Smiles lançará novo site completamente reformulado

Leonardo Marques 10 · dezembro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Se você é cliente Smiles, provavelmente já se irritou com o site do programa alguma vez. Na pesquisa que fizemos em abril deste ano para avaliar os programas de milhas das companhias aéreas brasileiras o Smiles venceu, porém no quesito site ele foi bem pior que o TAM Fidelidade e que o TudoAzul.

Para a alegria de todos clientes, a empresa está mudando radicalmente o site. Nossa impressão foi que eles não aproveitaram muita coisa do site antigo, ainda tem alguns pontos que podem melhorar, mas ficou muito melhor e resolve os principais problemas do antigo. 

Vamos direto ao que interessa, os principais problemas do site antigo eram a dificuldade de login e a pesquisa e de passagens aéreas.

Em relação ao login, nós testamos em vários navegadores e parece que está funcionando legal. Não abre mais uma nova janela e você pode fazer login também com o CPF.

A pesquisa de passagens melhorou bastante. Aliás, agora a pesquisa de passagens da GOL e de cias parceiras é feita no mesmo formulário.

pesquisa-voos-novo-site-smiles
Pesquisa de passagens nacionais e internacionais

botao-ver-datas- proximas A listagem de passagens nacionais tem um botão refazer busca que curiosamente não aparece na listagem de passagens de cias parceiras. Há também um outro botão exclusivo das passagens nacionais, nele tem escrito “posso viajar em outra data”, ao ser clicado ele mostra uma tela com os valores das milhas para viajar em datas próximas. É excelente esse recurso, mas o texto do botão poderia ser mais claro.

listagem-voos-novo-site-smiles
Listagem de trechos nacionais
datas-proximas-smiles-novo-site
Datas próximas

O tempo que você tem para emitir as passagens antes que seja necessário um novo login agora é apresentado de forma bem clara, porém continua sendo um tempo muito reduzido, 20 minutos para passagens internacionais e 10 para passagens nacionais. Se você for emitir várias passagens  ao mesmo tempo será necessário fazer correndo.

A listagem de passagens das cias parceiras algumas vezes ainda é bem lenta, em algumas consultas levou em torno de 1 minuto, mas na maioria dos casos demorou tanto que passou a impressão que não ia retornar nada, porém depois de uns 5 minutos os resultados foram exibidos. Obviamente há uma complexidade em pesquisar essas passagens com milhas nos sistemas das cias parceiras, mas a demora é realmente considerável. Houve um caso nos nossos testes que se passaram os 20 minutos e nenhum resultado foi retornado.

listagem-voos-novo-site-smiles-internacional

A evolução do site foi bem perceptível, mas ainda pode melhorar em alguns pontos e como está em pré-lançamento é bem provável que melhore mesmo nas próximas semanas. O novo site pode ser acessado pelo endereço https://portal.smiles.com.br, mas ainda não está disponível para todos os usuários.

E você, o que achou? Deixe suas sugestões aí nos comentários que certamente o pessoal do Smiles vai considerar.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos