TAM lança novo site. Confira a avaliação do Melhores Destinos.

Leonardo Marques 16 · novembro · 2009

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Ontem (15/11) a TAM colocou no  ar um novo sistema de reserva/emissão de passagens aéreas. Esse novo sistema é muito melhor que o anterior, além de ter mais funcionalidades para o usuário esse sistema é utilizado pelas principais companhias aéreas do mundo.

Para verificar como está essa nova solução implantada no site da TAM (www.tam.com.br) o Melhores Destinos foi conferir. Fizemos uma série de testes com passagens nacionais e internacionais e o resultado foi o esperado: o site está muito melhor mas ainda apresenta alguns erros, que são normais de um sistema que está implantado a menos de 24 horas.

Destaque positivo: pesquisa por preço. Agora é possível ver o preço das passagens em várias datas ao mesmo tempo.

Destaque negativo: número excessivo de telas. Para uma compra ‘normal’ o usuário passa por no mínimo 7 telas.

Vamos às telas…

1 – Tela de pesquisa/página inicial

Essa é o novo formulário de pesquisa que é exibido na página inicial do site da TAM. Veja que agora você pode pesquisar nos dois aeroportos de São Paulo ao mesmo tempo e pode marcar a opção “sou flexível com as datas”, essa opção permite que você verifique o preço em várias datas ao mesmo tempo.  Essas duas opções também existem no site da GOL mas aparentemente poucas pessoas usam.
site-da-tam-tela1

Resultado da pesquisa

Aqui a data que você escolheu vem marcada de cinza e as datas que possuem a menor tarifa ficam marcadas de amarelo.
site-da-tam-tela2

Seleção do vôo:

Nessa tela o destaque fica por conta do aviso das tarifas que estão com poucas poltronas vagas. Veja que aparece uma cadeira com o número de passagens disponíveis. Muito legal essa opção de ver o número de poltronas disponíveis. As outras companhias podiam fazer o mesmo.
site-da-tam-tela3

Resumo do vôo selecionado

Não tem muito o que destacar nessa tela. Essa é uma tela que talvez pudesse ser incorporada a alguma outra.
site-da-tam-tela4

Tela de login

Essa tela é apenas para que os clientes TAM Fidelidade se identifiquem.
site-da-tam-tela5

Preencher dados do passageiro

Nessa tela serão digitados os dados do(s) passageiro(s)
site-da-tam-tela6

Tela de erro

Essa tela foi exibida na nossa primeira tentativa de fazer a reserva, nas outras tentativas não tivemos esse problema.
site-da-tam-tela7

Você quer mesmo comprar?

Mais uma vez é exibido um resumo das suas opções com alguns avisos. Nessa tela fomos surpreendidos por um aviso informando que alterações no e-ticket são realizadas apenas nas lojas TAM. Os 3 links do aviso estavam quebrados: Condições de Contrato, Termos de uso e regras do Programa TAM Fidelidade.
site-da-tam-tela8

Preenchimento dos dados do pagamento

Bom, agora é só pagar né 🙂 Nós não pagamos…
Aqui o curioso é que o endereço não é do site da TAM. Na hora de selecionar a forma de pagamento fomos redirecionados para o site https://asp.bpag.com.br/ que é de uma empresa de pagamentos online do UOL.

site-da-tam-tela9

Sem dúvida, essa foi uma excelente mudança. O sistema de reservas da TAM está muito melhor. No caso dos vôos internacionais não tem mais aquela inconveniência de você não ver o preço da ida separado do preço da volta.
Melhor que isso só se a TAM parasse de mostrar aquela tela de sessão expirada pedindo para escolher o país 😉

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos