Infraero diz que seis capitais vão precisar de novos aeroportos

Denis Carvalho 2 · março · 2012

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, afirmou que pelo menos seis capitais vão precisar de novos aeroportos em operação nos próximos dez anos. Segundo ele, Rio Branco e Porto Alegre apresentam hoje as piores situações. Além delas, Salvador e Recife, onde ele acha improvável que as atuais pistas possam ser ampliadas. Já Curitiba e o aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, também vão precisar de pistas novas mas há espaço suficiente nos atuais aeroportos.

Em audiência pública realizada no Senado, Vale classificou a atual pista do aeroporto da capital do Acre como “um verdadeiro tobogã”. Segundo ele, a pista tem desníveis causados por problemas no terreno que fazem com que seja necessário uma equipe permanente de manutenção no local.  Vale informou que um estudo está sendo feito para a reforma da pista, mas ele acredita que será difícil que o trabalho recomende a reforma devido aos problemas no terreno. Para o presidente, o mais provável é que a cidade tenha que receber um novo aeroporto.

Em Porto Alegre a situação é semelhante. A capital do Rio Grande do Sul tem a pista com o menor tamanho entre os grandes aeroportos do país, 2,4 mil metros, e com cerca de 400 obstáculos ao redor.  Segundo Vale, um estudo será concluído esse mês para saber se vale a pena ampliar a pista, mesmo com os obstáculos. Para ele, isso melhoria a situação por um período curto. A outra opção seja começar imediatamente o projeto de um novo terminal na região metropolitana.

“Um aeroporto demora oito anos para ser concebido e construído. Certamente nesse tempo o aeroporto atual de Porto Alegre não vai comportar a demanda, mesmo com a pista ampliada, e será necessário um novo”, afirmou Vale.

Vale também relembrou que os estudos de viabilidade da concessão dos aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP) apontaram que em 2032 haverá um contingente de 30 milhões de passageiros sem atendimento mesmo com os atuais aeroportos operando em sua máxima capacidade.

Segundo ele, isso aponta para a necessidade de São Paulo ter um terceiro aeroporto na região metropolitana. Vale ressaltou que em 20 anos as condições podem mudar e os concessionários vencedores podem encontrar soluções de ampliação que comportem essa demanda. Caso isso não aconteça, ele acredita que o novo aeroporto será necessário.

Com informações da Agência Senado e Folha de S. Paulo

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Tiago

    Hahahahaha!

    Em Vitória (ES) a situação é tão crítica que nem é citada nessa lista. O aeroporto se parece mais com um terminal rodoviário de cidadezinha do interior.

    Triste.

    • Tiago

      A pista de vitória não tem nem 1800 metros.

  • Lara

    esqueceram do EURICO SALES em vitória (VIX)…..é uma vergonha manter o aeroporto de vitoria do jeito que está….e mesmo assim tem bastante estrangeiro vindo em vitoria…eles acham aqui lindo, mas se decepcionam com o aeroporto

  • Joao Marcelo

    Tem aeroportos muito piores que esses ai..o de vitória por exemplo, mesmo com o puxadinho que fizeram ainda é horrível..

  • Tarcísio Mede

    Tá certo que o de Recife pode ser que não dê pra ampliar, pq fica bem no meio da cidade. Mas o aeroporto de Salvador também? Então qual a vantagem de ter feito o aeroporto naquele fim de mundo?

  • Arthur

    SÓ FALTOU OLHAR POR VITÓRIA-ES, QUE NEM AEROPORTO DIREITO TEM.

  • Evandro

    A INFRAERO e seu presidente não deve conhecer o Hercílio Luz em Floripa então!

  • Luisa

    E o de Vitória, geeente???

  • Wagner

    O grande problema dos Aeroportos brasileiros é o fluxo muito alto de passageiros nos últimos anos. Viajar de avião já não é mais algo impossível e cada dia que passa mais e mais brasileiros viajam. Porto Alegre, por exemplo, está sofrendo essas mudanças necessitando de expansão do Aeroporto Salgado Filho. Como essa expansão é poco provável de acontecer, que tal os Governos Federal e Estadual investir em regiões metropolitanas, no caso de POA, ampliando aeroportos de cidades vizinhas. O que esses aeroportos necessitam é do "desafogamento" de fluxo de pessoas e o aumento de número de voos. Sendo assim, movimenta com mais agilidade a economia brasileira.

  • Roberto Taboa&ccedil

    Estive em Macapá recentemente e o aeroporto lá está bem ruinzinho. Fora o ar condicionado fraquíssimo e o festival de mosquistos… rss.

  • Nivaldo

    Esse senhor deveria conhecer o "aeroporto" de Goiânia. Até a rodoviária da cidade tem mais condições de receber e embarcar pessoas. É minúsculo, mau tratado e sobrecarregado.

    Uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, com muito mais na região metropolitana, não pode depender daquela sucata.

  • Moro em Rio Branco, sou apaixonado por aviação e a Infraero foi generosa no pronunciamento. O aeroporto de Rio Branco é horrível. 🙁

  • Rodrigo

    Vitória é lindíssima! O aeroporto horroroso! Até o de Cuiabá é mais apresentável.

  • VIctor

    ar condicionado, cheguei há uns dias no brasil no de guarulhos e não tinha nem ar condicionado, será que macapá ta melhor? hahahaha uma vergonha os extrangeiros chegarem em são paulo e nem ar condicionado ter. te fala…

  • Fernando

    A infraero esta de brincadeira achando que o aeroporto de Florianópolis não necessita ampliar.

  • Igor – Poa

    Não é de hoje que Porto Alegre precisa de um aeroporto afastado.mas há um projeto do Aeroporto 20 de Setembro em Nova Santa Rita, mas ainda não saiu do papel. Caxias do Sul/Serra também precisam urgente,também há projeto e local mas não sai do papel também.

  • Everton Salles

    O problema do aeroporto de Porto Alegre é tb em dias de neblina. Tem um aparelho guardado na caixa e ninguém dá jeito.

  • Camila

    Então quer dizer que Goiânia não existe no mapa da INFRAERO?? Nossa rodoviária é melhor que nosso aeroporto.. triste viu…

  • Silas

    kkk entao ja vejo que o problema e em todos. pq aqui em teresina e uma rodoviaria tb.. eitaaa brasil

  • Andréa

    O aeroporto de Campo Grande/MS também não foi citado. Há tempos também não comporta o número de passageiros, não há estacionamento suficiente, totalmente precário.

  • maria oliveira

    Sobre o assunto "aeroporto", Goiânia tem Oscars!!!Não é possível uma capital, tão próxima a capital federal, que atende o maior pólo farmoquímico do Brasil, em Anápolis, com agronegócios e indústrias de grande porte, atender clientes (que também pagam taxas de embarque) numa construção antiga e com um famoso "puxadinho", depois que os recursos liberados para construção de um novo aeroporto "sumiram". Aliás, a marca registrada dos gestores é abandonar obras em andamento além de demolir o que está funcionando e construir criadouros de mosquitos. Vexame é pouco! Mas, as eleições estão chegando de novo!!! Olho nos políticos, minha gente!!!

  • maria oliveira

    Esqueci das perguntas: a quem interessa tanto abuso e descaso? Quem continuará a pagar a conta? Quem aparece mais: quem rouba ou quem denuncia? Quem cala ou quem consente? Quem será criticado internacionalmente após os eventos que trarão milhões de turistas e profissionais? Mas, em compensação, o táxi é bem barato, os transportes coletivos excelentes, a estradas fantásticas, a saúde super bem estruturada, a educação sem greves e com escolas de cair o queixo, ops, de cair paredes!!!

  • Danillo Magalh&atild

    Goiânia nem foi citado porque nem é aeroporto… é mais uma pista de pouso! rsrsrs

  • maria oliveira

    O que falta é gestão competente, porque dinheiro tem de sobra! Ou falta também vergonha na cara dos gestores…

  • Rodrigo

    Pelo visto você não é de Salvador. Falar em fim de mundo mostra que realmente não conhece nada da cidade. O fim de mundo é hoje bem no meio da cidade veja no google maps!

  • Rodrigo

    Esse povo só sabe falar do aeroporto de São Paulo que gosta de fazer número concentrando todos os voos lá! O Brasil tem que ter diversos hubs e não um único só!!!

  • Julio

    E Goiânia?? Até quando teremos essa tapera?? A rodoviária daqui dá um show no aeroporto…uma vergonha!

  • Cristiana

    Sem contar que, numa cidade em que chove constantemente, os voos não chegam porque a pista está alagada! A GOL já parou de voar pra cá vindo de Brasília…

  • Sergio

    Se a cada aumento da demanda forem fazer mais aeroportos, teremos 10 aeroportos por cidade no futuro. Existe aeroportos com capacidade de 90 milhões de passageiros/ano. Isso dá 3X guarulhos! É melhor ampliar os aeroportos do que construir mais. É mais barato e melhor pros passageiros

  • luciano melo

    concordo, este ano fiz conexão em Vitoria de um voo GOL GIG/BSB e fiquei de boca aberta com uma capital de um estado ter um aeroporto com o de Vitoria, alem de nao ter finger, voce desce na pista mesmo, entra na mini sala de embarque, bem diferente do nosso aqui em Brasilia, outro que é bem pequeno e pessino é o de POA (Porto Alegre). BRASIL SE LIGA BRASIL VAMOS PASSAR VERGONHA

  • luciano melo

    é verdade a rodoviaria de Goiania é muito melhor que seu aeroporto, e muito melhor que varios aeroportos do Brasil, a rodoviaria de Goiania é show

  • Julio

    Vc esta sendo economica Andréa!

    O Aeroporto de CGR é um LIXO!

    Pra mim o pior do Brasil

    • Júlio C&eacut

      Não considero o aeroporto de Campo Grande pior do que o de Goiânia, Vitória e Aracaju. Mas, de fato precisa de muitos incentivos para que fique aceitável ao fluxo de passageiros.

      • Lázaro

        Júlio, quanto a Goiânia e Vitória, realmente a situação é feia. Mas, sendo acreano e morando no Nordeste, te garanto que o aeroporto de Rio Branco está muuuuuuuito pior que o de Aracaju. E o de Florianópolis também, minúsculo (filas de check-in na rua!).

        Aliás, nem no Nordeste o de Aracaju é o pior, pois temos situação de alerta total em TERESINA (aeroporto horrendo, com pista minúscula e encravado em área central) e de atenção em JOÃO PESSOA, onde fizeram um terminal novo que não cabe ninguém e as pessoas tem que se acotovelar para fazer check-in, andar etc.

  • Alex

    Vitória tem uma rodoviária de interior que recebe voos!!! :o(

  • Maurício

    Mas o aeroporto fica meio longe mesmo do centro da cidade… fica até na divisa entre Salvador e o município Lauro de Freitas :S

  • Maurício

    é verdade!!

  • FÁBIO J&Uacut

    O Aeroporto de Recife precisa de melhorias. Apesar de já ter sido considerado e possuir o título como uns dos melhores aeroportos do mundo. Segundo uma revista norteamericana especializada em aeroportos, Necessita de mais pontes de embarques e mais esteiras de bagagens. No seu interior é sem dúvidas muito bonito. Hoje na minha opnião o governo deve agir o mais rápido possível nos aeroportos de Recife, João Pessoa, Salvador e Fortaleza que necessitam de reformas para poder oferecer no mínimo um conforto melhor aos passageiros e por serem porta de entrada do Nordeste brasileiro. Já Natal não tá na lista porque em 2014 terá um novinho em folha grande em todos os aspectos. Vamos lá Infraero.

  • Lázaro

    Nós devemos reclamar por melhorias hoje e sempre, pois faz parte do processo democrático, mas digo que essa problemática de aeroportos não é coisa só do Brasil.

    Fui à Europa em set/out de 2011 e fiquei abismado quando vi o aeroporto Tegel, de Berlim, que é minúsculo e xexelento, de tão velho! Inclusive, o governo faz enquete na cidade pra achar soluções para ele e para o outro aeroporto, o Tempelhof (que eu soube lá que foi feito ainda pelo Hitler, de forma "monumental e gigantesca"). E em Roma, no gigantesco Fiumicino, que só existem DUAS esteiras de bagagem para tudo?

    De todo jeito, melhorias são urgentes nos aeroportos brasileiros.

  • Lázaro

    E com certeza que o aeroporto de Campo Grande não é pior que os de Goiânia, Vitória e Rio Branco… Nem tem como comparar!

  • Paula

    Em 2011 avaliações dos "Responsáveis" pela aviação apontaram que o Aeroporto de Goiânia foi de longe o pior do pais e agora nem é citado. Esse puchadinho ridículo vai nos custar caro!! Vamos ter que nos contentar com ele por uns 50 anos.. Triste!!

  • Paula

    Infelismente mais uma vez Goiânia fica fora do cenário nacional.. Estamos estratégicamente colados na capital do país e ainda assim a realidade é que, na maioria das vezes, ainda não existimos nos mapas quando o assunto é investimento federal!!

  • Márcia

    Disso eu não posso reclamar aqui em Fortaleza. O aeroporto é ótimo, estrutura ótima, ar condicionado perfeito, sempre tem fingers disponíveis, muitas vagas de estacionamento. A pista é ótima e como até já foi falado aqui em um post, o aeroporto de Fortaleza foi eleito o melhor do BRASIL pelos passageiros que votaram no site da Infraero. Felizmente não tenho reclamações sobre o aeroporto daqui! 🙂

  • Roberto Taboa&ccedil

    O aeroporto de RBR é um luxo perto do de Macapá, rs… Acredite. Quando estive aí, achei ok.

  • Hcm

    Foi feito um puxadinho no aeroporto de vitoria , agora tem mais salas de embarque e a sala onde se recebe as bagagens também foi ampliada. O máximo que eles querem fazer são essas reformas.

    Ao não permitir que o aeroporto seja reformado, a infraero prejudica o crescimento do estado que recebe cada vez mais turistas e profissionais do brasil e do exterior que sofrem com o descaso e se podem não voltam mais.

    Inclusivr, Ouvi dizer que a vale esta planejando um aeroporto de carga para para ela. Deve ser verdade, pois se for esperar a boa vontade do governo, e melhor mudar a empresa para outro estado com mais cacife político.

  • Cleber

    O aeroporto de Porto Alegre é uma piada. Já tem 20 anos que existe projeto de ampliação da pista, e agora com a copa que estão tentando ampliar a pista vem alguém pensar em outro aeroporto? Há 1 ano ouvi uma pessoa da infraero falar no radiio que reramente tem nenblina em POA. Superfaturamento a vista com certeza.

  • Juan Silva

    A sala do Aeroporto de Foz do Iguaçu e pior. A praça de alimentação não tem ar condicionado, confiram no segundo andar. Não tem cadeiras suficientes para aguardar o check-in. Tem 2 salas de embarque que ficam lotadas em horas da manha entre as 6 e 9 horas.

    Não esta preparada ainda para um voo internacional e tem apenas uma pessoa da inmigracao fazendo os vistos. E usar um taxi do aeroporto ate o centro (18km) custa R$50!!!

  • Thiago Castro

    Esse aeroporto de Vitoria é realmente uma vergonha!!!

  • Thiago Castro

    Concordo Maria. No Brasil ngm pensa no futuro. Uma cidade não pode crescer sem planejamento!! Hoje vc faz uma reforma (quando faz) para atender uma demanda que já existe. E a demanda para daqui a 5 anos (e 5 anos não é nada em planejamento). Tinham q pensar para daqui a 10 ou 15 anos. Mas isso dá mto trabalho!!! E quem vai "receber os louros" são outros governantes. Aí ngm quer!! Vergonha esse país!!!

  • Thiago Castro

    Tb não achei o aeroporto de Campo Grande essa coisa toda de ruim não. O de Vitoria é zilhoes de vezes pior (não conheço o de Cuiaba, Rio Branco e Macapa).

  • Thiago Castro

    O de Frankfurt é maravilhoso e não existe nem comparação com nenhum no Brasil. O JKF é muito bom tb! O de Miami tb é muito bom e o de Toronto é ok (mas melhor que qqer um no Brasil).

    Esses casos que vc citou devem ser exceção.

  • Thiago Castro

    Talvez por estar tão perto assim de Brasilia.

  • Igor – Poa

    Esse negocio da neblina em POA é um estresse!

  • Igor – Poa

    Mesma coisa Porto Seguro, não tem ar no saguão principal que já é uma piada, um casarão! O refrigerante de 500 ml custa R$ 7,50 no único boteco que fica aberto a noite.

  • Márcio Cabral

    As capitais de todos os Estados brasileiros têm que ter aeroportos que sejam projetados para um horizonte de uns 25 anos, no mínimo, e com pista de pelo menos 3.000m. Algumas capitais precisam de pistas maiores com pelo menos 3.600/4.000m. Goinaia, Vitória, Aracajú, etc. deveriam entrar nas prioridades do governo. Os aeroportos de Recife, Manaus e Porto Alegre percisam de 2 pistas por também serem usados para pousos de emrgências de aeronaves, mesmo que a demanda normal de passageiros não justifique. É necessidade básica e estratégica.

  • Gabriela

    O de Teresina não está aí porque aquilo nem pode ser chamado de aeroporto, é um aeroclube coisa assim…