No ar o guia de Maragogi

Camille Panzera 5 · fevereiro · 2014

Se você, assim como nós, é fã das praias do nordeste brasileiro, é bem capaz que já tenha ouvido falar ou mesmo conhecido Maragogi. A cidade alagoana está entre Recife e Maceió e é um verdadeiro refúgio para quem deseja descansar e curtir águas dignas de comparações com o mar caribenho.

Maragogi é famoso pelas chamadas galés, verdadeiras piscinas naturais que são formadas por recifes de coral no período de maré baixa. As galés oferecem um passeio incrível para os amantes da natureza, pois além de poder curtir águas cristalinas, é possível mergulhar e admirar diferentes espécies de peixes e corais. Conhecer as galés e mergulhar em suas águas é um programa imperdível quando na cidade.

maragogi-post

A cidade é um conhecido destino de passeios bate-volta para quem parte de Maceió e redondezas, mas a verdade é que o lugar rende muito mais do que um passeio de um dia. Além das galés, as próprias praias da cidade são motivo de admiração. Ao longo da costa, com centenas e mais centenas de coqueiros, impera a tranquilidade, principalmente fora de temporada. Além disso, os arrecifes protegem a areia e fazem com que o litoral tenha águas calmas – o conjunto natural que se tem no lugar é um convite ao descanso e um renovador mergulho no mar.

As águas tranquilas e transparentes, especialmente no período de maré baixa, são ideais para quem viaja com crianças ou para quem prefere encontrar um mar bem calminho. No período de maré vazia, que é o melhor período para conhecer Maragogi, é possível caminhar dezenas de metros “dentro do mar”, sem a água fique alta. Em algumas praias, formam-se bancos de areia que dão acesso às piscinas naturais mais próximas da costa – é incrível!

Maragogi é um destino pacato e com uma estrutura turística ainda um pouco crua, mas que tem uma culinária excelente e passeios incríveis. Passear de buggy, de barco mergulhar ou caminhar na areia são ótimos programas para fazer por lá. Já esteve na cidade? Deixe-nos sua avaliação e conte sua experiência! Ainda está planejando a viagem? Então leia nossas dicas sobre quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer. Para fazer seu roteiro, leia sobre as praias, passeios, onde comer, transportes e outras dicas.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • CAIO

    MARAGOGI = SALINAS
    SE NÃO FOR PRA FICAR NO SALINAS, EU PREFIRO NÃO IR!

    • lilia

      Prezado Caio, depois que você conhecer a pousada Camorim Grande … você vai esquecer que existe o Salinas… fica ao lado. Vale mto a pena conhecer, embora seja mais cara. O serviço impecável, diferenciado e o melhor … mto pouco divulgado! Dá uma olhada no site você vai se apaixonar, ainda mais qdo a Mara, a chef do local for a sua mesa … a lagosta é unica! Um ambiente calmo e elegante. Abs!

  • Antonio

    Bom se for para ficar em hotel ou resort nas redondezas de Maragogi está bom, porém se for ficar na vila a praia é péssima e suja devido ao esgoto que vai ao mar.

    • Sérgio

      Eu não diria que a praia da vila é péssima, mas é fraquinha mesmo. O esgoto fica mais ou menos no meio dela e não é muito volumoso (rsrsrs….. como se isso fosse suficiente para que deixasse de ser esgoto, mas enfim..) Além disso a vila fica entre a barra de dois rios, o que deixa a água meio escura. Quando falam que ás águas são cristalinas estão se referindo às galés, que ficam a uns 30 minutos de barco mar adentro, ou de praias desertas espalhadas pelo município, que é muito extenso.. Vale a pena mesmo é ficar no Salinas de Maragogi (resort vizinho à vila), como disse o Caio. Ele fica bem longe do esgoto e tem uma bela estrutura. A praia e o mar são perfeitos para as crianças e fica quase que exclusiva para os hóspedes. Pode-se ficar vigiando a criançada de longe, tomando sua 'gelada' tranquilo. Em dezembro/2013 fui pela 4ª vez para o Salinas, mas se fosse na vila mesmo, não teria ido a 2ª.

  • Cesar

    A cidade é suja e quase não tem estrutura.

  • Sigma7

    Se interesse for apenas na ida às galés, em João Pessoa (Picãozinho) os passeios são mais baratos, custando entre R$ 25 (se comprado com antecedência) e R$ 35 (no dia do embarque). Conheço de ponta a ponta de Maceió às praias de natal, e a ida às galés é sempre bem parecida. No entanto em João Pessoa o barco era bem maior que nas demais localidades, o que gera mais estabilidade e conforto. Pesquisem por "Picãozinho".

    • Sigma7

      Eitia! A gente contribui e toma negativa. É a internet brasileira…

  • Rafael

    Fui e fiquei no Praiagogi Boutique Pousada, tem apenas 6 quartos, para casais que procuram sossego (não aceita crianças), e ainda tem um ótimo restaurante. Pé na areia, atendimento super atencioso, eu recomendo! Em maragogi da tanto pra fazer os passeios citados como passar dias sem fazer nada, apenas aproveitando o sossego. Pretendo voltar!

    • Natally

      O Praiagogi é um sonho! Um verdadeiro óasis dentro de outro oásis. Prefiro Praiagogi a grandes hotéis. E aquele restaurante? Um outro oásis, dentro de outro oásis, dentro de outro oásis. hahaha Repetitiva, pra representar o que o Praiagogi passou pra mim.

  • Mirtes Aquino

    Tô aqui pensando que eu devo ser uma turista das mais ralés que há!!! Fiquei com minha família em Maragogi agora em janeiro, alugamos uma casa num village na beira do mar, de uma praia super tranquila, limpa e absolutamente linda!!! Não fiquei em hotel ou resort, mas também não fiquei na vila – odeio muvuca e badalação – e foi uma experiência maravilhosa!

    • Durval

      Oi Mirtes,
      vc poderia dar uma dica desta Village e o custo ?

    • isabel abreu ms

      mirtes acho que também sou,pois fui 31 de janeiro e passamos 13 dias no paraíso ,o interessante é locar um carro no aeroporto e explorar o entorno, pq maragogi não é bonito mas as praias de antunes e xaréu é de um mar azul caribenho! nunca vi nada igual…as praias de japaratinga e barreiras do boqueirão tbm são lindas.Conheci tbm carneiros e porto de galinhas muito lindo,um conselho a quem possa interessar o ideal é locar um apartamento com cozinha assim vc diminui os custos já que a alimentação pesa muito…assim fizemos e não me arrependo!!!! Obs :as praias são limpissímas!

  • Marcelo

    Cada um tem seu estilo de viagem. Ficar em resort, passear por cidade, curtir praia, etc. Identifique qual é a sua e siga em frente. Apenas saiba que a praia principal de Maragogi não é para ser curtida, serve apenas de base para o passeio às Galés.

    Passei um fds em Maragogi e gostei muito. O passeio às galés é lindíssimo, águas cristalinas. Fica cheio, mas encontramos tranquilamente o nosso espaço. Fora isso curtimos praias menos badaladas, como Barra Grande, Antunes e Ponta de Mangue. São praias belíssimas — mas é necessário sol para admirar a beleza da cor da água. Ficamos em pousada simples e barata — queríamos apenas dormir e curtir as praias.

    Espero voltar, gostei muito de lá.

  • Alexandre

    Eu fui e apreciei a praia de Burgalhau, linda, que fica 5km depois da cidade de Maragogi. A praia de Maragogi mesmo é feia, mas existem galés em vários pontos, inclusive saindo dessa praia que eu disse.
    Lá tem um restaurante muito bom, na beira da praia, onde você almoça vendo aquela bela cor de mar, pode agendar o seu passeio para as piscinas naturais (de lancha, que é muito melhor) ou mesmo tomar banho.
    Aqui uma das fotos que tirei lá: https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak

  • lidia

    Fui p. Maragogi em janeiro de 2014 e NÃO RECOMENDO A NINGUÉM. A vila é feia. Os hotéis têm preço elevado para a falta de qualidade. Por exemplo: ano passado paguei em um hotel no centro de Bariloche com café da manhã e calefação 84 reais enquanto em Maragogi tive que pagar 120 reais numa pousada beira de pista sem café da manhã. O passei p. galés é uma furada. Em Porto de Galinhas, você tem as mesmas piscinas naturais sem pagar nada. Sem contar o mergulho, aliás, pseudo-mergulho: eles te colocam um cilindro e os rapazes que te acompanham vão de snorkel. Você não passa de 3 metros, algo que pode ser feito com skorkel assim como os pseudo-mergulhadores que te guiam. Ah, não posso esquecer de dizer também que o mergulho é feito em aproximadamente 10 minutos porque eles não têm equipamento p. todos e precisam revezar com todos do grupo que foram p. as galés e têm interesse. Tudo isso por 150 reais por pessoa com fotos. E em Porto de Galinhas que fica a 1h de Maraggogi? Você faz mergulho acompanhado de mergulhadores profissionais que utilizam cilindro como você por um período de 40 minutos, em média a uma profundidade de até 5 metros por 80 reais. Não sou pernambucana por estar defendendo P. Galinhas mas o que os alagoanos fazem é explorar o turista desinformado. Não volto nunca mais lá. MARAGOGI É UMA FURADA!

    • Aline

      Lidia pode fornecer o nome do hotel de bariloche ou alguma indicaçao?

      • Aline, temos dicas muito boas aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/onde-ficar-em

      • Lidia

        Claro. O nome é Hotel Kings. Bem localizado com calefação e um café da manhã simples. Fui em junho de 2013 e paguei 84 reais convertido do dólar. Costumo presquisar hotéis/pousadas no decolar.com. Utilizo o site apenas p. busca. Feito isso, adiciono o nome do hotel ou pousada no google p. encontrar o site próprio. E todo tramite faço diretamente com o hotel. (Faço isso p. fugir das taxas do decolar). P. quem vai p. Argentina é bom levar dólar ao invés de peso argentino. O dólar, no mercado informal, está caro hoje. Esse dólar é chamado de dólar blue. Se você levar notas altas de dólar e receber o troco em peso na compra de pequenos itens como chocolates em docerias e lembrançinhas em lojinhas, vai te render mais pesos que podem ser utilizados p. pagar a hospedagem. Pesquise sobre dólar blue. Veja a diferença entre ele e o dólar comercial. Assim você irá entender o que estou falando! Ah e fuja da troca de dólar por real nas ruas. Rola nota falsa!

  • Ricardo Mendes

    Estive em Maragogi no ano passado, como vocês já puderam perceber na maioria dos comentários deste blog, o lugar é péssimo. Não gaste seu dinheiro lá, existem outros lugares melhores para ir.
    Praias sem estrutura, a praia da cidade é poluída, na rua à noite não tem muitas opções para jantar, além de ser escuro e parecer um pouco perigoso (isso estou falando na beira-mar, princial rua da noite), enfim, muita propaganda para nada.
    As praias fora da cidade são paradisíacas, porém, sem estrutura ou alguns barzinhos bem pé de chinelo.
    Comi nos "melhores" restaurantes da Vila e ganhei uma infecção intestinal, sinal de que saneamente não é o forte por lá.
    Claro que estes problemas que estamos falando você nunca vai ver ou ouvir em revistas/programas de turismo.
    Se você nunca foi, aguarde alguns anos, quem sabe eles evoluam.

  • Fernanda Balan

    As praias são lindíssimas. O problema é que a cidade não tem infraestrutura e os preços são altos. Fui mês passado para lá e fiquei hospedada no Salinas de Maragogi, um ótimo resort all inclusive. Só recomendo ir para Maragogi se for para ficar hospedada num resort, caso contrário não vale a pena. E o preço dos resorts é bem alto, se for comparar com outros de qualidade igual ou superior. Mas vale a pena a experiência.

  • Fernanda

    Ao contrário de todos aqui, adorei Maragogi. Estive em dezembro de 2013 e super recomendo. Lógico que é uma cidade muito pequena, pouca estrutura mesmo. Porém, as praias são lindas, principalmente Burgalhau, cujo mar é tão azul que chega a doer os olhos. Fiquei 7 dias em Maragogi e conheci todas as praias da região e posso garantir que vale sim a estadia. Acho que a Lidia levou azar no seu passeio às galés, pois fiz o mergulho de cilindro e foi maravilhoso. Descemos 6 metros e durou em torno de 40 minutos embaixo da água. Vi centenas de peixes diferentes, até mesmo lula eu vi. Conheci Japaratinga também, uma cidade vizinha e com praias lindas. E quanto aos preços, achei tudo barato, aqui no sul é tudo muito mais caro. Achei muito mais bonito que Porto de Galinhas, pois Porto só tem a Vila bonita e mais estrutura, mas o mar nem de longe lembra a beleza do mar do Alagoas. Fora que o povo Alagoano é muito mais atencioso em tudo. Enfim, recomendo muito uma estadia em Maragogi, porém somente àqueles que querem ver beleza natural. Se estiver procurando estrutura de hotéis, restaurantes e lojas, escolha Porto de Galinhas.

  • Renata

    Estive lá há poucas semanas e realmente o lugar é incrível. Estava hospedada em Porto de Galinhas e passei apenas um dia, mas gostaria de ter ficado mais tempo nesse paraíso.
    Achei o preço do passeio um pouco salgado, R$65,00, para que o barco te leve até as piscinas naturais (de 15 a 20 minutos de barco) e te traga de volta a praia, o barco fica ancorado cerca de 1h e meia para que se possa desfrutar das piscinas, esse passeio que citei é o que sai da própria praia de Maragogi, desconheço o preço de passeios partindo de outros lugares.
    Recomendo que levem Snorkeling, caso não seja possível os próprios barqueiros tem para alugar.

  • A. Monteiro

    Olá amigos, pra quem tem interesse, tenho imóvel à beira-mar para venda nessa belíssima praia. Quem tiver interesse favor deixar contato por email aqui. Obg pelo espaço.

  • aleneo2

    fui lá em maragogi ano passado. fiquei em maceio e como estava com carro alugado fui para lá bem cedo e passei o dia lá. a cidade nao tem nada é tudo muito caro! e acham que todo turista é idiota e tentam ganhar dinheiro em cima. sobre as piscinas, está muito degradado, estao levando pessoas demais e os corais estao quebrados pouca variedade de peixes. pessoalmente preferi muito mais o mergulho nos parrachos de maracajaú em natal. sobre as praias a da vila realmente é horrivel, porem um dos caras que ficam tirando foto no mergulho me passou uma dica de uma praia a 5km depois de maragogi, uns 2km depois do resort, ai sim gostei, eu e mais 2 casais de turistas na praia, sossego, o restaurante com uma comida simples mas gostosa e enquanto nadava via os peixes passando ao meu redor, muito legal. mas se for só pelo mergulho e as galés, nem precisa ir que nao vale a pena, e se for ficar na vila tambem nao vale.

  • Juliana

    Não sei porque tanto se fala em Maragogi e nunca se fala em Japaratinga… cidade ao lado, mais sossegada, mais barata e igualmente linda!!
    Visitem Japaratinga!
    😀

    • Karina

      Concordo Juliana, Japaratinga é tudo de bom

  • lugar fantastico a praia de ponta do mangue e mais linda do brasil na frente do m,iramar maragogi resort

  • Karina

    Uma dica é ficar em Japaratinga, fica 7km de Maragogi. As hospedagens são mais baratas.

  • Daniele

    Muito cuidado quando for fazer o passeio até as piscinas naturais! Da ultima vez que fui para Porto de Galinhas resolvemos ir para Maragogi, que até então eu adorava ir até lá! A van que ia nos pegar no hotel atrasou e chegamos um pouco tarde no local de onde íamos sair com a escuna até as piscinas naturais. Confiamos nos profissionais responsáveis pelo passeio, pois nunca íamos imaginar que houvesse algum perigo! Quando chegamos nas piscinas, descemos da escuna e a água já estava no meu ombro…fomos fazer as fotos com os peixinhos e quando fomos voltar para a escuna…um susto…a maré já estava alta e não conseguíamos nem alcançar os pés no chão! Foi um sufoco…havia crianças, adultos, enfim, todos nós desesperados! Nossa sorte foi que alguns turistas nos socorreu! Quanto aos tais profissionais, só pensavam em faturar com as fotos!

  • Alexandre

    Em janeiro de 2014 estive em Maragogi por 3 dias, depois de ter visitado alguns pontos turísticos muito reconhecidos, como Fortaleza, Jericoacoara e João Pessoa, eu particulamente fiquei encantado com o lugar, a beleza das águas muito verdes conbinado as centenas de coqueiros é de ficar maluco, gostei bastante dos restaurantes da região apesar de não ser barato quando comparado a Fortaleza ou João Pessoa. Em relação aos grandes hotéis como o Salinas ou outros desse porte, vale a pena se você quiser curtir o hotel e o que ele lhe oferece, eu não gosto, prefiro alugar um carro e ir em todas as praias da região, e foi o que fiz, fui até Japaratinga e São Miguel dos Milagres e fiquei ainda mais impressionado, fiquei no hotel Shalom Beach e recomento, tem um ótimo café da manhã.

  • Robson

    Bem, eu cheguei aqui hoje e foi só decepção. A começar pela água: estava turva e eu não enxergava 10 cm abaixo. Fora o que já falaram do esgoto. Tudo aqui é caríssimo. Cobram R$ 10 por uma tapioca por exemplo. A vila, um horror: um misto de favela com cidade de veraneio fraquinha. Desci ha pouco para jantar e dar uma volta, e na hora da novela a cidade esvaziou. Fora a meia duzia de gatos pingados bêbados que estão falando em baixo da minha janela. Quanto às outras praias, ainda não conheci. Estou contando as horas para ir embora e arrependido de ter saído dos arredores de Maceió, onde encontrei águas mais cristalinas e mais quentes, como na Praia do Francês, e vilarejos bem mais interessantes como Paripueira e Garça Torta.