Smiles lançará novo site completamente reformulado

Leonardo Marques 10 · dezembro · 2014

Se você é cliente Smiles, provavelmente já se irritou com o site do programa alguma vez. Na pesquisa que fizemos em abril deste ano para avaliar os programas de milhas das companhias aéreas brasileiras o Smiles venceu, porém no quesito site ele foi bem pior que o TAM Fidelidade e que o TudoAzul.

Para a alegria de todos clientes, a empresa está mudando radicalmente o site. Nossa impressão foi que eles não aproveitaram muita coisa do site antigo, ainda tem alguns pontos que podem melhorar, mas ficou muito melhor e resolve os principais problemas do antigo. 

Vamos direto ao que interessa, os principais problemas do site antigo eram a dificuldade de login e a pesquisa e de passagens aéreas.

Em relação ao login, nós testamos em vários navegadores e parece que está funcionando legal. Não abre mais uma nova janela e você pode fazer login também com o CPF.

A pesquisa de passagens melhorou bastante. Aliás, agora a pesquisa de passagens da GOL e de cias parceiras é feita no mesmo formulário.

pesquisa-voos-novo-site-smiles
Pesquisa de passagens nacionais e internacionais

botao-ver-datas- proximas A listagem de passagens nacionais tem um botão refazer busca que curiosamente não aparece na listagem de passagens de cias parceiras. Há também um outro botão exclusivo das passagens nacionais, nele tem escrito “posso viajar em outra data”, ao ser clicado ele mostra uma tela com os valores das milhas para viajar em datas próximas. É excelente esse recurso, mas o texto do botão poderia ser mais claro.

listagem-voos-novo-site-smiles
Listagem de trechos nacionais
datas-proximas-smiles-novo-site
Datas próximas

O tempo que você tem para emitir as passagens antes que seja necessário um novo login agora é apresentado de forma bem clara, porém continua sendo um tempo muito reduzido, 20 minutos para passagens internacionais e 10 para passagens nacionais. Se você for emitir várias passagens  ao mesmo tempo será necessário fazer correndo.

A listagem de passagens das cias parceiras algumas vezes ainda é bem lenta, em algumas consultas levou em torno de 1 minuto, mas na maioria dos casos demorou tanto que passou a impressão que não ia retornar nada, porém depois de uns 5 minutos os resultados foram exibidos. Obviamente há uma complexidade em pesquisar essas passagens com milhas nos sistemas das cias parceiras, mas a demora é realmente considerável. Houve um caso nos nossos testes que se passaram os 20 minutos e nenhum resultado foi retornado.

listagem-voos-novo-site-smiles-internacional

A evolução do site foi bem perceptível, mas ainda pode melhorar em alguns pontos e como está em pré-lançamento é bem provável que melhore mesmo nas próximas semanas. O novo site pode ser acessado pelo endereço https://portal.smiles.com.br, mas ainda não está disponível para todos os usuários.

E você, o que achou? Deixe suas sugestões aí nos comentários que certamente o pessoal do Smiles vai considerar.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • TiagoRB

    Ótima notícia!
    Já era hora!!!

  • Bruno Pereira

    Apenas alguns usuários podem acessar o novo site. Inseri meu login e minha senha, e recebi a mensagem de “usuário não autorizado”. Ficarei no aguardo da disponibilização.

  • MARCOS SOBRAL

    Tomara que agora melhorem a política. O Smiles é um dos piores programas que existem para se emitir uma passagem. Quando tem ida não tem volta.

    • Edgard M Elias

      Exato… principalmente pra voos internacionais… praticamente impossível conseguir acertar uma data conveniente, sem falar que geralmente a quantia de milhas exigidas é absurda

      • eduardo

        EXATO !!!

    • Leonardo Carneiro

      A uns tempos atras, procurei passagens para varias cidades dos estados unidos para janeiro. Não tinha uma única passagem no mês inteiro.

    • eduardo

      POLÍTICA DO SMILES – as passagens que normalmente se encontrava por 10000 milhas fora da ALTA temporada passaram para 26000 ! Dizem que dão milhas no CLUBE SMILES mas por outro lado aumentam a quantidade para emissão ! FRAUDE !!!

  • Diogo Marxx Ramirez

    Tentei logar com o CPF e o número do Smiles. Nas duas tentativas não logou, aparece a mensagem de usuário não permitido.

    • Daniel

      Olá Diogo, pode ser que o novo site esteja liberado somente para clientes do clube smiles.

      • Bruno Pereira

        Não acredito que seja isso. Sou cliente do Clube, e não consegui fazer o login.

        • Francisco

          Eles liberaram apenas para alguns clientes previamente selecionados para teste, eu consegui logar pelo da minha esposa, já com o meu deu essa mesma mensagem da sua tentativa.

      • Vilton

        Smiles Ouro e Clube Smiles e mesmo assim sem acesso. Deve ser outra regra.

      • Diogo Marxx Ramirez

        Eu tenho Club Smiles rs

      • Também sou cliente do Clube Smiles e não consegui acessar.

    • vinicius

      Para mim aconteceu a mesma coisa

    • Gilberto

      Idem. Ocorreu o mesmo comigo.

    • Fernando-RJ

      Eu até consegui acessar, porém no meu login ainda está o site antigo.. sou clube smiles

      • John Doe

        Sem convite sem acesso colega, lei a mensagem que está na tela inicial.

    • Marcelo Guimarães

      Idem comigo. Parece ser erro do site mesmo. A mensagem de erro traz um hash, como se tentasse consultar a tabela de senhas, não conseguisse, daí retorna o erro com algo criptografado.

      Usuário não permitido! 355fa7e3-2a57-474b-9920-a19b28df709d

    • Robson

      No site diz: “Neste primeiro momento, algumas pessoas foram selecionadas para acessá-lo. Em breve estará disponível para todos.”
      Para mim também não deu. Vamos aguardar…

  • Euler

    Obrigado pela noticia MD, mais uma vez indispensável informação..

  • wendel santos

    ALELUIIAAAAAAAAAAA

  • Marcio Correa

    Por fora bela viola. Por dentro, pão bolorento. Smiles, “tô fora”!

  • Thiago Castro

    A pesquisa em cias parceiras ainda demora um pouco, mas em comparação ao site antigo esse é MIL vezes melhor. Tá ótimo!!!!!

  • Thiago Castro

    Fiz uma consulta e não achei o vôo de volta (no caso era cia aérea parceira). Não achei nenhum botão para “refazer a pesquisa”. É isso mesmo ou eu que não achei como refazer a pesquisa?

  • Gabriel Tadeu

    Novo site, problemas antigos. Fato que melhorou alguma coisa, mas a pesquisa apenas em 1 dia é de matar ainda

  • maria silva

    O programa smile é muita enganação me cadastrei no programa clube smile que na hora ganharia 4.000 mil pontos e até agora nada. Liguei pra lá, abri uma reclamação disseram que me retornariam em 5 dias uteis, ja fazem mais de 10 dias e nada, descaso total com o cliente.

  • Marcelo Guimarães

    No site “novo” está dando erro (Usuário não permitido! 355fa7e3-2a57-474b-9920-).

    Já no “antigo” eu consigo logar.

    • John DOe

      Cara, acesse a página inicial e leia a mensagem que está escrita lá. Tem poucas linhas. E ai vc vai descobrir o porque vc não consegue logar.
      Vc não recebeu o convite.

  • Adriano

    Inicialmente o acesso é apenas para alguns clientes que receberam o e-mail informando da novidade.

  • Francisco

    Minhas ultimas milhas comprei um homem aranha é uma massinha da Pepa. Smiles never more.

  • junior

    Diamante vai….

    • Danilo Lemos

      Eu sou diamante e nao ta indo

      • John Doe

        Cara, acesse a página inicial e leia a mensagem que está escrita lá. Tem poucas linhas. E ai vc vai descobrir o porque vc não consegue logar.

        Simplesmente não foi convidado.

    • Leonardo Carneiro

      Diamante e club smiles aqui e não vai. Acho que não tem relação =P

  • Edgard M Elias

    Pelo jeito só quem é do Clube tá podendo acessar por enquanto…

  • Rodrigo Dourado

    Gosto das promoções do smiles, mas sempre transferi pra o multiplus porque é muito melhor de procurar. De que adianta ter boas promoções se o cliente não consegue acha-las? vai ter que melhorar muito ainda pra que eu volte a migrar pro smiles, inclusive adicionando a pesquisa por mês!

  • Amaury Luz

    O site mobile conseguia ser melhor que o site versão desktop, claro que nas devidas proproções!

  • Christiano Carvalho

    Estou com acesso ao novo site (categoria prata e membro do clube smiles). Pelo que percebi, a página inicial do portal está muito mais objetiva, sem menus laterais, acessos simplificados e mais visíveis, compatibilidade outros navegadores (ex: Safari) e tablet. A pesquisa de passagens nacionais está excelente: tempo de resposta rápido (menos de 10s), visualização de outros períodos com milhas sem necessidade de nova busca (posso viajar em outra data), recurso de múltiplos destinos e apresentação de resultados consistentes conforme pesquisado. Já a pesquisa de passagens internacionais precisa de correções urgentes: tempo de resposta lento (em torno de 4min), dificuldade em fazer novas buscas e o recurso de múltiplos destinos simplesmente não funciona (ex: pesquisa com ida BSB – CDG no dia X e volta ROM – BSB no dia Y, resultado apresenta ida BSB – CDG no dia X e volta CDG – BSB no dia X. Conclusão: resultado da volta utiliza o mesmo destino da ida como origem e o mesmo dia X). Em breve a pesquisa de passagens internacionais deverá ser melhorada e corrigida. Excelente novidade !!!

  • Oi, pessoal! Estou pra entrar de vez no game das milhas, após uma tentativa frustada por volta de 2011~2012. Vi o post aqui no MD que o Smiles recentemente foi eleito pelos leitores do site o melhor programa pra se acumular as milhas, porém, as críticas quando a navegabilidade do site foram várias. Com essas futuras reformulações (caso elas atendam as principais queixas dos usuários) vocês acham vantagem usar o Smiles, TudoAzul ou Multiplus? Está difícil escolher qual desses focar.

  • Maria Carolina

    Acho o Smiles péssimo!!! Perdi as vezes de quanto reclamei… da última vez tiveram a pachorra de responder minha Reclamação do Reclame aqui 30 dias depois… È o cumulo do desrespeito

  • Calango Aceso

    Sem dúvidas , o site melhorou bastante no quesito de buscas, mas eu já verifiquei uma falha, não consegui visualizar as companhias parceiras nos voos em que a gol opera(Buenos Aires), como por exemplo Katar e Aerolineas. Fiz simulações nas duas versões e na versão antiga eu encontrei passagem por 10k milhas na Aerolineas e na versão nova eu só encontrei voos da Gol por 15k milhas.

  • Luciana

    Site smile em promoção, volta por uma milha para clientes Diamante e Clube Smiles, mas n consegui achar nenhuma passagem Boa sorte aos demais.

  • Fernando Barontini

    Uma ótima noticia. Antigamente era muito ruim emitir bilhetes de companhias parceiras.

    Obrigado, Leonardo.

  • Ótima notícia! Até que não vinha tendo tantos problemas com login há um bom tempo. Mas a pesquisa era algo que precisa melhorar, e muito, mesmo!
    E que o próximo passo seja rever as políticas.

  • Vivian

    A quantidade de milhas continua absurdamente louca…E conforme alguém já informou, Santiago e Buenos Aires não aparece a opção das parceiras aéreas, somente da GOL. Antigamente, tinha voos para Noronha com muita antecedência por 10 mil o trecho, agora é preço de Europa…E BAs e Santiago tb não há mais ida e volta por 10 mil o trecho. Além de ter dificultado a acumulação (agora proporcional ao valor da passagem e tarifa promo não pontua), os pontos para resgate estão absurdos.

    • Douglas Mendes

      Quando eu resolvi “investir” no Smiles também era muito melhor. Infelizmente inflacionou bastante.

      Lembram que quando mudou (para pior) a regra para acúmulo de milhas os trechos que eram sempre 10.000 passaram a custar 6.000 milhas? Porém atualmente só em promoções você consegue voar longas distâncias domésticas com passagens ida e volta por 12.000 milhas.

  • Douglas Mendes

    O botão “posso viajar em outra data” era o que eu esperava. Legal!

  • Sargent Pepper’s

    Gente… Não tenho conhecimento sobre programas de milhagens estrangeiros, mas entre os brasileiros, apesar de todos os defeitos, ainda acho que o Smiles tem OCASIONALMENTE melhores oportunidades que o Multiplus, tais como: executiva para europa a 65 mil milhas e até achei para Bangkok na Qatar por 100mil o trecho na executiva também… Porém realmente a restrição de datas é absurda e quantidade de milhas cobradas muito aleatória: quase 50 mil agora com a TAP para um trecho em econômica…
    Enfim, minha crítica ao novo site é certamente algo que eles não conseguem fazer, porque já devem ter conhecimento desta necessidade mas têm dificuldades técnicas para resolver: listas (assim como aparece para passagens nacionais), a quantidade mínima de milhas exigidas pelas parceiras em datas próximas. Neste quesito o novo site está exatamente igual: tem que fazer a pesquisa manual, dia a dia, e muito lenta… Não existe um “Busca Preço” ou “Busca Milhas” e se você almeja gastar suas milhas om as parceiras exige de você o mesmo tempo e paciência que antes.
    Além disso, para qualquer um que não more em SP ou RJ a emissão é muito arbitrária: o site não permite combinar uma saída de FLN por exemplo a GRU (com a GOL) em econômica e a continuação da viagem com uma parceira em executiva… Ligando para a central (mesmo sendo cliente diamante), além da demora, sempre sou atendido com hostilidade pelo telemarketing, que geralmente se recusam a “montar um trecho”, ou o fazem cobrando taxas extras de R$ 100,00! Isso deveria ficar mais explícito para os clientes: saídas com as parceiras em executivas, só de GRU, BSB ou GIG então? Pode ou não pode resolver por telemarketing?
    Não vi mudança substancial…

  • José Sanches

    Só quem deve poder usar são os clientes top da Smiles, que tem muitas e muitas milhas, o que não é o meu caso…rsrsrs

  • Loraine

    O botão BUSCAR VOOS deveria estar no cabeçalho e ser exibida em TODAS as páginas, quando você explora a página e decide fazer nova busca quebra um pouco a cabeça para achar o bendito botão de novo. A busca de passagens internacionais demorou uma vida também, no site antigo era bem mais rápido.

  • Augusto

    COMO CONSEGUI ACESSAR!

    Sou cliente Diamante e participante do Club Smlies mas não consegui acesso pelo número Smiles e senha.
    Mas tentanto com o CPF e SENHA SMILES, deu certo.
    Não sei se aconteceu apenas comigo, mas experimentem.
    Abraços.

  • Cibele Ferreira

    Impressões sobre o novo site:
    1) Está realmente mais moderno e com a interface mais amigável. Já era hora!
    2) A única pesquisa de trechos que solicitei está carregando há 6 minutos sem exibir resultado. Lentidão absurda… Se for desse jeito mesmo, vai inviabilizar qualquer pesquisa, apesar do visual bonitão do site.
    3) Senti falta da opção de visualizar quantas milhas faltam para eu alcançar o próximo status do Smiles. No site antigo esse é o botão “upgrade de categoria”. Se alguém sabe onde ele se escondeu no novo site, me diga. Se não houver, acho que seria uma boa manter essa opção.

  • Cleber

    Acessei o novo site, mas continuo não encontrando voos de volta de Ushuaia. Encontro o voo de ida, mas na volta impossivel. Pesquisei em Abril, Maio, Junho e Agosto, e não encontrei opção para voltar usando milhas.

  • Dalcione Rossato

    Entrar entra, mas funcionar…. não!!

    Erro

    Erro na busca por disponibilidade: The request channel timed out while waiting for a reply after 00:00:59.9843702. Increase the timeout value passed to the call to Request or increase the SendTimeout value on the Binding. The time allotted to this operation may have been a portion of a longer timeout. –

  • sigma7777777

    Faltou informar no texto parte da mensagem contida no e-mail: “Nesta fase de pré-lançamento, apenas alguns clientes foram selecionados para participar”. Esse pode ser o motivo de vários comentários informando que não estão conseguindo logar.

  • Jayme Prado

    Finalmente, o site atual é um completo lixo.

  • Guilherme Sodré

    Recebi o email com o “convite” da Smiles para acessar e posteriormente avaliar o site.
    Achei com visual moderno, um pouco intuitivo, mas de difícil navegação. A busca melhorou, mas a disponibilidade do site antigo não aparece no novo. Vamos esperar os ajustes para ver se persiste esse “erro”.

  • Silvio Carneiro

    Fiz o teste e achei que pelo menos no visual ele levou uma boa ‘guaribada”. Visual melhorou muito. Não consegui achar a parte de chat e o “Fale Conosco” ainda não está trazendo nada.

    Uma boa alteração em relação ao anterior é que na pesquisa de passagens, quando há conexão ele diz a que horas e onde é. No site anterior eu não conseguia ver isto.

  • Maíra Bonna Lenzi

    Para mim, o principal não mudou: uma opção que permite encontrar passagens em datas próximas à selecionaas para voos internacionais.

  • Fernando-RJ

    Beleza.. agora já está ok !! Muito melhor mesmo!

  • Alexandre

    Consegui acessar. Confesso que fiquei decepcionado. Uns gráficos infantis demais. Colocaram uma foto gigante de um bebe ruivo sem função alguma só para ocupar espaço. Muito blábláblá nada mudou operacionalmente além de acrescentarem a busca multidata POR TRECHO. Sobre a tarifa da volta ficou pior do que estava. Você só consegue enxergar o valor da volta depois que escolhe a da ida. Isso dificulta o planejamento de viagem. Se não me engano no site anterior dava para visualizar ambos trechos. No mais e como sempre as tarifas na estratosfera e dificuldade absurda de encontrar passagem para o exterior em companhias parceiras. Nunca mais transfiro meus pontos para esse programa de milhagem e evito ao máximo voar nessa empresa.

  • Gunther

    Sou Club Smiles e recebi um email da CIA me convidando para os testes.
    MINHA AVALIAÇÃO
    POSITIVO: Muito bonito o novo site. Bastante fácil de navegar. Adorei colocar a Cidade no lugar do Aeroporto para por exemplo Nova York. O tempo de conexão ativa é bem maior.
    NEGATIVO: O site esta muito mais lento. Não existe o mapa de datas, indicando o dia que esta disponível e o menor valor em milhas para a viagem com as parceiras.
    SUGESTÃO: Incluir um campo de multi-destinos exemplo BSB-PAR LON-BSB.

  • Marcelo Dias

    Não consegui entrar!

  • Alexandre

    Consegui acessar. Confesso que fiquei decepcionado. Uns gráficos infantis demais. Colocaram uma foto gigante de um bebe ruivo sem função alguma só para ocupar espaço. Muito blábláblá nada mudou operacionalmente além de acrescentarem a busca multidata POR TRECHO. Sobre a tarifa da volta ficou pior do que estava. Você só consegue enxergar o valor da volta depois que escolhe a da ida. Isso dificulta o planejamento de viagem. Se não me engano no site anterior dava para visualizar ambos trechos. No mais e como sempre as tarifas na estratosfera e dificuldade absurda de encontrar passagem para o exterior em companhias parceiras. Nunca mais transfiro meus pontos para esse programa de milhagem e evito ao máximo voar nessa empresa.

  • Dri Castro

    Verdade, isso é um ponto positivo. Eu cheguei a emitir vôo pra Punta Cana sem saber onde era minha escala, só na confirmação descobri que era em Caracas. E é normal não aparecer as taxas a serem pagas dos vôos de cias parceiras? Por ex, procurei um vôo S.Paulo-Amsterdam, achei o trecho e escolhi, mas não aparecem as taxas. Como saber o valor?

    • Silvio Carneiro

      Em relação à escala em Caracas, é normal deles pois lá o combustível é bem barato. ;-). Já quanto às taxas,até onde me lembro no site antigo quando vc confirma as passagens e antes de digitar as informações do cartão de crédito o valor das taxas está lá.

  • Dri Castro

    Ah, eu não achei prático ter que clicar DUAS vezes para escolher opção “Somente Ida”. Antes todas as opções apareciam e bastava clicar na opção desejada, agora ele fica por padrão “Ida e Volta”, mas se vc quer só ida por ex, tem que clicar em cima e depois clicar mais uma vez na opção “somente ida”. Achei desnecessário o menu dessa forma.

    • John Doe

      Oh amigo, todas as companhias mantem a opção “Ida e Volta” selecionada por padrão. Pois pasmem, é a opção mais utilizada em todo o mundo. Mesmo que viaja a trabalho, volta para casa.
      Mas, é verdade essa parte ficou meio escondida pois vc tem que clicar para selecionar o aeroporto para aparecer a opção. Ponto negativo nessa.

  • Eloisio Sabadini

    Depois dessa noticia, irei até fazer mais compras no meu cartao de credito!!

  • Gustavo

    Mas, para a pesquisa de voos internacionais não mudou nada! Não conseguimos buscar em mais datas como ocorre com os voos nacionais. Então, continuará dificil a pesquisa nesses voos ! Como muito destacado no post , não há o icone ” posso viajar em outra data” para os internacionais!

  • LiL

    Nossa, mas está bem ruim ainda parece. Quando pesquiso por voos internacionais e depois quero editar a busca, mudar o destino etc, some o botão da busca. Tem que voltar no menu principal e começar tudo de novo. Isso acontece com vocês tb?

  • Flavio Aganete

    Recebi um link do smiles para fazer o teste e sugerir melhorias! Não são todos os usuários que tem acesso ainda!Concordo com as melhorias e oportunidades que o MD mencionou neste post.

  • Janes Roberto

    Ficou muito melhor agora com o novo site. Mais bonito e intuitivo. Só precisam melhorar a busca. Informei um campo errado e ao clicar em buscar nada acontecia, nem uma mensagem de validação do campo, nada! No mais, ficou realmente muito bom o site! =D

  • CARLOS

    Caros, eu consegui acessar o site, mas apesar de parecer bem “bonitinho”, a pesquisa por passagens de companhias parceiras ficou impossível….esta semana mesmo eu estive pesquisando no site antigo por passagens internacionais pelas parceiras e a demora foi a normal, é só ter um pouco de paciência que o resultado chega. Sempre teve o inconveniente de ter que ficar mudando a data na mão até achar uma data com disponibilidade, mas isso demorava segundos….Tentei fazer as mesmas buscas no site novo e simplesmente a maioria demora muitos minutos o que inviabiliza ficar mudando as datas a não ser que vc tenha o dia todo para tentar achar um destino disponível…espero que isso melhore senão saímos de um site com problemas para um site PROBLEMA….

  • Guilherme

    Parece que fui um dos escolhidos para testar o novo site. Ficou melhor, mas as passagens em Cias parceiras continua com problemas. fiz vários testes BH-BAR e apresentavam os vôos, mas se eu trocasse o dia, por exemplo, clicando para procurar no dia seguinte, o site fazia a busca por voos e bugava, não mostrado nenhuma possibilidade de passagem.

  • JOSE EDUARDO

    Queria ir para lima com pontos com aerolineas, achei saindo de FLN por 10000 mas não existe volta.

  • Soraia

    Não sei se isso melhorou,mas para viagens internacionais, tem que mostrar todas as opções de cias aéreas e a quantidade de milhas. Pesquisei para daqui a seis meses e várias vezes veio a informação de não ter voo naquela data.Muito estranho.

  • Monique Galvão

    Também estou na mesma!

  • sdrubow .

    Eu consegui acessar, mas fiz uma comparação entre o novo e o velho e está dando diferença nos vôos.

    Simulei GIG-ATL 10/05/2015 – 20/05/2015, no novo não encontra passagem nenhuma, no antigo encontra.

  • Samantha Zarth

    Não estou conseguindo acessar o site do Smiles de nenhum jeito. O problema de login continua pra vocês também? Como estão fazendo a emissão?

  • Marcio Chagas

    Hoje recebi o convite, Smiles reformulado agradou bastante sendo assim entrei para club Smiles que assim seja.

  • Fernando Barontini

    Pena que agora com o novo site, demora décadas para efetuar uma busca…

    O site inteiro parece que está tomando mais tempo para responder as solicitações do usuário

  • Thiago

    Não consigo emitir bilhetes com as cias parceiras através de code share nesse novo portal, antes eu conseguia emitir facilmente LDB-EZE pela Qatar pagando como se fosse apenas um trecho. Agora isso não é mais possível no novo portal, sou obrigado a emitir LDB-GRU depois GRU-EZE pagando o dobro as vezes até o triplo de milhas que era cobrado antes como se fosse apenas um trecho. Espero que arrumem isso logo.

  • PJDN

    Estou usando o novo site, mas a busca está extremamente demorada. O site desta forma está inútil, pois não dá pra utilizar na prática.