Como é voar na executiva do novo Boeing 787 Dreamliner da Avianca

Marcel Bruzadin 2 · abril · 2015

Em fevereiro deste ano, o Melhores Destinos acompanhou a apresentação da nova aeronave da companhia aérea Avianca, o novíssimo Boeing 787 Dreamliner, que passaria a operar no trecho São Paulo – Bogotá, capital da Colômbia. Essa nova aeronave veio ao mercado com grandes promessas, principalmente em ser um equipamento mais veloz, em comparação com aviões do mesmo porte, e mais econômico também. Além disso, outro grande diferencial prometido pela Avianca com o novo Boeing é em relação ao conforto dos passageiros durante os voos, principalmente para os trechos de longa duração. Segundo o vice-presidente da própria companhia aérea, a sensação de conforto é maior justamente por possuir um melhor controle do ar, que o torna menos seco que as demais aeronaves, reduzindo os efeitos do jetlag e do cansaço.

O leitor Bernard Dalla Bernardina fez o voo inaugural com a nova aeronave da Avianca até a Colômbia em classe executiva e fez uma avaliação para compartilhar com os demais viajantes. Confira o relato completo do Bernard sobre esse voo e a aeronave.

Check-in

O check-in foi realizado de forma muito rápida, além de contar com a opção da sala VIP da Pro Air no Aeroporto de Guarulhos, que apesar de nova, possui bastante variedade para alimentação e bebidas.

A aeronave

Sinceramente, não achei o Boeing 787 tudo o que estão falando dele. A configuração na classe executiva é 1-2-1, não muito positivo se você estiver viajando em casal, pois você não tem visibilidade nenhuma do outro passageiro por conta da disposição das poltronas. As televisões individuais são móveis, justamente pelas poltronas ficarem na diagonal, permitindo que as mesma fiquem mais próximas ao passageiro.

avaliacao+787+avianca+necessaire avaliacao+787+avianca+poltrona

Na minha opinião, essa nova configuração não agradou muito, pois possui muitos “porta-trecos”, até mesmo para os fones de ouvido, ocupando um espaço em que não seria necessário, além do porta-sapatos. Desse modo, acredito que o conforto da cadeira ficou comprometido, apesar da poltrona reclinar 180º. Já tive a oportunidade de viajar em um A330 na configuração 2-2-2 (antiga) e achei mais confortável.

avaliacao+787+avianca+corredor avaliacao+787+avianca+televisor

O voo

Comprei as passagens diretamente pelo site da companhia aérea, sem problemas nenhum. Já no embarque no novo Boeing 787 no voo inaugural contou com a presença do presidente da Avianca, e por ser o primeiro voo da companhia com a aeronave, as aeromoças pareciam estar um pouco “perdidas”. Talvez por isso, o serviço de bordo não foi o esperado, pois o voo partiu às 2:30 do Aeroporto de Guarulhos e a refeição principal (que foi o café-da-manhã) foi servido somente na chegada a Bogotá, na Colômbia. Após uma hora de voo é que foram servidos alguns “snacks”, nem água e champanhe foram servidos nesse voo, acredito que por conta das aeromoças ainda estarem confusas.

Sinceramente, não consegui sentir os grandes diferenciais da aeronave, principalmente pela equipe de bordo não estar tão bem preparada.

Chegando em Bogotá, a sala VIP da Avianca é espetacular, com muitas opções de bebida e comida, além de ser extremamente confortável.

avaliacao+787+avianca+sala+de+espera

Em resumo, voaria novamente pela Avianca por suas aeronaves serem muito limpas e o serviço muito bom, mas infelizmente o serviço de bordo no voo inaugural deixou a desejar.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • Henrique

    Cias da América do sul são lixo. Quanto a total privacidade, pra mim é um ponto extremamente positivo

    • livia

      As da europa são muito melhores.

  • George Nogueira

    Essas fotos não são abordo do 787… voei no Dreamliner da avianca algumas semanas atrás e também fiz algumas fotos da execultiva. Reparem nas janelas, pois as janelas dos 787 não tem persianas e são beeeeem grandes!

    • Bernard Dalla Bernardina

      George, é o 787 sim, como a foto está distante das janelas pode dar impressão que não é o 787. Realmente não tem persianas e são maiores.

      • RMaia

        Não é 787 nem aqui nem no Afeganistão. Amplie a 3a foto, tem um cartão vermelho escrito A330….

    • Felipe Sousa

      Bem lembrado George! Acho que são de outra aeronave mesmo…

    • Vix Corpo Perfume

      A foto doi tirada de longe, com certeza é um 787 , as janelas parecem ser menores e não tem persiana , é a sombra que parece ser persiana.

    • Márcio Sampaio

      O que estranhei na foto é que não aparece o botão que escurece o vidro, abaixo da janela. Na matéria da apresentação da aeronave, os botões são visíveis.

      • Gabriel Pascoli

        Certeza que tem persiana nas fotos, é muito claro de se ver, ou seja, as fotos não são do 787, mancada.

    • Marcos A. Medeiros

      Verdade. Elas funcionam com lentes transitions. Um toque e elas vão escurecendo ou clareando

    • Wescley Lima

      http://www.airlinereporter.com/wp-content/uploads/2013/09/Biz.jpg

      Não é o 787 nunca!
      Quem clicar no link que enviei, consegue ver claramente a diferença nas janelas e no formato ao redor delas.

  • Edgard

    voo inaugural não é desculpa pra serviço de bordo ruim… ou eles vão dizer que a tripulação estava vendo o avião pela primeira vez tb, como os passageiros?

  • Antônio

    Como faço para ter um flight report publicado aqui no MD?

  • Denis Colli

    O padrão da poltrona no B787 da Avianca é o mesmo adotado por outras empresas (American Airlines, Air Canada, Qatar, etc) o famoso herringbone seat – onde todos os passageiros tem acesso direto ao corredor, sem ter que acordar o passageiro ao lado caso queira levantar.
    Claro que quem viaja acompanhado pode ser meio chato nao estar “junto” por algumas horas. Mas para quem viaja sozinho a “privacidade” oferecida pelo assento é algo muito apreciado.

  • André Felipe

    Essa foi a avaliação mais fraca que já li no MD em qualidade e quantidade de informação. Parece que o intuito foi apenas criticar a Avianca Colômbia negativamente. Espero que as próximas avaliações postadas pela equipe do MD sejam mais ricas e mais agradáveis de se ler.

  • Andre Canfora

    A 3ª foto mostra o cartão de segurança de um A330.

  • Gabriel

    Estranho mesmo, a janela do 787 não é assim.
    Configuração da executiva no modelo “espinha de peixe” e 1-2-1 é a configuração mais elogiada em qualquer avaliação.
    Se você e sua esposa viajaram no meio, você comprou errado. Nessa configuração, para o casal é melhor um na janela e o outro na poltrona ao lado, no centro, terão maior comunicação visual.
    Configuração 2-2-2 é muito ruim.

  • Marcelo Domingues

    Desconfio que o jovem voou num A330…

    • Marcos A. Medeiros

      Ou não sabe a diferença entre aeronaves ou está mal intensionado.

    • Marcelo do Couto

      É um A330.

      • Marcelo Domingues

        Matou a charada!

  • Marcos A. Medeiros

    Acabo de fazer o mesmo voo, embora na classe econômica. Achei o avião muito confortável. Excelente pressurização e despressurização. O serviço não comprometeu.

  • Salvatore Carrozzo

    Gente, texto polêmico. Além de bem fraco, como apontou um leitor aqui nos comentários, ainda tem sua veracidade colocada em questão por diversas pessoas! CPI NOW!

  • Márcio Sampaio

    Além da questão se é o 787 ou A330, não entendo como comissárias ficariam “confusas” por uma nova aeronave. Os procedimentos a bordo são os mesmos! Para pilotos, com certeza há diferença e é necessário capacitação específica, mas para comissários a maioria dos procedimentos é o mesmo!

    A confusão para comissários de bordo pode ocorrer quando se muda o padrão, como por exemplo a Azul inaugurando as rotas para os EUA (widebody, voo internacional, etc.). Mas no caso da Avianca, qual diferença básica do serviço dos comissários entre A330 e 787?

    Desculpem, mas foi de longe a pior avaliação que vi no MD!

    • Corpo E Perfume

      Márcio, viajei neste mesmo vôo e tenho os comprovantes ! Fácil falar quando a situação não aconteceu conosco! A comissária quase levou uma queda, se segurou em minha poltrona ! Situação realmente nunca vivida por mim, muito estranha e atípica porém REAL ! Nenhuma comida foi servida e nem mesmo champanhe ( sim, no meu caso gosto e me relaxa e para mim uma das vantagens da executiva ), foi servido de manhã o café ! O voo atrasou mais de uma hora , estava na sala VIP me mandaram para o embarque, todos passageiros esperaram por volta de 30 minutos e nada. Me parece que estavam tirando fotos da aeronave enquanto os passageiros esperavam na fila ! Acredito que as comissárias fiquem sim um pouco nervosas por estarem na presença do presidente da companhia e por ser um vôo inaugural. O presidente andou por toda aeronave pela manhã , observando a movimentação e serviço . Antes de decolar tentei ir no toilet e a comissária falou que já iria começar o processo de decolagem e NÃO PERMITIU que eu fosse!!!! ( eu tinha acabado de entrar na aeronave) esperei cerca de 1:10 hrs para ir ao toilet ! Foi na minha opinião minha pior viagem de executiva, nada contra a companhia, apenas este vôo específico !

      • Maestro Zezinho

        Corpo e perfume? Dior?
        Temtando usar o MD pra vender bugiganga?
        Xiiiii…

      • Márcio Sampaio

        Então o problema não era o modelo da aeronave como o texto sugeriu, mas sim as próprias comissárias! O que eu havia indagado era sobre a diferença do atendimento em razão da aeronave.

        Ou seja, o serviço seria ruim no 787, A330, A319 ou em um velho DC-3… 😉

        • Corpo E Perfume

          Sim, porém aconteceu neste voo . Foi apenas um voo não muito agradável , que poderia ter ocorrido com qualquer aeronave e nada contra o 787. O leitor apenas deixou opinião dele com relação a espaços como “porta trecos, etc” ( que de acordo com ele, diminuiu o conforto do assento) que para ele não são tão úteis ( preferia assento maior como na antiga configuração do A330). Porém o post deixa claro que para o passageiros que gosta de utilidades, como estas, ele atende bem ! Achei bastante válido .

  • José

    Com certeza A330. Por isso o cara que voou não percebeu a diferença, já que era do mesmo A330 que ele havia voado antes….

  • Yuri Torres

    Amigos, apaguem o post que ainda dá tempo! 😛

    Desculpe, mas o leitor avaliou um A330 achando que estava em um 787, não descreveu nenhuma informação relevante… Parece que escreveu o texto (se é que pode ser considerado um) porque ficou chateado por viajar com a esposa em separado. E desde quando muitos porta-trecos é algo ruim?

    • Marcelo Domingues

      Pois é, enquanto a configuração 1-2-1 é a preferida do pessoal, por todas as poltronas serem de corredor, o cara reclama por não ser 2-2-2 🙂

    • Márcio Sampaio

      E nem teria motivo para ficar chateado, era só viajarem nos assentos do meio!

  • GeraldoPereiraBH

    Melhores Destinos, não queime o filme de vocês, remova urgentemente esta avaliação mal intencionada de quem a fez.

  • Tito Bosco

    Que avaliação pífia cara!Ainda tira fotos de um Airbus dizendo ser de um Boeing.
    Ficou chateado por nao viajar junto com a esposa deve ter sido…

  • Antônio, entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

  • jose

    Só que a partir do RJ só sai o pequeno e horroroso A319…

  • Cleber Miranda

    Péssima Avaliação. Uma das piores que já li.

  • Eduardo

    Caros moderadores do MD. Melhor apagar o post ou alterar o título, pois não se trata de avaliação da aeronave B787 e sim de um A330 como mencionou um colega em outro post.

  • Marcela

    Olha… Definitivamente não entendi essa avaliação.

  • Lucas Dias

    Não generalize, existem companhias ruins e boas em todo lugar, e mesmo dentro de uma mesma companhia é possível ter experiências diversas dependendo da tripulação, aeronave, etc. Se você acha que toda companhia da Europa é melhor do que a Avianca, voe de Air Europa, Iberia ou TAP.

  • Lucas Dias

    Gente essa avaliação destoa completamente das outras que eu li até hoje no MD, muito estranha e fraca.

  • Corpo E Perfume

    Maestro Zezinho, me chamo Laura Barreto Carpi e apenas estava conectada no face da minha empresa, não tenho intenção nenhuma em vender produtos virtuais , tenho lojas físicas para isto. Gostaria que pudéssemos manter o mínimo de respeito pois trabalho com uma empresa chamada Lvmh importadora , sou ponto oficial e credenciado de um dos maiores grupos de luxo mundial. Portanto meu trabalho é seríssimo e não trabalho com “muambas” como teve a infelicidade de dizer. O post e nem comentários são sobre minha empresa. Manter o nível de um debate é essencial para colocarmos pontos de vistas a todos !

  • Salvatore Carrozzo

    Diversos leitores fizeram denúncias sobre este review e o MD ainda não se posicionou. Não vão se posicionar? É preciso ver se as denúncias são verdadeiras e dar uma resposta a elas.

  • Ricardo

    MD, como pode estar no ar um review assim? Está manchando a reputação de tudo o que já foi postado aqui com qualidade.

  • Salvatore Carrozzo

    pois é, Ricardo…foi a mesma pergunta que fiz..o MD deve estar adotando a tática do “não vou mexer nisso”, sem saber que é uma péssima política.

    • Reginaldo Santos

      O pior é que muitas das pesquisas que se fazem no Google,
      caem aqui no MD. Então muita gente ainda vai ler esse post.

      • Sandra

        Urgente, MD, essa avaliação não é do Boeing 787…a foto é claramente de um Airbus A330.
        Se o avaliador não conseguiu nem identificar a aeronave, como poderemos dar credibilidade para as outras opiniões que consta na avaliação?
        Sugiro mais cuidado na leitura e análise das fotos, antes da publicação.

        • Guilherme Fraga

          Não entendo também… nem um pronunciamento, uma resposta… um comentário. Podiam dar uma satisfacao para nos que sempre acompanhamos o site.

  • Tito Bosco

    e ainda continua… errado mas continua.