Ministério do Turismo lança nova classificação para hotéis e pousadas

Denis Carvalho 22 · junho · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Ministério do Turismo publicou ontem no Diário Oficial as novas regras do SBClass – Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem. Com a nova norma todos os hotéis e pousadas voltarão a ser classificados de uma a cinco estrelas, conforme padrões internacionais. O Governo Federal pretende classificar 6 mil estabelecimentos hoteleiros até a Copa do Mundo de 2014.

A grande novidade da nova classificação é que foram criadas sete categorias de hospedagem, com exigências diferentes entre si: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat-apart. O número de estrelas de cada empreendimento será dado conforme o atendimento a requisitos nas áreas de infraestrutura, serviços e sustentabilidade.

O número de estrelas também será definido pela categoria, da seguinte forma:

Hotel – 1 a 5 estrelas
Resort – 4 a 5 estrelas
Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas
Cama e Café – 1 a 4 estrelas
Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas
Pousada – 1 a 5 estrelas
Flat/Apart-hotel – 3 a 5 estrelas

A lista de exigências em cada uma das categorias é bem extensa. No caso dos hotéis, por exemplo, a partir de duas estrelas todos serão obrigados a aceitar pagamentos com cartões de crédito ou débito. Da categoria três estrelas em diante, as exigências incluem trocas diárias de roupa de banho, TV com canais por assinatura, climatização e frigobar em todos os quartos e estacionamento. Para alcançar quatro estrelas em diante, todos os quartos devem ter acesso à internet (pode ser cobrada), estacionamento com manobrista, mesa de trabalho nos quartos, sala de reuniões e troca diária da roupa de cama.

Para as pousadas, será obrigatório, desde a menor qualificação, estacionamento, recepção aberta no mínimo 12 horas (disponível 24 horas por telefone), café da manhã (pode ser cobrado). Os demais requisitos são bem parecidos com os dos hotéis, incluindo exigências quanto a itens de lazer, como salão de jogos e piscina, e serviços em todos os quartos.

A nova regulamentação é importante para que o cliente conheça seus direitos de forma clara e exija todos os itens de conforto para sua estadia a negócios ou a lazer. Também vai facilitar o processo de escolha e compra de hotéis, visto que hoje cada empreendimento define por conta própria quantas estrelas tem e muitas vezes o consumidor só descobre que comprou gato por lebre quando chega ao local.

Para saber detalhes sobre a nova classificação, vale acessar o site  criado pelo Ministério do Turismo, com todas as informações, incluindo a nova legislação. O endereço é  www.classificacao.turismo.gov.br.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe