O que fazer em Maceió – dicas para sua viagem à capital de Alagoas!

Camille Panzera 16 · julho · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Alagoas tem um dos litorais mais bonitos do Brasil, e na capital do estado o cenário não é diferente! Maceió representa muito do que oferece o litoral alagoano: águas verdes, piscinas naturais, coqueiros e mais coqueiros a perder de vista e um calor sempre muito convidativo a um mergulho no mar. Confira abaixo o que fazer em Maceió e a melhor época para visitar esse lindo pedaço do Brasil, já que a escolha certa da data para viajar faz toda a diferença no sucesso das férias!

Maceió é uma capital relativamente pequena, com pouco mais de 1 milhão de habitantes. O burburinho da cidade concentra-se no litoral, em especial nos bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Além disso, por causa das curtas distâncias, muitas pessoas aproveitam que estão em Maceió para explorar o litoral sul e norte do Estado. Então, é natural que ao viajar os turistas aproveitem a oportunidade para visitar também outras cidades do Estado.

Como chegar a Maceió

As principais companhias aéreas brasileiras voam para Maceió. O Aeroporto Zumbi dos Palmares está a cerca de 26km da Ponta Verde e esse trajeto pode ser feito com táxi, Uber ou com um carro alugado, que é um bom aliado na hora de explorar a região. Para quem dispõe de mais tempo, outra opção interessante é voar para Recife e alugar um carro para explorar o maravilhoso litoral do Pernambuco a Alagoas, visitando as duas capitais e ainda Porto de Galinhas e Maragogi!

Quando ir a Maceió

Quando disse que escolher a hora certa de viajar ao litoral alagoano era importante, me referi não apenas ao clima como também à tábua de maré. Faz sol o ano todo em Maceió, mas entre março e julho a tendência a chover é maior e as chuvas podem atrapalhar um pouco os passeios na cidade, já que o mar costuma ser o grande foco da viagem. Abaixo você confere um gráfico com os dados históricos de chuva e temperatura mês a mês em Maceió!

Clima em Maceió mês a mês – informações do site ClimaTempo

Outro fator que faz toda diferença para aproveitar o mar, é escolher um período de maré baixa para viajar. Isso porque nessa época do mês a maré fica mais vazia e as piscinas naturais mais bonitas. Para viajar durante a maré baixa, viaje durante a lua cheia ou lua nova.

No site da Marinha, Clima Tempo e outros, você pode conferir as medições da maré dia a dia, mês a mês.


Procure por informações da maré no período em que pretende viajar e avalie a medição da maré nos períodos em que está mais baixa. A altura da maré varia dia a dia e quanto mais próximo o valor estiver de zero durante o dia, melhor para curtir as piscinas naturais – procure agendar os passeios nesses horários! Como a maré fica mais seca/baixa no período de lua cheia e nova, essas são as melhores épocas para curtir as praias do Nordeste.

O que fazer em Maceió

Principais atrações e praias de Maceió:

Pajuçara – Ela é uma das praias mais conhecidas da cidade, tem barracas na areia, bons hotéis na orla e piscinas naturais que podem ser conhecidas através de passeios de jangada (R$30). É uma praia bonita, com águas verdes e se você fizer o passeio de jangada, certifique-se de ir no momento em que a maré está mais baixa. O mar aqui costuma ser bastante tranquilo, ideal para relaxar. Em Pajuçara fica a feirinha de artesanato, onde você pode comprar tecidos, lembranças de viagens, artesanato e outros artigos.

Ponta Verde – É um dos lugares queridinhos dos turistas, com barracas como Lopana e Pirata. A praia de Ponta Verde também tem muitos coqueiros, um pôr do sol incrível e é onde fica a placa “Eu Amo Maceió”, onde turistas não deixam de tirar fotos! Durante sua viagem aproveite os dias de sol para caminhar no calçadão e tomar água de côco.

Jatiúca – Colada na Ponta Verde, Jatiúca é outra das praias que ganhou o coração dos turistas. A região tem um mar geralmente tranquilo e está cercado por uma boa rede hoteleira, restaurantes e lojas.

Cruz das Almas – com águas muitas vezes mais turvas, Cruz das Almas é menos frequentada por turistas pois tem menos estrutura e ondas mais fortes. Frequentemente a praia é escolhida por turistas para pegar ondas, e a quem não conhece o local é recomendado ter cuidado ao entrar no mar, que pode ser traiçoeiro.

Feirinha de artesanato da Pajuçara – A feira é o lugar certo para quem quer comprar roupas, rendas, castanhas e artigos de artesanato produzidos no nordeste. É um ótimo lugar para comprar uma lembrança de viagem e presentes. A feira fica na praia da Pajuçara e costuma sempre estar cheia de turistas.

Passeios e praias próximas a Maceió:

Todos os passeios abaixo podem ser feitos com agências especializadas em passeios pelo estado, com táxi ou um carro alugado. Minha sugestão é realmente alugar um carro, porque assim você terá independência para ir ao local que quiser, no horário que preferir.

Praia do Gunga – Localizada a cerca de 30km da região central de Maceió, no município de Roteiro, a Praia do Gunga é uma das mais especiais da região e diria que uma das mais impressionantes do Brasil. A Praia do Gunga está conectada à lagoa do Roteiro, portanto oferece banho de água doce e salgada e boa parte de seu litoral está protegido por um arrecife de corais, o que significa que na maré baixa a água tem um mar super manso, ideal para crianças.

Essa tem uma área com mais movimento de pessoas, com grandes barracas e toda a estrutura que um turista precisa, e tem também trechos mais isolados, com menos gente. O que muitos turistas acabam não sabendo, é que em uma parte mais escondida dessa praia existem falésias belíssimas, que podem ser visitadas através de um passeio de buggy ou quadriciclo. Outro destaque da Praia do Gunga é que ela está cercada por um enorme coqueiral, que pode ser observado a partir do Mirante do Gunga (R$3), com uma vista incrível de toda a região! Não deixe de visitar essa praia, e se for sua primeira vez no lugar faça também o passeio até as falésias – é surpreendente.

Praia do Francês – Protegida por arrecifes, a Praia do Francês é outro lugar que merece uma vista. Cercada por restaurantes e barracas de praia, o local é um Point e muito visitado nos fins de semana. Durante o período de maré baixa, essa praia fica com águas muito tranquilas, similares a de uma lagoa. Muitas pessoas aproveitam o ritmo manso do local para velejar ou praticar Stand Up Paddle. É uma praia ideal para famílias com crianças.

Barra de São Miguel – Menos popular do que sua vizinha Praia do Francês, Barra de São Miguel conta com uma boa estrutura, tem restaurantes próximos ao mar e águas geralmente tranquilas. O local também está protegido por corais, o que deixa a água super calminha na região quando a maré está baixa!

Passeio até a Foz do Rio São Francisco – A Foz do Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e passa por estados como Bahia e Pernambuco, se dá num trecho do mar que fica entre Sergipe e Alagoas. A região da Foz do rio é super bonita, cheia de paisagens naturais surpreendentes e quem está em Maceió pode aproveitar para conhecê-la! A forma mais fácil de fazer esse passeio é seguir até a cidade de Piaçabuçu, onde você pode contratar uma empresa para fazer passeios pela região que levam a conhecer o encontro do rio com o mar, as belas dunas de Piaçabuçu, o farol abandonado de uma vila local etc. É um lugar lindo! Se tiver oportunidade, vale muito a pena visitar!

Praia de Carro Quebrado – Essa é mais uma das belas praias de Alagoas, localizada a cerca de 45km da capital. A praia é extensa, com falésias coloridas e quase nenhum comércio para o turista que a visita, por isso também é cercada por muita tranquilidade. Para quem quer sossego e curtir uma paisagem bonita, é uma boa pedida – principalmente em dias úteis, quando o turismo nessa praia é escasso. Para acessar o local, é indicado estar com um buggy, já que como o próprio nome sugere, não é difícil um carro quebrar por ali devido ao acesso ser feito na areia.

Paripueira – Localizada a cerca de 30km de Maceió, Paripueira é uma praia pacata, com mar de águas claras e muitos barquinhos de pescadores no mar. É um lugar bem menos popular que outras praias próximas à capital, que tem barracas de praia que oferecem passeios para piscinas naturais. Na maré baixa, torna-se um excelente passeio, principalmente nos dias de semana, quando o movimento é bem menor do que nos fins de semana.

Dunas de Marapé  A região de Duas Barras, em Alagoas, é linda e rende um ótimo passeio para quem está em Maceió. O lugar pacato é palco do encontro do rio com o mar; por isso, quem o visita pode tomar banho de água doce e água salgada. Quando se fala em “Dunas de Marapé”, muita gente pensa logo em dunas de areia, e embora elas existam, o nome refere-se a um complexo de praia localizado na região, já que através desse complexo é possível fazer passeios até falésias e pelo mangue próximo. Em Duas Barras a paisagem é muito bonita, mas procure ir por conta própria, porque assim poderá evitar o grande número de turistas.

Maragogi – Situada a 125km de Maceió, Maragogi é um destino litorâneo cada vez mais popular no nordeste. A cidade e suas praias vizinhas têm belíssimas piscinas naturais durante a maré baixa, e são ideais para quem procura uma região sossegada e sem tanta gente para se hospedar. É um lugar sossegado, com praias vazias, que vale como passeio de um dia ou como o próprio destino da viagem, já que toda a região tem hotéis e pousadas de qualidade. Leia mais sobre a cidade no Guia de Maragogi!

Dica: No site do IMA – Instituto do Meio Ambiente – você pode conferir relatórios periódicos da qualidade da água, praias próprias e impróprias para banho ao longo do litoral alagoano! É sempre importante ficar de olho na balneabilidade das praias que frequentamos!

Onde Comer em Maceió

A culinária nordestina é maravilhosa, e em Maceió você poderá experimentar um pouco de seus sabores. Entre os restaurantes mais tradicionais da cidade estão o Imperador dos Camarões, que como o próprio nome indica, serve camarões – em especial o Chiclete de Camarão, feito com diferentes tipos de queijo-, e Bodega do Sertão, um self-service com comidas regionais. Para comer carne de sol, a dica é ir ao restaurante Picuí, e se estiver em dúvida do que comer, sugerimos o Janga, com cardápio extenso e pratos fartos. Outra boa sugestão é o Divina Gula, um bar-restaurante cheio de pratos gostosos!

Hotéis em Maceió

Os melhores bairros para se hospedar em Maceió são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Esses bairros ficam próximos da orla, têm restaurantes, e são locais em que você pode caminhar e ir até o mar com facilidade.

Para quem procura uma acomodação econômica e bem localizada, sugiro os hotéis Soft Inn Maceió e o pequeno Praia Bonita Jatiúca. Para quem prefere hotéis de nível intermediário, com um pouco mais de conforto, você pode se hospedar no Holiday Inn ou no Porto Jatiúca, que tem um excelente café da manhã. Se preferir hotéis mais estruturados e um pouco mais luxuosos, indico o Meridiano Hotel, com uma piscina maravilhosa, e o Best Western Premier Maceió.

Caso queira ficar um pouco mais afastado do centro urbano, uma boa pedida é ficar em Barra de São Miguel, onde estão o Gungaporanga – um hotel com vista incrível – e o Kenoa, um dos melhores Resorts do Brasil. Se você gosta de hotéis all inclusive, então á dica é o Salinas Maceió, excelente hospedagem para famílias com crianças.

Para mais informações sobre hotéis em Maceió, confira esse post cheio de dicas e avaliações reais dos hotéis!

Já esteve em Maceió? Conte nos comentários como foi sua experiência e quais suas dicas da cidade!

Autor

Camille Panzera - Editora de destinos Apaixonada por novas culturas, diferentes sabores, peculiaridades e paisagens que cada pedacinho do mundo é capaz de oferecer.