Segurança no embarque de voos domésticos fica mais rígida a partir de segunda!

Thayana Alvarenga 16 · julho · 2016

A partir de 18 de julho, próxima segunda-feira, novos procedimentos de segurança serão iniciados no embarque dos voos domésticos nos principais aeroportos brasileiros. As medidas foram estipuladas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil com o objetivo de padronizar o processo às práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional. Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, que vão acontecer nos meses de agosto e setembro, as novas medidas já estarão em vigor.

Na prática, embarcar em um voo doméstico no Brasil vai ficar muito parecido com a segurança que já é feita nos voos internacionais. Por isso, a principal orientação para os passageiros é chegar com uma antecedência maior ao check-in, com pelo menos 1h30 antes do horário de decolagem do voo. Isso porque as companhias aéreas e os operadores aeroportuários preveem que a mudança vai aumentar o tempo para se chegar às salas de embarque, com filas mais longas na inspeção de segurança.

Haverá uma vistoria mais rígida da bagagem de mão que, além de passar pelo raios-x, também poderá ser inspecionada manualmente. Outra novidade é que uma revista pessoal aleatória pode ser feita pelo agente de proteção, com a ajuda de um scanner corporal. Os notebooks devem obrigatoriamente ser retirados de bolsas ou mochilas e colocados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo raios-X.

Continua proibido embarcar itens como tesoura, canivete, navalha, martelo, alicate, e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis como bagagens de mão.

A ANAC colocou à disposição um documento com perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas. Confira aqui!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • vinicius

    Vão proibir liquidos também? Pois antes dava para embarcar…

    • Jussara

      eu também queria saber, pois levo água de casa na garrafa. no link da anac não fala.

      • patiferoolz

        no link da anac diz que as regras continuam as mesmas, ou seja, sao permitidos

  • EIion Tallet

    Nenhuma novidade…!

  • Felipe Melo

    Ja me deixaram embarcar em congonhas com isqueiro. Eu mesmo tirei e mostrei pra segurança, ela disse que nao tinha problema.

  • Italo Silveira

    Ótimo, segurança nunca é demais.

  • Tiago Cardoso

    O mais importante será que vão fazer? Que é exigir a medida correta e o peso correto para as bagagens de mão? Ou as empresas vão continuar permitindo absurdos para ter mais espaço nos bagageiro para fazer transporte de carga e malotes?
    ANAC não pode ser 2 pesos e 2 medidas.

  • Elisa Oliveira

    Eu sinceramente não vi grandes mudanças nas regras. Pra mim não faz muito sentido as filas enormes que se formaram nos aeroportos hoje! Está sendo feita vistoria da bagagem e revista para 100% dos passageiros? Pq pela regra deu a entender que seria aleatório, não para 100% dos passageiros. Me parece que a regra está sendo interpretada de forma errada… Espero que essa situação se normalize logo, pq chegar ao aeroporto cm 2h de antecedência para voos domésticos é demais!

  • Alan Rodrigo de Almeida

    Alguém tem notícias do Galeão? Tá com muita fila?

  • EIion Tallet

    Congonhas se já é um caos, hoje está pior… Quem for embarcar por aqui, chegue com muita antecedência!

  • Dionísio Alencar

    Tive o desprazer de inaugurar esses novos procedimentos hj em FOR. Tá um inferno, quase perdi o voo.