Hotéis Novotel: conheça o conforto e a atenção do irmão mais velho do Ibis

Camille Panzera 6 · novembro · 2012

Há tempos a equipe do Melhores Destinos vem trabalhando na criação de um guia de destinos, que entrará no ar em breve. Para prepará-lo, o MD tem uma equipe rodando o Brasil e o Mundo há mais de um ano, coletando dicas e informações. Sabendo desse nosso projeto, a Accor, maior grupo hoteleiro francês e um dos mais importantes do mundo, nos convidou para conhecer os hotéis da rede Novotel em Manaus, Campo Grande, Rio de Janeiro e em Cusco e Lima, cidades peruanas.

A empresa nos deu uma verba para pagar passagens, reservar os hotéis e custear todas as despesas da viagem. As reservas nos hotéis foram feitas pela equipe do Melhores Destinos diretamente pelo site da Accor, nas datas escolhidas por nós e estando sujeitas a disponibilidade. A ideia era viver a mesma experiência que um hóspede viveria desde o momento da reserva, sem os benefícios que geralmente são oferecidos a jornalistas em press trips e ações do gênero.

O Novotel

A Accor conquistou o Brasil oferecendo hospedagens com ótimo custo-benefício, e se tornou famosa principalmente pelos hotéis Ibis, espalhados pelo mundo todo, que agradam muito os brasileiros por seus quartos confortáveis, com ótima localização e custo-benefício. Os hotéis da marca Novotel são um nível superior ao Ibis. Suas acomodações são mais espaçosas e modernas e o atendimento tem um toque pessoal.

Os hotéis Novotel  são indicados para viagens de negócios e para viagens em família. Eles costumam fazer promoções e oferecer ótimas tarifas para viajar nas férias, feriados e finais semana. Nesse momento inclusive a Accor está com uma grande promoção válida para viagens até fevereiro de 2013 em todos Novotel do Brasil, Argentina, Chile e Peru. Clique aqui e confira.

Assim como os outros hotéis da Accor, as reservas pelo site do hotel são garantia da menor tarifa. No Novotel a internet é gratuita mesmo nos quartos e o café da manhã é opcional.

Para quem quer conhecer melhor a rede, vale a pena se cadastrar no Le Club, o programa de fidelidade e pontos da Accor. Aqui no Melhores Destinos já divulgamos inclusive promoções bem interessantes do Le Club.

A seguir você fica sabendo como foi a minha experiência nos cinco hotéis que visitei.

Novotel Manaus

O hotel da rede em Manaus fica no Distrito Industrial, uma região voltada para quem está na cidade a trabalho e quer ficar perto das indústrias. Apesar de ser um hotel antigo, o que se percebe no lugar é um atendimento ímpar. Seja no check-in, check-out, informações na recepção ou mesmo com os funcionários da cozinha, a atenção dada ao hóspede é incrível.

Outro fator positivo é a divisão do hotel entre área para fumantes e não fumantes e a possibilidade de aceitar famílias com crianças sem cobrar a mais por isso. Para quem viaja a lazer e quer aproveitar uma viagem em família, a cama adicional no quarto e a área externa com piscina, além de um pequeno espaço para brincadeiras, são ótimos para entreter os pequenos.

O café-da-manhã do hotel era razoável, com cozinheiro à disposição para fazer omeletes e ovos mexidos. O mais interessante era a oferta de pratos orientais no café, devido à hospedagens de executivos japoneses no hotel. Apesar de não ser minha escolha, achei bacana a atitude da empresa em querer agradar aos hóspedes.

A internet gratuita no quarto é sempre muito bem-vinda e não nos deixou na mãoNo geral o hotel é simples, sem grandes regalias, mas suficiente para uma pequena estada.

Recomendamos esse hotel para viagens de negócios no Distrito Industrial de Manaus e para executivos que queriam estender a viagem para o final de semana com a família.

Novotel Rio de Janeiro 

O Novotel Rio de Janeiro Santos Dumont é para guardar no coração. Fica no centro do Rio, com localização perfeita tanto para quem viaja a negócios quanto para quem está a lazer mas não faz questão de ficar perto das praias e prefere conhecer o lado histórico da cidade. A facilidade de transportes no centro e melhor preço em relação às hospedagens da Zona Sul é um item preponderante para analisar ao fazer a reserva. No meu caso, a experiência foi tão positiva que a vontade é voltar sempre para lá.

Tanto no check-in quanto no check-out pude ir um pouco além do horário habitual da diária sem qualquer custo adicional. Isso já seria suficiente para agradar, mas a surpresa não parou por aí. Por sugestão do atendente no check-in, foi oferecido um quarto adaptado para cadeirantes, por ser mais espaçoso. O quarto era limpo, novo e moderno, e tinha uma vista incrível para o aeroporto Santos Dumont. Trabalhar podendo usar a internet gratuita e ter uma janela vendo decolagens e aterrissagens é bem legal.

O fato desse Novotel Rio ter apenas dois anos de idade é um incentivo e tanto para aproveitar as instalações do lugar. Estão disponíveis para os hóspedes academia e sauna, além de dois computadores Apple e até um videogame no lobby para aqueles que viajam com seus filhos.

O café-da-manhã não era enorme, mas respeitoso: também oferecia cozinheiro a disposição e alimentos que se vê com pouca frequência em hotéis, como Nutella, nozes e damascos. Aprovadíssimo!

Recomendamos esse hotel para viagens de negócios ou lazer. Tem um ótimo custo/benefício para viagens nos finais de semana, feriados e férias. 

Novotel Campo Grande

Campo Grande não é um grande polo turístico de lazer, por isso o Novotel da cidade é claramente voltado aos que viajam a negócios. Além do hotel estar próximo ao Centro de Convenções Albano Franco, muitos hóspedes que escolhem o Novotel pelos eventos empresariais que são realizados em suas dependências. A localização não é das mais favoráveis para quem viaja a lazer, pois o hotel não está no centro, mas a proximidade com o Shopping Campo Grande e com o Parque das Nações Indígenas, o mais famoso da cidade, são alguns dos atrativos próximos para quem se hospeda ali.

Uma curiosidade quanto a esse hotel é seu edifício – diferentemente de outras cidades, ele não é alto, mas bastante comprido. Os quartos tinham móveis novos e limpos, banheiro confortável e vista para a área de lazer. Dando continuidade ao padrão Novotel, não poderia faltar uma área reservada às crianças que acompanham a viagem: piscina, videogame e parquinho são os atrativos. Os pais podem desfrutar de academia, churrasqueira, quadra de tênis e sinuca. Dentre os três hotéis que visitei no Brasil, o café da manhã do Novotel Campo Grande foi o melhor deles, com o habitual omelete feito na hora, mas surpreendendo na variedade de bolos e pãezinhos.

O atendimento da recepção não ficou para trás e foi digno de muitos elogios. Qualquer dúvida que fosse, os atendentes resolveram com presteza, sempre com um sorriso no rosto. A melhor surpresa veio quando tive a necessidade de um almoço que ultrapassaria o horário de funcionamento de um restaurante na cidade; muito rápido o funcionário do hotel ligou para o estabelecimento e negociou para que eu pudesse almoçar onde gostaria, mesmo que  o horário fosse além do habitual. Em poucas palavras, um hotel ótimo para quem viaja a trabalho, com café da manhã de qualidade e perfeito para uma boa noite de sono, sem barulhos ou perturbações.

Recomendamos esse hotel para viagens de negócios ou lazer. Tem um ótimo custo/benefício para viagens nos finais de semana, feriados e férias. 

Novotel Cusco

A cidade de Cusco tem como principal fonte de renda o turismo de lazer e é também ele que agita esse Novotel. A chegada e primeiras impressões foram muito boas: no check-in, nada de espera em filas; fui orientada a descansar num dos sofás do lobby e logo me serviram de um chá de coca (aos que não sabem, o chá ajuda a amenizar os efeitos da altura).

Toda pergunta, solicitação ou preenchimento de dados foram feitos enquanto eu continuava sentada, esse procedimento tranquilo fez toda a diferença. O que não agradou muito, foi o fato da reserva constar como “não paga” para o hotel, enquanto nos meus documentos de reserva era tida como “completamente paga”. Mais tarde ficou esclarecido que o hotel tinha razão e as diárias realmente não estavam pagas.

A localização desse Novotel é excelente, a cinco minutos da Plaza de Armas, onde se concentram muitos restaurantes da cidade e perfeita para conhecer as redondezas a pé. A arquitetura do Novotel, assim como outros hotéis da cidade, preserva grande parte da identidade inicial do edifício, construído no século XVI, exibindo grandes colunas de pedra e um salão comunal típico do período colonial. O quarto era confortável e espaçoso e o banho excelente. Os atendentes do hotel, sempre muito simpáticos, ofereceram balão de oxigênio quando não me senti bem e fizeram diversas sugestões de passeios e restaurantes para conhecer.

Mesmo com as inúmeras qualidades do hotel e a atenção dos funcionários, alguns pontos deixaram a desejar. O primeiro foi um cheiro desagradável sempre presente no banheiro. Imaginei que fosse alguma falha na rede de esgoto e talvez por isso a camareira mantivesse sempre fechada as portas do mesmo. Outro ponto foi a lenta troca de alguns itens do café da manhã –  por mais que a espera não tenha sido de muitos minutos, acordar na intenção de tomar um bom café e encontrar pratos vazios é decepcionante. Concluindo: o hotel é ótimo, tem localização perfeita, funcionários prestativos mas alguns serviços ainda podem melhorar.

Recomendamos esse hotel para viagens de lazer e férias.

Novotel Lima

Seguindo a mesma linha do Novotel Rio de Janeiro, minha passagem por Lima foi exemplo de bom atendimento e serviço impecável.  O Novotel Lima fica em San Isidro, um bairro refinado, com ótimos restaurantes, grandes lojas, cheio de escritórios, onde hoje está o coração financeiro da capital peruana. San Isidro divide com Miraflores o título de bairro mais indicado para turistas, sendo que o primeiro é um pouco mais residencial e com ar de modernidade. Aliás, “moderno” é a palavra certa para definir esse hotel.

O check-in foi rápido e fácil e em poucos minutos eu já estava no meu quarto curtindo a vista da janela para os edifícios vizinhos. Como a chegada foi tarde, optei por jantar no próprio hotel, que tinha um atendimento excelente e pratos com preços salgados mas muito bem preparados.  Em cada nova área que se conhecia do hotel, a impressão era a mesma: lugar novo, limpo e moderno.

O quarto é amplo e parece ter sido planejado para que cada espaço fosse usado com um propósito. Assim como outros hotéis peruanos, o banheiro fica dividido em duas partes – uma com vaso sanitário, outra reservada para o banho.

Difícil dizer o que é melhor nesse hotel, tudo funcionou perfeitamente. A proatividade dos funcionários, a linda piscina, as salas de convenções sempre movimentadas com reuniões, o espaço infantil e o lobby super confortável são coisas que não passam em branco para quem observa o lugar. Ainda assim, com essas inúmeras qualidades, não há como esquecer o maravilhoso café da manhã do Novotel Lima, o melhor entre todos os que passamos: grande variedade de pratos quentes, diversas opções de frutas e pães e garçons cuidadosos. Por fim, resta a certeza de que o lugar agrada pais e filhos e fica aquela vontade de ter a sorte de ir a Lima e ficar nesse hotel novamente.

Recomendamos esse hotel para viagens de negócios ou lazer.

Nesse momento está no site do Novotel uma promoção com ótimos preços para finais de semana, férias e feriados. Clique aqui e confira.

Este post foi patrocinado pela Accor Hotels.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Marcus Martins

    Poxa, que "inveja": "o MD tem uma equipe rodando o Brasil e o Mundo há mais de um ano"… me contrata aí MD… kkkk

    PS: Aguardando ansiosamente o guia de viagens! rs

  • Sem dúvida uma ótima bandeira da Accor!

    Aproveitando, o pessoal do MD poderia esclarecer na hierarquia da rede em que posição está o Mercure em relação ao Novotel?

    • Rodrigo Resende

      Smpre tive esta dúvida, mas depois de rodar um e outro, acho que são mais ou menos de nível idêntico, mas com públicos específicos: Novotel mais voltado para famílias e Mercure para negócios.

    • Mendonça J&ua

      Está uma categoria abaixo. Primeiro vem o Formule 1, depois os Ibis e Adagio, e logo em seguida vem o Mercure.

    • Gilson

      Aqui há os perfis dos hotéis:
      http://www.accorhotels.com/pt-br/brands/index.sht

  • odair

    adivinharam q eu precisava desta informacao,ja uso a rede accor no brasil.e precisava de informacoes pra lima,no peru,excelente post,so faltou valores do jantar e do cafe da manahã

  • THIAGO SSA

    Vou experimentar a rede Novotel, já gosto muito do Mercure.

    Quero saber se vai ter promoção (paridade de pontos) do Le Club com o Multiplus esse fim de ano.

    hahaha

  • Luiz Gustavo

    Uma correção: a promoção na rede Novotel para o Chile não vai até fevereiro de 2013 e sim até 06.12.12. Tentei pelo link e nada, aí verifiquei pelo calendário que ele só disponibiliza até essa data de dezembro.

  • Luciano Rego

    Então, bem que o Melhores Destinos podia me contratar hein, já moro em Brasília, já tive mais de um posto publicado, adoro viajar… olha aí, tudo combina 🙂

    • Luciano Rego

      "Mais de um post" publicado… e não posto… foi a emoção.

  • Rodrigo Resende

    Gosto muito destes hotéis Novotel, principalmente agora que tenho duas filhas gêmeas e posso instalá-las no mesmo quarto meu sem custo algum. Não pagam nem mesmo café da manhã!! É sensacional, recomendo muito.

  • Lucy

    Me hospedei nos hoteis Novotel em Londres e Birmingham e os recomendo também. Em Birmingham ele fica perto do aeroporto e do centro de convenções/shows, ideal para quem vai ver um show de música (meu caso).

  • igor

    pela cara ele bate qualquer Mercure [o melhor custo benefício de hospedagem que conheço] facinho facinho…

  • Ana

    Para quem eu mando o currículo? ahahahah

  • Eduardo

    Eu fiquei no Novotel da Times Square em NY e foi excelente, muito bem localizado, perto de tudo, padrão de qualidade e serviço nota 10, o café da manhã é bom para os padrões americanos. Pena não ter internet gratis. Foi a única coisa q fez perder pontos.

    • Renata Campos

      Quando estive lá em dezembro, a internet foi gratuita (promoção de natal).

      • Eduardo

        É quando fui custava US$9 por dia!! Mas praticamente do lado do hotel tem o McDonalds com internet gratis!! heheh

        Sempre damos um jeitinho!!

  • Vitor J. Nunes

    Isso é uma falta de absurdo!

    Nunca antes na história desse país eu senti tanta inveja. Ô trabalhinho duro esse! hahahaha

  • renata campos

    Fiquei hospedada em dezembro, com minha família, no Novotel em Nova York e posso assegurar: o nível está acima do Mercure. Instalações confortáveis (apesar do padrão pequeno das camas de casal dos hoteis dos EUA), serviço impecável e excelente localização (quase na Broadway, pertinho da Times Square e do Central Park). O único senão foi o alto custo tanto da hospedagem quanto do restaurante.

    • Renata Campos

      Mais um detalhe: acima do Novotel (na Accor) somente o Sofitel, o Pullman e o MGallery.

  • Thiago Castro

    Isso mesmo Mendonça.

  • Felipe

    Primeiramente gostaria de dizer que se meu comentário não for aceito com certeza estão sendo PARCIAIS aqui no Melhores Destinos.

    Fiquei no Novotel de Buenos Aires e posso garantir que não vale a pena. O atendimento deixou muito a desejar e o quarto foi muito fraco. Esperava muito mais. Primeiro, o ar condicionado de TODO O HOTEL estava desligado. Reclamei e me falaram que continuaria desligado porque lá fora estava frio! Ou seja, 10 graus do lado de fora e 35 do lado de dentro, um completo absurdo!

    Depois fui tomar banho e descobri que o chuveiro em nada esquentava. Liguei para o atendimento e vieram consertar. Para minha surpresa disseram que ou o chuveiro ficaria frio ou quente demais, ou seja, 8 ou 80. Optei pelo quente e tive de tomar banho com água pelando sem poder fazer nada à respeito.

    Numa boa, se é pra ser TOP, que seja de verdade né.

    Mercure dá de 10 a 0 no Novotel.

    • Rodrigoclt

      A grande pergunta é, depois disso tudo vc não processou eles? Eu nem perdia meu tempo, ia receber de volta o valor da hospedagem multiplicado por 5 pelo menos.

      Já fiquei no Novotel de Santiago(Chile) e no de São Petersburgo(Rússia) em ambos gostei bastante.

  • beto

    só atualizando: a marca Formule 1 já sumiu na Europa (e aqui em SP também, não sei no resto de Brasil). passou a se chamar Ibis Budget…. bom saber para não chegar num Ibis Budget achando que é um Ibis e dar de cara com um quarto F-1…

  • beto

    a confusão da diária paga/não paga antecipadamente já aconteceu muitas vezes comigo nos hotéis da Accor.

    Em geral foi com tarifas promocionais, não reembolsáveis, onde o site te dá a entender que seu cartão será debitado imediatamente no ato da reserva. várias vezes cheguei no hotel e fiquei surpreso que tinha que pagar ali mesmo, quando pensava que já estava pago.

    no fim, o hotel realmente não tinha debitado ainda… eles explicaram que só debitam se vc der no-show… então, o negócio é, se der tempo, verificar a fatura do cartão antes de chegar no hotel para ver o que eles realmente fizeram.

  • Diogo

    Fiquei no Novotel em Nova York e foi perfeito. Localização muito boa e o quarto era muito bom (acho que eu recebi um upgrade por ser le club platinum). A única coisa que não gostei foi a internet, que tinha que pagar para acessar e estava vinculado a um IP, ou seja, se tivesse mais de um computador ou iphone teria que pagar por cada equipamento.

  • Cristianer

    Otimo post.

    Da vontade de conferir msm todos.

  • Kalynara

    Graças a mais uma dica MD, fiquei no Ibis de Montevidéu e no Ibis Providência no Chile a preço de banana, mais barato que um albergue (promoção dos fins-de-semana prolongados). A funcionária chilena passou o valor errado no cartão de crédito e, ao perceber o erro, solicitou o estorno, olhou pra mim e disse: eu nunca atendi ninguém com uma tarifa tão barata. Fiquei feliz, pois estava num hotel bom, limpo e sempre bem localizado. Mantem o excelente padrão em todos os lugares.

    • Ana Larissa

      Poxa, e quanto que você pagou na diária do Ibis Providência? Estou pesquisando e de olho em promoções para maio de 2013 e queria ficar no Ibis lá..

  • Rosa Machado

    Fiquei no Novotel de Buenos Aires e realmente é muito bom!!!

  • Alexandre Sperotto

    Alguém sabe me dizer como faço para utilizar os pontos do Accor??? Sendo que sempre que se vai fazer a reserva eles já cobram o valor na integra solicitando os dados do cartão de Credito, obrigado.

  • Aline

    Também fiquei hospedada no Novo Hotel de Buenos Aires em dezembro/2011 e achei fantástico. òtima localização, tudo novo, moderno. Recomendo.

  • Flávia

    Eu e o marido nos hospedamos no novotel de Buenos Aires na rua Corrientes. Simplesmente perfeito. o hotel é novo e lindo, com uma escada de vidro no saguão. Os funcionários são muito prestativos. Vale a pena se hospedar por lá.

  • Vinícius

    No topo do ranking, estão os hotéris Sofitel da Polinésia Francesa. Deem uma olhada:

    http://www.accorhotels.com/hotel-directory/pt/aus

  • Frederico

    Hospedei-me em um hotel da rede Novotel na cidade do Porto-Portugal.

    Ótimas instalações e o atendimento impecável.

    Sem dúvidas, voltaria.

    Abraço a todos.

  • Affonso

    Como morador da cidade indico o Novotel de São José dos Campos. Para mim o melhor, mais agradável e de atendimento mais atencioso da cidade, sem falar na conhecida feijoada de sábado.

  • Simone

    Pelo fato da verba da viagem ter sido concedida pela Accor, não creio ser possível a imparcialidades nesse post. Só a forma de patrocínio foi diferente das "press trips", pois deram o dinheiro diretamente a vocês…

    • Se não fosse possível termos imparcialidade não faríamos o post. Simples assim. Leia a narração feita pela Camille e verá que ela apontou todos os defeitos que encontrou em cada hotel. Quando nos propuseram essa avaliação, o grupo Accor estava ciente de que nós seríamos totalmente isentos e eles não esperavam outra coisa de nós, já que é um grande grupo internacional que preza por sua qualidade.

  • Daniel Bazetto

    Em Campinas tinha um Novotel, do nada eles mudaram de nome…

    • Denis Moraes

      Trabalhei como Bartender no Novotel de Campinas, ele foi vendido e hoje tem o nome de Hotel Premiun Norte. Aprendi muito com o grupo ACCOR e hoje graças ao conhecimento adquirido tenho uma empresa de treinamento para Hotéis, bares e restaurantes. Em 2015 dei um treinamento para a equipe do Mercure em Campinas.