GOL e Smiles anunciam novas regras e benefícios, com melhorias no programa!

Leonardo Cassol 6 · outubro · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

EXTRA! EXTRA! Em primeira mão, a GOL e a Smiles anunciaram agora pela manhã mudanças importantes – e positivas – no programa de fidelidade. As novas regras valerão a partir de janeiro de 2017 e possibilitarão que os participantes subam de categoria com mais facilidade. Também voltarão a pontuar as passagens promocionais da GOL, que hoje não dão direito a milhas! Confira as novidades:

nova-smiles-mudancas-2017

Todas as tarifas de voos GOL passarão a pontuar milhas

Uma das principais novidades é que os bilhetes de tarifa promocional também passam a contabilizar milhas, inclusive em feirões de passagens. Desse modo, qualquer tipo de passagem comprada com a GOL terá acúmulo de milhas.

pontuacao-nova-smiles-voos-gol

Essa é uma mudança importante, especialmente para quem acompanha as promoções de passagens da GOL e aproveita os melhores preços.

Em voos internacionais com a GOL, as milhas qualificáveis continuam sendo contadas de acordo com as distâncias entre a origem e o destino da viagem, mas com garantia de um acúmulo mínimo, de acordo com a região: América Central / Caribe: 3.000 milhas qualificáveis; América do Sul: 1.000 milhas qualificáveis.

Os pontos de parceiros não aéreos, como de transferências de cartão de crédito, varejistas e redes de hotéis continuam contando para upgrade na proporção de 10:1, de acordo com o novo regulamento do programa.

Mudar de categoria ficará mais fácil

A quantidade de milhas exigida para mudança de classe foi reduzida.

Prata: para tornar-se um cliente Prata, você deverá acumular 10.000 milhas qualificáveis ou voar por 10 trechos GOL, diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Hoje não há opção de mudar de categoria por quantidade de trechos.

Ouro: para tornar-se um cliente Ouro, você deverá acumular 18.000 milhas qualificáveis ou voar por 18 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Hoje são necessárias 20 mil milhas e não há opção de mudar de categoria por quantidade de trechos.

Diamante: para tornar-se um cliente Diamante, você deverá acumular 30.000 milhas qualificáveis ou voar por 30 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. Hoje são necessárias 35 mil milhas e não há opção de mudar de categoria por quantidade de trechos.

São válidos para upgrade de categoria Smiles os trechos voados em voos diretos ou com conexão, em rotas domésticas e internacionais da GOL e em rotas internacionais operadas por empresas aéreas parceiras, em voos de codeshare e voos de parceiras congêneres, como a Delta, Air France, KLM, Aerolíneas Argentinas, Copa Airlines, Etihad, Alitalia, TAP, Air Canda, Aeromexico, Korean ou Qatar.

As categorias valem sempre pelo ano vigente da conquista do upgrade + 15 meses, até o período de avaliação de requalificação (31 de março).

Em todos os casos, o período de qualificação e requalificação vai passar a considerar janeiro a dezembro de cada ano, a partir de 2017 (ou seja, na qualificação de 2018).

Quantidade de trechos voados passa a valer para mudança de categoria

A partir de 2017 a quantidade de trechos voados, inclusive de conexões, também passa a qualificar o cliente para upgrade de categoria. Dessa forma, ao voar dez trechos, o cliente passa para a categoria Prata, independentemente do valor da tarifa e da distância entre a origem e o destino, e sem, necessariamente, ter que acumular 10 mil milhas – como era exigido antes.

nova-smiles-trechos

Outra mudança: os clientes que alcançarem, no mínimo, um upgrade de categoria durante o ano e que acumularem mais milhas qualificáveis (trechos voados) do que os necessários terão direito a “carregá-las” para o ano seguinte, facilitando assim a manutenção da sua categoria ou um possível novo upgrade.

Novos benefícios para clientes Ouro e Diamante

O cliente Smiles Diamante passará a ganhar uma viagem grátis por ano para um acompanhante, em qualquer voo nacional da GOL.

viagem-gratis-nova-smiles-diamante-min

Outro benefício novo é que gratuidade nos assentos GOL+ Conforto em voos domésticos passa a valer para todos os passageiros que estiverem com o cliente Diamante numa mesma reserva.

nova-smiles-beneficios-ouro-diamante

Já os clientes da categoria Ouro pagarão metade do valor, durante todo o ano, no assento GOL+ Conforto, inclusive para acompanhantes, e terão o piso de pelo menos 500 milhas, importante diferencial do setor nessa categoria.

nova-smiles-gol-conforto

Os clientes Ouro também ganharam o acúmulo mínimo de 500 milhas por voo. Já os clientes Diamante têm o mínimo de 1.000 milhas por voo e a antecipação gratuita de voos no mesmo dia também passa a valer para os acompanhantes, na mesma reserva. A antecipação de bilhetes pode ocorrer em todos os voos domésticos e internacionais da GOL.

Importante: se o bilhete do acompanhante for desmembrado para uma outra data de viagem, ele deixa de ser considerado um acompanhante do Diamante e perde o benefício por associação.

nova-smiles-acumulo-ouro-diamante

“Quem voa GOL terá mais chances de atingir a maior categoria do programa de fidelidade e, assim, aproveitar mais benefícios”, diz Carlos Mauad, Diretor Comercial da Smiles.

Clientes Diamante e Ouro continuam com acesso às salas VIP domésticas da GOL e clientes Diamante também às salas VIP Internacionais.

nova-smiles-sala-vip

“Hoje, a GOL é a companhia aérea que mais transporta passageiros no país, seja no mercado de lazer ou no corporativo, e, por isso, estamos, em parceria com a Smiles, promovendo importantes mudança em nosso programa de fidelidade. Queremos valorizar ainda mais a relação com os nossos clientes, oferecendo a eles mais vantagens, ao longo da cadeia de viagem, e facilitar o gerenciamento que fazem do uso das milhas acumuladas”, afirma Maurício Parise, diretor de marketing da GOL.

Como vai funcionar a transição

As novas regras entram em vigor em 2017. No período de transição das regras haverá requalificação de clientes da mesma forma como funciona hoje.

Na requalificação de março de 2017, deverão ser contabilizadas as milhas qualificáveis acumuladas de 01/04/2016 a 31/03/2017.

Já na requalificação de março de 2018,  servirão para o processo de requalificação as milhas qualificáveis acumuladas entre 01/01/2017 e 31/12/2017, seguindo assim a nova regra, mesmo que as milhas qualificáveis tenham sido obtidas na regra anterior.

Nossa avaliação

As mudanças são positivas e muito bem vindas, pois trazem benefícios com valor real para os clientes de todas as categorias. Além disso, ficou muito mais fácil obter o upgrade para as categorias mais valiosas do programa, Ouro e Diamante. Os acompanhantes dos passageiros frequentes também foram contemplados com benefícios exclusivos, o que é bem interessante.

Por outro lado, é importante considerar que não foi anunciada nenhuma mudança no resgate de passagens com milhas, que deve continuar como um ponto crítico da Smiles. Uma ação conjunta com a GOL para ofertar mais trechos promocionais ou a criação de uma tabela de resgate diferenciada para passageiros frequentes, nos moldes da principal concorrente, certamente geraria uma proposta de valor ainda mais atrativa para os clientes.

Ainda assim, é claramente uma mudança bem positiva da Smiles e na direção correta, e comunicada aos clientes com antecedência, o que é muito importante!

Mais informações na página da Nova Smiles.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.