Conheça El Palomar, o terceiro e “novo” aeroporto de Buenos Aires, utilizado pela Flybondi!

Leila Aisen 8 · maio · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A primeira companhia aérea de baixo custo da Argentina, a Flybondi, iniciou as operações em janeiro. Por conta das limitações operacionais no Aeroparque (Aeroporto Jorge Newbery), que fica dentro da cidade, a companhia passou a operar voos em Buenos Aires utilizando o Aeroporto de El Palomar, até então apenas uma base aérea militar.

A Flybondi planeja operar voos internacionais, inclusive para o Brasil, mas somente após a conclusão da ampliação e reforma de El Palomar, que começa no próximo mês de julho. Enquanto isso não acontece, conheça o “novo” aeroporto de Buenos Aires e o que ele oferece aos passageiros!

El Palomar (EPA) é o terceiro aeroporto da Região Metropolitana de Buenos Aires, junto com Ezeiza e Aeroparque, e o primeiro a ser conectado ao trem, já que está a 300 metros da estação de Palomar, na linha San Martín. O governo argentino investirá um total de US$ 1,6 milhão em obras para melhorar o aeroporto.

Como primeiro terminal de companhias aéreas low cost do país, está localizado a poucos quilômetros da cidade de Buenos Aires e possui serviços mais básicos, que reduzem os custos operacionais das companhias aéreas entre 40% e 50%. Por exemplo, não há fingers (que por aqui chamamos mangas), ou serviços de reboque para aeronaves.

O aeroporto é pequeno, mas cômodo. Tem vários balcões de check-in, todos da Flybondi, por enquanto.

O terminal conta com dois cafés Brioche Doreé, um deles antes da área de pré-embarque, e outro depois, além de máquinas de café e bebidas, estações de recarga de celulares, banheiros e duas redes WiFi grátis

O caminho até o avião é feito à pé e o acesso por uma escada nova. Ao chegar, existem apenas duas esteiras de bagagem.

Em julho terão início as obras no aeroporto, que incluem o uso dos hangares militares do prédio para instalar terminais de check-in automático, lojas, alfândega, imigração e estacionamento. A última etapa ainda não tem data e a construção de um novo terminal com capacidade para receber 1 milhão de passageiros por ano é esperada.

Para quem vai a Buenos Aires, o aeroporto de El Palomar é muito mais próximo do que Ezeiza e, dependendo da região, até mesmo mais conveniente do que o super bem localizado Aeroparque.

Como chegar a El Palomar

De carro, táxi, remis, Uber ou Cabify: A partir do Obelisco de Buenos Aires, a distância até o aeroporto de El Palomar é de 26 km. No nosso caso, fomos de Cabify. Como referência, sem desconto, um táxi ou Uber do Obelisco para EPA custa 570 pesos, enquanto um Cabify 680 pesos. Além disso, há dois pedágios: nas autopistas AU Perito Moreno e AU 25 de Mayo, com valores de 40 a 55 pesos, e na Au Oeste, de 28 a 50 pesos. Pode evitá-los se não for pela autopista, mas o trajeto será mais longo.

Trem: A linha San Martín demora 39 minutos até Palermo ou 42 minutos a Retiro. Custa a partir de 7,50 pesos com o cartão SUBE ou 18 pesos comprando avulso.

Ônibus executivo: A empresa Manuel Tienda León oferece uma linha do aeroporto até vários pontos da cidade de Buenos Aires, com passagens a partir de 150 pesos.

Ônibus comum (colectivo): Podem ser usadas as linhas 53, 182 ou 320. A passagem precisa ser paga com cartão SUBE e custa a partir de 9,50 pesos.

A chegada do novo Aeroporto de El Palomar é crucial para o desembarque das companhias low cost na Argentina, tanto para voos domésticos, como internacionais. Ao que tudo indica, em breve esse será um terminal importante para os brasileiros, seja para chegar ao país com uma companhia de baixo custo, seja para fazer conexão e aproveitar baixas tarifas para destinos como Mendoza, Cordoba, Bariloche e Jujuy!

Alguém aí já esteve por lá? O que achou? Comente e participe.

Autor

Leila Aisen - Editora - Argentina