TAM lança novo site. Confira a avaliação do Melhores Destinos.

Leonardo Marques 16 · novembro · 2009

Ontem (15/11) a TAM colocou no  ar um novo sistema de reserva/emissão de passagens aéreas. Esse novo sistema é muito melhor que o anterior, além de ter mais funcionalidades para o usuário esse sistema é utilizado pelas principais companhias aéreas do mundo.

Para verificar como está essa nova solução implantada no site da TAM (www.tam.com.br) o Melhores Destinos foi conferir. Fizemos uma série de testes com passagens nacionais e internacionais e o resultado foi o esperado: o site está muito melhor mas ainda apresenta alguns erros, que são normais de um sistema que está implantado a menos de 24 horas.

Destaque positivo: pesquisa por preço. Agora é possível ver o preço das passagens em várias datas ao mesmo tempo.

Destaque negativo: número excessivo de telas. Para uma compra ‘normal’ o usuário passa por no mínimo 7 telas.

Vamos às telas…

1 – Tela de pesquisa/página inicial

Essa é o novo formulário de pesquisa que é exibido na página inicial do site da TAM. Veja que agora você pode pesquisar nos dois aeroportos de São Paulo ao mesmo tempo e pode marcar a opção “sou flexível com as datas”, essa opção permite que você verifique o preço em várias datas ao mesmo tempo.  Essas duas opções também existem no site da GOL mas aparentemente poucas pessoas usam.
site-da-tam-tela1

Resultado da pesquisa

Aqui a data que você escolheu vem marcada de cinza e as datas que possuem a menor tarifa ficam marcadas de amarelo.
site-da-tam-tela2

Seleção do vôo:

Nessa tela o destaque fica por conta do aviso das tarifas que estão com poucas poltronas vagas. Veja que aparece uma cadeira com o número de passagens disponíveis. Muito legal essa opção de ver o número de poltronas disponíveis. As outras companhias podiam fazer o mesmo.
site-da-tam-tela3

Resumo do vôo selecionado

Não tem muito o que destacar nessa tela. Essa é uma tela que talvez pudesse ser incorporada a alguma outra.
site-da-tam-tela4

Tela de login

Essa tela é apenas para que os clientes TAM Fidelidade se identifiquem.
site-da-tam-tela5

Preencher dados do passageiro

Nessa tela serão digitados os dados do(s) passageiro(s)
site-da-tam-tela6

Tela de erro

Essa tela foi exibida na nossa primeira tentativa de fazer a reserva, nas outras tentativas não tivemos esse problema.
site-da-tam-tela7

Você quer mesmo comprar?

Mais uma vez é exibido um resumo das suas opções com alguns avisos. Nessa tela fomos surpreendidos por um aviso informando que alterações no e-ticket são realizadas apenas nas lojas TAM. Os 3 links do aviso estavam quebrados: Condições de Contrato, Termos de uso e regras do Programa TAM Fidelidade.
site-da-tam-tela8

Preenchimento dos dados do pagamento

Bom, agora é só pagar né 🙂 Nós não pagamos…
Aqui o curioso é que o endereço não é do site da TAM. Na hora de selecionar a forma de pagamento fomos redirecionados para o site https://asp.bpag.com.br/ que é de uma empresa de pagamentos online do UOL.

site-da-tam-tela9

Sem dúvida, essa foi uma excelente mudança. O sistema de reservas da TAM está muito melhor. No caso dos vôos internacionais não tem mais aquela inconveniência de você não ver o preço da ida separado do preço da volta.
Melhor que isso só se a TAM parasse de mostrar aquela tela de sessão expirada pedindo para escolher o país 😉

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Esse problema de sessão expirada no site da TAM continua? Só espero que tenham diminuído para os usuários de Firefox, era um suplício comprar passagens no sistema anterior…

  • Ronaldo

    2 bugs….

    Não me deixaram comprar… da o mesmo erro que deu com o Leonardo quando foi comprar… ou seja… não melhorou ….

    outro foi na hora de incluir o cartao fidelidade.. ou vc compra sem milhas… ou naum compra…

    Ele nao aceita a opcao de cartao fidelidade e sempre so atualzia a pagina…

    Espero que seja so um problema de inicio

    MAS FICOU IRAAAADOO!!

  • So consegui emitir minha passagem sem colocar meu numero TAM FIDELIDADE, depois tive que ligar para central e informa-lo.
    Tambem nao ha mais a opçao de pagamento apresentando o codigo na Cx Economica Federal nem boleto bancario

  • Kesley

    A melhora foi so no visual, não se consegue ver as regras tarifárias e outras coisas. Estou olhando uma passagem para BHZ/Paris/BHZ, antes o preço era o mesmo para várias opções de voos, agora só tem duas opções com preço menor e os outros são três vezes maior, para fazer um upgrade de economica para executiva, tem que comprar tarifa "Y" que não se sabe qual é porque todas as tarifas simuladas aparecem como"M" ou "X"…. Tenho um voo marcado para Janeiro para Santiago, fui na opção "Meus voos" para ver e deu que o sobrenome não correspondia ao localizador…Fui no campo situação do voo e apareceu que o voo não existe, sendo que é um voo diario. Acho que esta muito bagunçado ainda, espero que melhore!!!

  • flavia

    oi!
    dúvida não relacionada ao post:
    vocês sabem se a gol planeja abrir ônibus de congonhas pra campinas?
    eles estão com tantos preços bons saindo de viracopos, mas sem o transporte pra lá fica complicado. 🙂

  • Sisi

    Esse problema de sessão expirada no site da TAM continua? Lá tem espaço pros usuários relaterem os erros e sugestões pra melhoria do site?

  • Douglas

    Não há mais a opção de pagar por boleto? Se tiver, apesar dos problemas de sessão, piorou.

  • nem pagar por boleto nem pra pagar na loterica (que a tam fez o maior alarde qndo lançou). nesse ponto, piorou… e muito… vi uma reportagem que a webjet pensa em lançar pgto até por carnê… e tam regrediu ao retirar outras formas de pagamento.

    mas o sistema amadeus é uma delícia… aki no meu navegador.. depois de dez minutos a sessao expira… as vezes tenho que reinicar o navegador pra acessar de novo.

  • Marcos

    Já cheguei a comprar passagem na Gol só pela chateação de ter que atualizar toda vez a página inicial da TAM… Outra chatice é ter que digitar aquele bando de número do fidelidade e ainda assinatura eletrônica… tive que trocar a minha umas 6 vezes pq nunca dava certo e cada vez demorava um ou dois dias pra cair na minha caixa de e-mail… Um saco msm! ;/

  • Mario

    Eu ja tinha usado o sistema afiliado na lan e na taca. O bom é que você não precisa ficar tentando mil combinacoes pra poder achar a menor tarifa em dias proximos. (Eu e muitas pessoas costumavamos fazer isto). Fiz uma pesquisa rápida e encontrei tarifas que geralmente não apareciam para alguns trechos, nao sei se é coincidencia…

    Abraço

  • alexandre nascimento

    Por quer vcs nao fazem promoçoes para manaus e outras regioes norte. so sao paulo, brasilia…

  • anderson

    olá testei o novo site da tam porem nao gostei porque tiraram a opção de pagar a passagem por boleto bancário que era muito pratico para quando o limite do cartão excede poderia voltar esta opção…

  • Leonardo,

    Infelizmente o sistema da Gol de procurar em todos os aeroportos de SP e todos do Rio não funciona mais.

    O sistema novo da TAM, se é o Amadeus, é o mesmo antigo da Varig, que era excelente.

  • Marina

    Eu também curti o novo site. Adorei a tela em que mostra o preço mais barato em outras datas daquelas que não foram marcadas inicialmente.

    A página que expira e manda escolher outro país é mesmo um saaaaaaaaco sem tamanho! pensei que o problema fosse só com o meu navegador.

    OFF TOPIC

    Como é que faz pra ter a foto aparecendo junto com o comentário!? ;p

  • Elisângela

    Como posso adquirir meu cartão fidelidade TAM?

  • Pâmela

    Estou desde sexta-feira 13/11 tentando comprar passagens para o trecho SP-BH e não consigo. Me recomendaram finalizar a compra esta semana em função do novo site.
    Hoje, depois de diversos erros a compra foi finalizada com data diferente da escolhida, solicitei ida e volta no mesmo dia e a volta foi emitida para o dia seguinte.
    Liguei imediatamente para o atendimento que me informou que a única forma de corrigir seria cancelando a compra efetuada e emitindo uma nova. Solicitei um protocolo ou algo do tipo referente ao cancelamento e não existe! Caso um dia eu precise, minha única garantia é anotar o nome da atendente e horário da ligação e então solicitar gravação da mesma. Não bastasse todo o desgaste, quando tendo efetuar novamente a compra, já não aparece disponível a mesma tarifa que paguei anteriormente.
    Neste exato momento estou à 1:10h no atendimento tentando resolver. A atual atendente diz que nada foi cancelado…
    São horas ao telefone e por enquanto nada resolvido! Pior: a quem recorrer numa situação dessas???
    INDIGNAÇÃO é a única palavra que tenta traduzir o que estou sentido.

  • josefranciscoleonard

    COMO POSSO COMPRAR E PAGAR VIA BOLETO BANCÁRIO?

    OU DEPÓSITO EM CONTA, É POSSÍVEL?

    LEONARD

    • Leonardo (Melhores D

      José Francisco, não é.

  • Rodrigo Cristiano

    No meu browser na hora do pagamento, o cadeado de segurança indica que a conexão criptografada parcialmente e que dados podem ser interceptados. Até ano passado quando comprava era tudo tranquilo, desde o início desse ano desisto de comprar on-line por causa disso. Alguém sabe qual é o problema?

  • renato figueiredo

    gostaria q alguém conseguisse tirar minha dúvida. fiz a compra de uma passagem pela tam mais na hora de efetivar o pagamento a minha net caiu, a reserva eestá feita mais não consigo pagar, n queria q eles cancelassem minha reserva pois estou tentando pagar e n consigo achar um link q me leve para o pagamento da reserva. gostaria de saber se alguém sabe resolver isso. obrigado.

  • carlos ramon

    Praciso de ajuda eu comprei pela internte uma passagem mas eu não onde fica o a confimarçao do boletor alguem poderia mim ajuda?

  • Pingback: TAM reformula pesquisa/venda de passagens no seu site()