Segurança no embarque de voos domésticos fica mais rígida a partir de segunda!

Thayana Alvarenga 16 · julho · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A partir de 18 de julho, próxima segunda-feira, novos procedimentos de segurança serão iniciados no embarque dos voos domésticos nos principais aeroportos brasileiros. As medidas foram estipuladas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil com o objetivo de padronizar o processo às práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional. Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, que vão acontecer nos meses de agosto e setembro, as novas medidas já estarão em vigor.

Na prática, embarcar em um voo doméstico no Brasil vai ficar muito parecido com a segurança que já é feita nos voos internacionais. Por isso, a principal orientação para os passageiros é chegar com uma antecedência maior ao check-in, com pelo menos 1h30 antes do horário de decolagem do voo. Isso porque as companhias aéreas e os operadores aeroportuários preveem que a mudança vai aumentar o tempo para se chegar às salas de embarque, com filas mais longas na inspeção de segurança.

Haverá uma vistoria mais rígida da bagagem de mão que, além de passar pelo raios-x, também poderá ser inspecionada manualmente. Outra novidade é que uma revista pessoal aleatória pode ser feita pelo agente de proteção, com a ajuda de um scanner corporal. Os notebooks devem obrigatoriamente ser retirados de bolsas ou mochilas e colocados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo raios-X.

Continua proibido embarcar itens como tesoura, canivete, navalha, martelo, alicate, e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis como bagagens de mão.

A ANAC colocou à disposição um documento com perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas. Confira aqui!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter