Má notícia: American Airlines reduz a franquia de bagagem despachada para 23 kg!

João Goldmeier 8 · fevereiro · 2018

A American Airlines informou que reduziu a franquia de bagagem despachada de duas malas de até 32 kg para duas malas de até 23 kg nos voos de/para o Brasil. Uma diminuição de quase 29%! A mudança já está em prática e vale para todos bilhetes emitidos a partir de fevereiro de 2018.

Com a mudança a American perde um importante diferencial, já que iguala suas regras às das suas maiores rivais: Delta e United. Vale destacar que a exceção honrosa na América do Norte segue sendo a Air Canada, que ainda permite o despacho de duas malas de 32 kg.

Pela tabela acima percebe-se também um aumento no valor da bagagem extra despachada: de US$ 85 para US$ 150 nos voos de/para o Brasil e passa a ser cobrada uma taxa de US$ 100 para as bagagens que excederem o peso limite.

De se lamentar não só a mudança mas a ausência de um comunicado prévio à mudança, já que o comunicado pretérito impossibilita aos consumidores tomar qualquer medida no sentido de assegurar uma passagem com as regras antigas.

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Charles Barros

    Alegação de que no mundo inteiro é assim, bla, bla, bla… e que a Anac permitiu, mais bla, bla, bla. Aff!

    • F. Junior

      Se vc fosse dono da cia e “no munro inteiro eh assim” e se “a Anac permitiu”, pq vc daria esse “brinde” apenas aos queridos brasileiros??? Eu faria extamente o mesmo que AA está fazendo..simples assim!

      • Guaip

        Tem que botar na balança, mas se dá mais dinheiro cobrar o excedente do que manter os 32kg como diferencial, tem que fazer mesmo.
        Aliás, há mais de 10 anos esses em vôos emitidos no Brasil 32kg eram um asterisco nas regras de passagem do mundo todo, pois o padrão para viagens internacionais há muito tempo é menos que isso.
        É uma pena. Como consumidor, era conveniente, mas eu entendo o porquê. Todo mundo reclama que as cias aéreas só pensam em lucrar mais, mas esquecem que há 10 anos os preços das passagens eram praticamente OS MESMOS, mesmo que a inflação no período foi de mais de 70%.

      • Guaip

        Tem que botar na balança, mas se dá mais dinheiro cobrar o excedente do que manter os 32kg como diferencial, tem que fazer mesmo.
        Aliás, há mais de 10 anos esses em vôos emitidos no Brasil 32kg eram um asterisco nas regras de passagem do mundo todo, pois o padrão para viagens internacionais há muito tempo é menos que isso.
        É uma pena. Como consumidor, era conveniente, mas eu entendo o porquê. Todo mundo reclama que as cias aéreas só pensam em lucrar mais, mas esquecem que há 10 anos os preços das passagens eram praticamente OS MESMOS, mesmo que a inflação no período foi de mais de 70%.

        • Neto

          Aonde esta esse dado que as passagens praticamente não aumentaram nos ultimos 10anos? Foi retirado do mesmo relatório que a Anac fez p afirmar categoricamente que o fim da franquia iria fazer com que os preços das passagens caissem???

          • Guaip

            Não, dos vôos que fiz há 10 anos e busquei os emails de confirmação. Passagens para a Europa por R$ 2.500,00 – mais até do que cobram hoje.

        • Neto

          Aonde esta esse dado que as passagens praticamente não aumentaram nos ultimos 10anos? Foi retirado do mesmo relatório que a Anac fez p afirmar categoricamente que o fim da franquia iria fazer com que os preços das passagens caissem???

        • Leonardo Azevedo

          Verdade. Os preços em reais estão muito parecidos com 10 anos atrás. Mas para voos internacionais o correto seria comparar o preço em dólar na época e hoje, desprezando a inflação no Brasil, vez que nesse mercado os preços são dolarizados, de forma que a inflação brasileira não tem tanta influência. Dito isso, acho que se formos comparar o preço em dólar dos voos internacionais nos últimos 10 anos, vamos perceber que a passagem está bem mais barata.

      • Fabio

        A culpa nao eh da AA. A culpa eh da ANAC que abriu as pernas, E muita gente aqui aplaudiu na epoca,

  • Dott. Macchia

    E executiva?

    • João

      Permanece a mesma franquia anterior.

  • Rafaella Cioffi

    Comprei meu bilhete em janeiro, e embarco em setembro, vale a regra antiga ou a nova?

    • João

      Oi Rafaella, vale a regra antiga! =)

  • João

    Sim Kaio, só alterou a regra para quem EMITIU a partir de fev/18.

  • Gustavo Almeida

    Presente para os coxinhas aí ! Acreditaram que ia melhorar …. O preço não diminuiu, mas a franquia aumentou.

    • Christiano Andrade

      Comentário desprovido de lógica e sensatez.

      • Gustavo Almeida

        Ahh .. .como uma análise deste especialista vou até reconsiderar …. rsrsrsr

  • Italo Silveira

    Daqui a pouco vão cobrar pela quantidade de peças que levamos dentro da bagagem. Eiê Brasil! Um país de tolos!

    • Christiano Andrade

      Vai de moto-táxi…kkkkk

      • Italo Silveira

        Graças a Deus nem preciso ir de moto-taxi e nem de moto eu gosto. Se você gosta de ver o que era oferecido anteriormente sendo retirado sem nenhuma contrapartida, meus pêsames, você é apenas mais um servindo de massa de manobra.

      • Jonas Rimmer

        Você trabalha em que companha aérea?

  • João

    Talvez algum mal entendido de quem fez o seu check-in Vinícius.

    • Guaip

      Mais de uma vez eles deram uma tentadinha comigo no checkin. Ano passado pesaram minha mala, deu 27kg, e ela perguntou se eu queria distribuir melhor o conteúdo das malas pra não exceder. Aí ja tive que falar que meu limite era de 32kg (como se não soubessem).

  • Ronaldo Fonseca

    É só empurrar que brasileiro aceita.

  • Marcelo Farinha

    Não vai mudar nada para mim…kkk
    Afinal nunca despachei uma mala…
    E a um tempo atrás a copa air lines mudou a franquia de uma para duas malas despachadas…
    Vou começar vender…kkk

  • Marcelo Farinha

    Não vai mudar nada para mim…kkk
    Afinal nunca despachei uma mala…
    E a um tempo atrás a copa air lines mudou a franquia de uma para duas malas despachadas…
    Vou começar vender…kkk

  • Na prática, isso só afeta quem pega voos direto dela. Por exemplo, comprei FOR-MCU, com trechos de Latam e AA. Liguei para a AA e ela disse que a franquia era 2 de 23kg, porque a Latam não honrava a sua franquia de 32kg.

  • Na prática, isso só afeta quem pega voos direto dela. Por exemplo, comprei FOR-MCU, com trechos de Latam e AA. Liguei para a AA e ela disse que a franquia era 2 de 23kg, porque a Latam não honrava a sua franquia de 32kg.

  • Na prática, isso só afeta quem pega voos direto dela. Por exemplo, comprei FOR-MCU, com trechos de Latam e AA. Liguei para a AA e ela disse que a franquia era 2 de 23kg, porque a Latam não honrava a sua franquia de 32kg.

  • Se o seu voo tinha algum trecho de Latam, então está explicado: a Latam não honra a franquia da AA.

    • Vinícius

      Isso mesmo, fiz conexões com Latam :(.

    • Vinícius

      Isso mesmo, fiz conexões com Latam :(.

    • Vinícius

      Isso mesmo, fiz conexões com Latam :(.

    • Vinícius

      Isso mesmo, fiz conexões com Latam :(.

    • Igor

      Fui há poucos dias pro México e EUA com bilhetes comprados pela AA e com conexões Latam. A Latam cumpriu os 32kgs e em nenhum momento falaram nada…

    • Igor

      Fui há poucos dias pro México e EUA com bilhetes comprados pela AA e com conexões Latam. A Latam cumpriu os 32kgs e em nenhum momento falaram nada…

  • Robson Muniz

    Quem é o louco que viaja com 64 kg?

    • Bruno Bastos

      Só enviados de Pablo Escobar com destino ao apartamento de um senador mineiro…

    • Marcelo Farinha

      Tem gente que viaja com três…kkk

    • Rogério Cardoso

      Pois é. Redução de benefício é sempre ruim mas eu não consigo entender como alguém viaja com 64 kg de bagagem, isso sem incluir o peso da mala de mão.

      • Guaip

        Não é questão dos 64kg. Eu costumo viajar com uma mala grande e uma pequena dobrada dentro para a volta, sendo que a grande na volta costuma pesar mais de 24kg. Ou casais que viajam juntos e gostam de levar uma mala só. Eu e minha esposa costumávamos ir com uma de até 32kg para os 2, pela conveniência.
        Se eles alterassem para 2 malas de até 48kg TOTAL, sem limite individual, ficaria bem mais tranquilo.

      • Jonas Rimmer

        Trouxe um monte de livros em 2016 dos EUA para o Brasil, deu isso aí mesmo. Viagem de 38 dias. Imagine.

    • THE GUNSLINGER

      Penso a mesma coisa.

    • Samila Silva Saiki

      Eu já viajei! Hehehe trazendo alimentos e produtos Israelenses… comida pesa sabia!
      Fora cosméticos e bla bla bla bla

      • Robson Muniz

        voltou…..

    • RABUGENTO SFQNS

      Ainda não me considero louco mas costumo voltar com os 64kg quando volto da Europa. Normalmente 23kg são das 16 garrafas de vinhos.

      • Robson Muniz

        voltar…….

        • RABUGENTO SFQNS

          Você é contra alguém retornar à terra onde vive?

          • Robson Muniz

            Voltar se paga bagagem extra ,se quiser ,pois sempre vem mais peso do que vai ..Poucos trazem tanta coisa

          • RABUGENTO SFQNS

            Não me dão desconto se eu for sem bagagem. O preço da passagem é igual ao anterior da mudança ou maior, mesmo sem bagagem.
            Tem muita gente que viaja por 30/40 dias com a mesma roupa. Devem ir Paris e tomar banho de “eau de parfum”…

          • Robson Muniz

            Entendi agora “Rabugento”Putz, quanto mais ganha mais quer.Vai de Emirates então pô

          • RABUGENTO SFQNS

            Quanto mais ganha mais quer? Quem ganhou o que?
            Você se contenta com qualquer coisa?
            Mesmo que lhe cobrem mais caro você não se importa de viajar em pé? Em breve as aéreas satisfarão seus desejos.
            Onde alguém ganhou alguma coisa com as alterações realizadas?
            Lembro-me que estavam eufóricos com as medidas que seriam tomadas.
            Lembro-me também, à época, que alertei muitos dos participantes que não seria de jeito algum a maravilha que imaginavam.
            Parece-me que você deve ser sócio majoritário de uma dessas empresas aéreas gananciosas que estão por aí.

            Ah! Claro que agora só viajo de “executiva”, nem sempre pela Emirates porque para onde costumo voar eles não tem voos diretos e não tenho grandes vontades de ficar curtindo aviões e suas conexões.

            Quando você estiver mais velho vai se lembrar do RABUGENTO e, talvez, entender os meus comentários.

          • Robson Muniz

            Pelas minhas contas em 10 anos já foi o mundo todo gastando um terço do que vc gastou e curtindo , não reclamando. Putz que cara chato. Já deu…. TO FELIZ ASSIM E VC?. Pelo visto……

          • RABUGENTO SFQNS

            Ahn?

          • RABUGENTO SFQNS

            Ahn?

    • Rapaz, se suas malas são boas e com rodizio, é bem fácil puxar 64Kg. hehehehe

    • Rapaz, se suas malas são boas e com rodizio, é bem fácil puxar 64Kg. hehehehe

    • Rapaz, se suas malas são boas e com rodizio, é bem fácil puxar 64Kg. hehehehe

    • Rapaz, se suas malas são boas e com rodizio, é bem fácil puxar 64Kg. hehehehe

    • Jonas Rimmer

      Quem vai pros EUA e compra uma patada de livros, aproveitando a franquia maior. Tipo o que eu fiz em 2016.

  • Fernando

    Bom dia,

    Aonde que eu acho essa tabelinha que vocês postaram no site da American Airlines? Eu não consegui achar.

    Meu bilhete foi emitido em Novembro/2017 e quero imprimir essa tabela para levar na viagem.

    Na minha reserva não aparece a minha franquia de bagagem. Só um link para uma página com todas as regras de bagagem.

    • RABUGENTO SFQNS

      E você não imprimiu?
      Ah vah!

    • RABUGENTO SFQNS

      E você não imprimiu?
      Ah vah!

      • Fernando

        Não entendi sua resposta, amigo.

      • Fernando

        Não entendi sua resposta, amigo.

    • RABUGENTO SFQNS

      E você não imprimiu?
      Ah vah!

    • RABUGENTO SFQNS

      E você não imprimiu?
      Ah vah!

  • Mirella Luiggi

    Comprei passagem na AA em outubro de 2017 e já estava com franquia de 2 de 23kg no contrato da passagem!

  • Danielly

    Isso mesmo, pois também comprei em outubro pra voar em dezembro pra orlando com conexão em Miami e tive a franquia de duas de 32kg, pois todos os voos foram operados pela American.

  • Claudio Meyer

    Desculpe, mas desta vez terei que defender o smiles… Emiti CWB-MCO na economica e MCO-CWB na executiva, ambos com conexão em GRU… nos dois casos, a GOL (diferentemente da LATAM), honra as malas… duas peças na ida e três na volta… sim, são todas de 23 KG mas se fosse a LATAM, duvido que honraria a terceira bagagem da executiva… Passagens emitidas via smiles.

  • Galera que curte arrastar 64 quilos de bagagem não sabem como é bom viajar leve.

  • Galera que curte arrastar 64 quilos de bagagem não sabem como é bom viajar leve.

  • João Holmes

    E eu estou indo esse ano por 1.700 para NY.

  • gabriela

    E não é só isso, além de terem diminuído o peso da mala, quase dobraram o valor da mala extra. Quer dizer, antes você poderia levar 2 malas com 32 cada e caso levasse uma extra (+32 kg) pagaria usd 85, agora pra você trazer essa mala extra para compensar a diminuição terá que pagar usd 150.

  • gabriela

    E não é só isso, além de terem diminuído o peso da mala, quase dobraram o valor da mala extra. Quer dizer, antes você poderia levar 2 malas com 32 cada e caso levasse uma extra (+32 kg) pagaria usd 85, agora pra você trazer essa mala extra para compensar a diminuição terá que pagar usd 150.

  • Alguem pode confirmar se a Gol vai mesmo deixar de voar entre Florianópolis e Porto Alegre

    • João

      Vai sim Rodrigo, infelizmente esse trecho vai ficar só com os dois voos diários da Azul.

  • Gabriel Rocha

    Copa Airlines também mantém 32kg pra quem vai para os EUA.

    • João

      Sim Gabriel, o que eu quis mencionar foi a exceção dentre as cias da América do Norte =)

      • Gabriel Rocha

        Top!! Valeu!!

      • Gabriel Rocha

        Top!! Valeu!!

  • Gabriel Rocha

    Copa Airlines também mantém 32kg pra quem vai para os EUA.

  • Guaip

    Teoricamente o limite aplicado deve ser o da empresa que emitiu as passagens, e todas conexões operadas por outras cias tem que honrar o limite dela. Mesmo que a LATAM questione o peso, basta informar que é uma passagem da AA emitida na época que ela aceitava 32kg.