Os problemas dos atrasos na GOL

Leonardo Marques 5 · agosto · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nos últimos 5 dias os passageiros da GOL vivenciaram grandes atrasos em boa parte do voos da companhia. Nesse período alguns leitores nos procuraram, mas como as informações estavam muito desencontradas preferimos não propagar os boatos. Hoje, com a situação próxima da normalidade, vamos aos esclarecimentos.

O que de fato ocorreu?
Segundo informações da GOL e da Anac, a GOL fez uma atualização no software que controla as escalas das suas tripulações e essa atualização fez o software ignorar as limitações de horas/mês que os tripulantes brasileiros estão submetidos. Com isso, no final de agosto, faltaram tripulantes.

Essa justificativa faz sentido, porém o curioso é como ninguém percebeu que iria acontecer esse problema. Mais curioso ainda é que nas férias anteriores a TAM teve problema semelhantes e a justificativa foi a semelhante. Nessa época a TAM estava implantando um novo sistema de check-in e muitos voos sofreram atrasos.

Quer um fato ainda mais curioso? A Webjet teve os mesmos problemas que a GOL, no mesmo período, e também foi multada pela Anac.

Punições à GOL
A Anac criou um plano de ação com GOL cujo objetivo era trazer de volta a normalidade. Ontem foi aplicada uma multa de 2 milhões e a GOL foi proibida de fazer novos fretamentos e hoje a Anac multou a Webjet em R$ 600.000.

Situação atual dos voos da GOL
A empresa divulgou nota hoje cedo informando que seus voos estão operando dentro da normalidade.

A greve do dia 13 de agosto
Apesar de a GOL ainda não ter confirmado, tudo indica que no dia 13 de agosto haverá mesmo uma greve dos seus funcionários. O Sindicato Nacional do Aeroviários inclusive divulgou nota apoiando a greve. Segundo o sindicato, os funcionários da empresa querem melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral. É um direito deles fazerem a greve, mas é preciso que alguém venha a público confirmar essa greve e dar opções aos passageiros.

O que os passageiros devem fazer?
Infelizmente, nada é capaz de compensar os problemas que os passageiros passam quando ocorrem esses atrasos generalizados. Só quem já passou por esses problemas, sabe como é.
Nós recomendamos que você não deixe de registrar seu problema na Anac através do site da agência. Se você estiver em uma das cidades onde tem Juizados especiais no aeroporto, não deixe de ir até esse juizado. Os aeroportos que tem esse juizado são: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

Em relação ao dia 13 de agosto, ainda não temos uma recomendação a dar, mas se essa greve for mesmo se concretizar, ela será noticiada pelas televisões e jornais.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos