Conheça a nova Pantanal Linhas Aéreas

Leonardo Marques 14 · setembro · 2010

Talvez você nem saiba da existência da Pantanal Linhas aéreas, mas seu próximo voo pode ser nela. Muitos leitores estão nos perguntando quem é a Pantanal, veja só esse texto enviado por um leitor:

Ola!
Meu nome é Claudia. Viajo para Brasilia em dezembro e o melhor preço de passagem aérea que encontrei foi de uma empresa chamada Pantanal. Acontece que nunca ouvi falar dessa empresa e estou receosa de comprar a passagem. Gostaria de saber se vocês tem informações a respeito dessa empresa.
Desde já, agradeço a atenção

Abaixo você confere uma análise da Pantanal Linhas Aéreas.

A Pantanal é uma empresa aérea regional que estava quase falida e foi comprada pela TAM no fim de 2009. No mês passado ela fez uma grande reformulação na sua grade de voos e passou a operar novos destinos e novos aviões, emprestados da TAM.

Hoje a Pantanal voa para 20 cidades no Brasil, utilizando 8 aviões, sendo 5 turbohélice ATR e 3 Airbus. Os aviões ATR têm capacidade para 45 passageiros, já os Airbus A319 levam até 144 passageiros e o A320 174.

Com a nova malha aérea da Pantanal, ela passou a operar apenas voos regionais em Guarulhos e em Congonhas ficaram os voos para cidades maiores, principalmente de outros estados.

Quando você pesquisa passagens no site da TAM, também são listados os voos da Pantanal. Aí vem a dúvida, voar ou não de Pantanal? Nós não vemos qualquer problema em voar Pantanal.

Os serviços da Pantanal são semelhantes aos das grandes companhias aéreas brasileiras. Quando o avião é Airbus, você irá voar em um avião da TAM, inclusive pintado com logotipo da TAM. Se os avião for ATR, você irá voar em um avião menor, turbohelice, que é um pouco mais lento que os jatos mas oferece a mesma segurança.

Cidades atendidas pela Pantanal: Araçatuba , Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Juiz de Fora, Marilia, Maringá , Porto Alegre, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo (Congonhas/Guarulhos), São José do Rio Preto, Uberaba e Uberlândia.

Site da Pantanal: www.voepantanal.com.br
Central de Reservas: 0800 7025888
Tabela com todos os horários de voos da Pantanal
Essa análise não foi publicada antes porque queríamos saber qual seria o posicionamento da Pantanal, após sua compra pela TAM.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Ferbrasilia

    Nunca voei pela Pantanal e confesso que sempre tive um pouco de receio de fazer isso. Mas agora as coisas mudaram. A Tam é uma empresa respeitada e imagino que empenhará a mesma gestão na Pantanal. Embora a malha ainda não seja tão atrativa e alguns preços ainda estejam altos, existem boas alternativas. Para São José do Rio Preto, por exemplo, hoje é o melhor preço saindo e Brasília.

  • Marcos Fonseca

    Eu me perguntei quem é Pantanal ao ver o post, sinceramente não conheço… mas se está tendo a TAM por trás, acredito que possa ser uma boa opção em determinada ocasião, valeu o pela informação da mesma pelo MD…

  • Os sites de cotação de preços de passagem já relacionam os voos do Pantanal?

    • Igor

      Sim já fazem isso!

  • Giovani

    Antigamente a Pantanal fazia voos curtos, saindo de São Paulo com destino a cidades como Juiz de Fora, Uberaba, Araçatuba, Mucuri… só que andou mau das pernas e a TAM assumiu o controle e a fez se reerguer e crescer. Os aviões da Airbus são "emprestados" da TAM. Mas e os futuros que chegarão em breve? Será que virão com o logo da TAM ou já virão como Pantanal?

    Seria legal a empresa ter sua própria identidade estampada nos aviões, para que não haja receio por parte dos passageiros que nunca ouviram falar sobre a empresa.

    • Igor

      Serão TAM com logo a serviço da Pantanal…

  • Danilo

    Eu voei de Pantanal em um voo de Presidente Prudente pra São Paulo. Tive apenas um contratempo de atraso do voo mas tirando isso o serviço é bom, só a aeronave que nao era das melhores (ATR).

    mas recomendo

  • Rodrigo Pedro

    Nunca voei de Pantanal, mais já conhecia a empresa. Fiquei feliz de a TAM ter resgatado a empresa. É sempre bom termos opçoes e uma ampliação de destinos. Espero que seje sucesso assim como hoje a TAM é no mercado nacional e internacional.

  • Igor

    Não gosto de ATR!Não vôo neles, nem de graça!

  • João D. Filho

    Voar de ATR é complicado, para mim, só se não tiver outra opção mesmo. Entre ir de ônibus e ATR, aí sim eu vou de ATR, mas caso contrário não. E olha que dependendo do tempo eu aindo posso ir de ônibus.

  • Giovani

    Bobeira sua. Os aviões são tão seguros como os Boeings ou os Airbus. Apenas fazem um pouco mais de ruíduos por serem turbo-hélice. Nada de mais. Já fui de BH para o Rio em um ATR 62 e voltei em um 42. Sem problemas. Foi até melhor que o embarque e desembarque com menos passageiros (68 no ATR 62 e 45 no ATR 42) flui muito mais rápido.

  • dilson nascimento

    Parabens a nova Pantanal, minha mãe ja fez voos panoramicos com a empresa Pantanal e gostou muito, pena que ela encerrou os voos partido de Curitiba,saindo do aeroporto do Bacacheri ja faz alguns anos, mais agora retornou com voos para São Paulo, mais só que o peço da Passagem,esta alta demais,por isso não voltei ainda a voar por esta empresa; se a Tam esta por tras da empresa, pode comprar a passagem,confiar e viajar tranquilo.

  • DELTONBERALDO

    ESTOU MUDANDO MEU PERFIL DE VIAJANTE,,,DESEJO USAR MAIS VOOS , DO QUE RODOVIA,,NOSSA ESPERANÇA É QUE OS AEROPORTOS SEJAM AMPLIADOS E HAJA MAIS EMPRESAS ATUANDO NO ESPAÇO AERO BRASILEIRO,,

  • José Esdras

    Pra mim, não importa o modelo de avião e sim a saída e chegada na hora marcada e com bons preços.Quanto aos ATRs, já fui e voltei a São Paulo, saindo de araçatuba com a familia e não tenho do que reclamar,, inclusive a TRIP, oferece uma refeição na medida, preenchendo o tempo e encurtando a viagem. Bom, nesta dupla :ATR/TRIP, só posso falar bem.!

  • João Victor

    Os ATR's não são tão confiáveis assim, um exemplo é a queda de um ATR na Venezuela recentemente. Eles operam principalmente na Amazônia (voôs regionais) e vez por outra cai um, mas entre ônibus e o ATR dependendo da distância iria de ART. Porém se tem opção de ir em Airbus, Boeings ou Embraer não pense duas vezes.

    • Leonardo (Melhores D

      João Victor, assim como caiu um ATR em setembro, caiu Boeing, Embraer e Airbus nas últimas semanas. Entre voar em um ATR da Trip recém saído da fábrica e um 737 com 20 anos de uso o que será que é mais seguro?

  • Kalebfox

    Eu já voei de Pantanal, fui de São Paulo para Juiz de Fora, eu gostei!!! Na minha opinião temos que usar mais estas empresas aéreas regionais, assim fortalecemos as rotas para os pequenos destinos, tornando possível para estas empresas praticarem preços melhores.

  • joão tavares

    achei interessante ter mais esa opção…consultei alguns trecho e achei que o preço era competitivo. Não tenho receio de voar em ATR acho inclusive que pode ser mais interessante peis pelo menor numero de passageiros facilita embarque e desembarque e por voar um pouco mais baixo dá para apreciar melhor a paisagem..ser masi lento não atrapalha em nada…é só planejar…as vezes vc voa rapido num jato e perde todo o tempo na conexão ou no transito…

    Já votei no MD….vamos reconhecer o bom trabalho!

  • Fabio Godinho

    Leonardo, depende do profissional que opera e do que dá manutenção!! Tem carro fabricado em 1990 que não dá pane, pois a manutenção é perfeita e tem carro 2010 que dá defeito com 1500 km de uso! Esse papo de avião novo e avião com 20 anos é muito relativo.

    um abraço

  • Gastão Borges

    Moro em no Triagulo Mineiro , espero que a Pantanal continue com os preços praticados nos voos partindo de Uberaba.

  • Claudia Henriques

    Viajei pela Pantanal em dezembro agora (Recife-Brasilia ida e volta) e fiquei bastante satisfeita. Não me incomedei nem um pouco com o barulho, apesar de viajar bem ao lado da turbina e achei o voo um dos mais tranquilos que tive. O embarque e desembarque foram rápidos e os voos não sofreram atrasos. A unica reclamação que fiz foi sobre os passageiros (mal-educados) mas até nisso a companhia ganhou pontos comigo, pois a comissária resolveu rapidinho. Obrigada mais uma vez ao Melhores Destinos por me ajudar nessa. bj a todos.

    • Leonardo Marques

      Oi Claudia, na verdade você foi de TAM 🙂 A Pantanal é para a TAM quase o mesmo que a Varig é para a GOL.

      • giba

        seu burro ja faliu!

  • Rodrigo Barcelos

    A Pantanal é muito boa vôo muito de Uberaba para São Paulo e vice-versa. Os preços são melhores do que o da Gol e da própria TAM. Espero que eles voltem operar a rota Uberaba- São Paulo/Congonhas, pois hoje pousa em São Paulo Garulhos, o que já é muito bom para fazer conexões!

  • Ribeiro

    Se vc ainda não viajou de Pantanal não esta perdendo nada. Caso queira se aborecer compre um passagem e veja o que acontece… É raro um voo sai no horario, quando sai…

  • Eno

    Concordo com vc eu tambem não gosto do ATR,tambem não viajo nem de graça

  • fukushima

    Eu arrisco a dizer que os ATRs tem um melhor histórico quanto à segurança de voo que a Boeing ou a Airbus.

    Grosso modo, o turbofan é que nem um turbo-hélice encapsulado. Claro que simplifiquei muito, mas quero dizer que esse medo é puro preconceito.

  • fukushima

    Sim, é verdade, mas as probabilidades de um avião velho falhar são bem maiores, mesmo com boa manutenção.

  • mario

    porque a patanal nao vai mais opera fui compra uma passagem nao tem mais vaga ela nao vai opera sim ou nao

  • DIONETE M SANTOS

    AINDA NAO VOEI PANTANAL,MAS JA VOEI TAM PORTANTO

    ESTAMOS EM BOAS MAOS