GOL e Smiles anunciam novas regras e benefícios, com melhorias no programa!

Leonardo Cassol 6 · outubro · 2016

EXTRA! EXTRA! Em primeira mão, a GOL e a Smiles anunciaram agora pela manhã mudanças importantes – e positivas – no programa de fidelidade. As novas regras valerão a partir de janeiro de 2017 e possibilitarão que os participantes subam de categoria com mais facilidade. Também voltarão a pontuar as passagens promocionais da GOL, que hoje não dão direito a milhas! Confira as novidades:

nova-smiles-mudancas-2017

Todas as tarifas de voos GOL passarão a pontuar milhas

Uma das principais novidades é que os bilhetes de tarifa promocional também passam a contabilizar milhas, inclusive em feirões de passagens. Desse modo, qualquer tipo de passagem comprada com a GOL terá acúmulo de milhas.

pontuacao-nova-smiles-voos-gol

Essa é uma mudança importante, especialmente para quem acompanha as promoções de passagens da GOL e aproveita os melhores preços.

Em voos internacionais com a GOL, as milhas qualificáveis continuam sendo contadas de acordo com as distâncias entre a origem e o destino da viagem, mas com garantia de um acúmulo mínimo, de acordo com a região: América Central / Caribe: 3.000 milhas qualificáveis; América do Sul: 1.000 milhas qualificáveis.

Os pontos de parceiros não aéreos, como de transferências de cartão de crédito, varejistas e redes de hotéis continuam contando para upgrade na proporção de 10:1, de acordo com o novo regulamento do programa.

Mudar de categoria ficará mais fácil

A quantidade de milhas exigida para mudança de classe foi reduzida.

Prata: para tornar-se um cliente Prata, você deverá acumular 10.000 milhas qualificáveis ou voar por 10 trechos GOL, diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Hoje não há opção de mudar de categoria por quantidade de trechos.

Ouro: para tornar-se um cliente Ouro, você deverá acumular 18.000 milhas qualificáveis ou voar por 18 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Hoje são necessárias 20 mil milhas e não há opção de mudar de categoria por quantidade de trechos.

Diamante: para tornar-se um cliente Diamante, você deverá acumular 30.000 milhas qualificáveis ou voar por 30 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Hoje são necessárias 35 mil milhas e não há opção de mudar de categoria por quantidade de trechos.

São válidos para upgrade de categoria Smiles os trechos voados em voos diretos ou com conexão, em rotas domésticas e internacionais da GOL e em rotas internacionais operadas por empresas aéreas parceiras, em voos de codeshare e voos de parceiras congêneres, como a Delta, Air France, KLM, Aerolíneas Argentinas, Copa Airlines, Etihad, Alitalia, TAP, Air Canda, Aeromexico, Korean ou Qatar.

As categorias valem sempre pelo ano vigente da conquista do upgrade + 15 meses, até o período de avaliação de requalificação (31 de março).

Em todos os casos, o período de qualificação e requalificação vai passar a considerar janeiro a dezembro de cada ano, a partir de 2017 (ou seja, na qualificação de 2018).

Quantidade de trechos voados passa a valer para mudança de categoria

A partir de 2017 a quantidade de trechos voados, inclusive de conexões, também passa a qualificar o cliente para upgrade de categoria. Dessa forma, ao voar dez trechos, o cliente passa para a categoria Prata, independentemente do valor da tarifa e da distância entre a origem e o destino, e sem, necessariamente, ter que acumular 10 mil milhas – como era exigido antes.

nova-smiles-trechos

Outra mudança: os clientes que alcançarem, no mínimo, um upgrade de categoria durante o ano e que acumularem mais milhas qualificáveis (trechos voados) do que os necessários terão direito a “carregá-las” para o ano seguinte, facilitando assim a manutenção da sua categoria ou um possível novo upgrade.

Novos benefícios para clientes Ouro e Diamante

O cliente Smiles Diamante passará a ganhar uma viagem grátis por ano para um acompanhante, em qualquer voo nacional da GOL.

viagem-gratis-nova-smiles-diamante-min

Outro benefício novo é que gratuidade nos assentos GOL+ Conforto em voos domésticos passa a valer para todos os passageiros que estiverem com o cliente Diamante numa mesma reserva.

nova-smiles-beneficios-ouro-diamante

Já os clientes da categoria Ouro pagarão metade do valor, durante todo o ano, no assento GOL+ Conforto, inclusive para acompanhantes, e terão o piso de pelo menos 500 milhas, importante diferencial do setor nessa categoria.

nova-smiles-gol-conforto

Os clientes Ouro também ganharam o acúmulo mínimo de 500 milhas por voo. Já os clientes Diamante têm o mínimo de 1.000 milhas por voo e a antecipação gratuita de voos no mesmo dia também passa a valer para os acompanhantes, na mesma reserva. A antecipação de bilhetes pode ocorrer em todos os voos domésticos e internacionais da GOL.

Importante: se o bilhete do acompanhante for desmembrado para uma outra data de viagem, ele deixa de ser considerado um acompanhante do Diamante e perde o benefício por associação.

nova-smiles-acumulo-ouro-diamante

“Quem voa GOL terá mais chances de atingir a maior categoria do programa de fidelidade e, assim, aproveitar mais benefícios”, diz Carlos Mauad, Diretor Comercial da Smiles.

Clientes Diamante e Ouro continuam com acesso às salas VIP domésticas da GOL e clientes Diamante também às salas VIP Internacionais.

nova-smiles-sala-vip

“Hoje, a GOL é a companhia aérea que mais transporta passageiros no país, seja no mercado de lazer ou no corporativo, e, por isso, estamos, em parceria com a Smiles, promovendo importantes mudança em nosso programa de fidelidade. Queremos valorizar ainda mais a relação com os nossos clientes, oferecendo a eles mais vantagens, ao longo da cadeia de viagem, e facilitar o gerenciamento que fazem do uso das milhas acumuladas”, afirma Maurício Parise, diretor de marketing da GOL.

Como vai funcionar a transição

As novas regras entram em vigor em 2017. No período de transição das regras haverá requalificação de clientes da mesma forma como funciona hoje.

Na requalificação de março de 2017, deverão ser contabilizadas as milhas qualificáveis acumuladas de 01/04/2016 a 31/03/2017.

Já na requalificação de março de 2018,  servirão para o processo de requalificação as milhas qualificáveis acumuladas entre 01/01/2017 e 31/12/2017, seguindo assim a nova regra, mesmo que as milhas qualificáveis tenham sido obtidas na regra anterior.

Nossa avaliação

As mudanças são positivas e muito bem vindas, pois trazem benefícios com valor real para os clientes de todas as categorias. Além disso, ficou muito mais fácil obter o upgrade para as categorias mais valiosas do programa, Ouro e Diamante. Os acompanhantes dos passageiros frequentes também foram contemplados com benefícios exclusivos, o que é bem interessante.

Por outro lado, é importante considerar que não foi anunciada nenhuma mudança no resgate de passagens com milhas, que deve continuar como um ponto crítico da Smiles. Uma ação conjunta com a GOL para ofertar mais trechos promocionais ou a criação de uma tabela de resgate diferenciada para passageiros frequentes, nos moldes da principal concorrente, certamente geraria uma proposta de valor ainda mais atrativa para os clientes.

Ainda assim, é claramente uma mudança bem positiva da Smiles e na direção correta, e comunicada aos clientes com antecedência, o que é muito importante!

Mais informações na página da Nova Smiles.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Tarcísio Medeiros

    “promovendo importantes mudança sem nosso programa de fidelidade. ”

    Teve erro de digitação no mudança sem.

    E pena que a Gol só tenha feito isso agora eu voava mais de 20x com ela em 2012 óu 2013. Hoje só se for de conexão pra ir pra fora do país. …

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Qualquer mudança para melhorar está valendo. Parabéns Gol e Smiles pela estratégia.

    • Emmanuel Kalispera

      Poderia voltar a pontuar por trecho também. Antigamente, quem era Diamante, ganhava 2.000 por trecho. Então um voo Rio – BH com escala em SP, daria uns 4.000 pontos.

  • Edimar Eustaquio

    O que falta para a GOL melhorar seu programa de milhas,
    Primeiro: Entrar na SKYTEAM
    Segundo: Emitir passagens com quantidade de milhas justas, sendo que na verdade estão cobrando quantidades exorbitantes, e ultimamente nao esta compensando acumular milhas no Smiles da GOL.

    • Thatiana Fernandes

      Às vezes você pega uma boa promoção.
      Consegui pra NYC por 45 mil milhas, ida e volta.

      • Edimar Eustaquio

        Olá Srta. Thatina, as promoções sempre devem existir, o mercado, as companhias necessitam disso, embora as promoções que se temos aqui, jamais se comparam com as Americanas, Europeias e Asiaticas, mas voltando ao assunto do interesse de milhas, em dias nao muito distante, pra se voar na America do Sul os trechos era cobrados 10 mil milhas, America Central 15 mil milhas, America do Norte 20 mil e milhas e para Europoa 30 mil milhas, aconte que não vemos isso mais na pratica, porque todas companhias aumentaram a emissao pra se pagar com pontos ou milhas, e uma delas a que mais fez este aumento foi o Smiles da GOL, pra mim pra que ela melhore muito, deveria entrar na SKYTEAM, é o mesmo programa de milhas da DELTA AIRLINES, que tambem é sócia da companhia GOL.

        • Thatiana Fernandes

          Edimar, assim como eu só compro passagens em épocas de promoção, assim também o faço quando resgato milhas. É besteira comprar em outra época, exceto em casos de extrema necessidade.

          Também acho que é injustificável o aumento em milhas, visto que a aquisição também é dolarizada na maioria dos cartões de crédito. Mas, como disse, ainda é possível encontrar perto desses valores. Este ano fui para a Itália por 35 mil o trecho, e este ano 22.500 o trecho para NY. Então, ainda é possível encontrar.

    • Bruno Machado

      Concordo plenamente, Edimar!

    • LuRodamilans

      concordo

  • Leonardo Guimaraes

    Depois de anos e anos com mudanças sempre ruins feitas pelo smiles até que enfim uma noticia boa!!
    Acho que eles se tocaram, pq o smiles passou de melhor programa para o pior programa em tão pouco tempo!! Esperamos mudanças melhores, como valorização das milhas smiles e consequente redução das quantidades necessárias para resgate!

  • Josimar

    É isso mesmo??? WOW que mudança! Enquanto a Multiplus está dando decepção para os clientes elite, esta notícia veio para confortar nossos corações! haha essa parte de também contabilizar os trechos voados como a TAM faz, (incluindo as conexões!), poxa, é muito bacana. Ótima notícia no meu ponto de vista. Parabéns GOL!! Já me vejo como Diamante em Fevereiro! hahah
    Valeu por compartilhar MD!!

  • A péssima imagem construída pelo Smiles em todos esses anos privilegiando a venda de milhas a cima de qualquer coisa não me anima com essas mudanças.
    Smiles, tente outra vez, faça promoções de verdade pra USAR as milhas acumuladas para voar dentro do Brasil, aí sim você terá um crédito de confiança comigo.

  • Marcus

    O “problema” é que o voos com milhas Smiles ficaram exorbitantes nos ultimos dois anos. Costumava fazer o trecho Bel/For/Bel a 10 mil milhas, ou menos. Agora quando acho a menos de 25 mil milhas, já é pra glorificar de pé. Talvez tenha haver com o Club Smiles e as inúmeras promoções de venda de milhas. Disponibilizam muitas milhas pro mercado, passando a ideia de “bom negócio” para o consumidor, mas o que acontece, de verdade, é a desvalorização das milhas na hora de trocar por produtos ou serviços. Penso que com mais essas facilidades em acumular milhas, vai gerar o agravamento dessa relação preço da passagem em dinheiro x preço da passagem em milhas.

    • Josimar

      Inflação nas milhas! Na TAM está acontecendo a mesma coisa…

  • Felipe Longo Martins

    Pra quem é usuário do Cartão Platinum? Alguma novidade?

    • Por enquanto não.

      • Riccardo Martin

        Leo, encaminhei um email agora com respeito ao SMILES
        Quando puder, dá uma checada
        Abração
        Riccardo

      • Lucio Daou

        Leonardo, se puder descobrir algo a respeito, agradecemos… apesar de algumas benesses, como a prioridade de check-in e embarque, a sensação de quem tem o cartão é que paga-se muito por pouco benefício.

    • Parece que não, colega. Parece que não vai ser dessa vez que teremos algo a comemorar… :-/

  • FabioPalmeiras

    A Gol é boa, mas precisa de telas individuais nos seus aviões, pra ontem.

    • Fabio, não vai ter! A estratégia da companhia é oferecer todo o sistema pelo celular ou tablet dos passageiros, incluindo internet, filmes e TV ao vivo no ano que vem

  • Josimar

    @leocassol:disqus, já é possível saber se as passagens que compramos hoje, para voar em Janeiro do ano que vem, vão se encaixar nestas novas regras?

    • Estamos aguardando um retorno da Smiles e respondemos logo mais, ok?

    • Josimar, segundo a GOL e a Smiles, comprando hoje para voar a partir de 5 de janeiro valem as regras novas, o que é uma boa notícia.

      • Rafael Azevedo

        Leonardo, sabe dizer se passagens compradas anteriormente para voar após 05 de janeiro, já entram na nova regra?

      • Josimar

        Ah sim, com certeza! Muito obrigado, Leonardo!!!

  • Thiago Ribeiro

    Milhas acumuladas via cartão de crédito continuarão sendo contabilizadas para upgrade de categoria?

    • Sim, na proporção de 10:1

      • Lucio Daou

        Opa, melhorou, era 15:1!!

        • Emmanuel Kalispera

          @leocassol:disqus confirma que mudou de 15:1 para 10:1?

  • kleber silva

    Desespero para tentar ressuscitar o smiles,subestima a inteligência do cliente com falsas promoções.trechos domésticos por 60 mil pontos é desonestidade.

  • Particular Risk

    Desculpa, mas mudar a regra para facilitar o acúmulo de pontos não é necessariamente uma boa notícia se na hora de resgatar, as tarifas com pontos aumentam. Isso é o que tem acontecido. Ou seja, no fim vira um marketing que gera esperança, mas que no fim não muda nada… Ou muda para pior. Foi igual aconteceu quando mudaram a precificação do resgate para tarifas “flexíveis”. Na época foi vendido como uma boa coisa. Na prática, o trecho internacional saiu do padrão de 25.000 pontos para 37.500 ou mais…

    • kleber silva

      Verdade.e antes o trecho doméstico era 10 mil pontos . agora tarifa flexível 35 mil

    • Pedro

      Também não sei porque as pessoas estão comemorando tanto. O principal de um programa de fidelidade é o binômio de acumular e usar milhas.
      No quesito de acumular milhas o programa é bom, com exceção para voos pela Gool, mas as parcerias são boas, a venda de milhas tem sempre promoções.
      Mas, aí, vem o principal, que é resgate de milhas. Neste quesito o programa é péssimo. Trechos nacionais com quantidades enormes e nos parceiros só vale a pena quando tem na Delta e Alitalia. Os outros parceiros a quantidade é surreal: altíssima.
      E estas mudanças não modificaram as condições de resgate, só de obtenção de status.
      Acho até que vão melhor no quesito para obtenção de status e vão piorar na tabela de resgate.
      Ou seja: Smiles sendo Smiles

  • Manoel Osni Padilha Ribeiro

    De que adianta dar milhas a torto e a direita, olha o preço absurdo de resgate, há 2 anos atrás era possível comprar passagem pro caribe por 15.000 na promoção, hoje uma “grande” promoção custa 25.000 milhas

  • Cecilia

    Nada de mais pra quem não é ouro diamante etc. Vão dar umas milhazinhas em passagens promocionais, antigamente já era assim e tinham tirado isso. Aff Gol nos poupe !

    • Silvia Barbosa

      voltaram ao que era antes, tomará que os valores para resgates diminuam

  • Zinho Nense

    Enquanto isso o Latam Fidelidade piora o seu. Cobrando mais de seus clientes elites (15 para 25, um aumento de 66%). Se a gol entra para Sky Team, byte bye Latam.

  • Thomas Hisamura

    Já to vendo as salas vips lotadas e mais gente nas filas prioritárias que nas normais.

    • AAraujo

      Não acho não… quem é que gasta R$ 18 mil em passagens com tarifa promocional ou R$ 6 mil com tarifa programada pra voar de Gol? É mais fácil (e barato) comprar as milhas nas promoções e ter o cartão de crédito Smiles…

      • Thomas Hisamura

        Qualquer passagem de USD 500 pela Delta já da 10.000 milhas, dependendo da classe tarifaria. Ou de USD 700 pela AF dá mais de 12.000.

        • Thomas, as passagens da Delta e de outras parceiras que não a GOL acumulam milhas com base na distância voada, seguindo as classes de acúmulo de cada empresa. O 2 milhas x R$ 1 ou 3 mihas x R$ 1 vale só pra GOL. As tarifas de acúmulo da Delta são essas: https://www.smiles.com.br/delta-air-lines

          • Thomas Hisamura

            Eu sei. Por isso que disse, tem passagens promo de Usd 500 que da 10.000 milhas (distancia media pra Am. do Norte, ida e volta), ou 12.000 na AF (Europa ida e volta).

          • Marcelo Medeiros

            Não se acumula muito com parceiras. Voei semana passada de Air France, Brasília-Moscou-Brasilia e acumulei míseras 5 mil milhas no Smiles…

  • LuRodamilans

    É uma ótima forma de “se promover” no final do ano pra poder pagar o décimo terceiro dos funcionários… Porque não colocaram as tais mudanças antes? O pior programa da atualidade, não se consegue mais nada com esse Sm iles, querem e promovem a todo instante vendas de milhas, transferências, compre 1 leve 3, etc… Mas conseguir utilizar os pontos que já temos em conta é impossível. Deveriam tomar vergonha na cara e não ficar prometendo vantagens futuristas… Cadê as passagens da Aerolineas? Sumiram e ninguém sabe dizer nada a respeito… Eu também acredito em Papai Noel, nos Três Porquinhos, na Branca de Neve…

    • kleber silva

      verdade o smiles acha que pode continuar enganando.

  • Marcos Nakayama

    Gente, isso não é bom! Essa promoção só indica que o Smiles continuará com a estratégia de nos fazer acumular mais pra depois não conseguirmos gastar pelo valor exorbitante que eles cobram nas passagens. A única mudança positiva possível seria diminuir o valor cobrado.

  • Rodrigo eugenio

    Gol e Smiles, não, obrigado!

  • Rodrigo eugenio

    Quem trai a confiança uma vez não merece novamente. Como sempre digo, quem perdoa é Deus. O consumidor lesado não pode e não deve esquecer nunca!

  • vspara

    Alguém sabe onde posso consultar o meu extrato de milhas club? Com a atualização do site do SMILES não achei um local pra ver quanto falta para a próxima categoria :/

    • Logado, clica em minha conta. Vai aparecer a barrinha indicando seu “saldo” e quanto falta para upgrade.

  • José Guilherme, o item 11.4 do novo regulamento estabelece a proporção de 10:1 para pontos de cartões e parceiros comerciais não aéreos. Isso vale para as milhas do cartão Smiles.

    • José Guilherme

      Obrigado Leonardo!
      Faltou uma coisa: como ficam as milhas adquiridas através do Club Smiles? Fica na mesma proporção de 10:1?

      • Não mudou.

        • Diego Era

          Leonardo, quanto a novos beneficios de cartões Smiles Platinum há alguma novidade? já que atualizaram o programa SMILES, nada mais justo que fizessem o mesmo para os cartões.

  • Js

    O principal problema da smiles é inflacionar a quantidade de milhas por trecho. O que em outras companhias se consegue trechos de 8, 10 mil milhas (ex.REC-GRU) na smiles é o dobro: mínimo de 16 mil milhas. E a parceria com Aerolíneas citada na reportagem não existe mais né? Não consigo ver mais trechos com Aerolíneas.

    • A parceria para resgate continua com aquele problema crônico e é quase como se não existisse mesmo. Para o acúmulo, como citamos, também passará a valer os trechos voados para upgrade de categoria, além das milhas, que já valem hoje.

  • 1. Não. Trechos com milhas continuam não valendo pra acumular pontos e agora também trechos.
    2. Poderá com qualquer status, pois é o cartão que oferece acesso. Mas isso só vale se você estiver voando GOL ou nos parceiros Smiles selecionados.
    3. O downgrade é gradativo. Você vai para a categoria imediatamente inferior. A validade das categorias é de 1 ano, mas quando você conquista uma nova categoria vale pelo ano em curso + 15 meses.

  • Ruan

    Imagina que loko se dessem milhas pela distância que você realmente viajou

  • Ruan

    Em geral, achei positivas as mudanças. Programa de Fidelidade hoje não faz esforço nenhum pra manter a fidelidade do cliente, e quem é passageiro esporádico acaba procurando o vôo mais barato pra cada viagem específica. Eu tenho todos os programas de fidelidade mas não consigo juntar milhas em nenhum porque não adianta pagar mais caro na companhia que tenho mais pontos se vou perdê-los antes de conseguir usar.

  • Andresa Venancio

    Ate que foi bom a noticia. Mas, nao adianta pegar do cliente de outra forma. Menciono isso, porque ha meses acompanho a troca de passagens com pontos. Trechos de 10 mil e 8 mil. Passaram para 35 mil pontos. Absurdo!!!
    Azul continua com as melhores pontuações.

  • Tulio Mêne Melo

    alguém sabe me informar sobre as milhas qualificáveis ?
    Por exemplo: compro uma passagem por 1 mil reais o trecho, na tarifa flexível, R$1 = 3 milhas = 3mil milhas.
    das 3 mil milhas que ganharei quantas, serão qualificáveis para upgrade?

    • Tulio, nesse caso seriam 3 mil qualificáveis, como já ocorre hoje. Isso não vai mudar. O que não conta e vai continuar não contando como milhas qualificáveis é o bônus do cartão Diamante, por exemplo, que seria também de 3 mil milhas, no seu exemplo.

      • Tulio Mêne Melo

        Leonardo muito obrigado pelo retorno, e paciência com seu leitores.
        Grande abraço.

  • Marcos

    Enquanto isso a Multiplus ainda não criou nada em seu programa recém lançado. Se estavam esperando um bom motivo, aí está um.

  • O pessoal critica bastante o Smiles, mas eu adoro. Geralmente para emitir voo com as parcerias é muito bom. Comprei Bulgaria por 35K, este ano fui pro Japão por 100K ida e volta. Recentemente teve promoção para EUA por 22,500 e estava fácil de achar. Realmente os voos da própria GOL estão caros demais, mas muitas vezes dá para achar SAO/RIO por 5K.

    Uma coisa que é preciso levar em conta é que nos últimos dois anos o dólar subiu muito e é natural que os preços de resgates também subam, afinal os custos deles são indexados pelo dólar. Eu ainda prefiro o Smiles do que o Multiplus.

    • Claudio Meyer

      Interessante verificar que com (algumas) parceiras aéreas o smiles funciona bem… O estranho é que para os voos da própria gol ficou muito ruim… Já a Latam é o contrário… O resgate está melhor com ela do que com as parceiras… Nas vezes que tentei com alguma da onewolrd ou não tinha para a data ou estava um absurdo de caro… Cada empresa com sua filosofia!

  • Não e não. É uma ultra low-cost.

    • Tathiane Oliveira

      Como já imaginava!!! Obrigada. É mais vantajoso pontuar Tap e Iberia em quais companhias brasileiras?

      • Depende da classe tarifária do bilhete, que irá influencia no percentual acumulado e do seu perfil de viajante. Se você precisa de acesso a aeroportos remotos no país, não faz sentido jogar os pontos da TAP no Amigo Avianca que possui voos em sua maioria para capitais, mas sim no TudoAzul. No Smiles eu acho que não compensa porque sempre está muito caro emitir trechos por lá.
        Das nacionais a Iberia pontua no Multiplus.

        • Tathiane Oliveira

          Obrigada.

  • Só com esses pontos não. Acumulando 18 mil milhas no Clube serão 1.800 milhas qualificáveis, pois a proporção é de 10:1

  • Mauricio Laukenickas

    Achei pouco. Precisa melhorar muito ainda e, principalmente, reduzir mais ainda os valores de resgates com milhas em voos domésticos. É surreal cobrar 40.000 milhas num voo RJ-Salvador em que a passagem custa R$ 350, como é muito comum ocorrer.

  • Rafael Sibemberg Turik

    o que seria status match ?

  • Claudio, quanto ao item 1, tem no regulamento do Smiles, tanto no novo, quanto no antigo. vou transcrever aqui: “7.8. Conforme políticas estabelecidas pelas Parceiras Aéreas, não são Atos Geradores de Milhas Smiles, dentre outros que poderão ser estipulados por estas: a) a realização de voo charter (fretado), doméstico ou internacional; b) a realização de voo doméstico ou internacional com o uso de Bilhete Aéreo concedido por cortesia ou em premiações e sorteios das Parceiras Aéreas, Comerciais ou Parceiros Financeiros, incluindo Bilhete Aéreo resgatado com Milhas Smiles”.

    Sobre a aliança Skyteam a empresa já mencionou que não é prioridade agora, mas continua sendo possível. É só olhar pelos parceiros da Smiles, já tem quase todos os relevantes da Skyteam. Sobre o item 4, a previsão era dezembro, mas vamos consultá-los se esse prazo se mantém. Abs.

  • Claudio Meyer

    Eles só podem cobrar por bagagem acima de 23Kg (valor padrão) se forem autorizados pela ANAC, Isso é regulado, e não depende simplesmente da vontade da companhia.

    • Darley Tigre

      As regras irão mudar e a viagem pode se tornar mais cara por conta da adoção do padrão europeu. Obviamente que as cias precisarão dar uma contrapartida. A Gol foi esperta e se antecipou.

  • Ricardo

    A grande vantagem da Smiles é não deixar pontos parados neste programa, cujos trechos nacionais custam em média uma pontuação em milhas absurda!
    .
    Transfiram todos os pontos para a Accor, suas milhas não vencerão em 6 meses, e a rede de hotéis está presente em praticamente todos os lugares (menos EUA).

  • Franciosi

    Com certeza, fiz vários já, vale muito a pena.

  • Ricardo

    Só utilizei no Brasil e no Chile (onde 40 euros fazem a diferença na diária).

    Francamente nunca pesquisei na Europa, por isto não tenho propriedade para opinar.

  • Oliveira

    Bonus 10mil boas vindas Diamante não existe mais?

  • Diego Araujo

    Cheguei tarde, mas a Azul fez promoção , com possibilidade de upgrade direto para categoria SAFIRA.