Como é voar no novo avião da Iberia!

Denis Carvalho 19/11/2013 às 10:43h 94 Comentários

A Iberia está sempre entre as opções mais baratas para voar do Brasil à Europa, mas tem uma péssima fama de maus serviços e desconforto. Isso, porém, parece estar mudando. A companhia está investindo em uma nova imagem e novos aviões – tudo para combater o rápido avanço da rival Air Europa, que pela primeira vez ameaça seu posto como maior companhia aérea da Espanha. Nosso leitor Bernardo Tannuri Laferté, autor do blog Bilhete Premiado, não tinha grandes expectativas ao aproveitar uma excelente promoção de passagens para Roma aqui no MD, mas foi surpreendido pela “nova Iberia”. Confira como foi sua experiência e tire suas conclusões se vale a pena optar pela companhia: 

Avaliacao Iberia

Bom, escolhi a Iberia por causa da sensacional promoção de R$ 850 entre Guarulhos e Roma publicada pelo Melhores Destinos em meados de junho. Ao final, a Iberia assumiu que não era uma promoção, mas um erro da empresa mas resolveu honrar todas as passagens por ela emitidas. Eu também não paguei R$ 850, mas sim R$ 1.212,36, pra ser bem exato, porque consegui incluir o trecho Brasília-Guarulhos diretamente pela Iberia. Ida de TAM e volta de Gol.

Eu já tinha voado para Madrid desde Guarulhos com a Iberia em 12 outubro de 2012, exatamente um ano antes do voo que comprei com a “promoção” e já conhecia a Iberia – ou Ivieja nas palavras de um outro viajante

Dados dos voos

Ida:

GRU-MAD Iberia – IB 6820 – 19h10 – 10h20 (10h10)

MAD-FCO Iberia – IB 3232 – 12h00 – 14h30 (2h30)

Volta:

FCO – MAD Iberia – IB 3237 – 19h05 – 21h45 (2h40)

MAD – GRU Iberia – IB 6827 – 00h20 – 8h35 (11h15)

Compra

Na hora da compra houve só um pequeno porém. Fiz a reserva de 3 passagens pelo preço “promocional” e fui efetivar somente mais tarde, perto das 22 horas. Acontece que ali a Iberia derrubou minha reserva mesmo com uma tela de confirmação de compra das passagens. Era uma sexta-feira e não tinha mais o que fazer.

Já na segunda entrei com uma ação no Juizado Especial Cível pedindo danos morais e também que a Iberia honrasse a compra, pelo preço da reserva. Citada a empresa, liguei para a sede e fiz um acordo extra-judicial. A compra foi, enfim, efetivada e as três passagens estavam no meu e-mail. Aí foi só comparecer ao JEC e retirar a ação. Um pouco turbulento, mas devo reconhecer que foi louvável a Iberia ter honrado o compromisso no meu primeiro contato com eles.

Embarque

O embarque em Brasília foi tranquilo pela TAM. O próprio voo foi calmo e sem atrasos. Passageiros Fidelidade podem pontuar na Iberia desde já (era 12 de outubro e a TAM ainda não fazia parte da OneWorld, mas por um codeshare eles permitiam pontuar nas outras companhias.) Eu faço parte dos dois programas, mas optei por pontuar todos os três voos da ida na Iberia. As malas foram despachadas em Brasília e só foram retiradas em Roma.

O embarque no aeroporto de Guarulhos foi um pouco confuso. Muita fila e muita gente tumultuando. Aquela confusão e falta de respeito comum a parte dos brasileiros. Fora isso, o avião da Iberia saiu no horário e não tenho nada a reclamar quanto ao atendimento do pessoal de terra e do ar.

Avião

Bem, quanto ao avião, já esperava aquela velha aeronave com vídeos institucionais de 1986 ou algum ano da década de 80 que não foram atualizados até hoje. Não foi surpresa nenhuma entrar naquele avião da Ivieja (permita-me o uso do apelido uma segunda vez) e encontrar um ambiente pra lá de velho e com tecnologias defasadas. Já sabia que não teria sistema de entretenimento. Levei o meu próprio, um livro de Direito Trabalhista com mais de 500 páginas.

O serviço foi muito bom, principalmente se considerar a minha expectativa de que seria péssimo… A Iberia fez o dever de casa e, apesar da aeronave velha, pude notar um comportamento diferente por parte dos atendentes durante o voo. A comida não estava bizarra e, em um gesto de simpatia, depois do jantar eles distribuíram uma barrinha de kit kat e durante a noite ainda davam para os passageiros que pediam por outra. Sem miserê.

Ah, devo ressaltar que o chafé virou café e que o chá não estava mais aguado. Alguma coisa tinha acontecido com a velha e (nem sempre) boa Iberia… eu só ainda não sabia o quê…

Madri

Desembarque em Madrid, sem correrias, sem stress, apesar da alfândega, o tempo de conexão é perfeito. O terminal 4 e 4S de Barajas é bem desenhado e conta com um sistema de informações excelente.

Aeroporto Barajas

Aeroporto Barajas

O voo para Roma saiu no horário. É idêntico àquele voo da TAM que a gente tem no Brasil, com a diferença de que eles vendem lanches e, de graça, só a água mesmo. Ainda assim, o lanche estava bem gostoso. Repeti o sanduíche no avião de volta também. Achei melhor comer lá do que comer no aeroporto de Madrid.

Volta

A grande surpresa ficou mesmo com o voo de volta, de Madrid para Guarulhos. Entrei no avião e, meio perdido, não entendi bem onde estava – só sabia que tinha meu livro de 500 páginas que ficou me esperando durante os dias de viagem. Mas quando eu estava guardando minha bagagem olhei ao redor e me imaginei em um avião de outra companhia aérea…

iberia-avaliacao

Confesso que fiquei um pouco confuso, até que notei que aquele não era um Ivieja, mas um Iberia novinho, um Airbus A-340, com poltronas novinhas, com TV individual que só mais tarde eu vi que era um excelente sistema de entretenimento a bordo – melhor, inclusive, que o da TAM ou da TAP.

iberia-avaliacao10

Entretenimento e conforto

A Iberia realmente fez o dever de casa e está se esforçando para sair da fase ruim que se encontrava (ou ainda se encontra, sei lá…). O sistema deles, além de filmes, séries e músicas, com diversas opções e mais abrangentes que TAM e TAP, permite conexão com internet (este último serviço com custo), informações sobre o voo e conexão com dispositivos portáteis. Era possível ouvir as músicas do iPhone no sistema ou rodar um filme do meu arquivo na telinha do sistema de entretenimento deles. Ah, cheguei a Guarulhos com o celular 100% carregado.

iberia-avaliacao5

O grande destaque acredito que ficou por conta do conforto. As novas aeronaves tem poltronas realmente superiores às antigas, mesmo na classe econômica. Além do cobertor e do travesseiro, claro. Mas isso não me faz falta, eu levei o meu do MD!

iberia-avaliacao2

Serviço

Quanto às refeições, não sei detalhar ao certo se esse voo foi diferente do anterior. A qualidade me parece a mesma. A comida não me causou sensações estranhas e estava até gostosa, mas ainda não morri de amores por comida de avião…

iberia-avaliacao7

 

Vinho tinto e vinho branco, sucos, refrigerantes e água. Saladinha de entrada e um doce de sobremesa, além dos kit kat – neste voo o primeiro veio junto com o jantar e algumas horas depois passaram distribuindo outro.

iberia-avaliacao9

 

Um detalhe eu reparei desse avião para o anterior: o lenço umedecido para lavar as mãos tinha qualidade bem superior. Achei curioso. Talvez seja por causa da aeronave, visto que o lenço pode ser levado inclusive para as velhas. Fiquei na dúvida… O chá e o café foram passados diversas vezes e com a qualidade boa. Dessa vez não me surpreendi como aconteceu com o voo anterior. Já estava bastante surpreso com a nova Iberia.

iberia-avaliacao8

Chegada

A chegada em Guarulhos foi um desastre, mas aí a culpa não é da Iberia. Tinha tanta gente na sala da imigração que a escada rolante não teve mais vazão e os usuários não tinham para onde sair… resultado? Um cara se acidentou e tropeçou na própria mala, porque não conseguiu sair da escada rolante. Depois um funcionário do aeroporto apareceu para empurrar as pessoas para longe da escada e abrir espaço. Terminou por desligar a escada rolante, que aparentemente não contava com um sistema de emergência automático.

O voo da Gol de Guarulhos para Brasília foi complicado. O único dos seis voos que saiu com atraso. Ficamos mais de uma hora em solo “esperando um comissário”, segundo foi informado pelo capitão da aeronave. Pra terminar, a GOL conseguiu quebrar uma garrafa de whisky e, muito bonito, informou que não se responsabiliza pelo transporte de bagagens. Depois de a Iberia honrar passagens que foram talvez prejudiciais às contas da empresa e GOL não consegue honrar uma garrafa de whisky que rachou durante a prestação do serviço – Bem, corrigindo, durante a mal prestação do serviço.

iberia-avaliacao11

Pontos positivos

O novo sistema de entretenimento da Iberia realmente é robusto. Para quem tem dificuldade em dormir, a companhia pode ser uma boa opção para chegar até a Europa. Ela não me pareceu aquela velha empresa, mas sim uma jovem e com gás pra queimar.

O aeroporto de Madrid é grande e, apesar disso, é fácil de se achar por lá. O freeshop é bom também.

É possível ganhar milhas da TAM voando Iberia, ainda mais agora com a TAM na OneWorld.

Madrid é o segundo grande aeroporto europeu mais próximo do Brasil e pode servir como hub para vários outros destinos dali. É uma ótima pedida junto com Lisboa.

Pontos negativos

A TAP ainda oferece voos diretos de mais cidades brasileiras e, apesar de ter um sistema de entretenimento não tão bom quanto a da Iberia, pode facilitar a vida de quem não mora em São Paulo ou Rio de Janeiro.

Fazer conexão em Madrid ainda pode ser um risco para alguns brasileiros por conta da fama de deportação de brasileiros, apesar do que acredito que esse ponto já está resolvido entre os 2 governos

Fique bem atento ao avião na hora da compra da passagem. Infelizmente não dá para ter certeza de que a aeronave nova estará disponível no dia que você quer voar.

Os terminais 4 e 4S de Barajas, além de modernos, oferecem uma estrutura muito boa para os passageiros. Nada de confusão e de correria, tudo é muito organizado. Lado ruim? Muita caminhada, mas pense pelo lado que é saudável.

Conclusão

Antes desse voo eu não recomendava a Iberia para ninguém. Eu mesmo só optei pela companhia por causa do preço, ainda mais com três voos até o destino final…

A partir dessa experiência, tive que repensar minha opinião. Fiquei realmente muito satisfeito com a Iberia. A empresa foi louvável não somente por ter honrado a minha reserva, mas também pelo serviço prestado, que superou expectativas que não eram muito boas.

Agradecemos ao Bernardo por compartilhar com a gente este ótimo relato, que certamente deixará muitos leitores curiosos sobre esta nova fase da Iberia. E você? Voou recentemente com a espanhola? O que acha dessas mudanças? Deixe sua opinião e participe! Você também dar suas notas à Iberia e demais companhias que voam para o Brasil em nosso Ranking de Companhias Aéreas - aliás, a espanhola, que sempre foi uma das últimas do ranking, anda recebendo notas melhores ultimamente. Será que veremos uma reação da Iberia? Participe! 

 

94 comentários para “Como é voar no novo avião da Iberia!

  1. Marcio

    Que boa noticia. Espero voar neste avião, pois também comprei uma passagem nesta promoção, trecho CNF-GRU-MAD-ROM-MAD-GRU-CNF e paguei também, por comodidade, um pouco mais, R$ 1234,00 Houve uma alteração nos voos da Ibéria e fiz um acordo com eles suprimindo o trecho para Roma, e eu ficando em Madrid. Foi bom para ambas as partes, pois não iria mesmo ficar em Roma, chegaria e imediatamente partiria para Viena. Parece que a Ibéria esta mesmo querendo alterar a péssima imagem que tem até então.

    Responder
    1. Paulo

      Marcio, bom dia.

      A supressão do voo para Roma foi apenas por terem alterado o voo? Será que consigo sem esse "motivo"? Seria muito bom… Eu cheguei um pouco atrasado na promoção e acabei comprando pela Decolar, aí quando liguei na Ibéria me informaram que eu tinha que resolver com a Decolar, sendo que esta cobra algo em torno de $300 para qualquer alteração. Fiquei sem entender pois não vou causar prejuízo algum, na verdade eles podem até vender o meu assento de Madrid para Roma.

      Alguma sugestão? Acho que vou tentar de novo!

      Abraços!

      Responder
      1. Marcio

        Ola Paulo, a mudança foi aceita pela Ibéria, pois como ficou quando da alteração do voo, eu sairia de Roma as 7:45 e meu voo de Madri já teria decolado a 00:35, e as propostas da Ibéria para remarcação não me agradaram, foi então que propus suprimir o trecho pra Roma.

        Responder
    2. Daniel de Souza

      Bom dia, Marcio!
      Qual foi esta alteração? Comprei a minha para viajar no carnaval, e até hoje não houve alterações, mas estou sempre de olho para me preparar para possíveis "acordos" rs

      No mais, alguém que tenha voado de Iberia recentemente sabe se o cartão usado na compra é solicitado na hora do check-in? Porque fiz a compra com o cartão da minha mãe, que não vai comigo, e como moro no Rio mas decolo de Guarulhos, não vou levar o cartão dela…

      Responder
      1. Paula

        Precisa apresentar o cartão que foi utilizado para a compra. Voei no dia 14 de novembro e precisei apresentar.

        Responder
      2. focuseducacional

        Voei dia 5/10.Fui do Rio para GRU tb e não precisei apresentar cartão algum.

        Responder
      3. Marcio

        Ola Daniel, a mudança foi aceita pela Ibéria, pois como ficou quando da alteração do voo, eu sairia de Roma as 7:45 e meu voo de Madri já teria decolado a 00:35, e as propostas da Ibéria para remarcação não me agradaram, foi então que propus suprimir o trecho pra Roma. E bom sempre monitorar sua reserva, mas a Iberia me comunicou por e-mail das alterações. Quanto ao cartão, sugiro informar-se com a Ibéria.

        Responder
        1. Guaracinir Mendes de Carvalho

          Bom dia, diante de sua colocação, fui verificar minha reserva e vi que também meu voo esta com os horários atrapalhados. Sera que consigo suprimir o trecho de Roma e aumentar os dias de estada em Madrid. Voce utilizou o 0800 da Iberia para fazer esse acordo.

          abracos

          Guara

          PS. desculpe os acentos, teclado desconfigurado

          Responder
    3. Paulo Dantas

      Acabei de verificar que os horários do meu voo foram alterados… Será que agora consigo, mesmo tendo comprado pela D******?

      Abraços.

      Responder
      1. Gustavo

        Paulo meu voo mudou o da ida e eles deixaram eu mudar para uma semana antes ou depois, foi muito bom pq as aulas começas mais cedo em Janeiro por causa da Copa, minha mulher é professora

        Responder
    4. Paulo

      Marcio, bom dia.

      A supressão do voo para Roma foi apenas por terem alterado o voo? Será que consigo sem esse "motivo"? Seria muito bom… Eu cheguei um pouco atrasado na promoção e acabei comprando pela por uma agência de viagem na internet, aí quando liguei na Ibéria me informaram que eu tinha que resolver com a agência que comprei, sendo que esta cobra algo em torno de $300 para qualquer alteração. Fiquei sem entender pois não vou causar prejuízo algum, na verdade eles podem até vender o meu assento de Madrid para Roma.

      Alguma sugestão? Acho que vou tentar de novo!

      Abraços!

      Responder
      1. Marcio

        Ola Paulo, a mudança foi aceita pela Ibéria, pois como ficou quando da alteração do voo, eu sairia de Roma as 7:45 e meu voo de Madri já teria decolado a 00:35, e as propostas da Ibéria para remarcação não me agradaram, foi então que propus suprimir o trecho pra Roma. Quanto a alterações sem motivo, não sei, acho que tem de tentar com a agencia onde comprou.

        Responder
        1. sheila

          Marcio, você tirou o trecho de Roma só da volta? que é o trecho que eles alteraram o horário do voo de madri para são paulo ou você tirou roma de tudo tando da ida quanto da volta?
          Pergunto porque estou com o mesmo problema e as opções que me deram são horríveis.

          Responder
  2. Thiago

    Peguei esse mesmo voo de ida no dia 12 de outubro para Madrid. Apesar do avião antigo, sem entretenimento individual e avião aparentemente antigo, o voo foi tranquilo. Serviço de bordo bom, refeição muito boa, aeromoças com comportamento padrão de uma empresa aérea e etc…
    Até aí tudo bem. Já no voo de volta, 20 de outubro, a velha Iberia estava de volta. O mesmo avião antigo, porém tivemos 1 hora de atraso na saída de Madrid, aeromoças extremamente grossas, refeição péssima (além de ruim, só tínhamos uma opção).
    Em um momento, uma das comissárias deixou um pão cair no chão, e logo em seguida entregou para outro passageiro comer.
    Continuo com a ideia de voar Iberia só se o preço for muito (muito mesmo) menor.

    Responder
  3. Polianne

    Também compramos essa promoção, meu namorado e eu e infelizmente não tivemos a mesma sorte. Pois ainda viajamos nas aeronaves velhas (Ivieja, hehe) e ainda tivemos a infelicidade de ter as malas extraviadas. A minha foi encontrada com 3 dias, de 9 que ficamos em roma e a do meu namorado até hoje não encontraram e ainda não o indenizaram. E não fomos os únicos que tiveram esse problema de extravio, pois tinha uma fila de pelo menos 20 pessoas que tiveram o mesmo problema. Para uma primeira vez, uma péssima impressão.

    Responder
    1. Bernardo Laferté

      Poliane,
      após 30 dias com a mala perdida, não deixe de acionar a justiça
      se o dano for inferior a R$ 20.000,00, dispensa advogado e você mesmo pode propor a ação nos juizados especiais cíveis

      Responder
      1. Rodrigo Resende

        Na verdade, vc pode utilizar o juizado especial cível se o valor pedido for até 40 salários-mínimos. Se for abaixo de 20 salários-mínimos, não precisa de advogado. Se for entre 20 e 40 salários-mínimos, o advogado é indispensável. Tudo está na norma do art. 9º da Lei Federal 9.099/95.

        Responder
        1. Gustavo

          não entendo. Se a ANAC diz como indenizar o passageiro, e isso de nada vale, por que clamam pela ANAC nos aeroportos? Pra dar piti?

          Responder
          1. Bernardo Laferté

            Por isso eu vou direto no Judiciário. Resolve e ainda onera a companhia aérea.
            Veja bem, caso ela tivesse prestado os serviços corretamente ou, em alguma má sorte, tivesse mostrado boa vontade em resolver, a companhia teria poucos custos e uma reputação excelente
            Mas caso tenha má vontade em resolver os problemas, além de uma reputação ruim, a empresa ainda fica com o encargo de ter que litigar e responder em juízo.

  4. Thomas H.

    Comprei nessa promoção de R$ 809 com taxas inclusas, e estou no meio da viagem. o voo do dia 2/11 foi num 340-600 velho, mas o que importa é que o voo foi pontual e as malas chegaram intactas, não tenho do que reclamar. Quero ver se dou sorte de pegar o novo 340-600 agora na volta dia 21.

    Responder
  5. @spinolafelipe

    1 – Ele deu sorte com o sistema de entretenimento. O meu ficou travado a viagem inteira, o que não foi corrigido nem com os 5 resets feitos pelo funcionário do avião.
    2 – No meu caso, o chafé estava mais chafé que nunca!
    3 – No voo entre Madri e Roma eu não vi ninguém beber água de graça.

    Responder
    1. sabbathbh

      No voo de Madri a Roma comprei uma água mineral para minha esposa. Também não vi água sendo servida de graça.

      Responder
      1. Taciana Delgado

        No vôo MAD-FCO pedi para comprar uma garrafa de água e a comissária ofereceu a alternativa de um copo de água sem qualquer custo.

        Responder
      2. Guatavo

        Dai, no brasil, faz fiasco por comprar um sanduíche.

        Responder
  6. Jhonatha Luiz

    Viajarei pela Ibéria na próxima quinta-feira, 28/11. Será que esse novo A340 só está sendo usado nos vôos de volta? Espero que consiga voar nele…

    Responder
    1. Bernardo Laferté

      Se ele vem da Espanha para São Paulo, com certeza ele é usado de São Paulo para Madrid
      Conheci alguns passageiros que tiveram a sorte de pegar o A340 na ida e na volta

      Responder
  7. matheus pinho

    Já fui tão mal atendido pela Ibéria, inclusive num vôo onde a turbina do avião pegou fogo (!) e fomos extremamente mal assistidos por funcionários grosseiros e super despreparados.

    Podem mudar a identidade visual, comprar aeronaves novas, o que for…Não voo mais por essa empresa e nem recomendo ninguém a voar nunca mais. NEM DE GRAÇA.

    Responder
  8. @spinolafelipe

    4 – Apesar do atendimento na minha imigração ter sido rápido e educado, um brasileiro deportado voltou para o Brasil no mesmo voo que eu.

    Responder
  9. Paulo Dantas

    Pessoal do MD, meus comentários estão sendo deletados ou é algum bug do site?

    Responder
    1. Denis Carvalho Autor do post

      Paulo, nós temos alguns filtros nos comentários e com isso eles ficam à espera da nossa moderação antes de ser publicados. O nome de alguma agências, como o Decolar, entram nesses filtros, mas não é que seja proibido citá-las, mas para prevenir tentativas de spams que infelizmente já recebemos muitas vezes. Para esclarecer: não foi da Decolar, mas como critério, bloqueamos todas. Então quando citar, basta aguardar um pouco que nós liberamos os comentários em seguida. Eu aprovei seu comentário inicial, por isso apaguei o segundo para não ficar repetitivo. Um abraço!

      Responder
      1. Paulo Dantas

        Beleza, Denis. Entendi.
        É que não estava conseguindo visualizar nem o primeiro e nem o segundo, apesar de constar que tinha 2 respostas no comentário do Marcio, só aparecia 1 (justamente o meu que não estava aparecendo).

        Abraços e obrigado pelo retorno.

        Responder
        1. Gabriel Q.

          Na dúvida citemos "uma agencia da internet…" rs

          Responder
  10. David.

    Tenho um amigo que foi para Europa pela Iberia e na volta o avião na hora de decolar simplesmente desligou tudo, isso mesmo todas as luzes e turbinas pararam de funcionar, aí todos desceram do avião esperaram a manutenção, depois de algumas horas voltaram no MESMO avião e ocorreu o mesmo problema!!! meu amigo ligou até para a EPTV daqui do Brasil, mas depois na terceira vez trocaram de avião. Eles chegaram até a se despedir pois temeram o pior. My God!!!!

    Responder
    1. diego

      se for se aventurar assim desse jeito é só optar pela Tam!!!aventure-se de graça costumo chamar a Tam no brasil de companhia Kamikaze!!e tem uma chamada boliviana de aviacion na bolivia é outra também o forro do teto do avião caiu em cima dos passageiros quando o avião pousou !!

      Responder
      1. Fernando Vieira

        Já voei várias vezes pela TAM e nunca tive problemas. Na verdade os pousos eram os mais suaves, comparando ao da Gol que mais parecia "cair com estilo". Tudo bem que a TAM teve sua má fama e acidentes nos quais podemos acusar a companhia de certa responsabilidade, mas ultimamente, os incidentes que tem ocorrido com a empresa não são culpa dela.

        Responder
        1. sabbathbh

          Em um pouso da TAM em Confins domingo passado a porta que separa a cabine do piloto dos passageiros abriu devido a "suavidade do pouso". Tinha um grupo de gringos no avião que pela cara que fizeram devem ter achado a situação bizarra hehe. Mas isto não é exclusividade da TAM. Em um voo da GOL mês passado, coincidentemente quando estava voltando da viagem da Iberia, na decolagem em GRU a porta também se abriu. Como eu estava na primeira fileira no corredor pude observar o trabalho dos pilotos até a aeronave estabilizar quando a comissária finalmente tirou o cinto e fechou a porta. Tirando o susto do barulho da porta abrindo e batendo até que foi legal assistir a cabine :)

          Responder
          1. Gabriel Q.

            Que sortudo!!! : )

            Outro dia chegando a Vitória-ES de GOL o impacto do pouso foi tão grande que o comissário até brincou: "Senhores passageiros, como vocês perceberam, nós POUSAMOS em Vitória. A temperatura etc. etc…" rs

          2. Victor

            Esses dias em um vôo da TACA, o chão do avião debaixo dos meus pés caiu e meu pé afundou hahaha Um A320 bem velinho. Isso na hora de decolar!

  11. Diogo

    Perdi!

    Fui em julho/agosto pela promoção citada, mas os aviões eram os antigos…

    Mas a promoção compensou qualquer contratempo.

    Responder
  12. Rodolfo

    Mas eu ouvi dizer que, parecer que a partir de março as novas classes economica e business começariam a operar por aqui…

    Responder
  13. Marcos

    Olá

    Também consegui comprar a passagem "promocional" e embarco sexta para Madrid, ficarei um dia para descansar e no domingo seguirei para Roma

    Apesar de fazer o seguro saúde, levar uma parte em dinheiro e outra em travel money, ter comprado as passagens dos trechos internos e reservado os hostels, ainda tenho um grande receito com imigrações, alguém pode agregar algo?

    Outro medo que todos temos é com relação a bagagem, mas isso fica quase impossível se precaver!

    Parabéns Bernardo pelo relato.

    Responder
    1. Bernardo Laferté

      Marcos,
      eu despachei as malas em Brasília e só peguei em Roma
      jurava que não iam chegar, mas, ao final, lá estavam elas, milagrosamente tinha chegado e sobrevivido a Guarulhos e Madrid
      (meu medo maior era Guarulhos mesmo…)

      Responder
    2. focuseducacional

      Olá,Marcos
      Já fui para a Europa 3 vezes entrando por Madrid e nunca tive problema algum. O máximo que me perguntaram 1 única vez foi quantos dias eu iria ficar. A última vez foi agora em outubro aproveitando a promo do MD. No ano passado fiz como vc e fiquei 2 dias em Madrid para dar uma descansada tb. Se tiver alguma dúvida e eu puder ajudar é só falar.

      Responder
    3. Salvatore Carrozzo

      oi, marcos, tudo bom? sugiro vc imprimir tudo que puder, inclusive voucher de reserva de hostel…se vc trocou emails com o hostel (qq coisa, mesmo dicas de como chegar), imprima tb. Mas o melhor mesmo eh vc ir no site da embaixada da espanha no brasil. Lá tem um link explicando direitinho tudo q vc precisa para entrar (recomendo imprimir essa lista, vai que a imigração resolve te dizer que vc está sem algo)…tem uma coisa tipo "não sei quantos" euros por cada dia de hospedagem…enfim, veja la, o link ficava bem visível na home, deve estar la ainda. Ah, e imprima todos os comprovantes dos voos, sobretudo os da volta ao brasil!!! outra dica, sobre as bagagens, eh colocar, na bagagem de mao, umas roupas (cuecas e camisas) p vc ter o que usar caso a mala seja extraviada e vc fique uns dias sem ela.

      Responder
  14. sabbathbh

    Qual foi a data desse voo no avião novo ? Fui 5/10 e voltei 27/10, ambos no avião velho. Apesar do avião velho sem entretenimento não tive qualquer problema com a Iberia e valeu muito a pena pegar a promoção de R$850.
    Outra pergunta: no TAM Fidelidade está pontuando 100% ? No check-in em GRU a atendente falou que poderia pontuar no TAM Fidelidade mas eu não confiei muito na informação pois tinha pesquisado antes e constava somente o Smiles como parceiro nacional e mesmo assim, na tarifa econômica ele pontuava somente 30% então acabei pontuando na própria Iberia (12.000 pontos).

    Responder
    1. Bernardo Laferté

      IDa dia 12/10
      volta dia 28/10 (um dia após seu retorno)
      como falei, a melhor forma de saber é ficar atento na hora de comprar o voo e verificar qual a aeronave prevista para operar o trecho
      conversei com alguns passageiros e alguns me disseram que já pegaram a nova aeronave na ida!

      Responder
      1. Thomas H.

        Exato, somente algumas aeronaves devem estar reformadas, e pegar uma delas é aleatório. Na ida fui na fila 10, que é a primeira da classe economica, sendo inclusive saída de emergencia. Agora na volta, marquei nessa mesma fila, só que é a 14, então desconfio que seja na aeronave nova.

        Responder
  15. Caio

    Muito bom… comprei pra ir em maio agora por essa promoção… boas noticias, espero que eu consiga ir em algum voo com essa nova configuração da Iberia…

    Responder
    1. Bernardo Laferté

      Caio,
      se você olhar no ticket acredito que dê pra ver a aeronave. Dá uma conferida lá e já se adianta!

      Responder
      1. Thomas H.

        Não adianta ver só o modelo da aeronave. Há A340-600 antigos e reformados.

        Responder
  16. Carina

    A funcionária de uma agência de turismo me disse que a Iberia foi comprada pela British Airways e que as "coisas" iam melhorar bastante pro lado da Iberia. A informação da compra procede, e pelo jeito, as "coisas" estão melhorando mesmo!
    Bom saber! Já me sinto mais a vontade agora para comprar passagens da espanhola!

    Responder
  17. Taciana Delgado

    Fui em 05.11 e voltei em 11.11, na mesma promoção (R$810,00, com taxas). Aviões velhos nos dois momentos, para minha decepção, porque o seatguru havia me deixado com um tanto de esperança de ter o modelo mais novo, com tomada e internet. Uma pena.

    O lado bom (fora o preço): check in rápido tanto na ida, quanto na volta; não houve questionamento acerca da troca da ordem dos nomes nos bilhetes (não liguei para retificar e deixar igual ao passaporte, resolvi arriscar); não houve problema com as malas despachadas, mas na volta embalamos as malas no aeroporto de Roma; serviço de bordo eficiente e comida razoável e farta.

    O lado ruim: o tradicional aperto da econômica; sofrível sistema de entretenimento; e o que eu considerei mais grave, a troca de assentos à nossa revelia apesar das reservas antecipadas feitas quando comprei as passagens.

    Sobre esse último ponto negativo (a troca de assentos), acrescento o seguinte: comprei as passagens e reservei os lugares. Em determinado momento, sem qualquer justificativa, cheguei a receber uma comunicação de que nossos assentos haviam mudado de posição, mas retornei ao site e efetuei nova reserva (em uma terceira posição dentro da aeronave, já que as primeiras escolhidas não estavam disponíveis), e mais uma vez não foi cobrado qualquer valor pela reserva de lugares. Ao chegar a GRU continuei sendo surpreendida pela troca de assentos, e o fato se repetiu em FCO. E apenas em FCO, nos explicaram que em 07.09.2013 o sistema de marcação de assentos dos vôos internacionais teria mudado, passando toda reserva a ser paga, e como eu havia feito a reserva gratuitamente, não tinha mais direito a ela – não foi dada a mim a oportunidade de pagar pela reserva, nem no momento da compra, nem após a suposta mudança do sistema, em 07.09.2013.
    Dito isso, quem ainda for viajar e não tiver pago para reservar os assentos, sugiro que entre em contato com a Iberia e se certifique dessa questão para evitar aborrecimentos.

    Sobre a imigração em Barajas, não nos fizeram qualquer tipo de pergunta, nada mesmo.

    Responder
    1. sabbathbh

      Que estranho.. fui em 05/10, voltei 27/10 e os assentos foram os da pré-reserva. Péssimo essa mudança. Pelo jeito estão adotando a mesma política da British que também cobra para marcar assentos com antecedência. Lembro que uma vez fizeram uma mudança assim na TAM, quando fui efetuar o check-in online tinham mudado o assento de um dos passageiros da reserva me separando da minha esposa mas pelo menos era voo doméstico, agora não lembro se consegui outros assentos juntos ou se tivemos que viajar separados mesmo.

      Responder
  18. Bruno Caporalini

    Hahaha… Ironia não? Até a Iberia conseguiu mudar um pouco a imagem que tinha, mas a Gol continua a mesma (porcaria) de sempre…

    Responder
  19. Ricardo

    Só podia ser de Brasília mesmo pra ficar desfilando com um livro de 500 páginas de Direito…

    Responder
    1. Salvatore Carrozzo

      que comentário preconceituoso! nao so com os que são de brasilia mas tb com os que são da área de direito (e olha que eu tenho um pé atrás com ele, mas guardo meus comentários p mim). se ele dissesse que estava com um livro de 500 páginas sobre futebol ou qq outro assunto, daria no mesmo..eu, hein.

      Responder
  20. Álvaro

    Após ler o comentário sobre os assentos, acessei minha reserva para Roma e, de fato, haviam sido alteradas. Fiz novas reservas, sem custo nenhum e espero sejam mantidas. Quem estiver na mesma situação é bom monitorar.

    Responder
  21. Javier

    WOW Quem nesse mundo viaja com livro de Direito Trabalhista? Kkkkkk deprimente!

    Responder
    1. Thomas H.

      Ah se cada um cuidasse só da sua própria vida…

      Responder
    2. Clerison Santos

      O tipo de livro credito que vai do gosto de cada um, eu poderia muito bem tá com um livro de Botânica, Zoologia e Bioquímica, muitos achariam livros chatos mas eu acho ótimas opções de leitura.

      Responder
  22. LGA

    Peguei essa "promoção" da Ibéria tb e voei pra Roma em outubro. Infelizmente não peguei esse avião novo. Devo confessar que estava esperando o segundo pior vôo da minha vida (impossível alguém ganhar da Aerolineas no vôo pra Nova Zelandia), mas me surpreendi positivamente. Apesar de ter zero de entretenimento, fiquei com a impressão do espaço das cadeiras na área econômica ser um pouco maior que a média, e a comida tb não estava ruim. Tratamento ok durante o vôo, check in tranquilo e sem nenhum atraso ou perda de malas. A baldeação em Madrid não foi ruim, esse aeroporto de Barajas é um dos mais bonitos que já vi.

    Voei de Ibéria pelo preço, mas hoje voaria de novo sem precisar desse "incentivo".

    Responder
  23. Ricardo Soares

    Excelente notícia meu santo é forte vou em maio pela promo tb, e me falaram que estará tudo renovado até lá tenho fé nisso.

    A ibéria sempre foi um gigante na europa e acredito que estão fazendo as mudanças por isso querem reconquistar o posto.

    Agora quem está afundando é a alitalia só ouço reclamações e quase viajei por ela senão fosse a promo do MD.

    É isso aí.

    Responder
  24. Matheus Henrique Souza

    EI!!!!

    Quem te ensinou o termo IVIEJA fui eu, Bernardo!!!!
    Quero meus créditos JÁ!

    Muito bom o relato!
    Meus parabéns!

    Responder
  25. Schnaider

    Tbem fiz esse vôo sp-Roma comprado no dia do erro agora no feriado e fiquei surpresa com a Ibéria! Perfeita descrição do colega nesse texto, parece até q pegamos o mesmo vôo! Rsrs

    Responder
  26. Carolina

    Por que o horário do seu voo 6820 e o 6827 estão diferentes?

    Responder
  27. Bruno Ferreira

    Também peguei os mesmos voos (inclusive o fatídico voo para Brasília, com o comissário "atrasado"). Concordo com as impressões do Bernardo.

    Responder
  28. Victor

    Eu fui para Turquia em pela Iberia e logo que entramos no voo que nos levaria à Madrid o comandante foi logo avisando que iria atrasar porque já havia saído de Madri com atraso. Conclusão: chegamos em Barajas e o voo para Istambul já havia saído e o próximo só 5 horas depois. Tive que ligar do quiosque da Iberia para a Turquia para avisar para alterarem a hora do nosso transfer para o hotel. Era para chegarmos em Istambul às 17 hs e chegamos à uma da manhã. Derrota.

    Responder
  29. Salvatore Carrozzo

    Adorei a nova identidade visual (e olha que sou geralmente conservador, sempre tendo a preferir a identidade antiga)…Acho que, agora, a alitalia eh uma das poucas europeias a manter a identidade dos anos 80. O voo no novo avião ja eh na nova identidade?c

    Responder
  30. Weslley Ramos

    Espero que a Iberia esteja melhorando seus serviços. Das vezes que viajei por ela, todas não despacharam minha mala.

    Responder
  31. Thomas H.

    Acabei de voltar de Madrid na aeronave nova e é o seguinte: se a classe econômica começar na fila 10, é um A340-600 velho. Se começar na fila 14, é o com interior renovado e com entretenimento individual.

    Responder
  32. Mário

    Cada vez mais me convenço que esse "erro" da Iberia foi uma jogada de marketing para convencer todo mundo a experimentar seus vôos. Comigo aconteceu a mesma coisa: ida em avião velho e volta em avião novinho. Também parti de Brasília e o pinga pinga até chegar à Itália cansou bastante (ainda iria para Florença e Paris). Mas valeu para conhecer o Aeroporto de Madrid. Será que um dia chegamos lá?!

    Responder
    1. Barbara

      Mário, você poderia dizer qual foi o voo em que vc pegou a nova aeronave? =]

      obrigada!

      Responder
  33. MARIO

    Não lembro o número do vôo. Sei que foi saindo de Madrid para São Paulo no sábado à noite.

    Responder
  34. Sheila

    Será que alguém pode me ajudar?

    Como a ibéria alterou o horário do voo madrid-sp como todos já sabem eu preciso arrumar uma solução para o meu voo de volta e não estou conseguindo entrar num acordo com a D****** que foi por comprei a minha passagem.

    Eles me dão duas opções e nenhuma das duas opções me agradam, queria saber quais são os meus direitos.

    Eu solicitei que trocasse por um voo Paris-RJ mas eles não aceitaram porque mudaria o aeroporto ai eu pedi que tirassem o trecho roma-madri ficando apenas o madri-sp e mesmo assim eles não aceitam.

    Eu queria saber como posso procurar os direitos que eu tenho, é assim mesmo eles mudam e eu não tenho direito a nada?

    Responder
    1. Denis Carvalho Autor do post

      Sheila, não tem problema citar o nome da Decolar. =)

      Responder
    2. Paulo Dantas

      Estou basicamente com o mesmo problema. Quero suprimir o trecho de Roma para Madrid e a Decolar me ofereceu uma opção "sensacional" de pagar U$$ 175 por passageiro mais a diferença de tarifa (???) da viagem inteira (SP > ROMA), gerando um total de R$ 1.200,00. Argumentei que não vou mudar destino, horário e nada, vou apenas não embarcar no avião… Possibilitando inclusive que eles vendam esse bilhete. Mas segundo a Decolar, a CIA teria que reemitir o bilhete! Acho que o problema real é a Decolar que não quer resolver.

      Se alguém souber uma solução, alguma dica… vai ajudar bastante! Sheila, se resolver posta aqui por favor!

      Responder
  35. Artur Aranha

    olá, qual o horário dos novos aviões de SP-MAdrid e Madrid-SP?

    Responder
  36. Rodolfo Stocco

    Quando que vão operar todos os voos de SP-Madrid-SP com essa nova configuração? Pelo que vi, tem vôos que ainda saem com o velho interior…

    Responder
  37. Filipe Lázaro

    Se estes voos com aeronaves novas VEM para o Brasil MAD-GRU (geralmente no voo noturno 6827) eles são obrigados a VOLTAR para a Espanha, certo?

    Minha dúvida é, em qual horário estas novas aeronaves voam para a Espanha?
    Eu embarco GRU-MAD no voo 6824, que é de tarde (15h55) e espero que seja este!
    Já vi gente falando que voou na aeronave antiga no voo noturno GRU-MAD (19h20).

    Responder
  38. Álvaro

    Também embarco neste vôo da tarde e gostaria de saber!

    Responder
  39. Alexandre

    Ninguém?

    Responder
  40. Raquel cristi

    Socorro!! Comprei a minha passagem ontem pela Ibéria e já estou arrependida…. Sp/Lisboa, com escala em Madri…. Eu nunca durmo nessas viagens e sinceramente voar 10 horas e se sentir incomodada com serviços a bordo é de matar!! Não tem Tv individual como assim? Sempre viajei de Tam e nunca tive problemas, desse vez a diferença no valor era muito grande, mais de R$1,700 e por isso não resisti em ficar com a Ibéria ,apesar da escala em Madri, outra novidade já que SEMPRE fiz voo longos direto… Inclusive a minha ultima ida a Madri foi pela Tam e foi tudo perfeito, inclusive na imigração, apesar de levar TUDOS os documentos e comprovantes eles me perguntaram muitas coisa não…..Bom pelo que estou vendo terei que rezar pra conseguir pegar a aeronave nova… Ou alguém sabe me dizer se tenho como saber mais precisamente ou isso é questão de sorte mesmo…. rs obrigada a todos Raquel

    Responder
    1. Álvaro

      Calma!!! a Ibéria melhorou muito! Para saber se a aeronave será a nova, acesse o site http://www.seatguru.com; coloque os dados do vôo; se aparecer a aeronave A 340-600, com o mapa à disposição, muito provavelmente será a antiga; se aparecer A 340-500, e sem opção de ver o mapa interno, quase certeza que será a nova; boa sorte!

      Responder
  41. Carol Telatin

    Olá! Estou comprando passagens aéreas para o fim do ano, destino Berlim – Alemanha. Estou lendo os pontos positivos e negativos da iberia, mas o preço está muito bom! Por isso vou aproveitar.. só tenho uma dúvida, na hora do embarque eu preciso levar o cartão de crédito utilizado na compra das passagens? No caso, eu não sou titular do cartão.

    Obrigada :)

    Responder
  42. Sônia

    Que droga, vou fazer conexão em Madri! Tenho medo disso..

    Responder
    1. Álvaro

      Não se preocupe! Tá super tranquilo; apenas leve comprovantes normais de acesso a qquer País.

      Responder
  43. Eliane Azevedo

    A Iberia está ótima! voei em 04 trechos, na semana passada, Brasil/Madri . Madri/Berlim. Viena / Madri, Madri/Brasil, todos foram de excelentes prestação de serviços, só tenho a elogiar esta empresa.
    Quesito pontualidade na decolagem , Monitor iindividual com 78 filmes para serem escolhidos, musicas, série de tv, jogos, enfim, uma série de entretenimento. Travesseiro, manta e plug de ouvido, disponibilizado na forma correta, todos em sacos lacrados. A alimentacão está perfeita , com variedades e quantidade suficiente.
    Confesso que ao ler alguns relatos na internet fiquei preocupada, mas fui surpreendida positivamente.

    Responder
  44. Anna Carolina

    Alguém sabe me responder se é necessário ter visto para fazer conexão entre Madri e Berlim?

    Responder
  45. Carlos

    Viajei para Dublin nas festas de fim de ano e eu e mais 2 amigos compramos Iberia.. (como a gente sempre viajou por agências e não sabíamos de promoções, achamos até barato a passagem de R$3100 indo 24/12 e voltando 29/01)… Uns 15 dias antes do embarque, recebemos um e-mail falando que o vôo precisava ser remarcado e nos ofereceram 3 dias… resolvemos ir dia 23/12.

    Saimos de SP num vôo às 16:55 num A340-600 (2-4-2) – mas apertado..eu tenho 1,86 e fiquei incomodado no espaço entre as poltronas e ele foi super tranquilo até MAD, sem turbulência e com sistema individual de entretenimento. As comidas vinham sempre quentes e em boa quantidade, bebida era à vontade vôo todo, além de café, suco, snacks, etc).. Esperei 5 horas em Madrid e em seguida embarcamos num A320 para Dublin… não tinha nada grátis no vôo, e chegando na Irlanda, foi um pesadelo… ventava taaaanto e o avião tremia mais ainda, eu quase desmaiei de medo…mas chegamos vivos… O vôo da volta de DUB-MAD foi num A320 e fizemos conexão em MAD de 7hrs, saindo às 00:20 num A340-600 com entretenimento individual..

    Um ponto negativo foi no aeroporto de Dublin, o sistema caiu, então o check-in estava lotado, fila longa, e 3 atendentes preenchendo manualmente os papéis etc.. fomos avisados que por conta disso, precisaríamos passar pela imigração em Madrid, pegarmos nossas malas para então fazer um novo check-in e despacho para o Brasil…
    A imigração foi super tranquila, não fizeram uma pergunda qualquer, um agente pegou meu passaporte, carimbou e desejou feliz estadia na Espanha hhahahaha..
    Os totens de atendimento da Iberia em Madrid são show… de fácil entendimento e despache rápido… O vôo teve turbulência na travessia do Atlanticvo todo, mas chegamos são e salvos em SP rss

    Responder
    1. Carlos

      Fizemos uma Eurotrip e a partir de Dublin voamos pela Ryanair… a qual não indico para ninguém… ok, o serviço é equivalente ao preço que se paga (baixo)… mas pra mim, tive uma experiência terrível num vôo Roma-Paris… além de turbulência, meus ouvidos tamparam a ponto que tive hemorragia interna em ambos…rs … mas não tiveram atrasos ou danos nas bagagens.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>