp!!!

  • Jonathan

    Leonardo, obrigado por esclarecer…Parabens pelo trabalho…

  • Pingback: Vale a pena o stress? « Dianine Censon()

  • Igor

    Viajei um dia antes de toda confusão, no dia 01/08 estava tudo normal no outro dia um caus.Viajei do Rio/POA e tudo estava de acordo!

  • ThimBrazil

    no retorno de um congresso em Brasilia, no aeroporto JK presenciei o desepero de um tripulante da Gol que se embaralhou nesse descontrole de tripulação o coitado falou mais de 2 horas no cel e nao resolveu nada pq niguem sabia em qual escala ele estava. isso foi no dia 30/07/10