GOL encerra serviço de ônibus gratuito entre aeroportos do Rio de Janeiro

Denis Carvalho 8 · junho · 2012

Passageiros da GOL com destino ao aeroporto do Galeão foram surpreendidos com o fim do serviço de ônibus gratuito que a companhia oferecia entre o terminal e o aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca. Até agora a companhia não divulgou o fim do serviço, mas já o retirou do seu site, onde agora constam apenas os transfers entre os aeroportos de São Paulo e o do terminal Navegantes à cidade de Blumenau. Não se sabe, contudo, até quando os mesmos serão mantidos.

“Acompanho sempre o Melhores Destinos e não vi nada falando sobre a GOL ter parado com os ônibus que tinha ligando o aeroporto do Galeão ao de Jacarepaguá. Comprei uma passagem pela GOL, mais cara, para usar esse serviço, como sempre faço, e descubro que, no silêncio, a GOL encerrou o serviço em maio e não falou nada! ABSURDO!”, lamentou o leitor Clemente Vieitas Júnior.

Foto: Divulgação

A GOL mantinha sete horários de ônibus diários entre o Galeão e Jacarepaguá. A companhia inclusive era a única empresa a manter um terminal de check-in no terminal de Jacarepaguá, que possui ótima localização mas serve apenas a voos particulares. No site da Infraero a GOL ainda consta como única empresa regular a operar no aeroporto – parece que nem ela foi avisada.

Tudo leva a crer que a medida é parte do processo de corte de custos da GOL, que já adotou medidas como o fim dos lanches gratuitos na maior parte das rotas, redução de quatro para três comissários de bordo, suspensão de voos, fechamento de salas VIP e demissão de centenas de funcionários. Segundo a Imprensa, entre cortes e demissões voluntárias a companhia deve ter dispensado quase mil pessoas desde o início do ano.

Como no caso dos lanches, a companhia não é obrigada a oferecer o serviços gratuito, mas mais uma vez erra ao não informar seus clientes como antecedência!

O Melhores Destinos solicitou à GOL mais detalhes sobre o fim dos serviços e atualizaremos este post com as informações assim que forem recebidas.

Atualização às 15h03: O leitor Alex encontrou uma notinha no site da GOL informando sobre o fim dos serviços

Dica dos leitores Vitor J. Nunes e Clemente Veitas Jr.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Camila

    Para o leitor que comprou a passagem por causa do serviço, entendo que, de acordo com o CDC, a empresa é obrigada a prestá-lo, pois na data da reserva o serviço era disponível.

    • Sarkis BUcalen

      Não sendo possível o serviço, poderá ser indenizado por perdas e danos.

  • Caramba fui pro Rio de Gol, e nem sabia que esse serviço existia.

  • Márcio Silva

    Enquanto isso, a Azul dá show de bola nos transfers gratuitos em quase todos os seus principais destinos.

    • Marcelo

      Justamente por isso que custa geralmente bem mais que a Gol…

      • Dony

        O que ainda não justifica a grande diferença de preço que a Azul tem para as outras companhias.

        Se for pra "pagar mais caro por um serviço gratuito", melhor diminuir o preço e nos dar a opção de contratação opcional do serviço.

    • Leonardo Gutten

      Já convivi com cenas bem semelhantes a essas protagonizadas pela GOL.

      Essa empresa está com seu final de operações decretado. É só uma questão de tempo. Além de ser muito desorganizada tem sérias dificuldades em resolver seus problemas com os passageiros. Que pena! Todos sofreremos com mais essa perda.

  • André

    Rest in peace, Gol.

    • Dony

      Rest in peace, Gol. [2]

  • A Gol é legalzinha, está querendo crescer no mercado cada vez mais, tenho plena certeza que com o passar dos anos será uma empresa diferenciada e no patamar da Tam.

    Léooo bom final de semana, vc e sua equipe são pessoas legais 😛

  • Lívia Mochile

    Lá vai a GOL, sendo ela mesma. Encerrar os serviços, tudo bem. Mas sem avisar é sacanagem!

  • Jonas

    gol falindo?

  • Thiago

    a gol porque teve um ano no vermelho, resolveu cortar tudo: comissários no avião, lanche free, salas vip e agora o ônibus. não sei não se essa é a melhor saída… já ta demais.

  • Marcos Reis

    Não achava muito interessante o serviço no Rio de Janeiro, creio que eles deveriam colocar o ônibus fazendo a linha Galeão x Stos Dumont (vive versa), isso sim seri mais útil.

    • Thiago Castro

      Sempre achei q tivesse esse serviço (SDU/GIG). Esse pro Aeroporto de Jacarapaguá até q é útil, mas não faz tanto sentido quanto o outro!!

  • Anderson

    Espero que esse processo de corte de custos da GOL (transfers, lanches, e demissões)seja passageiro, pois acredito que com menos ofertas de serviços serão menos clientes e menos clientes……posso estar errado, mas na minha opinião claro que não escolheria uma companhia que não oferece serviços.

  • Alex

    Ué, semana passada eu vi aviso sim, no site dela, só não lembro aonde, exatamente. Mas foi avisado sim…

  • Anderson Brito

    Parece a mesma estória do encerramento das atividades do Webus em GRU.

    Será que a Gol comprou a Webjet para aprender a gastar menos?

    A Webjet pode ser o que form, mas eficiente ele é!

  • Thiago Castro

    Mais uma ação lamentável da GOL!!!!

    Só não entendi se o serviço entre SDU e GIG permanece. Ou será que esse já não tinha mais mesmo?

    • Denis Martins

      Já não tinha mesmo

  • Daniel Matos

    Nem sabia que existia isso. Era pra ter um onibus pro Santos Dumont q iria beneficiar muito mais gente. Mas eu preciso ir de taxi ou pegar o onibus frescão caro pra caramba pra chegar ao Galeão, ja q o serviço de transporte público do Rio beira a indigência.

    Ja usei esse de Navegantes pra Blumenau. Espero que não encerrem isso pq ainda quero voltar la pra Oktober ano que vem. hehehe

  • Flávio

    Também nunca soube do serviço….nem mesmo do aeroporto de Jacarepaguá!!!!!

    Quais sãos os destinos e empresas que operam no aeroporto de Jacarepaguá?!

    • Denis Martins

      Só a GOL =)

  • Flávio

    A AZUL não é essa "Coca-Cola " toda não, meu amigo….considero que ela apresenta as tarifas mais caras do mercado! batendo até mesmo a TAM!

  • Flávio

    Viajei ontem de Uberlândia a Belo Horizonte e o vôo tinha os 4 comissários e não 3 como estão anunciando por aí!

  • O translado gratuito é extremamente útil e bem-vindo, porém convém não esquecer que este é um serviço adicional oferecido sem custos. Portanto a empresa pode interrompê-lo a qualquer tempo, se julgar que não há demanda ou que o custo de manutenção está impactando sobre as despesas mensais da companhia.

    Infelizmente no Brasil quando um empresário intenta oferecer um plus ele automaticamente contrai obrigações muitas vezes estapafúrdias. É o caso de um estabelecimento que oferece estacionamento gratuito, por exemplo. Quando ocorre um dano ou furto em automóvel estacionado em local assim, os tribunais têm decidido pela responsabilidade civil do proprietário do estabelecimento. Ou seja: um verdadeiro estímulo a não oferecer nada de graça.

    A GOL sofre tantas críticas pelas coisas que ela oferece de forma gratuita (antes eram as barras de cereal, agora é o translado) que eu sinceramente se fosse o Constantino Jr. mandava cortar tudo e cobrar até pela água mesmo.

    Que gente mais chata, francamente.

    E o pior de toda essa celeuma é que a GOL tinha comunicado a interrupção do serviço no Rio. Só falta exigirem que a empresa publique no Diário Oficial da União cada opção estratégica ou decisão administrativa que eles vierem a tomar…

  • Mendonça J&ua

    Na verdade se houver um aviso que o serviço pode ser suspenso a qualquer momento sem aviso prévio, entendo caber ao consumidor sempre que fosse efetuar a compra entrar em contato para confirmar o serviço na data desejada.

    • Max

      Li no proprio site da gol ha 2-3 semanas que isso iria acontecer!

  • Mendonça J&ua

    Forever!!!!!

  • Carlos

    Exatamente. Não estão cortando custos, mas sim a satisfação dos clientes. Resumindo: Estão se afundando.

  • GONÇALVES

    Uma pena, pois nós(consumidores)estávamos sendo beneficiados pela competição que estava existindo entre as companhias, uma vez que uma começa a falir diminuem-se as possibilidades de serviços e seguindo esta linha, daqui a pouco Azul, Webjet e Avianca entram na mesma situação e no monopólio, vale o preço de quem manda no campinho. Lembrem-se de como era quando a VARIG mandava sólita no céu brasileiro? Iluminando de norte a sul mas enfiando a mão na minha guaiaca!

  • Charles

    A Gol podia pelo menos escrever o apelido correto do aeroporto… Aeroporto "galão" ninguém merece….

  • este serviço era um grande diferencial pra galera que reside laáá na Barra. talvez, com a entrada do BRT, isso facilite e seja uma boa desculpa pra GOL economizar… Só podiam esperar inaugurar o BRT, pelo menos…

  • Luís Fernando

    Colocação perfeira, Dony !

  • andre

    só espero que a gol não corte as asas também,pois só falta isso!!!!

  • Walter Alexandre

    Será que a Gol está dando sinais de uma possível falência, tendo em vista que este ano já reduziu o quadro de tripulantes, retirou os lanches e agora o ônibus?

  • Renata Matos

    Rest in PEACE , gol!! ³

  • Guilherme Vargas

    Não surpreende nada a atitude da companhia. Há muito tempo deixou de fazer jus ao seu slogam corporativo, não passando de mais uma decepção no mercado de aviação civil brasileiro. Espero que a Azul passe a se fortalecer para competir com a TAM, já que da GOL não espero mais nada decente. Com mais essa, só reforço minha convicção de que a GOL não passa apenas da minha quarta opção de compra.

  • Joao Carlos

    Será que a GOL tá morrendo aos poucos ou até se matando ? Vou dar uma olhada no regulamento do Programa Smiles pra ver se minhas milhas morrem junto com a companhia.

    • Luís Fernando

      Pessoal que fica desejando a falência da Gol depois vai pagar valores absurdos em outras companhias se isso acontecesse. Mada é melhor que a concorrência no comércio ! Não se esqueçam disso!

  • Paulo

    Cortam tudo e não ficar mais barato. Há mais de um ano que não viajo de Gol em trechos nacionais porque nesse período sempre consegui encontrar passagens mais baratas na TAM.

  • Elton

    Incrivel! A companhia trabalha mesmo com a certeza da falta de memória da polpulação. É tudo na base da enganação. Mas admito que é corajosa tomar decisões antipáticas como esta. Quem estiver comprando passagens GOL para voar a longo prazo, lembrem que a VARIG éra uma potencia brasileira, e FALIU.

    • Ronaldo

      Bom é impressionante como as pessoas reclamam. Está certo que a administração da GOL não é uma das melhores, mas venhamos e convenhamos, com a carga tributária deste país, aliado aos altos custos de combustível e alta do dolar, fica muito complicado qualquer empresa aérea sobreviver. Eu ainda dou graças a deus que a GOL está tomando iniciativas para corte de gastos. Mas o melhor mesmo seria se tivesse uma desoneração do setor aéreo.

      • Regis

        Concordo! Quero é voar, o resto (lanche, ônibus, wi-fi) não me interessa!!

  • Neuza

    Estou demasiadamente decepcionada com a GOL. Achei muito injusto o corte de lanches. Esse fator só contribuiu para a perda de clientes, pois jamais deixaremos de optar por uma empresa que nos favoreça(TAM, AZUL), para optar por uma que apenas nos conduz ao destino, sem ao menos se preocupar com nosso bem estar.ADMINISTRADORES DA GOL, FIQUEM ATENTOS, POIS SEUS CLIENTES ESTÃO MIGRANDO PARA TAM E AZUL!

  • Dirriba

    Leonardo, apenas uma retificação. A empresa informou a todos os clientes smilles, pois recebi um e-mail com o aviso da suspensão do citado serviço.

    • Todos os clientes eu garanto que não, pois nem eu nem o Leonardo recebemos esse e-mail!

  • Igor – Poa

    Sinceramente usei uma vez em SP de GRU para CGH!

    No Rio nunca me foi útil, ir pra Jacarepaguá ?

    Se fosse GIG – SDU até seria muito útil!

  • Angelo

    Viajei pela primeira vez com a Azul neste feriado, mesmo pagando mais caro valeu muito a pena. Serviço de bordo execelente, pontualidade e conforto na aeronave fazem a diferença. Uma pena que ela (a Azul) desembarca seus passageiros no porão (vulgo terminal 2) do aeroporto de Porto Alegre…

  • Vitor J. Nunes

    Mas, meus caros do MD, eu informei isso em um comentário de 29 de maio de 2012 às 11:06hs:

    http://www.melhoresdestinos.com.br/promocao-gol-m

  • Vitor J. Nunes

    Don't be sorry! 🙂

    Estamos aqui para colaborar e receber dicas para economizar, claro! rsrsrs

  • Vitor J. Nunes

    Também não recebi e só soube disso por estar procurando sobre as promoções de aniversário das cidades e vi um pequeno e tímido texto no rodapé da página.

  • Vitor J. Nunes

    Para quem mora para o lado da Barra da Tijuca era um ótimo negócio.

  • Helena

    Não recebi tal e-mail tb.

  • Jonathan

    O fato é o seguinte: Eu compro a passagem que estiver mais barata. Lanche e ônibus entram na análise de compra só se forem para desempate.

  • Jonathan

    Boa colocação!

  • Rafael Barbalho

    Eu discordo do posicionamento da Gol com relação a comunicação da desativação do serviço. Acho que a comunicação poderia ter sido feita de forma mais assertiva: comunicado no site, comunicado no próprio ônibus, etc. Entretanto, não acredito que podemos "culpar" a Gol por esta atitude. Como alguns citaram, isso é um serviço de graça que veio, no passado, adicionar a prestação de serviço como um todo. Não podemos apontar a Gol como culpada. Pelo contrário. Vejamos só:

    Aqui em SP, as saídas de ônibus Congonhas-Guarulhos acontecem numa frequência bem maior que a própria TAM. Enquanto a TAM faz de hora em hora, a Gol chega em horários de pico realizar transfers de 30 em 30 minutos.

    Não acho que comparar o serviço de transfer da Azul com o da Gol é viável. Sabemos que o serviço prestado pela Azul é uma estratégia adotada no passado como forma de garantir os incentivos que recebeu para operar em Campinas: existia um hábito de realizar viagens por Congonhas e Guarulhos.

    E taxar que a Gol vai perder clientes por esta atitude é tólice: estamos vendo há alguns anos a força das promoções que a Gol faz frente a de suas principais concorrentes; a Azul mesmo, faz tempo que não faz promoções competitivas como a Gol, sem falar da TAM.

    O meu critério de seleção para viajar é: melhor conforto possível dentro do menor preço pago. Se esse é seu critério, provavelmente você concorda com meu ponto de vista. Se o seu é prestação de serviço e depois preço, você não concorda comigo.

  • JOAO GUILHERME

    Excelente Idiarte!!

  • JOAO GUILHERME

    o Famoso Custo x Benefício.. simples.

  • Sandro

    Depois do onibus, a noticia que a GOL ira cobrar para reserva do assento e os assentos mais espaçoso, como os da saida de emergência:

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1103452-go

  • Felipe Barbosa

    Ai pessoal dos Melhores Destinos, da uma olhadinha nessa informação:

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1103452-go

  • Maria

    Concordo com vc,Lívia.Isso me pegou de surpresa,viajo muito pela gol e só agora nessa minha viagem fiquei sabendo q tinham tirado o ônibus.Pudiam ao menos ter postado uma nota,avisando o fim dos serviços.