logo Melhores Destinos

Veja como foi o primeiro voo comercial do Airbus A330neo da TAP

João Goldmeier
19/12/2018 às 6:00

Veja como foi o primeiro voo comercial do Airbus A330neo da TAP

No sábado passado (15/12) a TAP Air Portugal se tornou o primeiro operador do novíssimo Airbus A330neo, ao realizar o voo ligando Lisboa a São Paulo. O Melhores Destinos já havia mostrado o A330neo da TAP em primeira mão, em um voo teste. Mas agora foi pra valer, com toda a pompa que a ocasião merece. Nós fomos juntos para trazer tudo pra você, veja como foi:

Ser o primeiro operador de um avião novo é uma honraria muito disputada entre as cias aéreas. Como novos modelos de aeronaves não costumam ser lançados com tanta frequência é também sinal de prestígio receber o primeiro voo como destino. E quis a TAP, que é a empresa estrangeira com mais destinos no Brasil, que o primeiro voo fosse de Lisboa, sua sede e hub mundial, para São Paulo, um de seus destinos mais importantes.

O que o novo Airbus A330neo tem de diferente?

Este avião será o primeiro da TAP a ser equipado com a nova versão da cabine Airspace da Airbus, que representa um avanço considerável em relação às cabines antigas. Tanto a classe econômica, como a executiva, ganharam novas poltronas, iluminação, mais espaço, e um ambiente totalmente renovado.

O avião tem também um novo e moderno sistema de entretenimento, além de internet Wi-Fi  com mensagens de texto gratuitas para todos os passageiros. Foi possível conversar com amigos e família através do WhatsApp e Facebook Messenger.

A palavra “neo” que define essa nova aeronave é a sigla para “new engine option”, ou seja, nova opção de motor, que no caso é o gigante Rolls-Royce Trent 7000 que de fato pareceu ser mais silencioso.

Há ainda um sistema de iluminação em LED, poltronas-cama que reclinam 180 graus na executiva e compartimento de bagagens 66% maiores na cabine.

Como é o interior do A330neo da TAP?

O A330-900neo da TAP está configurado para transportar até 298 passageiros, sendo 34 assentos em executiva, 96 em econômica plus (uma novidade para a TAP) e 168 em econômica.

Como foram os voos inaugurais?

Estivemos a bordo dos dois primeiros voos do novo avião, o primeiro de Lisboa para São Paulo na classe econômica premium e o segundo de São Paulo para Lisboa na classe executiva. Em breve vamos publicar os reviews completos destes voos, mas aqui vai um aperitivo.

Todas as poltronas a bordo, independente da classe, contam com encontro de cabeça ajustável, tomadas universais e de USB e tela de entretenimento individual.

Aliás a tela merece um destaque especial, pois tem um tamanho e resolução fantásticos:

Outro merecido destaque vai para o espaço na primeira fileira da econômica premium: mesmo com 1,91m não senti qualquer aperto e o voo foi muito confortável:

No almoço as clássicas opções de sempre: carne ou massa. Aqui a opção de carne (um peito de peru bem saboroso):

Para comemorar este primeiro voo todos os passageiros receberam alguns mimos: um chaveiro, um postal, um certificado que atesta a sua presença a bordo e uma pequena garrafa de vinho do porto:

Depois de apenas algumas horas em São Paulo, era hora de embarcar no sentido inverso, desta vez com o conforto da classe executiva, que tem o formato 1-2-1, onde todas as poltronas tem acesso direto ao corredor e reclinam 180 graus:

O cardápio traz pratos bem brasileiros como o picadinho e a moqueca, que foi a opção para este voo:

Encerrada a refeição, hora de testar a poltrona no modo cama. Se comparada ao modelo que a TAP tem nos aviões mais antigos (parecido com os que se encontra nos ônibus leito) o upgrade é considerável:

Consegui dormir umas boas horas para me recuperar da maratona de voos e o despertar foi induzido pelo sistema de iluminação do avião, que imita o alvorecer:

A TAP tem planos ambiciosos para sua renovação de frota. Até o final de 2019 receberá mais 19 Airbus A330-900neo e até 2025 pretende ter todos os aviões de longo curso com o novo interior.

Parabéns à TAP por trazer esse belíssimo avião em primeira mão ao Brasil, uma honra a todos nós. E você, o que achou do novo avião? Comente!

O Melhores Destinos viajou a convite da TAP.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção