Guarujá ganhará aeroporto para 1 milhão de passageiros até 2014

Denis Carvalho 15 · março · 2012

Um dos principais destinos do litoral paulista, a cidade do Guarujá, na Baixada Santista, vai ganhar um aeroporto para 1 milhão de passageiros até a Copa de 2014. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o terminal será criado em um anexo da Base Aérea de Santos que, apesar do nome, fica no município vizinho. Dos mais de 2 milhões de metros quadrados da instalação militar, o aeroporto vai usar cerca de 200 mil m². As obras começam em 2013.

Uma licitação será aberta neste ano para oferecer o projeto, já pronto, à iniciativa privada. O documento final de concessão de uso será assinado entre a prefeitura e a Força Aérea Brasileira em maio. Estudos de demanda feitos pela prefeitura do Guarujá em parceria com empresas aéreas mostram que, se tivesse um aeroporto hoje, a cidade receberia 750 mil passageiros por ano – boa parte seguiria para os cruzeiros que saem de Santos.

Além dos navios de turismo, o fato de o Guarujá ser um dos principais destinos de verão do Estado, atrelado à descoberta de petróleo na camada do pré-sal da Bacia de Santos, deve elevar o movimento anual de passageiros para 1 milhão em poucos anos. A intenção da prefeitura do Guarujá, que firmou uma parceria com a Petrobrás, é a de criar um “aeroporto metropolitano compartilhado” para a Baixada Santista.

De acordo com o projeto, o aeroporto terá um pátio de aeronaves “de médio porte” e estacionamento com 300 vagas. O terminal de passageiros terá entrada independente do restante da base aérea, com acesso à futura ligação seca entre Guarujá e Santos – um túnel ou uma ponte são estudados para a área.

Mais informações no site do Estado de S. Paulo.

Dica do leitor Vitor J Nunes.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Roger de Paula

    Excelente notícias para o pessoal que gosta de fazer cruzeiros mas tem preguiça de pegar avião até sampa pra depois ter que descer a serra de ônibus! Com certeza muito mais pessoas irão se interessar pelos cruzeiros, eu sou um deles!

    • Feliciano Martins

      Dois!

      • luciano melo

        tres

  • Vitor J. Nunes

    Muito bom! 🙂

  • Felipe

    Ótima notícia! Isso vai ajudar também a desafogar o trânsito das duas rodovias que vão pra lá…

  • Pedro H

    Só acredito vendo!

    Tem mercado pra bem mais que um milhão!

  • Daniel

    esse novo aeroporto tambem recebera voos internacionais de longo alcance

    • Pedro H

      duvido com uma psta de 1500m eh impossível! com sorte chega na argentina

  • Fernando Merencio

    Finalmente! Nunca entendi o porquê de não haver um aeroporto em Santos. Pelo tamanho da cidade e seus vizinhos, que juntos tem quase 1,5 milhões de habitantes, esse aeroporto é mais do que necessário.

    Joinville com 1/3 dessa gente toda e com praticamente a mesma distância entre o aeroporto Afonso Pena (isso sem o trânsito de SP) que Santos de Guarulhos, tem um!

    Isso sem falar que Santos recebe muita gente para os cruzeiros…

    Só espero que não se arraste anos e anos!

    Fossemos um país sério o aeroporto estaria é pronto em 2013…

    • Danilo Fernando

      Isso sem falar que temos um aeroporto de qualidade, com pista do mesmo tamanho de Congonhas, mas totalmente VAZIO em Itanhaém… Só saem aviões pequenos de propaganda, e basicamente só no verão! Mal uso da infra-estrutura.

  • Thiago Castro

    Será q dará pra ir de Congonhas pro Guarujá de avião?? Só assim pra desafogar a Imigrantes…rs.. 🙂

    • Pedro H

      era mais fácil e eficiente fazerem uma ferrovia!

      ja imaginou que luxo feriadao de trem sem transito!?

  • Eike Batista

    Vao construir um aeporto para 1 milhao de passageiros, sendo que a expectativa é de um milhao de passageiros ?

    Brasil é mesmo o paìs do puxadinho

    • Leonardo

      E não seria jogar dinheiro fora construir um aeroporto com maior capacidade para um local que "em alguns anos" pode chegar a 1 milhão? A única coisa que vão construir é um terminal de passageiro, que pode muito bem, ser ampliado para mais vagas, basta o projeto inicial prever tal ampliação. Assim, as tarifas de embarque não precisariam ser altas para recuperar o investimento que for feito lá, e o aeroporto cresce organicamente de acordo com a demanda. (bem, isso seria o ideal)

  • Leonardo

    Tenho dó se for apenas a Azul a operar em Guarujá, toda cidade turística ela abusa nos preços, fui olhar Caldas Novas agora e um trecho sai por apenas R$869,90, sendo que o mesmo voo que faz escala em Caldas Novas e vai para Goiânia, custa R$439,90, ou seja, compra pra Goiânia e desembarca em Caldas sem levar mala no bagageiro.

    E como Guarujá seria executivos de petrolíferas e turistas com cruzeiros, tenho dó deles.

    • Vitor J. Nunes

      Já pensei seriamente em fazer isso de descer no meio do caminho numa escala que saía mais barato. O grande problema é o vôo de volta já que não dá para pegar no meio do caminho…

    • Mauro

      Eu morro de dó dos turistas, sinto muita muita pena, mas os executivos das petrolíferas não se importaram nem um pouco em pagar caro, isso se não forem de jato executivo…

      • Mauro

        *importarão

  • Cristiano

    Este aeroporto será bem vindo!! Mais uma opção para "desafogar" GRU/CGH/VCP

    AZUL, TRIP e Passaredo são as noviças postulantes à estarem operando por lá!

    Guarujá – GIG

    Guarujá – VCP

    Guarujá – CWB

    Guarujá – CNF

    • Olavo

      "à estarem operando"??

      Meus olhos até arderam!

  • Felipe

    Lamentável, isso é uma repetição do que fizeram com a construção da nova imigrantes. Tem estrutura de locomoção mas não tem estrutura para receber esse povo dentro da cidade…A temporada será pior do que já está. Além disto, GUarujá é considerada uma das cidades mais corruptas do Mundo, sim, do Mundo! Esse é mais um motivo para se roubar mais dinheiro…

  • Danilo Fernando

    Imagino que o que eu vou sugerir talvez nunca aconteça, pois existem interesses diferentes e o 'buraco' é mais embaixo.

    Será excelente esse aeroporto no Guarujá, especialmente para o pessoal da baixada paulista e a questão dos cruzeiros em Santos.

    Mas fico imaginando como seria se 'dessem um tapa' no aeroporto do Campo de Marte em São Paulo. Afinal, um aeroporto ao lado da maior rodoviária do país (Tietê), perto do maior centro de convenções da cidade (Anhembi), colado ao Sambódromo, e com fortes chances de ter integração com o TAV…. poderiam muito bem unificar tudo isso com metrô, ônibus e tal… e começarem a fazer vôos comercias saindo do campo de Marte! Vôos curtos, claro, mas dentro de um raio de 500km ou 600Km com avioes de até 120 passageiros (olha os Embraer 195 ai) :)…

    Será que em menos de 1 ano não dá pra fazer isso? Não desafogaria Congonhas e Cumbica? Acho que sonhei muito, mas quem sabe?

  • Daniel Bazetto

    Será que rola VCP – Guarujá?? Se bem que não sei se compensa muito até se deslocar pro aeroporto, fzr checkin despachar as bagagens e depois descer em Guarujá pegar bagagens e se deslocar do aeroporto pro hotel vai ser um tempo longo, afinal de Campinas a Guarujá são pouco mais de 2:30hs.

    • Henrique Sanches

      Isso sem trânsito! Nos feriados a demora chega a 6 horas!

      As vezes vale a pena sim!

      • Daniel Bazetto

        Verdade não havia pensado nisso. É que eu sou adepto de trabalhar o feriado e compensar num dia comum. Odeio viajar de feriado.

    • Thiago Castro

      Sem ser num feriado né?

      • Daniel Bazetto

        É que como eu disse acima, nunca viajo no feriado. 🙂

  • Ana Almeida

    Prevejo uma alteração no preço dos pedágios?

    Se aumenta o preço, mais pessoas usarao o aviao.

    Se diminuir, provavelmente a TIR fique abaixo da TMA e tomarão prejuízo, processos rolarão etc.

    Enfim, melhor pro povo

    • Thiago Castro

      Ok, nem todos conhecem Matemática Financeira pra saberem oq é TIR ou TMA.

  • Henrique Sanches

    Felipe,

    de que pesquisa você tirou essa informação de Corrupção?

    Moro a anos no Guarujá e concordo que tem corrupção mas dai ser chamada de uma das maiores do mundo não é de mais não?

    Favor me enviar o link da pesquisa ou a revista que você leu para que eu possa estar por dentro dessa informação!

    Ou será que a pesquisa foi feita pela VoxFelipe?

  • Henrique Sanches

    A Baixada Santista merece um aeroporto! Com mais de 1,7 milhões de habitantes necessita de um aeroporto que ligue as principais cidades do Brasil.

    Mas concordo que fazer um aeroporto pequeno é bobagem, tem que fazer com estrutura para expansões, pois daqui a 3 anos esse aeroporto estará pequeno e ai vão querer construir um novo ou fazer tendas para acomodar a nova demanda!

    Agora para acabar com a loucura do trânsito na Imigrantes e Anchieta só um belo trêm que ligue Campinas/São Paulo/Santos/Guarujá, pois mesmo com a estrada com a melhor tecnologia do pais (Imigrantes) e 10 pistas não dão conta do fluxo nos feriados e fim de ano!

    • Daniel Bazetto

      Cara não gosto nem de imaginar como deve ser o enfrentar esse transito. É por isso que eu trabalho os feriados e peço pra compensar num dia qualquer.

  • Paulo

    Concordo com o Felipe!!!

    Moro no Guarujá há anos e a política é um reino de corrupção descarda, seja posição ou oposição. Só sei que a atual Administração já deve estar levando para fechar o acordo, bem como a próxima Administração também levará na execução das obras. Resultado: quem paga o preço são os contribuintes, tanto do IPTU e ISS, como os usuários do aeroporto via TAXA DE EMBARQUE…

    • Henrique Sanches

      Não votei na atual prefeita nem sou funcionário público mas a atual gestão está fazendo um ótimo trabalho em relação a finanças (Tenho essas informações e são reais) mas concordo que o Guarujá está longe de ser um lugar sem corrupção e se nesse ano as coisas não melhorarem para o povo ela não terá tempo de mostrar suas melhorias, já que não terá o segundo mandato!

      Pra quem viveu mandatos de Farid e Maurici a atual gestão é um anjo!

      Quem viver verá!

  • Thiago Castro

    Não sei se seria esse o caso. Só sei que o Brasil precisa pensar bem mais pra frente, tipo 20 ou 30 anos! Concordo com o Eike. Provavelmente, poucos anos depois desse aeroporto ficar pronto já precisará de expansão!!

  • Thiago Petinari

    Querem construir um aeroporto para 1milhão e fazer um estacionamento para 300 carros??? Tão de sacanagem, né? Mesmo se todos os carros fossem lotados (5 pessoas cada) isso não dá nem 0,2% da capacidade!!!

    • Daniel Bazetto

      Thiago, estacionamento nunca foi o forte de nenhum aeroporto pelo menos aqui no Brasil

    • Henrique Sanches

      Thiago,

      concordo que a quantidade de vagas é ridiculo mas sua conta tem que levar em consideração que é um milhão por ano.

      Divida isso conforme for melhor (Dias ou semana) o número melhorará mas continuará mostrando que 300 vagas é ridiculo!

      Abraços

  • Glaucio

    Claro que nao se importam. Quem paga a conta somos nós no posto de gasolina.

  • Patrick

    Já fiz isso mais de uma vez. Lógicas de preços das passagens são ilógicos as vezes. Nesses casos no entanto eram só trechos de ida – e eu só com bagagem de mão.

    • Vitor J. Nunes

      Pois é. E essa falta de lógica algumas vezes beira muito a burrice.

      Vou para Curaçao (promoção Gol garimpada pelo MD!) e, de lá, para Aruba. Só que meu voo é Galeão > Curaçao (ida e volta) sendo que o voo de volta sai de Curaçao e faz escala em Aruba antes de vir ao Brasil. Ou seja, vou pegar um teco-teco de Aruba para Curaçao e voltar 1 hora depois para escala no voo de volta ao Brasil.

      Não fosse essa "burrice" das Cias. aéreas eu já não poderia ficar lá em Aruba mesmo?!?

      • Thiago Castro

        Se pode dificultar, vai facilitar pra q???

  • Carmencita

    Será que dá para ampliar muito mais esse aeroporto?

    Imagens:

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/03/gua

    http://www.imagensaereas.com.br/imagens-regioes.p

    • Henrique Sanches

      Ótimas fotos!

      É tem pouco espaço para expansão, principalmente em relação a pista!

  • Raíssa

    Eike Batista que tá dizendo, Leo…. hahahahaah

  • Eike Batista

    Exatamente amigo.

  • Eriston

    Com certeza. A galera que sobe a imigrantes pra pegar vôos em CGH é grande tb. A baixada é muito populosa. Por si só já justifica o aeroporto.

  • Wesley Carvalho

    Até que enfim. Não dava para entender a região de Santos com toda aquela população não ter aeroporto.

  • RABUGENTO

    Concordo com o Pedro H.

    Morei em Santos durante 50 anos e me lembro que chegaram a pousar alguns DC3 da REAL AEROVIAS por lá, nos anos 50…

    Essa história de ampliação das pistas e equipamentos da Base Aérea de Santos tem muitas histórias assim como a ponte/túnel entre Santos e Guarujá.

    Só aparece o papo próximo às eleições municipais e depois tudo é esquecido.

    O Ex-Governador Serra até "inaugurou" a ponte entre Santos e Guarujá. Hoje dizem que será um túnel e assim vai… Mudam a cada eleição e nada é feito.

    Por outro lado não há condições de fazer uma pista decente na Base Aérea sem fazer muitas desapropriações já que o Distrito de Vicente de Carvalho, pertencente ao Guarujá está cercando com moradias toda a área…

    Acredito sim que venha a ser uma pista para os helicópteros a serviço da Petrobras, nada mais.

  • RABUGENTO

    A ferrovia existe.

    Já levou muitos passageiros… Agora só minério e carvão mais alguns contêineres para o porto…

    Por sinal mostra belas paisagens da Serra do Mar.

  • RABUGENTO

    Lembro-me que de um lado da pista é o mar e do outro tinha um morrete.

    Há muitos anos não passo por ali.

  • joão tavares

    seria uma boa iniciativa…utilizava bem melhor a estrutura atual e integra com opções futuras….inclue ai uma pequena ligação com o metrô, de modo a pegar o trem da CPTM e reativa a ligação ferroviaria com a baixada, com trens modernos e confortaveis. desafoga a anchieta e a imigrantes, sim com toda certeza.

  • Berna

    Não será ponte, e sim sera um tunel.. veja nesas noticia.. http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,tunel-

  • Berna
  • Olha, na boa.. Eu moro no Guarujá desde que nasci e sempre ouço falar de duas coisas: Aeroporto e Ponte ligando Guarujá à Santos. E não é só isso, eu tenho 22 anos e antes mesmo de eu nascer, já existiam esses boatos. Tá aí coisas das quais eu nem me animo mais, ainda mais com essa prefeitura incompetente.

  • Lia

    até agora nada, nem de ponte , nem de aeroporto e Guarujá continua sendo uma das cidades "mais corruptas do mundo"sim. Moro aqui e não preciso de nenhuma pesquisa para ter a percepção de corrupção desta cidade. Basta andar na rua e ver, a cidade é um limbo em todos os semntidos, não cresce, não muda,e porque? O povo que vem para cá é o refugo e os politicos em que eles votam são o rebotalho. Triste.

  • Evita

    KKKKK, isso é lenda antiga!