Como é voar na Norwegian – mais uma avaliação

Redação 12 · julho · 2013

Norwegian Air Shuttle é a segunda maior companhia aérea da Escandinávia e uma das maiores low costs europeias e já é uma conhecida dos leitores do Melhores Destinos. Hoje trazemos uma segunda avaliação da companhia, que não tem medo de enfrentar temperaturas baixíssimas para chegar a alguns dos pontos mais gelados do planeta! Embarque com o leitor Luiz Guilherme Mazzari e descubra mais detalhes sobre como é voar com a Norwegian!

avaliacao-norwegian2

A Norwegian, nome oficial Norwegian Air Shuttle ASA, é uma companhia aérea de baixo custo (low cost) norueguesa. Foi fundada a 22 de janeiro de 1993. É a maior companhia aérea de baixo custo dos Países Nórdicos, com cerca de 40% do mercado norueguês, e presença na Suécia, Dinamarca e Polônia, e a segunda maior companhia aérea na Escandinávia, e a nona maior companhia aérea da Europa em termos de número de passageiros. A sede da empresa está em Diamanten, e o Prédio Administrativo em Fornebu.

800px-Norwegian_737,_Rome,_14_Sept._2011

A Norwegian atende a Europa, Norte da África e Oriente Médio. No total, a companhia opera 300 rotas para 115 destinos em 30 países em três continentes. A companhia opera 70 aeronaves, todas Boeing 737, e é conhecido por sua farda distintivo de branco, com um nariz vermelho, com retratos individuais dos escandinavos notáveis (celebridades) na cauda das aeronaves. A companhia  tem 12 bases: Alicante, Bergen, Copenhague, Estocolmo, Gotenburgo, Gran Canaria, Helsinki, Londres Gatwick, Málaga, Oslo-Gardermoen, Oslo Torp, Stavanger e Trondheim e pretende iniciar operações de longo curso a partir deste ano usando o Boeing 787-8 Dreamliner.

A viagem

Eu estava em Londres e buscava uma forma de ir para Oslo e depois para Tromso, no extremo norte da Noruega. De Londres/Oslo/Londres, fiz a viagem na Ryanair, famosa low vost irlandesa. O detalhe é que a Ryanair opera seus voos no aeroporto de Rygge, e a Norwegian opera no Aeroporto de Gardermoen. Entre um aeroporto do outro demora cerca de 1 hora e meia de ShuttleBus.

Todos sabemos que a Noruega é um país caro. E as passagens não foram diferentes, mesmo sendo low cost. De Oslo/Tromso/Oslo, pagamos 149,70 libras esterlinas, com direito a uma mala de 10 kg de cabine + uma mala no porão com até 20 kg. (Na Ryanair tínhamos direito a apenas 15 kg no porão). Tínhamos a outra grande empresa que atendia esse roteiro, mas era mais caro. A empresa era a SAS Scandinavian Airlines.

Fizemos a compra online, direto do site da Norwegian. Como estávamos em Londres, os preços saíram em libras. Imprimimos o Boarding Pass, mas não foi necessário. Pagamos com cartão de crédito.

03

Detalhe Curioso: o povo colocava a mala, dava mais de 20 quilos e começavam a tirar roupas e vesti-las para entrar no avião. Achei cômico isso, o avião tinha pessoas com quatro jaquetas no corpo. Como estava precavido, eu tinha levado um medidor de peso de mala comprado no Ebay, que me deu tranquilidade de ir com minha bagagem dentro do permitido e não ter que passar pelo constrangimento de abrir mala e entrar lotado de roupa dentro do avião.

Pequeno detalhe: Chegamos muito cedo ao aeroporto e tinha um voo para Tromso, que daria para antecipar. Queriam nos cobrar 400 libras para adiantar o voo para duas pessoas. Resolvemos “conhecer melhor o aeroporto” e continuar com nosso voo no horário previsto.

IDA:

De: Oslo/Gardermoen  Saída 17:15   Para: Tromso   Chegada: 19:05   Flight: DY384

 VOLTA:

De: Tromso   Saída 06:45 Para: Oslo/Gardemoen Chegada: 08:35 Flight: DY379

 

Check-in e bagagens 

Check-in liberado com bastante antecedência do horário de partida do voo e não foi necessário o Boarding Pass impresso previamente. Quando chegamos ao aeroporto vimos que a maioria das empresas está apenas com guichês de despacho de bagagem – uma novidade para mim. Você só vai ao balcão caso não consiga fazer tudo sozinho ou esteja com malas acima do peso permitido , pois nesse caso elas cobram o excesso.

Isso mesmo, agora você não tem mais contato com as atendentes no balcão, você tem que ir aos guichês automáticos, imprimir seu Boarding Pass, e imprimir também a fita com código de barras que será colada na bagagem a ser despachada. Feito isso você tem seu cartão de embarque mais a mala devidamente etiquetada. Então você usa um scanner no código de barras da mala, coloca ela na esteira (que tem uma balança para checar o peso), sua mala entra no túnel e pronto! Nada de contato com as atendentes. Eu, como não sabia, fui direto ao balcão e a atendente me disse que eu teria que fazer tudo sozinho. Eu fiz esse procedimento na Ryanair, na Norwegian, na AirFrance e na KLM. Pelo visto, agora é tudo automatizado nas companhias europeias.

Com as malas despachadas automaticamente, estávamos livres para ir para a sala de embarque.

02

Voo

A Norwegian me aparentou ser uma Low Cost diferenciada em alguns aspectos. Aeronave nova, banco de couro, avião muito limpo, porém se quiser reservar o assento antecipadamente, tem que pagar (como outras low cost’s). Inicio de embarque rigorosamente 30 minutos antes do voo e decolagem com dois minutos de antecedência. Perfeito!

Voamos de Boeing 737-800, que pelo visto é a maioria do equipamento dessa companhia. Avião novo. Sem entretenimento onboard de vídeo, apenas áudio, com rádios gravadas, e você tem que levar o seu headphone.

07

Mesmo as poltronas sendo de couro, com ótimo acabamento, elas não são reclináveis. Uma posição apenas. E o espaço para as pernas não é nada diferente do que temos no mercado brasileiro: um pouco apertado. Para um voo de duas horas foi tranquilo, mas um voo com maior duração, acredito em certo desconforto.

05O piloto e a tripulação fizeram speech em norueguês e inglês. Muito bom. As aeromoças muito atenciosas para qualquer necessidade. Cordiais, educadas, me surpreendi, achando que encontraria pessoas frias e com educação com certo limite.

Serviço de bordo

Nesse voo em especial tinha apenas bebidas para vender, não tinha nenhum snack ou algo parecido. Comprei uma água por um preço muito barato, até perguntei novamente para a aeromoça o preço para confirmar: Apenas 25 NOK (R$ 9). Fiquei surpreso, comparado com os preços da GOL praticados aqui no Brasil, e a próprio preço da água na Noruega.

14

O avião estava praticamente lotado e o voo seguiu sem turbulências, com pouso no horário programado. Excelente take-off e ótimo pouso, mesmo em condições adversas, com muito frio, chuva em Tromso na chegada, e muito fog.

Wi-fi

Agora o detalhe mais espetacular para mim, que nunca havia visto: FREE WI-FI ONBOARD DURANTE O VOO !!! Não acreditei quando peguei meu Tablet, e pesquisei wi-fi, e me conectei e pude navegar à vontade. A velocidade não era essas coisas, mas totalmente navegável. Até postei uma foto no Facebook que o povo comentou: mas isso pode??? Você infringiu as leis?? rsrs Fiz um pequeno vídeo do Wi-Fi dentro do voo.

12

Chegando a Tromso, desembarque normalmente, com a entrega das malas em tempo regular, sem danos e livre para desbravar a cidade.

Conclusão

Recomendo a todos a companhia e se necessitar, voltarei a voar com a Norwegian. Gostei muito da franquia da mala de porão de 20 kg e, principalmente, da conexão wi-fi onboard.

 

Agradecemos ao Luiz Guilherme por esta ótima avaliação, que certamente será importante para os leitores que estão planejando uma viagem à Escandinávia – a primeira avaliação você pode conferir nesse link. E você? Já voou com a Norwegian? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores.

 

 

Publicado por

Redação

redacao

  • Giordano Librelotto

    Muito boa a avaliação feita!

    Vou voar com a Norwegian daqui 2 meses entre Helsinki e Estocolmo e até então não sabia nada sobre a companhia.

    E o melhor de tudo foi saber dessa facilidade do Wi Fi on board! Muito bom!

    • Luiz

      Obrigado Giordano !

      Espero que voce tenha o mesmo atendimento que tive. Lembrando que ela é uma Low Cost, mas em vários momentos voce não sente isso.

      O Wi-Fi é uma comodidade maravilhosa… 2 horas de voo, com nuvens espessas, a janela não tinha nada de entretenimento.

      Abraços !!!!

  • Filipe Silvano

    Opa! Excelente relato, Parabéns! Vou fazer o mesmo trajeto para Tromso e gostaria de saber o que você achou da cidade! Seria possível entrar em contato com você via e-mail ?

    • Luiz

      Olá Filipe !

      Acredito que voce vai em busca da Northern Lights, correto?

      Me contacte que te passo todas as dicas… De hotelaria, da cidade, dos Chasers, etc…

      Anota aí: lgmazzari@hotmail.com

      Abraços !!!

  • Luiz Gustavo de Lima

    Já voei com a Norwegian (Copehagen-Amsterdam) em 2009 e achei sua descrição,perfeita.

    Lembro que tinha um remédio para tomar, e achei incrível cobrarem até pela água…

    Agora, você achar "barato" cobrarem R$9,00 pela mesma..era na ironia,não? (vc comparou até com os preços cobrados pela GOL?!)

    • Luiz, pelo que ele explicou na época o câmbio estava mais favorável, mas o real desvalorizou bastante nos últimos meses

  • Tito Bosco

    E kd as aeromoças nordicas? Oh mon Dieu…

  • Caio Pimpinato

    Enquanto lá há wi-fi disponível livremente aos passageiros, aqui muita gente ainda acredita na lenda do celular que pode derrubar uma aeronave, e até mesmo usam este mito para justificar a falta de oferta de internet. Salvo o caso da Tam.

  • Diego

    A Norwegian pinta as caudas com rostos de celebridades norueguesas, como Alfred Nobel.

    Se fosse no Brasil, ia ter avião pintado com a cara do Neymar ou da Mulher Moranguinho.

  • Luiz

    Luiz, quando eu fiz o Review para o pessoal do MD, eu acredito que me expressei mal: Achei barato comparado com a Noruega, e comparado com o que se cobra no Brasil.

    Exemplo: Agua no Brasil, custa 1,50. No Avião R$ 5,00.

    Lá não fui extorquido dentro da aeronave.

    Noruega é um país onde praticamente tudo é muito caro quando se realiza uma conversão para com o Real.

    Taxi: Andei 10 minutos de Taxi, 80 NOK = 33 reais.

    Hotel Padrão Ibis: 1000 Nok = 420,00 reais diária.

    Passagem de Onibus: 40 NOK = 10 reais…

    Por sorte, em Oslo voce tem bastante Cultura Gratuíta.

    Adorei a Noruega… E voltarei…

    Apesar que estou planejando agora ir para o Everest, e voar para o Aeroporto de Lukla (Nepal)… um dos mais perigosos do Mundo…

    Espero estar vivo para postar aqui no MD a experiencia… rsrs

    • Melissa B

      noruega e muito cara.dizem que oslo e a capital mais cara da europa.comida..transporte.tudo muito caro..com exceÇao da norwegian.acho que e a unica coisa barata por ali..

  • Luiz

    All GrandMa's… #notgood

  • Luiz

    Pensei a mesma coisa quando descobri o Wi-Fi… !!!

    #WhyNotCellPhoneOnBoard….

    Li que existe interesses indiretos, nada ligados a segurança sobre proibição de celular em vôo…

    O que existe de fato, comprovado, e que incrivelmente não são tão rigorosos, é o uso de celular enquanto abastece a Aeronave na Asa… Isso sim já foi exposto que gera um grau (baixo) de risco… E entre Escalas… muitos aproveitam para telefonar de dentro da aeronave… E é nesse momento que se abastece o avião.

    Abraços !

  • Luiz

    rsrsrsrs Boa…

  • Marco Brotto

    Filipe… TROMSO eh show, a Noruega eh demais … so prepare o bolso rsrsrs

    • Melissa B

      bergen e stavanger sao lindas tb.e bem caras..kkk

  • Melissa B

    sao lindas e muito simpaticas e profissionais.vc jamais vai escutar elas batendo papo em voz alta no fundo do aviao como acontece por aqui e em outros paises eurpeus..os scandinavos sao muito educados.

  • Melissa B

    mas la vc tem que desligar o celular tb nos procedimentos de pouso e decolagem.so depois de alguns minutos e autorizado o uso.e uma experiencia unica.e uma pena que o wi-fi quase sempre nao esta disponivel..e sorte.normalmente so nos 737-800.os mais velhos nunca tem..

  • Melissa B

    e legal este respeito que eles tem com suas personalidades..achei lindo o que traz greta garbo e uma patinadora artistica e atriz dos anos 30 chamada sonja henie.

  • Melissa B

    vale lembrar que a norwegian tem um programa chamado reward.em vez de acumular milhas vc acumula cash points..acho que 2% do valor do bilhete.se a tarifa for flex(e bem mais cara)vc economiza 10% e usa quando quiser..pra quem quer viajar pela scandinavia pode ate economizar na compra dos proximos bilhetes..quanto a distancia entre as poltronas eu discordo qhe sejam iguais as nacionais.alem de mais confortaveis tem um pouquinhoo mais de espaÇo.da pra cruzar as pernas.kkkkk

  • Luiz

    Filipe, o meu comentário está bloqueado, acho que pelo Spam automático do site.

    Vou novamente colocar meu email: lgmazzari (arroba) hotmail.com

    Caso não possa fornecer meu email aqui, por favor pessoal do MD, pode apagar.

    Abraços !

  • Felipe

    Belo Flight Report, agora fica a dica ai pra gol, a Norwegian só tem 737 e pretende começar os voos de longo curso com o 787…

    hehe

    • Luiz

      Obrigado Felipe… Eles estão com um Voo de Londres direto para Tromso agora, o que vai facilitar muito a ida para o Norte da Noruega…

      Abraços !

  • Gabriel Henrique Tol

    Legal o relato, e que bizarro o pessoal tirar as roupas da mala e vestir no voo, pois se for ver dá na mesma, o peso foi o mesmo, só passou do porão para a cabine. Se fosse mesmo por causa da restrição de peso, deviam descartar as roupas no aeroporto, coisa que ninguém iria fazer.

    • Luiz

      Gabriel… concordo com voce, porém o objetivo da Cia. Aérea não é ter restrição com Peso dentro da Aeronave (seja no Porão ou na Cabine), mas sim com mais forma de se ganhar dinheiro.

      Por isso, que eles são rigorosos… são rigorosos para ganhar mais dinheiro com taxa de bagagem… Quem não quer pagar, tem que se submeter a isso.

      Abraços e obrigado pelo comentário !

  • Luiz

    Achei essa Norwegian muito melhor do que muitas que viajei. Mas não consegui cruzar as pernas não… rsrsrsrs Fora que a poltrona não é reclinável… Ponto Negativo pra mim…

  • Luiz

    É raro o Crew Onboard solicitar para desligar durante o abastecimento… Já vi acontecer, mas na maioria das vezes o avião está lá, sendo abastecido e o povo tranquilamente (sem saber do risco) falando no celular.

    Acho que deveriam ser mais rigorosos com esse quesito nas escalas, seja qual Cia. Aerea for…

  • Luiz

    Eu nunca vi falta de educação do Crew Onboard dentro do Brasil. Serviço ruim sim, mas não no quesito grosseria, e falta de educação. Já ouvi sobre a TAP e Iberia terem essa característica, mas nunca comprovei na prática.

    Do que voce disse, eu só discordo do adjetivo "lindas", pois na ida e na volta, não tive essa sorte !!! rsrsrs

    Vou falar uma coisa aqui, se interessar eu posto o link do Youtube:

    Tive um carro atolado em um lugar remoto, em uma Ilha ao lado de Tromso…

    100% dos carros pararam, para oferecer ajuda.

    Fiquei espantado: A educação com o proximo me deixou de boca aberta.

    O país é frio sim, as pessoas são frias sim, mas a educação é algo acima da média.

    Nota 10 para esse povo… Nota 10 para o país…

  • Luiz

    Quero voltar no verão para aproveitar os Fiordes.

    É cara sim, mas vale cada NOK…