Smiles anuncia novo regulamento com grandes mudanças

Leonardo Cassol 24 · agosto · 2015

O Smiles divulgou um novo regulamento, que entrará em vigor a partir do dia 20 de novembro de 2015, para todos que já são membros, e na data de adesão, para os novos inscritos. Confira as principais novidades anunciadas pelo programa e a análise do Melhores Destinos sobre as mudanças.

O novo regulamento tornou o programa um pouco mais complexo e, digamos, menos previsível. Na prática, é quase um “cheque em branco” para os administradores do Smiles, pois: (i) extingue a tabela que definia valores mínimos e máximos para o resgate de passagens em voos nacionais e internacionais da GOL e dos demais parceiros; (ii) impede a alteração de bilhetes Smiles; (iii) deixa de determinar as regras de acúmulo de milhas e de bônus em voos GOL, dando liberdade a Smiles de modificar os atuais valores sem precisar alterar o regulamento; (iv) permite que se modifique, a qualquer momento, as regras relativas aos cartões Smiles, inclusive mediante o lançamento de novas categorias ou alterações das atuais.

Importante ressaltar que, até que se prove o contrário, as mudanças não impactam significativamente a vida dos clientes do Smiles, se comparado às práticas atuais. Mas elas conferem um grau de liberdade bastante elevado para o Programa fazer isso no futuro, tanto para o bem, como para o mal. Confira o que mudou!

Novo-Regulamento-Smiles

Principais Alterações:

  • Nova precificação flexível de passagens (itens 12.1.1 e 12.1.2): o número de milhas necessário para se resgatar uma passagem poderá variar indefinidamente e dependerá: da disponibilidade do prêmio pelos parceiros; das condições de oferta e de demanda; da disponibilidade e do preço de assentos no mercado à vista e de milhas (considerando os concorrentes); da antecedência da compra; de períodos de alta demanda, tais como feriados e datas comemorativas; do custo de aquisição do prêmio pela Smiles; das condições e índices macroeconômicos (como a cotação do dólar, por exemplo). Trata-se de uma equação complexa e quase indecifrável. Na prática, a Smiles cobrará o valor que quiser. O programa já caminhava nessa direção, mas agora formalizou e radicalizou sua posição. Os participantes não vão saber com antecedência o quanto precisarão acumular em milhas para emitir uma passagem aérea, o que é muito ruim. Mais difícil ainda pode ser ver o programa cobrar mais de 50 mil pontos por um trecho doméstico.
  • Proibição de alterações em bilhetes Smiles (itens 13.5 e 13.6): para alterar qualquer bilhete Smiles será necessário cancelar a passagem original e fazer uma nova emissão. A validade das milhas reembolsadas não se altera. Nesse sentido, caso elas expirem nesse intervalo, não haverá restituição. É possível também que, no futuro, a Smiles aumente as taxas para cancelamento de bilhetes, ou crie uma taxa para emissão de passagens, como fazem alguns programas de outros países.
  • Exclusão do Anexo I do Regulamento – Regras de Acúmulo de Milhas Smiles com a GOL: essa parte explicitava justamente as regras para acúmulo de milhas em voos GOL, sendo hoje 2 milhas por R$ 1 gasto em voos na tarifa programada, 3 na tarifa flexível e zero na promocional. Definia também a quantidade de milhas acumuladas em voos internacionais da GOL, sendo 5.000 por trecho em voos para os Estados Unidos, 3.000 para a América Central e o Caribe e 1.000 para a América do Sul. E, por último, mencionava o bônus por categoria Smiles, sendo 100% para Diamante, 50% para Ouro e 25% para Prata. Não sabemos o que vai ser alterado. Mas, certamente, o Smiles não excluiu uma parte tão relevante do regulamento à toa. Será um mau presságio para o futuro? Ou boas novidades virão por aí?
  • Permissão para alterar todas as regras relativas aos cartões Smiles: novamente, não dá para saber o que o Smiles pretende com essa nova cláusula, mas ela permite, a qualquer momento, mudanças nos benefícios oferecidos para as diferentes categorias de Cartão Smiles (Prata, Ouro e Diamante), bem como o lançamento de novas categorias ou alterações das atuais.
  • Possibilidade de cancelamento de contas Smiles com saldo zero e sem movimentação por um período superior a 12 meses (item 5.5): é uma regra que não faz nenhum sentido, pois é como se o Smiles fosse excluir um de seus clientes apenas porque ele não dispõe de saldo e movimentação no programa. Será que no futuro tentarão nos obrigar a comprar milhas ou a fazer parte do Clube Smiles, sob a ameaça de expulsão?

Não há como prever exatamente como o Smiles vai se comportar a partir de 20 de novembro. Por um lado, o programa enfrenta a concorrência do líder Multiplus e dos emergentes Amigo e TudoAzul, o que pode ajudar a inibir novos aumentos significativos nos valores de resgate e de acúmulo de milhas praticados hoje, cuja tabela já permitia a prática valores extremamente elevados. Por outro, seu histórico recente não inspira muito otimismo, tendo em vista as sucessivas mudanças negativas implementadas nos últimos anos ou, ainda, os problemas na disponibilização de vagas em voos de empresas parceiras, como tem ocorrido com Delta e com a Aerolíneas Argentinas, prejudicando os clientes.

Confira na íntegra o novo regulamento do Smiles, que entra em vigor dia 20 de novembro, e o regulamento atual, que fica vigente para os atuais membros até essa data.

Na nossa avaliação, não há motivos para sorrir com o novo regulamento da Smiles. A imprevisibilidade e complexidade trazidas pelas novas regras aumentam a assimetria de informação, tornando o acúmulo de pontos no programa um “investimento de risco”. A ressalva positiva é que, pelo menos dessa vez, as mudanças foram informadas com antecedência e transparência. É o que se espera de um programa que deseja fidelizar os seus clientes, mas que às vezes parece se afastar de seu propósito original.

Vamos torcer para que o Smiles acerte a mão nas promoções e no uso do novo regulamento, e que continue inovando e apresentando novidades interessantes aos seus clientes.

E você, o que achou dessas mudanças? Acredita que o Smiles vai usar a liberdade dada pelo novo regulamento para trazer novidades positivas ou negativas para seus clientes? Comente e compartilhe sua opinião conosco e com nossos leitores!

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Pedro Mello

    ou seja! passagem por milhas agora só em baixa estação. e para voos nas terças feiras as 4 da manhã. ainda mais pelas parceiras!
    Fora isso vão cobrar 100mil milhas para ir aos EUA

    • Rafael Poggi

      já estao cobrando

  • Mah

    Cada vez mais a gol se torna aquelas low cost malvadas e mesquinhas.
    MAS SEM PREÇO DE LOW COST.
    Vai entender…

    • Tiago Cardoso

      Exato!!!

  • Gabriela Pinto

    Feliz por ter transferido para a TAM.

    • Felix Junior

      Vou fazer o mesmo. Jogar tudo para outros!!

    • Messon

      Nunca mais eu vou de gol. Esta péssima como nunca. Mudei pra tam na promoção do melhores destinos e ainda ganhei 40% de bônus.

  • Felix Junior

    Vou fazer o mesmo. Jogar tudo para o Multiplus!

  • Tiago Costa Do Vale

    Vou abandonar o Smiles. Já chega. Só piorando cada vez mais!

    • Felix Junior

      Idem!!

  • Lilian Vieira Dos Santos

    Vou correr para utilizar as minhas milhas antes que eu perca tudo….

    • what_the_hell??

      tá tudo tão caro no Smiles que fica até difícil usar as milhas existentes!

      • Daniel B. Ferreira

        Vou fazer isso também! O duro está sendo queimar as mlhas que tenho, pois as promoções estão uma bela porcaria…Que fiasco essa Gol!

  • Fabrício Pinho

    Está chegando o momento de abandonar o Smiles e partir para outra opção. Me decepcionei recentemente com programa após acumular milhar para uma viagem internacional e consegui-la, tive a data da viagem alterada sem nenhuma explicação e o Smiles “lavou as mãos”.
    E agora essa mudança. Uma pena, foi um belo apoio durante muitos anos. Vamos em frente.

    • Wagton Rogério

      Também foi o meu caso. Comprei para Santo Domingo, me planejei e tudo. Descobri q mudaram tudo e nem avisaram.

  • mariostefa

    É a Gol, acabando com o smiles. Parabens Gol. Já num botava muita fé nesse Smiles, vou continuar pontuando no Multiplus.

    • Paulo

      Na verdade são duas empresas distintas. Se a GOL ainda fosse dona do Smiles, provavelmente não estaria esse carnaval pois enquanto a Smiles era da GOL, era um programa de fidelização (pensamento na satisfação do cliente). Agora, separadas, a Smiles virou uma empresa que visa somente lucro.

      • Antonio

        Entendo que sejam duas empresas diferentes.

        Mas as práticas do Smiles me afastam da Gol porque COM CERTEZA o programa de milhagem é um quesito que levo em conta ao comprar uma passagem, depois do valor do bilhete.

        Se a diferença de preços for pequena, prefiro viajar com quem me dá pontos mais valiosos.

        Nota zero pra Gol e Smiles

      • Henry

        Paulo,
        O fato de serem 2 empresas distintas não significa, a priori, que a Gol NÃO manda no Smiles… é uma questão de controle acionário de ações que deem direito à voto nas decisões da empresa e que elejam a diretoria executiva e conselho de administração..
        Se a GOL não tivesse controle sobre o Smiles, este não teria adiantado quase 80% de seus recursos, comprando passagens antecipadas na Gol…

      • what_the_hell??

        Mas para ter lucro ela deve ter Clientes!
        Se começa a piorar tanto o programa gera uma debandada grande de clientes e aí já era!
        Uma pena, pois acho q em alguns aspectos o Smiles já foi o melhor programa do país até um tempo atrás.

  • Alvaro

    Definição do programa smiles: CADA VEZ MELHOR, PARA A GOL, E CADA VEZ PIOR PARA OS CLIENTES. NAO ENTENDO, COMO APENAS UMA DAS PARTES DO CONTRATO TEM O DIRETO DE ALTERAR TUDO NO MOMENTO EM QUE QUISER. ENQUANTO A OUTRA PARTE APENAS TEM QUE ACEITAR E SE ADAPTAR?
    Nao entdndo como este programa piorou tanto ao longo de 10 anos.

  • Jorge Pizarro Esteves da Costa

    Já havia visto os novos termos ontem, e ficou óbvio que são para pior. Caso a mudança fosse positiva o programa não faria apenas um comunicado tosco somente para cumprir obrigações legais. Faria muito mais estardalhaço.

    Simples deveria substituir seus e-mails idiotas por “365 razões para NÃO sorrir”

    • e eles ainda vão fazer mais um ano de 365 motivos, agora me diga, PRA QUE FAZER ISSO?

  • Hermes Hs

    Duvido muito que haverá benefícios! Mas nada é impossível. Se ficar ruim, saio do Clube Smiles, além de não dar mais preferência a Gol. Assim que a cia começasr a ser boicotada e isso significar menos lucro, menos receita, ocupação baixa eles reagem. Eu não darei preferência a uma cia que não dá preferência para mim. Acredito que dos piores, o múltiplus está menos pior e o Amigo e Tudo Azul, que são novatos tendem a serem melhores.O Amigo, acredito eu, que siga o lifemiles, que eu achava que estava ruim, porém, como podemos ver tudo pode piorar rsrsrs.

    • Paulo

      Emiti RIO -> JPA semana passada para voar sexta-feira agora por 4mil o trecho no programa Amigo. Sem promoções nem nada do tipo.. é uma pena que a Avianca tenha tão poucas rotas.

      • Felipe

        Concordo! Aqui em FOR só dá pra usar TAM e GOL praticamente. Avianca só se for pra GRU e Azul sem comentários.

      • Hermes Hs

        Pelo que estão publicando aqui, são as últimas semanas. Mas acredito que não irão conseguir ficar pior que a GOl rsrsrs.

    • Orem B. Hartuing

      Amigo, as milhas pontuadas com o Clube Smiles, que já eram caríssimas, agora não valem mais a pena com a falta de possibilidade de previsão da quantidade de milhas necessária para uma passagem. Corra dessa Clube Smiles. Isso é só uma ferramenta para tirar dinheiro de nós menos esclarecidos financeiramente (eu já caí nessa também)

      • Hermes Hs

        Orem,

        Boa tarde,

        Antes era mais barato ter milhas smiles pagando 30 reais por mês do que viajando com a próprioa Gol. visto que pelas regras atuais, se ganha por exemplo 2 milhas/R$ gasto(tarifa programada). Por 30,00 adquiríamos 1000 milhas, sem precisar gastar R$ 500,00. Para mim, pelo menos, funcionava como uma poupança de milhas, que pude acumular com milhas adquiridas na KLM e emitir um bilhete ida e volta para o Chilhe por 26k, que é razoável, e ainda valia a pena. Porém, como colocado pelo MD e eu concordei, não vale mais a pena, visto que, se antes eles já faziam muitas coisas absurdas, agora terão a possibilidade de fazerem o que bem entenderem. E como o MD colocou, isso é um investimento de alto Risco! E eu, pelo menos, não quero um investimento de alto risco em Milhas rsrsrs. Até a CVM tem regras mais claras e seguras para o mercado de ações do que a Gol para o Smiles.

        Como, viajo sempre, vou buscar acumular milhas em outros programas como Múltiplus e Advantage. E já fiz o cancelamento do Clube Smiles quase agora, o que adianta ter salas VIPS e um programa de milhas indo por água abaixo? É realmente uma piada. Li na matéria nova sobre as salas vips, que eles tem o maior número de viajantes a negócios… Óbvio, as empresas compram as passagens, portanto, escolhem os custos. Agora, eu acredito que para os executivos que podem escolher, dúvido que, dessa parte, mais que 10% escolham a GOL.

        E tenho que concordar, que o atendimento da TAM é pior, pois, já tive inúmeros problemas com eles, inclusive judiciais, mas infelizmente, vou pela menos pior. Oviamente preferência é uma questão pessoal, porém, prefiro a Azul e Avianca seguido da Gol em atendimento do que a TAM. E a TAM, ****AINDA****, como programa de Milhas Nacional.

  • Rodrigo Patzlaff

    Motivo para chorar n. 1.

  • Mah

    Duro mesmo é morar no interiorrrrrrrrrrrrrrrrr e só ter a Gol (ruim) e a Azul (cara) a disposição…

    Fazer o que, respirar ar limpo tem seu preço rsrs 🙁

  • André Luis

    O jeito é torrar os pontos que tenho na smiles e partir pra outra.

  • Matheus Rocha

    Péssimo, nessas condições, o Multiplus continua vantajoso…

    • Ana Lopes

      Desde que implantaram o Club Smiles já deixaram claro que o associado comum não lhes é mais interessante. O jeito é focar no Multiplus.

      • Matheus Rocha

        Cancelando Club Smiles…. não vai valer nada mesmo pelo jeito….SP>GYN vai ser 20.000 o trecho kkkk

        • Fefê

          Oi Mateus, para o meu trecho já esta 20k (em promocao) O que anda achando por ai são trechos de 29k ou seja 20 mil, virou promoção. Ridículo.
          Adeus Smiles.

  • Feliciano Martins

    Isso é verdade mesmo ou pegadinha? Por favor me acordem e digam que era só um pesadelo!
    Valeu MD!

  • Jorge Washington

    Acabaram com o programa, quem aproveitou pra usar aerolineas se deu bem. Peguei 10 mil pontos pra el calafate com stopover em em Ushuaia. A festa acabou!!!

    • Paulo

      Também aproveitei essa mamata da Aerolineas.. já era, negócio agora é acumular em empresas gringas porque Brasil, não sobrou nenhum programa bom.

      • Jorge Washington

        Essa mamata já era, tb aproveitei pra pegar el calafate para trelew conhecer península valdes. Tô indo mês q vem so com milhas fazer um tour na patagônia. Mas eu esperava q a festa não ia durar muito pq tava mais barato ir pra Argentina q viajar com gol pelo Brasil

        • Mariana

          Me contem como conseguiram! Não consigo emitir pra Ushuaia de jeito nenhum!!

      • Hugo Leonardo

        Você fala isso como se lá fora estivesse bem, quem ganhava por milha voada na Delta, ganha por dólar gasto, GRU/SYD que dava 29k milhas, agora dá entre 2,5k e 4k (depende do que pagar), e também aumentaram o valor para resgatar passagens. Será que foi daí que a Gol copiou a ideia? AHahAHAHah

  • rodenbuschneto

    E eu que passei um bom tempo priorizando transferências para o SMILES, tempo perdido, assim como na assinatura do Clube Smiles que já não anda tão vantajoso. “(ii) impede a alteração de bilhetes Smiles”. =(

    • Paulo

      Imagina quem comprou uma pancada de milhas nas últimas promoções.. devem estar p da vida.

      • rodenbuschneto

        Verdade amigo. Nunca comprei milhas no Smiles, nem mesmo em promoções, mas nesse momento quem comprou deve estar bem arrependido. Lamentável!

        • Carlo Castellanelli

          Me ferrei nessa tb, entrei no clube, transferi tudo pra essa porcaria e agora se f**

      • Célia Amaral

        Paulo, eu sou uma delas, transferi tudo pra Smilles na promoção do BB , p da vida é pouco rsrs
        Nós estamos com o poder,quem precisa da fidelidade dos clientes são eles, então, boicotar é a solução, Smilles NUNCA mais

        • Marcos

          Calma Celinha nem tudo está perdido, você pelo menos não paga anuidade no Smiles Platinum conforme explicado anteriormente em detalhes. O Smiles é uma batata que está assando. Acabei de retornar de Manaus, voo direto e diurno por 4 mil milhas o trecho. Já, já aparece uma promo no capricho e aí é só a agenda ajudar. Não desanima não, toca em frente. Na ida GRU-MAO peguei voo lotadíssimo mas com o cartão Smiles Platinum além de 20 kg extras de bagagem (23 + 20 = 43 kg) fui um dos primeiros a embarcar pois os portadores desse cartão são prioritários, nessas horas somos tratados como gente pelo Smiles, pense nisso. Estava deliciosa esta batata assada … e já coloquei outra no forno para assar. Acho que até o final do ano papo essa que está assando. Outra, só Gol e Azul vão para Fernando de Noronha, não sei se esse destino está na sua lista de consumo, mas vale a pena refletir com calma antes de sair do Smiles. Eu te desejo muito sucesso!

          • rodenbuschneto

            A questão do Cartão Platinum é muito relativa. A notícia diz respeito as regras do Smiles em si e não de serviços “extras” tais como o Cartão Platinum.

          • Marcos

            Eu sei, amigo, mas 4 mil milhas GRU-MAO cada trecho é de se aproveitar, concorda? Encontrei um lá em Manaus que só foi pro final de semana aproveitando a tarifa super baixa. O meu comentário acima falando dos benefícios do cartão Platinum é porque a colega tem anuidade grátis, uma razão a mais a favor do Smiles. Qualquer um é livre de ficar ou sair. Por enquanto eu fico. Abraços.

          • rodenbuschneto

            Entendo e concordo amigo! Apenas quis ressaltar que o cartão é um produto a parte, faz quem quer como você mesmo falou e não está dentro das mudanças anunciadas nesse post. Também continuarei com o cartão Platinum, apesar das possíveis desvantagens do SMILES, acho que compensa pelos benefícios de check-in prioritário, bagagem extra etc, como você bem lembrou! Abraço.

          • Célia Amaral

            Marcos, coloquei a batata no forno e está quase queimando rsrs A última promoção legal pra Punta Cana acho que foi em setembro 2014 por 13 mil saindo de BSB e acredite em qustão de segundos eu perdi (dia 23/10 á 2/9) até ontem não existia mais vôo e quando encontra 80 mil Ufaa
            Fernando de Noronha ainda não conhecemos, é uma boa pedida.
            Valeu!

          • Hermes Hs

            Fernando de Noronha pela United (que piorou o programa tbm), mas mesmo assim sai por 12.500 cada trecho, emitindo Mileage Plus e voando com a Azul parceira da United. A cia piorou o programa, mas não aumentou absurdamente as milhas para resgatar passagens. Piorar os programas infelizmente é uma tendencia que está acontecendo com todas as cias no mundo, mas priorar a forma de acumular e a forma de resgatar aumentando absurdamente as tarifas, só poucas, como a GOL/Smiles está fazendo!

  • Renato

    Simplesmente não teremos mais vantagem com o smiles. Agora só quero saber se a tabela para emissão dos parceiros pode sofrer com essas mudanças?

    • Paulo

      Dos parceiros também sofrerão mudanças.. está escrito no texto.

  • Pâmella

    Multiplus e TudoAzul estão ganhando do Smiles.
    Se muita gente já evitava a Gol, agora teremos mais um motivo pra não voar nessa cia. low cost que têm preços altíssimos e pontos para resgastes de milhas fora da realidade.
    Pra quem usa o Premmia dos postos BR, a solução é transferir os pontos pro TudoAzul ao invés do Smiles.

  • Dauri

    Novas regras e velhas falhas, onde estão os voos da Aerolíneas que sumiram a mais de 45 dias, numa total falta de respeito com o cliente, estou tentando fidelizar pontos na Gol, mas olha ta cada dia mais dificil,é torrar o que tem em qualquer trecho e sair correndo antes que me deem a chave para fechar a porta.

  • Luciano

    As regras precisam ser claras! Os órgãos reguladores podem implicar com a Smiles! Nos dias de hoje com a concorrência das outras …. Acho que a Smiles pega a contramão da crise!
    Por hora, NÃO TRANSFERIREI PONTOS PARA SMILES!

  • Petista Lenista Marxista

    O que já era uma bosta ficou ainda pior.
    Olha, vou usar logo essas milhas e nem pensar nessa merda de programa.
    Só ficou bom para a empresa, porque para o cliente ficou uma merda.
    Eita programinha bosta.
    Bem que poderia rolar uma campanha de boicote ao Smiles. O que acham pessoal?

  • Antonio

    Cada vez pior.
    Estou feliz por nunca ter transferido pontos do cartão pro Smiles e por nunca ter assinado o clube smiles.

    Meu único motivo pra sorrir é que a Avianca e a TAM tem oferecido bons preços de passagem REC X GIG.
    Assim posso ter o prazer de desprezar a Gol.

  • Nicholas Ramos

    Ainda bem que usei 77K milhas em Julho… raspei a conta… daqui pra frente vou segurar os pontos no cartão até decidir para onde vou mandar!

  • MTorres

    Parabens Smiles.

    Levando pro buraco uma marca tão boa.

  • Ines

    Tenho Smiles desde que eram da Varig…. Agora vejo que é hora de acabar com as milhas que tenho.

  • Fábio Oliveira

    Voltando a acumular somente no Múltiplos, em 3, 2…

  • Eduardo Rodrigues

    Conselho de um especialista em levar cano:
    É mais seguro comprar ações das empreiteiras investigadas na OPERAÇÃO LAVA-JATO, do que transferir milhas para o SMILES.

  • A solução é até bem simples:

    1) Torrar as milhas até novembro
    2) Cancelar o cartão do Smiles
    3) Mandar eles a m…
    4) Mandar pontos para outro programa.

  • Cristiano

    Desde esse lançaram esse Club Smiles que fica cada vez pior. Eles distribuem milhas de todas as formas e pra resgatar qualquer trecho nacional cobram 30 mil milhas. Só se consegue passagem a um preço justo em promoções. Vou continuar acumulando apenas em Multiplus, TudoAzul, Amigo e internacionais. Não adianta fazer promoção de transferência pra na hora de trocar pagar 3x milhas. Mas pior que eles ainda pegam muita gente com essas falsas promoções…

  • Guilherme da Silva

    Tenho Smiles desde a época da Varig…
    O programa começou a ficar ruim quando aumentou a tabela para os EUA… quando fizeram isso eu cancelei a assinatura do Clube.
    Em seguida o Smiles foi só morro abaixo… eu dei prioridade para a Gol, parceiras e para o Smiles até o mês de dezembro do ano passado… em janeiro já comecei com a Azul… mês passado limpei minha conta no smiles, e não passo nem perto mais…
    Uma coisa no regulamento novo é boa: por favor, Smiles desative a minha conta.

    • what_the_hell??

      kkkk
      É rir pra não chorar!
      To com milhas com eles ainda e já tentei mas ainda nao consegui gastar com decência! E olhe q qdo falo decência significa pagar menos de 20k no trecho nacional!!!

  • Carlo Castellanelli

    Porcaria de Smiles, já queria ter saído antes por causa de problemas com 2 viagens minhas, e ainda dei uma chance…esse programa tá falido, cada vez mais ridículo

  • Aldo

    O engraçado é o Smiles cancelar a conta do cliente por não ser tão ativo quanto eles querem, me deixe viu…

  • lucf2

    Fechou-se um ciclo. Primeiro vende-se milhas “a rodo” até a galera ficar entupida, depois muda-se a política e quantidade de milhas para emissão (que já piorou muito). Junte-se a isso o dólar mais caro (o que dificulta o acúmulo de pontos em cartões). Pensar que tempos atras era muito fácil achar voo domestico por 10 milhas em qualquer epoca do ano. Agora …

  • Carlos Marques

    Eu era fiel ao TAM Fidelidade a uns 3 anos atrás, para quem lembra ele alterou a tabela, uma atitude bem ruim aos participantes, nesse momento eu mudei para o Smiles que era ótimo. Hoje estou voltando ao Multiplus, pois vejo muitas boas promoções no Multiplus depois de sua entrada no Oneworld, e espero, honestamente, que a LAN e a TAM irão unir seus programas de fidelidade com a adoção da nova marca única, ou seja, Multiplus em 3, 2, 1…

  • Henry

    Não sei porque as pessoas estão surpresas com o Smiles… há muito tempo eles têm mostrado que não merecem o respeito e fidelidade das pessoas… já mostraram que são totalmente d.e.s.o.n.e.s.t.o.s com os clientes.. e só querem saber de vender milhas…

  • Laura

    Podem até cobrar o que quiserem, mas até se pagar o que pedem…!

  • Gilson Gehring Junior

    A cada dia que passa o Smiles se esforça pra ser o pior programa de fidelidade das aéreas!
    Assim, TUDO AZUL e AMIGO ganham força como minha segunda opção.

    • Hugo Leonardo

      Segunda opção não, PRIMEIRA OPÇÃO, por favor.

  • Filipe Calado

    Foquei no Smiles e fiz o Clube Smiles para, logo em seguida, eles começarem com essa palhaçada? Complicado…vou torrar as milhas que tenho lá e focar no Multiplus.

  • Breno Vieira

    Pena q ainda tenho umas 100 mil milhas na Smiles.

    Melhor msm é gastar essas milhas o mais rápido possível!!!

    • Evandro Gardenali

      Milha boa é milha gasta… 😉

      • Breno Vieira

        Disse tudo.

    • Victorio Krause

      Tire uma ida e volta para a Asia com essa quantia!

      • Hugo Leonardo

        Cacei vááárias datas ontem, 100mil o trecho na econômica pela Ethihad, se penar muito, você acha por 80mil o trecho. Tem por 300mil na executiva em todos os dias. Dois meses atrás, eu tinha achado por 35k na Qatar, ela mal aparece nas buscas agora.

        • Victorio Krause

          Isso varia um pouco, tente daqui um mes…ou procure de madrugada!

          • Hugo Leonardo

            O que eu quis dizer, é que o negócio virou uma loteria. Quando você “planeja” juntar milhas, você tem uma expectativa de fazer uma viagem lá na frente. Só que agora, você não sabe nem das regras para juntar e nem das regras para resgatar. Vai ser puramente sorte, só que quem decide a sua sorte é uma empresa que visa lucro, não visa a sua satisfação. Ou seja, não vale a pena o seu esforço para ser fiel a um programa absurdamente tendencioso e benéfico só para o Smiles. É melhor tentar ficar neutro, deixas seus pontos no cartão de crédito até o último momento, não comprar milhas, sair do Clube Smiles, porque, na grande maioria das vezes, o preço da passagem em dinheiro ou sai mais barato ou elas por elas, só que você não compromete o seu dinheiro em milhas que não sabe como estará lá no futuro, você fica livre para usar qualquer promoção de qualquer empresa a hora que surgir. Concordo que há uma ou outra que vale a pena, mas é um número tão reduzido, e pelas novas regras, tende a ficar mais reduzido ainda. Mas não vai acabar, eu sei, senão eles morrem de vez.

          • Celio Resende Diniz

            Concordo 100% com seu comentário. Tenho acompanhado e constatei tudo o que disse. Parece um cassino. As vezes, tendo sorte dá para emitir passagem para 1 pessoa. Se são 2 não tem disponibilidade. O Clube Smiles deveria servir para fidelizar mas o desconto que dão em milhas comparando com quem não é do Clube é desprezível.

  • Breno Vieira

    Run, monkeys. Run!!!

  • Guilherme da Silva

    Acabei de entrar em contato com o Smiles para me descadastrar do programa…

  • Bruno Simões

    Smiles conseguiu me perder como cliente assim que li as mudanças. Cancelei o Clube Smiles e vou cancelar o cartão BB Smiles Platinum essa semana.

  • Vinicius Chaves

    as mudanças nunca ajudam os clientes…

  • O Smiles esta seguindo a mesma corrente de pensamento do Itaú, ou seja, vamos piorar o programa de pontos já que não podemos acabar com ele.
    Eu mantenho o Clube Smiles até o momento em que eles atualizarem para R$ 35,00 minha mensalidade, e mantenho o cartão de crédito BB Smiles Platinum até acabar o período de anuidade grátis.
    Torço muito mesmo para que o programa Amigo absorva essa gama de insatisfeitos com o Smiles, mas que ele se mantenha coerente, não vire um Tudo Azul da vida, que começou bom mas depois surtou de vez.

  • Ai você pensa nos concorrentes.

    Precisei cancelar um trecho emitido com milhas na Azul e a multa é R$140,00!

    Preferi perder 5000 pontos do que pagar isso.

    • Bruno

      Entra no reclame aqui… com a gol dá certo! Devolvem sem multa alguma.

      • Obrigado pela dica, cadastrei no reclame aqui e no consumidor.org.br

      • Luka75

        OI, Bruno!!Como assim “devolvem sem multa alguma”?? Eu tive q cancelar 3 passagens que havia comprado com milhas, pra Natal, e tive que pagar $ 120,00 POR TRECHO para tê-las de volta.. Morri em R$ 720,00!!!

        • Régis

          Mas aí é um caso que concordo com a cobrança. Do contrário a galera sai reservando passagens a rodo, diminuindo os assentos disponíveis, e em cima da hora cancela sem multa. A companhia ficaria no prejuízo.

          • Não é cancelar sem multa, mas 140,00 por trecho é muita coisa!

        • Cristiano Alencastro

          Concordo com o Regis, tem que ter multa sim e tem que ser salgada. Mas quem fica no prejuizo é quem realmente quer viajar que não vai achar passagem pois sairam reservando a rodo

  • Danilo Silveira

    E pensar que entrei para o tal club smiles, adquiri o cartão de crédito deles…Agora é torrar as milhas que tenho o quanto antes e cair fora..Como diria o corvo de Allan Poe, “Never More”…

  • Aparecido dos Santos Norte

    Infelizmente quem acreditou neste programa de 3 anos pra cá só vai ficar com o prejuizo. Smiles a caminho da falência.

  • YURI FAMINI

    É Smiles, assim não tem como te defender, migo! Vou resgatar um bilhete com as milhas que tenho por lá, e migrar para o Amigo. Porque o Smiles não soltou essa péssima noticia antes? Deixei de me cadastrar nessa promoção por causa do Smiles, para não ficar cheio de programa de milhas, visto que já tenho Smiles e LifeMiles. Ainda da tempo de eu me cadastrar.

  • Valeria

    hahahahahha…piada!! To saindo fora do Smille! Sempre uma fortuna os trajetos, ate agora ( mais de dois meses) ainda nao creditaram as milhas de um voo internacional com as parceiras e o atendimento é pessimo!

  • Bruno

    Acabei de cancelar o clube smiles… Peguei algumas boas vantagens mas agora já era… Vou acumular para multiplus.

  • thebestof80

    Acho engraçado que toda vez que alguém reclamava do Smiles aparecia alguém pra defender o programa dizendo que tinha conseguido emitir com grande vantagem um determinado trecho. Agora pergunto: Vale a pena pagar R$ 9,90 por pontos ou qq outro valor se no dia seguinte a tabela é reajustada ou as regras mudam? Lamento por quem ainda acredita no programa, mas pensem muito antes de transferir seus pontos. Pode até aparecer um trecho interessante com poucos pontos, mas certamente no final quem vai pagar a conta é o passageiro. Já passou da hora de regular essas empresas de “venda” de milhas.

  • Roberta

    Pode ficar pior, estão cobrando 35.000 milhas no trecho Gru/For ???

  • Erika Lobo

    Na minha opiniao se eles aumentarem muito o numero de milhas para resgate vai prejudicar quem pertence em algum plano da Smiles. Se eu tenho um plano1000 milhas por ano e nao consigo emitir um bilhete se quer, por que vou querer continuar com o Plano deles? As pessoas vao comecar a cancelar seus planos e a Smiles vai deixar de receber um dinheiro que é garantido todo mes. É um dinheiro que deixa de entrar na smiles sem que as pessoas usem propriamente dito as milhas. Sua receita com certeza vai diminuir!!

  • Henry

    E quem pensa em jogar milhas para o TudoAzul tome cuidado tb… eles não têm uma política clara quanto à quantidade de milhas…. além de exigirem muitas milhas por trecho… a única coisa que se salva é que as vezes dão 100% de bônus… mas por outro lado, costumam cobrar o quádruplo de milhas…

  • Victorio Krause

    Tinha 215 mil milhas nesse programa, que um dia já foi o melhor. A minha sorte é que antes as tarifas Business saindo dos Estados Unidos (onde morava) para qualquer ponto da Asia eram 45mil milhas por trecho de Qatar Airways. E para Europa (saindo de Los Angeles para Paris, em Airbus a380 da Airfrance, business ) eram 20 mil milhas o trecho. Depois do primeiro aumento, torrei tudo! Agora todo mundo tem 365 motivos para nao sorrir, onde já se viu oferecer tarifa de 100 mil milhas para ir para os Estados Unidos de Copa Airlines, que nem poltrona reclina em 180 graus!? Bye Bye Smiles, agora eu pontuo tudo na One World!

  • Victorio Krause

    Daqui a pouco vão criar uma comunidade/grupo “Eu já sorri um dia na vida – RIP Smiles”

  • Nicholas Ramos

    Ainda bem que torrei as 77k milhas que tinha em Julho…. agora vou manter os pontos no cartão de crédito até o último minuto para ver onde vou colocar as milhas…

  • Flavio Nichikuma

    Infedelidade Smiles o ultimo que sair que apague a luz!!!

  • Mario Francisco

    Pois eu prefiro o programa de milhas da Tam com regras bem claras para o crédito e resgate de milhas. Desisti do Smiles faz tempo.

  • Carlos Marques

    Como cliente Diamante e voando 2 x por semana com a Gol, o atual programa definitivamente não premia quem é fiel à Gol, excluindo de pontuação as tarifas promocionais.. Acho que vai ficar pior ainda. Uma pena.. Hoje voando 100 vezes por ano com a Gol eu ainda corro o risco de ser rebaixado de categoria por comprar com bastante antecedência e obviamente comprar tarifas promocionais. Um absurdo que pode ainda piorar.

  • Dalton

    Sabe a história das melhores intenções e o resultado é o contrário? Milhagem é previsibilidade pois não conseguimos 40 mil milhas de imediato; comporta-se igual a poupança. Denis, se vc puder falar com o RI do Smiles (eles devem dar resposta pois é empresa listada) e deixar mais transparente as regras, seria bom.

    Da minha parte? Multiplus será o único nos trechos nacionais que acumularei:
    a) os pontos claros independem do valor das passagens, o que nas promos, vc ganha muito na relação R$/ponto;

    b) regras claras de resgate para poder ter meta de acúmulo (por que acumular smiles se não vou saber o valor de resgate?);

    c) aliança global;

    d) viajo muito e estou bastante feliz com a regra de não ser cobrado por no-show na TAM (até 3 horas depois do vôo original)

    e) o Smiles não pensou no consumidor: pontuação de vôo é igual poupança para acúmulo: vc aplicaria em algo que não se sabe o valor de resgate, principalmente quando não há perspectivas de grandes ganhos como ações?

  • Lorents

    Investi no smiles muito tempo. De uns meses para cá (não sei se há mais tempo) já percebi uma oscilação ridícula nos preços. Para se ter ideia, tem trecho de Belo Horizonte – Rio de Janeiro saindo por 35 mil milhas. Fala sério né? De que adianta ficar falando para ser clube smiles isso, clube smiles aquilo, paga isso por mês e ganhe milhas etc se, quando efetivamente se precisa, não se consegue comprar com preços bons? Somente quando se tem uma alta disponibilidade para viajar que se aproveita os destinos surpresas, as milhas reduzidas etc. Fora isso, essas promoções nunca abrangem feriados, altas temporadas, que é quando a grande maioria dos brasileiros pode viajar. É absolutamente ridículo isso. Para os advogados, por exemplo, que o recesso forense abrange somente dezembro e janeiro, fica impossível de se conseguir bons preços de milhagem nesses programas, principalmente o Smiles. O que adianta ter 100k de milhas se, no final, os preços são impraticáveis? Acaba-se comprando em promoções, como da AA e as milhas vão expirando. Fui olhar para trocar por uma cafeteira aqui para o escritório por exemplo e, pasmem, uma cafeteira simples custa 40 mil milhas. Fala sério né? A partir de agora vou pensar várias vezes em colocar meus pontos do cartão em milhas de passagem, pelo menos enquanto os programas continuarem desta forma. Um puta atraso este País quando se trata de setores que não possuem qualquer regulação. Fazem o que querem. O jeito é ficar de olho nas promobus e viajar com elas mesmo!

  • Demetrio

    Literalmente eu me ferrei!!!!
    Comprei milhas e me associei no Clube Smiles 5000.
    Hoje em dia tu não acha uma passagem da Gol por menos de 17.000 pontos dentro do Brasil.
    Estou muito puto de ter sido muito Burro!!!!!!

  • LUCIANO GANSO

    Provavelmente o grande número de promoções, de milhas bonificadas durante esses últimos meses será compensada pelo alto valor que eles aplicarão assim que começar a valer a nova regulamentação….já dizia o velho ditado “Quando a esmola é demais até o santo desconfia!”.

  • Renato

    America do Sul 10.000 o trecho em parceira nunca mais, por isso ninguem consegue emitir pela Aerolineas, dúvido se não é esse o motivo de estar indisponivel a mais de dois meses. E quando voltar já depois de 20/11/2015 deve esta tipo CopaAirLines cobrando pelo menos uns 40.000 pontos por trecho é triste.

  • sdrubow .

    Não li todos os comentários, mas facilmente percebe-se o quanto nós somos e nos sentimos prejudicados nesses programas.
    De todos o que eu li, nenhum diz com menor ânimo que seja que “acha que será bom” é só comentário negativo, pois é realmente como nos sentimos.
    Smiles, empresa listada na bolsa pra eles o que interessa é lucro e não nossa fidelidade, mas eles por mais estranho que seja não percebem que quanto mais nós clientes estivermos satisfeitos, mais utilizaremos.
    Regras tão abertas assim e histórico ruim, já estamos prevendo o “lado negro da força” nos atacando em breve.

  • Jonatas Elias

    “Mas, certamente, o Smiles não excluiu uma parte tão relevante do regulamento à toa. Será um mau presságio para o futuro? Ou boas novidades virão por aí?”

    MD desculpe, mas vocês não são bons como comediantes.

    • Renato

      Boa novas? Só se for pra eles pq para os clientes acho muito dificil.

  • Maianny

    Mais uma vez o Smiles decepcionando. Já tive um grande aborrecimento com o Smiles por causa de uma promoção enganosa, agora parece que eles vão persistir em decepcionar os seus clientes. Uma pena….tenho muitas milhas ainda com eles.

  • Alexandre

    Smiles, parabéns pelas “sábias” medidas implementadas!! A Multiplus agradece!!
    E olha que a Gol se denomina Linhas Aéreas “Inteligentes”. Imagina se não fosse…

  • Danilo Fernandes

    É. Não tem jeito. Vou ter que cancelar meu cartão smiles. Mas aí vem a pergunta? Migro para qual cartão? Vocês recomendam algum?

  • John Kennedy

    Ainda tenho convites da avianca gente. Me mandem seus emails que eu mando o convite. Vamos viajar !!!!!!

  • Renato Sperandio

    Acho que será melhor trocar as 26 mil que possuo em produtos, porque trocar por passagens, pelo jeito, nunca mais…
    Vou é cancelar essa $%#$#%$#…

  • Hugo Leonardo

    Assim que recebi o e-mail no fim de semana, minha primeira iniciativa foi cancelar o Clube Smiles e dar fim às milhas que estava acumulando. Esse programa se tornou totalmente mercenário, é inegável que você consegue achar algumas ofertas, mas para quem é cliente antigo sabe que agora é absurdamente difícil achar algo decente.

    Pagar R$30 por 10k milhas também não vale a pena, sempre aparece uma promoção para comprar por um valor menor, então é melhor comprar se e quando aparecer uma promoção e você estiver buscando uma viagem.

    Você começa a pesquisar trechos operados por outras empresas e é SUPER DIFÍCIL encontrar mesmo ofertas de voos, quanto mais por valores justos. Buscando 4-6 meses a frente, você acha uma ou outra opção para um destino internacional, sendo que há várias empresas operando aquela rota, mas nem sempre aparece aquela empresa.

    Esse programa só serve para juntar milhas que você vai necessariamente juntar por ter voado ou algum parceiro, mas não vale, em hipótese alguma, o trabalho de se esforçar para acumular milhas, ainda mais agora que é totalmente imprevisível como estará a oferta de assentos a valores justos. A Gol não tem histórico mais de valores justos (salvos promoções muito pontuais) desde que lançou o Smiles na bolsa de valores.

  • Marcio Correa

    Fico imaginando o passivo de mihas que o Smiles deve ter com seus clientes depois destas muitas “promoções” e adesões ao Clube Smiles. Numa conta simples, onde parece-me que eles tem 10 milhoes de paticipantes, logicamente que nem todos tem milhas para emissão, mas se a metade ja tiver, serão 5 milhoes de passagens. Haja avião se fizerem um movimento conjunto de resgate. Acho que por isso devem estrangular cada vez mais….

  • Hugo Leonardo

    É fácil fazê-los mudar de ideia: parem de dar lucro a eles, cancelem o Clube Smiles em protesto, e na hora do cancelamento, escreva o motivo.

  • Fernando

    Smiles virou Dotz.

    • Mariah Rafaela Silva

      Verdade, Fernando!

  • Marcelo Moretti

    aproveitando o embalo, eu ainda tenho convite da aviança!!!

    me mandem mail que eu mando o convite!

    morettigrupos@yahoo.com.br

  • Diego

    Eu nao posso reclamar do Smiles.. já fui a Fernado de Noronha de graça… para a Chapada dos Guimarães de graça… Foz do Iguaçu de graça… Córdoba Arg de graçs…. Porto Alegre de graça… e agora em setembro para Cingapura e Bali de graça.. tem que saber usar as milhas amigos.. povinho brasileiro só reclama… por isso o país nao vai p frente

    • Fernando

      Amigo, todo mundo aqui, em algum momento do passado se deu bem, assim como você. O que estamos reclamando é de um presente/futuro de uma Empresa que está naufragando. Pare de olhar o passado e para o próprio umbigo.

      • Diego

        Amigo, quem quer rir tem que fazer rir.. estou no presente e muito bem.. acabo de emitir ida e volta Singapura por 100.000 milhas, o que considero um bom negócio.. me sobraram ainda 200.000, me dê uma dica.. o que posso fazer com elas?

  • kleber silva

    AGORA A PARCERIA COM A AEROLINEAS VAI VOLTAR.
    AMERICA DO SUL POR APENAS 60MIL MILHAS O TRECHO.
    KKK,ENGANARAM QUE FEZ O CLUBE SMILES.
    AGORA É GASTAR AS MILHAS E FUGIR DO SMILES

    • Renato

      Pura verdade, agora Europa no minimo uns 100.000 o trecho.

  • Adriano

    Qual o melhor programa de fidelidade hoje?

  • Carlos

    Eu fiz questão de ler todas as postagens e 100% das pessoas estão insatisfeitas com as novas regras. Será que o Smiles não terá a boa vontade de dar uma satisfação a seus clientes????? Nem que seja para tentar justificar, o que na minha opinião é injustificável???? Com a palavra Smiles.

  • Ânderson de Morais Soares

    Também tenho convites da Avianca, mandem seus emails por favor!!! =)

  • arno ribeiro

    Quem está ligado ou antenado para as demais opções de mercado sabe que deve se afastar não somente do Smiles como seu programa de fidelidade, como também da própria Gol como opção primária de vôos.

  • Carlos Eduardo

    Pra mim o smiles está afundando de vez. É usar tds as milhas mesmo e rápido, até pq se não usar nem movimentar a conta em 1 ano, a conta será cancelada né? Se tivesse a opção “transferir pontos smiles para tudo azul ou transferir para multiplus” faria agora! Que decepção!

  • Ânderson de Morais Soares

    Acabei de solicitar o cancelamento da minha conta Club Smiles

    • Cristiano

      Basta ligar e cancelar, ou dá para fazer pela web?

      • Ânderson de Morais Soares

        Entra em configurações que lá vai ter a opção CANCELAR

  • Eriksen Guimarães

    Cancelei minha assinatura !

  • Alexandra

    Por incrível que pareça, tenho tido sorte com a GOL. Fazia tempo que não voava com ela, mas esse ano já usufruí de passagens baratas com milhas e também de uma promoção excelente pra SP. Nesses casos, ela foi de longe a melhor opção. Além disso, o BR Premmia me dá uma forcinha no acúmulo de milhas. Não sei como vai ser agora…

  • Adriano

    também vou cair fora dessa cia enganadora…sou cliente do clube Smiles e estou cancelando hoje. A qtdade de milhas pra emitir uma passagem são quase sempre maiores que as da TAM. TChau!

  • Giazzon

    Acho que está na hora do MD revitalizar a pesquisa dos programas de fidelidade e as características de cada um. Sinceramente eu não sei para qual migrar se resolver sair do Smiles.

  • Pedro

    Eu já havia diminuído drasticamente meu acúmulo no smiles. Agora faço questão de nem passar perto desse programa mequetrefe.

  • Aline Fernandes

    Gente, ainda tenho alguns convites da Avianca pra enviar!
    Quem quiser, me passa um email no aline1703@gmail.com !
    Bora fugir da Smiles!

  • Alan Rodrigo de Almeida

    Saiam enquanto há tempo. O Smiles já é disparado o pior programa de milhagem do Brasil. Cada vez mais as milhas smiles valem menos. A meses não jogo nem uma milha lá. Agora só vou acumular com vôos a trabalho ou de parceiros aéreos (Airfrance, KLM, etc.), pois tendo opção não vôo de Gol de jeito nenhum.

  • Reiron Ruan Oliveira Lopes

    O problema da Multiplus pra mim é que a transferência mínima é de 10 mil pontos.

  • Alan Rodrigo de Almeida

    A propósito o Smiles não pertence mais a Gol. Então a única responsabilidade da Gol foi ter “se livrado” de seu mais importante canal de fidelização com seu cliente, permitindo em última análise que o Smiles agora faça o que bem entender visando apenas aumentar seus lucros em detrimento dos clientes e da própria Gol, que já vai muito mal das pernas e agora pode ver uma debandada de clientes insatisfeitos (como eu).

    • Evandro Gardenali

      A gol fez um spin-off do smiles para uma empresa separada, mas a GOL ainda sim é a dona majoritária e controloadora da SMILES dono do SMILES fidelidade…

  • Juan

    Não é de se estranhar que a Smiles tenha feito nos últimos meses promoções de bônus, compra de milhas, transferências e etc! Vem bomba por ai! Esses programas de milhagem ficam mais picaretas a cada dia!

  • Toninho

    Aproveitando…
    Ainda tenho uns 30 convites da promoção amigo da avianca. Se alguém se interessar, é só avisar ou mandar e-mail para: tom_ninho@hotmail.com
    Ainda temos uma semana para pontuar! Ajuda aí, galera!

  • rodrigo

    convite para a AVIANCA. silvarodri @ gmail .com junte os espaçoes

  • Paulo Martins

    Smiles, to fora!
    Vou ficar com a Multiplus com certeza!
    Obrigado por avisarem!

  • apoloesminteu

    Quem tem isso bora transferir pra accor, ao menos serve para garantir uns vouchers nessa rede de hoteis.. 3 pra 1 (ou é 4 pra 1?) tá ruim mas com pouca coisa já te garante 1 ou mais voucher de 40 euros (1 voucher a cada 2k de accor) lá fora só ajuda, mas aqui dentro um voucher desses paga uma diária e sobra (ibis budget), além de dar um up nos pontos do clube da accor…

    • Caixeiro Viajante

      Ibis Budget não aceita vouchers do Le Club

      • apoloesminteu

        puts… é verdade… e tem restrição de uso em alguns países e/ou alguns outros hoteis da rede, em paris não vale para FDS, por exemplo…

  • Vanessa Suarez

    Bagunça! Saindo do Smiles em 3, 2,1….

  • Renato Sperandio

    Desse jeito fica melhor gastar as milhas em produtos do que em passagens…

  • Vanessa Suárez

    Bagunça! Saindo do Smiles em 3, 2,1….

  • Victor Pascoal Souza

    Resumindo: vai juntando aí que a gente decide, quando quiser, se você vai trocar ou não. Para, virou bagunça! Não tem regra fixa pra nada, nem pra quanto vale uma milha, não tem obrigatoriedade com nada, ou seja, não sei se vai dar pra trocar por passagem ou não, já que varia de acordo com a vontade do Smiles.

  • lvcivs

    Motivo para mudar de programa de milhagem número “já perdi a conta”.

    Cacildas, sou cliente há cerca de 20 anos do Smiles (Varig sdds) e essas alterações são assustadoras. O negócio é abrir a conta numa parceira para computar eventuais milhas voadas na Gol.

    De repente os cartões do TudoAzul deixam de parecer tão ruins.

  • lucas

    Minha dica para quem é Diamante:

    Faça status mach na Lan e utilize seus pontos da TAM no Lan Pass.

    Fica top.

    PS: Falem o que quiser a Gol é a que melhor acumula milhas dentro do Brasil.

    Sou diamante e vim para o RIO de Janeiro com a tarifa flexivel .Preço da passagem R$ 1.100 – Acumulo de Pontos 6.000.

  • Diego Malone

    Quem quiser convite pro programa Amigo da Avianca, só deixar seu email aqui

  • ThiagoR

    Sinceramente, alguém acredita que haverá benefícios para o cliente? Essa flexibilização só vai piorar um programa que já não é tão atraente.

  • Mais um motivo para considerar a mudança para a TAM.

  • Joao Paulo

    Abandonando Smiles, Clube Smiles e Cartão de Crédito Smiles em 3…2…1…. FUI!

  • wendel santos

    ou seja, use suas milhas logo

  • Marcelo Guimarães

    Até novembro, cancelo meu cartão Bradesco Smiles Platinum (que peguei gratuitamente, graças a uma promo divulgada aqui no MD) e à minha assinatura do Clube Smiles.

  • Ludwig von Mozart

    I have a bad feeling about this.

    • Saul Goodman

      Que surpresa vc por aqui!

  • Numismata Jaime

    Devem ter se inspirado na constituição cubana! kkk

  • Tati

    Nunca transferi para Smiles, e pelo jeito nunca vou transferir mesmo, mando tudo pra TAM!!!!!

  • Caco Nogueira

    Mas todas são farinha do mesmo saco.

  • LLOS

    Smiles = Varig
    Smoneys = Gol

  • Particular Risk

    Já abandonei o Smiles faz tempo… Desde então, tenho ganhado 1 motivo por dia para continuar bem longe.

  • Danilo Morais

    Não estou nada otimista!!! Deve ter sido uma mudança muito boa para a empresa, somente!!!

  • Danilo Morais

    Só faltava ficar pior que o DOTZ!!!

    • Celio Resende Diniz

      O DOTZ para saídas de BH é muito melhor que o Smiles. Teve promo BH-Brasilia 6 mil pontos ida e volta. Pontuar no Dotz via parceiros é muito fácil, uma compra de 1000 reais em alguns casos rende os 6000 pontos.

  • Thiago

    SMLE3 caindo 6% hoje! Bem feito! Kkkkkkk!

    Mas acho que tem mais a ver com o mercado mesmo…

  • Ramon G

    Eu viajo toda semana de avião a trabalho. Dois trechos, geralmente 1 Gol e 1 Tam.
    Com essas regras (ou seria abolição de regras?), tô pensando em mudar esse trecho. Mesmo sendo Smiles Diamante, estou achando que não vale a pena. Nem saber quantos pontos eu vou ganhar será possível?

    Alguém sabe se é possível transferir os pontos do Smiles para alguma parceira? Ou emitir passagem nas parceiras com os pontos Smiles?

  • Toninho

    Enviei, Cristina! Depois de cadastrar me envia os dados!

  • Diego Portela

    Já não viajo mais pela Gol. Depois de sérios problemas com 02 passagens compradas juntas, onde a companhia não quis separar meu localizador, não quis remarcar a passagem e após inúmeras reclamações, ter mandado eu me virar, pago mais caro, mas não viajo de Gol nunca mais.
    Isso é mentalidade de empresa que possui monopolio, aceita quem quer, e quem não quer, tem q aceitar também. Só tem um problema, Gol! Existem outras empresas aí! Meu dinheiro, vcs não verão nunca mais!

  • Fefê

    Vou Cancelar meu Clube Smiles. Não tem voos Gol e muito menos Parceiros para viagens internacionais, (estou falando de América Latina) Sem falar que uma ponte área, hoje, não sai por menis de 10k.

    Ridiculo, uma pena, pois gosto de voar Gol, nunca tive problemas, comparando a TAM.
    Hora de olhar para Azul com mais carinho.

  • Harly Carreiro Varão

    Pessoal, pretendo intensificar meus ganhos com milhas e gostaria da ajuda de vcs numa questão: eu e minha esposa temos três cartões de crédito que juntos totalizam 220 reais em anuidades, dois BB e um Caixa. A minha intenção é concentrar os gastos com fatura e anuidade em pelo menos um cartão e com isso fazer alguma economia e gerar um maior ganho com milhas.

    Como tenho um financiamento na Caixa, pelo contrato sou obrigado a manter algum cartão ativo (hoje a anuidade é R$48,00).

    Tenho dois caminhos a seguir: cancelo os cartões BB e altero o meu cartão da Caixa para Platinum, com taxa de conversão de 1,35 e anuidade de R$ 325,00 ou mantenho o cartão da Caixa, cancelo os dois cartões BB e faço esse cartão Smiles com taxa de conversão de 2,00 e anuidade de R$ 398,00 + R$ 48,00 do cartão da Caixa.

    Com a experiência de vocês, qual seria o melhor caminho a seguir?

    Desde já agradeço a colaboração!

    • Fernando

      Isso depende muito para onde você pretende mandar as milhas e seu gasto mensal com o cartão de crédito. Se você pretende mandar para o Smiles, é Cartão Smiles é melhor, mas você precisa ter um gasto razoável para compensar a maior anuidade com o ganho de pontos. Sem contar que você deve levar em consideração que você perderá flexibilidade ao mandar diretamente para o Smiles.

      • Harly Carreiro Varão

        Fernando, valeu pelas dicas. Meu gasto mensal no cartão não é menor que 4000. A questão da flexibilidade foi a primeira coisa que pensei, mas quando pesquisei a taxa de conversão dos cartões Platinum dos bancoa que sou cliente, achei muito pouco (BB 1,2 e Caixa 1,35), por isso que estou na dúvida.

        • Fernando

          Nesse caso, compensa pagar mais pela anuidade sim.

        • Uai, Harly, com este valor na fatura você praticamente não pagará anuidade.

    • Marcelo Guimarães

      Tente pegar o Black ou Infinite da CEF (que o fator de conversão é de 2.1 milha por dólar). Se for servidor público, é quase certo que consegue a 1ª anuidade do Black grátis.

      E, independente do cartão, concentre todos os pontos num só cartão. Mas não escolha um cartão de companhia aérea (TAM FIDELIDADE, Smiles, TudoAzul, etc) ah não ser que na sua cidade só tenha voos de uma companhia, ou ainda, que essa companhia te atenda melhor que as outras.

      Cartão que envia direto pra uma só companhia te deixa limitado a ela, sem falar que te impede que vc participe de promoção com bônus. Esses dias, no aniversário do MD, existia companhia que dobrava a pontuação transferida, assim como de vez em qdo uma ou outra companhia faz algo parecido (com bônus igual, ou inferior, mas faz!).

      • H.a.r.l.y

        Marcelo, valeu pelas informações.

        Ainda não considerei o Infinite ou Black por dois fatores: requisitos e anuidade.

        A anuidade é R$720,00, mas talvez não seja esse o grande problema. Pode ser que consiga ela grátis porque sou servidor público.

        Mas no link que coloquei abaixo diz que a renda referencial é A PARTIR de R$15000,00. Eu ganho bem, mas não chega a isso não rs. Por isso que não considerei ainda.

        Se tivesse como conseguir esse cartão, certamente optaria por ele;

        http://www.caixa.gov.br/voce/cartoes/credito/infinite/Paginas/default.aspx

        • Marcelo Guimarães

          Como disse na outra resposta, basta levar uma fatura de cartão de crédito onde o limite seja igual ou superior a R$ 15 mil, que vc consegue o cartão. Isso, sem ter nenhum relacionamento com o banco (consegui o meu sem nem ter conta corrente no banco). Outra dica é levar seu contracheque do fim do ano (que vem junto o 13º salário) assim eles colocam o valor total como se fosse mensal (minha gerente fez isso comigo, pra aumentar o limite do meu Infinite e do meu Black).

          Em relação à anuidade, se pegar o Black, vc consegue (isso depende da gerente, mas no meu caso e de vários outros foi dada) a gratuidade no 1º ano. A CEF mudou a gerência dos cartões. Antes era feita pela Orbitall e à partir de maio desse ano passou ela mesma a gerenciar. Qdo era a Orbitall, a média de desconto na anuidade era por volta de 70% (pra quem tinha uma média de gasto até abaixo do que vc disse). Hoje, com a CEF, sei de poucos casos de renovação (existe um fórum específico no site FALANDO DE VIAGEM) e os que relataram lá, disseram ter conseguido 25%. Mas muitas pessoas dizem que sendo a própria CEF quem vai administrar, a gerente terá mais autonomia em conceder descontos e quem sabe isenções (alguns que têm conta PJ ouviram promessa da gerente que ela os isentará da anuidade, agora que a própria CEF tem administrado seus cartões).

      • Harly Carreiro Varão

        Outra coisa, Marcelo. O meu cartão da Caixa é Visa. Caso faça, vou apenas pedir a mudança de variante. Mas andei pesquisando e parece que o Black dá acesso a uma sala VIP em GRU. Sabe me dizer na prática qual compensa mais?

        • Marcelo Guimarães

          Caso vc faça upgrade pro Infinite, de repente vc não pagará pela
          anuidade se já tiver pago a do atual (isso aconteceu comigo. Meu platinum vencia em junho, paguei a anuidade e em novembro fiz upgrade pro Infinite e não tive anuidade cobrada). Mas o
          fato de vc ter VISA, não implica que não poderá pegar outro cartão de
          outra bandeira.

          Eu recomendo o Black. Primeiro, pq é a bandeira onde dá pra se conseguir a 1ª anuidade sem custo (pelo menos no meu caso, que sou servidor público, é dada gratuitamente. Acredito que por vc ter relacionamento/financiamento também consiga). Segundo pq oferece a sala VIP em GRU e terceiro pq oferece o Lounge Key (mais de 500 salas VIP em inúmeros países) com os 2 primeiros acessos gratuítos.

          E pra “preencher” os requisitos de acesso aos cartões Black/Infinite, nem precisa necessariamente ter uma renda declarada acima de R$ 15k. Basta levar uma fatura onde o limite seja igual ou superior que isso vale como “comprovação” (digo que vale na CEF. Não sei dizer nos outros bancos).

          Boa sorte! 😉

    • Hermes Hs

      Harly,

      Mesmo que o Gerente te fale isso, a única coisa que você precisa manter, tendo um financiamento na Caixa é a Conta Corrente. Cancelar o cartão da CEF, se você decidir, não terá nenhum efeito para seu financiamento. Já a conta corrente, acredito que tenha a necessidade de manter, se isso está no contrato, mas ainda assim, por questões de manipular o financiamento é legal manter a conta corrente. Mas o cartão de crédito não. Isso é venda casada, proibido pelo CDC.

      • Harly Carreiro Varão

        Hermes, hoje em dia não caracteriza mais venda casada, já que se o cliente aceitar a cesta de serviços da Caixa ele ganha um bom desconto na parcela do financiamento. No meu contrato consta que tenho que manter ao menos um cartão de crédito para que continue com o desconto, que no meu caso chega a 150 reais por mês. Vale muito a pena.

        O cliente tem a opção de não ter qualquer vínculo com o banco, mas também não terá o desconto.

        • Hermes Hs

          Se isso está em contrato, ok. Mas se vc está procurando manter cartões (COM BENEFÍCOS DE VIAGENS) de um banco só, pode avaliar em reduzir O da CEF de Platinum para Gold ou internacional e manter em outro banco, um cartão com categoria maior e manter na caixa somente o cartão com categoria menor para continuar com seu desconto. Obviamente, isso é uma avaliação totalmente particular sua de quais benefícios banco X e banco Y oferecem, quais você utiliza e com qual pode ficar. Claro, se não estiver em seu contrato estipulando categoria do cartão de crédito, por exemplo. Aqui fica uma sugestão, de acordo com o que você colocou.

          Acho que vale a pena avaliar, pois, se mantém o cartão com categoria maior por conta dos benefícios, e tem os mesmos benefícios ou equivalentes em dois ou mais bancos, dado que pretende-se economizar na anuidade, manter só um cartão com os benefícios, pagando uma anuidade só, vale a avaliação.

          Abçs,

          Hermes

  • Kamilla

    Quem quiser ainda tenho convites pro programa amigo da avianca. é só me mandar email pedindo o convite. kamillaveronika@gmail.com

  • Beccon

    A alteração unilateral da SMILES, para todos os efeitos legais, pode ser declarada nula, com base no Codigo do Consumidor, se a(s) parte(s) contratante(s) não acordar(em) e/ou se não for benéfica para outra parte (cliente/consumidor). Em geral, nunca beneficia o cliente, mas teriamos que examinar com um pouco mais de calma as “vantagens” oferecidas pela SMILES.

    • Yuri

      Não vale a pena brigar por isso. Para que envolver o governo nisso? Quem deve dar uma resposta à altura são os consumidores insatisfeitos que inevitavelmente irão abandonar o programa. Se formos brigar, estamos passando a ideia de que só temos essa opção, quando na verdade temos vários programas nacionais e internacionais. Concorrência é tudo.

      A smiles tem todo o direito de destruir o programa dela e nós temos todo o direito de saltar fora do barco e deixar a cia afundar sozinha.

      O último que sair apague a luz

  • Beccon

    Quem sabe nós consumidores exercemos nosso direito de cidadão/consumidor e derrubamos essa alteração contratual unilateral?

    • Yuri

      Pra que? Melhor abandonar o programa de vez

  • lais

    gastando minhas milhas em 3,2,1….

  • alexandre donizete

    ainda bem que eu só multiplus muito melhor essa smile nunca prestou mesmo

  • Augusto Cavalcanti

    Até que se verifique qual será a tendência do smiles trocarei meuá pontos para o múltiplos

  • wagner

    Vou tirar minha última passagem e depois bye-bye……..ao longo dos últimos anos, só piorando. Quando fazíamos as reservas pelo telefone, falando com uma PESSOA, podíamos escolher trechos, horários, lugares para parar, etc., tudo por uma quantidade de milhas decentes……agora pelo site, nada disso é possivel, fica tudo na base da “sorte” e a cada dia são necessárias mais milhas para um voo simples. Uma vergonha…….

  • Neila Ribeiro

    Pensando seriamente de mudar para TAM, vou aguarda e ver se ira valer apena. Sem duvida a voe gol não é a empresa preferida da minha família, então a unica coisa que ainda estimula a utilizar o serviço desta companhia é o clube smiles, agora veremos.

  • Giuseppe Zuliani Martin

    Pelo que vejo, não é possível retirar milhas de um programa e passar para outro né? Mesmo com algum custo? Se não mesmo, transferi-las para outra pessoa, é possível?

  • Thiago Brasil

    Não li todos os 176 comentários publicados até o momento (segunda pra terça, 00:29h), mas concordo com TODOS que li: o Smiles vai de mal a pior.

    No entanto, como empresário, tenho esperança que com esse possível “boicote em massa” que deve acontecer com a Gol, o pessoal da Smiles deve rever sua política e, contrariando a previsão da maioria, comece a oferecer mais benefícios aos seus clientes. Caso contrário, estará fadada não ao fracasso, mas à extinção mesmo…

  • Jorge Washington

    Reservei dezembro do ano passado. Recife -> Ushuaia -> El Calafate por 10 mil pontos. Como tinha stopover tive que ligar, deu um trabalhinho pq ligação cai muito, mas deu certo. tb fiz el calafate trelew (10 mil) e trelew recife (10 mil)

  • Yuri

    Ainda bem que eu já saí do club smiles. Não vale a pena

  • Ludwig von Mozart

    Marinheiros, abandonar navio!!!

  • Coelho

    Vou ficar até final desse mês de agosto que vai sortear 1 Milhão de Milhas, depois ADEUS SMiles

  • Gustavo Machado Sousa

    Há alguns anos atrás, eu fiz o cartão Smiles Platinum e saí da TAM, e recomendei aos meus amigos que fizessem o mesmo. Mas, pelo visto, é hora de voltar para a velha Multiplus. Com essas condições que se anunciam, pagar caro pra ser atendido com a cordialidade (sqn) dos funcionários da GOL não dá mesmo.

  • Felix Junior

    Já cancelei minha conta Smiles. Todos deviam fazer o mesmo. Ae eles repensariam o programa!!!

  • Ramon G

    Servidor público federal consegue a primeira grátis no Black. Eu consegui e minha renda não chega a 15 mil. Vai na agência e se cadastra. Ele informa na hora se conseguiu ou não o cartão.

    Só tive uns problemas com ele: primeiro, demorou uns 3 meses até chegar o cartão. A senha chegava e o cartão, não.
    Segundo, várias compras no início eram recusadas e, quando eu ligava para questionar, me transferiam para um setor que NUNCA tinha alguém para atender. Felizmente, isso parou.

    Terceiro, a primeira fatura já veio com a parcela de 120 da anuidade. Me falaram para pagar e ir na agência pedir o estorno, que devo fazer hoje à tarde.

    • Harly Carreiro Varão

      Valeu, Ramon… Hoje vou na agência me informar sobre isso. Vc conseguiu anuidade grátis ou desconto?

      • Ramon G

        Grátis mesmo.

        Sobre a anuidade que me cobraram, mais confusão: o cara da agência me disse que não era para ter pago e que é a central que retiraria.
        A central me mandou pagar (e paguei) e que a agência retiraria.

        Enfim, o atendimento do cartão não é dos melhores. O cara da agência solicitou o crédito dos 120 e disse que me liga nos próximos dias com a resposta.

        • H.a.r.l.y

          Fui na Caixa e de cara ganhei um não do gerente pessoa física, por minha renda não chegar aos 15000 reais. Disse que esse é o critério utilizado.

          Ele disse pra eu deixar os documentos lá que faria uma análise e me daria uma resposta, mas adiantou que Infinite e Black não seria possível. Saindo de lá encontrei o gerente geral que também disse que a análise é feita apenas pelo sistema e que seria considerado somente a renda. Ele também pediu pra eu deixar os documentos lá pra análise.

          Depois disso falei com uma amiga que trabalha na mesma agência e ela repetiu a mesma história, mas disse pra eu mandar meu contracheque que ela iria tentar.

          Quanto à anuidade, primeiro ano realmente é grátis para servidor público. Os demais tem que negociar diretamente com a bandeira.

          O gerente pessoa física disse que se minha renda chegar a 15mil em um mês com 13º, férias etc, eu consigo o cartão. Vou aguardar o desfecho dessa análise, enquanto isso vou usando o BB Smiles Platinum que chegou hoje, pelo menos pra ganhar as 10000 milhas da adesão com anuidade grátis (http://www.melhoresdestinos.com.br/cartao-credito-smiles-bb.html).

  • catvampiro

    Esse programa é uma furada! Não faz nada pra beneficiar o associado, todo dia inventam “promoções” para você comprar milhas mas na hora de emitir uma passagem dificultam ao máximo. Ou você troca 50.000 milhas por um jogo de churrasco (made in china) que custa 9,90 em qualquer loja. Lamentável!

  • Alexandre

    Eu já deixei o SMILES há muito tempo!

  • Harly Carreiro Varão

    Obrigado pelas respostas, Marcelo. Amanhã vou na Caixa vê td isso.

  • Janio

    Percebi que a Smiles não tinha boas intenções quando me associei ao clube com ofertas “incríveis”, mas aumentando significativamente os preços pagos com pontos. Cancelei minha assinatura e incentivei todos que conheço a fazer o mesmo. Agora mais esta. Acho que estão dando um “tido no pé”.

  • Julio

    Ainda bem que já zerei minhas milhas no smiles e só vou continuar com o multiplus

  • Leo Freitas

    Vou cancelar meu cartão smiles, pois tenho 80.000 acumuladas e não consigo usar. Pagar 80.000 milhas Rio x Buenos Aires não dá, preferi comprar com dinheiro mesmo

  • Eu estou tão descontente com a tabela de milhagem da Smiles que eu nem compro mais milhas na promoção… até mesmo aquelas com 70% desconto, pois eu sei que terei que comprar muito mais pra atingir a quantidade pra um trecho e que no fim das contas não vai ser 70% de desconto. É uma pena as coisas tomarem este rumo e a Smiles nem ai.

  • Tanya de Moura

    Ainda bem que fiz meu cadastro e não transferi os pontos, vou ficar com a TAM.

  • MAURO VIAJARTUR

    PESSIMO VOU SAIR DO PROGRMA SOU SMIEES 5 MIL ESTA PEDINDO MUITAS
    MILHAS P VOOS AGORA ISSO CONSEGUIRAM ACABAR C MELHOR PROGRAMA
    DO MERCADO DE MILHAS HJ E O PIOR DO MOMENTO

  • Roberto França Sacramento

    Por estas e outras que já faz muito tempo só acumulo milhas em programas de cias. estrangeiras. Mesmo quando voo Gol, acumulo na Air France, e assim vai….

  • Sol

    Já não estava muito bom, com milhagem altíssimas por trecho, agora piorou muito. Já vinha esvaziando minhas milhas mesmo. To fora!!!

  • Jane

    Se as outras empresas não entrarem na onda… boicotamos a Smiles! ainda bem que transferi meus pontos para o programa Amigo e ainda recebi milhas em dobro. Esperei horrores para Smiles creditar milhas voadas pela Delta, tive até que reclamar pelo “Reclame Aqui” Vamos ficar de olho na Smiles!

  • Dina Wolowski

    Ou seja, cada vez o smiles esta pior. Ja se foi o tempo em q valia a pena.
    Desse jeito,,,, acabem o programa.
    Virou um blefe

  • Dina Wolowski

    Virou um blefe

  • Warley

    Sempre priorizei as transferências para o SMILES, mas, a partir de agora, pensarei duas, três, quatro, cinco… muitas vezes antes de transferir mais pontos para tal programa.

  • Mandel Lins Amom

    Adeus Smiles!

  • Mandel Lins Amom

    Viva a TAM!

  • Mandel Lins Amom

    Viva a Azul!

  • antonio

    Vou sair do Smiles

  • Adriano Chaves

    A visão que eu tenho hoje sobre o Smiles e o Km de “des”vantagens:
    – Comércio descarado de milhas/pontos que tem um único objetivo –> LUCRAR-

  • Tatiana

    Vai perder cliente… Mais ainda. Hoje já dou prioridade à TAM, que tem um programa de milhagem muito melhor.

  • Beth

    As perspectivas não são animadoras e, neste cenário nebuloso o melhor é viajar deTAM e curtir o MULTIPLUS

  • Marcia Chinelato

    Essa permissão de alterar toda as regras não caracteriza una cláusula leonina? Isso pode? :O

  • Walter A. Silva

    Boa noite, pessoal.

    Faço parte do Clube Smiles e sou correntista do Banco do Brasil. Há umas duas semanas, solicitei um cartão Smiles Planitum, emitido pelo BB, porém ainda não o recebi. Essa mudança no regulamento do Smiles me deixou com o pé atrás e, agora, estou na dúvida se devo desbloqueá-lo e usá-lo para pelo menos aproveitar a anuidade grátis, ou se devo solicitar um outro que seja mais vantajoso.

    Recentemente, eu li que o melhor cartão de milhas é o da American Airlines (AAdvantage), emitido pelo Citibank. Apesar dos preços das passagens aéreas da AA não serem muito baixos, suas milhas nunca expiram (assim como as da Delta). Além disso, você pontua no OneWorld e, consequentemente, poderá resgatar ou pontuar com vôos na TAM.

    Vocês sabem se realmente vale a pena o programa de milhas do AAdvantage, quando comparado com o da TAM, da Gol, da Azul ou da Avianca?

    • Hermes Hs

      A AA tem passagens de 20K saindo de SP-para os EUA. Na minha opnião vale. Tanto. Eu colocaria tudo no múltiplus e AA.

  • Tarcísio Medeiros

    Acho que na prática isso já ocorre. Eles fazem propaganda dizendo que com 30.000 milhas posso ir pro Caribe, mas com isso na realidade mal posso ir pro sudeste. Não existe pra trecho doméstico essa base de 10.000 milhas. Até pra trechos de 1h tão cobrando 7~10 mil, quanto mais de 3h..

  • Salvatore Carrozzo

    Smiles? ESSE PROGRAMA EH UMA PIADA! HAUAHUAHAUAHSUAHAUAUAUAUUAHAHAUAJAUAUAUA

  • Renato

    Pela primeira vez eu encontrei voos pela Korean Air, encontrei trecho para Los Angeles por 100.000 Executiva e Economica por 50.000.

  • Erik Galdino

    Será que só eu gosto e tenho boas experiências com o Smiles? Assim como passagens pagar com dinheiro, viajar de milhas também pode ser bem vantajoso quando se está ligado nas boas oportunidades.

    Neste momento estou em Noronha, onde paguei inacreditáveis 8.000 ida + volta, saindo de São Paulo. Em abril vou pro Japão por 100.000, que achei bem justo visto que um voo pros EUA está 70K.

    Emiti Salvador pro Carnaval por 10K o trecho, sempre saindo de São Paulo. As vezes eles enlouquecem mesmo, já vi SP-EZE por 80K o trecho, mas em geral, pra mim, funciona muito bem.

    Sou fã do Smiles. Sou do Clube, tenho o Cartão de Crédito e concentro tudo lá!

    A parte que acho bem ruim do programa é a falta de disponibilidade na Copa e Aerolineas. Já Europa e Ásia é bem mais tranquilo e você ainda pode voar com Qatar, KLM que são excelentes.

    E os 365 Motivos também foram incríveis.

    • Tarcísio Medeiros

      Isso são promoções, você não pode se basear nisso.
      Eu fiz REC – MAO, REC – SP, REC – PMW, por 8.000 ida+volta, assim como REC – VVI e SP – SCL por 10.000 este ano, mas dizer que o Smiles vale a pena? não. Não se pode basear em promoções perdidas que não se sabe quanto vai ter. Principalmente quando as milhas bonus só valem por 6 meses e você seria obrigado a gastá-las ou perdê-las.

      E 100.000 numa viagem pro Japão não é um preço ~tão~ bom. Nas melhores cotações de milhas (R$ 0,0025 aproximadamente), a passagem teria saído ao equivalente de R$ 2500 mais ou menos + taxas. Se você utilizar a cotação do Club Smiles (R$ 0,0035) daria R$ 3500. Nada de surpreendente…

  • Rafael Poggi

    Smiles está jogando pra perder nesse mercado cad avez mais competitivo. Minha familia toda tem conta lá, inclusive pago o Clube para minha filha e minha esposa, mas estou pensando seriamente em parar. O TudoAzul está bem mais atrativo ultimamente.

  • Carolina

    Pode mudar o nome do programa para Tears… Ou Smiles away from here…

  • isso já era mais do que esperado, com o grande foco do programa em ganhar dinheiro com venda de milhas. Quase que diariamente enviam mensagens com este tema. Se qualquer um pode entrar e comprar milhas, a perda do valor destas é consequência direta. E com todos usuários com saldos gordos de milhas para usar, o passo lógico seguinte só poderia ser cobrar mais milhas por novas emissões. Não conheço outro programa de milhagens no mundo que não tem uma tabela de trocas pré-estabelecidas. Como disse o artigo, bola fora do Smiles!

  • Hermes Hs

    Demetrio,

    Achei passagens SAO-BUE trechos por 7.000 a 10.000 e emiti SAO-SCL por 13.000 cada trecho 26.000 ida e volta). Ainda vejo vantagem com esses preços. Issso , até novemvbro, dezembro como é alta temporada, mesmo antes de mudar o regulamento já está uma fortuna em milhas, não quero nem ver depois da mudança. Se puder, queime suas milhas com as atuais regras e some do Smiles. Como já havia queimado minhas milhas com essa emissão que fiz, cancelei meu Clube Smiles ontem.

  • Miriam Guimarães

    Na prática, algumas destas regras ja vinham sendo aplicadas. Apenas serão regulamentadas. Se o programa se utilizar das novas regras para levar vantagens sobre os clientes, certamente irá perdê-los para outros programas de milhagens. Em tepos de vacas magras, quando o povo mais precisa das promoções, é que se conhece o real carater da companhia.

  • Verónica Colasanto

    A Gol já era pessima, e rompeu os próprios limites.

  • Alexandre Santiago

    Por essa e outras eu consegui emitir uma passagem (depois de 3 meses tentando TODOS os dias) e zerei meu saldo com eles. NUNCA mais outra vez acumular milhas com Smiles.

  • Ricardo

    Estou cancelando meu cartão smiles, me considero roubado por esses pilantras, maior disperdicio ter acumulado mais de 100 milhas nessa bosta.

  • Luiz Felipe Paiva

    Busquei uma viagem para os EUA para daqui a 11 meses! 120.000 milhas! Não importa o período!
    Estou com 112.000 milhas e simplesmente não consigo usar. Me recuso a gastar 60.000 milhas em um vôo doméstico…